Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Analise as representações das equações das reações a seguir. I. 2 Ca(s) + O2(g) → 2 CaO(s) II. 2 KOH(aq) + H2SO4(aq) → K2SO4(aq) + 2 H2O(ℓ) III. CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g) IV. 3 H2(g) + N2(g) → 2 NH3(g) Essas reações são classificadas, nessa ordem, como

A) oxirredução, neutralização, oxirredução e oxirredução.
B) decomposição, oxirredução, neutralização e síntese.
C) decomposição, neutralização, síntese e oxirredução.
D) íntese, decomposição, neutralização e oxirredução.
E) oxirredução, neutralização, decomposição e síntese.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada reação e classificá-las: I. 2 Ca(s) + O2(g) → 2 CaO(s) - Esta reação é uma oxirredução, pois o cálcio (Ca) sofre oxidação ao reagir com o oxigênio (O2) para formar o óxido de cálcio (CaO). II. 2 KOH(aq) + H2SO4(aq) → K2SO4(aq) + 2 H2O(ℓ) - Esta reação é uma neutralização, pois o hidróxido de potássio (KOH) reage com o ácido sulfúrico (H2SO4) para formar sulfato de potássio (K2SO4) e água (H2O). III. CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g) - Esta reação é uma decomposição, pois o carbonato de cálcio (CaCO3) se decompõe em óxido de cálcio (CaO) e dióxido de carbono (CO2). IV. 3 H2(g) + N2(g) → 2 NH3(g) - Esta reação é uma síntese, pois o hidrogênio (H2) e o nitrogênio (N2) reagem para formar amônia (NH3). Portanto, a classificação correta das reações, de acordo com a ordem apresentada, é: B) decomposição, oxirredução, neutralização e síntese.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Lei de Proust, é possível determinar as porcentagens em massa dos tipos de partículas que formam uma determinada substância. Considerando que o cobre metálico (Cu(s)), quando combinado com enxofre (S8(s)), forma a substância sulfeto de cobre(II) (CuS(s)), qual a porcentagem de íons cobre (II) e de íons sulfeto nessa substância?

A) Cu2+ = 33,54% S2- = 66,46%
B) Cu2+ = 66,46% S2- = 33,54%
C) Cu2+ = 64,4% S2- = 35,6%
D) Cu2+ = 50% S2- = 50%
E) Cu2+ = 35,6% S2- = 64,4%

Julgue os itens abaixo em verdadeiros (V) ou falsos (F): I. ( ) O modelo que explica a condutividade elétrica da grafite é ela apresentar dois tipos de ligações covalentes. Formando os planos de átomos, temos uma ligação semelhante à encontrada no diamante e em outros sólidos covalentes. Entre os planos, temos outro tipo de ligação covalente, mais fraca, cujos elétrons têm liberdade para se movimentar por toda a estrutura. II. ( ) Existem as ligações de hidrogênio intermoleculares, mas também as ligações de hidrogênio intramoleculares. Estas últimas conferem, por exemplo, estruturas tridimensionais muito precisas às moléculas dos ácidos nucleicos e proteínas. III. ( ) Se compararmos hidrocarbonetos de mesma massa molar, os compostos de cadeia linear têm temperaturas de fusão e de ebulição menores que os de cadeia ramificada. IV. ( ) Toda vez que se forma uma ligação química, a energia do sistema diminui. Essa diminuição corresponde a uma liberação de energia do sistema para a vizinhança. A quantidade de energia liberada é conhecida como energia de ligação. V. ( ) Numa reação endotérmica, a energia necessária para quebrar as ligações existentes nas espécies reagentes é maior que a energia liberada na formação das ligações dos produtos. Assinale a alternativa que representa a ordem correta de cima para baixo:
I. ( ) O modelo que explica a condutividade elétrica da grafite é ela apresentar dois tipos de ligações covalentes. Formando os planos de átomos, temos uma ligação semelhante à encontrada no diamante e em outros sólidos covalentes. Entre os planos, temos outro tipo de ligação covalente, mais fraca, cujos elétrons têm liberdade para se movimentar por toda a estrutura.
II. ( ) Existem as ligações de hidrogênio intermoleculares, mas também as ligações de hidrogênio intramoleculares. Estas últimas conferem, por exemplo, estruturas tridimensionais muito precisas às moléculas dos ácidos nucleicos e proteínas.
III. ( ) Se compararmos hidrocarbonetos de mesma massa molar, os compostos de cadeia linear têm temperaturas de fusão e de ebulição menores que os de cadeia ramificada.
IV. ( ) Toda vez que se forma uma ligação química, a energia do sistema diminui. Essa diminuição corresponde a uma liberação de energia do sistema para a vizinhança. A quantidade de energia liberada é conhecida como energia de ligação.
V. ( ) Numa reação endotérmica, a energia necessária para quebrar as ligações existentes nas espécies reagentes é maior que a energia liberada na formação das ligações dos produtos.
A) V, F, F, F, V
B) V, V, F, V, V
C) F, V, V, V, F
D) V, F, F, V, V
E) F, F, F, V, V

Para os ácidos listados abaixo, foram preparadas soluções aquosas de mesmo volume e concentração. I. Ácido Cloroso (HClO2) Ka = 1,1 x 10-2 II. Ácido Fluorídrico (HF) Ka = 6,7 x 10-4 III. Ácido Hipocloroso (HClO) Ka = 3,2 x 10-8 IV. Ácido cianídrico (HCN) Ka = 4,0 x 10-10 Considerando as constantes de ionização (Ka), a concentração do íon H3O+ é:

A) Menor na solução do ácido I.
B) Maior na solução do ácido I.
C) Igual nas soluções dos ácidos III e IV.
D) Igual nas soluções dos ácidos I, II, III e IV.
E) Maior na solução do ácido IV.

Moléculas como a água (H2O) e a amônia (NH3) apresentam polaridade acentuada, no entanto moléculas como (BeCl2) e (BCl3) são apolares. A explicação para esse comportamento se encontra centrada na forma como ocorre a disposição dos átomos ligantes em torno do átomo central, sendo que a forma geométrica da molécula irá depender da configuração eletrônica do átomo central. Dados: Be [He] 2s2 B [He] 2s2 2p1 N [He] 2s2 2p3 O [He] 2s2 2p4 Com relação às moléculas citadas, assinale a alternativa correta.

A) A molécula de água apresenta geometria linear com o átomo de oxigênio no centro e formando um ângulo de 180° com os dois átomos de hidrogênio, ao passo que a amônia apresenta geometria trigonal com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, nitrogênio e hidrogênio.
B) A molécula de amônia apresenta geometria trigonal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 120° com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria linear com ângulo de 180° entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
C) A molécula de amônia apresenta geometria piramidal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 107° com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria angular com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
D) A molécula de amônia apresenta geometria piramidal com o átomo de nitrogênio no centro e formando ângulos de 109°28’ com os átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de água apresenta geometria linear com ângulo de 104°5’ entre os átomos de hidrogênio, oxigênio e hidrogênio.
E) A molécula de água apresenta geometria angular com o átomo de oxigênio formando um ângulo de 104°5’ com os dois átomos de hidrogênio, ao passo que a molécula de amônia apresenta geometria trigonal com ângulo de 120° entre os átomos de hidrogênio, nitrogênio e hidrogênio.

Sobre a estrutura proposta para a molécula de cloroquina, analise as seguintes afirmacoes e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Sua fórmula molecular mínima é representada por C18H26N3Cl.
( ) Apresenta duas aminas terciárias.
( ) Todos os átomos de nitrogênio apresentam geometria trigonal planar.
( ) O átomo de cloro está ligado a fenilamina.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – F – V
B) V – F – F – F
C) V – V – F – F
D) F – V - V – V
E) F – V – F – V

A respeito destes grupos de compostos orgânicos assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa incorreta:

A) Aminas com até 5 átomos de carbono na molécula, inclusive as terciárias, são compostos orgânicos insolúveis em água devido à existência de carbonos tetraédricos em sua estrutura, o que torna estas moléculas apolares.
B) Uma amina primária apresenta apenas um átomo de hidrogênio substituído; secundária é aquela que apresenta dois átomos de hidrogênio substituídos, e uma amina terciária, três átomos de hidrogênio substituídos.
C) Amidas mais simples são solúveis em água e pouco solúveis em solventes apolares como o n-hexano.
D) Aminas são compostos orgânicos derivados da amônia e, como o átomo de nitrogênio pode ceder um par de elétrons, as aminas possuem caráter básico.
E) As amidas são todos os compostos orgânicos que apresentam um átomo de nitrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila.

Sobre o modelo atômico proposto, associe as afirmações da coluna 1, com seus respectivos responsáveis, na coluna 2.

Coluna 1
1. Toda a matéria é formada por átomos, partículas esféricas, maciças, indivisíveis e indestrutíveis.
2. Elaborou um modelo de átomo constituído por uma esfera maciça, de carga elétrica positiva, que continha “corpúsculos” de carga negativa (elétrons) nela dispersos.
3. O átomo seria constituído por duas regiões: uma central, chamada núcleo, e uma periférica, chamada de eletrosfera.
4. Os elétrons ocupam determinados níveis de energia ou camadas eletrônicas.
Coluna 2
( ) Rutherford-Bohr
( ) Rutherford
( ) Dalton
( ) Thomson
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da coluna 2, de cima para baixo, é:
A) 2 – 3 – 1 – 4.
B) 3 – 2 – 1 – 4.
C) 4 – 3 – 1 – 2.
D) 3 – 4 – 1 – 2.
E) 4 – 2 – 1 – 3.

Na tabela a seguir, estão representados alguns ácidos carboxílicos.
Sobre esses ácidos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A temperatura de ebulição (°C) é maior no composto I.
( ) A temperatura de ebulição (°C) é maior no composto IV.
( ) O composto I trata-se do ácido metanoico.
( ) O composto II trata-se do ácido etanodioico.
( ) As temperaturas de ebulição (°C) dos compostos I e II são iguais.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – F – V – V.
B) F – F – V – F – V.
C) F – V – V – V – F.
D) V – V – F – F – F.
E) F – V – V – F – F.

Com base nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que:

A) e a massa perdida do cilindro correspondesse a irídio, seriam perdidos 3,38 x 1017 átomos.
B) e a massa perdida do cilindro correspondesse a irídio, seriam perdidos 2,37 x 1017 átomos.
C) e a massa perdida do cilindro correspondesse a platina, seriam perdidos 2,82 x 1017 átomos.
D) e a massa perdida do cilindro correspondesse a platina, seriam perdidos 2,82 x 1016 átomos.
E) e a massa perdida do cilindro correspondesse a irídio, seriam perdidos 1,56 x 1017 átomos.

Mais conteúdos dessa disciplina