Logo Passei Direto
Buscar

Cidades Educadoras 2

User badge image
Cristina Unser

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As políticas públicas e sociais têm oferecido como alternativa para as crianças e adolescentes em situação de risco social, uma prática educativa que vem sendo executada por instituições, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que é a educação não formal.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não formal é correto afirmar que:
A O conhecimento sobre grafite não faz parte da lista de conteúdos, portanto, recai na informalidade.
B Há informalidade no espaço formal da escola e existe, também, a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
C Na educação não formal, são contemplados apenas os estudos ligados a arte e cultura.
D Educação não formal só é possível quando acontece no contraturno escolar.
E Estudos de grafitte não envolvem discussões sobre paisagem pois está faz parte dos conteúdos de Geografia.

Dentre os progressos que muitos movimentos de cidadãos implementaram junto dos seus governos, destacam-se a revalorização do ambiente urbano, a qualidade de vida nos bairros ou a criação de novas centralidades urbanas.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Construindo o Melhor Bairro em Changwon, é correto afirmar que:
A Busca abrir o espaço dos bairros para os investimentos industriais.
B Tem como objetivo estimular o poder público a criar espaços de convívio social.
C Visa implementar a abertura de instituições sociais como creches, escolas e posto de saúde nos bairros.
D Se caracteriza por atribuir aos cidadãos, o protagonismo no desenvolvimento de ações para melhorar a qualidade de vida de seus bairros.
E Tem como objetivo estimular o desenvolvimento de centros comerciais nos bairros.

A ideia de que a cidade pode e deve ser, simultaneamente, marco e agente educador, é o mote que inspira as ‘cidades educadoras’, conceito que nasceu há quase 20 anos.
De acordo com os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre documentos e regulamentos orientadores das cidades educadoras, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
( ) A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.
( ) O município deverá garantir uma informação suficiente e compreensível e encorajar os seus habitantes a informarem-se.
( ) A cidade educadora deverá oferecer a todos seus habitantes , enquanto objetivo cada vez mais necessário à comunidade, uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática.
( ) A cidade educadora deverá fomentar a participação cidadã com uma perspectiva crítica e responsável.
A 2 – 1 – 3 – 4
B 4 – 3 – 2 – 1
C 2 – 3 – 4 – 1
D 2 – 1 – 4 – 3
E 4 – 3 – 1 – 2

É na dinâmica da cidade que percebemos o quanto uma sociedade, que se intitulou moderna e teve o progresso como um de seus pilares, continua a formular a garantia de direitos tendo como pressuposto a definição do lugar que cada um deve ocupar na sociedade.
Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o viver nas cidades, analise as proposições:
I. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, a importância de se considerar o IDHM para análise das regiões, municípios e regiões metropolitanas se deve ao fato de tal índice ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB.
II. O desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas pessoas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Um grande desafio a ser enfrentado na construção dessa pedagogia urbana é como lidar com os problemas da estrutura educacional das classes populares [...]. Para enfrentar essa situação, [precisa-se] valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não-formal, é correto afirmar que:
A a educação não formal faz parte de uma política que visa, com o tempo, substituir a educação formal.
B no contexto da cidade educadora, a educação não formal é prioridade no processo de ensino.
C a educação formal supre lacunas da educação formal, devido ao despreparo dos professores.
D a educação não formal deve também ser de responsabilidade das escolas formais, com outra proposta pedagógica.
E quando se considera a cidade como espaço não formal de educação, a escola não perde espaço com essa maneira de pensar e trabalhar.

Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
A refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
B diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
C refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo quase real.
D é um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
E envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.

[...] precisa-se decididamente acabar com a ideia de que a educação só é construída no âmbito escolar e sim valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
A defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
B defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
C defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
D defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
E defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.

[...] a Carta serve, de uma só vez, a cada uma e a todas as cidades, de ferramenta, de construção e de evolução individual e, também, coletiva [...].
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os princípios da Carta da AICE, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Esse documento orienta as ações dos governos municipais que aderem ao movimento a fim de consolidar e estender o potencial educador das cidades.
II. ( ) A Carta é um elemento unificador da rede de cidades educadoras em permanente construção.
III.( ) A partir dos projetos educacionais de cada país, as cidades educadoras devem contemplar e adaptar seus projetos educacionais.
A F – V – F
B V – F – F
C V – V – F
D F – F – V
E F – V – V

Quanto à estética, há a construção de uma relação direta com o formato que projetavam para as cidades, ou seja, civilizadas, higiênicas e modernas [...].
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
A tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
B é um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
C é significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
D serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
E pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.

[...] a cidade enquanto lugar e espaço da cidadania tem um potencial de educação para todos e por toda a vida, pois desafia a sensibilidade humana a construir uma existência social mais humanizada enquanto fundamento para o projeto de vida das pessoas.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Rosário Mais Limpa, leia as afirmativas a seguir:
I.( ) Se destaca por ter a capacidade de envolver um número maior de indivíduos na escala da cidade e do município.
II.( ) Permite desenvolver competências e habilidades bastante úteis e importantes para se promoverem a participação cidadã, o voluntariado, a qualidade urbana, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nas cidades.
III.( ) Dentre seus objetivos está o crescimento industrial e ampliação das áreas comerciais e habitacionais da cidade.
IV.( ) Apostou em mudança cultural para avançar na resolução dos problemas de higiene da cidade e fortalecer o sentimento de pertencimento ao local.
V.( ) A função dos coletores restringe-se a coleta do dos resíduos sólidos.
A F – V – V - V - F
B V – F – V – F - F
C V – V – F - V - F
D V – V – F – F - V
E F – F – V – V – V

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.
A 1 – 3 – 2 – 4
B 3 – 4 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3 – 4
D 3 – 1 – 2 – 4
E 4 – 1 – 3 – 2

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
A II, III, IV
B II e IV
C I, IV, V
D I e II
E II e III

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
A 1 – 3 – 2 – 4
B 3 – 4 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3 – 4
D 3 – 1 – 2 – 4
E 4 – 1 – 3 – 2

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, é correto afirmar que:
A
os alunos precisam conhecer a região para aprender os conteúdos e obter boa avaliação nas disciplinas.
os projetos escolares servem para que os estudantes consigam compreender as problemáticas do entorno e entender a teoria dada em sala de aula.
o exemplo de projeto demonstra que os alunos precisam estar atentos às questões ambientais no âmbito específico da geografia.
as questões práticas de um projeto demandam muito envolvimento, o que acaba sendo um impeditivo para aplicação de mais projetos.
quando um indivíduo desenvolve um sentimento de pertencimento ao lugar que vive, ele acaba por praticar ações de preservação do espaço onde ele vive.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. O educador deve iniciar tendo em mente que o aluno não conhece tudo de seu espaço.
II. O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular, não sendo necessário fazer a conexão com os conhecimentos tradicionalmente abordados na escola.
III. Partindo do princípio que o aluno, geralmente, mora próximo da escola e portanto, conhece o espaço do entorno, o educador deve ampliar esse conhecimento aprofundando os conhecimentos escolares.
IV. Ao se trabalhar com o meio, o educador deve usar níveis que preparem o aluno para tratar de assuntos mais complexos.
A I e II
B II e III
C I e IV
D II e IV
E III e IV

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação.
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
A F – V – V – V
B V – F – V – F
C V – V – V – F
D V – V – F – F
E F – F – V – V

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
A I
B I, II e III
C I e IV
D I e II
E II, III e IV

A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti: dizentes com os princípios da Carta da Aice são:
A Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
B Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
C Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
D Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
E Estatutos e regimentos escolares.

“Penso que cada coletividade, cada estabelecimento público deve, em função das suas competências e em coordenação, recorrer a um projeto educativo. [...] Um projeto desses deve ser interdisciplinar e pluralista, respeitante à educação, à instrução, à formação e à cidadania”. “Por fim, não há nada pior para um grande museu do que a indiferença. As instituições precisam de visitantes, de gente que se interesse por elas, que mostre aos governos que, sim, muitas pessoas se importam com essas organizações. Museu só é uma instituição viva quando ele entra na rotina da sociedade – e a escola é o lugar em que a sociedade se encontra para aprender”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a ação proposta no fragmento é característica do modelo educacional identificado como:
A Educação formal.
B Educação organizada.
C Educação não formal.
D Escola aberta.
E Educação integral.

“Mais aprendizado para toda equipe escolar pode gear um maior envolvimento da comunidade no processo educacional. Foi o que aconteceu em Rio Piracicaba [...]. Em 2002, a rede fez uma parceria com o programa Escola que Vale [...] A iniciativa visa capacitar professores, diretores, supervisores e técnicos da secretaria, além de atingir os pais”. O constante aperfeiçoamento dos professores é uma necessidade para o sucesso educacional, entretanto grandes são as dificuldades encontradas pelos profissionais, que vão desde tempo disponível até questões financeiras. Ciente dessa necessidade e dessas dificuldades, “ há três anos, a maioria dos educadores de Iraquara, a 470 quilômetros de Salvador, tinha cursado apenas o Magistério. Em 2000, a cidade abraçou o projeto do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, uma ONG que promove a capacitação principalmente no ensino de leitura e da escrita. Depois desse pontapé inicial, a vontade de aprofundar os conhecimentos contagiou a rede que levou a prefeitura a firmar um convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).”
Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre formação de professores, analise as proposições:
I. A proposta de capacitar os profissionais da educação está de acordo com os objetivos de uma cidade educadora.
II. A perspectiva da cidade educadora deve ser uma proposta política que leva o governo local a considerar a educação como um eixo estratégico e transversal de seu projeto político.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As políticas públicas e sociais têm oferecido como alternativa para as crianças e adolescentes em situação de risco social, uma prática educativa que vem sendo executada por instituições, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que é a educação não formal.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não formal é correto afirmar que:
A O conhecimento sobre grafite não faz parte da lista de conteúdos, portanto, recai na informalidade.
B Há informalidade no espaço formal da escola e existe, também, a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
C Na educação não formal, são contemplados apenas os estudos ligados a arte e cultura.
D Educação não formal só é possível quando acontece no contraturno escolar.
E Estudos de grafitte não envolvem discussões sobre paisagem pois está faz parte dos conteúdos de Geografia.

Dentre os progressos que muitos movimentos de cidadãos implementaram junto dos seus governos, destacam-se a revalorização do ambiente urbano, a qualidade de vida nos bairros ou a criação de novas centralidades urbanas.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Construindo o Melhor Bairro em Changwon, é correto afirmar que:
A Busca abrir o espaço dos bairros para os investimentos industriais.
B Tem como objetivo estimular o poder público a criar espaços de convívio social.
C Visa implementar a abertura de instituições sociais como creches, escolas e posto de saúde nos bairros.
D Se caracteriza por atribuir aos cidadãos, o protagonismo no desenvolvimento de ações para melhorar a qualidade de vida de seus bairros.
E Tem como objetivo estimular o desenvolvimento de centros comerciais nos bairros.

A ideia de que a cidade pode e deve ser, simultaneamente, marco e agente educador, é o mote que inspira as ‘cidades educadoras’, conceito que nasceu há quase 20 anos.
De acordo com os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre documentos e regulamentos orientadores das cidades educadoras, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
( ) A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.
( ) O município deverá garantir uma informação suficiente e compreensível e encorajar os seus habitantes a informarem-se.
( ) A cidade educadora deverá oferecer a todos seus habitantes , enquanto objetivo cada vez mais necessário à comunidade, uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática.
( ) A cidade educadora deverá fomentar a participação cidadã com uma perspectiva crítica e responsável.
A 2 – 1 – 3 – 4
B 4 – 3 – 2 – 1
C 2 – 3 – 4 – 1
D 2 – 1 – 4 – 3
E 4 – 3 – 1 – 2

É na dinâmica da cidade que percebemos o quanto uma sociedade, que se intitulou moderna e teve o progresso como um de seus pilares, continua a formular a garantia de direitos tendo como pressuposto a definição do lugar que cada um deve ocupar na sociedade.
Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o viver nas cidades, analise as proposições:
I. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, a importância de se considerar o IDHM para análise das regiões, municípios e regiões metropolitanas se deve ao fato de tal índice ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB.
II. O desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas pessoas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Um grande desafio a ser enfrentado na construção dessa pedagogia urbana é como lidar com os problemas da estrutura educacional das classes populares [...]. Para enfrentar essa situação, [precisa-se] valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não-formal, é correto afirmar que:
A a educação não formal faz parte de uma política que visa, com o tempo, substituir a educação formal.
B no contexto da cidade educadora, a educação não formal é prioridade no processo de ensino.
C a educação formal supre lacunas da educação formal, devido ao despreparo dos professores.
D a educação não formal deve também ser de responsabilidade das escolas formais, com outra proposta pedagógica.
E quando se considera a cidade como espaço não formal de educação, a escola não perde espaço com essa maneira de pensar e trabalhar.

Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
A refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
B diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
C refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo quase real.
D é um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
E envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.

[...] precisa-se decididamente acabar com a ideia de que a educação só é construída no âmbito escolar e sim valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
A defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
B defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
C defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
D defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
E defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.

[...] a Carta serve, de uma só vez, a cada uma e a todas as cidades, de ferramenta, de construção e de evolução individual e, também, coletiva [...].
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os princípios da Carta da AICE, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Esse documento orienta as ações dos governos municipais que aderem ao movimento a fim de consolidar e estender o potencial educador das cidades.
II. ( ) A Carta é um elemento unificador da rede de cidades educadoras em permanente construção.
III.( ) A partir dos projetos educacionais de cada país, as cidades educadoras devem contemplar e adaptar seus projetos educacionais.
A F – V – F
B V – F – F
C V – V – F
D F – F – V
E F – V – V

Quanto à estética, há a construção de uma relação direta com o formato que projetavam para as cidades, ou seja, civilizadas, higiênicas e modernas [...].
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
A tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
B é um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
C é significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
D serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
E pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.

[...] a cidade enquanto lugar e espaço da cidadania tem um potencial de educação para todos e por toda a vida, pois desafia a sensibilidade humana a construir uma existência social mais humanizada enquanto fundamento para o projeto de vida das pessoas.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Rosário Mais Limpa, leia as afirmativas a seguir:
I.( ) Se destaca por ter a capacidade de envolver um número maior de indivíduos na escala da cidade e do município.
II.( ) Permite desenvolver competências e habilidades bastante úteis e importantes para se promoverem a participação cidadã, o voluntariado, a qualidade urbana, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nas cidades.
III.( ) Dentre seus objetivos está o crescimento industrial e ampliação das áreas comerciais e habitacionais da cidade.
IV.( ) Apostou em mudança cultural para avançar na resolução dos problemas de higiene da cidade e fortalecer o sentimento de pertencimento ao local.
V.( ) A função dos coletores restringe-se a coleta do dos resíduos sólidos.
A F – V – V - V - F
B V – F – V – F - F
C V – V – F - V - F
D V – V – F – F - V
E F – F – V – V – V

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.
A 1 – 3 – 2 – 4
B 3 – 4 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3 – 4
D 3 – 1 – 2 – 4
E 4 – 1 – 3 – 2

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
A II, III, IV
B II e IV
C I, IV, V
D I e II
E II e III

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
A 1 – 3 – 2 – 4
B 3 – 4 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3 – 4
D 3 – 1 – 2 – 4
E 4 – 1 – 3 – 2

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, é correto afirmar que:
A
os alunos precisam conhecer a região para aprender os conteúdos e obter boa avaliação nas disciplinas.
os projetos escolares servem para que os estudantes consigam compreender as problemáticas do entorno e entender a teoria dada em sala de aula.
o exemplo de projeto demonstra que os alunos precisam estar atentos às questões ambientais no âmbito específico da geografia.
as questões práticas de um projeto demandam muito envolvimento, o que acaba sendo um impeditivo para aplicação de mais projetos.
quando um indivíduo desenvolve um sentimento de pertencimento ao lugar que vive, ele acaba por praticar ações de preservação do espaço onde ele vive.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. O educador deve iniciar tendo em mente que o aluno não conhece tudo de seu espaço.
II. O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular, não sendo necessário fazer a conexão com os conhecimentos tradicionalmente abordados na escola.
III. Partindo do princípio que o aluno, geralmente, mora próximo da escola e portanto, conhece o espaço do entorno, o educador deve ampliar esse conhecimento aprofundando os conhecimentos escolares.
IV. Ao se trabalhar com o meio, o educador deve usar níveis que preparem o aluno para tratar de assuntos mais complexos.
A I e II
B II e III
C I e IV
D II e IV
E III e IV

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação.
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
A F – V – V – V
B V – F – V – F
C V – V – V – F
D V – V – F – F
E F – F – V – V

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
São corretas apenas as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
A I
B I, II e III
C I e IV
D I e II
E II, III e IV

A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti: dizentes com os princípios da Carta da Aice são:
A Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
B Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
C Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
D Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
E Estatutos e regimentos escolares.

“Penso que cada coletividade, cada estabelecimento público deve, em função das suas competências e em coordenação, recorrer a um projeto educativo. [...] Um projeto desses deve ser interdisciplinar e pluralista, respeitante à educação, à instrução, à formação e à cidadania”. “Por fim, não há nada pior para um grande museu do que a indiferença. As instituições precisam de visitantes, de gente que se interesse por elas, que mostre aos governos que, sim, muitas pessoas se importam com essas organizações. Museu só é uma instituição viva quando ele entra na rotina da sociedade – e a escola é o lugar em que a sociedade se encontra para aprender”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a ação proposta no fragmento é característica do modelo educacional identificado como:
A Educação formal.
B Educação organizada.
C Educação não formal.
D Escola aberta.
E Educação integral.

“Mais aprendizado para toda equipe escolar pode gear um maior envolvimento da comunidade no processo educacional. Foi o que aconteceu em Rio Piracicaba [...]. Em 2002, a rede fez uma parceria com o programa Escola que Vale [...] A iniciativa visa capacitar professores, diretores, supervisores e técnicos da secretaria, além de atingir os pais”. O constante aperfeiçoamento dos professores é uma necessidade para o sucesso educacional, entretanto grandes são as dificuldades encontradas pelos profissionais, que vão desde tempo disponível até questões financeiras. Ciente dessa necessidade e dessas dificuldades, “ há três anos, a maioria dos educadores de Iraquara, a 470 quilômetros de Salvador, tinha cursado apenas o Magistério. Em 2000, a cidade abraçou o projeto do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, uma ONG que promove a capacitação principalmente no ensino de leitura e da escrita. Depois desse pontapé inicial, a vontade de aprofundar os conhecimentos contagiou a rede que levou a prefeitura a firmar um convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).”
Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre formação de professores, analise as proposições:
I. A proposta de capacitar os profissionais da educação está de acordo com os objetivos de uma cidade educadora.
II. A perspectiva da cidade educadora deve ser uma proposta política que leva o governo local a considerar a educação como um eixo estratégico e transversal de seu projeto político.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Cidades Educadoras
"As políticas públicas e sociais têm oferecido como alternativa para as crianças e adolescentes em situação de risco social, uma prática educativa que vem sendo executada por instituições, organizações não-governamentais e movimentos sociais, que é a educação não formal.”
“Falar sobre a história dessa manifestação [ grafite ] apresentar o trabalho dos grafiteiros, discutir sobre o aspecto da legalidade e do uso do espaço coletivo gera discussões riquíssimas na escola. [...] Interessado em trabalhar os diversos aspectos do tema com os alunos do 6º ao 9º ano, que estudam no período integral da EMEF 25 de julho, em Campo Bom, a 57 quilômetros de Porto Alegre, o professor de Arte Jasom Souza implantou oficinas de grafite no contraturno.[...] Elaborou um projeto com pesquisas, estudos de técnica e – para a alegria dos estudantes – grafites na escola.”  
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não formal é correto afirmar que:
	
	A
	O conhecimento sobre grafite não faz parte da lista de conteúdos, portanto, recai na informalidade.
	
	B
	Há informalidade no espaço formal da escola e existe, também, a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
	
	C
	Na educação não formal, são contemplados apenas os estudos ligados a arte e cultura.
	
	D
	Educação não formal só é possível quando acontece no contraturno escolar.
	
	E
	Estudos de grafitte não envolvem discussões sobre paisagem pois está faz parte dos conteúdos de Geografia.
Questão 2/10 - Cidades Educadoras
“Dentre os progressos que muitos movimentos de cidadãos implementaram junto dos seus governos, destacam-se a revalorização do ambiente urbano, a qualidade de vida nos bairros ou a criação de novas centralidades urbanas”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Construindo o Melhor Bairro em Changwon, é correto afirmar que:
	
	A
	Busca abrir o espaço dos bairros para os investimentos industriais.
	
	B
	Tem como objetivo estimular o poder público a criar espaços de convívio social.
	
	C
	Visa implementar a abertura de instituições sociais como creches, escolas e posto de saúde nos bairros.
	
	D
	Se caracteriza por atribuir aos cidadãos, o protagonismo no desenvolvimento de ações para melhorar a qualidade de vida de seus bairros.
	
	E
	Tem como objetivo estimular o desenvolvimento de centros comerciais nos bairros.
Questão 3/10 - Cidades Educadoras
“A ideia de que a cidade pode e deve ser, simultaneamente, marco e agente educador, é o mote que inspira as ‘cidades educadoras’, conceito que nasceu há quase 20 anos. Um projeto dirigido à cidade e, atrevo-me a dizer, ao mundo, dirigido às pessoas com o desejo de que seja assumido, partilhado, redefinido por tantas outras cidades e por muito mais gente”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre documentos e regulamentos orientadores das cidades educadoras , relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. 9º princípio da Carta da AICE
2. Estatuto da cidade
3. 19º princípio da Carta da AICE
4. 20º princípio da Carta da AICE
( ) A política urbana  tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana.
( ) O município deverá garantir uma informação suficiente e compreensível  e encorajar os seus habitantes a informarem-se.
( ) A cidade educadora deverá oferecer a todos seus habitantes , enquanto objetivo cada vez mais necessário à comunidade, uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática.
( ) A cidade educadora deverá fomentar a participação cidadã com uma perspectiva crítica e responsável.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 4 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 4/10 - Cidades Educadoras
“É na dinâmica da cidade que percebemos o quanto uma sociedade, que se intitulou moderna e teve o progresso como um de seus pilares, continua a formular a garantia de direitos tendo como pressuposto a definição do lugar que cada um deve ocupar na sociedade”.
Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o viver nas cidades, analise as proposições:
I. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, a importância de se considerar o IDHM para análise das regiões, municípios e regiões metropolitanas se deve ao fato de tal índice ser uma alternativa à leitura de desenvolvimento realizada pela análise do PIB.
PORQUE
II. O desenvolvimento humano não é sinônimo de desenvolvimento econômico e deve ser centrado nas pessoas e na ampliação de seu bem-estar e da capacidade e liberdade de escolha.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/10 - Cidades Educadoras
“Um grande desafio a ser enfrentado na construção dessa pedagogia urbana é como lidar com os problemas da estrutura educacional das classes populares [...].Para enfrentar essa situação, [precisa-se] valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana”.
“O projeto social denominado CEMOA (Centro Municipal de Orientação ao Adolescente) Sem Limites está situado na cidade de Valinhos - SP. Uma parceria entre a prefeitura e SENAC. Sua proposta pedagógica é direcionar os jovens desfavorecidos economicamente e de limitadas possibilidades de inserção profissional e social. Por meio de uma metodologia transformadora – aprender a aprender –, o Programa direciona forças para o desenvolvimento de jovens cidadãos, autônomos e críticos, estimulando-os para mudanças significativas em suas vidas por meio do trabalho na busca de melhor qualidade de vida para todos”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre educação não-formal, é correto afirmar que:
	
	A
	a educação não formal faz parte de uma política que visa, com o tempo, substituir a educação formal.
	
	B
	no contexto da cidade educadora, a educação não formal é prioridade no processo de ensino.
	
	C
	a educação formal supre lacunas da educação formal, devido ao despreparo dos professores.
	
	D
	a educação não formal deve também ser de responsabilidade das escolas formais, com outra proposta pedagógica.
	
	E
	quando se considera a cidade como espaço não formal de educação, a escola não perde espaço com essa maneira de pensar e trabalhar.
Questão 6/10 - Cidades Educadoras
“Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
	
	A
	refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
	
	B
	diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
	
	C
	refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo quase real.
	
	D
	é um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
	
	E
	envolve o conhecimento político dos maioreslíderes mundiais.
Questão 7/10 - Cidades Educadoras
“[...] precisa-se decididamente acabar com a ideia de que a educação só é construída no âmbito escolar e sim valorizar e construir práticas de educação popular nas diferentes dimensões da vida cotidiana. Pois, assim, haveria possibilidades de superação dos problemas referentes à não universalização do ensino entre a população e a promoção de saberes para a construção de uma cidadania plena”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
	
	A
	defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
	
	B
	defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
	
	C
	defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
	
	D
	defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
	
	E
	defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.
Questão 8/10 - Cidades Educadoras
“[...] a Carta serve, de uma só vez, a cada uma e a todas as cidades, de ferramenta, de construção e de evolução individual e, também, coletiva [...]. Como no preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras se afirma que toda a cidade ‘…dispõe de inúmeras possibilidades educadoras mas que também nela podem incidir forças e inércias deseducadoras…’ [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os princípios da Carta da AICE, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.  ( ) Esse documento orienta as ações dos governos municipais que aderem ao movimento a fim de consolidar e estender o potencial educador das cidades.
II. ( ) A Carta é um elemento unificador da rede de cidades educadoras em permanente construção.
III.( ) A partir dos projetos educacionais de cada país, as cidades educadoras devem contemplar e adaptar seus projetos educacionais. 
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – F
	
	D
	F – F – V
	
	E
	F – V – V
Questão 9/10 - Cidades Educadoras
“Quanto à estética, há a construção de uma relação direta com o formato que projetavam para as cidades, ou seja, civilizadas, higiênicas e modernas [...]. Essas características poderiam possibilitar contatos financeiros efetivos com o capital internacional, dessa forma, o que estava em jogo era o imaginário de cidade que se pretendia ‘comercializar’ [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
	
	A
	tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
	
	B
	é um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
	
	C
	é significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
	
	D
	serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
	
	E
	pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.
Questão 10/10 - Cidades Educadoras
“[...] a cidade enquanto lugar e espaço da cidadania tem um potencial de educação para todos e por toda a vida, pois desafia a sensibilidade humana a construir uma existência social mais humanizada enquanto fundamento para o projeto de vida das pessoas”.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o projeto Rosário Mais Limpa, leia as afirmativas a seguir:
I.( ) Se destaca por ter a capacidade de envolver um número maior de indivíduos na escala da cidade e do município.
II.( ) Permite desenvolver competências e habilidades bastante úteis e importantes para se promoverem a participação cidadã, o voluntariado, a qualidade urbana, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nas cidades.
III.( ) Dentre seus objetivos está o crescimento industrial e ampliação das áreas comerciais e habitacionais da cidade.
IV.( ) Apostou em mudança cultural para avançar na resolução dos problemas de higiene da cidade e fortalecer o sentimento de pertencimento ao local.
V.( ) A função dos coletores restringe-se a coleta do dos resíduos sólidos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – V  - V - F
	
	B
	V – F – V – F - F
	
	C
	V – V – F - V - F
	
	D
	V – V – F – F - V
	
	E
	F – F – V – V – V
Questão 11 - Cidades Educadoras
“[...] o termo ‘urbanismo’, definido como a ‘ciência e teoria da localização humana’, foi cunhado somente no início do século XX, momento no qual a expansão da cidade industrial já era uma realidade consolidada, o que deprecava, em termos de respostas, novas posturas críticas e reflexivas sobre os problemas urbanos daí advindos [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, leia as afirmativas e assinale V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
II.( ) O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, de urbanização mais complexa, caracterizada por uma sociedade do risco, mais racional e individualista.
III.( ) A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
IV. ( ) O espaço urbano é uma concretização do modo de produção capitalista e a cidade, uma manifestação dessa concretização.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 12 - Cidades Educadoras
“Confirmamos a importância dos governos locais na construção de cidades educadoras: os representantes dos cidadãos escutam, animam, sugerem, coordenam, propõem, lideram e executam [...]. A cidade educadora é, ao mesmo tempo, uma proposta e um compromisso necessariamente partilhados, basicamente, pelos governos locais e pela sociedade civil”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características de cidades educadoras listadas na Carta das Cidades Educadoras (Aice), analise as afirmativas:
I. Uma cidade educadora tem personalidade própria e está integrada no país onde se situa – é, por isso, interdependente do território do qual faz parte.
II. Na cidade educadora, o principal objetivo é organizar estruturas materiais que possam levar seus habitantes a adquirir conhecimentos, mantendo um caráter independente, sem interferência de outros centros urbanos.
III. A cidade educadora tem como principal objetivo enriquecer o cotidiano e a vida de seus habitantes, pelo aprender, pelo trocar e pelo partilhar.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	I e III
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	II
Questão 13 - Cidades Educadoras
“A pesquisa de campo etnográfico consiste em estudarmos o Outro, como uma Alteridade, mas justamente para conhecer o Outro. A observação é então essa aprendizagem de olhar o Outro para conhecê-lo e, ao fazermos isso, também buscamos nos conhecer melhor” Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:
1. Angrosino2. Paul Vidal de La Blache
3. Magnani
4. Fernandes
( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 14 - Cidades Educadoras
“[...] quando falamos de educação, não a reduzimos à instituição escolar, mas, é necessário entendê-la tal como um processo complexo que se desenvolve em múltiplos espaços, indo para ‘além dos muros da escola’. A tarefa educativa, portanto, não se centraliza em um só sujeito histórico, como o professor, mas institui outros atores”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II, III, IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 15 - Cidades Educadoras
“A cidade educadora adquire e esforça-se por difundir a consciência de todas as possíveis repercussões mútuas que as pessoas e grupos exercem entre si dentro do espaço público da cidade e procura descobrir todas as suas potencialidades positivas em ordem ao progresso pessoal e social de todos os seus componentes”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
1. Souza
2. Gohn
3. La Belle
4. Gadotti
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 16 - Cidades Educadoras
“Relacionar todos os aspectos e estruturas da paisagem e, com base no resultado, exprimir de que forma um determinado espaço deverá ser ordenado, obedecendo que o desenvolvimento da sociedade deve salvaguardar a capacidade dos ecossistemas e o potencial recreativo da paisagem como partes fundamentais para a vida humana, é uma contribuição em longo prazo à sociedade”.
“Para que os alunos entendessem sobre os desmoronamentos nas Serra Fluminense em 2011, o professor de Geografia decidiu trabalhar sobre a importância da preservação da mata ciliar e sua preservação ‘para minimizar as consequências de desastres enquanto planejava a recuperação do córrego que passa pela escola’. Por meio de debates em sala, com textos e slides, e envolvimento dos pais, ‘muitos deles agricultores que dependem da perenidade dos rios da cidade’, o projeto foi sendo desenvolvido até a etapa seguinte, quando ‘os alunos foram ao riacho da escola – o Córrego da Toca, um braço da bacia hidrográfica do Rio Bengala, que abastece a cidade, para observar o impacto das chuvas abundantes. Após identificar os problemas, várias intervenções foram propostas para se recuperar a região, seguindo aspectos técnicos fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro’. Ao fim do projeto, o córrego tinha recuperado seu curso normal. E a turma reconheceu a necessidade de colaborar com a preservação de seu entorno usando, para isso, os conhecimentos adquiridos durante o percurso do estudo”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, é correto afirmar que:
	
	A
	os alunos precisam conhecer a região para aprender os conteúdos e obter boa avaliação nas disciplinas.
	
	B
	os projetos escolares servem para que os estudantes consigam compreender as problemáticas do entorno e entender a teoria dada em sala de aula.
	
	C
	o exemplo de projeto demonstra que os alunos precisam estar atentos às questões ambientais no âmbito específico da geografia.
	
	D
	as questões práticas de um projeto demandam muito envolvimento, o que acaba sendo um impeditivo para aplicação de mais projetos.
	
	E
	quando um indivíduo desenvolve um sentimento de pertencimento ao lugar que vive, ele acaba por praticar ações de preservação do espaço onde ele vive.
Questão 17 - Cidades Educadoras
“Segundo Solé Tura e Subirats [...], a intensa falta de recursos para garantir o bem-estar social de toda população, provocada pela recessão econômica, fez com que algumas administrações locais mais dinâmicas, e atingidas pela crise, buscassem alternativas para restabelecer sua autoridade e responsabilidade local”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX, é correto afirmar que:
	
	A
	o aumento de impostos e o investimento num parque industrial foi utilizado pelas cidades.
	
	B
	foram utilizados o arrocho salarial e o investimento do setor privado em escolas particulares que contemplassem a proposta das cidades educadoras para que a recuperação acontecesse.
	
	C
	foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial para a recuperação.
	
	D
	a recuperação dependeu de verbas públicas para oportunizar investimentos privados nas cidades e gerar impostos.
	
	E
	as cidades buscaram junto ao governo federal investimentos municipais com o objetivo de contemplar os princípios das cidades educadoras.
Questão 18 - Cidades Educadoras
“Saber trabalhar a cidade, na cidade e para a cidade requer aprendizado, seja por parte dos professores, seja por parte dos alunos. Saber trabalhar a cidade significa saber abordar também o espaço da cidade, uma vez que está também faz parte do meio, ou ainda, é o próprio meio, o espaço geográfico”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, analiseas afirmativas:
I. O educador deve iniciar tendo em mente que o aluno não conhece tudo de seu espaço.
II. O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular, não sendo necessário fazer a conexão com os conhecimentos tradicionalmente abordados na escola.
III. Partindo do princípio que o aluno, geralmente, mora próximo da escola e portanto, conhece o espaço do entorno, o educador deve ampliar esse conhecimento aprofundando os conhecimentos escolares.
IV. Ao se trabalhar com o meio, o educador deve usar níveis que preparem o aluno para tratar de assuntos mais complexos.
São corretas apenas as afirmativas: 
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 19 - Cidades Educadoras
“Em 2004, os alunos da rede pública [a maioria] de São Paulo, presentearam a cidade com uma enorme maquete da capital paulista. A ideia foi dos cartunistas Haroldo George Gepp e José Roberto Maia [...]. Uma parceria entre os SESC Itaquera e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tornou viável o projeto [...]. A garotada saia pra as aulas-passeio acompanhada de monitores e munida de máquina fotográfica para registrar tudo o que é visto. ‘Muitos alunos achavam que a violência, desemprego e moradias precárias eram exclusividade de Itaquera, onde moram’, relata o professor de Geografia Wanderley José da Silva. Houve também quem conhecesse um lado bem diferente de onde vivia [área nobre]. [...] De volta à escola, os estudantes revelaram as fotos e fizeram pesquisas sobre os locais visitados. Só então começaram a construção, com auxílio de 16 técnicos. [...] Em alguns pontos, a garotada se expressou por meio de cartuns, mostrando uma opinião, positiva ou negativa, sobre determinado tema”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação .
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 20 - Cidades Educadoras
“Tornava-se evidente que está tensão entre frequência, infraestruturas educativas e reivindicações sociais não podia sobreviver às alterações econômicas, sobretudo do pós-2ª Guerra Mundial, obrigando as estruturas governativas a conferir um outro espaço à educação, no quadro das opções estratégicas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
	
	A
	caracterizaram-se pela incapacidade de atender à demanda escolar, na escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação dos sistemas escolares na promoção social.
	
	B
	apresentaram um alto nível de desenvolvimento, devido, principalmente, à rápida reestruturação dos países europeus nesse período.
	
	C
	precisaram, para atender à demanda, centrar-se sobretudo no espaço informal e em sua estrutura.
	
	D
	promoveram a retomada dos valores, conceitos e conhecimentos propostos nos sistemas pré-Segunda Guerra Mundial.
	
	E
	caracterizaram-se pela rápida reestruturação, dando origem a um sistema que fez adaptações aos sistemas pré-existentes.
Questão 21 - Cidades Educadoras
“[...] a reinvenção dos espaços a cada processo de mudança, na economia, nas relações sociais e na política, altera a paisagem, que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	II, III e IV
Questão 22 - Cidades Educadoras
“Paulo Freire [...] nos diz da necessidade de uma educação popular. Ele se refere à construção de saberes que reconheçam a presença das classes populares dentro das escolas públicas que se tornariam realmente progressistas à medida que fossem criadas Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que:
	
	A
	Apesar de a escola ser um espaço formal e de, dentro dela, ser possível desenvolver diferentes projetos educativos, é na educação formal que deve estar focado o processo educativo.
	
	B
	A comunidade escolar deve colaborar com a escola, desde que não se envolva nas questões curriculares, de responsabilidade exclusiva do corpo diretivo.
	
	C
	Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
	
	D
	A educação formal deve ser desenvolvida pela escola e a informal, pela família.
	
	E
	A informalidade educativa deve ser colaborativa para a educação formal escolar.
Questão 23 - Cidades Educadoras
“Se a escola não direcionar e (res)significar os espaços escolares, nada adiantará  esticar  a  corda  do  tempo,  nada  adiantará  ampliar  a  jornada  escolar,  pois  os  muros  da  instituição  são  limitados,  não  exalam  o  aroma  que  a  cidade  pode  oferecer”.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os espaços educativos, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Espaços formais
2. Espaços informais
3. Espaços não formais
( ) São relacionados às atividades realizadas no espaço da escola.
( ) Abarcam atividades em instituições como museus, centros culturais, organizações não governamentais.
( ) São associados à mídia.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 24 - Cidades Educadoras
“A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti:
	
	A
	É uma área povoada ocupada por zonas residenciais, comerciais e industriais.
	
	B
	Área que concentra uma aglomeração de pessoas, que cotidianamente interagem através do trabalho e lazer.
	
	C
	Caracteriza-se pela urbanização, concentração de atividades econômicas e um estilo de vida próprio de seus habitantes.
	
	D
	Engloba diferentes estruturas urbanas, como residências, prédios e aglomerado urbano.
	
	E
	É um lugaronde a sociedade interage através de um sistema próprio de trocas, de inter-relações entre pessoas e lugares e comércio, num fluxo constante de elementos materiais e imateriais.
Questão 25 - Cidades Educadoras
“Destacamos que os princípios pontuados na Carta [educadora] são condizentes com as diretrizes legais [de documentos] [...] que postulam igualmente o desenvolvimento sustentável, a igualdade e a justiça sociais e a gestão democrática e participativa por meio da integração entre ações da comunidade e ações do Poder Público”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, os documentos que são condizentes com os princípios da Carta da Aice são:
	
	A
	Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
	
	D
	Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
	
	E
	Estatutos e regimentos escolares.
Questão 26 - Cidades Educadoras
“Penso que cada coletividade, cada estabelecimento público deve, em função das suas competências e em coordenação, recorrer a um projeto educativo. [...] Um projeto desses deve ser interdisciplinar e pluralista, respeitante à educação, à instrução, à formação e à cidadania”. “Por fim, não há nada pior para um grande museu do que a indiferença. As instituições precisam de visitantes, de gente que se interesse por elas, que mostre aos governos que, sim, muitas pessoas se importam com essas organizações. Museu só é uma instituição viva quando ele entra na rotina da sociedade – e a escola é o lugar em que a sociedade se encontra para aprender”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a ação proposta no fragmento é característica do modelo educacional identificado como:
	
	A
	Educação formal.
	
	B
	Educação organizada.
	
	C
	Educação não formal.
	
	D
	Escola aberta.
	
	E
	Educação integral.
Questão 27 - Cidades Educadoras
“Mais aprendizado para toda equipe escolar pode gear um maior envolvimento da comunidade no processo educacional. Foi o que aconteceu em Rio Piracicaba [...]. Em 2002, a rede fez uma parceria com o programa Escola que Vale [...] A iniciativa visa capacitar professores, diretores, supervisores e técnicos da secretaria, além de atingir os pais”. O constante aperfeiçoamento dos professores é uma necessidade para o sucesso educacional, entretanto grandes são as dificuldades encontradas pelos profissionais, que vão desde tempo disponível até questões financeiras. Ciente dessa necessidade e dessas dificuldades, “ há três anos, a maioria dos educadores de Iraquara, a 470 quilômetros de Salvador, tinha cursado apenas o Magistério. Em 2000, a cidade abraçou o projeto do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, uma ONG que promove a capacitação principalmente no ensino de leitura e da escrita. Depois desse pontapé inicial, a vontade de aprofundar os conhecimentos contagiou a rede que levou a prefeitura a firmar um convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).” Considerando a notícia e os conteúdos do livro–base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre formação de professores, analise as proposições:
I. A proposta de capacitar os profissionais da educação está de acordo com os objetivos de uma cidade educadora.
PORQUE
II. A perspectiva da cidade educadora deve ser uma proposta política que leva o governo local a considerar a educação como um eixo estratégico e transversal de seu projeto político.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 28 - Cidades Educadoras
“A estrutura da rede urbana existente desde antes do capitalismo industrial foi se constituindo hierarquicamente durante o desenvolvimento do modo de produção capitalista monopolista, predominantemente depois da Segunda Guerra Mundial”. De acordo com os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o modo de produção capitalista em escala mundial relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Espaços receptores
2. Espaços difusores
3. Escala mundial
4. Escala regional
( ) Organizações como o Mercosul, associação europeia, Eurocities, Organização Continental Latino Americana
( ) São as metrópoles: concentradores de população e capital, lugares de poder e referência, capazes de atrair empresas multinacionais.
( ) Organizações como a ONU, a Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do Comércio
( ) Não apresentam a mesma condição privilegiada propícia à reprodução e à acumulação do capital, tampouco diversidade produtiva e social ou atividades intensivas em conhecimento e tecnologia.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 4 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1
Questão 29 - Cidades Educadoras
“Planejamento urbano no Terceiro Mundo sempre foi visto como incapaz de organizar o caos urbano. Hoje em dia, essa atividade é considerada irrelevante para contribuir com questões relacionadas à justiça social. Em razão disso, afirmar que o planejamento desses espaços tem causado o aumento das desigualdades sociais urbanas pode parecer contraditório. No entanto, um modelo de planejamento territorial muito popular no Terceiro Mundo contribui para piorar o quadro de desigualdade social das cidades”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o modelo de desenvolvimento urbano, é correto afirmar que:
	
	A
	o poder público busca recursos que contemplem construir espaços comunitários voltados aos cidadãos de forma igual, com venda de espaços a baixo custo.
	
	B
	o poder público disponibiliza espaços das cidades para investimentos privados, de forma que se oportunize acesso igual a todos.
	
	C
	o poder público deixa de intervir no planejamento urbano, deixando-o ao cargo da iniciativa privada, fazendo apenas o papel de mediador em caso de conflitos.
	
	D
	o modelo de desenvolvimento está baseado no empresariamento, no planejamento por projetos, nas intervenções pontuais, na venda de espaços estratégicos e, consequentemente, na produção de espaços desiguais.
	
	E
	o setor empresarial obtém, por meios de incentivos fiscais, o domínio sobre o planejamento urbano, com o compromisso de investir em setores populares, de forma a produzir espaços de acesso igualitários.
Questão 30 - Cidades Educadoras
“O conceito de cidade educadora é proposto em 1972 por Edgar Fauré (e outros ) na obra colectiva Apprendre à être. Com esta abordagem ousada e inovadora, a Câmara Municipal de Barcelona acolhia e assumia no ano de 1989 o conceito de cidade educadora e apresentava-o, simultaneamente, como o significante de uma proposta integradora da educação formal, não-formal e informal que se gera no contexto da cidade e se destina a todos os que a habitam [...]”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o novo modelo de cidade que passou a ser repensado a partir do relatório de Edgar Faure para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é correto afirmar que:
	
	A
	A cidade passou a ser repensada como lugar de aprendizado considerando os espaços convencionais de aprendizado.
	
	B
	A cidade passou a ser repensada como espaço que possibilitaa socialização e diferentes experiências de aprendizado para além das instituições convencionais de educar.
	
	C
	A cidade, embora sob uma nova ótica no pós II Guerra Mundial, reformula suas instituições tradicionais, mantendo o modelo de educação em espaços formais.
	
	D
	A nova forma de rever a cidade, passa a valorizar os espaços informais de educação, mas mantém como objetivo principal a manutenção dos espaços formais e instituições tradicionais.
	
	E
	A cidade tornou-se espaço de negociação da educação.
Questão 31 - Cidades Educadoras
“[...] os projetos não acontecem de forma isolada; eles fazem parte de um processo de tomada de decisão que compreende três níveis de formulação: o nível dos grandes objetivos e eixos estratégicos de ação, a política [...]; o nível intermediário em que os planos são traduzidos em linhas mestras de ações temáticas, os programas; por fim, o nível das ações concretas, demarcadas em tempo e espaço, os projetos”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os passos do projeto Nosotros Proponemos, coordenado pela Universidade de Lisboa na cidade de Évora, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
1. Disciplina envolvida
2. Justificativa
3. Metodologia
4. Responsáveis pela coleta de informações
5. Parceiros
(  ) Estimular jovens a propor ações a serem consideradas na construção de políticas locais.
(  ) Equipes da prefeitura.
(  ) Estudos de caso
(  ) Geografia.
(  ) Alunos.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 5 – 3 – 1 – 4
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 32 - Cidades Educadoras
“A realidade territorial pressupõe singularidades, subjetividades que precisam ser consideradas. Esta questão nos ajuda a compreender que a medida orientadora das políticas públicas deve ser as condições reais de vida dos sujeitos, condições essas que expõem as fragilidades, as desigualdades sociais, a ruptura de vínculos sociais, simbólicos e materializados, mas também a potência dos diferentes grupos sociais”. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a tripla condição que conduzem as boas práticas nas melhorias das condições de vida das populações analise as afirmativas a seguir:
I. Ter um plano tangível no que toca à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades.
II. Resultar de um trabalho conjunto entre os sectores públicos, privados e cívicos da sociedade.
III. Fazer investimentos públicos na educação formal para atingir os objetivos educacionais.
IV. Estar social, cultural e ambientalmente orientados para a sustentabilidade.
V. Criar projetos dentro dos conteúdos tradicionais que contemplem boas práticas.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV
	
	D
	II, IV, V
	
	E
	I, II, IV
Questão 33 - Cidades Educadoras
“A emergência de algumas recentes ideias situadas no campo do planejamento – entre elas os planos estratégicos (de cidades e situacional) e as estratégias de marketing – faz parte das mudanças históricas por que passam as estruturas socioeconômicas e políticas, inseridas no contexto de reestruturação da economia mundial”. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o atual modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina, é correto afirmar que:
	
	A
	esse modelo de buscava a racionalidade, culminando com o surgimento das ideias modernistas que passam a dominar o planejamento urbano, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial.
	
	B
	a busca pelas ideias relacionadas ao progresso, à racionalidade e à modernidade levam a uma maior influência do modelo progressista.
	
	C
	é um modelo de descentralização urbana das grandes massas populacionais, direcionando-as ao campo.
	
	D
	as políticas urbanas posicionaram as cidades da melhor forma possível para aproveitar as oportunidades, identificar e promover os principais atrativos, usar de forma eficiente os recursos, incentivar a construção em consenso.
	
	E
	o modelo adotado é o estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado, à complexidade do atual estágio da economia capitalista e à fácil comunicação entre as metrópoles estruturadas em redes.

Mais conteúdos dessa disciplina