Logo Passei Direto
Buscar

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil - atividade 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao estudarmos sobre o surgimento e a idade cronológica das creches do mundo, observamos as criações das escolas: do Tricô, Infantil, Jardim de Infância, Casa Dei Bambini, o Infantário. Entretanto, no Brasil, podemos destacar quanto ao surgimento das creches que?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
a. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à uma educação familiar de bons costumes e regras.
b. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
c. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para a alimentação, hora do sono e espiritualidade.
d. As creches populares foram criadas somente para atender as mães dos filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
e. As creches populares foram criadas apenas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.

Segundo a teoria histórico-cultural a aprendizagem vem sempre à frente do desenvolvimento e ambos mantêm uma relação dialética. Dessa maneira compreendemos que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e por esse motivo, o ensino é de fundamental relevância para o desenvolvimento dos sujeitos. Em relação às concepções de desenvolvimento e a sua influência nas organizações dos ambientes na Educação Infantil, organizar os cotidianos das crianças pressupõe o que?
Analise as alternativas e assinale corretamente.
a. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
b. Pensar que a instituição deve ter uma atividade básica diária, com a construção espontânea permanente, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
c. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades básicas diárias, o educador deve observar do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
d. Pensar que a instituição deve ter uma diversificação de atividades básicas diárias, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas interagem.
e. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias e complementares, observando uma das ações que as crianças fazem e como elas interagem.

Conforme estudamos na unidade II, promover espaços para o convívio social, é fundamental. Pensarmos em privacidade, principalmente tendo como referência crianças institucionalizadas o dia inteiro, faz muito sentido. Variar o tamanho dos espaços pode ser uma alternativa para expressar e explorar sentimentos sem expor-se aos olhares dos outros.
Assinale corretamente, visando o que é que se faz necessário para as crianças participarem destes espaços sociais.
a. Se criem sentidos nas relações, familiares-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos e idosos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
b. Se criem sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-amigos das famílias e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
c. Se criem novos sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
d. Se criem novos sentidos nas relações criança-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de construir sua forma de ver, entender, conviver com as crianças.
e. Se criem novos sentidos apenas nas relações adulto-criança, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver e conviver com as crianças.

A legislação legitima as ações e assegura as políticas de atendimento. No Brasil dispomos de legislação avançada na área da educação introduzida, pela?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
b. Constituição Federal de 1988 e o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
c. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
d. Constituição Federal de 1988, o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)" - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
e. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996 e o"Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

A família é espaço sociocultural cotidiano e histórico no processo de socialização, se relaciona com as instituições de ensino, tornando-se berço de atitudes, bem como de mudanças, ou estagnação, da realidade na qual a sociedade a insere, pois é delas que partem os sujeitos sociais que irão manter, ou mudar, a si próprios e, consequentemente, a realidade onde estão inseridos. Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito escolar torna-se essencial, para que a criança:
Com base no contexto apresentado no texto base, avalie as alternativas e assinale corretamente.
a. Tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem.
b. Tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem.
c. Tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem.
d. promover a construção de novos conhecimentos, para que tenham a possibilidade de apresentá-las, como absoluta verdade, repassando informações, levando-os a realização de aprendizagens significativas.
e. considerar os conhecimentos adquiridos no espaço institucional dos alunos, para modificá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, mediante novas informações, levando-os a realização de novas aprendizagens significativas.

A lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, o famoso ECA, tem como premissas o estabelecido no artigo 1º: “Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente” (CEDECA, 2017, p. 10). No que diz em seu artigo 53, que em relação a educação:
Com base no enunciado, assinale corretamente.
a. “A criança e o adolescente tem direito à educação somente em tempo integral, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, para o exercício da cidadania e o desempenho na sociedade.”
b. “A criança e o adolescente tem direito à educação, as relações de interação ao seu redor, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania e sua relação com a família.”
c. “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”
d. “A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania.”
e. “A criança têm direito à educação e às brincadeiras, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo para o exercício da cidadania e o trabalho.”

Delgado (2015) defende a integração entre cuidados e educação infantil como condição essencial para um atendimento de qualidade à criança, enquanto Vasconcellos (2015) ressalta que a formação do profissional que atua na educação infantil deve se pautar na unificação de atividades de cuidar e de educar que tenham a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. Diante disso, é proposto que na vida das crianças se garantam atividades, que:
Com base na apresentação do texto base, assinale corretamente.
a. Se transformem numa sequência programática, que seja inércia e una Em sua maioria as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
b. Não se transformem numa sequência enriquecedora, que seja dinâmica e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
c. Se transformem numa monótona sequência, para construir práticas diárias, que seja dinâmica e una todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
d. Não se transformem numa monótona sequência, que seja dinâmica e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
e. Se transformem numa sequência enfadonha, que seja estática e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.

A criança com necessidades especiais têm seus direitos respaldados na LDB, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Esse documento assegura o que?
Assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade correta.
a. A responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
b. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
c. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
d. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino, incluindo no processo educativo em tratamento igual.
e. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança tenha o direito de ter o que?
Sobre o que diz a lei, assinale corretamente.
a. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
e. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.

As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiais enquanto estão ali. Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum. Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participam desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local.
b. a criança se familiariza neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interajam neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
c. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.

ura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum. Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participam desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local
b. a criança se familiariza neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interajam neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
c. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
d. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconheça com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança não se familiariza com o espaço e também não se desenvolve. Para tanto, não é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.

A criança com necessidades especiais tem direito à inclusão escolar, ou seja, ela pode estudar na rede de ensino público comum a todos e ter seus direitos assegurados, entretanto se ela optar por isso, não poderá regressar ao ensino pelas APAES, maior exemplo de assistência e educação a esse público. Esse processo de inclusão diz respeito a não permitir que nenhuma criança fique excluída da escola comum, sendo inserida tanto no processo educativo, físico como social.
Assim, quando esta criança se encontra numa sala de aula habitual, ela pode ter acesso aos conteúdos, como?
a. Conteúdos de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares.
b. Aos conteúdos básicos e essenciais, por meio das Adaptações Curriculares.
c. Conteúdos apenas necessários de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares.
d. Aos conteúdos mais fáceis, por meio das Adaptações Curriculares.
e. Aos conteúdos de forma fragmentada, por meio das Adaptações Curriculares.

No âmbito educacional, a educação básica passou a ser obrigatória e gratuita, como se vê na Constituição (BRASIL, 1988). Em 1971, houve também a expansão obrigatória para oito anos desse nível. Neste mesmo ano, a Lei n° 5.692/71 acarretou no princípio de municipalização do ensino fundamental, em que os municípios passaram a assumir a responsabilidade pelo ensino fundamental em todos os quesitos. Contudo, na prática, muitos municípios carentes já estavam nesse processo sem os subsídios do Estado e da União. No início denomina-se uma divisão diferenciada de entendimento para as creches e pré-escolas assim como a proposta de organização, atendimento e desenvolvimento.
Diante desta afirmação, como realizavam-se neste período as creches e pré-escolas? Partindo da apresentação do texto base, assinale corretamente.
a. As creches taxadas como um serviço prestado a população de bairros descentralizados, em período e dias alternado, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
b. As creches taxadas como um serviço prestado a população pobre, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
c. As creches taxadas como um serviço prestado a algumas pessoas da sociedade em período integral, subordinada e mantida por ONGS, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
d. As creches taxadas como um serviço prestado a população em geral, em período intermediário, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período, no turno tarde e vinculadas aos sistemas educacionais.
e. As creches taxadas como um serviço prestado a população de renda média, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.

Ao considerar importante as formas de concepção e transformação dos conhecimentos já existentes, porque, na educação, lida-se com seres ativos que podem constituir outras possibilidades de gerir o que está à sua volta (BARBOSA, 2010). Assim sendo, o autor em questão, afirma que, o professor, na prática pedagógica, precisa ser?
Assinale corretamente, avaliando o contexto apresentado no texto base.
a. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
c. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
d. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
e. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.

A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal. Ao se falar da transformação da prática pedagógica, ressaltamos a formação continuada como sendo:
Partindo do princípio apresentado, analise as alternativas e assinale corretamente.
a. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
b. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.
c. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
d. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
e. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao estudarmos sobre o surgimento e a idade cronológica das creches do mundo, observamos as criações das escolas: do Tricô, Infantil, Jardim de Infância, Casa Dei Bambini, o Infantário. Entretanto, no Brasil, podemos destacar quanto ao surgimento das creches que?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
a. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à uma educação familiar de bons costumes e regras.
b. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
c. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para a alimentação, hora do sono e espiritualidade.
d. As creches populares foram criadas somente para atender as mães dos filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
e. As creches populares foram criadas apenas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.

Segundo a teoria histórico-cultural a aprendizagem vem sempre à frente do desenvolvimento e ambos mantêm uma relação dialética. Dessa maneira compreendemos que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e por esse motivo, o ensino é de fundamental relevância para o desenvolvimento dos sujeitos. Em relação às concepções de desenvolvimento e a sua influência nas organizações dos ambientes na Educação Infantil, organizar os cotidianos das crianças pressupõe o que?
Analise as alternativas e assinale corretamente.
a. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
b. Pensar que a instituição deve ter uma atividade básica diária, com a construção espontânea permanente, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
c. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades básicas diárias, o educador deve observar do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
d. Pensar que a instituição deve ter uma diversificação de atividades básicas diárias, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas interagem.
e. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias e complementares, observando uma das ações que as crianças fazem e como elas interagem.

Conforme estudamos na unidade II, promover espaços para o convívio social, é fundamental. Pensarmos em privacidade, principalmente tendo como referência crianças institucionalizadas o dia inteiro, faz muito sentido. Variar o tamanho dos espaços pode ser uma alternativa para expressar e explorar sentimentos sem expor-se aos olhares dos outros.
Assinale corretamente, visando o que é que se faz necessário para as crianças participarem destes espaços sociais.
a. Se criem sentidos nas relações, familiares-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos e idosos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
b. Se criem sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-amigos das famílias e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
c. Se criem novos sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
d. Se criem novos sentidos nas relações criança-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de construir sua forma de ver, entender, conviver com as crianças.
e. Se criem novos sentidos apenas nas relações adulto-criança, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver e conviver com as crianças.

A legislação legitima as ações e assegura as políticas de atendimento. No Brasil dispomos de legislação avançada na área da educação introduzida, pela?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
b. Constituição Federal de 1988 e o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
c. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
d. Constituição Federal de 1988, o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)" - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
e. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996 e o"Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

A família é espaço sociocultural cotidiano e histórico no processo de socialização, se relaciona com as instituições de ensino, tornando-se berço de atitudes, bem como de mudanças, ou estagnação, da realidade na qual a sociedade a insere, pois é delas que partem os sujeitos sociais que irão manter, ou mudar, a si próprios e, consequentemente, a realidade onde estão inseridos. Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito escolar torna-se essencial, para que a criança:
Com base no contexto apresentado no texto base, avalie as alternativas e assinale corretamente.
a. Tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem.
b. Tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem.
c. Tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem.
d. promover a construção de novos conhecimentos, para que tenham a possibilidade de apresentá-las, como absoluta verdade, repassando informações, levando-os a realização de aprendizagens significativas.
e. considerar os conhecimentos adquiridos no espaço institucional dos alunos, para modificá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, mediante novas informações, levando-os a realização de novas aprendizagens significativas.

A lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, o famoso ECA, tem como premissas o estabelecido no artigo 1º: “Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente” (CEDECA, 2017, p. 10). No que diz em seu artigo 53, que em relação a educação:
Com base no enunciado, assinale corretamente.
a. “A criança e o adolescente tem direito à educação somente em tempo integral, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, para o exercício da cidadania e o desempenho na sociedade.”
b. “A criança e o adolescente tem direito à educação, as relações de interação ao seu redor, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania e sua relação com a família.”
c. “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”
d. “A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania.”
e. “A criança têm direito à educação e às brincadeiras, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo para o exercício da cidadania e o trabalho.”

Delgado (2015) defende a integração entre cuidados e educação infantil como condição essencial para um atendimento de qualidade à criança, enquanto Vasconcellos (2015) ressalta que a formação do profissional que atua na educação infantil deve se pautar na unificação de atividades de cuidar e de educar que tenham a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. Diante disso, é proposto que na vida das crianças se garantam atividades, que:
Com base na apresentação do texto base, assinale corretamente.
a. Se transformem numa sequência programática, que seja inércia e una Em sua maioria as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
b. Não se transformem numa sequência enriquecedora, que seja dinâmica e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
c. Se transformem numa monótona sequência, para construir práticas diárias, que seja dinâmica e una todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
d. Não se transformem numa monótona sequência, que seja dinâmica e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
e. Se transformem numa sequência enfadonha, que seja estática e una Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.

A criança com necessidades especiais têm seus direitos respaldados na LDB, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Esse documento assegura o que?
Assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade correta.
a. A responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
b. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
c. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
d. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino, incluindo no processo educativo em tratamento igual.
e. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança tenha o direito de ter o que?
Sobre o que diz a lei, assinale corretamente.
a. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo.
e. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.

As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiais enquanto estão ali. Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum. Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participam desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local.
b. a criança se familiariza neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interajam neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
c. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.

ura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum. Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que?
Sobre isso, assinale corretamente.
a. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participam desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para que não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local
b. a criança se familiariza neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interajam neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
c. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
d. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconheça com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança não se familiariza com o espaço e também não se desenvolve. Para tanto, não é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.

A criança com necessidades especiais tem direito à inclusão escolar, ou seja, ela pode estudar na rede de ensino público comum a todos e ter seus direitos assegurados, entretanto se ela optar por isso, não poderá regressar ao ensino pelas APAES, maior exemplo de assistência e educação a esse público. Esse processo de inclusão diz respeito a não permitir que nenhuma criança fique excluída da escola comum, sendo inserida tanto no processo educativo, físico como social.
Assim, quando esta criança se encontra numa sala de aula habitual, ela pode ter acesso aos conteúdos, como?
a. Conteúdos de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares.
b. Aos conteúdos básicos e essenciais, por meio das Adaptações Curriculares.
c. Conteúdos apenas necessários de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares.
d. Aos conteúdos mais fáceis, por meio das Adaptações Curriculares.
e. Aos conteúdos de forma fragmentada, por meio das Adaptações Curriculares.

No âmbito educacional, a educação básica passou a ser obrigatória e gratuita, como se vê na Constituição (BRASIL, 1988). Em 1971, houve também a expansão obrigatória para oito anos desse nível. Neste mesmo ano, a Lei n° 5.692/71 acarretou no princípio de municipalização do ensino fundamental, em que os municípios passaram a assumir a responsabilidade pelo ensino fundamental em todos os quesitos. Contudo, na prática, muitos municípios carentes já estavam nesse processo sem os subsídios do Estado e da União. No início denomina-se uma divisão diferenciada de entendimento para as creches e pré-escolas assim como a proposta de organização, atendimento e desenvolvimento.
Diante desta afirmação, como realizavam-se neste período as creches e pré-escolas? Partindo da apresentação do texto base, assinale corretamente.
a. As creches taxadas como um serviço prestado a população de bairros descentralizados, em período e dias alternado, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
b. As creches taxadas como um serviço prestado a população pobre, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
c. As creches taxadas como um serviço prestado a algumas pessoas da sociedade em período integral, subordinada e mantida por ONGS, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
d. As creches taxadas como um serviço prestado a população em geral, em período intermediário, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período, no turno tarde e vinculadas aos sistemas educacionais.
e. As creches taxadas como um serviço prestado a população de renda média, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.

Ao considerar importante as formas de concepção e transformação dos conhecimentos já existentes, porque, na educação, lida-se com seres ativos que podem constituir outras possibilidades de gerir o que está à sua volta (BARBOSA, 2010). Assim sendo, o autor em questão, afirma que, o professor, na prática pedagógica, precisa ser?
Assinale corretamente, avaliando o contexto apresentado no texto base.
a. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
c. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
d. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
e. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.

A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal. Ao se falar da transformação da prática pedagógica, ressaltamos a formação continuada como sendo:
Partindo do princípio apresentado, analise as alternativas e assinale corretamente.
a. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas.
b. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas.
c. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
d. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas.
e. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.

Prévia do material em texto

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Questão 1
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Ao estudarmos sobre o surgimento  e a idade cronológica das creches do mundo, observamos as criações das escolas: do Tricô, Infantil, Jardim de Infância, Casa Dei Bambini, o Infantário. Entretanto, no Brasil, podemos destacar quanto ao surgimento das creches que?
Avalie o contexto das alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à uma educação familiar de bons costumes e regras.
b. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.. 
c. As creches populares foram criadas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias e os filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para a alimentação, hora do sono e espiritualidade.
d. As creches populares foram criadas somente para atender as mães dos filhos das empregadas domésticas, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
e. As creches populares foram criadas apenas para atender as mães que trabalhavam nas indústrias, com o atendimento voltado para à alimentação, higiene e segurança física.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a teoria histórico-cultural a aprendizagem vem sempre à frente do desenvolvimento e ambos mantêm uma relação dialética. Dessa maneira compreendemos que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e por esse motivo, o ensino é de fundamental relevância para o desenvolvimento dos sujeitos.  Em relação às concepções de desenvolvimento e a sua influência nas organizações dos ambientes na Educação Infantil, organizar os cotidianos das crianças pressupõe o que?
 Analise as alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem. 
b. Pensar que a instituição deve ter uma atividade básica diária, com a construção espontânea permanente, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
c. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades básicas diárias, o educador deve observar do que as crianças brincam, quais as atividades elas mais interagem.
d. Pensar que a instituição deve ter uma diversificação de atividades básicas diárias, observando do que as crianças brincam, quais as atividades elas interagem.
e. Pensar que a instituição deve ter uma sequência de atividades diárias e complementares, observando uma das ações que as crianças fazem e como elas interagem.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Conforme estudamos na unidade II, promover espaços para o convívio social, é fundamental. Pensarmos em privacidade, principalmente tendo como referência crianças institucionalizadas o dia inteiro, faz muito sentido. Variar o tamanho dos espaços pode ser uma alternativa para expressar e explorar sentimentos sem expor-se aos olhares dos outros.
Assinale corretamente, visando o que é que se faz necessário para as crianças participarem destes espaços sociais.
Escolha uma opção:
a. Se criem sentidos nas relações, familiares-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos e idosos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
b. Se criem sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-amigos das famílias e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças.
c. Se criem novos sentidos nas relações adulto-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver, entender, conviver com as crianças. 
d. Se criem novos sentidos nas relações criança-criança, famílias-educadores, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de construir sua forma de ver, entender, conviver com as crianças.
e. Se criem novos sentidos  apenas nas relações adulto-criança, pais-filhos e também que haja por parte dos adultos, uma vontade de experimentar, outra forma de ver e conviver com as crianças.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A legislação legitima as ações e assegura as políticas de atendimento. No Brasil dispomos de legislação avançada na área da educação introduzida, pela?
Sobre isso,  assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
b. Constituição Federal de 1988 e o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
c. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996.
d. Constituição Federal de 1988, o "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e a"Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996. 
e. "Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)"- Lei nº 9.394 , de 26 de dezembro de 1996 e o"Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)"- Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A família é espaço sociocultural cotidiano e histórico no processo de socialização, se relaciona com as instituições de ensino, tornando-se berço de atitudes, bem como de mudanças, ou estagnação, da realidade na qual a sociedade a insere, pois é delas que partem os sujeitos sociais que irão manter, ou mudar, a si próprios e, consequentemente, a realidade onde estão inseridos. Ao se pensar na criança da educação infantil, vimos que a participação da família no âmbito escolar torna-se essencial, para que a criança:
Com base no contexto apresentado no texto base, avalie as alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Tenha segurança, se sinta livre a construção do processo de ensino e aprendizagem. 
b. Tenha uma relação educativa, voltada para o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem.
c. Tenha mais confiança, se sinta estimulada ao processo de aprendizagem.
d. Tenha um processo de construção, se sinta segura no desenvolvimento do processo de ensino. 
e. Tenha um conjunto de ações interativas, criativas e desenvolva o processo de ensino e aprendizagem.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A interação tem a capacidade de criar situações de ajuda e com isso levar a criança ao progresso no processo de aprendizagem. O processo educativo, deve sempre:
 Assinale corretamente, visando a referência apresentada no enunciado.
Escolha uma opção:
a. considerar os conhecimentos prévios dos alunos, como único conhecimento, para que tenham a possibilidade de vivenciá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, repassando essas informações, levando-os a realização deste conhecimento como aprendizagens únicas significativas.
b. considerar os conhecimentos prévios dos alunos, para que tenham a possibilidade de modificá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, mediante novas informações, levando-os a realização de novas aprendizagens significativas. 
c. promover a construção de novos conhecimentos, para que tenham a possibilidade de apresentá-las, como absoluta verdade, repassando informações, levando-os a realização de aprendizagens significativas.
d. considerar os conhecimentos adquiridos no espaço institucional dos alunos, para modificá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, mediante novas informações, levando-os a realização de novas aprendizagens significativas.
e.
promover os conhecimentos prévios dos alunos,como formação essencial sem a possibilidade de modificá-los, ampliá-los ou diferenciá-los, mediante única forma de informações, levando-a como referência para sua aprendizagem significativa.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
 A lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, o famoso ECA, tem como premissas o estabelecido no artigo 1º: “Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente” (CEDECA, 2017, p. 10). No que diz em seu artigo 53 , que em relação a educação:
Com base no enunciado, assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. “A criança e o adolescente tem direito à educação somente em tempo integral, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, para o exercício da cidadania e o desempenho na sociedade.”
b. “A criança e o adolescente tem direito à educação, as relações de interação ao seu redor, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania e sua relação com a família.”
c. “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.” 
d. “A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo especificamente para o exercício da cidadania.”
e. “A criança têm direito à educação e às brincadeiras, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, com o preparo para o exercício da cidadania e o trabalho.”
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Delgado (2015) defende a integração entre cuidados e educação infantil como condição essencial para um atendimento de qualidade à criança, enquanto Vasconcellos (2015) ressalta que a formação do profissional que atua na educação infantil deve se pautar na unificação de atividades de cuidar e de educar que tenham a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento. Diante disso, é proposto que  na vida das crianças se garantam atividades, que:
Com base na apresentação do texto base, assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a.
Se transformem numa sequência programática, que seja inércia e una
Em sua maioria as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
b.
Não se transformem numa sequência enriquecedora, que seja dinâmica e una
Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
c. Se transformem numa monótona sequência, para construir práticas diárias, que seja dinâmica e una todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
d.
Não se transformem numa monótona sequência, que seja dinâmica e una
Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas. 
e.
Se transformem numa sequência enfadonha, que seja estática e una
Todas as crianças nas atividades provendo uma socialização entre elas.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A criança com necessidades especiais têm seus direitos respaldados na LDB, mas também no Estatuto da Criança e do Adolescente, doravante ECA. Esse documento assegura o que?
Assinale a alternativa que apresenta a responsabilidade correta.
Escolha uma opção:
a. A responsabilidade dos professores em garantir um atendimento de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
b. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma parcial na rede pública comum de ensino em turno regular e atendimento educativo.
c. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino ou por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
d. A responsabilidade da escola em garantir educação de qualidade de forma integral na rede pública comum de ensino, incluindo no processo educativo em tratamento igual. 
e. A responsabilidade da escola e dos professores em garantir educação de qualidade de forma integral por meio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – doravante, LDB (Lei n° 9.394, de 1996), documento brasileiro que rege também os direitos da criança com necessidades específicas. Ela ainda propõe que a criança tenha o direito de ter o que?
 Sobre o que diz a lei, assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. cuidados e compreensão das necessidades, importando raça, cor ou sexo.
b. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor e rotina de vida.
c. cuidados e compreensão nas atividades, importando raça, cor ou gênero.
d. proteção e compreensão de suas necessidades, sem importar raça, cor ou sexo. 
e. proteção e compreensão da vida escolar, importando com raça, cor e origem.
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
As creches e as pré-escolas cuidam, zelam e acolhem as crianças menores, as que são mais dependentes dos pais e que, por isso, precisam de cuidados especiais enquanto estão ali. Nesse processo de acolhimento, ao se deparar em um ambiente desconhecido, ela pode sentir-se amedrontada ou insegura, chorando, muitas vezes, sem parar. Esse processo de adaptação é bastante comum. Então, é responsabilidade desses espaços de Educação Infantil fazer com que?
Sobre isso, assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. a criança se defina no espaço para que em um futuro se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais não participam desses momentos em que a criança se encontra ali para ser acolhida,  para que  não desperte assim a insegurança e promova a dificuldade para adaptação ao local
b. a criança se familiariza neste momento inicial apenas com o espaço. Para tanto, é necessário que os pais não interajam neste espaço em que a criança se encontra ali para ser acolhida, para possibilitar assim segurança e adaptação ao local.
c. a criança se familiarize com o espaço e também se desenvolva. Para tanto, é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local. 
d. a criança tenha liberdade de expor suas emoções e se reconheça com autonomia. Para tanto, é necessário que os pais respeitem a organização das  ações em que a criança a instituição dispõe para acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
e. a criança não se familiariza com o espaço e também não se desenvolve. Para tanto, não é necessário que os pais também participem desses momentos em que a criança se encontra ali sendo acolhida, despertando assim segurança e adaptação ao local.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A criança com necessidades especiais tem direito à inclusão escolar, ou seja, ela pode estudar na rede de ensino público comum a todos e ter seus direitos assegurados, entretanto se ela optar por isso, não poderá regressar ao ensino pelas APAES, maior exemplo de assistência e educação a esse público. Esse processo de inclusão diz respeito a não permitir que nenhuma criança fique excluída da escola comum, sendo inserida tanto no processo educativo, físico como social. Assim, quando esta criança se encontra numa sala de aula habitual, ela pode ter acesso aos conteúdos,  como?
Sobre isso, analise as alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Conteúdos de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares. 
b. Aos conteúdos básicos e essenciais, por meio das Adaptações Curriculares.
c. Conteúdos apenas necessários de forma adaptada, por meio das Adaptações Curriculares.
d. Aos conteúdos mais fáceis, por meio das Adaptações Curriculares.
e. Aos conteúdos de forma fragmentada, por meio das Adaptações Curriculares.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
No âmbito educacional, a educação básica passou a ser obrigatória e gratuita, como se vê na Constituição (BRASIL, 1988). Em 1971, houve também a expansão obrigatória paraoito anos desse nível. Neste mesmo ano, a Lei n° 5.692/71 acarretou no princípio de municipalização do ensino fundamental, em que os municípios passaram a assumir a responsabilidade pelo ensino fundamental em todos os quesitos. Contudo, na prática, muitos municípios carentes já estavam nesse processo sem os subsídios do Estado e da União. No início denomina-se uma divisão diferenciada de entendimento para as creches e pré-escolas assim como a proposta de organização, atendimento e desenvolvimento. Diante desta afirmação, como realizavam-se neste período as creches  e pré-escolas?
Partindo da apresentação do texto base, assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. As creches taxadas como um serviço prestado a população de bairros descentralizados, em período e dias alternado, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
b. As creches taxadas como um serviço prestado a população pobre, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais. 
c. As creches taxadas como um serviço prestado a algumas pessoas da sociedade em período integral, subordinada e mantida por ONGS, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
d. As creches taxadas como um serviço prestado a população em geral, em período intermediário, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período, no turno tarde e vinculadas aos sistemas educacionais.
e. As creches taxadas como um serviço prestado a população de renda média, em período integral, subordinada e mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, as pré-escolas apenas em um meio período e vinculadas aos sistemas educacionais.
Questão 14
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
Ao considerar importante as formas de concepção e transformação dos conhecimentos já existentes, porque, na educação, lida-se com seres ativos que podem constituir outras possibilidades de gerir o que está à sua volta (BARBOSA, 2010).  Assim sendo, o autor em questão , afirma que,  o professor, na prática pedagógica, precisa ser ?
 Assinale corretamente, avaliando o contexto apresentado no texto base.
Escolha uma opção:
a. determinado e estabelecer relações com seu trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
b. coerente e construir relações com sua prática, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento. 
c. dinâmico e compreender as relações das práticas educativas com seu trabalho para propor ações interativas de uma plano.
d. competente e estabelecer regras de trabalho, projetando-as neste ambiente para alcançar objetivos e as propostas do seu planejamento.
e. criativo, extraordinário para construir relações pedagógicas, projetando-as neste lugar para avançar seus objetivos e finalidades propostas em seu planejamento.
Questão 15
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,40
Marcar questão
Texto da questão
A formação teórica e a prática poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de ensino visto que as mudanças sociais que poderão gerar transformações no que tange ao ensino-aprendizagem são decorrentes de um ensino de qualidade, onde será necessária uma qualificação profissional e pessoal. Ao se falar da transformação da prática pedagógica, ressaltamos a formação continuada como sendo:
Partindo do princípio apresentado, analise as alternativas e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências abstratas, expressões e relações multifacetadas".
b. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador na construção de caminhos e organizações práticas. 
c. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas expressões e relações múltiplas.
d. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador em suas “experiências concretas, expressões e relações multifacetadas".
e. Uma das facetas da prática pedagógica e, esta por sua vez, representa definitivamente a identidade do educador no contexto educacional.

Mais conteúdos dessa disciplina