Logo Passei Direto
Buscar

Pontos Fracos na Implementação do SNHIS e Violência Urbana

User badge image
NENA MARTINS

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Ministério das Cidades tem como objetivo constatar o potencial de cada Estado e município, com intuito de pôr em prática o SNHIS. Neste sentido, o ministério fez um levantamento de alguns pontos fracos que ainda estão presentes nas três instâncias de governo.
Referente a estes pontos fracos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apresentam ausência de instâncias regionais para fazer articulação com o Estado e municípios nos agrupamentos urbanos e regiões metropolitanas. ( ) Apresentam muita cultura técnica e gerencial acompanhadas pelo Estado e município. ( ) Apresentam modelos institucionais inadequados para a metodologia de planejamento e a promoção habitacional. ( ) Não apresentam critérios para inclusão habitacional, mesmo que esteja associada ao planejamento das ações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - F.
D V - F - F - F.

Ao sugerir uma reflexão sobre a violência urbana, salientamos que isso é reflexo do grande crescimento das cidades, sendo necessária uma ponderação de maneira crítica e reflexiva, para assim avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelos governantes, com intuito de diminuir o índice desse tipo de violência.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A violência urbana é uma questão social que apresenta a realidade da sociedade neste milênio, sendo um reflexo do crescimento desordenado das cidades brasileiras. ( ) A violência urbana só teve destaque no município de médio porte, pois os demais não há índice de violência urbana. ( ) A partir do empobrecimento da classe média, causada pelos baixos salários e o aumento do desemprego, não vem apresentando índices de aumento ao longo da história do Brasil, nem mesmo aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. ( ) A violência urbana é apresentada como uma questão social, que vem sendo generalizada pela mídia, passando a responsabilidade para a população de baixa renda e excluída. E também não leva em consideração todo o contexto social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F

O Plano Local de Habitação de Interesse Social apresenta um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e outros instrumentos de ação, em que o governo local expressa o entendimento relacionado à orientação e ao planejamento do setor habitacional, especialmente a habitação de interesse social.
Analise as sentenças a seguir: I- A elaboração do PLHIS não poderá ser compreendida como uma ação afastada ou isolada, que se conclui com a elaboração e a apresentação do documento, ou seja, como resultado final, mas como início do planejamento das demandas habitacionais. II- O PNHIS apresenta o programa de regularização fundiária e atua diretamente nas ocupações irregulares, sobre as áreas urbanas e rurais. III- Os recursos do PNHIS são direcionados à regularização fundiária e aplicados nos programas habitacionais. IV- O objetivo principal da PNHIS é garantir a universidade ao acesso à moradia com qualidade e digna para a população. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 30, assentou o crescimento urbano com o industrial, a partir dos regimes arcaicos de produção agrícola, ou seja, o chamado ?pacto estrutural?, com antigos proprietários rurais e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão do crescimento urbano industrial para ficar viável para os produtores e a burguesia.
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação do aparelho estatal, ou seja, regulamentação da relação trabalho e capital.
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista com relação ao processo de acumulação urbana-industrial.
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento urbano e a produção de capital.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O déficit habitacional no Brasil compõe uma das expressões pautadas na questão social. A questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista.
Referente à questão social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A interdisciplinariedade não é essencial para a realização de um trabalho que qualifique a intervenção.
b) Nas manifestações mais decisivas da questão social, que se expressam na vida dos indivíduos, não apresenta um número significativo de exclusão social.
c) O profissional de Serviço Social ao atuar sobre a questão social num sistema capitalista, intervém sobre os preceitos marcados pelo modelo econômico vigente, sendo que o Estado determina o mínimo.
d) Não existe crise habitacional, pois não se apresenta uma ênfase de precariedade no âmbito das moradias.

O Estado é conhecido como uma configuração organizacional cuja definição é de natureza política. É apresentado como uma entidade com poder soberano para poder governar um povo adentro de uma área territorial demarcada. O Estado é composto por três elementos, um deles trata-se de ?[...] um conjunto de instituições e prerrogativas, entre as quais o poder coercitivo, que só o Estado possui, por delegação da própria sociedade [...]? (PEREIRA, 2009, p. 289).
Sobre os demais elementos que compõem o Estado, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A sociedade demarcada geograficamente na qual o domínio estatal é desempenhado.
II- Diretrizes regulatórias que perpetram componentes da nação.
III- Conceitos reais que na prática fazem com que o Estado exerça o seu poder de forma contínua e ideal.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O cotidiano profissional é permeado por grandes desafios, exigindo um trabalho interdisciplinar, ou seja, compartilhar ideias e saberes com outros profissionais envolvidos no trabalho social.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os espaços ocupacionais, diante das demandas emergentes das questões sociais, não pertencem à atuação dos assistentes sociais. ( ) O trabalho social não precisa cumprir suas etapas de intervenção, tais como o antes, o durante e o após a conclusão das obras. ( ) O contexto territorial precisa ser reconhecido pelo assistente social, através da sensibilização do conhecimento, bem como da construção de vínculos com os beneficiários. ( ) A troca de ideias e experiências com outros profissionais não é comum, nem necessária em diferentes campos das políticas públicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

Dentro do estudo sobre o Serviço Social e as Políticas de Habitação, podemos destacar uma política pública habitacional que contempla um projeto de moradia com características locais que foi considerado um avanço na política de habitação. Este programa facilita às famílias de baixa renda ao acesso à moradia.
Referente a este Programa Habitacional, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os programas habitacionais estão direcionados a famílias de baixa renda, sem comprovação de renda.
B O PMCMV foi implementado para subsidiar a política de habitação e garantir o acesso à moradia de todos que dela precisarem.
C O PHIS garante o acesso à moradia de famílias com renda familiar de até onze salários mínimos.
D O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) garante às famílias de baixa renda o acesso à moradia.

Em 1963, com a reforma urbana, foi pensado em uma pauta que sinalizasse a necessidade da construção de moradias populares, o domínio, o controle de preços dos aluguéis e dos subsídios à população de baixa renda, agilidade nos procedimentos de desapropriação por interesse social e acirrado controle da especulação imobiliária.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A base da reforma urbana é materializada pela falta de investimento público nas políticas de habitação popular e saneamento básico. II- Na década de 1980, a classe trabalhadora do país começou a ocupar novamente o cenário na busca pela moradia. III- A reforma urbana tem como objetivo lutar por uma habitação de qualidade e digna para todos os cidadãos, sugerindo uma preservação de todas as reservas ambientais. IV- A urbanização brasileira não vem se caracterizando pela expansão horizontal das fronteiras. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A palavra "casa" tem seu significado fundamentado no latim, casamentrum, terreno com uma habitação instalada ou também início de um contrato de casal. De acordo com o Direito Romano, o domicílio tem por raiz domicilium e domus, que significa domínio, senhor com posses, domingo dia do Senhor, ou ainda é compreendido como sede do grupo familiar.
No conceito jurídico existe diferença entre domicílio, residência, habitação e moradia. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Domicílio é a sede jurídica da pessoa natural, residência é o lugar onde a pessoa habita, habitação é o direito à fixação em determinado local e moradia é o bem inerente à pessoa e de proteção jurídica.
B Domicílio como o bem inerente à pessoa, residência lugar onde a pessoa habita, habitação como sede jurídica da pessoa e local como direito à fixação em determinado local.
C Domicílio é entendido como lugar onde se habita e habitação como o direito à fixação em determinado local.
D Moradia como o bem inerente à pessoa e residência como sede jurídica da pessoa natural.

(ENADE, 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são marcos fundamentais da Assistência Social, porque a reconhecem como política social que compõe o sistema de seguridade no Brasil. Apesar dos avanços normativos, persistem práticas de cunho clientelista e paternalista que contrariam a perspectiva de direitos dessa política.
Nesse contexto, avalie as afirmacoes a seguir: I- Historicamente, o nepotismo e o patrimonialismo reforçam a perspectiva democrática de garantia de direitos. II- O primeiro damismo relaciona-se com a moralização da questão social, reforçando a responsabilização das mulheres pelas desigualdades sociais e a desprofissionalização na Assistência Social. III- A herança do familismo na política social brasileira não é exclusividade da Assistência Social, pois é encontrada nas demais políticas públicas. IV- A solidariedade, o voluntariado e a responsabilidade social são fundamentais para assegurar a Assistência Social como política de direitos. É correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II e III.

(ENADE, 2018) Marx afirma que a distinção entre o pior arquiteto e a melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. O trabalho é uma atividade racional orientada para um fim, à produção de valores de uso, à assimilação de matérias naturais para a satisfação de necessidades humanas. De acordo com a matriz marxista, sobre a compreensão do processo de trabalho, é correto afirmar que:
A O ser social realiza o trabalho com base na capacidade teleológica, assim como os animais.
B A produção da mais-valia no processo de trabalho significa o tempo socialmente necessário para a produção de uma mercadoria.
C O trabalho, como categoria fundante do ser social, é o complexo que cumpre a função social de realizar o seu intercâmbio com a natureza.
D O trabalho é alienado quando trabalhadores não detêm os meios de produção, mas apenas os produtos da sua força de trabalho.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Ministério das Cidades tem como objetivo constatar o potencial de cada Estado e município, com intuito de pôr em prática o SNHIS. Neste sentido, o ministério fez um levantamento de alguns pontos fracos que ainda estão presentes nas três instâncias de governo.
Referente a estes pontos fracos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apresentam ausência de instâncias regionais para fazer articulação com o Estado e municípios nos agrupamentos urbanos e regiões metropolitanas. ( ) Apresentam muita cultura técnica e gerencial acompanhadas pelo Estado e município. ( ) Apresentam modelos institucionais inadequados para a metodologia de planejamento e a promoção habitacional. ( ) Não apresentam critérios para inclusão habitacional, mesmo que esteja associada ao planejamento das ações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - F.
D V - F - F - F.

Ao sugerir uma reflexão sobre a violência urbana, salientamos que isso é reflexo do grande crescimento das cidades, sendo necessária uma ponderação de maneira crítica e reflexiva, para assim avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelos governantes, com intuito de diminuir o índice desse tipo de violência.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A violência urbana é uma questão social que apresenta a realidade da sociedade neste milênio, sendo um reflexo do crescimento desordenado das cidades brasileiras. ( ) A violência urbana só teve destaque no município de médio porte, pois os demais não há índice de violência urbana. ( ) A partir do empobrecimento da classe média, causada pelos baixos salários e o aumento do desemprego, não vem apresentando índices de aumento ao longo da história do Brasil, nem mesmo aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. ( ) A violência urbana é apresentada como uma questão social, que vem sendo generalizada pela mídia, passando a responsabilidade para a população de baixa renda e excluída. E também não leva em consideração todo o contexto social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F

O Plano Local de Habitação de Interesse Social apresenta um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e outros instrumentos de ação, em que o governo local expressa o entendimento relacionado à orientação e ao planejamento do setor habitacional, especialmente a habitação de interesse social.
Analise as sentenças a seguir: I- A elaboração do PLHIS não poderá ser compreendida como uma ação afastada ou isolada, que se conclui com a elaboração e a apresentação do documento, ou seja, como resultado final, mas como início do planejamento das demandas habitacionais. II- O PNHIS apresenta o programa de regularização fundiária e atua diretamente nas ocupações irregulares, sobre as áreas urbanas e rurais. III- Os recursos do PNHIS são direcionados à regularização fundiária e aplicados nos programas habitacionais. IV- O objetivo principal da PNHIS é garantir a universidade ao acesso à moradia com qualidade e digna para a população. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 30, assentou o crescimento urbano com o industrial, a partir dos regimes arcaicos de produção agrícola, ou seja, o chamado ?pacto estrutural?, com antigos proprietários rurais e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão do crescimento urbano industrial para ficar viável para os produtores e a burguesia.
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação do aparelho estatal, ou seja, regulamentação da relação trabalho e capital.
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista com relação ao processo de acumulação urbana-industrial.
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento urbano e a produção de capital.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

O déficit habitacional no Brasil compõe uma das expressões pautadas na questão social. A questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista.
Referente à questão social, assinale a alternativa CORRETA:
a) A interdisciplinariedade não é essencial para a realização de um trabalho que qualifique a intervenção.
b) Nas manifestações mais decisivas da questão social, que se expressam na vida dos indivíduos, não apresenta um número significativo de exclusão social.
c) O profissional de Serviço Social ao atuar sobre a questão social num sistema capitalista, intervém sobre os preceitos marcados pelo modelo econômico vigente, sendo que o Estado determina o mínimo.
d) Não existe crise habitacional, pois não se apresenta uma ênfase de precariedade no âmbito das moradias.

O Estado é conhecido como uma configuração organizacional cuja definição é de natureza política. É apresentado como uma entidade com poder soberano para poder governar um povo adentro de uma área territorial demarcada. O Estado é composto por três elementos, um deles trata-se de ?[...] um conjunto de instituições e prerrogativas, entre as quais o poder coercitivo, que só o Estado possui, por delegação da própria sociedade [...]? (PEREIRA, 2009, p. 289).
Sobre os demais elementos que compõem o Estado, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A sociedade demarcada geograficamente na qual o domínio estatal é desempenhado.
II- Diretrizes regulatórias que perpetram componentes da nação.
III- Conceitos reais que na prática fazem com que o Estado exerça o seu poder de forma contínua e ideal.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O cotidiano profissional é permeado por grandes desafios, exigindo um trabalho interdisciplinar, ou seja, compartilhar ideias e saberes com outros profissionais envolvidos no trabalho social.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os espaços ocupacionais, diante das demandas emergentes das questões sociais, não pertencem à atuação dos assistentes sociais. ( ) O trabalho social não precisa cumprir suas etapas de intervenção, tais como o antes, o durante e o após a conclusão das obras. ( ) O contexto territorial precisa ser reconhecido pelo assistente social, através da sensibilização do conhecimento, bem como da construção de vínculos com os beneficiários. ( ) A troca de ideias e experiências com outros profissionais não é comum, nem necessária em diferentes campos das políticas públicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

Dentro do estudo sobre o Serviço Social e as Políticas de Habitação, podemos destacar uma política pública habitacional que contempla um projeto de moradia com características locais que foi considerado um avanço na política de habitação. Este programa facilita às famílias de baixa renda ao acesso à moradia.
Referente a este Programa Habitacional, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os programas habitacionais estão direcionados a famílias de baixa renda, sem comprovação de renda.
B O PMCMV foi implementado para subsidiar a política de habitação e garantir o acesso à moradia de todos que dela precisarem.
C O PHIS garante o acesso à moradia de famílias com renda familiar de até onze salários mínimos.
D O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) garante às famílias de baixa renda o acesso à moradia.

Em 1963, com a reforma urbana, foi pensado em uma pauta que sinalizasse a necessidade da construção de moradias populares, o domínio, o controle de preços dos aluguéis e dos subsídios à população de baixa renda, agilidade nos procedimentos de desapropriação por interesse social e acirrado controle da especulação imobiliária.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A base da reforma urbana é materializada pela falta de investimento público nas políticas de habitação popular e saneamento básico. II- Na década de 1980, a classe trabalhadora do país começou a ocupar novamente o cenário na busca pela moradia. III- A reforma urbana tem como objetivo lutar por uma habitação de qualidade e digna para todos os cidadãos, sugerindo uma preservação de todas as reservas ambientais. IV- A urbanização brasileira não vem se caracterizando pela expansão horizontal das fronteiras. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

A palavra "casa" tem seu significado fundamentado no latim, casamentrum, terreno com uma habitação instalada ou também início de um contrato de casal. De acordo com o Direito Romano, o domicílio tem por raiz domicilium e domus, que significa domínio, senhor com posses, domingo dia do Senhor, ou ainda é compreendido como sede do grupo familiar.
No conceito jurídico existe diferença entre domicílio, residência, habitação e moradia. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Domicílio é a sede jurídica da pessoa natural, residência é o lugar onde a pessoa habita, habitação é o direito à fixação em determinado local e moradia é o bem inerente à pessoa e de proteção jurídica.
B Domicílio como o bem inerente à pessoa, residência lugar onde a pessoa habita, habitação como sede jurídica da pessoa e local como direito à fixação em determinado local.
C Domicílio é entendido como lugar onde se habita e habitação como o direito à fixação em determinado local.
D Moradia como o bem inerente à pessoa e residência como sede jurídica da pessoa natural.

(ENADE, 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são marcos fundamentais da Assistência Social, porque a reconhecem como política social que compõe o sistema de seguridade no Brasil. Apesar dos avanços normativos, persistem práticas de cunho clientelista e paternalista que contrariam a perspectiva de direitos dessa política.
Nesse contexto, avalie as afirmacoes a seguir: I- Historicamente, o nepotismo e o patrimonialismo reforçam a perspectiva democrática de garantia de direitos. II- O primeiro damismo relaciona-se com a moralização da questão social, reforçando a responsabilização das mulheres pelas desigualdades sociais e a desprofissionalização na Assistência Social. III- A herança do familismo na política social brasileira não é exclusividade da Assistência Social, pois é encontrada nas demais políticas públicas. IV- A solidariedade, o voluntariado e a responsabilidade social são fundamentais para assegurar a Assistência Social como política de direitos. É correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II e III.

(ENADE, 2018) Marx afirma que a distinção entre o pior arquiteto e a melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. O trabalho é uma atividade racional orientada para um fim, à produção de valores de uso, à assimilação de matérias naturais para a satisfação de necessidades humanas. De acordo com a matriz marxista, sobre a compreensão do processo de trabalho, é correto afirmar que:
A O ser social realiza o trabalho com base na capacidade teleológica, assim como os animais.
B A produção da mais-valia no processo de trabalho significa o tempo socialmente necessário para a produção de uma mercadoria.
C O trabalho, como categoria fundante do ser social, é o complexo que cumpre a função social de realizar o seu intercâmbio com a natureza.
D O trabalho é alienado quando trabalhadores não detêm os meios de produção, mas apenas os produtos da sua força de trabalho.

Prévia do material em texto

O Ministério das Cidades tem como objetivo constatar o potencial de cada Estado e município, com intuito de pôr em prática o
SNHIS. Neste sentido, o ministério fez um levantamento de alguns pontos fracos que ainda estão presentes nas três instâncias de
governo. Referente a estes pontos fracos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apresentam ausência de instâncias regionais para fazer articulação com o Estado e municípios nos agrupamentos urbanos e
regiões metropolitanas.
( ) Apresentam muita cultura técnica e gerencial acompanhadas pelo Estado e município.
( ) Apresentam modelos institucionais inadequados para a metodologia de planejamento e a promoção habitacional. 
( ) Não apresentam critérios para inclusão habitacional, mesmo que esteja associada ao planejamento das ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - F - V - F.
D V - F - F - F.
Ao sugerir uma reflexão sobre a violência urbana, salientamos que isso é reflexo do grande crescimento das cidades, sendo
necessária uma ponderação de maneira crítica e reflexiva, para assim avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelos governantes,
com intuito de diminuir o índice desse tipo de violência. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas: 
( ) A violência urbana é uma questão social que apresenta a realidade da sociedade neste milênio, sendo um reflexo do crescimento
desordenado das cidades brasileiras.
( ) A violência urbana só teve destaque no município de médio porte, pois os demais não há índice de violência urbana.
( ) A partir do empobrecimento da classe média, causada pelos baixos salários e o aumento do desemprego, não vem apresentando
índices de aumento ao longo da história do Brasil, nem mesmo aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
( ) A violência urbana é apresentada como uma questão social, que vem sendo generalizada pela mídia, passando a
responsabilidade para a população de baixa renda e excluída. E também não leva em consideração todo o contexto social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - F - F - V.
C V - V - F - F.
D F - V - V - F
O Plano Local de Habitação de Interesse Social apresenta um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e outros instrumentos de
ação, em que o governo local expressa o entendimento relacionado à orientação e ao planejamento do setor habitacional,
especialmente a habitação de interesse social. Analise as sentenças a seguir:
I- A elaboração do PLHIS não poderá ser compreendida como uma ação afastada ou isolada, que se conclui com a elaboração e a
apresentação do documento, ou seja, como resultado final, mas como início do planejamento das demandas habitacionais.
II- O PNHIS apresenta o programa de regularização fundiária e atua diretamente nas ocupações irregulares, sobre as áreas urbanas e
rurais.
III- Os recursos do PNHIS são direcionados à regularização fundiária e aplicados nos programas habitacionais. 
IV- O objetivo principal da PNHIS é garantir a universidade ao acesso à moradia com qualidade e digna para a população. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
1
2
3
O desenvolvimento industrial no Brasil teve estabilidade a partir da Revolução de 30, assentou o crescimento urbano com o
industrial, a partir dos regimes arcaicos de produção agrícola, ou seja, o chamado “pacto estrutural”, com antigos proprietários rurais
e a burguesia. Contudo, aprovou mudanças sem rupturas e convivência das políticas contraditórias. Nesse contexto, analise as
sentenças a seguir:
I- O Estado passou a desenvolver um modelo descentralizado para resolver a questão do crescimento urbano industrial para ficar
viável para os produtores e a burguesia.
II- Com a nova correlação de forças ocorridas no âmbito social e que foi amadurecendo neste período, foi proposta a reformulação
do aparelho estatal, ou seja, regulamentação da relação trabalho e capital.
III- O Estado passa a desenvolver um modelo centralizador, inventor e protecionista com relação ao processo de acumulação urbana-
industrial.
IV- A metropolização das cidades esteve diretamente ligada com o crescimento urbano e a produção de capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
O déficit habitacional no Brasil compõe uma das expressões pautadas na questão social. A questão social diz respeito ao
conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista. Referente à questão social, assinale a
alternativa CORRETA:
A O profissional de Serviço Social ao atuar sobre a questão social num sistema capitalista, intervém sobre os preceitos marcados pelo
modelo econômico vigente, sendo que o Estado determina o mínimo.
B Não existe crise habitacional, pois não se apresenta uma ênfase de precariedade no âmbito das moradias.
C A interdisciplinariedade não é essencial para a realização de um trabalho que qualifique a intervenção.
D Nas manifestações mais decisivas da questão social, que se expressam na vida dos indivíduos, não apresenta um número
significativo de exclusão social.
O Estado é conhecido como uma configuração organizacional cuja definição é de natureza política. É apresentado como uma
entidade com poder soberano para poder governar um povo adentro de uma área territorial demarcada. O Estado é composto por três
elementos, um deles trata-se de “[...] um conjunto de instituições e prerrogativas, entre as quais o poder coercitivo, que só o Estado
possui, por delegação da própria sociedade [...]” (PEREIRA, 2009, p. 289). Sobre os demais elementos que compõem o Estado,
analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade demarcada geograficamente na qual o domínio estatal é desempenhado.
II- Diretrizes regulatórias que perpetram componentes da nação.
III- Conceitos reais que na prática fazem com que o Estado exerça o seu poder de forma contínua e ideal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Potyara Amazoneida. Estado, sociedade e esfera pública. In: ABEPSS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília:
CFESS/ABEPSS, 2009. p. 285-300.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
4
5
6
O cotidiano profissional é permeado por grandes desafios, exigindo um trabalho interdisciplinar, ou seja, compartilhar ideias e
saberes com outros profissionais envolvidos no trabalho social. O conhecimento específico do Serviço Social, bem como os olhares e
a troca de saberes com outras profissões, outras áreas de conhecimento, vai possibilitar uma maior compreensão no trabalho social na
PHIS, a partir das diferentes áreas de conhecimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os espaços ocupacionais, diante das demandas emergentes das questões sociais, não pertencem à atuação dos assistentes sociais.
( ) O trabalho social não precisa cumprir suas etapas de intervenção, tais como o antes, o durante e o após a conclusão das obras.
( ) O contexto territorial precisa ser reconhecido pelo assistente social, através da sensibilização do conhecimento, bem como da
construção de vínculos com os beneficiários.
( ) A troca de ideias e experiências com outros profissionais não é comum, nem necessária em diferentes campos das políticas
públicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.
Dentro do estudo sobre o Serviço Social e as Políticas de Habitação, podemosdestacar uma política pública habitacional que
contempla um projeto de moradia com características locais que foi considerado um avanço na política de habitação. Este programa
facilita às famílias de baixa renda ao acesso à moradia. Referente a este Programa Habitacional, assinale a alternativa CORRETA:
A Todos os programas habitacionais estão direcionados a famílias de baixa renda, sem comprovação de renda.
B O PMCMV foi implementado para subsidiar a política de habitação e garantir o acesso à moradia de todos que dela precisarem.
C O PHIS garante o acesso à moradia de famílias com renda familiar de até onze salários mínimos.
D O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) garante às famílias de baixa renda o acesso à moradia.
Em 1963, com a reforma urbana, foi pensado em uma pauta que sinalizasse a necessidade da construção de moradias populares,
o domínio, o controle de preços dos aluguéis e dos subsídios à população de baixa renda, agilidade nos procedimentos de
desapropriação por interesse social e acirrado controle da especulação imobiliária. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A base da reforma urbana é materializada pela falta de investimento público nas políticas de habitação popular e saneamento
básico.
II- Na década de 1980, a classe trabalhadora do país começou a ocupar novamente o cenário na busca pela moradia.
III- A reforma urbana tem como objetivo lutar por uma habitação de qualidade e digna para todos os cidadãos, sugerindo uma
preservação de todas as reservas ambientais.
IV- A urbanização brasileira não vem se caracterizando pela expansão horizontal das fronteiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
A palavra "casa" tem seu significado fundamentado no latim, casamentrum, terreno com uma habitação instalada ou também
início de um contrato de casal. De acordo com o Direito Romano, o domicílio tem por raiz domicilium e domus, que significa
domínio, senhor com posses, domingo dia do Senhor, ou ainda é compreendido como sede do grupo familiar. No conceito jurídico
existe diferença entre domicílio, residência, habitação e moradia. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Domicílio é entendido como lugar onde se habita e habitação como o direito à fixação em determinado local.
7
8
9
10
B Domicílio como o bem inerente à pessoa, residência lugar onde a pessoa habita, habitação como sede jurídica da pessoa e local como
direito à fixação em determinado local.
C Domicílio é a sede jurídica da pessoa natural, residência é o lugar onde a pessoa habita, habitação é o direito à fixação em
determinado local e moradia é o bem inerente à pessoa e de proteção jurídica.
D Moradia como o bem inerente à pessoa e residência como sede jurídica da pessoa natural.
(ENADE, 2018) A Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e o Sistema Único de
Assistência Social (SUAS) são marcos fundamentais da Assistência Social, porque a reconhecem como política social que compõe o
sistema de seguridade no Brasil. Apesar dos avanços normativos, persistem práticas de cunho clientelista e paternalista que
contrariam a perspectiva de direitos dessa política. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I- Historicamente, o nepotismo e o patrimonialismo reforçam a perspectiva democrática de garantia de direitos.
II- O primeiro damismo relaciona-se com a moralização da questão social, reforçando a responsabilização das mulheres pelas
desigualdades sociais e a desprofissionalização na Assistência Social.
III- A herança do familismo na política social brasileira não é exclusividade da Assistência Social, pois é encontrada nas demais
políticas públicas.
IV- A solidariedade, o voluntariado e a responsabilidade social são fundamentais para assegurar a Assistência Social como política
de direitos.
É correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II e III.
(ENADE, 2018) Marx afirma que a distinção entre o pior arquiteto e a melhor abelha é que ele figura na mente sua construção
antes de transformá-la em realidade. O trabalho é uma atividade racional orientada para um fim, à produção de valores de uso, à
assimilação de matérias naturais para a satisfação de necessidades humanas. De acordo com a matriz marxista, sobre a compreensão
do processo de trabalho, é correto afirmar que:
FONTE: MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro I. Tradução de Reginaldo Sant'Anna. 24. ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez,
2007.
A O trabalho, como categoria fundante do ser social, é o complexo que cumpre a função social de realizar o seu intercâmbio com a
natureza.
B O trabalho é alienado quando trabalhadores não detêm os meios de produção, mas apenas os produtos da sua força de trabalho.
C A produção da mais-valia no processo de trabalho significa o tempo socialmente necessário para a produção de uma mercadoria.
D O ser social realiza o trabalho com base na capacidade teleológica, assim como os animais.
11
12

Mais conteúdos dessa disciplina