Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os conteúdos do livro-base Atelier de Artes Visuais – Escultura, sobre a argila, é correto afirmar:

a) Trata-se de um material de alto custo. Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade.
b) Material retirado das margens de rios e manguezais. Pode ser amplamente utilizado em trabalhos complexos e detalhados.
c) Pode ser amplamente utilizada em trabalhos complexos e detalhados. Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção.
d) Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade e dispensa cuidados quanto a umidade para sua conservação.
e) Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção. Trata-se de um material de baixo custo.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a argila, um material muito utilizado na escultura. a) Trata-se de um material de alto custo. Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade. - A argila geralmente é considerada um material de baixo custo, então essa afirmação não está correta. b) Material retirado das margens de rios e manguezais. Pode ser amplamente utilizado em trabalhos complexos e detalhados. - A argila pode ser encontrada em várias localidades, incluindo margens de rios, e é realmente utilizada em trabalhos detalhados, mas a afirmação sobre a origem pode ser um pouco restritiva. c) Pode ser amplamente utilizada em trabalhos complexos e detalhados. Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção. - A argila é amplamente utilizada em escultura, mas sua utilização não se limita a métodos da engenharia de construção. d) Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade e dispensa cuidados quanto a umidade para sua conservação. - A argila é realmente plástica e maleável, mas requer cuidados com a umidade para evitar que seque ou estrague. e) Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção. Trata-se de um material de baixo custo. - Embora a argila seja de baixo custo, a afirmação sobre sua origem na engenharia de construção não é precisa. A alternativa que melhor se alinha com o conhecimento geral sobre a argila, considerando sua plasticidade e uso em trabalhos detalhados, é a b), pois reconhece a versatilidade da argila em escultura. Portanto, a resposta correta é: b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas: a) Trata-se de um material de alto custo. Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade. b) Material retirado das margens de rios e manguezais. Pode ser amplamente utilizado em trabalhos complexos e detalhados. c) Pode ser amplamente utilizada em trabalhos complexos e detalhados. Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção. d) Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade e dispensa cuidados quanto a umidade para sua conservação. e) Sua utilização provém do método trazido da engenharia de construção. Trata-se de um material de baixo custo. A alternativa correta é a letra d) Possui muita plasticidade por causa de sua maleabilidade e dispensa cuidados quanto a umidade para sua conservação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o seguinte trecho: "O Concretismo do Rio de Janeiro, posteriormente transformado em Neoconcretismo [...], abrigou não só as experiências escultóricas evidentes de Amílcar de Castro e Franz Weismann como aquelas originadas da ruptura com o plano pictórico efetuada por Hélio Oiticica (Bilaterais, Relevos Espaciais, Parangolés e Bólides), Lygia Clark (Casulos, Bichos, Trepantes, Obras Moles), Lygia Pape (Livros do Tempo e da Criação) e Willys de Castro (Objetos Ativos)". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. p. 54. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre leia as seguintes alternativas relativas à escultura concreta: I. O concretismo brasileiro produziu suas primeiras manifestações no início do século XX, principalmente por meio das obras de Abraham Palatnik (1928), artista pioneiro também na arte cinética no país, e de Alfredo Volpi (1896-1988). II. Podemos citar Abraham Palatnik (1928), Amílcar de Castro (1920-2002) e Lygia Clark (1920-1988) como representantes do concretismo no Brasil. III. Em 1951, Palatnik construiu um objeto concreto, o seu primeiro Aparelho cinecromático, exposto na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. IV. O movimento neoconcretista surgiu contrapondo-se aos excessos do rigor formal do concretismo. Estão corretas apenas as afirmativas: A I, II e III. B I e III. C II e IV. D I, III e IV. E II, III e IV.

a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

Questão 5/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Considere o extrato de texto a seguir: "Não há uma característica única que defina a escultura modernista: na verdade, ela é um ponto de inflexão na busca dos escultores por descobrir o que era a sua arte, começando pelo reexame das noções de representação, espaço, forma, volume e massa, seguindo-se a escolha dos materiais, até chegar aos métodos construtivos". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 444. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a escultura moderna: I. O que a escultura do século XX alcançou de mais significativo foi o afastamento da figura da representação idealizada e realista. II. Nos trabalhos de Rodin e Edgar Degas – já no final do século XIX – os corpos se lançam no espaço, com movimento e leveza. III. Os temas do final do século XIX também já não eram somente de reprodução da realidade, ou de continuidade dos valores sociais, tradicionais e racionais, mas dava lugar a certa subjetividade e a uma maior liberdade de interpretação das figuras representadas. IV. A escultura do século XX rompeu com os princípios tradicionais no uso de materiais, técnicas e estrutura, porém, quanto aos temas, manteve-se figurativa e a representação permaneceu idealizada e realista. Estão corretas apenas as afirmativas: A II, III e IV. B I, III e IV. C I e II. D I, II e III. E III e IV.

a) II, III e IV.
b) I, III e IV.
c) I e II.
d) I, II e III.
e) III e IV.

De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a obra do artista Amílcar de Castro, leia as afirmativas a seguir:
I. O termo múltiplo também se refere a uma série de objetos idênticos, confeccionados pelo artista ou realizados por processos industriais.
II. Desde suas primeiras obras, Amílcar de Castro começou a utilizar madeira com cortes e dobras em planos e formatos geométricos.
III. Uma das influências que o artista recebeu foi a de Max Bill.
IV. Todo o projeto da obra era cuidadosamente supervisionado pelo artista, pois demandava de mão de obra especializada.
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV.
d) II e IV.
e) Apenas a alternativa I está correta.

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o seguinte trecho: "O Concretismo do Rio de Janeiro, posteriormente transformado em Neoconcretismo [...], abrigou não só as experiências escultóricas evidentes de Amílcar de Castro e Franz Weismann como aquelas originadas da ruptura com o plano pictórico efetuada por Hélio Oiticica (Bilaterais, Relevos Espaciais, Parangolés e Bólides), Lygia Clark (Casulos, Bichos, Trepantes, Obras Moles), Lygia Pape (Livros do Tempo e da Criação) e Willys de Castro (Objetos Ativos)". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. p. 54. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre leia as seguintes alternativas relativas à escultura concreta: I. O concretismo brasileiro produziu suas primeiras manifestações no início do século XX, principalmente por meio das obras de Abraham Palatnik (1928), artista pioneiro também na arte cinética no país, e de Alfredo Volpi (1896-1988). II. Podemos citar Abraham Palatnik (1928), Amílcar de Castro (1920-2002) e Lygia Clark (1920-1988) como representantes do concretismo no Brasil. III. Em 1951, Palatnik construiu um objeto concreto, o seu primeiro Aparelho cinecromático, exposto na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. IV. O movimento neoconcretista surgiu contrapondo-se aos excessos do rigor formal do concretismo. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina