Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia da Educação

Colégio Objetivo
Tendo em vista as contradições históricas entre o senso comum e a ciência e as propostas de superação destas defendidas pelo autor, avalie as seguintes informações.
I- Apesar das diferenças, a ciência e o senso comum sempre foram conhecimentos complementares, abertos ao diálogo.
II- Uma das características da modernidade é o embate entre a ciência e o senso comum. Na realidade, o conhecimento científico, embasado no racionalismo, considerava o senso comum uma forma de conhecimento inferior, uma barreira para o progresso da humanidade.
III- Para Boaventura Souza Santos, a ciência pós-moderna deve estabelecer o diálogo entre o conhecimento científico e o senso comum, cujo resultado seria enriquecer o conhecimento popular, das massas.
IV- O autor questiona a infalibilidade da ciência, considerando-o limitado em alguns aspectos, além de elitista ao restringir-se a comunidade científica e evitar qualquer tipo de diálogo com o senso comum.
Quanto à relação entre ciência e senso comum, é correto apenas o que se afirma em:


1. I, II, III e IV.
2. I, III e IV.
3. II e III.
4. I e IV.
5. II, III e IV.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

av1
11 pág.

UNINASSAU RECIFE

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa 2. I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

av1
11 pág.

UNINASSAU RECIFE

Mais perguntas desse material

Considerado fundador das Ciências Políticas, Maquiavel, a partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, define o homem como um ser:


1. possuidor de fortuna, valendo-se de sua condição econômica para alcançar êxito na política.
2. naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.
3. guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
4. munido de virtude, com disposição natural para praticar o bem a si e aos outros.
5. sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus semelhantes.

Sobre as principais características das reflexões sobre educação realizadas de forma fragmentária pelo intelectual alemão, assinale “V” para as opções verdadeiras e “F” para as afirmacoes falsas.

( ) a escola tem a função de impor a ideologia da classe dominante sobre as massas.
( ) o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes das elites para as classes menos favorecidas.
( ) a educação tem a função de garantir status social para aqueles que adquirem formação ao serem aprovados nos inúmeros testes de seleção, possibilitando a ocupar posições privilegiadas na sociedade.
( ) existem três tipos de educação: a carismática, a humanista e a racional-burocrática.
1. V, V, V, F.
2. F, F, V, V.

O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção que descreve o referido papel.


1. O sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social.
2. A educação é um mecanismo pelo qual o indivíduo pode ter acesso a profissões mais valorizadas e, consequentemente, conquistar status e ascensão social.
3. As escolas, submetidas à autoridade da Igreja Católica, tem a responsabilidade de reproduzir, para as novas gerações, a moral e os dogmas cristãos.
4. A educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, do controle das classes dominantes sobre as dominadas.

Tal perspectiva de Karl Marx sobre a educação, que seria base das reflexões de outros pensadores marxistas do século XX, como o italiano Antonio Gramsci, foi uma das primeiras voltadas para a constituição de um sistema de ensino que teve forte investimento no Brasil nos últimos anos, conhecido como:


1. educação laica.
2. ensino à distância.
3. educação religiosa.
4. ensino médio profissionalizante.
5. ensino integral.

As rápidas e importantes transformações sociais que ocorriam na Europa nas primeiras décadas do século XIX estimularam intelectuais como o francês Augusto Comte a imaginar formas de estudar e analisar tais mudanças. Ao criar a disciplina “Sociologia” em sua filosofia positivista, Augusto Comte acreditava que as sociedades e os problemas sociais deveriam ser estudadas com o mesmo rigor científico das demais ciências naturais. Assinale a opção correta que corresponde ao principal objetivo da sociologia positivista criada por Comte.


1. Entender os efeitos do estranhamento cultural entre diferentes indivíduos em sua convivência com diferentes culturas.
2. Transformar o meio social fixo e imutável do século XIX, possibilitando inserir perspectivas relativistas com relação ao pensamento humano.
3. Compreender a dinâmica da luta de classes, o verdadeiro “motor da história”, responsável pelas transformações revolucionárias da sociedade.
4. Entender as leis que regem nosso mundo social, ajudando-nos a compreender os processos sociais e dando-nos controle direto sobre os rumos que nossas sociedades tomariam.
5. Demonstrar que o

Mais conteúdos dessa disciplina