Logo Passei Direto
Buscar

PROVA FINALIZADA PRE V1

User badge image
Cristiano

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A ciência tem início quando se compreende que o universo é um todo natural, com comportamentos imutáveis e próprios - comportamentos que podem ser determinados pela razão humana, mas que estão além do controle da ação humana.
Sobre a chamada época pré-científica ou mitológica na história do pensamento filosófico, conclui-se que:
I. Quanto ao distanciamento do ser com relação ao objeto externo, no desenvolvimento da raça humana, a descoberta de que existem coisas exteriores ao ser deve localizar-se em tempos remotos. Mas uma coisa é fazer esta descoberta, e outra coisa bastante diferente é chegar à ideia de que esses objetos externos possuem uma natureza própria, estranha à natureza do homem, e que não exibem nem simpatia nem hostilidade pelas paixões e desejos do ser humano.
II. O homem, antes do advento da Filosofia, sempre criou mitos para explicar o mundo e esta é uma forma de dominar a natureza, na medida em que implica o uso da razão, apesar de não se poder comprovar.
III. O mito é algo que não envolve a razão, apenas a crença, por isso trata-se de um pensamento incompleto, típico de sociedades inferiores no que tange ao desenvolvimento evolutivo.
a. Somente I e II estão corretas;
b. Somente I está correta;
c. I, II e III estão corretas;
d. N.D.A
e. Somente II está correta;

Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que
Escolha uma opção:
a. harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.
b. constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c. perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
d. contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
e. fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.

Sobre a relação entre mito e filosofia, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. O mito é totalmente irracional, ao passo que a Filosofia é um saber racional e, portanto, livre de contradições. Nessa perspectiva, a Filosofia trabalha com conceitos demonstráveis de modo racional.
b. A Filosofia é uma explicação que se compromete com a razão, ainda que recorra à alegoria, em alguns casos, para tornar claros seus conceitos; ao passo que o mito, ainda que minimamente racional, não se ocupa em demonstrar as suas teses.
c. Embora mito e Filosofia sejam formas diferentes de tecer um discurso sobre problemas relativos à existência humana, essas formas de saber são, no essencial, próximas e indissociáveis.
d. N.D.A
e. A Filosofia caminha por meio de suas concepções em um contínuo movimento em busca do conhecimento de si mesma, ao passo que o mito não apresenta sinais de mudança. Os mitos gregos permanecem os mesmos.

De modo geral, desde meados do século XX, surgem várias teorias sobre o progresso científico; por exemplo, a teoria das "rupturas epistemológicas" de G. Bachelard, a teoria das "revoluções científicas" de Thomas Kuhn e a teoria da "falsificação" de Popper. A despeito de suas diferenças, todas essas teorias terminam por mostrar:
Escolha uma opção:
a. que as conquistas e as concepções de ciência são diferentes entre si e descontínuas.
b. que as teorias científicas seguem uma evolução relativamente linear.
c. que a ciência, resistindo ao obscurantismo religioso, conduz inexoravelmente à secularização.
d. que a ciência progride por saltos, mas sua concepção universal não se altera.
e. que, apesar das grandes descobertas científicas, as leis da natureza são eternas.

O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O homem tem necessidade de conhecer e de explorar o meio em que vive. O senso comum, o bom senso, a arte, a religião, a filosofia e a ciência são formas de saber que auxiliam o homem a entender o mundo e a orientar suas ações.
Assinale o que for Incorreto.
a. O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para o agir, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
b. A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
c. O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitação cega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
d. O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.
e. Religião e filosofia são duas formas antagônicas de interpretação da realidade; a filosofia, unicamente com o raciocínio lógico-formal, busca entender apenas o mundo natural e o humano; a religião ocupa-se apenas da razão.

São características do senso comum, exceto:
Escolha uma opção:
a. O senso comum é preconceituoso: Sempre se parte de um conceito pré-estabelecido para compreender a situação. Estes conceitos normalmente são frutos de pesquisas científicas ulteriores.
b. O senso comum é fragmentário, pois não percebe os fatos relacionados entre si, embora diferentes na aparência. Assim, as ideias desenvolvem-se independentemente umas das outras, opiniões contrárias são submetidas ao mesmo tempo; algo dito agora pode ser negado por outra coisa dita logo depois;
c. O senso comum é conservador. O novo, as mudanças e o desconhecido são evitados, pois exigiriam maior empenho do pensamento e uma mudança de hábitos;
d. O senso comum é natural, pois é transmitido de “pai para filho” quase da mesma forma como se transmitem as características genéticas - sem qualquer esforço consciente, sem intenção nem intervenção da vontade;
e. O senso comum é subjetivo, pois só exprime sentimentos e opiniões individuais de um determinado grupo, variando de indivíduo para indivíduo, conforme as condições em que se vive;

A sistematização das ideias afim de se obter uma verdade sobre determinado assunto é de suma importância para os profissionais da saúde e tem em Descartes a origem "acadêmica". Estão corretos os tópicos do método cartesiano, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. A Quarta regra consiste em ignorar o que não se tem certeza e seguir somente o caminho reto que leva à ideia clara e distinta.
b. A terceira regra é conduzir com ordem os pensamentos, começando como os mais simples e indo para os mais complicados, dos mais fáceis de conhecer para os compostos.
c. N.D.A
d. A segunda regra diz para dividir as dificuldades em quantas partes fosse possível e necessário para resolvê-las.
e. Jamais acolher algo como verdadeiro, a não ser que seja absolutamente evidente, e não acolher no juízo o que não seja claro e indubitável. É a regra da evidência.

A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida.
O trecho acima resume qual concepção de ciência?
a. Racionalista.
b. Empirista.
c. Construtivista.
d. Quântica.
e. Newtoniana.

Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outras pessoas na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a. A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
b. N.D.A
c. Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
d. As expressões usadas são provenientes do Senso Comum.
e. Na ciência a linguagem utilizada tem caráter universal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A ciência tem início quando se compreende que o universo é um todo natural, com comportamentos imutáveis e próprios - comportamentos que podem ser determinados pela razão humana, mas que estão além do controle da ação humana.
Sobre a chamada época pré-científica ou mitológica na história do pensamento filosófico, conclui-se que:
I. Quanto ao distanciamento do ser com relação ao objeto externo, no desenvolvimento da raça humana, a descoberta de que existem coisas exteriores ao ser deve localizar-se em tempos remotos. Mas uma coisa é fazer esta descoberta, e outra coisa bastante diferente é chegar à ideia de que esses objetos externos possuem uma natureza própria, estranha à natureza do homem, e que não exibem nem simpatia nem hostilidade pelas paixões e desejos do ser humano.
II. O homem, antes do advento da Filosofia, sempre criou mitos para explicar o mundo e esta é uma forma de dominar a natureza, na medida em que implica o uso da razão, apesar de não se poder comprovar.
III. O mito é algo que não envolve a razão, apenas a crença, por isso trata-se de um pensamento incompleto, típico de sociedades inferiores no que tange ao desenvolvimento evolutivo.
a. Somente I e II estão corretas;
b. Somente I está correta;
c. I, II e III estão corretas;
d. N.D.A
e. Somente II está correta;

Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que
Escolha uma opção:
a. harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.
b. constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c. perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
d. contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
e. fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.

Sobre a relação entre mito e filosofia, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. O mito é totalmente irracional, ao passo que a Filosofia é um saber racional e, portanto, livre de contradições. Nessa perspectiva, a Filosofia trabalha com conceitos demonstráveis de modo racional.
b. A Filosofia é uma explicação que se compromete com a razão, ainda que recorra à alegoria, em alguns casos, para tornar claros seus conceitos; ao passo que o mito, ainda que minimamente racional, não se ocupa em demonstrar as suas teses.
c. Embora mito e Filosofia sejam formas diferentes de tecer um discurso sobre problemas relativos à existência humana, essas formas de saber são, no essencial, próximas e indissociáveis.
d. N.D.A
e. A Filosofia caminha por meio de suas concepções em um contínuo movimento em busca do conhecimento de si mesma, ao passo que o mito não apresenta sinais de mudança. Os mitos gregos permanecem os mesmos.

De modo geral, desde meados do século XX, surgem várias teorias sobre o progresso científico; por exemplo, a teoria das "rupturas epistemológicas" de G. Bachelard, a teoria das "revoluções científicas" de Thomas Kuhn e a teoria da "falsificação" de Popper. A despeito de suas diferenças, todas essas teorias terminam por mostrar:
Escolha uma opção:
a. que as conquistas e as concepções de ciência são diferentes entre si e descontínuas.
b. que as teorias científicas seguem uma evolução relativamente linear.
c. que a ciência, resistindo ao obscurantismo religioso, conduz inexoravelmente à secularização.
d. que a ciência progride por saltos, mas sua concepção universal não se altera.
e. que, apesar das grandes descobertas científicas, as leis da natureza são eternas.

O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O homem tem necessidade de conhecer e de explorar o meio em que vive. O senso comum, o bom senso, a arte, a religião, a filosofia e a ciência são formas de saber que auxiliam o homem a entender o mundo e a orientar suas ações.
Assinale o que for Incorreto.
a. O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para o agir, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
b. A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
c. O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitação cega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
d. O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.
e. Religião e filosofia são duas formas antagônicas de interpretação da realidade; a filosofia, unicamente com o raciocínio lógico-formal, busca entender apenas o mundo natural e o humano; a religião ocupa-se apenas da razão.

São características do senso comum, exceto:
Escolha uma opção:
a. O senso comum é preconceituoso: Sempre se parte de um conceito pré-estabelecido para compreender a situação. Estes conceitos normalmente são frutos de pesquisas científicas ulteriores.
b. O senso comum é fragmentário, pois não percebe os fatos relacionados entre si, embora diferentes na aparência. Assim, as ideias desenvolvem-se independentemente umas das outras, opiniões contrárias são submetidas ao mesmo tempo; algo dito agora pode ser negado por outra coisa dita logo depois;
c. O senso comum é conservador. O novo, as mudanças e o desconhecido são evitados, pois exigiriam maior empenho do pensamento e uma mudança de hábitos;
d. O senso comum é natural, pois é transmitido de “pai para filho” quase da mesma forma como se transmitem as características genéticas - sem qualquer esforço consciente, sem intenção nem intervenção da vontade;
e. O senso comum é subjetivo, pois só exprime sentimentos e opiniões individuais de um determinado grupo, variando de indivíduo para indivíduo, conforme as condições em que se vive;

A sistematização das ideias afim de se obter uma verdade sobre determinado assunto é de suma importância para os profissionais da saúde e tem em Descartes a origem "acadêmica". Estão corretos os tópicos do método cartesiano, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. A Quarta regra consiste em ignorar o que não se tem certeza e seguir somente o caminho reto que leva à ideia clara e distinta.
b. A terceira regra é conduzir com ordem os pensamentos, começando como os mais simples e indo para os mais complicados, dos mais fáceis de conhecer para os compostos.
c. N.D.A
d. A segunda regra diz para dividir as dificuldades em quantas partes fosse possível e necessário para resolvê-las.
e. Jamais acolher algo como verdadeiro, a não ser que seja absolutamente evidente, e não acolher no juízo o que não seja claro e indubitável. É a regra da evidência.

A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida.
O trecho acima resume qual concepção de ciência?
a. Racionalista.
b. Empirista.
c. Construtivista.
d. Quântica.
e. Newtoniana.

Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outras pessoas na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a. A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
b. N.D.A
c. Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
d. As expressões usadas são provenientes do Senso Comum.
e. Na ciência a linguagem utilizada tem caráter universal.

Prévia do material em texto

A ciência tem início quando se compreende que o universo é um todo natural, com comportamentos imutáveis e próprios - comportamentos que podem ser determinados pela razão humana, mas que estão além do controle da ação humana". 
(CORNFORD, 2001, p. 9) . Com base nos estudos sobre o mito e o nascimento da Filosofia, analise as frases abaixo:
 I. Quanto ao distanciamento do ser com relação ao objeto externo, no desenvolvimento da raça humana, a descoberta de que existem coisas exteriores ao ser deve localizar-se em tempos remotos. Mas uma coisa é fazer esta descoberta, e outra coisa bastante diferente é chegar à ideia de que esses objetos externos possuem uma natureza própria, estranha à natureza do homem, e que não exibem nem simpatia nem hostilidade pelas paixões e desejos do ser humano. 

II. O homem, antes do advento da Filosofia, sempre criou mitos para explicar o mundo e esta é uma forma de dominar a natureza, na medida em que implica o uso da razão, apesar de não se poder comprovar.
III. O mito é algo que não envolve a razão, apenas a crença, por isso trata-se de um pensamento incompleto, típico de sociedades inferiores no que tange ao desenvolvimento evolutivo. 
Sobre a chamada época pré-científica ou mitológica na história do pensamento filosófico, conclui-se que: 

 
Escolha uma opção:
a.
Somente I e II estão corretas; 
b.
Somente I está correta; 
c.
I, II e III estão corretas; 
d.
N.D.A
e.
Somente II está correta; 

Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Somente I e II estão corretas; .
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Das três seguintes formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode -se dizer que
 
Escolha uma opção:
a.
harmonizam-se com as concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho inteligente sobre a criação do universo.
b.
constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo.
c.
perdem cada vez mais credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia.
d.
contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
e.
fortalecem a posição científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentação empírica.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro do universo..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a relação entre mito e filosofia, assinale a alternativa INCORRETA:
 
Escolha uma opção:
a.
 O mito é totalmente irracional, ao passo que a Filosofia é um saber racional e, portanto, livre de contradições. Nessa perspectiva, a Filosofia trabalha com conceitos demonstráveis de modo racional. 
b.
A Filosofia é uma explicação que se compromete com a razão, ainda que recorra à alegoria, em alguns casos, para tornar claros seus conceitos; ao passo que o mito, ainda que minimamente racional, não se ocupa em demonstrar as suas teses.
c.
Embora mito e Filosofia sejam formas diferentes de tecer um discurso sobre problemas relativos à existência humana, essas formas de saber são, no essencial, próximas e indissociáveis. 
d.
N.D.A
e.
A Filosofia caminha por meio de suas concepções em um contínuo movimento em busca do conhecimento de si mesma, ao passo que o mito não apresenta sinais de mudança. Os mitos gregos permanecem os mesmos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:  O mito é totalmente irracional, ao passo que a Filosofia é um saber racional e, portanto, livre de contradições. Nessa perspectiva, a Filosofia trabalha com conceitos demonstráveis de modo racional. .
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De modo geral, desde meados do século XX, surgem várias teorias sobre o progresso científico; por exemplo, a teoria das "rupturas epistemológicas" de G. Bachelard, a teoria das "revoluções científicas" de Thomas Kuhn e a teoria da "falsificação" de Popper. A despeito de suas diferenças, todas essas teorias terminam por mostrar:
Escolha uma opção:
a.
que as conquistas e as concepções de ciência são diferentes entre si e descontínuas.
b.
que as teorias científicas seguem uma evolução relativamente linear.
c.
que a ciência, resistindo ao obscurantismo religioso, conduz inexoravelmente à secularização.
d.
que a ciência progride por saltos, mas sua concepção universal não se altera.
e.
que, apesar das grandes descobertas científicas, as leis da natureza são eternas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: que as conquistas e as concepções de ciência são diferentes entre si e descontínuas..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
 
CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
PORQUE
II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O homem tem necessidade de conhecer e de explorar o meio em que vive. O senso comum, o bom senso, a arte, a religião, a filosofia e a ciência são formas de saber que auxiliam o homem a entender o mundo e a orientar suas ações. Assinale o que for Incorreto.
 
Escolha uma opção:
a.
O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para o agir, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
b.
A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
c.
O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitaçãocega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
d.
O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.
e.
Religião e filosofia são duas formas antagônicas de interpretação da realidade; a filosofia, unicamente com o raciocínio lógico-formal, busca entender apenas o mundo natural e o humano; a religião ocupa-se apenas da razão.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Religião e filosofia são duas formas antagônicas de interpretação da realidade; a filosofia, unicamente com o raciocínio lógico-formal, busca entender apenas o mundo natural e o humano; a religião ocupa-se apenas da razão..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São características do senso comum, exceto:
Escolha uma opção:
a.
O senso comum é preconceituoso: Sempre se parte de um conceito pré-estabelecido para compreender a situação. Estes conceitos normalmente são frutos de pesquisas científicas ulteriores.
b.
O senso comum é fragmentário, pois não percebe os fatos relacionados entre si, embora diferentes na aparência. Assim, as idéias desenvolvem-se independentemente umas das outras, opiniões contrárias são submetidas ao mesmo tempo; algo dito agora pode ser negado por outra coisa dita logo depois;
c.
O senso comum é conservador. O novo, as mudanças e o desconhecido são evitados, pois exigiriam maior empenho do pensamento e uma mudança de hábitos;
d.
O senso comum é natural, pois é transmitido de “pai para filho” quase da mesma forma como se transmitem as características genéticas - sem qualquer esforço consciente, sem intenção nem intervenção da vontade;
e.
O senso comum é subjetivo, pois só exprime sentimentos e opiniões individuais de um determinado grupo, variando de indivíduo para indivíduo, conforme as condições em que se vive;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O senso comum é preconceituoso: Sempre se parte de um conceito pré-estabelecido para compreender a situação. Estes conceitos normalmente são frutos de pesquisas científicas ulteriores..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A sistematização das ideias afim de se obter uma verdade sobre determinado assunto é de suma importância para os profissionais da saúde e tem em Descartes a origem "acadêmica". Estão corretos os tópicos do método cartesiano, EXCETO:
 
Escolha uma opção:
a.
A Quarta regra consiste em ignorar o que não se tem certeza e seguir somente o caminho reto que leva à ideia clara e distinta.
b.
A terceira regra é conduzir com ordem os pensamentos, começando como os mais simples e indo para os mais complicados, dos mais fáceis de conhecer para os compostos.
c.
N.D.A
d.
A segunda regra diz para dividir as dificuldades em quantas partes fosse possível e necessário para resolvê-las.
e.
Jamais acolher algo como verdadeiro, a não ser que seja absolutamente evidente, e não acolher no juízo o que não seja claro e indubitável. É a regra da evidência.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Quarta regra consiste em ignorar o que não se tem certeza e seguir somente o caminho reto que leva à ideia clara e distinta..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. (Chauí, M. Convite à Filosofia, p. 221)
O trecho acima resume qual concepção de ciência?
Escolha uma opção:
a.
Racionalista.
b.
Empirista.
c.
Construtivista.
d.
Quântica.
e.
Newtoniana.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Racionalista..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“ Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outras pessoas na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.”
(S. Wolfang. A filosofia Contemporânea. São Paulo: EPU/Edusp,1977. p. 283)
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
Escolha uma opção:
a.
A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
b.
N.D.A
c.
Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
d.
As expressões usadas são provenientes do Senso Comum.
e.
Na ciência a linguagem utilizada tem caráter universal.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Na ciência a linguagem utilizada tem caráter universal..

Mais conteúdos dessa disciplina