Logo Passei Direto
Buscar

Lógica

Outros
Pedro encontra-se à frente de três caixas, numeradas de 1 a 3. Cada uma das três caixas contém um e somente um objeto. Uma delas contém um livro; outra, uma caneta; outra, um diamante. Em cada uma das caixas existe uma inscrição, a saber: Caixa 1: “O livro está na caixa 3.” Caixa 2: “A caneta está na caixa 1.” Caixa 3: “O livro está aqui.” Pedro sabe que a inscrição da caixa que contém o livro pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrição da caixa que contém a caneta é falsa, e que a inscrição da caixa que contém o diamante é verdadeira. Com tais informações, Pedro conclui corretamente que nas caixas 1, 2 e 3 estão, respectivamente:

a) a caneta, o diamante, o livro.
b) o livro, o diamante, a caneta.
c) o diamante, a caneta, o livro.
d) o diamante, o livro, a caneta.
e) o livro, a caneta, o diamante.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema, vamos analisar as informações fornecidas: 1. Caixa 1: “O livro está na caixa 3.” 2. Caixa 2: “A caneta está na caixa 1.” 3. Caixa 3: “O livro está aqui.” Sabemos que a inscrição da caixa que contém o livro pode ser verdadeira ou falsa, a inscrição da caixa que contém a caneta é falsa, e a inscrição da caixa que contém o diamante é verdadeira. Vamos analisar: - Se a inscrição da Caixa 1 for verdadeira, o livro estará na Caixa 3. - Se a inscrição da Caixa 2 for verdadeira, a caneta estará na Caixa 1. - Se a inscrição da Caixa 3 for verdadeira, o livro estará na Caixa 3, o que é redundante. Com base nisso, podemos concluir que o livro está na Caixa 3, o diamante está na Caixa 1 e a caneta está na Caixa 2. Portanto, a ordem correta dos objetos nas caixas 1, 2 e 3 é: d) o diamante, o livro, a caneta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ex 2: Perguntou-se a três pessoas qual delas se chamava Antônio. A primeira pessoa respondeu: “Eu sou Antônio”. A seguir, a segunda pessoa respondeu: “Eu não sou Antônio”. Finalmente, a terceira respondeu: “A primeira pessoa a responder não disse a verdade”. Sabendo-se que apenas uma delas se chama Antônio e que duas delas mentiram, é correto concluir que Antônio:

a) foi o primeiro a responder e que somente ele disse a verdade.
b) foi o primeiro a responder e que a segunda pessoa foi a única a dizer a verdade.
c) foi o primeiro a responder e que a terceira pessoa foi a única a dizer a verdade.
d) foi o segundo a responder e que somente ele disse a verdade.
e) foi o segundo a responder e que a terceira pessoa foi a única a dizer a verdade.

Ex 3: Um crime é cometido por uma pessoa e há quatro suspeitos: André, Eduardo, Rafael e João. Interrogados, eles fazem as seguintes declarações: André: “Eduardo é o culpado”. Eduardo: “João é o culpado”. Rafael: “Eu não sou culpado”. João: “Eduardo mente quando diz que eu sou culpado”. Sabendo que apenas um dos quatro disse a verdade, o culpado:

a) é certamente André.
b) é certamente Eduardo.
c) é certamente Rafael.
d) é certamente João.
e) não pode ser determinado com essas informações

Quatro irmãos, André, Bernardo, Carlos e Daniel, reparam que seu pai, quando chegou em casa, colocou em cima da mesa da sala quatro bombons. Logo ao retornar à sala, o pai viu que um dos bombons tinha desaparecido e perguntou às crianças quem tinha sido o autor do delito. André disse: “Não fui eu”. Bernardo disse: “Foi Carlos quem pegou o bombom”. Carlos: “Daniel é o ladrão do bombom”. Daniel: “Bernardo não tem razão”. Sabe-se que apenas um deles mentiu. Então:

a) André pegou o bombom.
b) Bernardo pegou o bombom.
c) Carlos pegou o bombom.
d) Daniel pegou o bombom.
e) não é possível saber quem pegou o bombom

Três homens são levados à presença de um jovem lógico. Sabe-se que um deles é um honesto marceneiro, que sempre diz a verdade. Sabe-se, também, que um outro é um pedreiro, igualmente honesto e trabalhador, mas que tem o estranho costume de sempre mentir, de jamais dizer a verdade. Sabe-se, ainda, que o restante é um vulgar ladrão que ora mente, ora diz a verdade. O problema é que não se sabe quem, entre eles, é quem. À frente do jovem lógico, esses três homens fazem, ordenadamente, as seguintes declarações: O primeiro diz: “Eu sou o ladrão.” O segundo diz: “É verdade; ele, o que acabou de falar, é o ladrão.” O terceiro diz: “Eu sou o ladrão.” Com base nestas informações, o jovem lógico pode, então, concluir corretamente que:

a) O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o terceiro.
b) O ladrão é o primeiro e o marceneiro é o segundo.
c) O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o segundo.
d) O pedreiro é o primeiro e o ladrão é o terceiro.
e) O marceneiro é o primeiro e o ladrão é o segundo

As afirmacoes abaixo referem-se às praias que 5 amigos pernambucanos costumam frequentar: - Antônio e João não frequentam a praia de Boa Viagem. - Maurício e Francisco não frequentam a praia de Maria Farinha nem a de Piedade. - Duarte não frequenta a praia do Pina nem a de Candeias. - Antônio não frequenta a praia de Maria Farinha. - Duarte não frequenta a praia de Maria Farinha nem a de Piedade. - Francisco não frequenta a praia de Candeias. Nessas condições, considerando que cada um deles frequenta uma única praia, aquele que frequenta a praia:

a) de Piedade é Antônio.
b) do Pina é Duarte.
c) de Boa Viagem é Francisco.
d) de Candeias é João.
e) de Maria Farinha é Maurício.

Mais conteúdos dessa disciplina