Logo Passei Direto
Buscar

Prova Online - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A pedagogia tradicional, substituta do modelo jesuítico de educação, esteve fortemente presente nas escolas brasileiras até a década de 1920, quando, a partir de movimentos em prol da ampliação do acesso à educação básica, começou a ser discutida enquanto modelo válido ou não para a educação de todas as camadas sociais. A ideia de renovação está contida nesses movimentos que tinham como propósito renovar o ensino a partir da inserção de novas práticas pedagógicas, baseadas no modelo europeu. Mas por que o modelo europeu?
Qual a justificativa para a escolha do modelo europeu?
a ) Porque se tratava de um continente com maior contato comercial com o Brasil, facilitando o intercâmbio socioeconômico entre o Brasil Colônia e a Europa.
b ) Filhos das famílias relacionadas às grandes oligarquias eram enviados à Europa, principalmente para Portugal e Inglaterra, para darem continuidade aos estudos. Ao retornarem ao Brasil, após terem concluído seus estudos no exterior, vários intelectuais se reuniram para discutir a situação da educação brasileira, tendo como referência o modelo educacional conhecido por eles quando de suas estadas em países desenvolvidos.
c ) Pelo motivo de o Brasil ter sido colonizado pela Europa.
d ) Os países europeus, principalmente Portugal e Inglaterra, desejavam manter os seus vínculos sociais, culturais, religiosos e principalmente comerciais, motivo pelo qual as grandes oligarquias brasileiras tinham facilidade de ingressar nas faculdades europeias.
e ) A Europa, principalmente Portugal e Inglaterra, tinha uma dívida com a colonização do Brasil e não poderiam deixar de dar boa formação educacional às famílias europeias que vieram para o Brasil.

Vale lembrar que o pensamento pedagógico de Freinet se alia aos pensamentos pedagógicos soviéticos e que, por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações sociais e seus padrões culturais. Baseado na psicologia da aprendizagem soviética (como na teoria de Vygotsky, por exemplo), Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico:
Quais são esses pontos de grande relevância para Freinet?
a ) Segundo Vygotsky, a família, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
b ) A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento na organização pessoal.
c ) A comunicação, a organização cultural e o desenvolvimento da aprendizagem.
d ) As obrigações pelas atividades de formação da sociedade, a comunicação e o desenvolvimento da aprendizagem.
e ) A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo Vygotsky, essa relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, que são os elementos que levam o sujeito à compreensão do mundo que o cerca e de si mesmo como parte integrante do corpo social.
Há dois tipos de elementos mediadores, quais são eles?
a ) Obediência: é orientado para dentro do próprio sujeito e dirige-se ao controle de ações psicológicas. Aceitação: torna a ação psicológica mais sofisticada e possibilita um controle maior sobre o comportamento e a ação motora.
b ) A família: trabalhar no sentido de desenvolver atenção e respeito. A escola: elevar o respeitar e o interesse mediado pelas regras que vão sendo ensinadas.
c ) O instrumento: objeto social que carrega consigo a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento da atividade psicológica que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
d ) O instrumento: objeto social que carrega e desenvolve a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento que desenvolve regras psicológicas e que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
e ) Obrigação: pelas atividades formação da sociedade com base no trabalho. Respeito: conquista a ser transmitida a membros do grupo social.

A disciplina na classe. O professor enfrenta uma grande dificuldade no que se refere à disciplina. É preciso saber lidar com o autoritarismo sobre a questão da indisciplina, empregando com segurança todo conhecimento profissional sem deixar de fora o lado afetivo, orientando o aluno em sua caminhada.
Quais as estratégias que um professor deve ter para conter a indisciplina em classe?
a ) O professor deve ser o centro de controle, sua presença deve ser vista com respeito, o professor deve manter e serenidade no caso de indisciplina. O afeto não é importante, a criança precisa se sentir segura e valorizada para poder desenvolver seu aprendizado.
b ) O professor deve aplicar a regra de forma rígida para os casos isolados, a fim de servirem de exemplo. O afeto é importe, mas não deve interferir na disciplina.
c ) O professor deve aplicar as regras de conduta sem prejudicar o afeto: é importantíssimo que a criança se sinta confiante para poder se desenvolver. Deve usar a estratégia de muita rigidez nas cobranças, firmeza para o cumprimento das normas e, se necessário, aplicar penalidades.
d ) O professor deve manter o bom humor, muito afeto, serenidade, firmeza, autoridade e conhecimento do tema a ser aplicado.
e ) O professor tem que mostrar ao aluno que é preciso estudar, e que ele tem obrigações que devem ser cumpridas e respeitadas. Tais estratégicas devem ser feitas de forma adequada e coerente, uma vez que a autoridade e a afetividade devem caminhar juntas.

Em seu livro Pedagogia da Esperança, Paulo Freire nos leva a compreender que todos podem alcançar uma pedagogia libertadora, uma vez que consigamos sensibilizar nossos olhares e desvelar o mundo, descobrindo tudo o que se esconde atrás da nossa realidade e buscando ler as razões da violência, da pobreza, das desigualdades sociais etc.
A que Paulo Freire se refere nesta citação?
a ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária; a educação, não apenas um meio para o letramento, mas, sim, uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re)construção social.
b ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos todos usar a comunicação como ferramenta para o crescimento pessoal e respeitoso.
c ) Para Paulo Freire o ato de ensinar é central na vida de qualquer educador. Já o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento pessoal.
d ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
e ) A educação não é apenas um meio para a socialização, mas, sim, uma forma de respeito à vida, diante da qual, um dia, seremos todos verdadeiros cidadãos participantes ativos do processo do social.

Paulo Freire, na sua prática educacional, preocupou-se com as classes populares. No contexto do que denominou ser uma pedagogia do oprimido, construiu uma verdadeira concepção política do ato de educar, adotando como princípios fundamentais a valorização do cotidiano do aluno e a construção de uma práxis educativa que estimule a leitura crítica do mundo.
Qual a concepção de sociedade para Paulo Freire?
a ) A sociedade é direito de todos e todos têm direito de exercer a plena cidadania.
b ) Para ele a sociedade está em segundo plano: o importante é alfabetizar e conscientizar por meio de palavras e escrita - o bem estar social.
c ) Sociedade uma ação de todos para um bem comum na busca da organização cultural e educacional do Estado.
d ) Alfabetização e desenvolvimento cultural como metodologia prioritária para concepção da sociedade mais ativa e produtiva.
e ) A sociedade é direito de todos, mas está em segundo plano. A saúde e a educação devem ser vistas como plano principal e todos têm direito de exercer a plena cidadania.

A ideia piagetiana de desenvolvimento da moral e da justiça na criança ainda desperta nos educadores grande interesse, uma vez que nos revela de que maneira as noções de regras vão sendo construídas durante o processo de desenvolvimento infantil.
Segundo Cunha (2003), quais os primeiros passos do indivíduo para socialização na vida humana?
a ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a um estado de plena socialização.
b ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função fazer projetos futuros, deixando, assim, o egocentrismo e levando, assim, o indivíduo a um estado de plena socialização.
c ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a aceitar o cumprimento das normas, a fim de se chegar a um estado de plena socialização.
d ) Uma vez que a criança, no estágio sensório-motor, ainda possui uma capacidade cognitiva reduzida, torna-se fácil compreendermos que a ausência de regras ocorre pelo fato de não ser possível para a criança internalizar conceitos abstratos, como os conceitos de moral, justiça, certo e errado, entre outros.
e ) Segundo Cunha (2003, p. 92), "a trajetória do desenvolvimento intelectual, do pensamento sensório-motor às operações informais, é acompanhada pelo desenvolvimento da não sociabilidade do indivíduo".

Na teoria de Ausubel há uma relação com a questão das aprendizagens adaptativas, ou seja, por acomodação dos novos conceitos adquiridos a um grupo de conceitos previamente aprendidos, modificando-os. Segundo Ausubel, a questão não se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos a conhecimentos anteriores, mas na maneira como essa fixação ocorre, a saber, por intermédio de interações adaptativas.
Como se dá essa adaptação ao novo segundo Ausubel?
a ) Uma vez ampliados ou melhorados, tais conhecimentos tendem a não se perder dentro do conjunto de conhecimentos que já possuímos.
b ) A ancoragem não é o processo responsável por fixar os conhecimentos já adquiridos, e sim por prender os novos conhecimentos, colocando-os em forma crescente.
c ) A questão aprender ou conhecer se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos.
d ) Interações adaptativas (acomodações), que alteram o conhecimento anterior em função de uma pressão organizativa dos esquemas cognitivos.
e ) Significa dizer, por exemplo, que quando fazemos relação entre o que estamos estudando com outros conhecimentos que já possuímos, a relação entre eles produz acomodação do interesse.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A pedagogia tradicional, substituta do modelo jesuítico de educação, esteve fortemente presente nas escolas brasileiras até a década de 1920, quando, a partir de movimentos em prol da ampliação do acesso à educação básica, começou a ser discutida enquanto modelo válido ou não para a educação de todas as camadas sociais. A ideia de renovação está contida nesses movimentos que tinham como propósito renovar o ensino a partir da inserção de novas práticas pedagógicas, baseadas no modelo europeu. Mas por que o modelo europeu?
Qual a justificativa para a escolha do modelo europeu?
a ) Porque se tratava de um continente com maior contato comercial com o Brasil, facilitando o intercâmbio socioeconômico entre o Brasil Colônia e a Europa.
b ) Filhos das famílias relacionadas às grandes oligarquias eram enviados à Europa, principalmente para Portugal e Inglaterra, para darem continuidade aos estudos. Ao retornarem ao Brasil, após terem concluído seus estudos no exterior, vários intelectuais se reuniram para discutir a situação da educação brasileira, tendo como referência o modelo educacional conhecido por eles quando de suas estadas em países desenvolvidos.
c ) Pelo motivo de o Brasil ter sido colonizado pela Europa.
d ) Os países europeus, principalmente Portugal e Inglaterra, desejavam manter os seus vínculos sociais, culturais, religiosos e principalmente comerciais, motivo pelo qual as grandes oligarquias brasileiras tinham facilidade de ingressar nas faculdades europeias.
e ) A Europa, principalmente Portugal e Inglaterra, tinha uma dívida com a colonização do Brasil e não poderiam deixar de dar boa formação educacional às famílias europeias que vieram para o Brasil.

Vale lembrar que o pensamento pedagógico de Freinet se alia aos pensamentos pedagógicos soviéticos e que, por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações sociais e seus padrões culturais. Baseado na psicologia da aprendizagem soviética (como na teoria de Vygotsky, por exemplo), Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico:
Quais são esses pontos de grande relevância para Freinet?
a ) Segundo Vygotsky, a família, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
b ) A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento na organização pessoal.
c ) A comunicação, a organização cultural e o desenvolvimento da aprendizagem.
d ) As obrigações pelas atividades de formação da sociedade, a comunicação e o desenvolvimento da aprendizagem.
e ) A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo Vygotsky, essa relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, que são os elementos que levam o sujeito à compreensão do mundo que o cerca e de si mesmo como parte integrante do corpo social.
Há dois tipos de elementos mediadores, quais são eles?
a ) Obediência: é orientado para dentro do próprio sujeito e dirige-se ao controle de ações psicológicas. Aceitação: torna a ação psicológica mais sofisticada e possibilita um controle maior sobre o comportamento e a ação motora.
b ) A família: trabalhar no sentido de desenvolver atenção e respeito. A escola: elevar o respeitar e o interesse mediado pelas regras que vão sendo ensinadas.
c ) O instrumento: objeto social que carrega consigo a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento da atividade psicológica que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
d ) O instrumento: objeto social que carrega e desenvolve a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento que desenvolve regras psicológicas e que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
e ) Obrigação: pelas atividades formação da sociedade com base no trabalho. Respeito: conquista a ser transmitida a membros do grupo social.

A disciplina na classe. O professor enfrenta uma grande dificuldade no que se refere à disciplina. É preciso saber lidar com o autoritarismo sobre a questão da indisciplina, empregando com segurança todo conhecimento profissional sem deixar de fora o lado afetivo, orientando o aluno em sua caminhada.
Quais as estratégias que um professor deve ter para conter a indisciplina em classe?
a ) O professor deve ser o centro de controle, sua presença deve ser vista com respeito, o professor deve manter e serenidade no caso de indisciplina. O afeto não é importante, a criança precisa se sentir segura e valorizada para poder desenvolver seu aprendizado.
b ) O professor deve aplicar a regra de forma rígida para os casos isolados, a fim de servirem de exemplo. O afeto é importe, mas não deve interferir na disciplina.
c ) O professor deve aplicar as regras de conduta sem prejudicar o afeto: é importantíssimo que a criança se sinta confiante para poder se desenvolver. Deve usar a estratégia de muita rigidez nas cobranças, firmeza para o cumprimento das normas e, se necessário, aplicar penalidades.
d ) O professor deve manter o bom humor, muito afeto, serenidade, firmeza, autoridade e conhecimento do tema a ser aplicado.
e ) O professor tem que mostrar ao aluno que é preciso estudar, e que ele tem obrigações que devem ser cumpridas e respeitadas. Tais estratégicas devem ser feitas de forma adequada e coerente, uma vez que a autoridade e a afetividade devem caminhar juntas.

Em seu livro Pedagogia da Esperança, Paulo Freire nos leva a compreender que todos podem alcançar uma pedagogia libertadora, uma vez que consigamos sensibilizar nossos olhares e desvelar o mundo, descobrindo tudo o que se esconde atrás da nossa realidade e buscando ler as razões da violência, da pobreza, das desigualdades sociais etc.
A que Paulo Freire se refere nesta citação?
a ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária; a educação, não apenas um meio para o letramento, mas, sim, uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re)construção social.
b ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos todos usar a comunicação como ferramenta para o crescimento pessoal e respeitoso.
c ) Para Paulo Freire o ato de ensinar é central na vida de qualquer educador. Já o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento pessoal.
d ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
e ) A educação não é apenas um meio para a socialização, mas, sim, uma forma de respeito à vida, diante da qual, um dia, seremos todos verdadeiros cidadãos participantes ativos do processo do social.

Paulo Freire, na sua prática educacional, preocupou-se com as classes populares. No contexto do que denominou ser uma pedagogia do oprimido, construiu uma verdadeira concepção política do ato de educar, adotando como princípios fundamentais a valorização do cotidiano do aluno e a construção de uma práxis educativa que estimule a leitura crítica do mundo.
Qual a concepção de sociedade para Paulo Freire?
a ) A sociedade é direito de todos e todos têm direito de exercer a plena cidadania.
b ) Para ele a sociedade está em segundo plano: o importante é alfabetizar e conscientizar por meio de palavras e escrita - o bem estar social.
c ) Sociedade uma ação de todos para um bem comum na busca da organização cultural e educacional do Estado.
d ) Alfabetização e desenvolvimento cultural como metodologia prioritária para concepção da sociedade mais ativa e produtiva.
e ) A sociedade é direito de todos, mas está em segundo plano. A saúde e a educação devem ser vistas como plano principal e todos têm direito de exercer a plena cidadania.

A ideia piagetiana de desenvolvimento da moral e da justiça na criança ainda desperta nos educadores grande interesse, uma vez que nos revela de que maneira as noções de regras vão sendo construídas durante o processo de desenvolvimento infantil.
Segundo Cunha (2003), quais os primeiros passos do indivíduo para socialização na vida humana?
a ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a um estado de plena socialização.
b ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função fazer projetos futuros, deixando, assim, o egocentrismo e levando, assim, o indivíduo a um estado de plena socialização.
c ) Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a aceitar o cumprimento das normas, a fim de se chegar a um estado de plena socialização.
d ) Uma vez que a criança, no estágio sensório-motor, ainda possui uma capacidade cognitiva reduzida, torna-se fácil compreendermos que a ausência de regras ocorre pelo fato de não ser possível para a criança internalizar conceitos abstratos, como os conceitos de moral, justiça, certo e errado, entre outros.
e ) Segundo Cunha (2003, p. 92), "a trajetória do desenvolvimento intelectual, do pensamento sensório-motor às operações informais, é acompanhada pelo desenvolvimento da não sociabilidade do indivíduo".

Na teoria de Ausubel há uma relação com a questão das aprendizagens adaptativas, ou seja, por acomodação dos novos conceitos adquiridos a um grupo de conceitos previamente aprendidos, modificando-os. Segundo Ausubel, a questão não se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos a conhecimentos anteriores, mas na maneira como essa fixação ocorre, a saber, por intermédio de interações adaptativas.
Como se dá essa adaptação ao novo segundo Ausubel?
a ) Uma vez ampliados ou melhorados, tais conhecimentos tendem a não se perder dentro do conjunto de conhecimentos que já possuímos.
b ) A ancoragem não é o processo responsável por fixar os conhecimentos já adquiridos, e sim por prender os novos conhecimentos, colocando-os em forma crescente.
c ) A questão aprender ou conhecer se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos.
d ) Interações adaptativas (acomodações), que alteram o conhecimento anterior em função de uma pressão organizativa dos esquemas cognitivos.
e ) Significa dizer, por exemplo, que quando fazemos relação entre o que estamos estudando com outros conhecimentos que já possuímos, a relação entre eles produz acomodação do interesse.

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100944 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A pedagogia tradicional, substituta do modelo jesuítico de educação, esteve fortemente presente nas escolas brasileiras até a década de 1920, quando, a partir de movimentos em prol da ampliação do acesso à educação básica, começou a ser discutida enquanto modelo válido ou não para a educação de todas as camadas sociais. A ideia de renovação está contida nesses movimentos que tinham como propósito renovar o ensino a partir da inserção de novas práticas pedagógicas, baseadas no modelo europeu. Mas por que o modelo europeu?
a )
Porque se tratava de um continente com maior contato comercial com o Brasil, facilitando o intercâmbio socioeconômico entre o Brasil Colônia e a Europa.
 
b )
Filhos das famílias relacionadas às grandes oligarquias eram enviados à Europa, principalmente para Portugal e Inglaterra, para darem continuidade aos estudos. Ao retornarem ao Brasil, após terem concluído seus estudos no exterior, vários intelectuais se reuniram para discutir a situação da educação brasileira, tendo como referência o modelo educacional conhecido por eles quando de suas estadas em países desenvolvidos.
c )
Pelo motivo de o Brasil ter sido colonizado pela Europa.
d )
Os países europeus, principalmente Portugal e Inglaterra, desejavam manter os seus vínculos sociais, culturais, religiosos e principalmente comerciais, motivo pelo qual as grandes oligarquias brasileiras tinham facilidade de ingressar nas faculdades europeias.
e )
A Europa, principalmente Portugal e Inglaterra, tinha uma dívida com a colonização do Brasil e não poderiam deixar de dar boa formação educacional às famílias europeias que vieram para o Brasil.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Vale lembrar que o pensamento pedagógico de Freinet se alia aos pensamentos pedagógicos soviéticos e que, por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações sociais e seus padrões culturais. Baseado na psicologia da aprendizagem soviética (como na teoria de Vygotsky, por exemplo), Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico:
Quais são esses pontos de grande relevância para Freinet?
a )
A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento na organização pessoal.
b )
A comunicação, a organização cultural e o desenvolvimento da aprendizagem.
 
c )
A comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
d )
As obrigações pelas atividades de formação da sociedade, a comunicação e o desenvolvimento da aprendizagem.
e )
Segundo Vygotsky, a família, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Segundo Vygotsky, essa relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, que são os elementos que levam o sujeito à compreensão do mundo que o cerca e de si mesmo como parte integrante do corpo social. Há dois tipos de elementos mediadores, quais são eles?
 
a )
O instrumento: objeto social que carrega consigo a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento da atividade psicológica que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
b )
Obrigação: pelas atividades formação da sociedade com base no trabalho. Respeito: conquista a ser transmitida a membros do grupo social.
c )
A família: trabalhar no sentido de desenvolver atenção e respeito. A escola: elevar o respeitar e o interesse mediado pelas regras que vão sendo ensinadas.
d )
Obediência: é orientado para dentro do próprio sujeito e dirige-se ao controle de ações psicológicas. Aceitação: torna a ação psicológica mais sofisticada e possibilita um controle maior sobre o comportamento e a ação motora.
e )
O instrumento: objeto social que carrega e desenvolve a função para a qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história do trabalho coletivo. O signo: instrumento que desenvolve regras psicológicas e que age da mesma maneira que o instrumento no trabalho.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A disciplina na classe. O professor enfrenta uma grande dificuldade no que se refere à disciplina. É preciso saber lidar com o autoritarismo sobre a questão da indisciplina, empregando com segurança todo conhecimento profissional sem deixar de fora o lado afetivo, orientando o aluno em sua caminhada.
Quais as estratégias que um professor deve ter para conter a indisciplina em classe?
a )
O professor deve ser o centro de controle, sua presença deve ser vista com respeito, o professor deve manter e serenidade no caso de indisciplina. O afeto não é importante, a criança precisa se sentir segura e valorizada para poder desenvolver seu aprendizado.
b )
O professor deve aplicar a regra de forma rígida para os casos isolados, a fim de servirem de exemplo. O afeto é importe, mas não deve interferir na disciplina.
c )
O professor deve aplicar as regras de conduta sem prejudicar o afeto: é importantíssimo que a criança se sinta confiante para poder se desenvolver. Deve usar a estratégia de muita rigidez nas cobranças, firmeza para o cumprimento das normas e, se necessário, aplicar penalidades.
d )
O professor deve manter o bom humor, muito afeto, serenidade, firmeza, autoridade e conhecimento do tema a ser aplicado.
 
e )
O professor tem que mostrar ao aluno que é preciso estudar, e que ele tem obrigações que devem ser cumpridas e respeitadas. Tais estratégicas devem ser feitas de forma adequada e coerente, uma vez que a autoridade e a afetividade devem caminhar juntas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Em seu livro Pedagogia da Esperança, Paulo Freire nos leva a compreender que todos podem alcançar uma pedagogia libertadora, uma vez que consigamos sensibilizar nossos olhares e desvelar o mundo, descobrindo tudo o que se esconde atrás da nossa realidade e buscando ler as razões da violência, da pobreza, das desigualdades sociais etc.
A que Paulo Freire se refere nesta citação?
a )
Para Paulo Freire o ato de ensinar é central na vida de qualquer educador. Já o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento pessoal.
b )
A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos todos usar a comunicação como ferramenta para o crescimento pessoal e respeitoso.
c )
A educação não é apenas um meio para a socialização, mas, sim, uma forma de respeito à vida, diante da qual, um dia, seremos todos verdadeiros cidadãos participantes ativos do processo do social.
 
d )
A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária; a educação, não apenas um meio para o letramento, mas, sim, uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re)construção social.
e )
 A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Paulo Freire, na sua prática educacional, preocupou-se com as classes populares. No contexto do que denominou ser uma pedagogia do oprimido, construiu uma verdadeira concepção política do ato de educar, adotando como princípios fundamentais a valorização do cotidiano do aluno e a construção de uma práxis educativa que estimule a leitura crítica do mundo.
Qual a concepção de sociedade para Paulo Freire?
a )
Para ele a sociedade está em segundo plano: o importante é alfabetizar e conscientizar por meio de palavras e escrita - o bem estar social.
b )
Sociedade uma ação de todos para um bem comum na busca da organização cultural e educacional do Estado.
 
c )
A sociedade é direitode todos e todos têm direito de exercer a plena cidadania.
d )
A sociedade é direito de todos, mas está em segundo plano. A saúde e a educação devem ser vistas como plano principal e todos têm direito de exercer a plena cidadania.
e )
Alfabetização e desenvolvimento cultural como metodologia prioritária para concepção da sociedade mais ativa e produtiva.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A ideia piagetiana de desenvolvimento da moral e da justiça na criança ainda desperta nos educadores grande interesse, uma vez que nos revela de que maneira as noções de regras vão sendo construídas durante o processo de desenvolvimento infantil.
Segundo Cunha (2003), quais os primeiros passos do indivíduo para socialização na vida humana?
a )
Uma vez que a criança, no estágio sensório-motor, ainda possui uma capacidade cognitiva reduzida, torna-se fácil compreendermos que a ausência de regras ocorre pelo fato de não ser possível para a criança internalizar conceitos abstratos, como os conceitos de moral, justiça, certo e errado, entre outros.
b )
Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função fazer projetos futuros, deixando, assim, o egocentrismo e levando, assim, o indivíduo a um estado de plena socialização.
 
c )
Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a um estado de plena socialização.
d )
Segundo Cunha (2003, p. 93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a aceitar o cumprimento das normas, a fim de se chegar a um estado de plena socialização.
e )
Segundo Cunha (2003, p. 92), "a trajetória do desenvolvimento intelectual, do pensamento sensório-motor às operações informais, é acompanhada pelo desenvolvimento da não sociabilidade do indivíduo".
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Na teoria de Ausubel há uma relação com a questão das aprendizagens adaptativas, ou seja, por acomodação dos novos conceitos adquiridos a um grupo de conceitos previamente aprendidos, modificando-os. Segundo Ausubel, a questão não se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos a conhecimentos anteriores, mas na maneira como essa fixação ocorre, a saber, por intermédio de interações adaptativas.
Nesse pensamento de Ausubel entende-se que no conhecimento não há evolução, e sim, adaptação ao novo. Como?
a )
Uma vez ampliados ou melhorados, tais conhecimentos tendem a não se perder dentro do conjunto de conhecimentos que já possuímos.
b )
A ancoragem não é o processo responsável por fixar os conhecimentos já adquiridos, e sim por prender os novos conhecimentos, colocando-os em forma crescente.
c )
A questão aprender ou conhecer se coloca apenas na fixação de novos conhecimentos.
 
d )
Interações adaptativas (acomodações), que alteram o conhecimento anterior em função de uma pressão organizativa dos esquemas cognitivos.
e )
Significa dizer, por exemplo, que quando fazemos relação entre o que estamos estudando com outros conhecimentos que já possuímos, a relação entre eles produz acomodação do interesse.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina