Sem dúvida alguma, é importante termos em mente que a LP e a Libras têm diferenças morfossintáticas muito importantes. Segundo Quadros (2004, p. 84), "podemos observar as diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais". Sobre essas diferenças, analise as sentenças a seguir: I- A língua de sinais não tem marcação de gênero, enquanto que na língua portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante. II- A língua de sinais é visuoespacial e a língua portuguesa é oral e auditiva. III- A língua de sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas. Este processo não é comum na língua portuguesa. IV- A língua de sinais apresenta uma sintaxe espacial incluindo os chamados classificadores. A língua portuguesa usa uma sintaxe linear utilizando a descrição para captar o uso de classificadores. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta. B As sentenças I, II, III e IV estão corretas. C Somente a sentença II está correta. D Somente a sentença III está correta.
Há muitas diferenças entre as línguas artificiais e línguas naturais, entre elas está o fato de que nas línguas naturais existem um fator linguístico a ser estudado. Um bom exemplo de uma língua artificial de acordo com Urbim (2016), é o Esperanto que junta palavras de várias línguas latinas e uma pronúncia eslava. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A As línguas artificiais são construídas de forma bem natural e espontâneo para todos os fins. B Um objetivo específico para criação das línguas artificiais são as sinalizações em língua de sinais. C A descrição das línguas artificiais não podem nos ajudar a entender as línguas naturais. D As línguas artificiais são construídas de forma não natural para fins específicos.
Quanto à maneira como as referências podem ser marcadas no espaço de sinalização nas línguas de sinais, Quadros e Karnopp (2004, p. 127) destacam que 'o local [de enunciação] pode ser referido através de vários mecanismos espaciais'. Com relação a estes mecanismos espaciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser feito o uso de um classificador, representando o referente específico em uma localização particular. ( ) Pode se realizar o sinal em um ponto específico do espaço, caso a forma do sinal permita. ( ) Pode ser feito o uso de inversores, representando o processo de inversão que é possível realizar nos movimentos. ( ) Pode se direcionar a cabeça, os olhos e/ou o corpo para um ponto específico ao mesmo tempo em que realiza o sinal de um substantivo ou aponta para o substantivo.
Os constituintes linguísticos fazem parte de características imposta às línguas
Sobre os constituintes linguísticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
São sintagmas, eles se apresentam como uma sequência de palavras/sinais. Eles se organizam em forma de categorias gramaticais relacionadas entre si. Existe uma hierarquização que é feita a partir das palavras/sinais que têm o papel de núcleo. É utilizado apenas nas sentenças da categoria gramatical dos verbos em Língua Portuguesa. A F - F - V - V. B F - V - F - V. C V - V - F - F. D V - V - V - F.