Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são: I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos. II. Variedades de classe social ou dialetos sociais. III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino. IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários. V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.
É correto apenas o que se afirma em:
a. Alternativas I e IV estão corretas.
b. Somente a alternativa V está correta.
c. Somente a alternativa III está correta.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Nenhuma das afirmativas está correta.

De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre “linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de um processo amplo, a comunicação humana.
Em relação a esses conceitos podemos afirmar:
A - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
B - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.
C - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
D - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
E - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

O estudo do capítulo 2, de nosso material didático, nos possibilitou o conhecimento de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança por meio da interação com sua comunidade linguística. Sobre a relação entre a criança e a linguagem assinale a alternativa correta.
A - A criança conscientemente manipula e articula sobre a língua, antes mesmo de ser inserida na escola.
B - A linguagem utilizada pela criança nesta etapa necessita de sistematizações.
C - Ao ser colocada em contato com a escrita a criança não possui nenhuma relação com recursos linguísticos.
D - O contato com a sistematização que a escrita ortográfica impõe, não gera nenhum choque na criança, nem deturpa as concepções que desenvolveu sobre a língua.
E - Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê.

A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa. A interpretação, segundo Sordi (1991, p. 20), é o ponto culminante do ensino da língua, portanto exige bons textos, isto é, aqueles que atinjam, primeiramente, os interesses da criança, ou que se enquadrem aos objetivos que se deseja.
Avalie quais afirmacoes abaixo estão de acordo com os estudos e leituras realizadas ao longo da disciplina.
I. A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo.
II. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico.
III. Cabe ao professor, além da família, incentivar as crianças a terem gosto pela leitura, visando a desenvolver tal hábito. Deve-se indicar livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.
IV. Se na turma algum aluno recusa-se a ler em voz alta, o professor deverá repreendê-lo, usando de diversos mecanismos para convencê-lo a ler diante da turma, pois somente dessa forma poderá torna-se um leitor.
V. A leitura é muito importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os demais.
A - I, e IV.
B - I, II e III.
C - I, II e IV.
D - I, II.
E - IV e V.

As sete atividades indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil refletindo sobre a língua de forma contextualizada, para a apropriação do sistema de escrita são: familiarização com as letras; análise fonológica; identificação de letras e palavras; escrita; composição e decomposição de palavras; contagem de letras; cópia e diferenciação entre desenho e escrita.
Nesse sentido, no que se refere à familiarização com as letras, é correto afirmar:
a. São atividades que compreendem a assimilação de rimas.
b. São atividades mecânicas que têm como objetivo específico o traçado correto das letras.
c. Essas atividades não permitem que os educandos reconheçam as letras quando interpostas nas palavras e nos textos.
d. São atividades que propõem o trabalho desordenado com uma determinada letra.
e. Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras.

Durante muito tempo o ensino de Língua Portuguesa foi ministrado por meio de conteúdos validados no âmbito de uma classe social dominante pela tradição acadêmica escolar. Esses conteúdos, contudo, não conseguiram universalizar o domínio das práticas linguísticas. No intuito de modificar esse quadro, no Brasil, na década de 1980 do século XX, algumas pesquisas na área de linguística foram realizadas e exibiram abordagens pedagógicas pautando-se na concepção interacionista de linguagem para o ensino e aprendizagem de língua materna.
Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais, pretendendo romper com esse paradigma, aconselha:
a. Um estudo de língua materna a partir das cartilhas.
b. Que os conteúdos de Língua Portuguesa sigam uma estrutura estanque, sem relação com os contextos nos quais os sujeitos estão inseridos.
c. Um estudo de língua materna com foco na codificação e decodificação.
d. O domínio da linguagem é interiorizado a partir de atividades individuais com técnicas de assimilação.
e. Um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social.

O livro didático, especialmente o de Língua Portuguesa, devido a sua abrangência e importância, sempre foi objeto de intensas discussões. Sendo que as Cartilhas, elaboradas na década de 1940, foram alvos de inúmeras críticas.
Sobre essas críticas às Cartilhas para a alfabetização, avalie as seguintes assertivas:
I. As cartilhas foram gravemente criticadas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização.
II. Uma das críticas às cartilhas se deve ao aspecto de as mesmas proporem falsos textos.
III. Criticaram-se as cartilhas por apresentarem amontoados de frases descontextualizadas.
a. Somente a II e III estão corretas.
b. Apenas III está correta.
c. I, II e III estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. Apenas I está correta.

Sendo que esta forma de ensinar a língua requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do texto e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, a fim de que estes adquiram condições de interagir em diferentes situações sociais.
Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
a. Escrever histórias em quadrinhos, com ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e apresentar reportagens e entrevistas estas são algumas das atividades voltadas ao gênero discursivo mais utilizado e eficaz para trabalhar a literatura infantil.
b. O estudo de gêneros diversificados somente é oportuno, uma vez que os alunos terão contato com uma única forma de interação social, nas diversas práticas cotidianas de comunicação.
c. Apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno.
d. Utilizar-se de histórias em quadrinhos em sala de aula e bulas de remédio são suficientes, pois estimulam a interpretação, o questionamento sobre a história e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de novas leituras de um mesmo enunciado.
e. Ofertar leitura de revistas infantis, propor uma palestras ou entrevistas poderá facilitar a interação que poderá levar ao exercício da cidadania sem necessitar de motivação no treinamento da expressividade oral.

Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
Qual é a alternativa INCORRETA?
a. Para atingir a leitura compreensiva não adianta o professor oferecer aos alunos belos textos, mas de conteúdos abstratos.
b. A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão.
c. No tocante a exploração do texto, ela não deve ser feita por meio de perguntas, cujas respostas possam ser copiadas do texto.
d. Interpretar significa ler as entrelinhas do texto, os detalhes, as sutilezas da mensagem. É ir além da superfície, sentir todas as emoções que o texto desperta.
e. Apenas o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições para uma leitura compreensiva.

Considerando as ideias expostas sobre a aquisição da linguagem escrita, é correto afirmar que:
Qual é a alternativa correta?
a. Quando se inicia o processo de alfabetização a criança deverá ser inserida na norma culta da língua portuguesa, por parte do professor através da leitura e da escrita.
b. O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização, baseia-se no funcionamento da língua, e iguala-se à abordagem dada em outras séries, devido ao conhecimento, característico do aluno em classes de alfabetização, quanto à escrita e à leitura.
c. Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever.
d. Faz-se necessário reiterar que, na fase da alfabetização, a criança não faz uso da escrita mostrando erros na forma ortográfica por basear-se na forma fonética. Esses erros, ao contrário do que se pode pensar, não revelam imaturidade ou falta de domínio por parte do educando.
e. Esses acontecimentos não devem receber atenção por parte do educador. Entretanto, é importante esclarecer que existe uma escrita convencional, que não só é usada como também cobrada pela sociedade.

assinale a alternativa que melhor explique, dentre outras possibilidades, em que contexto a norma culta/língua padrão da linguagem deve ser utilizada:
a. A norma culta/língua padrão não deve ser utilizada, mas imposta, pois somente assim os estudantes aprenderão.
b. A norma culta/língua padrão de linguagem é a única respeitada e deve ser utilizada em todos os contextos; já as outras formas e variações linguísticas não devem ser consideradas para fins de objeto de estudo.
c. A forma coloquial deve ser utilizada em todos os contextos, mas não deve ser considerada para fins de comunicação.
d. A norma culta/língua padrão deve ser utilizada por todos, caso contrário poderemos ter muitos analfabetos.
e. A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.

O trabalho com gêneros textuais significa “uma oportunidade de se lidar com a linguagem em seus mais diversos usos autênticos no dia a dia” (MARCUSCHI, 2002, p.35). Para o autor, nada do que fizermos linguisticamente está fora de ser feito em algum gênero. Nessa perspectiva, o estudo dos gêneros possibilita compreender melhor o que acontece com a linguagem quando a utilizamos em uma determinada interação social.
Tendo como base as colocações acima, analise as seguintes assertivas:
I. Os profissionais da linguagem precisam encaminhar o educando para a compreensão e para buscar esclarecer como se despontam os diferentes gêneros textuais.
II. O estudo dos gêneros textuais permite a exploração de determinadas regularidades das esferas sociais em que eles são empregados, por isso devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem da língua.
III. O trabalho com gêneros propicia aos educandos o envolvimento real em circunstâncias autênticas de uso da linguagem.
IV. A língua materna deve ser ensinada sem considerar os gêneros textuais como ferramenta didática.
a. I, II e IV.
b. II e III.
c. I, II e III.

Atualmente, percebemos que há situações em que a língua é usada de forma bastante diferente daquela que estamos acostumados a ouvir em casa ou nos meios de comunicação. Essa diferença é facilmente percebida no vocabulário utilizado na pronúncia como também na estrutura de palavras e frases. As Variedades Linguísticas auxiliam na compreensão do que é erro e do que é diferença, possibilitando a aceitação social dessas diferenças culturais.
De acordo com o contexto acima, marque a alternativa que melhor define o termo variação linguística:
a. Nunca uma língua se apresenta como homogênea, ela é sempre apresentada por um conjunto de variedades espaciais.
b. É de fato o dialeto dos grupos sociais mais favorecidos, tornar seu ensino obrigatório para os grupos sociais menos favorecidos, como se fosse o único dialeto válido, seria uma violência cultural.
c. Não assume um caráter discriminador dos outros dialetos da língua. Entretanto, pode funcionar como um fator gerador de discriminação, pois esta não é somente um dialeto da língua, mas é um modo de falar prestigioso.
d. É o modo pelo qual a língua se diferencia em função das possibilidades de variação de seus elementos, tais como: sintaxe, morfologia, léxico e fonética. Ocorre também de acordo com o contexto social, geográfico, histórico e situacional no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
e. É considerada a única forma de expressão do nosso idioma, principalmente pelo motivo de nossa nação ter sido construída a partir da mistura entre diversos povos, com variadas línguas, como também pela imensa extensão territorial.

Até meados de 1980, o ensino de Língua Portuguesa era visto da seguinte forma: O professor acreditava que ensinar língua portuguesa era simplesmente fazer os alunos decorarem uma mera listagem de regras da gramática normativa, as classes gramaticais e as regras ortográficas, a acentuação gráfica, por exemplo, eram expostas ao estudante de forma desvinculada da realidade cotidiana do uso da língua.
Analisando o contexto acima, marque a alternativa que destaca como o professor era visto nessa época:
a. Ser passivo, do conhecimento que lhe era transmitido, já que o ato de ensinar limitava-se à transmissão de informações que deviam ser memorizadas e reproduzidas.
b. Detentor do conhecimento; único conhecedor do caminho por meio do qual se ensina e se aprende.
c. Ensinante apenas de determinados grupos sociais de situação privilegiada.
d. Dono da verdade, e os conceitos registrados nos livros didáticos eram tidos como verdades absolutas, imunes às críticas. O conhecimento, enfim, constituía-se como algo pronto e acabado.
e. Facilitador do processo de ensino aprendizagem junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele estava inserido, e sempre se aperfeiçoando em suas metodologias de ensino para melhor aprendizagem do educando.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são: I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos. II. Variedades de classe social ou dialetos sociais. III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino. IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários. V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.
É correto apenas o que se afirma em:
a. Alternativas I e IV estão corretas.
b. Somente a alternativa V está correta.
c. Somente a alternativa III está correta.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Nenhuma das afirmativas está correta.

De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre “linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de um processo amplo, a comunicação humana.
Em relação a esses conceitos podemos afirmar:
A - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
B - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.
C - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
D - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
E - A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

O estudo do capítulo 2, de nosso material didático, nos possibilitou o conhecimento de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança por meio da interação com sua comunidade linguística. Sobre a relação entre a criança e a linguagem assinale a alternativa correta.
A - A criança conscientemente manipula e articula sobre a língua, antes mesmo de ser inserida na escola.
B - A linguagem utilizada pela criança nesta etapa necessita de sistematizações.
C - Ao ser colocada em contato com a escrita a criança não possui nenhuma relação com recursos linguísticos.
D - O contato com a sistematização que a escrita ortográfica impõe, não gera nenhum choque na criança, nem deturpa as concepções que desenvolveu sobre a língua.
E - Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê.

A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa. A interpretação, segundo Sordi (1991, p. 20), é o ponto culminante do ensino da língua, portanto exige bons textos, isto é, aqueles que atinjam, primeiramente, os interesses da criança, ou que se enquadrem aos objetivos que se deseja.
Avalie quais afirmacoes abaixo estão de acordo com os estudos e leituras realizadas ao longo da disciplina.
I. A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo.
II. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico.
III. Cabe ao professor, além da família, incentivar as crianças a terem gosto pela leitura, visando a desenvolver tal hábito. Deve-se indicar livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.
IV. Se na turma algum aluno recusa-se a ler em voz alta, o professor deverá repreendê-lo, usando de diversos mecanismos para convencê-lo a ler diante da turma, pois somente dessa forma poderá torna-se um leitor.
V. A leitura é muito importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os demais.
A - I, e IV.
B - I, II e III.
C - I, II e IV.
D - I, II.
E - IV e V.

As sete atividades indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil refletindo sobre a língua de forma contextualizada, para a apropriação do sistema de escrita são: familiarização com as letras; análise fonológica; identificação de letras e palavras; escrita; composição e decomposição de palavras; contagem de letras; cópia e diferenciação entre desenho e escrita.
Nesse sentido, no que se refere à familiarização com as letras, é correto afirmar:
a. São atividades que compreendem a assimilação de rimas.
b. São atividades mecânicas que têm como objetivo específico o traçado correto das letras.
c. Essas atividades não permitem que os educandos reconheçam as letras quando interpostas nas palavras e nos textos.
d. São atividades que propõem o trabalho desordenado com uma determinada letra.
e. Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras.

Durante muito tempo o ensino de Língua Portuguesa foi ministrado por meio de conteúdos validados no âmbito de uma classe social dominante pela tradição acadêmica escolar. Esses conteúdos, contudo, não conseguiram universalizar o domínio das práticas linguísticas. No intuito de modificar esse quadro, no Brasil, na década de 1980 do século XX, algumas pesquisas na área de linguística foram realizadas e exibiram abordagens pedagógicas pautando-se na concepção interacionista de linguagem para o ensino e aprendizagem de língua materna.
Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais, pretendendo romper com esse paradigma, aconselha:
a. Um estudo de língua materna a partir das cartilhas.
b. Que os conteúdos de Língua Portuguesa sigam uma estrutura estanque, sem relação com os contextos nos quais os sujeitos estão inseridos.
c. Um estudo de língua materna com foco na codificação e decodificação.
d. O domínio da linguagem é interiorizado a partir de atividades individuais com técnicas de assimilação.
e. Um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social.

O livro didático, especialmente o de Língua Portuguesa, devido a sua abrangência e importância, sempre foi objeto de intensas discussões. Sendo que as Cartilhas, elaboradas na década de 1940, foram alvos de inúmeras críticas.
Sobre essas críticas às Cartilhas para a alfabetização, avalie as seguintes assertivas:
I. As cartilhas foram gravemente criticadas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização.
II. Uma das críticas às cartilhas se deve ao aspecto de as mesmas proporem falsos textos.
III. Criticaram-se as cartilhas por apresentarem amontoados de frases descontextualizadas.
a. Somente a II e III estão corretas.
b. Apenas III está correta.
c. I, II e III estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. Apenas I está correta.

Sendo que esta forma de ensinar a língua requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do texto e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, a fim de que estes adquiram condições de interagir em diferentes situações sociais.
Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
a. Escrever histórias em quadrinhos, com ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e apresentar reportagens e entrevistas estas são algumas das atividades voltadas ao gênero discursivo mais utilizado e eficaz para trabalhar a literatura infantil.
b. O estudo de gêneros diversificados somente é oportuno, uma vez que os alunos terão contato com uma única forma de interação social, nas diversas práticas cotidianas de comunicação.
c. Apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno.
d. Utilizar-se de histórias em quadrinhos em sala de aula e bulas de remédio são suficientes, pois estimulam a interpretação, o questionamento sobre a história e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de novas leituras de um mesmo enunciado.
e. Ofertar leitura de revistas infantis, propor uma palestras ou entrevistas poderá facilitar a interação que poderá levar ao exercício da cidadania sem necessitar de motivação no treinamento da expressividade oral.

Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
Qual é a alternativa INCORRETA?
a. Para atingir a leitura compreensiva não adianta o professor oferecer aos alunos belos textos, mas de conteúdos abstratos.
b. A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão.
c. No tocante a exploração do texto, ela não deve ser feita por meio de perguntas, cujas respostas possam ser copiadas do texto.
d. Interpretar significa ler as entrelinhas do texto, os detalhes, as sutilezas da mensagem. É ir além da superfície, sentir todas as emoções que o texto desperta.
e. Apenas o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições para uma leitura compreensiva.

Considerando as ideias expostas sobre a aquisição da linguagem escrita, é correto afirmar que:
Qual é a alternativa correta?
a. Quando se inicia o processo de alfabetização a criança deverá ser inserida na norma culta da língua portuguesa, por parte do professor através da leitura e da escrita.
b. O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização, baseia-se no funcionamento da língua, e iguala-se à abordagem dada em outras séries, devido ao conhecimento, característico do aluno em classes de alfabetização, quanto à escrita e à leitura.
c. Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever.
d. Faz-se necessário reiterar que, na fase da alfabetização, a criança não faz uso da escrita mostrando erros na forma ortográfica por basear-se na forma fonética. Esses erros, ao contrário do que se pode pensar, não revelam imaturidade ou falta de domínio por parte do educando.
e. Esses acontecimentos não devem receber atenção por parte do educador. Entretanto, é importante esclarecer que existe uma escrita convencional, que não só é usada como também cobrada pela sociedade.

assinale a alternativa que melhor explique, dentre outras possibilidades, em que contexto a norma culta/língua padrão da linguagem deve ser utilizada:
a. A norma culta/língua padrão não deve ser utilizada, mas imposta, pois somente assim os estudantes aprenderão.
b. A norma culta/língua padrão de linguagem é a única respeitada e deve ser utilizada em todos os contextos; já as outras formas e variações linguísticas não devem ser consideradas para fins de objeto de estudo.
c. A forma coloquial deve ser utilizada em todos os contextos, mas não deve ser considerada para fins de comunicação.
d. A norma culta/língua padrão deve ser utilizada por todos, caso contrário poderemos ter muitos analfabetos.
e. A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.

O trabalho com gêneros textuais significa “uma oportunidade de se lidar com a linguagem em seus mais diversos usos autênticos no dia a dia” (MARCUSCHI, 2002, p.35). Para o autor, nada do que fizermos linguisticamente está fora de ser feito em algum gênero. Nessa perspectiva, o estudo dos gêneros possibilita compreender melhor o que acontece com a linguagem quando a utilizamos em uma determinada interação social.
Tendo como base as colocações acima, analise as seguintes assertivas:
I. Os profissionais da linguagem precisam encaminhar o educando para a compreensão e para buscar esclarecer como se despontam os diferentes gêneros textuais.
II. O estudo dos gêneros textuais permite a exploração de determinadas regularidades das esferas sociais em que eles são empregados, por isso devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem da língua.
III. O trabalho com gêneros propicia aos educandos o envolvimento real em circunstâncias autênticas de uso da linguagem.
IV. A língua materna deve ser ensinada sem considerar os gêneros textuais como ferramenta didática.
a. I, II e IV.
b. II e III.
c. I, II e III.

Atualmente, percebemos que há situações em que a língua é usada de forma bastante diferente daquela que estamos acostumados a ouvir em casa ou nos meios de comunicação. Essa diferença é facilmente percebida no vocabulário utilizado na pronúncia como também na estrutura de palavras e frases. As Variedades Linguísticas auxiliam na compreensão do que é erro e do que é diferença, possibilitando a aceitação social dessas diferenças culturais.
De acordo com o contexto acima, marque a alternativa que melhor define o termo variação linguística:
a. Nunca uma língua se apresenta como homogênea, ela é sempre apresentada por um conjunto de variedades espaciais.
b. É de fato o dialeto dos grupos sociais mais favorecidos, tornar seu ensino obrigatório para os grupos sociais menos favorecidos, como se fosse o único dialeto válido, seria uma violência cultural.
c. Não assume um caráter discriminador dos outros dialetos da língua. Entretanto, pode funcionar como um fator gerador de discriminação, pois esta não é somente um dialeto da língua, mas é um modo de falar prestigioso.
d. É o modo pelo qual a língua se diferencia em função das possibilidades de variação de seus elementos, tais como: sintaxe, morfologia, léxico e fonética. Ocorre também de acordo com o contexto social, geográfico, histórico e situacional no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
e. É considerada a única forma de expressão do nosso idioma, principalmente pelo motivo de nossa nação ter sido construída a partir da mistura entre diversos povos, com variadas línguas, como também pela imensa extensão territorial.

Até meados de 1980, o ensino de Língua Portuguesa era visto da seguinte forma: O professor acreditava que ensinar língua portuguesa era simplesmente fazer os alunos decorarem uma mera listagem de regras da gramática normativa, as classes gramaticais e as regras ortográficas, a acentuação gráfica, por exemplo, eram expostas ao estudante de forma desvinculada da realidade cotidiana do uso da língua.
Analisando o contexto acima, marque a alternativa que destaca como o professor era visto nessa época:
a. Ser passivo, do conhecimento que lhe era transmitido, já que o ato de ensinar limitava-se à transmissão de informações que deviam ser memorizadas e reproduzidas.
b. Detentor do conhecimento; único conhecedor do caminho por meio do qual se ensina e se aprende.
c. Ensinante apenas de determinados grupos sociais de situação privilegiada.
d. Dono da verdade, e os conceitos registrados nos livros didáticos eram tidos como verdades absolutas, imunes às críticas. O conhecimento, enfim, constituía-se como algo pronto e acabado.
e. Facilitador do processo de ensino aprendizagem junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele estava inserido, e sempre se aperfeiçoando em suas metodologias de ensino para melhor aprendizagem do educando.

Prévia do material em texto

De acordo com Brito (1989, p. 106), na escola é preciso salientar as variedades linguísticas, pois a sociolinguística argumenta que “nenhuma variedade linguística é melhor ou pior que outra”. O que existe por trás dessa ideia é um equívoco acerca das noções de certo e errado, já que a escola de hoje não recebe apenas alunos provenientes das camadas mais beneficiadas da população. A democratização da escola, ainda que falsa, trouxe em seu interior outra clientela e com ela diferenças dialetais bastante acentuadas. Assim, os professores não ministram aulas só para aqueles que pertencem a um determinado grupo social. Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea, mas, representada por um conjunto de variedades, que são:
I. Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
II. Variedades de classe social ou dialetos sociais.
III. Variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino.
IV. Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
 V. As variações de gerações ou diacrônicos. Ex.: o português arcaico, etc.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmativas está correta.
b. Somente a alternativa III está correta.
c. Somente a alternativa V está correta.
d. Alternativas I e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, indubitavelmente, variados. Pode-se afirmar que nenhuma língua se apresenta como entidade homogênea; ela é representada por um conjunto de variedades, que são, segundo Marote e Ferro, na obra Didática da Língua Portuguesa (1994): - variedades espaciais ou dialetos geográficos. Ex: o dialeto gaúcho, carioca, paranaense, etc. - variedades de classe social ou dialetos sociais. Ex: a língua especial dos médicos, dos diferentes tipos de gíria, etc. - variedades de grupos de idades ou dialetos etários. Ex: a linguagem infantil, dos jovens, etc. - variedades de sexo ou dialetos masculino e feminino. Ex: a linguagem específica das mulheres, etc. - as variações de gerações ou variedades diacrônicas. Ex: o português arcaico, etc.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre “linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de m processo amplo, a comunicação humana. Em relação a esses conceitos podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
b. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.
c. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
Comentário. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificada por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
Além disso, a língua possui caráter social, coletivo e abstrato, enquanto a fala possui caráter individual, como vimos no capítulo 1 – Conceitos e princípios básicos para o ensino da Língua Portuguesa, p. 9 – 12.
d. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
e. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.
Feedback
A resposta correta é: A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo do capítulo 2, de nosso material didático, nos possibilitou o conhecimento de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorrem na criança por meio da interação com sua comunidade linguística. Sobre a relação entre a criança e a linguagem assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A linguagem utilizada pela criança nesta etapa necessita de sistematizações.
b. A criança conscientemente manipula e articula sobre a língua, antes mesmo de ser inserida na escola.
c. Ao ser colocada em contato com a escrita a criança não possui nenhuma relação com recursos linguísticos.
d. O contato com a sistematização que a escrita ortográfica impõe, não gera nenhum choque na criança, nem deturpa as concepções que desenvolveu sobre a língua.
e. Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê.
Comentário: De acordo com o apresentado em nosso material didático, 3º capítulo, tópico A criança e a linguagem, ” a criança quando inserida no espaço escolar a fim de ser alfabetizada, já tem capacidade de entender e falar a língua portuguesa, porém não escreve nem lê. Nessa etapa sua linguagem não necessita de sistematização, e inconscientemente a criança manipula e articula sobre a língua, já possuindo relações com recursos linguísticos nas mais variadas situações de suas vidas. Dessa forma, o contato com a sistematização da escrita ortográfica gera um choque e deturpa as relaçõesjá estabelecidas com a língua.
Feedback
A resposta correta é: Quando inserida no espaço escolar, a criança já entende a fala a língua portuguesa, mas não escreve nem lê..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar. A interpretação bem feita envolve uma leitura criteriosa. A interpretação, segundo Sordi (1991, p. 20), é o ponto culminante do ensino da língua, portanto exige bons textos, isto é, aqueles que atinjam, primeiramente, os interesses da criança, ou que se enquadrem aos objetivos que se deseja. Avalie quais afirmações abaixo estão de acordo com os estudos e leituras realizadas ao longo da disciplina.
I. A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo.
II. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico.
III. Cabe ao professor, além da família, incentivar as crianças a terem gosto pela leitura, visando a desenvolver tal hábito. Deve-se indicar livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.
IV. Se na turma algum aluno recusa-se a ler em voz alta, o professor deverá repreendê-lo, usando de diversos mecanismos para convencê-lo a ler diante da turma, pois somente dessa forma poderá torna-se um leitor.
V. A leitura é muito importante para desenvolvimento do aluno, por esse motivo o professor deverá proporcionar o hábito de ler principalmente em sala de aula junto com os demais.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, e IV.
b. I, II e IV.
c. IV e V
d. I, II e III.
A adequação do texto à turma é outro fator de grande importância. Não adianta o professor apresentar belos textos, mas de conteúdo abstrato para uma turma de segunda série, por exemplo. Considera-se que a exploração do texto deve ser principalmente oral, porque desperta e desenvolve a atenção, o diálogo e o senso crítico. Nesse sentido, devem ser evitadas as perguntas que fazem da resposta uma cópia mecânica. Cabe ao professor, além da família, incentivar as crianças pelo gosto da leitura, visando a desenvolver tal hábito. Deve-se indicar livros aos alunos, oferecendo-lhes um repertório de títulos em que possam se movimentar, segundo suas preferências e interesses.
e. I, II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As sete atividades indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil refletindo sobre a língua de forma contextualizada, para a apropriação do sistema de escrita são: familiarização com as letras; análise fonológica; identificação de letras e palavras; escrita; composição e decomposição de palavras; contagem de letras; cópia e diferenciação entre desenho e escrita.
Fonte:https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2008.
Nesse sentido, no que se refere à familiarização com as letras, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Essas atividades não permitem que os educandos reconheçam as letras quando interpostas nas palavras e nos textos.
b. São atividades que propõem o trabalho desordenado com uma determinada letra.
c. São atividades que compreendem a assimilação de rimas.
d. Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras.
Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras. São atividades que propõem o trabalho sistemático com uma determinada letra, característica das atividades de análise fonológica colocações contrárias aos objetivos do trabalho com as atividades de familiarização das letras.
e. São atividades mecânicas que têm como objetivo específico o traçado correto das letras.
Feedback
A resposta correta é: Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Durante muito tempo o ensino de Língua Portuguesa foi ministrado por meio de conteúdos validados no âmbito de uma classe social dominante pela tradição acadêmica escolar. Esses conteúdos, contudo, não conseguiram universalizar o domínio das práticas linguísticas. No intuito de modificar esse quadro, no Brasil, na década de 1980 do século XX, algumas pesquisas na área de linguística foram realizadas e exibiram abordagens pedagógicas pautando-se na concepção interacionista de linguagem para o ensino e aprendizagem de língua materna. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais, pretendendo romper com esse paradigma, aconselha:
Escolha uma:
a. Um estudo de língua materna a partir das cartilhas.
b. Um estudo de língua materna com foco na codificação e decodificação.
c. Um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social.
Um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social., pretendendo romper com o paradigma exposto no enunciado da questão, as DCNs aconselham um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social. Discurso, aqui entendido, como decorrência da interação oral ou escrita entre sujeitos. É a língua em sua integridade, concreta e viva.
d. Que os conteúdos de Língua Portuguesa sigam uma estrutura estanque, sem relação com os contextos nos quais os sujeitos estão inseridos.
e. O domínio da linguagem é interiorizado a partir de atividades individuais com técnicas de assimilação.
Feedback
A resposta correta é: Um estudo de língua a partir do conteúdo estruturante de Língua Portuguesa que é o discurso como prática social..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O livro didático, especialmente o de Língua Portuguesa, devido a sua abrangência e importância, sempre foi objeto de intensas discussões. Sendo que as Cartilhas, elaboradas na década de 1940, foram alvos de inúmeras críticas. Sobre essas críticas às Cartilhas para a alfabetização, avalie as seguintes assertivas:
I. As cartilhas foram gravemente criticadas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização.
II. Uma das críticas às cartilhas se deve ao aspecto de as mesmas proporem falsos textos.
III. Criticaram-se as cartilhas por apresentarem amontoados de frases descontextualizadas.
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma:
a. Apenas II está correta.
b. Apenas III está correta.
c. Apenas I está correta.
d. Somente a II e III estão corretas. 
e. I, II e III estão corretas.
Conforme se verifica as cartilhas receberam graves críticas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização e por oferecerem falsos textos, que eram, na verdade, amontoados de frases descontextualizadas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), o ensino de Língua Portuguesa configura-se em uma proposta interacionista, e cuja concepção a linguagem é vista como fenômeno social, pois nasce nas necessidades de interação política, social e econômica do ser humano. Sendo que esta forma de ensinar a língua requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do texto e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, a fim de que estes adquiram condições de interagir em diferentes situações sociais. Nesse sentido, para que tais objetivos sejam atingidos, faz-se necessário que:
Escolha uma:
a. As práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita não possibilitem o contato do aluno com a linguagem nas diferentesesferas sociais.
b. O professor garanta o envolvimento do aluno com as práticas discursivas, porém, sem a necessidade de contemplar o uso efetivo da linguagem.
c. O professor promova a prática, a discussão e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais.
O professor promova a prática, a discussão, e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais para que os objetivos do ensino de Língua Portuguesa propostos pelas DCNs sejam atingidos, cabe ao professor promover a prática a discussão e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais, garantindo o envolvimento do aluno com as práticas discursivas, contemplando o uso efetivo da linguagem. As práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita devem possibilitar o contato do aluno com a linguagem nas diferentes esferas sociais.
d. O professor trabalhe em sala de aula com atividades individuais que proporcionem o desenvolvimento da gramática, considerando que a oralidade e produção de textos será automática para os alunos.
e. O professor promova práticas de escrita de sílabas e palavras todos os dias em sala de aula, sem a necessidade da vinculação destas ao texto.
Feedback
A resposta correta é: O professor promova a prática, a discussão e a leitura de textos nas diferentes esferas sociais..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A leitura do texto digital exige, diante de tantos suportes eletrônicos, um leitor dinâmico, ativo e que selecione quantitativa e qualitativamente as informações, visto que ele escolhe o caminho, o percurso da leitura, os supostos início, meio e fim, porque seleciona os hiperlinks que vai ler antes ou depois LÉVY, P. O que é o virtual. NEVES, P. (trad). São Paulo: Editora 34, 1996. Tendo como base as ideias apresentadas acima, avalie as seguintes assertivas:
I. O hipertexto, texto proveniente do ambiente digital e da Internet, representa uma oportunidade para ampliar a prática de leitura.
II. Os processos cognitivos e os modos de ler na mídia digital se transformam.
III. Inaugura-se uma nova maneira de ler no ambiente digital, o tempo, o ritmo e a velocidade de leitura se transformam.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas II está correta.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas III está correta.
d. I, II e III estão corretas.
A leitura, em seu cerne, possibilita o desenvolvimento individual e social do sujeito, é através da leitura que o sujeito desconstrói, arquiteta e recupera conceitos relevantes para sua formação humana. A atividade de leitura deve ser fator essencial na formação do sujeito o que exige da escola não só o despertar do gosto pela leitura, mas também de percebê-la como indispensável para a apropriação de conhecimentos. Acredita-se que é por meio da leitura que o sujeito tem a possibilidade de ampliar sua visão de mundo e sua capacidade comunicativa. O ensino de leitura deve ir além do ato monótono, mecânico e descontextualizado, para assumir um processo que contribua para a formação de pessoas críticas e conscientes, capazes de interpretar a realidade e participar ativamente da sociedade.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nas primeiras décadas do século XX, o psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934) já defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Ele propõe a existência de dois níveis de desenvolvimento infantil. O primeiro é chamado de real e engloba as funções mentais que já estão completamente desenvolvidas (resultado de habilidades e conhecimentos adquiridos pela criança). Geralmente, esse nível é estimado pelo que uma criança realiza sozinha. Essa avaliação, entretanto, não leva em conta o que ela conseguiria fazer ou alcançar com a ajuda de um colega ou do próprio professor. É justamente aí - na distância entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência - que reside o segundo nível de desenvolvimento apregoado por Vygotsky e batizado por ele de proximal.
Na sociedade contemporânea, preparar os alunos para uma ação mais consciente no exercício da cidadania requer a elaboração de estratégias de ensino que contemplem as atuais orientações pedagógicas.
Diante desse contexto, quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa, em especial, na literatura infantil?
Escolha uma:
a. Escrever histórias em quadrinhos, com ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e apresentar reportagens e entrevistas estas são algumas das atividades voltadas ao gênero discursivo mais utilizado e eficaz para trabalhar a literatura infantil.
b. O estudo de gêneros diversificados somente é oportuno, uma vez que os alunos terão contato com uma única forma de interação social, nas diversas práticas cotidianas de comunicação.
c. Apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno.
Quais gêneros discursivos devemos ensinar na disciplina de língua portuguesa em especial na literatura infantil? Para que os gêneros discursivos se tornem válidos como práticas sociais na literatura infantil, é necessário apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno.
d. Utilizar-se de histórias em quadrinhos em sala de aula e bulas de remédio são suficientes, pois estimulam a interpretação, o questionamento sobre a história e a descoberta da lógica linguística do conjunto, levando à busca de novas leituras de um mesmo enunciado.
e. Ofertar leitura de revistas infantis, propor uma palestras ou entrevistas poderá facilitar a interação que poderá levar ao exercício da cidadania sem necessitar de motivação no treinamento da expressividade oral.
Feedback
A resposta correta é: Apostar em trabalhos a partir de determinados gêneros escritos para crianças, porque o modo como se configuram requer um trabalho diferenciado, deve ter também planejamentos claros e precisos para o benefício do aluno..
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 2 Mar 2020, 03:05
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 2 Mar 2020, 03:51
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o ensino da leitura, abordado no quarto capítulo de nosso material didático, assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. Para atingir a leitura compreensiva não adianta o professor oferecer aos alunos belos textos, mas de de conteúdos abstratos.
b. A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão.
c. No tocante a exploração do texto, ela não deve ser feita por meio de perguntas, cujas respostas possam ser copiadas do texto.
d. Interpretar significa ler as entrelinhas do texto, os detalhes, as sutilezas da mensagem. É ir além da superfície, sentir todas as emoções que o texto desperta.
Comentário: De acordo com Almeida (2010, p. 38) “A leitura é ponto vital para a interpretação. Interpretar é, antes de mais nada, compreender. Em se tratando de um texto, interpretar significa ir às entrelinhas, aos detalhes, às sutilezas da mensagem. Interpretar é ir além da superfície, penetrar fundo no texto, sentir todas as emoções que ele pode despertar.
e. Apenas o conhecimento pleno da língua que a escrita representa é capaz de oferecer ao leitor condições para uma leitura compreensiva.
Feedback
A resposta correta é: A leitura é ponto vital para a interpretação, que não se relaciona com compreensão..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Smolka (1991), não se pode reduzir o processo de aquisição da linguagem escrita a fases, mas deve-se compreendê-locomo uma progressão de ações e noções. No início, o gesto; movimento comunicativo das mãos, dos braços, das pernas, da cabeça, do rosto, do corpo todo. Movimento que se apura, torna-se mais complexo na interação com os outros; vai ganhando cada vez mais sentido na imitação, na repetição, no ritual, nos jogos cotidianos das relações sociais. Depois, o jogo simbólico, o faz de conta, o imaginário feito gesto, feito palavra. A criança se movimenta, age, pensa, inventa; transforma as coisas, o mundo, cria e usa do simbólico. Depois, também, o gesto e o jogo, marcados na areia, na terra, no papel; são os primeiros rabiscos. É a produção de traçados, a exploração do movimento, a possibilidade de registro do gesto comunicativo. Aos poucos, o aperfeiçoamento desse registro e gradativamente a compreensão da diferenciação entre o desenho e a escrita. Considerando as ideias expostas sobre a aquisição da linguagem escrita, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Quando se inicia o processo de alfabetização a criança deverá ser inserida na norma culta da língua portuguesa, por parte do professor através da leitura e da escrita.
b. O ensino da língua portuguesa, durante o processo de alfabetização, baseia-se no funcionamento da língua, e iguala-se à abordagem dada em outras séries, devido ao conhecimento, característico do aluno em classes de alfabetização, quanto à escrita e à leitura.
c. Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever.
É importante a referência de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem ocorram na criança por meio da interação com as pessoas que a cercam, os pais, os parentes e, mais tarde, os colegas de brincadeiras. O estímulo deve ser iniciado com a leitura de histórias infantis, com os jogos de rimas (que ajudam na consciência fonológica), jogos com letras e desenhos para que a criança se familiarize com a escrita, a leitura de rótulos e propagandas.
d. Faz-se necessário reiterar que, na fase da alfabetização, a criança não faz uso da escrita mostrando erros na forma ortográfica por basear-se na forma fonética. Esses erros, ao contrário do que se pode pensar, não revelam imaturidade ou falta de domínio por parte do educando.
e. Esses acontecimentos não devem receber atenção por parte do educador. Entretanto, é importante esclarecer que existe uma escrita convencional, que não só é usada como também cobrada pela sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser contempladas de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, para que a criança sinta prazer em ler e escrever..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: “Língua padrão – essa variedade é praticada pela classe social de prestígio, segue as regras da gramática normativa e é tida como parâmetro para as outras variedades. Foi eleita como padrão em decorrência da necessidade de uniformização de uma linguagem na qual serão registrados os documentos e os fatos da sociedade.” (Livro da disciplina, p. 13). Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explique, dentre outras possibilidades, em que contexto a norma culta/língua padrão da linguagem deve ser utilizada:
Escolha uma:
a. A norma culta/língua padrão não deve ser utilizada, mas imposta, pois somente assim os estudantes aprenderão.
“[...] Faraco e Tezza (2003, p. 25) expõem que ‘cada um de nós, na verdade fala muitas línguas’. A conversa com os amigos de todo dia não tem a mesma gramática da conversa com os desconhecidos; o bate-papo de uma festa não tem a mesma estrutura do bate-papo em sala de aula; o vocabulário no campo de futebol é diferente do vocabulário pedindo um emprego, e assim por diante.”
Portanto, a norma culta/padrão da linguagem deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.
b. A norma culta/língua padrão de linguagem é a única respeitada e deve ser utilizada em todos os contextos; já as outras formas e variações linguísticas não devem ser consideradas para fins de objeto de estudo.
c. A forma coloquial deve ser utilizada em todos os contextos, mas não deve ser considerada para fins de comunicação.
d. A norma culta/língua padrão deve ser utilizada por todos, caso contrário poderemos ter muitos analfabetos.
e. A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação.
Feedback
A resposta correta é: A norma culta ou a língua padrão deve ser utilizada apenas em contextos que exijam essa forma de comunicação..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O trabalho com gêneros textuais significa “uma oportunidade de se lidar com a linguagem em seus mais diversos usos autênticos no dia a dia” (MARCUSCHI, 2002, p.35). Para o autor, nada do que fizermos linguisticamente está fora de ser feito em algum gênero. Nessa perspectiva, o estudo dos gêneros possibilita compreender melhor o que acontece com a linguagem quando a utilizamos em uma determinada interação social. Tendo como base as colocações acima, analise as seguintes assertivas:
I. Os profissionais da linguagem precisam encaminhar o educando para a compreensão e para buscar esclarecer como se despontam os diferentes gêneros textuais.
II. O estudo dos gêneros textuais permite a exploração de determinadas regularidades das esferas sociais em que eles são empregados, por isso devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem da língua.
III. O trabalho com gêneros propicia aos educandos o envolvimento real em circunstâncias autênticas de uso da linguagem.
IV. A língua materna deve ser ensinada sem considerar os gêneros textuais como ferramenta didática.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. II e III.
c. I, II e III.
O trabalho com gêneros propicia aos educandos o envolvimento real em circunstâncias autênticas de uso da linguagem de maneira que possam escolher meios apropriados aos fins que se anseia alcançar na produção de gêneros. Os profissionais da linguagem precisam encaminhar o educando para a compreensão e para buscar esclarecer como se despontam os diferentes gêneros textuais. O estudo dos gêneros textuais permite a exploração de determinadas regularidades das esferas sociais em que eles são empregados, por isso devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem da língua. Não há como ensinar a língua materna sem usar os gêneros textuais como ferramenta didática, já que através deles o falante se comunica.
d. II, III e IV.
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitas discussões têm surgido acerca da importância formação de leitores, isso se justifica pelo fato da leitura possibilitar ao ser humano sua inserção e participação ativa no meio social e por isso a prática de leitura deve ser desenvolvida desde cedo e primordialmente no âmbito escolar. Nesse sentido, avalie as seguintes assertivas:
I. A escola deve proporcionar ao aluno a percepção da leitura como indispensável para a apropriação de conhecimentos.
II. O ensino de leitura deve ser monótono, mecânico e descontextualizado.
III. O ensino de leitura deve constituir-se num processo que contribua para a formação de pessoas críticas e conscientes.
IV. A atividade de leitura deve ser fator essencial na formação do sujeito.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
A leitura, em seu cerne, possibilita o desenvolvimento individual e social do sujeito, é através da leitura que o sujeito desconstrói, arquiteta e recupera conceitos relevantes para sua formação humana. A atividade de leitura deve ser fator essencial na formação do sujeito o que exige da escola não só o despertar do gosto pela leitura, mas também de percebê-la como indispensável para a apropriação de conhecimentos. Acredita-se que é por meio da leitura que o sujeito tem a possibilidade de ampliar sua visão de mundo e suacapacidade comunicativa. O ensino de leitura deve ir além do ato monótono, mecânico e descontextualizado, para assumir um processo que contribua para a formação de pessoas críticas e conscientes, apazes de interpretar a realidade e participar ativamente da sociedade.
b. II e III.
c. I, II e IV.
d. II, III e IV
e. I, II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os testes de Língua Portuguesa do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) cujo enfoque é a leitura, tem por desígnio averiguar se os educandos são capazes de apreender o texto como constituição de conhecimento em distintos níveis de compreensão, análise e interpretação. Esse foco está vinculado à concepção de que:
Escolha uma:
a. O processo de ensino da língua deve considerar o sistema de regras que capacita automaticamente o aluno a escrever e ler com destreza.
b. Para que o aluno leia um texto e compreenda o que está escrito, basta decifrar os sons da escrita, e descobrir os significados individuais das palavras.
c. O importante é que o aluno saiba escrever corretamente as palavras.
d. Ser competente na língua é saber codificar e decodificar.
e. Ser competente no uso da língua significa saber interagir por meio de textos em qualquer situação de comunicação.
Ser competente no uso da língua significa saber interagir por meio de textos em qualquer situação de comunicação. A escolha do foco descrito no enunciado da questão, para a avaliação de Língua Portuguesa nos testes do SAEB, parte da hipótese de que ser competente no uso da língua significa saber interagir por meio de textos em qualquer que seja a situação comunicativa. As demais alternativas estão incorretas porque trazem colocações contrárias a esse foco e a essa concepção.
Feedback
A resposta correta é: Ser competente no uso da língua significa saber interagir por meio de textos em qualquer situação de comunicação..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O livro didático, especialmente o de Língua Portuguesa, devido a sua abrangência e importância, sempre foi objeto de intensas discussões. Sendo que as Cartilhas, elaboradas na década de 1940, foram alvos de inúmeras críticas. Sobre essas críticas às Cartilhas para a alfabetização, avalie as seguintes assertivas:
I. As cartilhas foram gravemente criticadas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização.
II. Uma das críticas às cartilhas se deve ao aspecto de as mesmas proporem falsos textos.
III. Criticaram-se as cartilhas por apresentarem amontoados de frases descontextualizadas.
É correto apenas o que se afirma em: 
Escolha uma:
a. Somente a II e III estão corretas. 
b. Apenas I está correta.
c. Apenas II está correta.
d. I, II e III estão corretas.
Conforme se verifica as cartilhas receberam graves críticas por fundamentarem-se em metodologias tradicionais de alfabetização e por oferecerem falsos textos, que eram, na verdade, amontoados de frases descontextualizadas.
e. Apenas III está correta.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As sete atividades indispensáveis para trabalhar com alunos da Educação Infantil refletindo sobre a língua de forma contextualizada, para a apropriação do sistema de escrita são: familiarização com as letras; análise fonológica; identificação de letras e palavras; escrita; composição e decomposição de palavras; contagem de letras; cópia e diferenciação entre desenho e escrita.
Fonte:https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2008.
Nesse sentido, no que se refere à familiarização com as letras, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras.
Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras. São atividades que propõem o trabalho sistemático com uma determinada letra, característica das atividades de análise fonológica colocações contrárias aos objetivos do trabalho com as atividades de familiarização das letras.
b. São atividades que propõem o trabalho desordenado com uma determinada letra.
c. São atividades que compreendem a assimilação de rimas.
d. Essas atividades não permitem que os educandos reconheçam as letras quando interpostas nas palavras e nos textos.
e. São atividades mecânicas que têm como objetivo específico o traçado correto das letras.
Feedback
A resposta correta é: Essas atividades têm como objetivo levar os alunos a reconhecerem as letras que compõem as palavras..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, percebemos que há situações em que a língua é usada de forma bastante diferente daquela que estamos acostumados a ouvir em casa ou nos meios de comunicação. Essa diferença é facilmente percebida no vocabulário utilizado na pronúncia como também na estrutura de palavras e frases. As Variedades Linguísticas auxiliam na compreensão do que é erro e do que é diferença, possibilitando a aceitação social dessas diferenças cul¬turais. De acordo com o contexto acima, marque a alternativa que melhor define o termo variação linguística:
Escolha uma:
a. Nunca uma língua se apresenta como homogênea, ela é sempre apresentada por um conjunto de variedades espaciais.
b. É o modo pelo qual a língua se diferencia em função das possibilidades de variação de seus elementos, tais como: sintaxe, morfologia, léxico e fonética. Ocorre também de acordo com o contexto social, geográfico, histórico e situacional no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
A variação linguística é o modo pelo qual a língua se diferencia em função das possibilidades de variação de seus elementos, tais como: sintaxe, morfologia, Léxico e fonética. Ocorre também de acordo com o contexto social, geográfico, histórico e situacional no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
c. Não assume um caráter discriminador dos outros dialetos da língua. Entretanto, pode funcionar como um fator gerador de discriminação, pois esta não é somente um dialeto da língua, mas é um modo de falar prestigioso.
d. É considerada a única forma de expressão do nosso idioma, principalmente pelo motivo de nossa nação ter sido construída a partir da mistura entre diversos povos, com variadas línguas, como também pela imensa extensão territorial.
e. É de fato o dialeto dos grupos sociais mais favorecidos, tornar seu ensino obrigatório para os grupos sociais menos favorecidos, como se fosse o único dialeto válido, seria uma violência cultural.
Feedback
A resposta correta é: É o modo pelo qual a língua se diferencia em função das possibilidades de variação de seus elementos, tais como: sintaxe, morfologia, léxico e fonética. Ocorre também de acordo com o contexto social, geográfico, histórico e situacional no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Até meados de 1980, o ensino de Língua Portuguesa era visto da seguinte forma: O professor acreditava que ensinar língua portuguesa era simplesmente fazer os alunos decorarem uma mera listagem de regras da gramática normativa, as classes gramaticais e as regras ortográficas, a acentuação gráfica, por exemplo, eram expostas ao estudante de forma desvinculada da realidade cotidiana do uso da língua. Os conteúdos trabalhados eram ditados exclusivamente pelo livro didático e o texto servia como pretexto para ensinar teoria gramatical. As questões de leitura restringiam-se a mera decodificação ou repetição do autor. Analisando o contexto acima, marque a alternativa que destaca como o professor era visto nessa época:
Escolha uma:
a. Ser passivo, do conhecimento que lhe era transmitido, já que o ato de ensinar limitava-se à transmissão de informações que deviam ser memorizadas e reproduzidas.
b. Detentor do conhecimento; único conhecedor do caminho por meio do qual se ensina e se aprende.
c. Ensinante apenas de determinados grupos sociais de situação privilegiada.
Professora, reelaborar estaalternativa, fundamentando sobre a temática apresentada na questão.
d. Dono da verdade, e os conceitos registrados nos livros didáticos eram tidos como verdades absolutas, imunes às críticas. O conhecimento, enfim, constituía-se como algo pronto e acabado.
O professor era visto como dono da verdade, e os conceitos registrados nos livros didáticos eram tidos como verdades absolutas, imunes às críticas. O conhecimento, enfim, constituía-se como algo pronto e acabado, ou seja, a metodologia utilizada pelo professor era só passar conteúdos não permitindo a participação dos alunos, este tipo de ensino tinha características do ensino tradicional, no qual cabia aos alunos atitudes passivas, ou seja, sem direito de questionamentos.
e. Facilitador do processo de ensino aprendizagem junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele estava inserido, e sempre se aperfeiçoando em suas metodologias de ensino para melhor aprendizagem do educando.
Feedback
A resposta correta é: Dono da verdade, e os conceitos registrados nos livros didáticos eram tidos como verdades absolutas, imunes às críticas. O conhecimento, enfim, constituía-se como algo pronto e acabado..
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina