Logo Passei Direto
Buscar
Uma ferramenta de gestão usada na investigação de causas de acidentes é o diagrama de causa e efeito. Essa ferramenta é considera eficiente na análise de acidentes porque:
A) Quando ocorre um acidente de trabalho as causas do acidente são apenas no local e na hora que aconteceu o acidente, seus efeitos não terão efeitos a médio e longo prazo.
B) Quando ocorre um acidente de trabalho as causas do acidente podem ter efeitos na hora que aconteceu o acidente, mas não terão efeitos na produção e por isso a ferramenta só será eficiente em acidentes que envolvam muitos trabalhadores.
C) Quando ocorre um acidente é necessário identificar se houve falhas humanas e no meio onde ocorreu o acidente identificando as causas e os efeitos diretos e indiretos e como as causas interagem entre si.
D) Quando ocorre um acidente é necessário identificar se houve falha das condições do meio no acidente identificando as causas e os efeitos diretos e indiretos e como as causas interagem entre si.
E) Quando ocorre um acidente é necessário identificar se houve falha humana no acidente identificando as causas e os efeitos diretos e indiretos e como as causas interagem entre si.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a eficiência do diagrama de causa e efeito na análise de acidentes, precisamos considerar o que essa ferramenta realmente faz. O diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa, é utilizado para identificar e organizar as causas de um problema, permitindo uma análise mais profunda das interações entre essas causas. Vamos analisar as alternativas: A) Fala que as causas são apenas no local e na hora do acidente, o que não é verdade, pois as causas podem ser mais amplas e envolver fatores diversos. B) Afirma que as causas não terão efeitos na produção, o que é incorreto, pois um acidente pode impactar a produção de várias maneiras. C) Esta opção menciona a necessidade de identificar falhas humanas e no meio, além de considerar as interações entre causas e efeitos diretos e indiretos. Isso está alinhado com a abordagem do diagrama de causa e efeito. D) Foca apenas nas falhas das condições do meio, sem considerar as falhas humanas, o que é uma visão limitada. E) Menciona apenas falhas humanas, sem considerar as condições do meio, o que também é uma visão incompleta. A alternativa que melhor reflete a eficiência do diagrama de causa e efeito na análise de acidentes, considerando tanto as falhas humanas quanto as condições do meio e suas interações, é a opção C: "Quando ocorre um acidente é necessário identificar se houve falhas humanas e no meio onde ocorreu o acidente identificando as causas e os efeitos diretos e indiretos e como as causas interagem entre si."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) Quando ocorre um acidente é necessário identificar se houve falhas humanas e no meio onde ocorreu o acidente identificando as causas e os efeitos diretos e indiretos e como as causas interagem entre si. O diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe, é uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar as causas raízes de um problema ou acidente, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas para evitar que o problema ocorra novamente. Ele é eficiente na análise de acidentes porque ajuda a identificar as causas e os efeitos diretos e indiretos do acidente, permitindo que sejam tomadas medidas preventivas para evitar que o acidente ocorra novamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentro das empresas os acidentes devem ser sempre foco da gestão prevencionista que trabalha para eliminar, reduzir ou neutralizar os fatores envolvidos nas causas de um acidente de trabalho. Podemos afirmar que TODAS as alternativas estão corretas, exceto:
A) A gestão prevencionista terá o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho como representante da empresa e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com representantes da empresa e dos empregadores.
B) A CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador e tem a responsabilidade de auxiliar o SESMT nas atividades prevencionistas garantindo os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e os deveres dos empregadores sejam cumpridos.
C) A gestão prevencionista será realizada pelo Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e com o a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em empresas privadas e públicas que tenham profissionais em regime CLT.
D) A gestão prevencionista terá o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e como representante dos empregados e empregadores assim como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com representantes da empresa e dos empregadores, sendo que a CIPA investiga os acidentes e o SESMT não participa.
E) A gestão prevencionista terá o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participando da investigação dos acidentes e criando condições seguras no ambiente.

esta é a forma como o ser humano se relaciona com o perigo. Ela pode ocorrer:

A) De forma inconsciente, quando algum fator inesperado o leva a se expor ao perigo, mesmo tento sido reconhecido pelo ser humano.
B) De forma consciente, quando o colaborador não conhece o risco e perigo ao qual está sendo exposto, realizam uma atividade de forma a gerar acidentes de trabalho.
C) De forma consciente, quando algum fator inesperado o leva a se expor ao perigo, mesmo tento sido reconhecido pelo ser humano.
D) De forma inconsciente, o ser humano reconhece o perigo que está exposto realiza uma atividade de forma a gerar acidentes de trabalho.
E) De forma consciente, quando o colaborador conhece o risco e perigo ao qual está sendo exposto, mas por autoafirmação ou a falta de respeito às regras de segurança realizam uma atividade de forma a gerar acidentes de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina