Logo Passei Direto
Buscar

Educação Inclusiva e Diversidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho de texto a seguir: “[...] o conceito de escolas inclusivas pressupões uma nova maneira de entendermos as respostas educativas que se oferecem ao alunado, com vistas à efetivação do trabalho na diversidade, e estaria baseado na defesa dos direitos humanos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 121.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto -base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente um obstáculo para a construção da escola inclusiva:
A A igualdade de direitos.
B Os direitos da criança com deficiência.
C A reprodução do ensino.
D A acessibilidade estrutural da escola.
E A condição de igualdade em ambiente escolar.

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o ingresso e permanência do educando com deficiência na escola regular, é correto afirmar que:
A É um direito que ainda será conquistado.
B É um direito garantido para a escola especial.
C É um direito relacionado à criança sem deficiência.
D É um direito adquirido.
E É um direito que precisa ser adquirido.

Leia o excerto de texto a seguir: “O modelo educacional já mostra sinais de esgotamento e, no vazio de ideias que acompanha a crise paradigmática, surge o momento oportuno das transformações [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127, 128.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre as diversidades sociais e a escola inclusiva, é correto afirmar:
A Devem ser destacadas.
B Devem ser totalmente veladas.
C Devem desaparecer do contexto da escola.
D Deve apresentar um currículo escolar que não as comtemplam.
E Devem se distanciar dos educandos.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] temos mais consciência acerca de direitos humanos, embora à prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso e unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o processo da inclusão, é correto afirmar que:
A Tem que se chocar e romper com o processo ultrapassado.
B O atendimento pedagógico deixa de ser especializado.
C É uma condição de igualdade e atendimentos das necessidades de cada indivíduo.
D Uma maneira de atender às condições políticas da contemporaneidade.
E Interação entre os sujeitos e deficit no desenvolvimento dos indivíduos.

Leia o excerto de texto a seguir: “A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao outro, a si mesmo e em relação ao conhecimento”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a escola inclusiva e seu trabalho, é correto afirmar:
A É pautado na efetivação do trabalho na diversidade.
B Está embasado nas condições físicas do educando.
C Consiste em promover uma segregação entre os educandos com e sem deficiência.
D Precisa estimular as condições emocionais dos alunos.
E Preza pela prática tradicional e classificatória.

Leia o excerto de texto: “[...]os indivíduos devem ser considerados como seres que sentem, pensam e apresentam necessidades diferenciadas, que '[...] devem ser compreendidas, valorizadas e atendidas segundo suas exigências biopsicossociais individuais', para que se realize o direito de cidadania”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a escola e a educação especial, é correto afirmar que:
A A educação precisa ser pensada para as pessoas e para a sociedade.
B A escola deve ter a mesma estrutura, dispensando adaptações pedagógicas.
C A educação dispensa transformações.
D A pós-modernidade enfatiza a ausência de transformações na escola.
E As adaptações escolares para a educação inclusiva aconteceram na era tradicional da escola.

Leia o excerto de texto a seguir: “[...] ao destacar a necessidade de superar a escola que temos e construir a escola que a autora entende do e para o futuro, Mantoan [...] apresenta esses obstáculos (o caráter reprodutor do ensino) como perfil a ser duramente combatido”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a crise paradigmática de transformação da escola, é correto afirmar:
A A inclusão apoia uma educação baseada no ensino classificatório.
B A construção da escola inclusiva está embasada no modelo tradicional de ensino.
C A inclusão se distancia de uma escola para todos.
D A inclusão não está atrelada ao modo de ensino.
E A inclusão contesta o modelo educacional.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a visão social da escola, é correto afirmar que:
A
Ela pode servir para a construção da cidadania.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] entre os educadores socialistas inclui Paulo Freire, que é um dos representantes do enfrentamento do ideal positivista da escola como instituição capaz de reconstruir a sociedade. Pensadores como este e outros destacados, como Ira Shor (1986) passariam a observar que a escola tanto poderia servir para a construção da cidadania, como prática libertadora, como para as práticas de dominação" (texto-base, p. 118).
B É a escola reduzindo as condições de inclusão.
C É posta como uma prática segregadora.
D Enaltece a classificação entre os alunos.
E Possibilita a distinção entre os alunos com e sem deficiência.

Leia o excerto de texto a seguir: "As tradicionais práticas pedagógicas centradas no ensino homogêneo, repetitivo e desinteressante, passam a ser repensadas na direção dos quatro pilares para a educação do século XXI [...]".
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente como deve ser a prática pedagógica:
A Inclusiva, a ponto de segregar.
B Inclusiva, no sentido de ser classificadora.
C Inclusiva, sem perder o aspecto tradicional.
D Inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] a pensar numa escola centrada em si mesma, como uma ilha bem distante dos interesses dos alunos. A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao conhecimento. Para tanto a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]" (Texto base, p. 119).
E Inclusiva, mas primando pelo distanciamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho de texto a seguir: “[...] o conceito de escolas inclusivas pressupões uma nova maneira de entendermos as respostas educativas que se oferecem ao alunado, com vistas à efetivação do trabalho na diversidade, e estaria baseado na defesa dos direitos humanos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 121.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto -base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente um obstáculo para a construção da escola inclusiva:
A A igualdade de direitos.
B Os direitos da criança com deficiência.
C A reprodução do ensino.
D A acessibilidade estrutural da escola.
E A condição de igualdade em ambiente escolar.

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o ingresso e permanência do educando com deficiência na escola regular, é correto afirmar que:
A É um direito que ainda será conquistado.
B É um direito garantido para a escola especial.
C É um direito relacionado à criança sem deficiência.
D É um direito adquirido.
E É um direito que precisa ser adquirido.

Leia o excerto de texto a seguir: “O modelo educacional já mostra sinais de esgotamento e, no vazio de ideias que acompanha a crise paradigmática, surge o momento oportuno das transformações [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127, 128.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre as diversidades sociais e a escola inclusiva, é correto afirmar:
A Devem ser destacadas.
B Devem ser totalmente veladas.
C Devem desaparecer do contexto da escola.
D Deve apresentar um currículo escolar que não as comtemplam.
E Devem se distanciar dos educandos.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] temos mais consciência acerca de direitos humanos, embora à prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso e unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o processo da inclusão, é correto afirmar que:
A Tem que se chocar e romper com o processo ultrapassado.
B O atendimento pedagógico deixa de ser especializado.
C É uma condição de igualdade e atendimentos das necessidades de cada indivíduo.
D Uma maneira de atender às condições políticas da contemporaneidade.
E Interação entre os sujeitos e deficit no desenvolvimento dos indivíduos.

Leia o excerto de texto a seguir: “A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao outro, a si mesmo e em relação ao conhecimento”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a escola inclusiva e seu trabalho, é correto afirmar:
A É pautado na efetivação do trabalho na diversidade.
B Está embasado nas condições físicas do educando.
C Consiste em promover uma segregação entre os educandos com e sem deficiência.
D Precisa estimular as condições emocionais dos alunos.
E Preza pela prática tradicional e classificatória.

Leia o excerto de texto: “[...]os indivíduos devem ser considerados como seres que sentem, pensam e apresentam necessidades diferenciadas, que '[...] devem ser compreendidas, valorizadas e atendidas segundo suas exigências biopsicossociais individuais', para que se realize o direito de cidadania”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a escola e a educação especial, é correto afirmar que:
A A educação precisa ser pensada para as pessoas e para a sociedade.
B A escola deve ter a mesma estrutura, dispensando adaptações pedagógicas.
C A educação dispensa transformações.
D A pós-modernidade enfatiza a ausência de transformações na escola.
E As adaptações escolares para a educação inclusiva aconteceram na era tradicional da escola.

Leia o excerto de texto a seguir: “[...] ao destacar a necessidade de superar a escola que temos e construir a escola que a autora entende do e para o futuro, Mantoan [...] apresenta esses obstáculos (o caráter reprodutor do ensino) como perfil a ser duramente combatido”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho : reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a crise paradigmática de transformação da escola, é correto afirmar:
A A inclusão apoia uma educação baseada no ensino classificatório.
B A construção da escola inclusiva está embasada no modelo tradicional de ensino.
C A inclusão se distancia de uma escola para todos.
D A inclusão não está atrelada ao modo de ensino.
E A inclusão contesta o modelo educacional.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a visão social da escola, é correto afirmar que:
A
Ela pode servir para a construção da cidadania.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] entre os educadores socialistas inclui Paulo Freire, que é um dos representantes do enfrentamento do ideal positivista da escola como instituição capaz de reconstruir a sociedade. Pensadores como este e outros destacados, como Ira Shor (1986) passariam a observar que a escola tanto poderia servir para a construção da cidadania, como prática libertadora, como para as práticas de dominação" (texto-base, p. 118).
B É a escola reduzindo as condições de inclusão.
C É posta como uma prática segregadora.
D Enaltece a classificação entre os alunos.
E Possibilita a distinção entre os alunos com e sem deficiência.

Leia o excerto de texto a seguir: "As tradicionais práticas pedagógicas centradas no ensino homogêneo, repetitivo e desinteressante, passam a ser repensadas na direção dos quatro pilares para a educação do século XXI [...]".
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente como deve ser a prática pedagógica:
A Inclusiva, a ponto de segregar.
B Inclusiva, no sentido de ser classificadora.
C Inclusiva, sem perder o aspecto tradicional.
D Inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] a pensar numa escola centrada em si mesma, como uma ilha bem distante dos interesses dos alunos. A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao conhecimento. Para tanto a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]" (Texto base, p. 119).
E Inclusiva, mas primando pelo distanciamento.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o trecho de texto a seguir: 
“[...] o conceito de escolas inclusivas pressupões uma nova maneira de entendermos as respostas educativas que se oferecem ao alunado, com vistas à efetivação do trabalho na diversidade, e estaria baseado na defesa dos direitos humanos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 121.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente um obstáculo para a construção da escola inclusiva: 
Nota: 10.0
	
	A
	A igualdade de direitos.
	
	B
	Os direitos da criança com deficiência.
	
	C
	A reprodução do ensino.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] ao destacar a necessidade de superar a escola que temos e construir a escola que a autora entende do e para o futuro, Mantoan (2006ª) apresenta esses obstáculos (o caráter reprodutor do ensino) como perfil a ser duramente combatido. Para Mantoan (2006ª), nesse perfil organizacional atrasado, o processo da inclusão tem de se chocar e romper com o ultrapassado na escola, dado que essa instituição, inchada pelo formalismo da racionalidade teria se cindido [...]" (Texto-base, p. 127).
	
	D
	A acessibilidade estrutural da escola.
	
	E
	A condição de igualdade em ambiente escolar.
Questão 2/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o extrato de texto a seguir: 
“[...] a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o ingresso e permanência do educando com deficiência na escola regular, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	É um direito que ainda será conquistado. 
	
	B
	É um direito garantido para a escola especial.
	
	C
	É um direito relacionado à criança sem deficiência.
	
	D
	É um direito adquirido.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] Acesso, ingresso e permanência com sucesso em escolas de boa qualidade (onde se aprende a aprender, a fazer, a ser e a conviver), no direito de integração com colegas e educadores. [...] E mais, implica, incondicionalmente na mudança de atitudes frente às diferenças individuais, desenvolvendo-se a consciência de que somos todos diferentes uns dos outros e de nós mesmos, porque evoluímos e nos modificamos" (Texto base, p. 121).
	
	E
	É um direito que precisa ser adquirido.
Questão 3/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O modelo educacional já mostra sinais de esgotamento e, no vazio de ideias que acompanha a crise paradigmática, surge o momento oportuno das transformações [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127, 128.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre as diversidades sociais e a escola inclusiva, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	Devem ser destacadas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] um tempo de crise global, em que os velhos paradigmas da modernidade estão sendo contestados e em que o conhecimento, matéria-prima da educação escolar, passa por uma reinterpretação. A inclusão é parte dessa contestação e implica a mudança do paradigma educacional atual, para que se encaixe no mapa da educação escolar que precisamos retraçar. As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gnero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é condição imprescindível para o entender como aprendemos, e como percebemos o mundo e a nós mesmos" (Texto-base, p. 127)
	
	B
	Devem ser totalmente veladas.
	
	C
	Devem desaparecer do contexto da escola.
	
	D
	Deve apresentar um currículo escolar que não as comtemplam.
	
	E
	Devem se distanciar dos educandos.
Questão 4/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] temos mais consciência acerca de direitos humanos, embora à prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso e unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre o processo da inclusão, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Tem que se chocar e romper com o processo ultrapassado.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] ao destacar a necessidade de superar a escola que temos e construir a escola que a autora entende do e para o futuro, Mantoan (2006ª) apresenta esses obstáculos (o caráter reprodutor do ensino) como perfil a ser duramente combatido. Para Mantoan (2006ª), nesse perfil organizacional atrasado, o processo da inclusão tem de se chocar e romper com o ultrapassado na escola, dado que essa instituição, inchada pelo formalismo da racionalidade teria se cindido [...]" (Texto-base, p. 127)
	
	B
	Precisa reforçar o modelo tradicional escolar.
	
	C
	Deve promover um modelo meritocrático.
	
	D
	Integra a classificação entre os alunos com e sem deficiência.
	
	E
	Reforça o ensino embasado na competitividade.
Questão 5/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“[...] Carvalho [...], ao dispor que a educação das pessoas com deficiência não pode se resumir à mera transferência desse alunado dos serviços especializados para a rede estatal de ensino, argumenta que inclusão não seria oferta igual de atendimento pedagógico e institucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a condição de inclusãodas crianças com deficiência na escola regular, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É um processo de transferência de local físico.
	
	B
	O atendimento pedagógico deixa de ser especializado.
	
	C
	É uma condição de igualdade e atendimentos das necessidades de cada indivíduo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] Carvalho [...], ao dispor que a educação das pessoas com deficiência não pode se resumir à mera transferência desse alunado dos serviços especializados para a rede estatal de ensino, argumenta que inclusão não seria oferta igual de atendimento pedagógico e institucional, e sim o pleno atendimento das necessidades de cada indivíduo. Para Carvalho [...], igualdade diz respeito aos direitos humanos e não pode se limitar às características sociais ou outras refletidas nas pessoas. Ou seja, os indivíduos devem ser considerados como seres que sentem, pensam e apresentam necessidades diferenciadas, que '[...] devem ser compreendidas, valorizadas e atendidas segundo suas exigências biopsicossociais individuais”, para que se realize o direito de cidadania' [...]" (texto-base, p. 115-116).
	
	D
	Uma maneira de atender às condições políticas da contemporaneidade.
	
	E
	Interação entre os sujeitos e deficit no desenvolvimento dos indivíduos.
Questão 6/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao outro, a sim m esmo e em relação ao conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a escola inclusiva e seu trabalho, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	É pautado na efetivação do trabalho na diversidade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] No entendimento de Carvalho (2006), o conceito de escolas inclusivas pressupõe uma nova maneira de entendermos as respostas educativas que se oferecem ao alunado, com vistas à efetivação do trabalho na diversidade, e estaria baseado na defesa dos direitos humanos de Acesso, ingresso e permanência com sucesso em escolas de boa qualidade [...]" (texto-base, p. 121). 
	
	B
	Está embasado nas condições físicas do educando.
	
	C
	Consiste em promover uma segregação entre os educandos com e sem deficiência.
	
	D
	Precisa estimular as condições emocionais dos alunos.
	
	E
	Preza pela prática tradicional e classificatória.
Questão 7/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o excerto texto:
“[...]os indivíduos devem ser considerados como seres que sentem, pensam e apresentam necessidades diferenciadas, que '[...] devem ser compreendidas, valorizadas e atendidas segundo suas exigências biopsicossociais individuais', para que se realize o direito de cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a escola e a educação especial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação precisa ser pensada para as pessoas e para a sociedade.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] Além de praticada, a educação precisa ser pensada em seu sentido e significado para as pessoas e para a sociedade. Para Carvalho [...], essa antiga tese ganha a dimensão de urgência no estágio denominado por ela de pós-modernidade. Esse estágio se representaria pela acelerada velocidade do ritmo das transformações nas esferas da realidade e requer uma resposta pedagógica adequada” (texto-base, p. 116).
	
	B
	A escola deve ter a mesma estrutura, dispensando adaptações pedagógicas.
	
	C
	A educação dispensa transformações.
	
	D
	A pós-modernidade enfatiza a ausência de transformações na escola.
	
	E
	As adaptações escolares para a educação inclusiva aconteceram na era tradicional da escola.
Questão 8/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o excerto de texto a seguir: 
“[...] ao destacar a necessidade de superar a escola que temos e construir a escola que a autora entende do e para o futuro, Mantoan [...] apresenta esses obstáculos (o caráter reprodutor do ensino) como perfil a ser duramente combatido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 127. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, sobre a crise paradigmática de transformação da escola, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	A inclusão apoia uma educação baseada no ensino classificatório.
	
	B
	A construção da escola inclusiva está embasada no modelo tradicional de ensino.
	
	C
	A inclusão se distancia de uma escola para todos.
	
	D
	A inclusão não está atrelada ao modo de ensino.
	
	E
	A inclusão contesta o modelo educacional.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] um tempo de crise global, em que os velhos paradigmas da modernidade estão sendo contestados e em que o conhecimento, matéria-prima da educação escolar, passa por uma reinterpretação. A inclusão é parte dessa contestação e implica a mudança do paradigma educacional atual [...]” (Texto-base, p. 127).
Questão 9/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o fragmento de texto:
“Carvalho [...] afirma que, de modo geral, os pensadores socialistas denunciaram que o Estado moderno organizava os sistemas educacionais com visão conservadora da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas sobre a visão social da escola, é correto afirma que:
Nota: 10.0
	
	A
	Ela pode servir para a construção da cidadania.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “[...] entre os educadores socialistas inclui Paulo Freire, que é um dos representantes do enfrentamento do ideal positivista da escola como instituição capaz de reconstruir a sociedade. Pensadores como este e outros destacados, como Ira Shor (1986) passariam a observar que a escola tanto poderia servir para a construção da cidadania, como prática libertadora, como para as práticas de dominação" (texto-base, p. 118).
	
	B
	É a escola reduzindo as condições de inclusão.
	
	C
	É posta como umaprática segregadora.
	
	D
	Enaltece a classificação entre os alunos.
	
	E
	Possibilita a distinção entre os alunos com e sem deficiência.
Questão 10/10 - Educação Especial no Contexto Escola, Família e Trabalho
Leia o excerto de texto a seguir:
“As tradicionais práticas pedagógicas centradas no ensino homogêneo, repetitivo e desinteressante, passam a ser repensadas na direção dos quatro pilares para a educação do século XXI [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CARVALHO J. P.; PÁDUA, I. J. Educação inclusiva: problematizando duas abordagens críticas aos fundamentos metodológicos clássicos na educação formal. In: PEE – Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (Org.). Pessoa com deficiência, educação e trabalho: reflexões críticas. Cascavel: EDUNIOESTE, 2015. p. 119. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Pessoa com deficiência, educação e trabalho: Reflexões críticas, identifique a alternativa que apresenta corretamente como deve ser a prática pedagógica: 
Nota: 10.0
	
	A
	Inclusiva, a ponto de segregar. 
	
	B
	Inclusiva, no sentido de ser classificadora. 
	
	C
	Inclusiva, sem perder o aspecto tradicional. 
	
	D
	Inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] a pensar numa escola centrada em si mesma, como uma ilha bem distante dos interesses dos alunos. A escola deve ser, também, o espaço da alegria, onde os alunos possam conviver, desenvolvendo sentimentos sadios em relação ao conhecimento. Para tanto a prática pedagógica deve ser inclusiva, no sentido de envolver a todos e a cada um, graças ao interesse e à motivação para a aprendizagem [...]" (Texto base, p. 119).
	
	E
	Inclusiva, mas primando pelo distanciamento.

Mais conteúdos dessa disciplina