Logo Passei Direto
Buscar
Questão 5/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Considere o extrato de texto a seguir: "Não há uma característica única que defina a escultura modernista: na verdade, ela é um ponto de inflexão na busca dos escultores por descobrir o que era a sua arte, começando pelo reexame das noções de representação, espaço, forma, volume e massa, seguindo-se a escolha dos materiais, até chegar aos métodos construtivos". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 444. Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a escultura moderna: I. O que a escultura do século XX alcançou de mais significativo foi o afastamento da figura da representação idealizada e realista. II. Nos trabalhos de Rodin e Edgar Degas – já no final do século XIX – os corpos se lançam no espaço, com movimento e leveza. III. Os temas do final do século XIX também já não eram somente de reprodução da realidade, ou de continuidade dos valores sociais, tradicionais e racionais, mas dava lugar a certa subjetividade e a uma maior liberdade de interpretação das figuras representadas. IV. A escultura do século XX rompeu com os princípios tradicionais no uso de materiais, técnicas e estrutura, porém, quanto aos temas, manteve-se figurativa e a representação permaneceu idealizada e realista. Estão corretas apenas as afirmativas: A II, III e IV. B I, III e IV. C I e II. D I, II e III. E III e IV.

a) II, III e IV.
b) I, III e IV.
c) I e II.
d) I, II e III.
e) III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O que a escultura do século XX alcançou de mais significativo foi o afastamento da figura da representação idealizada e realista. Verdadeiro, a escultura modernista realmente buscou se afastar das representações idealizadas e realistas. II. Nos trabalhos de Rodin e Edgar Degas – já no final do século XIX – os corpos se lançam no espaço, com movimento e leveza. Verdadeiro, tanto Rodin quanto Degas exploraram a representação do movimento e a leveza em suas obras, antecipando tendências do século XX. III. Os temas do final do século XIX também já não eram somente de reprodução da realidade, ou de continuidade dos valores sociais, tradicionais e racionais, mas dava lugar a certa subjetividade e a uma maior liberdade de interpretação das figuras representadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a mudança de paradigmas na arte da época. IV. A escultura do século XX rompeu com os princípios tradicionais no uso de materiais, técnicas e estrutura, porém, quanto aos temas, manteve-se figurativa e a representação permaneceu idealizada e realista. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a escultura do século XX realmente rompeu com a figuração e a representação idealizada. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: d) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as afirmativas: I. O que a escultura do século XX alcançou de mais significativo foi o afastamento da figura da representação idealizada e realista. II. Nos trabalhos de Rodin e Edgar Degas – já no final do século XIX – os corpos se lançam no espaço, com movimento e leveza. III. Os temas do final do século XIX também já não eram somente de reprodução da realidade, ou de continuidade dos valores sociais, tradicionais e racionais, mas dava lugar a certa subjetividade e a uma maior liberdade de interpretação das figuras representadas. IV. A escultura do século XX rompeu com os princípios tradicionais no uso de materiais, técnicas e estrutura, porém, quanto aos temas, manteve-se figurativa e a representação permaneceu idealizada e realista. Analisando as afirmativas, as corretas são II, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: a) II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o seguinte trecho: "O Concretismo do Rio de Janeiro, posteriormente transformado em Neoconcretismo [...], abrigou não só as experiências escultóricas evidentes de Amílcar de Castro e Franz Weismann como aquelas originadas da ruptura com o plano pictórico efetuada por Hélio Oiticica (Bilaterais, Relevos Espaciais, Parangolés e Bólides), Lygia Clark (Casulos, Bichos, Trepantes, Obras Moles), Lygia Pape (Livros do Tempo e da Criação) e Willys de Castro (Objetos Ativos)". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. p. 54. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre leia as seguintes alternativas relativas à escultura concreta: I. O concretismo brasileiro produziu suas primeiras manifestações no início do século XX, principalmente por meio das obras de Abraham Palatnik (1928), artista pioneiro também na arte cinética no país, e de Alfredo Volpi (1896-1988). II. Podemos citar Abraham Palatnik (1928), Amílcar de Castro (1920-2002) e Lygia Clark (1920-1988) como representantes do concretismo no Brasil. III. Em 1951, Palatnik construiu um objeto concreto, o seu primeiro Aparelho cinecromático, exposto na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. IV. O movimento neoconcretista surgiu contrapondo-se aos excessos do rigor formal do concretismo. Estão corretas apenas as afirmativas: A I, II e III. B I e III. C II e IV. D I, III e IV. E II, III e IV.

a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

De acordo com o trecho acima e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a obra do artista Amílcar de Castro, leia as afirmativas a seguir:
I. O termo múltiplo também se refere a uma série de objetos idênticos, confeccionados pelo artista ou realizados por processos industriais.
II. Desde suas primeiras obras, Amílcar de Castro começou a utilizar madeira com cortes e dobras em planos e formatos geométricos.
III. Uma das influências que o artista recebeu foi a de Max Bill.
IV. Todo o projeto da obra era cuidadosamente supervisionado pelo artista, pois demandava de mão de obra especializada.
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, III e IV.
d) II e IV.
e) Apenas a alternativa I está correta.

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o seguinte trecho: "O Concretismo do Rio de Janeiro, posteriormente transformado em Neoconcretismo [...], abrigou não só as experiências escultóricas evidentes de Amílcar de Castro e Franz Weismann como aquelas originadas da ruptura com o plano pictórico efetuada por Hélio Oiticica (Bilaterais, Relevos Espaciais, Parangolés e Bólides), Lygia Clark (Casulos, Bichos, Trepantes, Obras Moles), Lygia Pape (Livros do Tempo e da Criação) e Willys de Castro (Objetos Ativos)". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRIS, A. (Org.). Tridimensionalidade: arte brasileira do século XX. 2. ed. São Paulo: Itaú Cultural; Cosac & Naify, 1999. p. 54. De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre leia as seguintes alternativas relativas à escultura concreta: I. O concretismo brasileiro produziu suas primeiras manifestações no início do século XX, principalmente por meio das obras de Abraham Palatnik (1928), artista pioneiro também na arte cinética no país, e de Alfredo Volpi (1896-1988). II. Podemos citar Abraham Palatnik (1928), Amílcar de Castro (1920-2002) e Lygia Clark (1920-1988) como representantes do concretismo no Brasil. III. Em 1951, Palatnik construiu um objeto concreto, o seu primeiro Aparelho cinecromático, exposto na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. IV. O movimento neoconcretista surgiu contrapondo-se aos excessos do rigor formal do concretismo. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina