Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Com base nas reportagens e, também, nos conteúdos e teorias vistos em aula, debata com os colegas:
1) Qual o papel da escola como mediadora de diferentes culturas e qual sua importância na construção do respeito e da tolerância à diversidade cultural? 
2) A escola foi analisada pelos estudos socioantropológicos como importante instituição socializadora. Você concorda que ela ainda possui, nos dias de hoje, esta função. Lembre-se de justificar sua resposta com base nas teorias e conceitos vistos em aula e em seus estudos. 
A escola ainda possui um papel importantíssimo no trabalho de construção da consciência cultural do estudante, sabe-se que para muitos discentes será a escola o primeiro local de contato com diferentes etnias e nacionalidades. Sem o devido conhecimento quanto às diversidades culturais o aluno pode agir de forma desrespeitosa, portanto mostrar a riqueza de culturas existentes e a importância de se respeitar todos os indivíduos é indispensável. Para isso o professor possui um papel fundamental, devendo estar capacitado para exercer a função de mediador entre o aluno e o ensino cultural, transmitindo aos alunos as características de outras culturas, o porquê de outras culturas acreditarem no acreditam e principalmente transmitir que não cultura melhor ou pior, todas são vistas como iguais e devem ser respeitadas. 
O processo de socialização deve ocorrer constantemente, uma vez que é necessário para retirar alguns alunos da “bolha” em que estão inseridos, ou seja, alunos que possuem um contato mínimo com outras culturas, ou até mesmo aqueles que acreditam que a própria cultura é a única possível e não sabem lidar com as diferenças. Considerando que a cultura é inerente ao indivíduo e o ser humano está em constante mudança, há a necessidade de manutenção do conhecimento cultural. Sabe se que a cultura em que o aluno está inserido molda como ele enxergará o mundo, deve-se considerar que a escola é capaz de construir em seu espaço um ambiente em não haja superioridade entre as diferentes culturas ali presentes.

Mais conteúdos dessa disciplina