Logo Passei Direto
Buscar
Frequentemente, pacientes que procuram atendimento de emergência apresentam distúrbios do equilíbrio ácido-básico. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa incorreta:

a) Os ácidos fixos, produto do metabolismo, são eliminados pelos rins.
b) Os sistemas-tampão são sistemas químicos que tendem a manter constante o pH.
c) O dióxido de carbono produzido pelo organismo, ao combinar-se com a água gera o ácido carbônico.
d) A alcalose é um sistema patológico em que há um excesso de ácido ou uma falta de base.
e) A compensação respiratória de um distúrbio metabólico é rápida, começa em minutos e está completa em horas tissular.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: a) Os ácidos fixos, produto do metabolismo, são eliminados pelos rins. - Correto. Os rins são responsáveis pela excreção de ácidos fixos. b) Os sistemas-tampão são sistemas químicos que tendem a manter constante o pH. - Correto. Os sistemas-tampão ajudam a estabilizar o pH do sangue. c) O dióxido de carbono produzido pelo organismo, ao combinar-se com a água gera o ácido carbônico. - Correto. O CO₂ se combina com a água para formar ácido carbônico. d) A alcalose é um sistema patológico em que há um excesso de ácido ou uma falta de base. - Incorreto. A alcalose é caracterizada por um excesso de base ou uma falta de ácido, não o contrário. e) A compensação respiratória de um distúrbio metabólico é rápida, começa em minutos e está completa em horas tissular. - Correto. A compensação respiratória é rápida, embora possa levar mais tempo para se estabilizar completamente. Portanto, a alternativa incorreta é: d) A alcalose é um sistema patológico em que há um excesso de ácido ou uma falta de base.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As Afecções Respiratórias na infância compõem um grupo complexo e heterogêneo de doenças. A (o) enfermeira (o) desempenha um importante papel na prevenção e no tratamento desses agravos, reconhecendo os fatores de risco, as manifestações clínicas e sinais de gravidade. Sobre a assistência de enfermagem às afecções respiratórias, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Os sinais e sintomas mais característicos das afecções respiratórias e que devem ser observados pela(o) enfermeira(o), são: tosse, coriza, congestão nasal, otalgia, taquipneia, dispneia, sibilância, diarreia e febre.
( ) As crianças com quadro de asma aguda (grave ou muito grave) podem apresentar os seguintes diagnósticos de enfermagem: Troca de gases prejudicada, relacionada ao desequilíbrio na ventilação, perfusão e mudanças na membrana alveolar; Risco de asfixia relacionado ao broncoespasmo, secreção de muco e edema; Padrão respiratório ineficaz relacionado à incapacidade de manter frequência e à profundidade adequada das respirações, resultando em fadiga.
( ) A assistência de enfermagem à criança hospitalizada com diagnóstico de pneumonia inclui: avaliação respiratória completa e das condições de hidratação; suporte com oxigênio suplementar, quando necessário; administração da antibioticoterapia prescrita e promoção de ambiente confortável, em posição semiereta.
( ) Nos cuidados à criança com Bronquiolite Viral Aguda, a(o) enfermeira(o) deve monitorar a oxigenação sanguínea com oximetria de pulso; realizar ausculta respiratória para avaliar a presença de sibilos; realizar administração de oxigênio, com o objetivo de manter a saturação de O2 (SatO2) < 90%; realizar lavagem nasal e manter a criança em decúbito elevado.
a) V-F-V-F
b) F-V-V-F
c) V-V-V-F
d) F-F-F-V
e) V-F-F-F

Mais conteúdos dessa disciplina