Logo Passei Direto
Buscar
(FGV/Prefeitura de Niterói-RJ-2023). Segundo o Estatuto da Cidade, uma lei específica para área incluída no Plano Diretor poderá determinar a utilização compulsória do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado. Considera-se subutilizado o imóvel, cujo aproveitamento seja:

a) inferior ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.
b) inferior ao máximo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.
c) inferior ou igual ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.
d) igual ao máximo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.
e) igual ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à questão sobre o Estatuto da Cidade e a definição de imóvel subutilizado, precisamos entender o que caracteriza essa subutilização. A subutilização se refere a um aproveitamento que não atinge o mínimo estabelecido pelo Plano Diretor ou pela legislação relacionada. Portanto, a definição correta deve indicar que o imóvel tem um aproveitamento inferior ao mínimo. Analisando as alternativas: a) inferior ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente. - Esta opção está correta, pois define claramente a subutilização. b) inferior ao máximo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente. - Esta opção não é correta, pois o máximo não é o critério para subutilização. c) inferior ou igual ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente. - Esta opção não é correta, pois a subutilização é caracterizada apenas por ser inferior, não igual. d) igual ao máximo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente. - Esta opção não é correta, pois não se relaciona com a definição de subutilização. e) igual ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente. - Esta opção também não é correta, pois a subutilização é caracterizada por ser inferior ao mínimo. Portanto, a alternativa correta é: a) inferior ao mínimo definido no Plano Diretor ou em legislação dele decorrente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(IBFC/AGERBA-2017). Tomando por base as disposições da lei federal nº 10.257, de 10/07/2001, assinale a alternativa correta sobre as operações urbanas consorciadas.

a) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público estadual, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.
b) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.
c) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público federal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.
d) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de evitar em uma área transformações urbanísticas conjunturais.
e) Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público federal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de evitar em uma área transformações urbanísticas conjunturais.

(IBFC/AGERBA-2017). Tomando por base as disposições da lei federal nº 10.257, de 10/07/2001, assinale a alternativa correta sobre o estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV).

a) Lei estadual definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, sendo que a elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.
b) Lei federal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, sendo que a elaboração do EIV substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.
c) Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, sendo que a elaboração do EIV torna desnecessária a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.
d) Lei municipal definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, sendo que a elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.
e) Lei estadual definirá os empreendimentos e atividades privados ou públicos em área urbana que dependerão de elaboração de estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) para obter as licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento a cargo do Poder Público municipal, sendo que a elaboração do EIV substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.

Mais conteúdos dessa disciplina