Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O programa de aquisição de alimentos- PAA foi criado em 02 de julho de 2003 e busca promover o acesso à alimentação através da compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.
O que é?
Principais Finalidades
Incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social, com fomento à produção com sustentabilidade, incentivo ao processamento da produção e à geração de renda;
Promover o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável;
Estimular o cooperativismo e o associativismo. 
Compra com doação Simultânea 
Incentivo a Produção e ao Consumo de Leite
Compra direta
Apoio à formação de estoques
Compra Institucional
Modalidades do PAA
Passos de Implementação
Planejamento e pacto local Proposta de Participação
Público Beneficiário
Fornecedores: Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais;
Consumidores: São os indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional e aqueles atendidos pela rede socioassistencial e pelos equipamentos de alimentação e nutrição. 
Quem pode participar como fornecedor?
Para participar do Programa individualmente, os beneficiários fornecedores devem possuir a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), instrumento que qualifica a família como da agricultura familiar;
As organizações de agricultores, para participarem do PAA, devem deter a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) Especial Pessoa Jurídica 
Quem podem ser as entidades receptoras?
Unidade Recebedora: organização formalmente constituída, contemplada na proposta de participação pela Unidade Executora, que recebe os alimentos e os fornece aos beneficiários consumidores (Resolução nº 59 de 10 de julho de 2013, art. 3º, inciso I).
Cadastrada e Participativa no CMAS
Existem grupos prioritários dentro do programa?
SIM! Produtores do próprio município que aderiu ao PAA;
Agricultores pertencentes aos públicos prioritários (mulheres, povos e comunidades tradicionais, assentados, quilombolas e indígenas);
Sistema de Pontuação:
Fonte: Cartilha MDA, 2014
10
Como será a aquisição?
Serão utilizadas as estruturas públicas de recebimento de alimentos (Centrais de Recebimento e Distribuição, pontos volantes de coleta de alimentos ou estruturas congêneres) que serão entregues a um agente público designado pelo executor para tal. 
O ateste será realizado no ato do recebimento de alimentos por meio de “Termo de Recebimento e Aceitabilidade” e será admitido, como comprovação da entrega e da qualidade dos produtos.
 A distribuição será realizada pela própria Unidade Executora do Programa, junto a entidades da rede socioassistencial
E os pagamentos aos fornecedores?
Será realizado diretamente pela União, por intermédio de instituição financeira oficial. O pagamento ao agricultor será feito a partir de informações inseridas no SISPAA, com autorização da SESAN/MDS. Cada agricultor familiar que fornece alimentos terá um cartão magnético e receberá o pagamento por meio dele.
Quais alimentos podem ser vendidos?
Produtos alimentícios próprios para o consumo humano, incluindo alimentos perecíveis e característicos dos hábitos alimentares locais. 
Podem estar “in natura” ou processados. 
Os alimentos devem ser de produção própria dos agricultores familiares e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes.
DEMANDAS DE PRODUTOS
Referências: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Manual Prático do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Brasília, DF-2014.Disponivel em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://fpabramo.org.br/acervosocial/estante/paa-manual-operativo-modalidade-compra-com-doacao-simultanea-operacao-por-meio-de-termo-de. Acesso em 15 de Abril de 2021. 
Autora: Dominique Santana Cerqueira- Secretária de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Santanópolis

Mais conteúdos dessa disciplina