Logo Passei Direto
Buscar

N2 - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE

User badge image
Alan Pimenta

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As principais características das Redes de Atenção à Saúde, segundo os documentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2014, p. 9) são: “a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação; a centralidade nas necessidades de saúde da população; a responsabilização por atenção contínua e integral; o cuidado multiprofissional; o compartilhamento de objetivos e o compromisso com resultados sanitários e econômicos.”
Selecione a alternativa com a sentença abaixo que define o que são Redes de Atenção à Saúde.
Referem-se a como se organizam as ações e serviços de saúde para operar de forma integrada.
São os serviços de atendimento de alta complexidade, localizados em pontos estratégicos dos municípios.
Trata-se da centralização dos atendimentos em unidades básicas de saúde, presentes em cada território.
São estratégias definidas em nível nacional, implementadas da mesma forma em todos os municípios, de forma a garantir o princípio da igualdade.
São as modalidades de comunicação virtual entre as unidades de saúde, que podem se dar por telefone ou internet.

Segundo Silva et al. (2015, p. 22), “A colaboração, o trabalhar juntos executando ações cuja lógica envolva a busca de respostas às necessidades dos usuários, remete à esfera das interações sociais e comunicação entre profissionais e com os usuários. Isto assinala para a prática comunicativa e, portanto, intersubjetiva argumentativa pautada no compartilhamento de horizontes normativos, mesmo nas assimetrias fomentadas pelas contradições sociais.”
Leia as afirmacoes abaixo e a relação proposta entre elas.
I. As práticas colaborativas podem ser consideradas processos dinâmicos, que envolvem não somente o reconhecimento da importância de cada participante da equipe de saúde, como também da leitura correta das necessidades de saúde da população envolvida.
II. Nas práticas colaborativas, os usuários de um serviço, os membros da comunidade ou os beneficiários diretos da ação interprofissional, fornecem as informações que serão necessárias à compreensão de suas condições de saúde de forma passiva, pois a tomada de decisão deve ser feita exclusivamente pelos profissionais de saúde, uma vez que estes possuem a formação técnica necessária.
Ambas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
As afirmativas I e II são falsas.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Ao abordarmos os conceitos trabalhados sobre ferramentas de comunicação em saúde e educação em saúde, podemos dizer que existem diversas estratégias de comunicação com a comunidade, que poderão ser utilizadas no projeto de intervenção, de acordo com a necessidade e demanda da população.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Arteterapia: pode ser usada para trabalhar processos terapêuticos a favor da saúde da população, com temáticas previamente estabelecidas, atendendo a públicos variados, como gestantes, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
II. Sala de espera: podem ser utilizados meios cuja informação é passada ao usuário em forma de vídeos e áudios, transmitidos em uma plataforma/televisão disponível na sala de espera, bem como banners e folders informativos situados no mural/parede ou recepção do local.
III. Materiais audiovisuais: os profissionais da saúde preparam uma fala sobre determinado assunto para que seja conversado, de forma informal, com os usuários do serviço enquanto aguardam para atendimento na unidade de saúde. Esta atividade não tem duração longa, porém é muito útil para passar informações importantes.
IV. Atividades em grupos: podem ser realizados com populações específicas. Aqui pode-se trabalhar assuntos específicos e do interesse do grupo, para buscar melhorias na qualidade de vida, por meio de compartilhamento de conhecimento e experiências individuais e coletivas.
Está correto o que se afirma em: II e III.
I e II.
I e III.
III e IV.
I e IV.

A promoção da saúde foi amplamente discutida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, impulsionada pelo momento de redemocratização do Brasil, lutando pela visão de universalização do sistema de saúde, além da implantação de políticas públicas em defesa da vida. Considerando que as ações de promoção da saúde podem ser desenvolvidas de forma integrada na rede de saúde, com o objetivo de concretização das políticas de saúde e a busca pela sincronia com a comunidade alvo de atuação, avalie as afirmativas abaixo.
Está correto o que se afirma em:
I. As ações de promoção da saúde atuam sobre os fatores impactantes, condicionantes e determinantes sociais de saúde, potencializando ações de saúde para os grupos sociais no território.
II. A articulação dos diferentes setores da sociedade promove a sustentabilidade e manutenção das ações e projetos de saúde.
III. As ações de saúde buscam o aprimoramento das condições de saúde dos territórios e seus grupos sociais.
IV. As ações de promoção da saúde atuam de forma individualizada, buscando a proteção de cada um.
II e IV.
I, apenas.
II e III.
I, II e III.
I e II.

Em um hospital psiquiátrico em Tamilnadu, Índia, uma equipe de saúde mental trabalha da seguinte forma: as visitas clínicas são feitas em conjunto, permitindo que os profissionais de diferentes áreas envolvidos participem no processo de tomada de decisões. Os indivíduos dessa equipe afirmam que seu sucesso se deve à compreensão das responsabilidades, à confiança mútua, à clareza nas comunicações e à inclusão da família na assistência aos pacientes.
O caso acima exemplifica o trabalho:
em equipe multiprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional;
em equipe interprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo;
em equipe multiprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo;
em equipe interprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional.
em um grupo espontâneo, constituído pessoas unidas por laços de afeto;

Segundo informações do Ministério da Saúde (BRASIL, 2020, online), até 03 de fevereiro de 2020, o Brasil teve quinze casos com suspeita de n-Cov 2019 (novo agente do coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019), responsável por causar infecções respiratórias, além de apresentar impacto significativo em termos de saúde pública em todo o planeta. Nenhum dos casos suspeitos no Brasil, foi confirmado até o momento.
Leia as afirmações abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Quando consideramos as condições econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais de uma localidade para a realização de intervenções em saúde, estamos estigmatizando uma população.
II. As intervenções em saúde precisam ser realizadas utilizando o princípio da igualdade, a partir do qual todas as pessoas de diferentes localidades precisam receber o mesmo tratamento.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
As afirmativas I e II são falsas.
Ambas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
A afirmativa I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS é universal (disponível a todas as pessoas, não importando sua condição); integral, considerando que a saúde depende de ações que são direcionadas aos diferentes setores da vida; precisa garantir a equidade, ou seja, considerar as diferentes realidades e necessidades da população; e precisa ser financiado de forma tripartite, ou seja, está sob a responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal.
Quanto à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), leia as afirmações abaixo.
I. A organização dos serviços do SUS se dá de forma crescente, quando considerado o nível de complexidade (atenção primária, secundária e terciária).
II. As ações do SUS devem ser planejadas de forma a contemplar as necessidades de saúde da população de um território e pela articulação dos serviços de saúde.
III. O controle e a fiscalização das decisões e atividades de saúde locais são realizados de forma centralizada, pelo Ministério da Saúde, não havendo autonomia dos municípios.
IV. O monitoramento da execução da política de saúde se dá pelos funcionários do Ministério da Saúde, a partir dos relatórios encaminhados pelo corpo técnico.
I e II.
II e IV.
III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.

Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população. Essas estratificações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, culturais e ambientais nas quais o sujeito vive e se relaciona.
Quanto aos níveis identificados nos determinantes sociais de saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. Próximos do perfil do sujeito e outros relacionados ao contexto em que vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e fatores hereditários.
II. O estilo de vida deste sujeito, como influenciador das suas condições de saúde, influenciada pelas redes sociais e comunitárias, destacando a forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais.
III. As condições de vida e de trabalho não configuram indicadores que influenciarão nos determinantes sociais de saúde dos indivíduos.
IV. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de saúde, corresponde ao que observamos fora dos determinantes de saúde.
I, III e IV.
IV, apenas.
I, apenas.
I e II.
II e III.

O diagnóstico situacional corresponde a uma ferramenta baseada na compreensão de conhecimentos sobre os determinantes sociais de saúde de uma população específica. Por meio dele, podemos entender como ocorre a organização dos serviços de saúde disponibilizados para a comunidade. Ele é utilizado no levantamento de problemas e, consequentemente, fundamentando o planejamento estratégico situacional.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. O diagnóstico situacional auxilia no reconhecimento de necessidades da população, como questões relacionadas à saúde, educação, segurança, transporte, saneamento e habitação.
II. O diagnóstico situacional não permite conhecer a organização dos serviços de saúde ofertados à comunidade.
III. O diagnóstico situacional fundamenta o planejamento estratégico situacional, que permite desenvolver ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos problemas encontrados.
IV. O diagnóstico situacional é uma ferramenta exclusiva para levantamento de dados demográficos.
I, apenas.
II e IV.
I e II.
II, III e IV.
I e III.

Segundo Ávila (2016, p. 38), “o indivíduo não existe por si mesmo ou em si mesmo. O indivíduo existe por sua necessária e obrigatória participação nos grupos. É com os recursos e os atributos da grupalidade que cada indivíduo vem a se constituir enquanto indivíduo. É no e para o grupo que o indivíduo se torna o que é.” ÁVILA, L. A. Grupos: uma perspectiva psicanalítica. São Paulo: Ed. Zagodoni, 2016.
Escolha abaixo, a afirmação correta ao que caracteriza um grupo.
A convivência de pessoas em um dado espaço, por um determinado tempo, mesmo que estas tenham objetivos distintos já caracteriza um grupo.
Pessoas agrupadas no mesmo local e com o mesmo objetivo, mesmo que não interajam e não se percebam, constituem-se como um grupo.
O grupo configura-se por pessoas que compartilham um espaço (mesmo que virtual), por algum tempo e sabem da importância mútua para o cumprimento dos objetivos.
O compartilhamento de um espaço e a existência de objetivos comuns pelas pessoas são suficientes para a caracterização de um grupo.
Os grupos são caracterizados pela presença física das pessoas, os encontros face-a-face. Os encontros virtuais são denominados como “comunidades” ou “fóruns.”

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

As principais características das Redes de Atenção à Saúde, segundo os documentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2014, p. 9) são: “a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação; a centralidade nas necessidades de saúde da população; a responsabilização por atenção contínua e integral; o cuidado multiprofissional; o compartilhamento de objetivos e o compromisso com resultados sanitários e econômicos.”
Selecione a alternativa com a sentença abaixo que define o que são Redes de Atenção à Saúde.
Referem-se a como se organizam as ações e serviços de saúde para operar de forma integrada.
São os serviços de atendimento de alta complexidade, localizados em pontos estratégicos dos municípios.
Trata-se da centralização dos atendimentos em unidades básicas de saúde, presentes em cada território.
São estratégias definidas em nível nacional, implementadas da mesma forma em todos os municípios, de forma a garantir o princípio da igualdade.
São as modalidades de comunicação virtual entre as unidades de saúde, que podem se dar por telefone ou internet.

Segundo Silva et al. (2015, p. 22), “A colaboração, o trabalhar juntos executando ações cuja lógica envolva a busca de respostas às necessidades dos usuários, remete à esfera das interações sociais e comunicação entre profissionais e com os usuários. Isto assinala para a prática comunicativa e, portanto, intersubjetiva argumentativa pautada no compartilhamento de horizontes normativos, mesmo nas assimetrias fomentadas pelas contradições sociais.”
Leia as afirmacoes abaixo e a relação proposta entre elas.
I. As práticas colaborativas podem ser consideradas processos dinâmicos, que envolvem não somente o reconhecimento da importância de cada participante da equipe de saúde, como também da leitura correta das necessidades de saúde da população envolvida.
II. Nas práticas colaborativas, os usuários de um serviço, os membros da comunidade ou os beneficiários diretos da ação interprofissional, fornecem as informações que serão necessárias à compreensão de suas condições de saúde de forma passiva, pois a tomada de decisão deve ser feita exclusivamente pelos profissionais de saúde, uma vez que estes possuem a formação técnica necessária.
Ambas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
As afirmativas I e II são falsas.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Ao abordarmos os conceitos trabalhados sobre ferramentas de comunicação em saúde e educação em saúde, podemos dizer que existem diversas estratégias de comunicação com a comunidade, que poderão ser utilizadas no projeto de intervenção, de acordo com a necessidade e demanda da população.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Arteterapia: pode ser usada para trabalhar processos terapêuticos a favor da saúde da população, com temáticas previamente estabelecidas, atendendo a públicos variados, como gestantes, crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
II. Sala de espera: podem ser utilizados meios cuja informação é passada ao usuário em forma de vídeos e áudios, transmitidos em uma plataforma/televisão disponível na sala de espera, bem como banners e folders informativos situados no mural/parede ou recepção do local.
III. Materiais audiovisuais: os profissionais da saúde preparam uma fala sobre determinado assunto para que seja conversado, de forma informal, com os usuários do serviço enquanto aguardam para atendimento na unidade de saúde. Esta atividade não tem duração longa, porém é muito útil para passar informações importantes.
IV. Atividades em grupos: podem ser realizados com populações específicas. Aqui pode-se trabalhar assuntos específicos e do interesse do grupo, para buscar melhorias na qualidade de vida, por meio de compartilhamento de conhecimento e experiências individuais e coletivas.
Está correto o que se afirma em: II e III.
I e II.
I e III.
III e IV.
I e IV.

A promoção da saúde foi amplamente discutida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, impulsionada pelo momento de redemocratização do Brasil, lutando pela visão de universalização do sistema de saúde, além da implantação de políticas públicas em defesa da vida. Considerando que as ações de promoção da saúde podem ser desenvolvidas de forma integrada na rede de saúde, com o objetivo de concretização das políticas de saúde e a busca pela sincronia com a comunidade alvo de atuação, avalie as afirmativas abaixo.
Está correto o que se afirma em:
I. As ações de promoção da saúde atuam sobre os fatores impactantes, condicionantes e determinantes sociais de saúde, potencializando ações de saúde para os grupos sociais no território.
II. A articulação dos diferentes setores da sociedade promove a sustentabilidade e manutenção das ações e projetos de saúde.
III. As ações de saúde buscam o aprimoramento das condições de saúde dos territórios e seus grupos sociais.
IV. As ações de promoção da saúde atuam de forma individualizada, buscando a proteção de cada um.
II e IV.
I, apenas.
II e III.
I, II e III.
I e II.

Em um hospital psiquiátrico em Tamilnadu, Índia, uma equipe de saúde mental trabalha da seguinte forma: as visitas clínicas são feitas em conjunto, permitindo que os profissionais de diferentes áreas envolvidos participem no processo de tomada de decisões. Os indivíduos dessa equipe afirmam que seu sucesso se deve à compreensão das responsabilidades, à confiança mútua, à clareza nas comunicações e à inclusão da família na assistência aos pacientes.
O caso acima exemplifica o trabalho:
em equipe multiprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional;
em equipe interprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo;
em equipe multiprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo;
em equipe interprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional.
em um grupo espontâneo, constituído pessoas unidas por laços de afeto;

Segundo informações do Ministério da Saúde (BRASIL, 2020, online), até 03 de fevereiro de 2020, o Brasil teve quinze casos com suspeita de n-Cov 2019 (novo agente do coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019), responsável por causar infecções respiratórias, além de apresentar impacto significativo em termos de saúde pública em todo o planeta. Nenhum dos casos suspeitos no Brasil, foi confirmado até o momento.
Leia as afirmações abaixo e a relação proposta entre elas.
I. Quando consideramos as condições econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais de uma localidade para a realização de intervenções em saúde, estamos estigmatizando uma população.
II. As intervenções em saúde precisam ser realizadas utilizando o princípio da igualdade, a partir do qual todas as pessoas de diferentes localidades precisam receber o mesmo tratamento.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
As afirmativas I e II são falsas.
Ambas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.
A afirmativa I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS é universal (disponível a todas as pessoas, não importando sua condição); integral, considerando que a saúde depende de ações que são direcionadas aos diferentes setores da vida; precisa garantir a equidade, ou seja, considerar as diferentes realidades e necessidades da população; e precisa ser financiado de forma tripartite, ou seja, está sob a responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal.
Quanto à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), leia as afirmações abaixo.
I. A organização dos serviços do SUS se dá de forma crescente, quando considerado o nível de complexidade (atenção primária, secundária e terciária).
II. As ações do SUS devem ser planejadas de forma a contemplar as necessidades de saúde da população de um território e pela articulação dos serviços de saúde.
III. O controle e a fiscalização das decisões e atividades de saúde locais são realizados de forma centralizada, pelo Ministério da Saúde, não havendo autonomia dos municípios.
IV. O monitoramento da execução da política de saúde se dá pelos funcionários do Ministério da Saúde, a partir dos relatórios encaminhados pelo corpo técnico.
I e II.
II e IV.
III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.

Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população. Essas estratificações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, culturais e ambientais nas quais o sujeito vive e se relaciona.
Quanto aos níveis identificados nos determinantes sociais de saúde, analise as afirmativas abaixo.
I. Próximos do perfil do sujeito e outros relacionados ao contexto em que vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e fatores hereditários.
II. O estilo de vida deste sujeito, como influenciador das suas condições de saúde, influenciada pelas redes sociais e comunitárias, destacando a forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais.
III. As condições de vida e de trabalho não configuram indicadores que influenciarão nos determinantes sociais de saúde dos indivíduos.
IV. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de saúde, corresponde ao que observamos fora dos determinantes de saúde.
I, III e IV.
IV, apenas.
I, apenas.
I e II.
II e III.

O diagnóstico situacional corresponde a uma ferramenta baseada na compreensão de conhecimentos sobre os determinantes sociais de saúde de uma população específica. Por meio dele, podemos entender como ocorre a organização dos serviços de saúde disponibilizados para a comunidade. Ele é utilizado no levantamento de problemas e, consequentemente, fundamentando o planejamento estratégico situacional.
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. O diagnóstico situacional auxilia no reconhecimento de necessidades da população, como questões relacionadas à saúde, educação, segurança, transporte, saneamento e habitação.
II. O diagnóstico situacional não permite conhecer a organização dos serviços de saúde ofertados à comunidade.
III. O diagnóstico situacional fundamenta o planejamento estratégico situacional, que permite desenvolver ações de saúde mais focais e efetivas em relação aos problemas encontrados.
IV. O diagnóstico situacional é uma ferramenta exclusiva para levantamento de dados demográficos.
I, apenas.
II e IV.
I e II.
II, III e IV.
I e III.

Segundo Ávila (2016, p. 38), “o indivíduo não existe por si mesmo ou em si mesmo. O indivíduo existe por sua necessária e obrigatória participação nos grupos. É com os recursos e os atributos da grupalidade que cada indivíduo vem a se constituir enquanto indivíduo. É no e para o grupo que o indivíduo se torna o que é.” ÁVILA, L. A. Grupos: uma perspectiva psicanalítica. São Paulo: Ed. Zagodoni, 2016.
Escolha abaixo, a afirmação correta ao que caracteriza um grupo.
A convivência de pessoas em um dado espaço, por um determinado tempo, mesmo que estas tenham objetivos distintos já caracteriza um grupo.
Pessoas agrupadas no mesmo local e com o mesmo objetivo, mesmo que não interajam e não se percebam, constituem-se como um grupo.
O grupo configura-se por pessoas que compartilham um espaço (mesmo que virtual), por algum tempo e sabem da importância mútua para o cumprimento dos objetivos.
O compartilhamento de um espaço e a existência de objetivos comuns pelas pessoas são suficientes para a caracterização de um grupo.
Os grupos são caracterizados pela presença física das pessoas, os encontros face-a-face. Os encontros virtuais são denominados como “comunidades” ou “fóruns.”

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1 
1. As principais características das Redes de Atenção à Saúde, segundo os documentos 
disponibilizados pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2014, p. 9) são: “a formação de relações 
horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação; a 
centralidade nas necessidades de saúde da população; a responsabilização por atenção contínua e 
integral; o cuidado multiprofissional; o compartilhamento de objetivos e o compromisso com 
resultados sanitários e econômicos. ” 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de 
Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível 
em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/implantacao_redes_atencao_saude_sas.pd
f. Acesso em: 05 fev. 2020. 
Selecione a alternativa com a sentença abaixo que define o que são Redes de Atenção à 
Saúde. 
 
 
 
São as modalidades de comunicação virtual entre as unidades de saúde, que podem se 
dar por telefone ou internet. 
 
 
São estratégias definidas em nível nacional, implementadas da mesma forma em todos 
os municípios, de forma a garantir o princípio da igualdade. 
 
 
Trata-se da centralização dos atendimentos em unidades básicas de saúde, presentes 
em cada território. 
 
 
São os serviços de atendimento de alta complexidade, localizados em pontos 
estratégicos dos municípios. 
 
 
Referem-se a como se organizam as ações e serviços de saúde para operar de forma 
integrada. 
1 pontos 
PERGUNTA 2 
1. Segundo Silva et al. (2015, p. 22), “A colaboração, o trabalhar juntos executando ações cuja 
lógica envolva a busca de respostas às necessidades dos usuários, remete à esfera das 
interações sociais e comunicação entre profissionais e com os usuários. Isto assinala para a 
prática comunicativa e, portanto, intersubjetiva argumentativa pautada no 
compartilhamento de horizontes normativos, mesmo nas assimetrias fomentadas pelas 
contradições sociais. ” 
SILVA, J. A. M. da et al. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária 
à Saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. spe2, p. 16-24, 
dez. 2015. 
Leia as afirmações abaixo e a relação proposta entre elas. 
 
I. As práticas colaborativas podem ser consideradas processos dinâmicos, que 
envolvem não somente o reconhecimento da importância de cada participante da 
equipe de saúde, como também da leitura correta das necessidades de saúde da 
população envolvida 
PORQUE 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/implantacao_redes_atencao_saude_sas.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/implantacao_redes_atencao_saude_sas.pdf
II. Nas práticas colaborativas, os usuários de um serviço, os membros da comunidade ou os 
beneficiários diretos da ação interprofissional, fornecem as informações que serão 
necessárias à compreensão de suas condições de saúde de forma passiva, pois a tomada de 
decisão deve ser feita exclusivamente pelos profissionais de saúde, uma vez que estes 
possuem a formação técnica necessária. 
Agora, assinale a alternativa correta. 
 
 
 
Ambas afirmativas são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
 
 
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira. 
 
 
 
As afirmativas I e II são falsas. 
 
 
 
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa. 
 
 
 
As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
 
1 pontos 
PERGUNTA 3 
1. Ao abordarmos os conceitos trabalhados sobre ferramentas de comunicação em 
saúde e educação em saúde, podemos dizer que existem diversas estratégias de 
comunicação com a comunidade, que poderão ser utilizadas no projeto de 
intervenção, de acordo com a necessidade e demanda da população. 
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo. 
I. Arteterapia: pode ser usada para trabalhar processos terapêuticos a favor 
da saúde da população, com temáticas previamente estabelecidas, atendendo a 
públicos variados, como gestantes, crianças, idosos e pessoas em situação de 
vulnerabilidade. 
II. Sala de espera: podem ser utilizados meios cuja informação é passada ao 
usuário em forma de vídeos e áudios, transmitidos em uma plataforma/televisão 
disponível na sala de espera, bem como banners e folders informativos situados 
no mural/parede ou recepção do local. 
III. Materiais audiovisuais: os profissionais da saúde preparam uma fala 
sobre determinado assunto para que seja conversado, de forma informal, com os 
usuários do serviço enquanto aguardam para atendimento na unidade de saúde. 
Esta atividade não tem duração longa, porém é muito útil para passar informações 
importantes. 
IV. Atividades em grupos: podem ser realizados com populações 
específicas. Aqui pode-se trabalhar assuntos específicos e do interesse do grupo, 
para buscar melhorias na qualidade de vida, por meio de compartilhamento de 
conhecimento e experiências individuais e coletivas. 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
II e III. 
 
 
I e II. 
 
 
I e III. 
 
 
III e IV. 
 
 
I e IV. 
1 pontos 
PERGUNTA 4 
1. A promoção da saúde foi amplamente discutida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, 
impulsionada pelo momento de redemocratização do Brasil, lutando pela visão de 
universalização do sistema de saúde, além da implantação de políticas públicas em defesa 
da vida. Considerando que as ações de promoção da saúde podem ser desenvolvidas de 
forma integrada na rede de saúde, com o objetivo de concretização das políticas de saúde e 
a busca pela sincronia com a comunidade alvo de atuação, avalie as afirmativas abaixo. 
I. As ações de promoção da saúde atuam sobre os fatores impactantes, 
condicionantes e determinantes sociais de saúde, potencializando ações de 
saúde para os grupos sociais no território. 
II. A articulação dos diferentes setores da sociedade promove a 
sustentabilidade e manutenção das ações e projetos de saúde. 
III. As ações de saúde buscam o aprimoramento das condições de saúde dos 
territórios e seus grupos sociais. 
IV. As ações de promoção da saúde atuam de forma individualizada, 
buscando a proteção de cada um. 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
 
I, apenas. 
 
 
II e IV. 
 
 
I e II. 
 
 
II e III. 
 
 
I, II e III. 
1 pontos 
PERGUNTA 5 
1. Em um hospital psiquiátrico em Tamilnadu, Índia, uma equipe de saúde mental trabalha da 
seguinte forma: as visitas clínicas são feitas em conjunto, permitindo que os profissionais de 
diferentes áreas envolvidos participem no processo de tomada de decisões. Os indivíduos 
dessa equipe afirmam que seu sucesso se deve à compreensão das responsabilidades, à 
confiança mútua, à clareza nas comunicações e à inclusão da família na assistência aos 
pacientes. 
OMS. Organização Mundial de Saúde. Redes de Profissões de Saúde Enfermagem e 
Obstetrícia Recursos Humanos para a Saúde. Marco para Ação em Educação 
Interprofissional e Prática Colaborativa. Geneva: Editora Freelance, 2010. 
O caso acima exemplifica o trabalho: 
 
 
 
em equipe multiprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional; 
 
 
 
em equipe interprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo; 
 
 
 
em equipe multiprofissional, que prioriza o trabalho colaborativo; 
 
 
 
em equipe interprofissional, que prioriza a especialização de cada profissional. 
 
 
 
em um grupo espontâneo, constituído pessoas unidas por laços de afeto; 
 
1 pontos 
PERGUNTA 6 
1. Segundo informações do Ministério da Saúde (BRASIL, 2020, online), até 03 de 
fevereiro de 2020, o Brasil teve quinze casos com suspeita de n-Cov 2019 (novo agente do 
coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019), responsável por causar infecções 
respiratórias, além de apresentar impacto significativo em termos de saúde pública em todo o 
planeta. Nenhum dos casos suspeitos no Brasil, foi confirmado até o momento. 
BRASIL. Ministérioda Saúde. Coronavírus e novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento e 
prevenção. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-
z/coronavirus. Acesso em 13 fev. 2020. 
Leia as afirmações abaixo e a relação proposta entre elas. 
 
I. Quando consideramos as condições econômicas, sociais, culturais, políticas e 
ambientais de uma localidade para a realização de intervenções em saúde, estamos 
estigmatizando uma população. 
PORQUE 
II. As intervenções em saúde precisam ser realizadas utilizando o princípio da igualdade, a 
partir do qual todas as pessoas de diferentes localidades precisam receber o mesmo 
tratamento. 
Agora, assinale a alternativa correta. 
 
 
 
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa. 
 
 
 
As afirmativas I e II são falsas. 
 
 
 
Ambas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
 
 
 
A afirmativa I é falsa e a II é verdadeira. 
 
 
 
A afirmativa I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
 
1 pontos 
PERGUNTA 7 
1. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS é universal (disponível a todas as pessoas, não 
importando sua condição); integral, considerando que a saúde depende de ações que são 
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
direcionadas aos diferentes setores da vida; precisa garantir a equidade, ou seja, considerar 
as diferentes realidades e necessidades da população; e precisa ser financiado de forma 
tripartite, ou seja, está sob a responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal. 
BRASIL. Ministério da Saúde. SUS: 27 anos transformando a história da saúde no 
Brasil. Brasília: Blog da Saúde, Ministério da Saúde, 2015. Disponível 
em: http://www.blog.saude.gov.br/35647-sus-27-anos-transformando-a-historia-da-
saude-no-brasil. Acesso em: 05 fev. 2020. 
Quanto à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), leia as afirmações abaixo. 
I. A organização dos serviços do SUS se dá de forma crescente, quando 
considerado o nível de complexidade (atenção primária, secundária e terciária). 
II. As ações do SUS devem ser planejadas de forma a contemplar as necessidades de 
saúde da população de um território e pela articulação dos serviços de saúde. 
III. O controle e a fiscalização das decisões e atividades de saúde locais são 
realizados de forma centralizada, pelo Ministério da Saúde, não havendo 
autonomia dos municípios. 
IV. O monitoramento da execução da política de saúde se dá pelos funcionários do 
Ministério da Saúde, a partir dos relatórios encaminhados pelo corpo técnico. 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
I e II. 
 
 
II e IV. 
 
 
III e IV. 
 
 
II, III e IV. 
 
 
I, II e III. 
1 pontos 
PERGUNTA 8 
1. Os determinantes sociais de saúde são divididos em níveis; eles influenciam a 
ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população. Essas 
estratificações, são abarcadas pelo contexto das condições socioeconômicas, 
culturais e ambientais nas quais o sujeito vive e se relaciona. Quanto aos níveis 
identificados nos determinantes sociais de saúde, analise as afirmativas abaixo. 
I. Próximos do perfil do sujeito e outros relacionados ao contexto em que 
vivem, suas características pessoais, como sexo, idade e fatores 
hereditários. 
II. O estilo de vida deste sujeito, como influenciador das suas condições de 
saúde, influenciada pelas redes sociais e comunitárias, destacando a 
forma de interações na comunidade e em seus grupos sociais. 
III. As condições de vida e de trabalho não configuram indicadores que 
influenciarão nos determinantes sociais de saúde dos indivíduos. 
IV. Associar as condições de habitação e acessibilidade aos serviços de 
saúde, corresponde ao que observamos fora dos determinantes de saúde. 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
I, III e IV. 
 
 
IV, apenas. 
http://www.blog.saude.gov.br/35647-sus-27-anos-transformando-a-historia-da-saude-no-brasil
http://www.blog.saude.gov.br/35647-sus-27-anos-transformando-a-historia-da-saude-no-brasil
 
 
I, apenas. 
 
 
I e II. 
 
 
II e III. 
1 pontos 
PERGUNTA 9 
1. O diagnóstico situacional corresponde a uma ferramenta baseada na compreensão 
de conhecimentos sobre os determinantes sociais de saúde de uma população 
específica. Por meio dele, podemos entender como ocorre a organização dos 
serviços de saúde disponibilizados para a comunidade. Ele é utilizado no 
levantamento de problemas e, consequentemente, fundamentando o planejamento 
estratégico situacional. 
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo. 
I. O diagnóstico situacional auxilia no reconhecimento de necessidades da 
população, como questões relacionadas à saúde, educação, segurança, 
transporte, saneamento e habitação. 
II. O diagnóstico situacional não permite conhecer a organização dos 
serviços de saúde ofertados à comunidade. 
III. O diagnóstico situacional fundamenta o planejamento estratégico 
situacional, que permite desenvolver ações de saúde mais focais e 
efetivas em relação aos problemas encontrados. 
IV. O diagnóstico situacional é uma ferramenta exclusiva para levantamento 
de dados demográficos. 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
I, apenas. 
 
 
II e IV. 
 
 
I e II. 
 
 
II, III e IV. 
 
 
I e III. 
1 pontos 
PERGUNTA 10 
1. Segundo Ávila (2016, p. 38), “o indivíduo não existe por si mesmo ou em si mesmo. O 
indivíduo existe por sua necessária e obrigatória participação nos grupos. É com os recursos 
e os atributos da grupalidade que cada indivíduo vem a se constituir enquanto indivíduo. É 
no e para o grupo que o indivíduo se torna o que é.” 
ÁVILA, L. A. Grupos: uma perspectiva psicanalítica. São Paulo: Ed. Zagodoni, 2016. 
Escolha abaixo, a afirmação correta ao que caracteriza um grupo. 
 
 
 
A convivência de pessoas em um dado espaço, por um determinado tempo, mesmo que 
estas tenham objetivos distintos já caracteriza um grupo. 
 
 
 
Pessoas agrupadas no mesmo local e com o mesmo objetivo, mesmo que não interajam 
e não se percebam, constituem-se como um grupo. 
 
 
 
O grupo configura-se por pessoas que compartilham um espaço (mesmo que virtual), 
por algum tempo e sabem da importância mútua para o cumprimento dos objetivos. 
 
 
 
O compartilhamento de um espaço e a existência de objetivos comuns pelas pessoas 
são suficientes para a caracterização de um grupo. 
 
 
 
Os grupos são caracterizados pela presença física das pessoas, os encontros face-a-face. 
Os encontros virtuais são denominados como “comunidades” ou “fóruns”. 
 
1 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina