Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Atividade no Portfólio
Objetivos
• Demonstrar o que é a deficiência auditiva/surdez e refletir sobre ela. Compreender e identificar as abordagens educacionais e suas repercussões na escolarização dos surdos.
• Compreender e demonstrar a importância da língua de sinais para a educação de surdos. Descrição da atividade Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir: 
1) Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:
a)Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.
Ao caminhar o indivíduo surdo, pode não conseguir localizar e identificar se há alguém próximo ou longe, devido a não percepção do ruído de passos ao seu redor, ao contrário de indivíduo ouvinte que consegue ter essa percepção.
b)Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.
Um indivíduo surdo ao se deparar em uma calçada, um automóvel vem em sua direção e o motorista buzina para que o indivíduo perceba o perigo, porém um individuo com deficiência auditiva não conseguira ter a percepção do perigo tão rapidamente devido não perceber o som da buzina.
c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.
A socialização ocorre do fato de nos comunicarmos em grande parte de forma oral, um indivíduo surdo que se mantém próximo de pessoas que não sabem a língua de sinais terá certa dificuldade em se comunicar com essas pessoas.
d)Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.
As informações em grande parte são repassadas por forma oral. Em um ambiente escolar em que a formação pedagógica tem uma falta de professores com conhecimento da língua de sinais, um aluno surdo terá dificuldades de aprendizado maior em relação a um aluno ouvinte.
e)Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem. 
Ao receber um individuo surdo em um restaurante que não obtém funcionários com conhecimento na língua de sinais, faz com que a comunicação do cliente com o garçom se torne um pouco dificultosa, ou mesmo em casos de perigo eminente em que requer atendimento urgente, o individuo surdo terá dificuldades no entendimento do pedido de socorro, no caso de se deparar com um individuo ouvinte sem conhecimento da língua de sinais.
Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.
2) Leia atentamente a citação a seguir: “A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS, 2000, n.p.). Reflita sobre a relação que existe entre a situação educacional das crianças surdas reveladas por Mantelato, Pedroso e Dias (2000), a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais. A seguir responda se é correto afirmar que a história da educação dos surdos foi marcada pelo autoritarismo dos ouvintes. Justifique sua resposta relacionando-a com as abordagens educacionais estudadas nesta unidade.
Inicialmente as pessoas que tinham perdas auditivas eram renegadas pela sociedade, porém a partir do século 16 foram consideradas possíveis de serem educadas, mas a educação designada para as pessoas surdas era a forma oral, ou seja, havia o autoritarismo e controle do ouvinte sobre o surdo, nas decisões sobre sua vida e sua educação, pois a sociedade forçava o aprendizado através da oralidade e não considerava a língua de sinais, tanto que no Congresso Internacional de Educação de Surdos em 1880, os educadores que defendiam a língua de sinais foram proibidos a participa, fazendo assim com que o oralismo torna-se a língua de aprendizado das pessoas surdas, foi somente a partir de 1960 que os sinais voltaram a serem utilizados.
Atualmente tem-se um grande avanço de aprendizado para as pessoas surdas, porém ainda há um longo caminho a se percorrer para que a inclusão do surdo seja total e não só parcial.

Mais conteúdos dessa disciplina