Logo Passei Direto
Buscar
Na Educação Básica o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado aos alunos, público alvo da Educação Especial, é um serviço que objetiva avaliar, identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando as suas necessidades específicas. O AEE pode ainda complementar e/ou suplementar a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela (FIGUEIREDO, 2010). O AEE é regulamentado pelo Decreto nº 6571 de 17/09/2008 que assegura o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, através do Sistema de Gestão Tecnológica (SIGETEC) para as escolas públicas brasileiras. Para Figueiredo (2010), nesta perspectiva, o AEE se realiza nas Salas de Recursos Multifuncionais, espaço organizado e equipado em escolas comuns da rede de ensino, onde é disponibilizado no contra turno o atendimento dos alunos desta e de escolas vizinhas. Esse decreto foi revogado pelo

a. Decreto N. 12764/2012
b. Decreto N. 6949/2009;
c. Decreto N. 7611/2011;
d. Decreto N. 6571/2008
e. Decreto N. 9099/2017
User badge image
EducEspecial

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é: a. Decreto N. 12764/2012

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma opção:
I - O conceito de Educação Especial é uma modalidade de ensino específica, diferenciada e especial para todo aluno com dificuldades na escola.
II - Educação Especial é um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais.
III - Educação Especial até a década de 70 e 80 configurou-se como um sistema paralelo e segregado de ensino.
IV - Educação Especial é a atenção especial oferecida por especialistas em deficiência, aos alunos em sala de aula regular.
a. II, III
b. Todas as afirmativas estão corretas
c. Todas as afirmativas estão incorretas
d. I, II
e. III, IV

A partir das informações do texto conclui-se que: Escolha uma opção:
Resolução CNE/CP nº1/2002 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica com foco na diversidade e especificidades do aluno com deficiência.
Resolução CNE/CP nº1/2002 propõe formação continuada a todos os professores de educação básica para trabalharem com alunos com necessidades educacionais especiais.
Resolução CNE/CP nº1/2002 estabelece parâmetros para compreensão de cada tipo de deficiência nas escolas regulares.
Resolução CNE/CP nº1/2002 dispõe que as Instituições de Ensino Superior são livres para organizar sua proposta curricular em relação à diversidade.
a. Resolução CNE/CP nº1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica preconiza, uma organização curricular voltada ao acolhimento e o trato com a diversidade e especificidades do aluno com deficiência, embora ainda não aconteça a contento nas instituições até o momento.
b. Resolução CNE/CP nº1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica propõe formação continuada a todos os professores de educação básica para trabalharem com o aluno que apresentam necessidades educacionais especiais.
c. Resolução CNE/CP nº1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica estabelece os parâmetros para compreensão de cada tipo de deficiência contido nas escolas regulares.
d. Resolução CNE/CP nº1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica dispõe que as Instituições de Ensino Superior são livres para organizar sua proposta curricular no tocante a diversidade.

É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma opção:
I - Em 1973, o MEC cria o Centro Nacional de Educação Especial – CENESP, responsável pela gerência da educação especial no Brasil.
II - A Constituição federal de 1988 estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino.
III - Atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades.
IV - Em 1999, é criada a organização da comissão em defesa do trabalho da pessoa com deficiência.
a. III, IV
b. I, IV, V
c. II, III, IV
d. II, IV
e. I, II, III

Considera-se pessoa com deficiência, apenas aquelas que possuem dificuldades de aprendizagem escolar de curto e longo prazo de natureza física, que lhe impossibilita de desenvolver-se plenamente sob o ponto de vista intelectual e social.

a. Considera-se pessoa com deficiência, apenas aquelas que possuem dificuldades de aprendizagem escolar de curto e longo prazo de natureza física, que lhe impossibilita de desenvolver-se plenamente sob o ponto de vista intelectual e social.
b. Considera-se pessoa com deficiência, aquela que possui apenas dificuldades intelectuais, o qual, em interação com a sociedade possui transtorno no relacionamento e convivência com os demais.
c. Considera pessoa com deficiência, todas as pessoas que estão fora da normalidade estabelecida pela sociedade em que vivem, nos aspectos físicos e mentais.
d. Considera-se pessoa com deficiência apenas aquela pessoa que tem impedimento de curto prazo de natureza mental e intelectual, as quais possuem dificuld

A partir dos estudos do módulo reflita e identifique o parágrafo que especifica em sua totalidade princípios da prática pedagógica inclusiva:
a. Atitudes de caridade, e aceitação do professor; atividades e materiais de acordo com a série que aluno consegue acompanhar; aprendizagem estimulada, individualizada, fora da sala de aula; acompanhamento educacional num local especializado e específico para o tipo de deficiência.
b. Atitudes positivas dos docentes em relação aos alunos; atividades diferenciadas de acordo com a série do aluno; selecionar e oferecer apenas atividade que os alunos sejam capazes de fazer; nunca reprovar os alunos com deficiência; liberar os alunos com deficiência das avaliações mensais; caso o mesmo não deseje ficar em sala de aula deixa-lo apenas no AEE.
c. Atitudes positivas de aceitação e sensibilidade do professor; diversificação de estratégias, atividades e materiais; ensino e aprendizagem cooperativos; parceiros como suporte social (escola, instituições, universidade, colegas, alunos e família); assumir e valorizar as diferenças na sala de aula; a resposta educativa a diversidade é responsabilidade de toda escola; projeto curricular da escola.
d. Atitudes de respeito as diferenças, respeito a aprendizagem de cada um, respeito a indisciplina, respeito ao ritmo de cada um sem reprovação, deixar o aluno aprender a aprender sem interferências e sem forçar, respeito ao seu direito de frequentar ou não a escola.
e. Atitudes positivas de piedade e sensibilidade no tratamento dos alunos com deficiência; tratar e ensinar os alunos como iguais; a resposta educativa a diversidade é responsabilidade total do professor de sala regular; a proposta curricular da escola deve ser igual para todos os alunos.

Desejamos que fique claro que a Educação Especial não deve ser entendida como um sistema especializado à parte, mas como um conjunto de conhecimentos, metodologias e recursos que a escola comum deverá disponibilizar para atender à diversidade de seu alunado. Enquanto a Educação Inclusiva vai além da matrícula do aluno com NEEs nas turmas regulares da escola, para Glat (2007) o objetivo da proposta inclusiva é a possibilidade de ingresso e permanência do aluno na escola com sucesso acadêmico, à partir da atenção às suas peculiaridades de aprendizagem e desenvolvimento (GLAT 2007, p.17-18). A partir das informações do texto conclui-se que:
a. A Inclusão escolar só pode acontecer se existir Atendimento educacional especializado na escola. É ele que vai garantir a permanência dos alunos com aprendizagem e desenvolvimento.
b. A Educação Especial (EE) com todos estes recursos, é mais importante que o processo de Educação Inclusiva (EI) que ocorre na escola quando a criança é matriculada regularmente.
c. A Educação Especial (EE) possibilita por si só a inclusão escolar necessária ao aluno com deficiência por apresentar suporte e metodologias específicas que garantem a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência.
d. A Educação Especial (EE) funciona portanto, como um suporte à Educação Inclusiva (EI). A EE envolve recursos e metodologias para atender as especificidades do aluno com deficiências, enquanto a EI se concretiza com a matricula, permanência e aprendizado deste no ambiente escolar.
e. A Educação Inclusiva (EI) é mais importante porque garante o ingresso e a permanência dos alunos no ambiente escolar.

No Brasil, políticas educacionais e ações mais efetivas ocorreram apenas a partir da década de 1970. No mundo, após a década de 1990 intensificou-se as discussões propondo articulações e aproximação da educação especial e o ensino regular: a Educação Inclusiva. Aponte os principais movimentos e conferências mundiais que impulsionaram ações mais efetivas e marcaram o advento da “educação para todos” no Brasil:
a. I e II
b. I e IV
c. IV e V
d. II e III
e. I e III

É a tradução simbólica do que será concretizado, é a materialização de todo o processo preparatório ao processo ensino-aprendizagem e como esta acontecerá. Não se deve confundir o plano de aula com suas demais gradações como o plano de ensino, o plano mensal, o plano anual e suas outras denominações (OLIVEIRA, 2011). Sua prática na sala de aula favorece o ________ não o resumindo, apenas a aplicação de atividades, mas seguir toda uma rotina de forma que envolva a sala de aula que deve estar organizada, pois o ambiente também tem influência direta sobre o processo ensino-aprendizagem sendo um espaço acolhedor e que proporcione à criança a sensação de bem estar, de acolhimento, de tranquilidade. Estamos falando do
a. do projeto Político Pedagógico
b. Plano de aula
c. do planejamento
d. fazer pedagógico
e. da aula

Destaque-se aqui que a lei não faz exclusão de professores por níveis, antes, indica que aqueles que estão inseridos no ensino regular e aqueles que estão no ensino especial devem diferente oportunidade de formação. A sequência que melhor representa a resposta da análise das afirmativas é:
I - Para que a inclusão faça parte da cultura escolar e seja permanente e efetiva, faz-se necessário, acompanhar os alunos, monitorar e fazer com que eles frequentem a escola regularmente.
II - A responsabilidade de promover a inclusão não é só papel do professor, apesar do sistema cobrar bastante desse profissional, a comunidade escolar precisa estar envolvida e fazer sua parte.
III - A rotina, tem importante contribuição na gestão dos processos educativos visto que incute no estudante a noção de organização espaço temporal e suas implicações no cotidiano de vida de cada um.
IV - Sequência didática como um conjunto de atividades a serem realizadas em sua sequência planejada, de forma sistemática, ou seja, que as etapas sejam respeitadas passo a passo.
V - A forma como a sala de aula é organizada não interfere na prática pedagógica, mas define o estilo da prática docente, denuncia quais as atividades a serem aplicadas e como o professor pretende dinamizar.
a. III apenas
b. I apenas
c. IV apenas
d. II apenas
e. V apenas

Para que a inclusão faça parte da cultura escolar e seja permanente e efetiva, faz-se necessário, acompanhar os alunos, monitorar e fazer com que eles frequentem a escola regularmente. A responsabilidade de promover a inclusão não é só papel do professor, apesar do sistema cobrar bastante desse profissional, a comunidade escolar precisa estar envolvida e fazer sua parte. A rotina, tem importante contribuição na gestão dos processos educativos visto que incute no estudante a noção de organização espaço temporal e suas implicações no cotidiano de vida de cada um. Sequência didática como um conjunto de atividades a serem realizadas em sua sequência planejada, de forma sistemática, ou seja, que as etapas sejam respeitadas passo a passo. A forma como a sala de aula é organizada não interfere na prática pedagógica, mas define o estilo da prática docente, denuncia quais as atividades a serem aplicadas e como o professor pretende dinamizar. É incorreta
I - Para que a inclusão faça parte da cultura escolar e seja permanente e efetiva, faz-se necessário, acompanhar os alunos, monitorar e fazer com que eles frequentem a escola regularmente.
II - A responsabilidade de promover a inclusão não é só papel do professor, apesar do sistema cobrar bastante desse profissional, a comunidade escolar precisa estar envolvida e fazer sua parte.
III - A rotina, tem importante contribuição na gestão dos processos educativos visto que incute no estudante a noção de organização espaço temporal e suas implicações no cotidiano de vida de cada um.
IV - Sequência didática como um conjunto de atividades a serem realizadas em sua sequência planejada, de forma sistemática, ou seja, que as etapas sejam respeitadas passo a passo.
V - A forma como a sala de aula é organizada não interfere na prática pedagógica, mas define o estilo da prática docente, denuncia quais as atividades a serem aplicadas e como o professor pretende dinamizar.
a. IV apenas
b. III apenas
c. II apenas
d. I apenas
e. V apenas

Mais conteúdos dessa disciplina