Logo Passei Direto
Buscar

Resumo da Obra pequeno principe

Ficha bibliográfica e resumo-análise do livro O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), com referência editorial, dados biográficos do autor, resumo da trama, temas (amizade, amor, valores pessoais) e análise simbólica da obra.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

O PEQUENO PRÍNCIPE
LIVRO: (Antoine de Saint Exupéry)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir, 2009. Aquarelas do autor. 49ª edição. Tradução por Dom Marcos Barbosa. 93 páginas.
Gênero: Infantil; Fábula.
Temas: Amizade, amor, valores pessoais.
Categoria: Literatura estrangeira; literatura francesa.
Ano de lançamento: 1943 nos Estudos Unidos e 1945 na França.
ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS DO AUTOR E ILUSTRADOR: 
Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos”. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Estudou no colégio Jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça.
Seu livro mais importante foi “O Pequeno Príncipe” (1943), cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.
Antoine de Saint-Exupéry morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944. Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.
RESUMO:
A história do pequeno príncipe é um grande clássico da literatura infantil que ficou conhecida em vários países. Escrita em 1943 por A. Saint-Exupéry, apresenta profundas reflexões apesar de ser uma literatura voltada para o público infantil, mais também é bastante apreciada pelos adultos.
Nesse livro podemos observar que o próprio autor também faz parte da história, ao iniciar a narrativa descrevendo momentos da sua infância, quando o mesmo arriscava investir na carreira de pintor, mas não foi adiante pelo fato de não ser compreendido pelos adultos, o que levou a desistir dos desenhos e se dedicar a outros estudos e escolher uma outra profissão, tornando-se então piloto de avião. Apesar de várias viagens que realizou, em seu interior nunca esqueceu dos desenhos produzidos na infância. 
Ao sobrevoar o deserto do Saara teve que realizar um pouso de emergência, após passar a noite no deserto ele é despertado por um menino loiro lhe pedindo para desenhar um carneiro, meio atordoado sem entender de onde é que veio aquele garotinho, o piloto pega um pedaço de papel e faz o seu antigo desenho, para sua surpresa o menino interpreta corretamente o seu desenho uma jiboia com um elefante dentro, coisa que nenhum adulto conseguiu enxergar, porém o garotinho insistia e lhe pedia que desenhasse um carneiro.
No decorrer dos dias, enquanto o piloto tentava consertar seu avião, aquele garotinho, ou melhor, dizer: o pequeno príncipe começa a questioná-lo e também fala de sua longa jornada até chegar ao planeta Terra.
Ele fala de seu pequeno planeta chamado B-612 composto por três vulcões, sendo um deles extinto, de sua rosa que por conta do seu orgulho, levou o principezinho a buscar sentido do mundo que o rodeia e principalmente da vida.
Com o desenrolar da história, o príncipe e o piloto constroem uma linda amizade e o livro traz um desfecho comovente, que nos leva a refletir sobre a nossa própria vida. Pois aborda temas como amor, orgulho, vaidade e amizade. 
ANÁLISE DA OBRA:
Podemos dizer que a história “O Pequeno Príncipe” é uma literatura poética e filosófica, que através das entre linhas do seu texto, nos leva a despertar inúmeras emoções principalmente sobres valores que traz, reflexões sobre julgamento das coisas e das pessoas que estão em nosso redor.
A fantasia se inicia com um pedido de um desenho de um carneiro e como o principezinho ficou contente com o desenho de uma caixa onde estaria o tal carneiro. Essa caixa retrata a imaginação, a inocência da criança e sua capacidade de arrumar soluções para resolver os problemas do cotidiano. 
Podemos também observar dentro desse contexto, há dualidade entre acabar com os arbustos e a preocupação de sua rosa ser comida pelo carneiro, isso lhe traria um imenso sofrimento, pois ele a amava.
Quando o garoto questiona sobre: “para que servem os espinhos?” o piloto responde sem dar importância para tal questão, é nesse momento que o mesmo se recorda do tempo de criança e lembra de sua infância, quando era também ignorado, podemos por assim dizer que muitas vezes agimos como o piloto, não damos a devida importância aos questionamentos das crianças e falamos sem pensar para se livrar de tal assunto. A preocupação diária acaba levando para o esquecimento da criança que já fomos um dia.
A obra de Saint-Exupery é enigmática, pois utiliza de metáforas na apresentação de seus personagens. São figuras interessantes que através de suas atitudes nos leva a pensar sobre a nossa própria vida. Isso fica bem claro quando a raposa diz a seguinte frase ao príncipe: “O essencial é invisível aos olhos, só se ver bem com o coração”. Ou seja, o valor verdadeiro não pode ser visto somente através de sua aparência, mais sim quando vemos a sua verdadeira essência, despida de preconceitos e discriminação. 
O pequeno príncipe é uma obra excelente cheia de encantos, mais dificilmente crianças menores de 10 anos teriam a desenvoltura de compreensão dos simbolismos que aparece nas entre linhas dessa literatura. Para esse público o livro deve ser trabalhado de forma mais lúdica e com auxílio do professor para a compreensão de alguns trechos. 
 
 PROPOSTA PEDAGÓGICA: 
A nossa proposta é trabalhar o livro “O Pequeno Príncipe” com a turma do 5º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada seria o desenvolvimento da leitura com a produção de textos orais e escritos, buscando desenvolver projetos literários na escola que desperte o interesse pela leitura nos alunos. Essa atividade teria duração de 3 aulas de 50 minutos. 
No primeiro dia, iniciaremos a aula falando do livro “O Pequeno Príncipe” e do autor Antoine de Saint Exupéry, para situá-los da obra que será trabalhada e após seria realizada a leitura do livro.
Após a leitura, introduziremos uma roda de conversa perguntando o que eles acharam da obra? (momento de deixar as crianças se expressarem oralmente).
No segundo momento seriam realizadas atividades dentro do contexto literário: conteudística, cognitivista e discursiva. Com as seguintes perguntas:
Qual outra profissão tinha Antoine de Saint-Exupéry, além de escritor e jornalista?
De acordo com o livro, o segundo planeta era habitado por quem?
"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: “Por que é que um chapéu faria medo?" o que era representado no desenho do menino?
No segundo dia, a turma seria dividida em pequenos grupos contendo 4 alunos em cada grupo, onde os mesmos realizariam desenhos inspirados no livro trabalhado, e em seguida produziriam cartazes para serem expostos na sala de aula. Na sequência cada grupo irá falar da sua produção e dialogar com a turma para saber se as obras apresentadas tinham sido de fácil entendimento. Nesse momento o professor deverá argumentar a respeitos das avaliações dos desenhos feitos pela turma, provocando um debate a partir de um trecho escrito logo do início do livro onde o autor relata sobre o seus desenhos de quando era criança. 
No terceiro dia, os alunos criariam um texto com base no que foi discutido e falado nas aulas anteriores, para então criar um teatro e apresentar em grupo para a turma finalizando a temática propostapara eles.
Assim, finalizamos essa proposta pedagógica que diz respeito a uma abordagem de extrema importância no ensino na Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, e do quanto é fundamental trabalhar com os educandos a leitura e a escrita na sala de aula através da literatura.

Mais conteúdos dessa disciplina