Logo Passei Direto
Buscar
O que é lâmina basal? Qual sua importância? Qual a diferença entre lâmina basal e membrana basal?

Lamina basal é um estrutura que se encontra na superfície de contato de um tecido epitelial com um tecido conjuntivo, possui diversas funções como papel estrutural, filtração de moléculas, são capazes de influenciar na polaridade das células e também é local onde o epitélio secreta sua proteínas.
A membrana basal é um estrutura que se localiza também abaixo da região basal de um tecido epitelial, a diferença entre elas é que a lamina basal (voltada para tecido epitelial) é um constituinte dessa membrana, assim como a lamina reticular (voltada para o tecido conjuntivo).
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A lâmina basal é uma estrutura que se localiza na interface entre o tecido epitelial e o tecido conjuntivo. Ela é composta principalmente por colágeno, laminina e outras proteínas, desempenhando funções essenciais como suporte estrutural, filtração de moléculas e influência na polaridade celular. A importância da lâmina basal inclui: 1. Suporte Estrutural: Fornece uma base para as células epiteliais. 2. Filtração: Regula a passagem de substâncias entre o epitélio e o tecido conjuntivo. 3. Influência na Polaridade: Ajuda a definir a orientação das células epiteliais. 4. Secreção de Proteínas: É o local onde o epitélio secreta suas proteínas. A diferença entre lâmina basal e membrana basal é que a lâmina basal é a camada mais próxima do epitélio, enquanto a membrana basal inclui também a lâmina reticular, que é a parte voltada para o tecido conjuntivo. Portanto, a lâmina basal é um componente da membrana basal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A lâmina basal é uma camada extracelular que se encontra na superfície de contato de um tecido epitelial com um tecido conjuntivo. Ela é importante porque possui diversas funções, como papel estrutural, filtração de moléculas, influência na polaridade das células e é o local onde o epitélio secreta suas proteínas. A membrana basal é uma estrutura que se localiza abaixo da região basal de um tecido epitelial. A diferença entre elas é que a lâmina basal (voltada para o tecido epitelial) é um constituinte dessa membrana, assim como a lâmina reticular (voltada para o tecido conjuntivo).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais os tipos de epitélio de revestimento? Caracterize-os e cite locais de ocorrência. Quais são os critérios para classificar o tecido epitelial de revestimento?

Tecido que reveste superfícies e as cavidades corporais e responsável pelas unidades funcionais de glândulas.
As células epiteliais podem apresentar diversos formatos e sua forma poliédrica deve-se ao fato delas serem justapostas.
Células cuboides apresentam núcleos esféricos, células pavimentosas tem núcleos achatados.

Cite quais as especializações de membrana dos epitélios encontradas nas superfícies intercelulares, luminais e basais. Caracterize-as brevemente e cite suas funções.

As regiões de superfície lateral (parede lateral) é onde as células epiteliais entram em contato umas com as outras, nessa região eles se unem através de complexos funcionais, os quais para serem separados precisam de uma força mecânica.
Junções/zonas oclusivas ou junções estreitas: unem as células epiteliais entre si e formam uma barreira impermeável (mais apical) vedação que impede o movimento de matérias. (barreiras intestinais)
Zonula de adesão: célula-celula ou célula-lamina basal, contribui para aderência entre as células vizinhas. Inserção de filamentos de actina que vão ajudar na manutenção dessa aderência celular.
Junções comunicantes (Gap) permitem a passagens de ions ou moléculas sinalizadoras entre as células pois à formação de canais intercelulares (conexonios) (formado pelas proteínas conexinas) (coordenação das contrações do musculo cardíaco).
Desmossomo: os filamentos intermediários se inserem na placa de ancoragem (composta por 12 proteinas caderinas ) e forma alças e retornam ao citoesqueleto e promove adesão do desmossomo nas células.
Hemidesmossomo: placa de ancoragem possui interinas e agem como receptores de macromoléculas de matriz extracelular, laminina e colágeno contato com a membrana basal (domínio basal).

Conceitue mucosa.

A célula secretora de muco é a caliciforme (glândula unicelular) dos intestinos, possui números grânulos e grandes tamanhos.
O muco é constituído de glicoproteínas intensamente hidrofílico.
Os grânulos de secreção preenchem a região apical da célula e núcleo na região basal.
Quando a secreção é liberada ela se torna altamente hidratada e forma o muco, um gel viscoso, elástico e lubrificante.
Há outros tipos de células que sintetizam muco como as que estão presentes no estomago e glândulas salivares.

Conceitue parênquima e estroma.

Parênquima é o tecido funcional de um órgão, ou seja, é o tecido que executa as funções específicas do órgão.
Estroma é o tecido de suporte do órgão, ou seja, é o tecido que dá suporte e sustentação ao parênquima.

Conceitue polaridade.

Polaridade pode ser definida como as diferentes organizações das organelas que uma célula epitelial pode possuir, ou seja, as organelas presentes na porção apical podem ser distribuídas de maneira diferente na região basal dessa forma essas regiões podem possuir diferentes funções e a membrana plasmática pode possuir composição diferente também.

Quais são as especializações de membrana apical? Explique seus componentes e cite o tipo celular onde estão presentes.

Na superfície das células epiteliais há certas modificações para aumentar sua superfície ou mover partículas (domínio apical ou superfície apical).
Microfilos: pequenas projeções (intestino delgado).
Estereocílios: projeções longas e finas (epidídimo).
Cílios: projeções móveis (traqueia).
Flagelos: projeções móveis (espermatozoides).

Quais são as junções célula-célula? Relacione à cada uma delas função e componentes proteicos.

Quais os tipos de glândula exócrina, isto é, quanto à morfologia da porção secretora e ducto? Cite locais de ocorrência

Mais conteúdos dessa disciplina