Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
Dentre as etapas do planejamento educativo e com relação à etapa de diagnóstico, assinale a alternativa incorreta:

a. Diagnóstico situacional precisa ser transformado em diagnóstico educacional, considerando os envolvidos e o contexto da situação.
b. A coleta de dados participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias; nesse caso, a coleta de dados não é separada da intervenção.
c. Essa etapa inclui: Coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades.
d. O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade.
e. Na coleta de dados analítico‐descritiva não há diálogo, equivale a uma fotografia de determinado momento; normalmente, não identifica as reais necessidades da população.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta em relação à etapa de diagnóstico no planejamento educativo: a) O diagnóstico situacional precisa ser transformado em diagnóstico educacional, considerando os envolvidos e o contexto da situação. - Esta afirmação está correta, pois o diagnóstico deve levar em conta o contexto. b) A coleta de dados participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias; nesse caso, a coleta de dados não é separada da intervenção. - Esta afirmação também está correta, pois a coleta de dados participativa envolve a comunidade e a intervenção. c) Essa etapa inclui: Coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades. - Correto, pois essas são etapas fundamentais do diagnóstico. d) O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade. - Esta afirmação é incorreta, pois o diagnóstico participativo deve sim considerar esses fatores. e) Na coleta de dados analítico-descritiva não há diálogo, equivale a uma fotografia de determinado momento; normalmente, não identifica as reais necessidades da população. - Esta afirmação está correta, pois a coleta analítico-descritiva é mais estática e não envolve diálogo. Portanto, a alternativa incorreta é: d) O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada alternativa: a. Diagnóstico situacional precisa ser transformado em diagnóstico educacional, considerando os envolvidos e o contexto da situação. - Correta. b. A coleta de dados participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias; nesse caso, a coleta de dados não é separada da intervenção. - Correta. c. Essa etapa inclui: Coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades. - Correta. d. O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade. - Incorreta. e. Na coleta de dados analítico-descritiva não há diálogo, equivale a uma fotografia de determinado momento; normalmente, não identifica as reais necessidades da população. - Correta. Portanto, a alternativa incorreta é a letra d. O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, implica sim no conhecimento dos fatores mencionados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à definição de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde, assinale a alternativa correta:

a. Saúde é um ideal a ser atingido e que o elemento fundamental para o alcance dessa meta é a liberdade.
b. Saúde é construir nas ações práticas cotidianas de construção novos sentidos enriquecedores dos viveres.
c. Saúde é um bem-estar psíquico, a liberdade proporcionada ao desejo de cada um na organização da sua vida.
d. Saúde é um completo estado de bem-estar físico, psíquico e social.
e. Saúde é um processo e não um estado.

Com relação aos seus ensinamentos do livro, assinale a incorreta:

a. Saber escutar.
b. Ensinar é uma especificidade humana.
c. Não há docência sem discência.
d. Reconhecer que a educação é normativa e autoritária.
e. Ensinar não é transferir conhecimento.

Com relação às etapas do planejamento educativo, assinale a alternativa correta que demonstra a melhor ordem para realizar o planejamento:

a. Execução; Diagnóstico; Plano de Ação; Avaliação.
b. Diagnóstico; Execução; Avaliação; Plano de Ação.
c. Diagnóstico; Plano de Ação; Execução; Avaliação.
d. Diagnóstico; Execução; Plano de Ação; Avaliação.
e. Plano de Ação; Execução; Avaliação; Diagnóstico.

Dentre as etapas do planejamento educativo e com relação à etapa dos objetivos, assinale a alternativa incorreta:

a. O objetivo geral contém um resumo do que se pretende alcançar.
b. Os objetivos são descritos de acordo com os dados de diagnóstico encontrados.
c. Baseado nos objetivos específicos, elabora-se o conteúdo programático.
d. O objetivo geral traz informações detalhadas do que se pretende alcançar.
e. Os objetivos específicos são listados de forma clara e direcionada do que se pretende alcançar.

Com relação à interação humana, assinale a alternativa incorreta:

a. Verifica-se a relevância da comunicação não verbal frente à comunicação verbal e, com isso, percebe-se que a tomada de consciência sobre o que sentimos é fator necessário para cuidarmos dos momentos de interação e, portanto, de comunicação com o outro.
b. É importante a comunicação nos processos de interação humana, em especial nos encontros de cuidado à saúde e dialeticamente, nos encontros de educação em saúde.
c. Não basta dominar o conteúdo teórico, técnico e científico; mais do que isso, é necessário que tenhamos habilidades de comunicação para que toda a bagagem de conteúdo possa ser efetivamente compartilhada e praticada.
d. A habilidade de escutar é importante. Para escutar, é necessário esvaziar a mente, é necessário humildade para valorizar o que o outro tem a dizer. Isso é algo comum e simples, em especial, por termos momentos de silêncio quando estamos num atendimento em saúde.
e. As mensagens enviadas e recebidas em um processo de comunicação exercem influência no comportamento das pessoas, dessa forma, cuidar da comunicação é cuidar da influência que podemos ter frente àqueles que pretendemos educar em saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina