Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil av2

User badge image
Sarah

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Barbosa 2010, afirma que o professor na prática pedagógica necessita ser:
Escolha uma:
a. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
c. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
d. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
e. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.

O educador deve oferecer um ambiente enriquecedor, saudável e não discriminatório.
Para se ter sucesso nos propósitos da educação infantil é preciso:
a. a interação com crianças de idades diferentes e adolescentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
b. a interação com adultos e idosos em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
c. a interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
d. a interação apenas crianças de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
e. a interação com crianças da mesma idade em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

Ficou estabelecido pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dois âmbitos de experiências:
Escolha uma:
a. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia e o Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento.
b. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação, abrangendo o eixo de trabalho e da sociedade, Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de criança.
c. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e a Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho e da vida.
d. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia, buscando suas relações no meio e na sua construção em sociedade.
e. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção da linguagem pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e formação individual.

Destarte, vê-se que a incumbência da oferta de espaço e tempo ao aluno com deficiência é de toda a equipe presente na escola:
Escolha uma:
a. professores, pedagogas, médicos, os quais precisam de um plano de atendimento individual.
b. professores, coordenadores e especialistas, os quais precisam estar em um trabalho coordenado para integrar esse aluno.
c. serviços gerais, secretárias, coordenadores, agentes educativos, os quais precisam promover um trabalho individual.
d. secretárias, pedagogas, os quais precisam cada um construir o seu trabalho de atendimento ao aluno.
e. serviços gerais, pedagogas, professores, os quais precisam construir um plano de atendimento.

Segundo Barbosa (2010),o que é a Prática Pedagógica?
Escolha uma:
a. o processo que envolve os aspectos sociais e culturais e está pautada nos propósitos, valores, saberes utilizados no processo de ensino.
b. o processo que envolve as relações da prática do educar, no saberes do conhecimento científico e cultural.
c. o processo que envolve as relações e está pautada nos fazeres e na utilização do processo de desenvolvimento.
d. o processo que envolve os aspectos éticos e morais e está pautado na prática educativa.
e. o processo que envolve os aspectos relacionais e interativos, e está pautada na construção de valores emocionais e sociais.

Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança possui o direito de:
Escolha uma:
a. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.

Como deve proceder o atendimento às crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino:
Escolha uma:
a. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito adaptando alguns conteúdos de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
b. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público, sem necessitar que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
c. permitir o acesso para alguns ao conhecimento seletivo por esse público, adaptado de forma a beneficiar alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
d. permitir o acesso em pequenos grupos ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a atender alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação diferenciada aos demais.
e. permitir o acesso parcialmente ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim reduzindo o conteúdo de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.

As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiais enquanto estão ali.Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum.Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que:
Escolha uma:
a. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
b. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participem desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local.
c. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconhece com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
d. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança se familiarize neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interagem neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.

O processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoria, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação intersetorial, implementação, supervisão e avaliação. Os objetivos de gestão sempre se relacionam à:
a. produção, mercado e eficiência das ações.
b. eficácia, eficiência e efetividade das ações.
c. qualidade, tempo, quantidade e eficiência das ações.
d. organização, rendimento e eficiência das ações
e. preparação para construção, permanência, eficácia das ações

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Barbosa 2010, afirma que o professor na prática pedagógica necessita ser:
Escolha uma:
a. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
c. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
d. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
e. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.

O educador deve oferecer um ambiente enriquecedor, saudável e não discriminatório.
Para se ter sucesso nos propósitos da educação infantil é preciso:
a. a interação com crianças de idades diferentes e adolescentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
b. a interação com adultos e idosos em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
c. a interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
d. a interação apenas crianças de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
e. a interação com crianças da mesma idade em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

Ficou estabelecido pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dois âmbitos de experiências:
Escolha uma:
a. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia e o Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento.
b. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação, abrangendo o eixo de trabalho e da sociedade, Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de criança.
c. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e a Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho e da vida.
d. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia, buscando suas relações no meio e na sua construção em sociedade.
e. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção da linguagem pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e formação individual.

Destarte, vê-se que a incumbência da oferta de espaço e tempo ao aluno com deficiência é de toda a equipe presente na escola:
Escolha uma:
a. professores, pedagogas, médicos, os quais precisam de um plano de atendimento individual.
b. professores, coordenadores e especialistas, os quais precisam estar em um trabalho coordenado para integrar esse aluno.
c. serviços gerais, secretárias, coordenadores, agentes educativos, os quais precisam promover um trabalho individual.
d. secretárias, pedagogas, os quais precisam cada um construir o seu trabalho de atendimento ao aluno.
e. serviços gerais, pedagogas, professores, os quais precisam construir um plano de atendimento.

Segundo Barbosa (2010),o que é a Prática Pedagógica?
Escolha uma:
a. o processo que envolve os aspectos sociais e culturais e está pautada nos propósitos, valores, saberes utilizados no processo de ensino.
b. o processo que envolve as relações da prática do educar, no saberes do conhecimento científico e cultural.
c. o processo que envolve as relações e está pautada nos fazeres e na utilização do processo de desenvolvimento.
d. o processo que envolve os aspectos éticos e morais e está pautado na prática educativa.
e. o processo que envolve os aspectos relacionais e interativos, e está pautada na construção de valores emocionais e sociais.

Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança possui o direito de:
Escolha uma:
a. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.

Como deve proceder o atendimento às crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino:
Escolha uma:
a. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito adaptando alguns conteúdos de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
b. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público, sem necessitar que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
c. permitir o acesso para alguns ao conhecimento seletivo por esse público, adaptado de forma a beneficiar alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
d. permitir o acesso em pequenos grupos ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a atender alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação diferenciada aos demais.
e. permitir o acesso parcialmente ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim reduzindo o conteúdo de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.

As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiais enquanto estão ali.Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum.Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que:
Escolha uma:
a. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
b. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participem desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local.
c. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconhece com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
d. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança se familiarize neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interagem neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.

O processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoria, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação intersetorial, implementação, supervisão e avaliação. Os objetivos de gestão sempre se relacionam à:
a. produção, mercado e eficiência das ações.
b. eficácia, eficiência e efetividade das ações.
c. qualidade, tempo, quantidade e eficiência das ações.
d. organização, rendimento e eficiência das ações
e. preparação para construção, permanência, eficácia das ações

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Barbosa 2010, afirma que o professor na prática pedagógica necessita ser:
Escolha uma:
a. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar  para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento. 
c. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
d. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
e. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O educador deve oferecer um ambiente enriquecedor, saudável e não discriminatório. Para se ter sucesso nos propósitos da educação infantil é preciso:
Escolha uma:
a. a interação com crianças de idades diferentes e adolescentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
b. a interação com adultos e idosos em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
c. a interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se 
d. a interação apenas crianças de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
e. a interação com crianças da mesma idade em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Ficou estabelecido pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, dois âmbitos de experiências:
Escolha uma:
a. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação, abrangendo o eixo de trabalho e da sociedade, Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de criança.
b. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia, buscando suas relações no meio e na sua construção em sociedade.
c. Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho da identidade e autonomia e o Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento. 
d. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção de várias linguagens pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e a Formação Pessoal e Social: que prioriza a formação do educando, abrangendo o eixo de trabalho e da vida.
e. Conhecimentos de Mundo: este âmbito tem como objetivo a construção da  linguagem pelas crianças e da interação que cria com os objetos de conhecimento e formação individual.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Destarte, vê-se que a incumbência da oferta de espaço e tempo ao aluno com deficiência é de toda a equipe presente na escola: 
Escolha uma:
a. serviços gerais, pedagogas, professores, os quais precisam construir um plano de atendimento.
b. professores, pedagogas, médicos, os quais precisam de um plano de atendimento individual.
c. professores, coordenadores e especialistas, os quais precisam estar em um trabalho coordenado para integrar esse aluno.  
d. secretárias, pedagogas, os quais precisam cada um construir o seu trabalho de atendimento ao aluno.
e. serviços gerais, secretárias, coordenadores, agentes educativos, os quais precisam promover um trabalho individual.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Barbosa (2010),o que é a Prática Pedagógica ? 
Escolha uma:
a. o processo que envolve os aspectos relacionais e interativos, e está pautada na construção de valores emocionais e sociais.
b. o processo que envolve os aspectos éticos e morais e está pautado na prática educativa.
c. o processo que envolve as relações da prática do educar, no saberes do conhecimento científico e cultural.
d. o processo que envolve as relações e está pautada nos fazeres e na utilização do processo de desenvolvimento.
e. o processo que envolve os aspectos sociais e culturais e está pautada nos propósitos, valores, saberes utilizados no processo de ensino.  
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Ao se falar da transformação da prática pedagógica ressaltamos a formação continuada como sendo:
Escolha uma:
a. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas. 
b. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.
c. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.
d. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
e. uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança possui o direito de: 
Escolha uma:
a. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo. 
b. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça,  cor e origem.
e. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Como deve proceder o atendimento às crianças com necessidades especiais  na rede regular de ensino:
Escolha uma:
a. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público,  necessitando que algo novo seja feito adaptando alguns conteúdos de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
b. permitir o acesso igualitário ao conhecimento por esse público, sem necessitar que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais. 
c. permitir o acesso para alguns ao conhecimento seletivo por esse público, adaptado de forma a beneficiar alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
d. permitir o acesso em pequenos grupos ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim adaptado de forma a atender alguns alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação diferenciada aos demais.
e. permitir o acesso parcialmente ao conhecimento por esse público, necessitando que algo novo seja feito, mas sim reduzindo o conteúdo de forma a beneficiar os alunos com necessidades especiais, além de lhes permitir sua formação como os demais.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiaisenquanto estão ali.Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum.Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que:
Escolha uma:
a. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local. 
b. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participem desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida,  para que  não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local
c. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconhece com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das  ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
d. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança se familiarize neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interagem neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoria, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação intersetorial, implementação, supervisão e avaliação. 
Os objetivos de gestão sempre se relacionam à:
Escolha uma:
a. produção, mercado e eficiência das ações.
b. organização, rendimento e eficiência das ações
c. qualidade, tempo, quantidade e eficiência das ações.
d. eficácia, eficiência e efetividade das ações. 
e. preparação para construção, permanência, eficácia das ações

Mais conteúdos dessa disciplina