Logo Passei Direto
Buscar

Alfabetização

Colégio Objetivo
Vygotsky descreveu a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. Para intervir na ZDP, torna-se fundamental que nas situações de aprendizagem o professor:

Indique o erro e a resp
A Forneça as respostas corretas aos alunos.
B Estimule a resolução independente de problemas pelos alunos.
C Forneça as respostas corretas e explique o porquê.
D Oriente os alunos a buscar ajuda somente em caso de extrema necessidade.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a descrição da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, o professor deve estimular a resolução independente de problemas pelos alunos. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Qual é este método analítico de alfabetização?


A Método global de contos.
B Método da sentenciação.
C Método Silábico e Alfabético.
D Método da palavração.

Segundo o portal do MEC, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Sobre os entendimentos da Base Nacional Comum Curricular, analise as sentenças a seguir:
I- Entende-se a BNCC como um norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas.
II- Entende-se a BNCC como base comum de documentos elaborados a partir de informações relativas a tendências pedagógicas voltadas aos interesses do sistema governamental.
III- Entende-se a BNCC como documento desenvolvido através de interesses da classe dominante, a qual determina o que, para que e o quanto deve ser apresentado aos educandos.
IV- Entende-se por propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio em todo o país.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Sobre a fase pré-silábica, assinale a alternativa CORRETA:


A Nessa fase, a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba.
B À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes.
C A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si.
D Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Relativo a situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos. Exemplos: contos, poemas e outros textos em verso, poemas visuais, tirinhas, quadrinhos e fábulas, dentre outros.
A III - II - I - IV.
B I - II - III - IV.
C IV - I - III - II.
D II - III - IV - I.

Vale destacarmos que o alfabeto, como o temos é de origem greco-latina e que, por sua vez, foi inspirado em qual alfabeto?


A Alfabeto Egípcio.
B Alfabeto Sumério.
C Alfabeto Chinês.
D Alfabeto Fenício.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o eixo ORALIDADE:

Será aprofundado o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais.
A Será aprofundado o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais.
B Amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.
C Proporcionaremos a formação do aluno para incorporação de estratégias de produção de textos de diferentes gêneros textuais.
D Sistematiza-se a alfabetização, particularmente nos dois primeiros anos, e desenvolvem-se, ao longo dos três anos seguintes, a observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens e seus efeitos nos discursos.

Mais conteúdos dessa disciplina