Logo Passei Direto
Buscar
5. Quando se aborda estatística na escola, independentemente do nível de ensino, o que se tem em mente é a demonstração de fórmulas e cálculos complicados não acessíveis para a maioria da população. Esse pensamento existe sobretudo entre os professores de educação infantil, o que é um obstáculo para a implementação do estudo estatístico nesse nível de ensino. Cálculos e trabalho exclusivo com números, porém, não são objetivos da estatística no início de sua abordagem. Constitui(em) fase(s) para iniciar o estudo e o desenvolvimento da estatística:
A. coletar dados; calcular as probabilidades numericamente; tomar decisão.
B. copiar gráficos dos meios de comunicação.
C. coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; comunicação.
D. aprender a utilizar a calculadora para facilitar os cálculos de probabilidade.
E. recortar e colar números que envolvam contexto de estatística.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre as fases para iniciar o estudo e o desenvolvimento da estatística, é importante considerar o que realmente envolve a estatística em sua abordagem inicial. A estatística não se resume apenas a cálculos, mas sim a um processo que inclui a coleta, análise e interpretação de dados. Vamos analisar as alternativas: A. coletar dados; calcular as probabilidades numericamente; tomar decisão. - Embora inclua a coleta de dados, a ênfase em cálculos numéricos pode não ser o foco inicial. B. copiar gráficos dos meios de comunicação. - Isso não representa uma fase de estudo da estatística, mas sim uma atividade passiva. C. coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; comunicação. - Esta opção abrange todo o processo de estatística, desde a coleta até a interpretação e comunicação dos dados, o que é fundamental para o aprendizado inicial. D. aprender a utilizar a calculadora para facilitar os cálculos de probabilidade. - Isso foca apenas em cálculos, o que não é o objetivo inicial da estatística. E. recortar e colar números que envolvam contexto de estatística. - Isso não representa uma abordagem estruturada para o estudo da estatística. A alternativa que melhor representa as fases para iniciar o estudo e o desenvolvimento da estatística é: C. coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; comunicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: A. coletar dados; calcular as probabilidades numericamente; tomar decisão - Esta opção inclui cálculos de probabilidades numericamente, o que não é o foco inicial da estatística, que é mais sobre compreender e interpretar dados do que fazer cálculos complexos de probabilidade. B. copiar gráficos dos meios de comunicação - Esta opção não aborda o processo de coleta, organização e interpretação de dados, que são fundamentais para o estudo estatístico. C. coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; comunicação - Esta opção abrange as fases iniciais do estudo estatístico de forma mais abrangente e correta, incluindo a coleta de dados, tabulação, representação gráfica, interpretação, conclusão e comunicação dos resultados. D. aprender a utilizar a calculadora para facilitar os cálculos de probabilidade - Embora o uso de calculadoras possa ser útil em cálculos estatísticos, não é o foco principal no início do estudo estatístico. E. recortar e colar números que envolvam contexto de estatística - Esta opção não aborda de forma adequada as etapas iniciais do estudo estatístico, que envolvem a coleta, organização e interpretação de dados. Portanto, a opção que melhor representa as fases para iniciar o estudo e o desenvolvimento da estatística é: C. coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; comunicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3. A média aritmética das notas de uma turma com 17 meninas e 11 meninos é igual a 7. Se a média aritmética das notas dos meninos é igual a 6, a das notas das meninas é igual a:
A. 7,6.
B. 6,5.
C. 6,7.
D. 2,1.
E. 4,5.

4. Uma das novidades da BNCC é a inclusão do estudo de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. O assunto propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações-problema do cotidiano. Assinale a alternativa que justifica a abordagem desse tema no ensino fundamental.
A. Abordar o tema probabilidade no ensino fundamental se tornou um objetivo na BNCC porque falta base de cálculo numérico aos alunos quando chegam ao ensino médio. Assim, é preciso que eles tenham experiências anteriores com conceitos e fórmulas numéricas para a estruturação do conteúdo.
B. As crianças acreditam muito em sorte e azar. Por isso, trabalhar conceitos de probabilidade no ensino fundamental as ajuda a justificar o aleatório e o acaso nos sorteios.
C. Tudo ao nosso redor tem potencial para ser um fenômeno determinístico. Por isso, é importante trabalhar probabilidade desde o ensino fundamental a fim de que as crianças consigam determinar os eventos do cotidiano.
D. É no ensino fundamental que as crianças precisam fazer a transição do lúdico para o trabalho com fórmulas abstratas. Sendo a probabilidade um assunto com diversos conceitos teóricos, é preciso iniciar seu trabalho a fim de que as crianças aprendam corretamente a resolver problemas.
E. O trabalho com probabilidade e estatística com as crianças promove a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos e de que o acaso tem papel importante no cotidiano.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que aconteceu uma melhora no treinamento ao nível de 5% de significância? Por quê? Considere que há mais de 30 atletas no centro.

A. O treinamento melhorou pouco, pois a redução no tempo é muito próxima ao desvio-padrão.

B. Sim, o treinamento melhorou, pois é feito em mais tempo.
C. Sim, o treinamento melhorou, pois é feito em menos tempo.
D. O treinamento melhorou, mas não nos níveis esperados.
E. O treinamento não melhorou.

Considerando-se a distribuição normal e supondo uma significância de 5%, pode-se dizer que há algum problema com o peso das embalagens? Marque a alternativa correta.

A. Não existem evidências suficientes para afirmar que o peso das embalagens sejam diferentes de 500g.

B. Existem evidências suficientes para afirmarmos que o peso médio é igual a 500g.
C. Não possuímos dados suficientes para realizarmos o teste.
D. Não existem evidências suficientes para afirmarmos que o peso das embalagens seja igual a 500g.
E. Existem evidências suficientes para afirmarmos que o peso médio é diferente de 500g.

Assinale a alternativa que representa o significado da linguagem estatística.

E. A estatística significa estimar parâmetros desconhecidos de uma população

A. A linguagem estatística é uma metodologia de pesquisa.
B. A linguagem estatística é algo relacionado à matemática.
C. A linguagem estatística serve apenas para as ciências exatas, pois as ciências sociais são muito difíceis de serem mensuradas.
D. A linguagem estatística é a formulação de quadros, tabelas e gráficos.

Quais são os tipos de variáveis que existem dentro do campo da estatística?
A. Variáveis quantitativa e qualitativa.
B. Variáveis contínuas e discretas.
C. Variáveis categóricas e ordinais.
D. Variáveis independentes e dependentes.
E. Variáveis aleatórias e determinísticas.

Mais conteúdos dessa disciplina