Considerando o percurso da infância como objeto de estudo e cuidado, analise as afirmativas a seguir.
I. No período Clássico, não havia uma denominação específica para nomear a faixa etária hoje entendida como infância, pois o critério pensando como diferenciador da fase adulta era a habilidade de leitura e escrita. II. Na Idade Média, norteado pelos valores morais de pudor e vergonha, surge a necessidade de se proteger as crianças das experiências dos adultos. Neste contexto, inicia-se a divisão de classes por faixa etária e não por critérios de gênero. III. A partir do século XVII, a infância passa a ser vista como um período de vida com características próprias, que merecem atenção e cuidado específicos.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
I. No período Clássico, não havia uma denominação específica para nomear a faixa etária hoje entendida como infância, pois o critério pensando como diferenciador da fase adulta era a habilidade de leitura e escrita. II. Na Idade Média, norteado pelos valores morais de pudor e vergonha, surge a necessidade de se proteger as crianças das experiências dos adultos. Neste contexto, inicia-se a divisão de classes por faixa etária e não por critérios de gênero. III. A partir do século XVII, a infância passa a ser vista como um período de vida com características próprias, que merecem atenção e cuidado específicos. F, F, V. V, F, F. F, V, V. V, V, F.
Em nossos estudos abordamos diferentes teóricos que versaram acerca do desenvolvimento e aprendizagem considerando pressupostos diferentes para analisarem os referidos processos. A diversidade teórica sinaliza a complexidade envolvida em quaisquer fenômenos humanos. Dentre as correntes teóricas discutidas, uma destaca que a origem de todo comportamento humano consciente decorre das relações sociais estabelecidas. (elaborada pelo professor, 2023) O teórico que fundamenta essa afirmação é:
Lev Seminovich Vigotsky.
A aprendizagem dos indivíduos está alicerçada em aspectos biopsicossociais, ou seja, para compreender como esse processo se efetiva é necessário o entendimento dos aspectos biológicos, como a base neurológica, os psíquicos como a personalidade e o desenvolvimento global, bem como os sociais que implicam nos aspectos culturais e materiais envolvidos. Considerando a dimensão biológica, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. O cérebro e o sistema nervoso são compostos por células gliais, neurônios e axônios. II. A bainha de mielina confere velocidade a transmissão do impulso devido a camada de isolamento que forma em torno do axônio. III. Os neurônios são as células responsáveis por eliminar os resíduos químicos favorecendo o equilíbrio homeostático do ambiente cerebral.
As afirmacoes I, II e III são, respectivamente:
I. O cérebro e o sistema nervoso são compostos por células gliais, neurônios e axônios. II. A bainha de mielina confere velocidade a transmissão do impulso devido a camada de isolamento que forma em torno do axônio. III. Os neurônios são as células responsáveis por eliminar os resíduos químicos favorecendo o equilíbrio homeostático do ambiente cerebral. V, F, V. F, V, F. V, V, F. F, F, V.
De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas a seguir e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Dendritos, corpo celular e axônio são estruturas que formam os neurônios. II. Os neurotransmissores são responsáveis pelo firmamento da arquitetura neuronal e proteção. III. A velocidade da troca de informações entre os neurônios está diretamente relacionada com o processo de mielinização.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
I. Dendritos, corpo celular e axônio são estruturas que formam os neurônios. II. Os neurotransmissores são responsáveis pelo firmamento da arquitetura neuronal e proteção. III. A velocidade da troca de informações entre os neurônios está diretamente relacionada com o processo de mielinização. V, F, V. F, V, F. V, V, F. F, F, V.
Em seus estudos, Luria chegou a compreensão de que o cérebro humano era responsável pela aprendizagem. Entretanto, os aspectos sociais e culturais influenciavam sobremaneira no estabelecimento das funções e sua expressão no comporta