Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o Poder Constituinte Originário e os poderes constituintes dele derivados, assinale a resposta INCORRETA: Escolha uma opção: 1. O Poder Reformador, sujeito a limitações, dentre as quais o respeito às “cláusulas pétreas”, é responsável por modificar a Carta Magna por meio de Emenda Constitucional, aperfeiçoando a regulamentação de determinada matéria. 2. O Poder Decorrente, conferido às Assembleias Legislativas estaduais para estruturarem suas respectivas Constituições, tem como limitações não invadir competências asseguradas à União, seguir os princípios orçamentários estabelecidos pela Constituição Federal, respeitar a forma federativa, o princípio republicano e os direitos fundamentais enumerados na Carta Magna e observar as regras do processo legislativo federal, adaptando-as às peculiaridades estaduais. 3. O Poder Revisor teve como objetivo revisar a Constituição após o quinto ano de sua promulgação, produziu as Emendas Constitucionais de Revisão e já não pode mais ser exercido. 4. Elaborada a nova Constituição, o Poder Constituinte Originário fica definitivamente extinto. 5. O Distrito Federal possui Poder Decorrente, quando elabora sua Lei Orgânica.

User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A resposta INCORRETA é a opção 4: "Elaborada a nova Constituição, o Poder Constituinte Originário fica definitivamente extinto." Na verdade, o Poder Constituinte Originário não se extingue com a elaboração de uma nova Constituição; ele pode ser exercido novamente em situações futuras, como revoluções ou mudanças radicais no ordenamento jurídico. As demais opções estão corretas em suas definições e limitações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta a respeito da relação da Constituição com a ordem jurídica anterior: Escolha uma opção:

1. Uma determinada norma infraconstitucional, publicada antes da Constituição atual, pode ser com ela compatível e, desta forma, ser recepcionada pela nova ordem jurídica.
2. Uma lei anterior a Constituição vigente pode não ser compatível com os valores da nova ordem jurídica constitucional e, por esta razão, ser declarada inconstitucional.
3. A Constituição atual deve recepcionar uma norma infraconstitucional anterior com ela incompatível como ato administrativo infralegal.
4. Uma norma anterior a Constituição vigente não compatível com os valores da nova Carta Magna só pode ser revogada por esta por previsão expressa no texto constitucional.
5. Um dispositivo da nova Constituição incompatível com uma lei anterior não poderá entrar em vigor.

Da Constituição Cidadã, marque a alternativa INCORRETA: Escolha uma opção: 1. A Constituição de 1988 é extensa, por não se limitar a regular somente a estrutura do Estado e os direitos fundamentais. 2. A Constituição de 1988 adota como fundamental não somente os direitos individuais e sociais e a estrutura do Estado, mas também os fins e objetivos que ela persegue. 3. A Constituição de 1988 é formal, pois elege como norma constitucional tudo aquilo que compõe seu texto e que é submetido a uma determinada forma de elaboração, não importando seu conteúdo. 4. A Constituição de 1988 possui um corpo normativo homogêneo.

4. A Constituição de 1988 possui um corpo normativo homogêneo.

Mais conteúdos dessa disciplina