Logo Passei Direto
Buscar

Questionário UNIDADE 1 - EAD UNINASSAU

User badge image
Thais Rocha

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A escrita é uma das modalidades de comunicação de que as pessoas se utilizam para expressar algo. Ela pode se prestar a várias finalidades, como informar, entreter, convencer, divulgar, descrever etc; na mesma medida, existem diferentes níveis de formalidade que a linguagem escrita assume, a depender dos meios onde circula e do propósito comunicativo a que se presta. Ao escrever um bilhete, por exemplo, não precisamos ser tão formais ou mobilizar tantas informações quanto num artigo científico, por exemplo. Nessa mesma esteira de pensamento, o conhecimento e uso apropriado das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se garanta a expressão adequada nas mais diversas situações comunicativas. Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas, mais tradicional, exige que você escreva uma carta de solicitação de emprego, onde constem dados pessoais, experiências prévias e um breve resumo sobre as suas habilidades e competências. Ao redigí-la, espera-se que você:
evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma padrão.
a- evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma padrão.
b- utilize o registro informal da língua.
c- faça uso da linguagem metafórica, estruturando a carta como poema.
d- apresente, prioritariamente, elementos não verbais.
e- faça uso de gírias.

Leia o texto e analise as seguintes assertivas considerando os seus conhecimentos sobre os elementos da comunicação:
I – No caso da revista, o emissor é a própria editora.
II – Os receptores são/serão as pessoas que lerão a revista.
III – A mensagem evidenciada é a própria escrita.
a- Somente II está correta.
b- Somente a III está incorreta.
c- Somente a I está incorreta.
d- I e II estão incorretas.
e- Somente II está correta.

Durante a hora do intervalo, Sheila e Shirley brincam de telefone com a ajuda de dois copos de plástico, amarrados por um barbante. Distantes uma da outra, quando Sheila fala, Shirley escuta o que a amiga disse levando o copo ao ouvido. O mesmo acontece quando Shirley fala. As duas aparentam compreender o que se diz. No caso ilustrado, se estabelece comunicação?
Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de comunicação.
a- Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de comunicação.
b- Sim, sendo a propagação das ondas sonoras pelo barbante o código da comunicação.
c- Não, já que pelo texto não existe como determinar se as duas meninas entendem o que se fala.
d- Não, já que provavelmente haverá ruído entre a fala das duas meninas.
e- Sim, sendo os dois copos os referentes das mensagens.

A função emotiva ou expressiva é aquela que possui ênfase sobre o próprio emissor. Ao invés de utilizar a linguagem para falar sobre o mundo externo, ele quer fazer exatamente o oposto: dar vazão ao seu íntimo, aos seus sentimentos e sonhos. Utiliza a 1° pessoa durante seu discurso. É comum em poemas, letras de canções e diários pessoais.
Com base nessas informações, marque a alternativa que corresponde apenas aos enunciados que exercem a função emotiva ou expressiva.
I- “De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.” (Vinícius de Morais. Soneto da fidelidade)
II- Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)
III- Segundo nota fornecida à Globo, na tarde desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, Cármen Lúcia suspende pontos do decreto de Temer que abrandavam regras para concessão do indulto de Natal.
a. I e II
b. I e III
c. Apenas a III
d. Apenas a I
e. I, II e III

Considerando as funções de linguagem, analise o texto a seguir: 'Bizarro: 1. gentil, nobre, generoso. 2. Bem-apessoado, bem-parecido, garboso. 3. Vestido com elegância; bem vestido. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, esquisito. (Aurélio Buarque de Holanda).'
A função de linguagem que corretamente identifica esse tipo de explicação é a:
a. Conativa.
b. Fática.
c. Metalinguística.
d. Expressiva.
e. Poética.

Carlos Eduardo e Maria, sua namorada, estão completando oito anos de namoro e ele vai aproveitar a ocasião para pedi-la em casamento, por meio de uma música, em um restaurante romântico escolhido a dedo para a ocasião.
Marque a opção que apresente ERRO ao identificar o elemento da comunicação que compõe o evento.
a. Mensagem – o pedido de casamento.
b. Contexto – um restaurante romântico, no dia do aniversário de namoro.
c. Receptor – a namorada, alvo do pedido.
d. Emissor – Carlos Eduardo, quem vai pedir a mão da sua noiva.
e. Canal – as alianças que o Márcio escondeu até o momento do pedido.

Considere as situações a seguir: 1) Uma senhora, no elevador, vira e fala para a vizinha: A: Parece que hoje vai ser de chuva. B: Sim, está muito abafado hoje. A: Realmente. B: Esse tempo... 2) A mesma senhora em contato com uma amiga, ainda no elevador. A: Não te conto quem engravidou. B: Não diga que foi a Lucinha. A: A própria.
Nos dois cenários, apesar dos personagens em comum, as condições de produção diferem e, assim, o resultado é a configuração de dois gêneros diferentes com funções comunicativas distintas. Considerando as funções da linguagem, o contexto comunicativo e o teor de informação das duas situações relatadas acima, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, gênero oral e função retratados nos dois exemplos.
a. Situação 1: Conversa informal; função emotiva. Situação 2: Seminário; função fática.
b. Situação 1: Conversa informal; função fática. Situação 2: Fofoca; função referencial.
c. Situação 1: Conversa informal; função apelativa. Situação 2: Conversa informal; função apelativa.
d. Situação 1: Conversa formal; função conativa. Situação 2: Conversa informal; função fática.
e. Situação 1: Notícia; função emotiva. Situação 2: Fofoca; função referencial.

Analise os excertos a seguir: “No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de 'Vera Cruz', que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia” PIMENTA, Thiago. Quem descobriu o Brasil? PORTAL EBC, 2013. Disponível em: “Professora me desculpe / Mas agora vou falar / Esse ano na escola / As coisas vão mudar / Nada contra ti / Não me leve a mal / Quem descobriu o Brasil / Não foi Cabral / Pedro Álvares Cabral / Chegou 22 de abril / Depois colonizou / Chamando de Pau-Brasil / Ninguém trouxe família / Muito menos filho / Porque já sabia / Que ia matar vários índios” MC CAROL. Não foi Cabral. Produção independente, 2015. Disponível em: A produção textual sempre leva em consideração a gama de sentidos possíveis que circulam numa determinada conjuntura social. Tais sentidos são, por vezes, resgatados de imediato, principalmente quando o tema abordado no construto textual alude a informações cristalizadas na memória coletiva. Pode-se dizer, por exemplo, que o segundo dos excertos acima faz referência ao primeiro, e que este último, por sua vez, reflete um saber já sedimentado na sociedade brasileira – o de que o Brasil foi “descoberto” por Álvares Cabral. A respeito desse mecanismo de recuperação de informações e de referências (direta ou indiretamente e, por consequência, mostradas ou veladas), no que diz respeito ao texto, podemos identificar:
a- Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a referência se dá com uma informação cristalizada pela memória coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto de Pimenta.
b- Intergenericidade, pois a conexão temática entre os textos é suficiente para atrelar um e outro gênero textual. Assim, a canção pode muito bem trazer elementos do artigo científico para si, como as citações, por exemplo, desde que sejam realizadas de maneira a não prejudicar a melodia.
c- Citação direta, uma vez que o segundo texto produz de forma integral o primeiro, citando o nome do autor, ano de publicação e o número da página do trecho extraído.
d- Plágio, já que o segundo texto se utilizou do primeiro e não o referenciou adequadamente. Pelo gênero em que se enquadra, i. e. canção, MC Carol deveria citar Pimenta desta forma: PIMENTA (2013).
e- Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a referência se dá com uma informação cristalizada pela memória coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto de Pimenta.

Existem diferentes sentidos que podem ser atribuídos aos mesmos X linguísticos a depender do Y. Isso ocorre porque cada comunidade de fala adota um sentido distinto para esses X, que varia conforme as Z adotadas para a compreensão das mensagens produzidas nas esferas discursivas daquela comunidade específica. As palavras que correspondem, satisfatoriamente, às letras X, Y e Z no excerto acima, são, respectivamente:
a. signos; significante; significado.
b. variantes; enunciado; consoantes.
c. variantes; consoante; enunciado.
d. signos; contexto; normas.
e. contextos; signos; variantes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A escrita é uma das modalidades de comunicação de que as pessoas se utilizam para expressar algo. Ela pode se prestar a várias finalidades, como informar, entreter, convencer, divulgar, descrever etc; na mesma medida, existem diferentes níveis de formalidade que a linguagem escrita assume, a depender dos meios onde circula e do propósito comunicativo a que se presta. Ao escrever um bilhete, por exemplo, não precisamos ser tão formais ou mobilizar tantas informações quanto num artigo científico, por exemplo. Nessa mesma esteira de pensamento, o conhecimento e uso apropriado das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se garanta a expressão adequada nas mais diversas situações comunicativas. Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas, mais tradicional, exige que você escreva uma carta de solicitação de emprego, onde constem dados pessoais, experiências prévias e um breve resumo sobre as suas habilidades e competências. Ao redigí-la, espera-se que você:
evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma padrão.
a- evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma padrão.
b- utilize o registro informal da língua.
c- faça uso da linguagem metafórica, estruturando a carta como poema.
d- apresente, prioritariamente, elementos não verbais.
e- faça uso de gírias.

Leia o texto e analise as seguintes assertivas considerando os seus conhecimentos sobre os elementos da comunicação:
I – No caso da revista, o emissor é a própria editora.
II – Os receptores são/serão as pessoas que lerão a revista.
III – A mensagem evidenciada é a própria escrita.
a- Somente II está correta.
b- Somente a III está incorreta.
c- Somente a I está incorreta.
d- I e II estão incorretas.
e- Somente II está correta.

Durante a hora do intervalo, Sheila e Shirley brincam de telefone com a ajuda de dois copos de plástico, amarrados por um barbante. Distantes uma da outra, quando Sheila fala, Shirley escuta o que a amiga disse levando o copo ao ouvido. O mesmo acontece quando Shirley fala. As duas aparentam compreender o que se diz. No caso ilustrado, se estabelece comunicação?
Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de comunicação.
a- Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de comunicação.
b- Sim, sendo a propagação das ondas sonoras pelo barbante o código da comunicação.
c- Não, já que pelo texto não existe como determinar se as duas meninas entendem o que se fala.
d- Não, já que provavelmente haverá ruído entre a fala das duas meninas.
e- Sim, sendo os dois copos os referentes das mensagens.

A função emotiva ou expressiva é aquela que possui ênfase sobre o próprio emissor. Ao invés de utilizar a linguagem para falar sobre o mundo externo, ele quer fazer exatamente o oposto: dar vazão ao seu íntimo, aos seus sentimentos e sonhos. Utiliza a 1° pessoa durante seu discurso. É comum em poemas, letras de canções e diários pessoais.
Com base nessas informações, marque a alternativa que corresponde apenas aos enunciados que exercem a função emotiva ou expressiva.
I- “De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.” (Vinícius de Morais. Soneto da fidelidade)
II- Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)
III- Segundo nota fornecida à Globo, na tarde desta quinta-feira, dia 28 de dezembro, Cármen Lúcia suspende pontos do decreto de Temer que abrandavam regras para concessão do indulto de Natal.
a. I e II
b. I e III
c. Apenas a III
d. Apenas a I
e. I, II e III

Considerando as funções de linguagem, analise o texto a seguir: 'Bizarro: 1. gentil, nobre, generoso. 2. Bem-apessoado, bem-parecido, garboso. 3. Vestido com elegância; bem vestido. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, esquisito. (Aurélio Buarque de Holanda).'
A função de linguagem que corretamente identifica esse tipo de explicação é a:
a. Conativa.
b. Fática.
c. Metalinguística.
d. Expressiva.
e. Poética.

Carlos Eduardo e Maria, sua namorada, estão completando oito anos de namoro e ele vai aproveitar a ocasião para pedi-la em casamento, por meio de uma música, em um restaurante romântico escolhido a dedo para a ocasião.
Marque a opção que apresente ERRO ao identificar o elemento da comunicação que compõe o evento.
a. Mensagem – o pedido de casamento.
b. Contexto – um restaurante romântico, no dia do aniversário de namoro.
c. Receptor – a namorada, alvo do pedido.
d. Emissor – Carlos Eduardo, quem vai pedir a mão da sua noiva.
e. Canal – as alianças que o Márcio escondeu até o momento do pedido.

Considere as situações a seguir: 1) Uma senhora, no elevador, vira e fala para a vizinha: A: Parece que hoje vai ser de chuva. B: Sim, está muito abafado hoje. A: Realmente. B: Esse tempo... 2) A mesma senhora em contato com uma amiga, ainda no elevador. A: Não te conto quem engravidou. B: Não diga que foi a Lucinha. A: A própria.
Nos dois cenários, apesar dos personagens em comum, as condições de produção diferem e, assim, o resultado é a configuração de dois gêneros diferentes com funções comunicativas distintas. Considerando as funções da linguagem, o contexto comunicativo e o teor de informação das duas situações relatadas acima, marque a alternativa que apresenta, respectivamente, gênero oral e função retratados nos dois exemplos.
a. Situação 1: Conversa informal; função emotiva. Situação 2: Seminário; função fática.
b. Situação 1: Conversa informal; função fática. Situação 2: Fofoca; função referencial.
c. Situação 1: Conversa informal; função apelativa. Situação 2: Conversa informal; função apelativa.
d. Situação 1: Conversa formal; função conativa. Situação 2: Conversa informal; função fática.
e. Situação 1: Notícia; função emotiva. Situação 2: Fofoca; função referencial.

Analise os excertos a seguir: “No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de 'Vera Cruz', que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia” PIMENTA, Thiago. Quem descobriu o Brasil? PORTAL EBC, 2013. Disponível em: “Professora me desculpe / Mas agora vou falar / Esse ano na escola / As coisas vão mudar / Nada contra ti / Não me leve a mal / Quem descobriu o Brasil / Não foi Cabral / Pedro Álvares Cabral / Chegou 22 de abril / Depois colonizou / Chamando de Pau-Brasil / Ninguém trouxe família / Muito menos filho / Porque já sabia / Que ia matar vários índios” MC CAROL. Não foi Cabral. Produção independente, 2015. Disponível em: A produção textual sempre leva em consideração a gama de sentidos possíveis que circulam numa determinada conjuntura social. Tais sentidos são, por vezes, resgatados de imediato, principalmente quando o tema abordado no construto textual alude a informações cristalizadas na memória coletiva. Pode-se dizer, por exemplo, que o segundo dos excertos acima faz referência ao primeiro, e que este último, por sua vez, reflete um saber já sedimentado na sociedade brasileira – o de que o Brasil foi “descoberto” por Álvares Cabral. A respeito desse mecanismo de recuperação de informações e de referências (direta ou indiretamente e, por consequência, mostradas ou veladas), no que diz respeito ao texto, podemos identificar:
a- Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a referência se dá com uma informação cristalizada pela memória coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto de Pimenta.
b- Intergenericidade, pois a conexão temática entre os textos é suficiente para atrelar um e outro gênero textual. Assim, a canção pode muito bem trazer elementos do artigo científico para si, como as citações, por exemplo, desde que sejam realizadas de maneira a não prejudicar a melodia.
c- Citação direta, uma vez que o segundo texto produz de forma integral o primeiro, citando o nome do autor, ano de publicação e o número da página do trecho extraído.
d- Plágio, já que o segundo texto se utilizou do primeiro e não o referenciou adequadamente. Pelo gênero em que se enquadra, i. e. canção, MC Carol deveria citar Pimenta desta forma: PIMENTA (2013).
e- Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a referência se dá com uma informação cristalizada pela memória coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto de Pimenta.

Existem diferentes sentidos que podem ser atribuídos aos mesmos X linguísticos a depender do Y. Isso ocorre porque cada comunidade de fala adota um sentido distinto para esses X, que varia conforme as Z adotadas para a compreensão das mensagens produzidas nas esferas discursivas daquela comunidade específica. As palavras que correspondem, satisfatoriamente, às letras X, Y e Z no excerto acima, são, respectivamente:
a. signos; significante; significado.
b. variantes; enunciado; consoantes.
c. variantes; consoante; enunciado.
d. signos; contexto; normas.
e. contextos; signos; variantes.

Prévia do material em texto

10399 
Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 
2) - Questionário2) - Questionário
Usuário Thais Vitoria Abreu da Rocha 
Curso 10399 . 5 - Sagah - Comunicação e Expressão - 20191.AB 
Teste Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
Iniciado 30/04/19 19:03 
Enviado 30/04/19 21:20 
Status Completada 
Resultado da 
tentativa
9 em 10 pontos 
Tempo 
decorrido
2 horas, 16 minutos 
Instruções
Resultados 
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas 
respondidas incorretamente 
Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar 
quantas vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você 
decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, 
acessando o menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
Pergunta 1 
Resposta 
Selecionada:
a.
A escrita é uma das modalidades de comunicação de que as pessoas se utilizam 
para expressar algo. Ela pode se prestar a várias finalidades, como informar, 
entreter, convencer, divulgar, descrever etc; na mesma medida, existem diferentes 
níveis de formalidade que a linguagem escrita assume, a depender dos meios 
onde circula e do propósito comunicativo a que se presta. Ao escrever um bilhete, 
por exemplo, não precisamos ser tão formais ou mobilizar tantas informações 
quanto num artigo científico, por exemplo. Nessa mesma esteira de pensamento, 
o conhecimento e uso apropriado das variedades linguísticas sociais, regionais e 
de registro torna-se necessário para que se garanta a expressão adequada nas 
mais diversas situações comunicativas. 
Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um 
emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma 
delas, mais tradicional, exige que você escreva uma carta de solicitação de 
emprego, onde constem dados pessoais, experiências prévias e um breve resumo 
sobre as suas habilidades e competências. Ao redigí-la, espera-se que você: 
evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma 
padrão.
Disciplinas Cursos
1 em 1 pontos
Thais Vitoria Abreu da Rocha 7
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
evidencie as informações solicitadas, utilizando a norma 
padrão.
utilize o registro informal da língua.
faça uso da linguagem metafórica, estruturando a carta 
como poema.
apresente, prioritariamente, elementos não verbais.
faça uso de gírias.
Pergunta 2 
Resposta Selecionada: d.
Respostas: a.
Leia o texto e analise as seguintes assertivas considerando os seus 
conhecimentos sobre os elementos da comunicação:
Fonte: <https://www.reddit.com/r/brasil/comments/74kbqz/capa_da_revista_veja_d
esta_semana/>
I – No caso da revista, o emissor é a própria editora.
II – Os receptores são/serão as pessoas que lerão a revista.
III – A mensagem evidenciada é a própria escrita.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente II está correta.
Somente a III está incorreta.
0 em 1 pontos
b.
c.
d.
e.
Somente a I está incorreta.
I e II estão incorretas.
Somente II está correta.
II e III estão corretas.
Pergunta 3 
Resposta 
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Durante a hora do intervalo, Sheila e Shirley brincam de telefone com a ajuda de 
dois copos de plástico, amarrados por um barbante. Distantes uma da outra, 
quando Sheila fala, Shirley escuta o que a amiga disse levando o copo ao ouvido. 
O mesmo acontece quando Shirley fala. As duas aparentam compreender o que 
se diz. No caso ilustrado, se estabelece comunicação?
Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de 
comunicação.
Sim, sendo a propagação das ondas sonoras pelo barbante o 
código da comunicação.
Não, já que pelo texto não existe como determinar se as 
duas meninas entendem o que se fala.
Não, já que provavelmente haverá ruído entre a fala das 
duas meninas.
Sim, sendo os dois copos os referentes das mensagens.
Sim, sendo o arranjo dos copos com barbante o canal de 
comunicação.
Pergunta 4 
Resposta Selecionada: b.
Respostas: a.
A função emotiva ou expressiva é aquela que possui ênfase sobre o próprio 
emissor. Ao invés de utilizar a linguagem para falar sobre o mundo externo, ele 
quer fazer exatamente o oposto: dar vazão ao seu íntimo, aos seus sentimentos e 
sonhos. Utiliza a 1° pessoa durante seu discurso. É comum em poemas, letras de 
canções e diários pessoais.
Com base nessas informações, marque a alternativa que corresponde apenas aos 
enunciados que exercem a função emotiva ou expressiva.
I- “De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que 
mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.” 
(Vinícius de Morais. Soneto da fidelidade)
II- Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, 
simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás 
dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)
III- Segundo nota fornecida à Globo, na tarde desta quinta-feira, dia 28 de 
dezembro, Cármen Lúcia suspende pontos do decreto de Temer que abrandavam 
regras para concessão do indulto de Natal.
I e II
I e III
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
b.
c.
d.
e.
I e II
Apenas a III
Apenas a I
I, II e III
Pergunta 5 
Resposta Selecionada: e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Considerando as funções de linguagem, analise o texto a seguir:
"Bizarro: 1. gentil, nobre, generoso. 2. Bem-apessoado, bem-parecido, garboso. 3. 
Vestido com elegância; bem vestido. 4. Fanfarrão, jactancioso. 5. Extravagante, 
esquisito. (Aurélio Buarque de Holanda)."
A função de linguagem que corretamente identifica esse tipo de explicação é a:
Metalinguística.
Poética.
Expressiva.
Conativa.
Fática.
Metalinguística.
Pergunta 6 
Resposta 
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Carlos Eduardo e Maria, sua namorada, estão completando oito anos de namoro e 
ele vai aproveitar a ocasião para pedi-la em casamento, por meio de uma música, 
em um restaurante romântico escolhido a dedo para a ocasião. Marque a opção 
que apresente ERRO ao identificar o elemento da comunicação que compõe o 
evento. 
Canal – as alianças que o Márcio escondeu até o momento 
do pedido.
Receptor – a namorada, alvo do pedido.
Contexto – um restaurante romântico, no dia do aniversário 
de namoro.
Canal – as alianças que o Márcio escondeu até o momento 
do pedido.
Mensagem – o pedido de casamento.
Emissor – Carlos Eduardo, quem vai pedir a mão da sua 
noiva.
Pergunta 7 
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
Resposta 
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Considere as situações a seguir:
1) Uma senhora, no elevador, vira e fala para a vizinha:
A: Parece que hoje vai ser de chuva.
B: Sim, está muito abafado hoje.
A: Realmente.
B: Esse tempo...
2) A mesma senhora em contato com uma amiga, ainda no elevador.
A: Não te conto quem engravidou.
B: Não diga que foi a Lucinha.
A: A própria.
Nos dois cenários, apesar dos personagens em comum, as condições de 
produção diferem e, assim, o resultado é a configuração de dois gêneros 
diferentes com funções comunicativas distintas. Considerando as funções 
da linguagem, o contexto comunicativo e o teor de informação das duas 
situações relatas acima, marque a alternativa que apresenta, 
respectivamente, gênero oral e função retratados nos dois exemplos.
Situação 1: Conversa informal; função fática. Situação 2: 
Fofoca; função referencial.
Situação 1: Conversa informal; função fática. Situação 2: 
Fofoca;função referencial.
Situação 1: Conversa informal; função emotiva. Situação 
2: Seminário; função fática.
Situação 1: Conversa formal; função conativa. Situação 
2: Conversa informal; função fática.
Situação 1: Conversa informal; função apelativa. 
Situação 2: Conversa informal; função apelativa.
Situação 1: Notícia; função emotiva. Situação 2: Fofoca; 
função referencial. 
Pergunta 8 
No processo enunciativo que se estabelece entre professor e aluno no ato 
comunicativo propiciado pela resolução de um questionário sobre a Teoria da 
Comunicação, podemos considerar que é errado dizer que: 
1 em 1 pontos
Resposta 
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
A mensagem, em si, corresponde à intenção do Professor 
com este texto. 
O código utilizado é a Língua Portuguesa.
A mensagem, em si, corresponde à intenção do Professor 
com este texto. 
A intenção do emissor é que o aluno compreenda e aplique o 
que foi dito sobre a Teoria da Comunicação.
O professor que elaborou o material é o emissor.
O aluno é o receptor principal do texto.
Pergunta 9 
Resposta 
Selecionada:
b.
Respostas: a.
Analise os excertos a seguir:
“No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só 
que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que 
mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto 
Seguro, no estado da Bahia” PIMENTA, Thiago. Quem descobriu o Brasil? 
PORTAL EBC, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/fZgmLB>
“Professora me desculpe / Mas agora vou falar / Esse ano na escola / As coisas 
vão mudar / Nada contra ti / Não me leve a mal / Quem descobriu o Brasil / Não foi 
Cabral / Pedro Álvares Cabral / Chegou 22 de abril / Depois colonizou / Chamando 
de Pau-Brasil / Ninguém trouxe família / Muito menos filho / Porque já sabia / Que 
ia matar vários índios” MC CAROL. Não foi Cabral. Produção independente, 2015. 
Disponível em: <https://goo.gl/2JEFwx>
A produção textual sempre leva em consideração a gama de sentidos possíveis 
que circulam numa determinada conjuntura social. Tais sentidos são, por vezes, 
resgatados de imediato, principalmente quando o tema abordado no construto 
textual alude a informações cristalizadas na memória coletiva. Pode-se dizer, por 
exemplo, que o segundo dos excertos acima faz referência ao primeiro, e que este 
último, por sua vez, reflete um saber já sedimentado na sociedade brasileira – o 
de que o Brasil foi “descoberto” por Álvares Cabral.
A respeito desse mecanismo de recuperação de informações e de referências 
(direta ou indiretamente e, por consequência, mostradas ou veladas), no que diz 
respeito ao texto, podemos identificar:
Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada 
no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no 
primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a 
referência se dá com uma informação cristalizada pela memória 
coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto 
de Pimenta.
Intergenericidade, pois a conexão temática entre os textos é 
suficiente para atrelar um e outro gênero textual. Assim, a canção 
pode muito bem trazer elementos do artigo científico para si, 
como as citações, por exemplo, desde que sejam realizadas de 
maneira a não prejudicar a melodia.
1 em 1 pontos
Terça-feira, 30 de Abril de 2019 21h20min26s BRT
b.
c.
d.
e.
Intertextualidade, já que existe uma conexão temática revelada 
no segundo texto, que se utiliza das informações dispostas no 
primeiro sem, necessariamente, citá-lo. Isso ocorre porque a 
referência se dá com uma informação cristalizada pela memória 
coletiva e não, necessariamente, trazida como inédita pelo texto 
de Pimenta.
Citação direta, uma vez que o segundo texto produz de forma 
integral o primeiro, citando o nome do autor, ano de publicação e 
o número da página do trecho extraído.
Intergenericidade, uma vez que existe uma hibridização entre o 
gênero canção e o gênero artigo, em questão. Nesses moldes, o 
primeiro texto poderia, sem prejuízo de adequação genérica, ser 
musicado.
Plágio, já que o segundo texto se utilizou do primeiro e não o 
referenciou adequadamente. Pelo gênero em que se enquadra, i. 
e. canção, MC Carol deveria citar Pimenta desta forma: 
PIMENTA (2013).
Pergunta 10 
Resposta Selecionada: a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
Existem diferentes sentidos que podem ser atribuídos aos mesmos X linguísticos a 
depender do Y. Isso ocorre porque cada comunidade de fala adota um sentido 
distinto para esses X, que varia conforme as Z adotadas para a compreensão das 
mensagens produzidas nas esferas discursivas daquela comunidade específica.
As palavras que correspondem, satisfatoriamente, às letras X, Y e Z no excerto 
acima, são, respectivamente:
signos; contexto; normas.
signos; contexto; normas.
variantes; consoante; enunciado.
contextos; signos; variantes.
variantes; enunciado; consoantes.
signos; significante; significado.
←← OK OK 
1 em 1 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina