Logo Passei Direto
Buscar
Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual evento?

A) ECO-92.
B) Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
C) Rio +10.
D) Conferência de Estocolmo.
E) Clube de Roma.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre as metas e estratégias da Educação Ambiental, precisamos considerar os eventos que tiveram um impacto significativo nessa área. Analisando as opções: A) ECO-92 - Também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, foi um marco importante, mas não é especificamente o evento que traçou as metas da Educação Ambiental. B) Conferência Intergovernamental de Tibilisi - Esta conferência, realizada em 1977, é reconhecida por ter estabelecido diretrizes e metas para a Educação Ambiental, sendo um evento fundamental nesse contexto. C) Rio +10 - Refere-se à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2002, mas não é o evento que traçou as metas iniciais da Educação Ambiental. D) Conferência de Estocolmo - Realizada em 1972, foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, mas não focou especificamente na Educação Ambiental. E) Clube de Roma - Embora tenha contribuído para discussões sobre sustentabilidade, não é um evento específico que traçou metas para a Educação Ambiental. Portanto, a alternativa correta é: B) Conferência Intergovernamental de Tibilisi.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 2: O homem sempre se mostrou prepotente e arrogante em relação à maneira com que tratava o meio ambiente, visto que acreditava que os recursos ambientais pudessem ser infinitos ou ilimitados. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental tornou-se significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É, justamente, nesse momento histórico, que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza. PORQUE II. A Educação Ambiental não se restringe aos assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais etc. Também é preciso que envolva os assuntos relacionados à política e à sociedade, contextualizando o ser no meio em que vive. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4: O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global entre os países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vive nos países desenvolvidos consome 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é a causa do grande mal-estar global. Considerando este contexto, leia as afirmativas a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa correta: ( ) O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação, sob a lógica da competitividade que preza, sempre, pela qualidade de vida. ( ) O foco no desenvolvimento tem dois grandes aspectos negativos: por um lado, um mito global de que as sociedades que chegam a se industrializar alcançam o bem-estar, reduzem as suas desigualdades extremas e facilitam aos indivíduos o máximo de felicidade que uma sociedade pode dispensar. Por outro, uma concepção reducionista de que o crescimento econômico é o motor necessário e suficiente de todos os desenvolvimentos sociais, psíquicos e morais. ( ) O grande desafio da modernidade é a manutenção da cidadania em uma era planetária marcada por esperanças progressistas renovadas após a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, o desenvolvimento é uma palavra-chave, associa-se à ideia de um futuro livre das piores mazelas que assolam a humanidade. Eis que se instaura o grande paradigma: o desenvolvimento deve assegurar o progresso que, por sua vez, deve assegurar o desenvolvimento. ( ) Ciência, industrialização, interesse econômico e tecnologia; tudo isso, faz parte do ciclo do desenvolvimento econômico. Assinale a alternativa correta:

A) V - V - F - F.
B) V - F - F - F.
C) F - V - V - F.
D) F - F - V - V.
E) F - V - V - V.

Leia as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta: I. O delineamento de boa parte dos princípios norteadores da educação ambiental se deu durante a Conferência Intergovernamental sobre a Educação Ambiental, realizada em 1977 em Tbilisi, capital da Geórgia; II. Consta no relatório final da Conferência Internacional de Tbilisi (Unesco, 1978), que a educação deve promover a compreensão do papel dos diversos fatores biológicos, físicos e socioeconômicos nas interações totais que caracterizam o ambiente. Essa compreensão não deve ficar restrita ao campo de atuação de especialistas, deve se difundir por toda a sociedade, seja no âmbito da educação formal ou da não formal; III. Uma das principais metas propostas na Conferência de Tbilisi foi a necessidade de incentivar o consumo de produtos industrializados, favorecendo, assim, a economia global, a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento sustentável; IV. Existe uma complexidade inerente ao processo de conscientização ambiental, muitas vezes, subestimada ou, simplesmente, ignorada. A questão ambiental não vai ser solucionada, apenas, por se falar, recorrentemente, sobre ela ou pela aquisição de produtos com estampas ecológicas. Esse erro pode ser classificado como “consciência ingênua”, nas palavras de Paulo Freire, ou seja, há uma tendência ao simplismo e à superficialidade na interpretação do problema, deixando, de lado, a busca efetiva da compreensão de suas causas. Estão corretas as afirmativas:

A) I, III e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e IV, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II, III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina