Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto e nos estudos da disciplina, analise as afirmações a seguir:
Os filmes publicitários podem ser analisados sem levar em consideração o anunciante, como se fosse um curta de cinema.
Não se faz necessário fazer uma descrição completa do filme o que seria muito extenso, embora existam análises muito extensas sobre clássicos de cinema.
Pode-se definir um ou alguns elementos que serão analisados semioticamente, como por exemplo a cor do filme, ou os efeitos sonoros, ou mesmo o ritmo do filme.
Na análise de filmes, deve-se analisar a narrativa, as músicas e efeitos sonoros, a fotografia do filme além das falas dos personagens.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas II e III estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E) Apenas II e III estão corretas. A afirmação I está incorreta, pois é importante levar em consideração o anunciante em um filme publicitário, já que é ele quem está divulgando o produto ou serviço. A afirmação II está correta, pois não é necessário fazer uma descrição completa do filme, mas sim focar em elementos específicos que serão analisados. A afirmação III está correta, pois é possível definir um ou alguns elementos que serão analisados semioticamente, como a cor do filme, os efeitos sonoros ou o ritmo do filme. A afirmação IV está incorreta, pois na análise de filmes publicitários, não é necessário analisar a narrativa, as músicas e efeitos sonoros, a fotografia do filme além das falas dos personagens, mas sim focar nos elementos que estão sendo utilizados para persuadir o público-alvo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do texto e dos conhecimentos adquiridos na disciplina, assinale a alternativa correta:
O signo, para Pierce, é qualquer coisa que representa outra coisa. É a partir do signo que se desencadeia o processo de produção de significado (semiose). O Signo para Pierce é triádico: o representamen é a coisa que representa a outra coisa (ou aquilo que funciona como signo), o objeto é a coisa representada e o interpretante é um terceiro que faz a mediação entre o representamen e o objeto. É na relação entre esses três elementos que os significados são construídos.
A semiótica de Peirce se fundamenta na fenomenologia. A fenomenologia é uma forma de pensamento filosófico que busca pela essência das coisas. O processo não é simples nem automático, é preciso dedicação consciente, reflexão para se compreender como os signos de formam. É nesse sentido, que Lúcia Santaella afirma que os signos precisam de tempo para se mostrarem. Então o primeiro trabalho é desvendar os próprios signos, ou seja, o que em determinada situação está representando outra coisa? Para esse processo é que Peirce pensou na primeira tricotomia, a tricotomia do signo em si mesmo. Esta tricotomia se organiza em: Quali-signo, Sin-signo e Legi-signo.
Na visão de Saussure, significante e significado se unem no nosso cérebro por associação, e nesse processo linguístico assumem diferentes características. Uma dessas características do signo é que ele é arbitrário, isso porque não existe nenhuma relação natural, lógica ou mesmo racional entre o significante e o significado. Ou seja, essa relação se dá por convenção, por um hábito coletivo. Portanto, uma característica do signo é que ele nasce a partir de convenções, que surgem da prática social, das relações, de forma completamente arbitrária, sem seguir normas específicas.
a. Os significados são atrelados aos objetos a partir do processo de semiose, passando a mediar a relação entre imagem acústica e o semion.
b. A relação triádica é dinâmica e as coisas só se tornam signos quando são interpretadas como tal. Só quando o interpretante percebe um representamen como representando o objeto é que o significado se forma.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

A partir do texto acima e dos estudos da disciplina, assinale a alternativa correta:
Imutabilidade e mutabilidade são características excludentes, ou seja, o mutável vai mudar sempre e o imutável nunca vai mudar.
A característica da imutabilidade possui um aspecto de permanência, as palavras adquirem um certo sentido que passa a ser repetidamente utilizado pelas pessoas mantendo certa imutabilidade. Contudo, com o tempo tudo muda, e os signos também podem se modificar, por isso também tem a característica da mutabilidade.
a. Imutabilidade e mutabilidade são características excludentes, ou seja, o mutável vai mudar sempre e o imutável nunca vai mudar.
b. A característica da imutabilidade possui um aspecto de permanência, as palavras adquirem um certo sentido que passa a ser repetidamente utilizado pelas pessoas mantendo certa imutabilidade. Contudo, com o tempo tudo muda, e os signos também podem se modificar, por isso também tem a característica da mutabilidade.
c. Quando um signo assume a característica da imutabilidade isso significa que ele nunca mudará.
d. O que é imutável não pode mutável, por isso faz mais sentido pensar os signos em categorias, e não com características como sugere Saussure. Partindo dessa premissa pode-se assumir que é um equívoco pensar que um signo pode ter essas duas características.
e. Alguns signos são mutáveis, como por exemplo o signo de virgem. Esses signos não podem assumir a característica da imutabilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina