Logo Passei Direto
Buscar

01 cidades educadorasQuestão 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho de texto: “Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
A Refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
B Diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
C Refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo real.
D É um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
E Envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.

Atente para a citação: “A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 3 – Tema 1 O que são as Cidades Educadoras, p.6.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 3, tema 5 sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras, assinale a alternativa que indica corretamente as três partes que dividem os princípios da Carta das Cidades Educadoras:
A Direito a uma cidade educadora, compromisso da escola, serviço integral das pessoas.
B Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
C Direito a uma cidade ecológica, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
D Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço individual das pessoas.
E Direito a uma cidade opressora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.

Leia o fragmento de texto: “[...] em Cotemburgo, na Suécia, reuniram-se 900 participantes de 130 cidades e 43 países diferentes para discutir sobre a formação permanente nas cidades educadoras. Destacamos a presença de Paulo Freire como conferencista desse evento [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 101.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
A Defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
B Defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
C Defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
D Defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
E Defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.

Leia o extrato de texto: “[...] o modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina é denominado estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado [...].” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 59.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito utilizado para referir-se ao processo crescente de integração das diferentes partes do mundo, sob o impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte e outros:
A Gigantismo.
B Globalização.
C Neoliberalismo.
D Capitalismo.
E Revolução industrial.

Leia a seguinte informação: “[...] a cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 24.
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cidade educadora:
A Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
B Espaço ou território educativo, que considera apenas as estruturas materiais das cidades.
C Lugar que desconsidera as relações que a sociedade estabelece no espaço da cidade.
D É um espaço que considera somente a transformação da cidade nas suas estruturas físicas.
E É um espaço que promove a mudança social e formação da cidadania porém os ambientes da cidade não são alterados.

Leia o extrato de texto: “Para entender como se constitui a formação da Associação Internacional das Cidades Educadora, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, vem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 55.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta como se caracteriza a Terceira Fase da Modernidade de urbanização:
A Caracteriza-se pela busca da população das grandes cidades por tranquilidade, segurança, bem-estar e qualidade de vida.
B Caracteriza-se por um longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século XX, quedas drásticas na produção industrial e preços de ações nas bolsas de valores.
C Período caracterizado pelo aumento do número de campanhas, palestras, e até mesmo protestos contra a liberdade de expressão.
D É caracterizada por uma sociedade de risco, mais racional e individualista, estruturada em redes.
E Caracterizado pela livre exploração dos recursos naturais em defesa do desenvolvimento urbano.

Leia o extrato de texto: ““[...] o governo local de Barcelona passou a utilizar sua força política para criar regulamentos locais que facilitassem a entrada do capital privado. Acreditava-se que despertar o interesse do setor privado para operações [...] ajudaria a administração local a restabelecer sua economia.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local:
A Uso das tecnologias no suporte, controle e administração dos espaços desiguais das cidades.
B Incentiva a população urbana a retornar ao campo devido ao excesso de população neste espaço.
C Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos.
D Divulgação dos projetos aplicados em cidades de sucesso para que sejam aplicados em cidades em desenvolvimento e incentivo ao retorno do cidadão ao espaço rural.
E Identificação e promoção de espaços atrativos, aproveitamento de oportunidades em parceria com empresas e incentivo fiscal.

Leia a passagem de texto: "No contexto das intensas transformações da vida urbana em um mundo globalizado, no qual a sociedade é multipertencente, mais racional, individualista e diferenciada [...] emergiram questionamentos relacionadas à educação tradicional [...]. Com isso, surgiram novos paradigmas a respeito do processo de aprendizagem [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 66.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os novos paradigmas no processo de aprendizagem que surgiram a partir das novas gestões urbanas impulsionadas por Barcelona, é correto afirmar que:
A Colocaram em vigor uma ideia de processo de aprendizagem baseado no professor como o detentor do conhecimento e o aluno como o receptor que se prepara para o futuro.
B Trabalhou-se com a ideia de que o objeto é apreendido pelo aluno, mas o resultado só vai aparecer como mudança de comportamento a partir da experiência e do treinamento.
C Focaram-se na prática pedagógica de reprodução de conhecimento por meio de disciplinas individualizadas, com apoio de projetos.
D Destacam a pedagogia não institucional, a qual busca a educação permanente, utilizando outros métodos para além do expositivo.
E Segundo os novos paradigmas, o professor deve ter formação condizente com a disciplina a ser ministrada, e manter formação permanente.

Leia o extrato de texto: “[...] na educação não formal, a categoria espaço é tão importante quanto a categoria tempo, embora reconheça que o tempo da aprendizagem na educação não formal é mais flexível, pois supostamente respeita as diferenças e as capacidades de cada indivíduo.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo da flexibilidade ser uma característica da educação não formal:
A A flexibilidade permite variações em relação ao tempo, quanto à criação de múltiplos espaços educativos.
B Permite que o professor desenvolva o livre pensar em diferentes espaços.
C A flexibilidade refere-se à participação não obrigatória dos alunos nas atividades curriculares.
D Refere-se ao desenvolvimento do currículo que pode ser flexível, em relação à criação de diferentes estratégias para alcançar os objetivos da educação formal.
E A flexibilidade da educação não formal refere-se ao sistema avaliativo que pode ser desenvolvido de acordo com os diferentes espaços.

Leia o extrato de texto: “Para entender como se constitui a formação da AICE, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, bem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais. [Como] algumas características do processo de urbanização na final do Século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto.” Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, assinale a alternativa correta:
A O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
B O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, caracterizada por uma sociedade mais prudente e preocupada com o coletivo.
C A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
D O espaço urbano não se apresenta como concretização do modo de produção capitalista, já que não acompanha a modernidade.
E A urbanização, reflexo das políticas de habitação da Revolução Industrial, aconteceu diante da alta produção nas fábricas e a substituição do carvão pela energia elétrica.

Leia o extrato de texto: “[...] É nesse contexto de intensas mudanças no cenário mundial e europeu, e particularmente barcelonês, que situamos também as transformações que permitiram o surgimento do movimento em torno do conceito de cidades educadoras e, consequentemente, a fundação da AICE [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os primeiros governos democráticos de Barcelona após a ditadura franquista, é correto afirmar que:
A Fizeram grandes investimentos para recuperar todos os espaços que foram destruídos durante a ditadura com objetivo de dar uma nova roupagem para a cidade.
B Buscaram recursos da iniciativa privada para investir na recuperação dos espaços urbanos, a fim de recuperar a autoestima da cidade.
C Recriaram as grandes áreas urbanas, espaços obsoletos e depois foram direcionando para as áreas menores, buscando atrair investimentos externos.
D As administrações investiram o dinheiro público na recuperação dos espaços de convívio social.
E Buscando atrair oportunidades econômicas, as administrações foram atuando a partir dos pequenos espaços urbanos, como praças e parques, para depois ampliarem sua atuação para áreas maiores.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
Leia o fragmento de texto: “Nesse contexto, os megaeventos internacionais e o marketing urbano, a exemplo do caso de Barcelona, têm se tornado instrumentos estratégicos para colocar as cidades no cenário mundial e têm grandes impactos sobre a estrutura socioespacial urbana”.
A Tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
B É um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
C É significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
D Serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
E Pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.

Leia o fragmento de texto: “Segundo Solé Tura e Subirats [...], a intensa falta de recursos para garantir o bem-estar social de toda população, provocada pela recessão econômica, fez com que algumas administrações locais mais dinâmicas, e atingidas pela crise, buscassem alternativas para restabelecer sua autoridade e responsabilidade local”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX, é correto afirmar que:
A O aumento de impostos e o investimento num parque industrial foi utilizado pelas cidades.
B Foram utilizados o arrocho salarial e o investimento do setor privado em escolas particulares que contemplassem a proposta das cidades educadoras.
C Foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial.
D A recuperação dependeu de verbas públicas para oportunizar investimentos privados nas cidades e gerar impostos.
E As cidades buscaram junto ao governo federal investimentos municipais com o objetivo de contemplar os princípios das cidades educadoras.

Leia o trecho de texto: “Saber trabalhar a cidade, na cidade e para a cidade, requer aprendizado, seja por parte dos professores, seja por parte dos alunos. Saber trabalhar a cidade significa saber abordar também o espaço da cidade, uma vez que esta também faz parte do meio, ou ainda, é o próprio meio, o espaço geográfico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 35.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, assinale a alternativa correta:
A O educador deve iniciar seu planejamento tendo em mente que o aluno conhece bem seu espaço.
B O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular.
C Como o aluno, geralmente, mora próximo da escola e, assim, conhece o seu entorno, o educador deve aprofundar esse conhecimento na escola.
D É preciso levar em conta que os alunos trazem uma bagagem inicial, conhecimentos relacionados ao seu cotidiano.
E Ao trabalhar com o meio, o educador precisa preparar o aluno sem a necessidade de considerar seus conhecimentos de vida.

Leia o extrato de texto: “[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços -, ela exerce uma nova função.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da escola ao exercer uma nova função na cidade que educa:
A O objetivo é a formação para e pela cidadania.
B O objetivo é educar a cidade.
C Fortalecer a democracia da população.
D Esclarecer os motivos que levaram à fundação de uma associação internacional de cidades educadoras.
E Analisar criticamente um assunto e aproximar conhecimentos teóricos e práticos.

Leia a passagem de texto: "Diz respeito ainda às metodologias e às competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo desse processo. Para as crianças, sobretudo, aprender na cidade e com a cidade envolve também uma boa parcela de criatividade e subjetividade, que são utilizadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 37.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a definição “tudo o que pode se observar no espaço geográfico” refere-se à noção elementar do conceito de:
A espaço urbano.
B paisagem.
C espaço rural.
D realidade.
E percepção individual.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho de texto: “Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
A Refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
B Diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
C Refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo real.
D É um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
E Envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.

Atente para a citação: “A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 3 – Tema 1 O que são as Cidades Educadoras, p.6.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 3, tema 5 sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras, assinale a alternativa que indica corretamente as três partes que dividem os princípios da Carta das Cidades Educadoras:
A Direito a uma cidade educadora, compromisso da escola, serviço integral das pessoas.
B Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
C Direito a uma cidade ecológica, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
D Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço individual das pessoas.
E Direito a uma cidade opressora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.

Leia o fragmento de texto: “[...] em Cotemburgo, na Suécia, reuniram-se 900 participantes de 130 cidades e 43 países diferentes para discutir sobre a formação permanente nas cidades educadoras. Destacamos a presença de Paulo Freire como conferencista desse evento [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 101.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
A Defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
B Defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
C Defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
D Defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
E Defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.

Leia o extrato de texto: “[...] o modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina é denominado estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado [...].” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 59.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito utilizado para referir-se ao processo crescente de integração das diferentes partes do mundo, sob o impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte e outros:
A Gigantismo.
B Globalização.
C Neoliberalismo.
D Capitalismo.
E Revolução industrial.

Leia a seguinte informação: “[...] a cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 24.
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cidade educadora:
A Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
B Espaço ou território educativo, que considera apenas as estruturas materiais das cidades.
C Lugar que desconsidera as relações que a sociedade estabelece no espaço da cidade.
D É um espaço que considera somente a transformação da cidade nas suas estruturas físicas.
E É um espaço que promove a mudança social e formação da cidadania porém os ambientes da cidade não são alterados.

Leia o extrato de texto: “Para entender como se constitui a formação da Associação Internacional das Cidades Educadora, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, vem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 55.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta como se caracteriza a Terceira Fase da Modernidade de urbanização:
A Caracteriza-se pela busca da população das grandes cidades por tranquilidade, segurança, bem-estar e qualidade de vida.
B Caracteriza-se por um longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século XX, quedas drásticas na produção industrial e preços de ações nas bolsas de valores.
C Período caracterizado pelo aumento do número de campanhas, palestras, e até mesmo protestos contra a liberdade de expressão.
D É caracterizada por uma sociedade de risco, mais racional e individualista, estruturada em redes.
E Caracterizado pela livre exploração dos recursos naturais em defesa do desenvolvimento urbano.

Leia o extrato de texto: ““[...] o governo local de Barcelona passou a utilizar sua força política para criar regulamentos locais que facilitassem a entrada do capital privado. Acreditava-se que despertar o interesse do setor privado para operações [...] ajudaria a administração local a restabelecer sua economia.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local:
A Uso das tecnologias no suporte, controle e administração dos espaços desiguais das cidades.
B Incentiva a população urbana a retornar ao campo devido ao excesso de população neste espaço.
C Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos.
D Divulgação dos projetos aplicados em cidades de sucesso para que sejam aplicados em cidades em desenvolvimento e incentivo ao retorno do cidadão ao espaço rural.
E Identificação e promoção de espaços atrativos, aproveitamento de oportunidades em parceria com empresas e incentivo fiscal.

Leia a passagem de texto: "No contexto das intensas transformações da vida urbana em um mundo globalizado, no qual a sociedade é multipertencente, mais racional, individualista e diferenciada [...] emergiram questionamentos relacionadas à educação tradicional [...]. Com isso, surgiram novos paradigmas a respeito do processo de aprendizagem [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 66.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os novos paradigmas no processo de aprendizagem que surgiram a partir das novas gestões urbanas impulsionadas por Barcelona, é correto afirmar que:
A Colocaram em vigor uma ideia de processo de aprendizagem baseado no professor como o detentor do conhecimento e o aluno como o receptor que se prepara para o futuro.
B Trabalhou-se com a ideia de que o objeto é apreendido pelo aluno, mas o resultado só vai aparecer como mudança de comportamento a partir da experiência e do treinamento.
C Focaram-se na prática pedagógica de reprodução de conhecimento por meio de disciplinas individualizadas, com apoio de projetos.
D Destacam a pedagogia não institucional, a qual busca a educação permanente, utilizando outros métodos para além do expositivo.
E Segundo os novos paradigmas, o professor deve ter formação condizente com a disciplina a ser ministrada, e manter formação permanente.

Leia o extrato de texto: “[...] na educação não formal, a categoria espaço é tão importante quanto a categoria tempo, embora reconheça que o tempo da aprendizagem na educação não formal é mais flexível, pois supostamente respeita as diferenças e as capacidades de cada indivíduo.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo da flexibilidade ser uma característica da educação não formal:
A A flexibilidade permite variações em relação ao tempo, quanto à criação de múltiplos espaços educativos.
B Permite que o professor desenvolva o livre pensar em diferentes espaços.
C A flexibilidade refere-se à participação não obrigatória dos alunos nas atividades curriculares.
D Refere-se ao desenvolvimento do currículo que pode ser flexível, em relação à criação de diferentes estratégias para alcançar os objetivos da educação formal.
E A flexibilidade da educação não formal refere-se ao sistema avaliativo que pode ser desenvolvido de acordo com os diferentes espaços.

Leia o extrato de texto: “Para entender como se constitui a formação da AICE, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, bem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais. [Como] algumas características do processo de urbanização na final do Século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto.” Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, assinale a alternativa correta:
A O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
B O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, caracterizada por uma sociedade mais prudente e preocupada com o coletivo.
C A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
D O espaço urbano não se apresenta como concretização do modo de produção capitalista, já que não acompanha a modernidade.
E A urbanização, reflexo das políticas de habitação da Revolução Industrial, aconteceu diante da alta produção nas fábricas e a substituição do carvão pela energia elétrica.

Leia o extrato de texto: “[...] É nesse contexto de intensas mudanças no cenário mundial e europeu, e particularmente barcelonês, que situamos também as transformações que permitiram o surgimento do movimento em torno do conceito de cidades educadoras e, consequentemente, a fundação da AICE [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os primeiros governos democráticos de Barcelona após a ditadura franquista, é correto afirmar que:
A Fizeram grandes investimentos para recuperar todos os espaços que foram destruídos durante a ditadura com objetivo de dar uma nova roupagem para a cidade.
B Buscaram recursos da iniciativa privada para investir na recuperação dos espaços urbanos, a fim de recuperar a autoestima da cidade.
C Recriaram as grandes áreas urbanas, espaços obsoletos e depois foram direcionando para as áreas menores, buscando atrair investimentos externos.
D As administrações investiram o dinheiro público na recuperação dos espaços de convívio social.
E Buscando atrair oportunidades econômicas, as administrações foram atuando a partir dos pequenos espaços urbanos, como praças e parques, para depois ampliarem sua atuação para áreas maiores.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
Leia o fragmento de texto: “Nesse contexto, os megaeventos internacionais e o marketing urbano, a exemplo do caso de Barcelona, têm se tornado instrumentos estratégicos para colocar as cidades no cenário mundial e têm grandes impactos sobre a estrutura socioespacial urbana”.
A Tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
B É um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
C É significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
D Serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
E Pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.

Leia o fragmento de texto: “Segundo Solé Tura e Subirats [...], a intensa falta de recursos para garantir o bem-estar social de toda população, provocada pela recessão econômica, fez com que algumas administrações locais mais dinâmicas, e atingidas pela crise, buscassem alternativas para restabelecer sua autoridade e responsabilidade local”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX, é correto afirmar que:
A O aumento de impostos e o investimento num parque industrial foi utilizado pelas cidades.
B Foram utilizados o arrocho salarial e o investimento do setor privado em escolas particulares que contemplassem a proposta das cidades educadoras.
C Foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial.
D A recuperação dependeu de verbas públicas para oportunizar investimentos privados nas cidades e gerar impostos.
E As cidades buscaram junto ao governo federal investimentos municipais com o objetivo de contemplar os princípios das cidades educadoras.

Leia o trecho de texto: “Saber trabalhar a cidade, na cidade e para a cidade, requer aprendizado, seja por parte dos professores, seja por parte dos alunos. Saber trabalhar a cidade significa saber abordar também o espaço da cidade, uma vez que esta também faz parte do meio, ou ainda, é o próprio meio, o espaço geográfico”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 35.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, assinale a alternativa correta:
A O educador deve iniciar seu planejamento tendo em mente que o aluno conhece bem seu espaço.
B O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular.
C Como o aluno, geralmente, mora próximo da escola e, assim, conhece o seu entorno, o educador deve aprofundar esse conhecimento na escola.
D É preciso levar em conta que os alunos trazem uma bagagem inicial, conhecimentos relacionados ao seu cotidiano.
E Ao trabalhar com o meio, o educador precisa preparar o aluno sem a necessidade de considerar seus conhecimentos de vida.

Leia o extrato de texto: “[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços -, ela exerce uma nova função.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da escola ao exercer uma nova função na cidade que educa:
A O objetivo é a formação para e pela cidadania.
B O objetivo é educar a cidade.
C Fortalecer a democracia da população.
D Esclarecer os motivos que levaram à fundação de uma associação internacional de cidades educadoras.
E Analisar criticamente um assunto e aproximar conhecimentos teóricos e práticos.

Leia a passagem de texto: "Diz respeito ainda às metodologias e às competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo desse processo. Para as crianças, sobretudo, aprender na cidade e com a cidade envolve também uma boa parcela de criatividade e subjetividade, que são utilizadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 37.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a definição “tudo o que pode se observar no espaço geográfico” refere-se à noção elementar do conceito de:
A espaço urbano.
B paisagem.
C espaço rural.
D realidade.
E percepção individual.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Cidades Educadoras
Leia o trecho de texto:
“Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma época histórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
Você acertou!
Comentário: De acordo o livro-base, o conceito de globalização “[...] pode ser entendido como a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc. [...]” (livro-base, p. 59).
	
	B
	Diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
	
	C
	Refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo real.
	
	D
	É um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
	
	E
	Envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.
Questão 2/10 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“A ideia de cidade educadora é baseada na premissa de que toda ação de educar não é tarefa somente da escola e da família, é uma responsabilidade de toda a sociedade, em que a cidade, além de desempenhar suas atividades tradicionais, promove um papel educador na vida dos cidadãos. Assim sendo, a educação não acontece apenas em espaços formais, ela também é resultado das experiências vivenciadas na cidade. Portanto, uma cidade educadora deve ser democrática e participativa.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Aula 3 – Tema 1 O que são as Cidades Educadoras, p.6.
Considerando a citação acima e de acordo com a videoaula 3, tema 5 sobre os princípios da Carta das Cidades Educadoras, assinale a alternativa que indica corretamente as três partes que dividem os princípios da Carta das Cidades Educadoras:
Nota: 0.0
	
	A
	Direito a uma cidade educadora, compromisso da escola, serviço integral das pessoas.
	
	B
	Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
Esta carta, ela tem 20 princípios que nós vamos detalhar neste tema, a gente vai ver princípio por princípio. Estes princípios estão divididos em três seções, e essas seções vão estar dividindo eles de acordo com o seu objetivo maior. Vamos falar sobre a primeira seção que é o direito a uma cidade educadora, a segunda versa aqueles princípios do compromisso da cidade e o terceiro ao serviço integral das pessoas. ( aula 3 videoaula tema 5 Os princípios da carta das cidades educadoras, p. 15, de 00:46” a 1’:25”).
	
	C
	Direito a uma cidade ecológica, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
	
	D
	Direito a uma cidade educadora, compromisso da cidade, ao serviço individual das pessoas.
	
	E
	Direito a uma cidade opressora, compromisso da cidade, ao serviço integral das pessoas.
Questão 3/10 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“[...] em Cotemburgo, na Suécia, reuniram-se 900 participantes de 130 cidades e 43 países diferentes para discutir sobre a formação permanente nas cidades educadoras. Destacamos a presença de Paulo Freire como conferencista desse evento [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 101.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
De acordo o livro-base, Paulo Freire “[...] defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor e ao direito de ser diferente” (livro-base, p. 101).
	
	B
	Defendeu a alfabetização na idade certa como principal objetivo das Cidades Educadoras.
	
	C
	Defendeu a formação permanente dos educadores sociais, relacionando-a às políticas públicas nas Cidades Educadoras.
	
	D
	Defendeu a educação informal como sendo o principal foco nos projetos políticos educacionais nas Cidades Educadoras.
	
	E
	Defendeu a educação formal como o principal motivador do desenvolvimento das Cidades Educadoras.
Questão 4/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] o modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina é denominado estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 59.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito utilizado para referir-se ao processo crescente de integração das diferentes partes do mundo, sob o impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte e outros:
Nota: 10.0
	
	A
	Gigantismo.
	
	B
	Globalização.
Você acertou!
Conforme o livro-base, “De acordo o livro-base, o conceito de globalização “[...] pode ser entendido como a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc. [...]” (livro-base, p. 59).
	
	C
	Neoliberalismo.
	
	D
	Capitalismo.
	
	E
	Revolução industrial.
Questão 5/10 - Cidades Educadoras
Leia a seguinte informação:
“[...] a cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 24.
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cidade educadora:
Nota: 10.0
	
	A
	Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois, conforme o livro-base, “o conceito de cidade educadora implica as diversas noções de cidade, porém apropria-se principalmente de seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação” (livro-base, p. 24).
	
	B
	Espaço ou território educativo, que considera apenas as estruturas materiais das cidades.
	
	C
	Lugar que desconsidera as relações que a sociedade estabelece no espaço da cidade.
	
	D
	É um espaço que considera somente a transformação da cidade nas suas estruturas físicas.
	
	E
	É um espaço que promove a mudança social e formação da cidadania porém os ambientes da cidade não são alterados.
Questão 6/10 - Cidades Educadoras
Leia o extratode texto:
“Para entender como se constitui a formação da Associação Internacional das Cidades Educadora, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, vem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 55.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta como se caracteriza a Terceira Fase da Modernidade de urbanização:
Nota: 0.0
	
	A
	Caracteriza-se pela busca da população das grandes cidades por tranquilidade, segurança, bem-estar e qualidade de vida.
	
	B
	Caracteriza-se por um longo período de recessão econômica do sistema capitalista do século XX, quedas drásticas na produção industrial e preços de ações nas bolsas de valores.
	
	C
	Período caracterizado pelo aumento do número de campanhas, palestras, e até mesmo protestos contra a liberdade de expressão.
	
	D
	É caracterizada por uma sociedade de risco, mais racional e individualista, estruturada em redes.
Conforme o livro-base, “No início do século XX vivemos a Terceira Fase da Modernidade de urbanização mais complexa, caracterizada por uma sociedade de risco, mais racional e individualista, estruturada em redes e subordinada ao capitalismo cognitivo.” (livro-base, p. 55).
	
	E
	Caracterizado pela livre exploração dos recursos naturais em defesa do desenvolvimento urbano.
Questão 7/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
““[...] o governo local de Barcelona passou a utilizar sua força política para criar regulamentos locais que facilitassem a entrada do capital privado. Acreditava-se que despertar o interesse do setor privado para operações [...] ajudaria a administração local a restabelecer sua economia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local:
Nota: 0.0
	
	A
	Uso das tecnologias no suporte, controle e administração dos espaços desiguais das cidades.
	
	B
	Incentiva a população urbana a retornar ao campo devido ao excesso de população neste espaço.
	
	C
	Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos.
Conforme o livro-base, “atualmente o modelo de desenvolvimento urbano está baseado no empresariamento, no planejamento por projetos, nas intervenções pontuais, na venda de espaços estratégicos e, consequentemente, na produção de espaços desiguais.” (livro-base, p. 58).
	
	D
	Divulgação dos projetos aplicados em cidades de sucesso para que sejam aplicados em cidades em desenvolvimento e incentivo ao retorno do cidadão ao espaço rural.
	
	E
	Identificação e promoção de espaços atrativos, aproveitamento de oportunidades em parceria com empresas e incentivo fiscal.
Questão 8/10 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“No contexto das intensas transformações da vida urbana em um mundo globalizado, no qual a sociedade é multipertencente, mais racional, individualista e diferenciada [...] emergiram questionamentos relacionadas à educação tradicional [...]. Com isso, surgiram novos paradigmas a respeito do processo de aprendizagem [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 66.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os novos paradigmas no processo de aprendizagem que surgiram a partir das novas gestões urbanas impulsionadas por Barcelona, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Colocaram em vigor uma ideia de processo de aprendizagem baseado no professor como o detentor do conhecimento e o aluno como o receptor que se prepara para o futuro.
	
	B
	Trabalhou-se com a ideia de que o objeto é apreendido pelo aluno, mas o resultado só vai aparecer como mudança de comportamento a partir da experiência e do treinamento.
	
	C
	Focaram-se na prática pedagógica de reprodução de conhecimento por meio de disciplinas individualizadas, com apoio de projetos.
	
	D
	Destacam a pedagogia não institucional, a qual busca a educação permanente, utilizando outros métodos para além do expositivo.
Comentário: De acordo o livro-base, “Entre os novos discursos, as novas práticas de ensino e as novas pedagogias emergentes [...], destaca-se a pedagogia não institucional, a qual busca a educação permanente, utilizando outros métodos para além do expositivo ministrado em sala de aula, baseado em livros e enciclopédias” (livro-base, p. 67).
	
	E
	Segundo os novos paradigmas, o professor deve ter formação condizente com a disciplina a ser ministrada, e manter formação permanente.
Questão 9/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] na educação não formal, a categoria espaço é tão importante quanto a categoria tempo, embora reconheça que o tempo da aprendizagem na educação não formal é mais flexível, pois supostamente respeita as diferenças e as capacidades de cada indivíduo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo da flexibilidade ser uma característica da educação não formal:
Nota: 10.0
	
	A
	A flexibilidade permite variações em relação ao tempo, quanto à criação de múltiplos espaços educativos.
Você acertou!
Conforme o livro-base, “A flexibilidade é uma das características da educação não formal, porque permite variações significativas em relação tanto ao tempo quanto à criação e recriação de múltiplos espaços educativos” (livro-base, p. 33).
	
	B
	Permite que o professor desenvolva o livre pensar em diferentes espaços.
	
	C
	A flexibilidade refere-se à participação não obrigatória dos alunos nas atividades curriculares.
	
	D
	Refere-se ao desenvolvimento do currículo que pode ser flexível, em relação à criação de diferentes estratégias para alcançar os objetivos da educação formal.
	
	E
	A flexibilidade da educação não formal refere-se ao sistema avaliativo que pode ser desenvolvido de acordo com os diferentes espaços educativos.
Questão 10/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“Para entender como se constitui a formação da AICE, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, bem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais. [Como] algumas características do processo de urbanização na final do Século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 55.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O planejamento urbano do final do século XX se caracterizoupela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
	
	B
	O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, caracterizada por uma sociedade mais prudente e preocupada com o coletivo.
	
	C
	A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
Comentário: Esta é a alternativa correta. “Portanto, a urbanização de hoje pode ser entendida como continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização” (livro-base, p. 55,56).
	
	D
	O espaço urbano não se apresenta como concretização do modo de produção capitalista, já que não acompanha a modernidade.
	
	E
	A urbanização, reflexo das políticas de habitação da Revolução Industrial, aconteceu diante da alta produção nas fábricas e a substituição do carvão pela energia elétrica.
Questão 1/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“Para entender como se constitui a formação da AICE, que ocorreu na década de 1990, é importante compreender a relação entre alguns processos históricos, bem como a abrangência de alguns conceitos fundamentais. [Como] algumas características do processo de urbanização na final do Século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 55.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
	
	B
	O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, caracterizada por uma sociedade mais prudente e preocupada com o coletivo.
	
	C
	A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta. “Portanto, a urbanização de hoje pode ser entendida como continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização” (livro-base, p. 55,56).
	
	D
	O espaço urbano não se apresenta como concretização do modo de produção capitalista, já que não acompanha a modernidade.
	
	E
	A urbanização, reflexo das políticas de habitação da Revolução Industrial, aconteceu diante da alta produção nas fábricas e a substituição do carvão pela energia elétrica.
Questão 2/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] É nesse contexto de intensas mudanças no cenário mundial e europeu, e particularmente barcelonês, que situamos também as transformações que permitiram o surgimento do movimento em torno do conceito de cidades educadoras e, consequentemente, a fundação da AICE [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os primeiros governos democráticos de Barcelona após a ditadura franquista, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Fizeram grandes investimentos para recuperar todos os espaços que foram destruídos durante a ditadura com objetivo de dar uma nova roupagem para a cidade.
	
	B
	Buscaram recursos da iniciativa privada para investir na recuperação dos espaços urbanos, a fim de recuperar a autoestima da cidade.
	
	C
	Recriaram as grandes áreas urbanas, espaços obsoletos e depois foram direcionando para as áreas menores, buscando atrair investimentos externos.
	
	D
	As administrações investiram o dinheiro público na recuperação dos espaços de convívio social.
	
	E
	Buscando atrair oportunidades econômicas, as administrações foram atuando a partir dos pequenos espaços urbanos, como praças e parques, para depois ampliarem sua atuação para áreas maiores.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “[...] num primeiro momento, as administrações democráticas em Barcelona atuaram em pequenas áreas urbanas, praças e parques e, depois, ampliaram sua intervenção para escalas maiores, de reequilíbrio de áreas obsoletas ou entre regiões da cidade. A partir de 1979, a ideia foi converter as atividades de planejamento urbano em oportunidades econômicas [...]” (livro-base, p. 65)
Questão 3/10 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“Nesse contexto, os megaeventos internacionais e o marketing urbano, a exemplo do caso de Barcelona, têm se tornado instrumentos estratégicos para colocar as cidades no cenário mundial e têm grandes impactos sobre a estrutura socioespacial urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 62.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o marketing urbano, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Tem como objetivo levar até a comunidade o conhecimento sobre sua cidade.
	
	B
	É um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos.
Você acertou!
Comentário: De acordo o livro-base, “O marketing urbano [...] é um importante aliado no processo de projeção da imagem da cidade no cenário mundial para atração de recursos e investimentos” (livro-base, p. 63).
	
	C
	É significativo na busca de recursos em projetos sociais e promoção da igualdade social.
	
	D
	Serve para mascarar os problemas da cidade e vender uma imagem fictícia.
	
	E
	Pretende ser utilizado no sentido de dar maior visibilidade aos problemas da cidade e, assim, buscar recursos financeiros.
Questão 4/10 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Quando se considera a cidade como espaço educativo, a perspectiva é a mesma, ou seja, a cidade também deve servir para que se promova a formação cidadã e para que os indivíduos e a sociedade, de modo geral, se tornem conscientes de suas ações e de sua importância na construção e na transformação do espaço das cidades.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 37-38.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
	
	B
	Essa percepção exclui o conhecimento adquirido fora do espaço formal da escola.
	
	C
	Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “A percepção da cidade envolve o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola. Diz respeito ainda às metodologias e às competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo desse processo” (livro-base, p. 37).
	
	D
	Aprender na cidade e com a cidade independe da criatividade e subjetividade, sendo suficiente o raciocínio lógico.
	
	E
	Aulas de campo, tais como visitas a indústrias, parques, ou mesmo a exploração do relevo e da paisagem local são consideradas irrelevantes.
Questão 5/10 - Cidades Educadoras
Leia o trecho de texto:
“Conforme Prado [...], existem diferentes interpretações para tal fenômeno, que é entendido por alguns autores [...] como uma épocahistórica e por outros como a hegemonia dos valores liberais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 59.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o conceito de globalização, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Refere-se à crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc.
Você acertou!
Comentário: De acordo o livro-base, o conceito de globalização “[...] pode ser entendido como a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc. [...]” (livro-base, p. 59).
	
	B
	Diz respeito às trocas comerciais entre as principais economias mundiais.
	
	C
	Refere-se às possibilidades de termos acesso a informações de diferentes partes do mundo em tempo real.
	
	D
	É um conceito geográfico que se refere aos estudos do globo terrestre.
	
	E
	Envolve o conhecimento político dos maiores líderes mundiais.
Questão 6/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
““[...] o governo local de Barcelona passou a utilizar sua força política para criar regulamentos locais que facilitassem a entrada do capital privado. Acreditava-se que despertar o interesse do setor privado para operações [...] ajudaria a administração local a restabelecer sua economia.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 58.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica as bases do modelo de desenvolvimento urbano considerado estratégico para atrair recursos e promover o desenvolvimento local:
Nota: 0.0
	
	A
	Uso das tecnologias no suporte, controle e administração dos espaços desiguais das cidades.
	
	B
	Incentiva a população urbana a retornar ao campo devido ao excesso de população neste espaço.
	
	C
	Empresariamento, desenvolvimento de projetos e na venda de espaços estratégicos.
Conforme o livro-base, “atualmente o modelo de desenvolvimento urbano está baseado no empresariamento, no planejamento por projetos, nas intervenções pontuais, na venda de espaços estratégicos e, consequentemente, na produção de espaços desiguais.” (livro-base, p. 58).
	
	D
	Divulgação dos projetos aplicados em cidades de sucesso para que sejam aplicados em cidades em desenvolvimento e incentivo ao retorno do cidadão ao espaço rural.
	
	E
	Identificação e promoção de espaços atrativos, aproveitamento de oportunidades em parceria com empresas e incentivo fiscal.
Questão 7/10 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Solé Tura e Subirats [...], a intensa falta de recursos para garantir o bem-estar social de toda população, provocada pela recessão econômica, fez com que algumas administrações locais mais dinâmicas, e atingidas pela crise, buscassem alternativas para restabelecer sua autoridade e responsabilidade local”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 58.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os instrumentos utilizados pelos governos locais para o desenvolvimento da sua recuperação econômica no final do século XX, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O aumento de impostos e o investimento num parque industrial foi utilizado pelas cidades.
	
	B
	Foram utilizados o arrocho salarial e o investimento do setor privado em escolas particulares que contemplassem a proposta das cidades educadoras.
	
	C
	Foram utilizados instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial.
Você acertou!
Comentário: “[...] as cidades passaram a estimular o desenvolvimento de sua recuperação econômica utilizando instrumentos como o aumento de subsídios, a redução de impostos e a organização do território para o desenvolvimento da propriedade industrial” (livro-base, p. 58).
	
	D
	A recuperação dependeu de verbas públicas para oportunizar investimentos privados nas cidades e gerar impostos.
	
	E
	As cidades buscaram junto ao governo federal investimentos municipais com o objetivo de contemplar os princípios das cidades educadoras.
Questão 8/10 - Cidades Educadoras
Leia o trecho de texto:
“Saber trabalhar a cidade, na cidade e para a cidade, requer aprendizado, seja por parte dos professores, seja por parte dos alunos. Saber trabalhar a cidade significa saber abordar também o espaço da cidade, uma vez que esta também faz parte do meio, ou ainda, é o próprio meio, o espaço geográfico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 35.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o trabalho escolar com o meio geográfico do aluno, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O educador deve iniciar seu planejamento tendo em mente que o aluno conhece bem seu espaço.
	
	B
	O trabalho com o meio, como não faz parte da grade curricular, deve ser desenvolvido como atividade extracurricular.
	
	C
	Como o aluno, geralmente, mora próximo da escola e, assim, conhece o seu entorno, o educador deve aprofundar esse conhecimento na escola.
	
	D
	É preciso levar em conta que os alunos trazem uma bagagem inicial, conhecimentos relacionados ao seu cotidiano.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois “[...] os educadores precisam relacionar o que os pupilos trazem como bagagem inicial em termos de conhecimento, provenientes de seus cotidianos, com aquilo que se ensina na escola” (livro-base, p. 35,36).
	
	E
	Ao trabalhar com o meio, o educador precisa preparar o aluno sem a necessidade de considerar seus conhecimentos de vida.
Questão 9/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços -, ela exerce uma nova função.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo da escola ao exercer uma nova função na cidade que educa:
Nota: 10.0
	
	A
	O objetivo é a formação para e pela cidadania.
Você acertou!
Comentário: Conforme o livro-base, “O objetivo é a formação para e pela cidadania.” (livro-base, p. 33).
	
	B
	O objetivo é educar a cidade.
	
	C
	Fortalecer a democracia da população.
	
	D
	Esclarecer os motivos que levaram à fundação de uma associação internacional de cidades educadoras.
	
	E
	Analisar criticamente um assunto e aproximar conhecimentos teóricos e práticos.
Questão 10/10 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“Diz respeito ainda às metodologias e às competências e habilidades que são desenvolvidas ao longo desse processo. Para as crianças, sobretudo, aprender na cidade e com a cidade envolvetambém uma boa parcela de criatividade e subjetividade, que são utilizadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 37.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, a definição “tudo o que pode se observar no espaço geográfico” refere-se à noção elementar do conceito de:
Nota: 0.0
	
	A
	espaço urbano.
	
	B
	paisagem.
Comentário: “Outro conceito importante a ser destacado na análise é o de paisagem. Nesse caso, é possível partir de uma noção bastante elementar, segundo a qual a paisagem retrata aquilo que se pode observar imediatamente no espaço geográfico, como se fosse uma pintura, um desenho ou uma fotografia que reproduz determinada imagem” (livro-base, p. 40).
	
	C
	espaço rural.
	
	D
	realidade.
	
	E
	percepção individual.

Mais conteúdos dessa disciplina