Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
A sonda Galileo terminou sua tarefa de capturar imagens do planeta Júpiter quando, em 29 de setembro de 2003, foi lançada em direção ao planeta depois de orbitá-lo por um intervalo de tempo correspondente a 8 anos terrestres. Considerando que Júpiter está cerca de 5 vezes mais afastado do Sol do que a Terra, é correto afirmar que, nesse intervalo de tempo, Júpiter completou, em torno do Sol, a) cerca de 1,6 voltas. b) menos de meia volta. c) aproximadamente 8 voltas. d) aproximadamente 11 voltas. e) aproximadamente 3 4 de volta.

User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender a relação entre o tempo que Júpiter leva para completar uma volta ao redor do Sol e o tempo que a sonda Galileo passou orbitando o planeta. Júpiter leva cerca de 11,86 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Se a sonda Galileo orbitou Júpiter por 8 anos, podemos calcular quantas voltas Júpiter completou nesse período. 1. Cálculo do número de voltas de Júpiter: - Tempo de uma volta de Júpiter: 11,86 anos - Tempo que a sonda orbitou: 8 anos Para encontrar o número de voltas, dividimos o tempo que a sonda orbitou pelo tempo que Júpiter leva para uma volta: \[ \text{Número de voltas} = \frac{8 \text{ anos}}{11,86 \text{ anos/volta}} \approx 0,674 \text{ voltas} \] 2. Analisando as alternativas: a) cerca de 1,6 voltas - Incorreto. b) menos de meia volta - Incorreto. c) aproximadamente 8 voltas - Incorreto. d) aproximadamente 11 voltas - Incorreto. e) aproximadamente 3/4 de volta - Correto, pois 0,674 é aproximadamente 3/4. Portanto, a alternativa correta é: e) aproximadamente 3/4 de volta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder a essa pergunta, é importante considerar a relação entre os períodos de translação dos planetas e suas distâncias em relação ao Sol. Júpiter está cerca de 5 vezes mais afastado do Sol do que a Terra. Como a distância influencia o período de translação de um planeta, podemos usar a Terceira Lei de Kepler para determinar quantas voltas Júpiter completou em torno do Sol durante o período em que a sonda Galileo orbitou Júpiter. A Terceira Lei de Kepler estabelece que o quadrado do período de translação de um planeta é proporcional ao cubo do semieixo maior de sua órbita. Assim, se a distância de Júpiter ao Sol é 5 vezes maior que a da Terra ao Sol, o período de translação de Júpiter será maior. Considerando que a Terra leva aproximadamente 1 ano terrestre para completar uma volta em torno do Sol, e que a sonda Galileo orbitou Júpiter por 8 anos terrestres, podemos estimar quantas voltas Júpiter completou nesse período. Como Júpiter leva mais tempo para completar uma volta em torno do Sol do que a Terra, e a sonda Galileo orbitou Júpiter por 8 anos terrestres, podemos concluir que Júpiter completou aproximadamente 1,6 voltas em torno do Sol nesse intervalo de tempo. Portanto, a alternativa correta é: a) cerca de 1,6 voltas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) primeira lei de Newton.
b) lei de Snell.
c) lei de Ampère.
d) lei de Ohm.
e) primeira lei de Kepler.

Sob a ação exclusiva de duas forças, e, de mesma direção, um corpo de 6,0 kg de massa adquire aceleração de módulo igual a 4,0 m/s2. Se o módulo de vale 20 N, o módulo de , em newtons, só pode valer:

a) 0
b) 4,0
c) 40
d) 44
e) 4,0 ou 44

Um bloco de madeira de 2,0 kg, puxado por um fio ao qual se aplica uma força constante, de intensidade 14,0 N, que atua paralelamente à superfície plana e horizontal sobre a qual o bloco se apóia, apresenta uma aceleração de módulo 3,0 m/s2. Este resultado pode ser explicado se se admitir que também atua no bloco uma força de atrito cuja intensidade, em newtons, vale:

a) 6,0
b) 7,0
c) 8,0
d) 14,0
e) 20,0

Sobre um bloco de massa 5,0 kg, colocado numa região em que o seu peso é desprezível, atuam, exclusiva e simultaneamente, as forças constantes cujas intensidades valem 3,0 N e 5,0 N, respectivamente, formando entre si um ângulo de 60°, como mostra a figura. O módulo da aceleração do bloco, em m/s2, vale:

a) 0,40
b) 0,75
c) 1,0
d) 1,4
e) 1,6

Mais conteúdos dessa disciplina