Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Atualmente o SAEB é composto por três avaliações externas em larga escala: Desse modo, é importante diferenciar as três avaliações.
Assinale a alternativa correta.
A ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º ano/9.º ano do ensino fundamental e do 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são o público-alvo, que se estabelece da seguinte forma: ANEB para o 3.º ano de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais; ANRESC para o 9.º ano de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais; e ANA para o 3.º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais.
B ) A ANA abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. A ANEB é uma avaliação censitária que envolve os alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
C ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º ano/do 9.º ano do ensino fundamental e 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são os governos que a criaram, estabelecendo-se da seguinte forma: a ANEB foi criada na gestão de Fernando Henrique Cardoso; a ANRESC foi criada na gestão de Luis Inácio Lula da Silva; e a ANA foi criada na gestão do governo de Dilma Rousseff.
D ) A ANEB abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/na 3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. ANA é uma avaliação censitária que envolve alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
E ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são o público-alvo, que se estabelece da seguinte forma: ANEB para escolas rurais; ANRESC para o ensino público urbano; e ANA para o ensino particular urbano.

(ENADE-2011) O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP)
a ) tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
b ) necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
c ) deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
d ) deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
e ) parte da Gestão Escolar que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.

(ENADE-2011) o projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
São princípios da gestão democrática, que devem ser considerados por essa professora, apenas:
I. A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
II. A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
III. A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.
A ) II e IV.
B ) I, II e IV.
C ) I, II, III e IV.
D ) II e III.
E ) I e II.

Os seres humanos se modificam com o tempo e, por meio da educação, com efeito, a escola é um dos meios fundamentais para essa formação.
Nesse sentido, compreende-se que a escola é o espaço onde
a ) ocorre a troca de conhecimentos e valores culturais de um povo, de uma comunidade, de uma sociedade.
b ) o aluno irá fazer amizades.
c ) o aluno pode ser punido e vigiado.
d ) o aluno aprende os conteúdos.
e ) os pais podem reponsabilizar pelo ensino de seus filhos.

(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmacoes abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
A ) I e III.
B ) III e IV.
C ) II e III.
D ) I e II.
E ) II e IV.

A avaliação deve ser compreendida como um instrumento que subsidia o trabalho do professor, bem como da instituição, por trazer elementos que traduzem de forma concreta a realidade das condições e os níveis de aprendizagem.
Portanto, a avaliação, diante dessa compreensão, pode ser compreendida de diferentes formas. Assinale a alternativa correta.
a ) A avaliação pode ser entendida como elemento comparativo que determina os níveis de aprendizagem dos alunos, perpassando por um processo de nivelamento de conhecimentos entre os alunos, proporcionando um reagrupamento conforme os níveis de aprendizagem.
b ) A avaliação pode ser entendida como o produto final de um processo educativo.
c ) A avaliação pode ser entendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino e como ajuste e orientação da intervenção pedagógica.
d ) A avaliação pode ser entendida como uma das obrigações das instituições escolares, prevista em Lei, e que em nada contribui com o processo pedagógico em curso.
e ) A avaliação pode ser entendida como elemento integrador entre os conceitos obtidos e o resultado final, de modo a garantir um processo seletivo e classificatório.

(ENADE-2005) Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional.
Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve
a) organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
b) trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
c) modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
d) vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
e) condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Atualmente o SAEB é composto por três avaliações externas em larga escala: Desse modo, é importante diferenciar as três avaliações.
Assinale a alternativa correta.
A ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º ano/9.º ano do ensino fundamental e do 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são o público-alvo, que se estabelece da seguinte forma: ANEB para o 3.º ano de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais; ANRESC para o 9.º ano de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais; e ANA para o 3.º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais.
B ) A ANA abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. A ANEB é uma avaliação censitária que envolve os alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
C ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º ano/do 9.º ano do ensino fundamental e 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são os governos que a criaram, estabelecendo-se da seguinte forma: a ANEB foi criada na gestão de Fernando Henrique Cardoso; a ANRESC foi criada na gestão de Luis Inácio Lula da Silva; e a ANA foi criada na gestão do governo de Dilma Rousseff.
D ) A ANEB abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/na 3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. ANA é uma avaliação censitária que envolve alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
E ) As três avaliações - ANEB, ANRESC e ANA - são avaliações externas com foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com alunos do 5.º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3.º ano do ensino médio. O que as diferencia são o público-alvo, que se estabelece da seguinte forma: ANEB para escolas rurais; ANRESC para o ensino público urbano; e ANA para o ensino particular urbano.

(ENADE-2011) O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um Projeto Pedagógico (PP)
a ) tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
b ) necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
c ) deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
d ) deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
e ) parte da Gestão Escolar que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.

(ENADE-2011) o projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
São princípios da gestão democrática, que devem ser considerados por essa professora, apenas:
I. A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
II. A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
III. A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação.
A ) II e IV.
B ) I, II e IV.
C ) I, II, III e IV.
D ) II e III.
E ) I e II.

Os seres humanos se modificam com o tempo e, por meio da educação, com efeito, a escola é um dos meios fundamentais para essa formação.
Nesse sentido, compreende-se que a escola é o espaço onde
a ) ocorre a troca de conhecimentos e valores culturais de um povo, de uma comunidade, de uma sociedade.
b ) o aluno irá fazer amizades.
c ) o aluno pode ser punido e vigiado.
d ) o aluno aprende os conteúdos.
e ) os pais podem reponsabilizar pelo ensino de seus filhos.

(ENADE-2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si.
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmacoes abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
A ) I e III.
B ) III e IV.
C ) II e III.
D ) I e II.
E ) II e IV.

A avaliação deve ser compreendida como um instrumento que subsidia o trabalho do professor, bem como da instituição, por trazer elementos que traduzem de forma concreta a realidade das condições e os níveis de aprendizagem.
Portanto, a avaliação, diante dessa compreensão, pode ser compreendida de diferentes formas. Assinale a alternativa correta.
a ) A avaliação pode ser entendida como elemento comparativo que determina os níveis de aprendizagem dos alunos, perpassando por um processo de nivelamento de conhecimentos entre os alunos, proporcionando um reagrupamento conforme os níveis de aprendizagem.
b ) A avaliação pode ser entendida como o produto final de um processo educativo.
c ) A avaliação pode ser entendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino e como ajuste e orientação da intervenção pedagógica.
d ) A avaliação pode ser entendida como uma das obrigações das instituições escolares, prevista em Lei, e que em nada contribui com o processo pedagógico em curso.
e ) A avaliação pode ser entendida como elemento integrador entre os conceitos obtidos e o resultado final, de modo a garantir um processo seletivo e classificatório.

(ENADE-2005) Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional.
Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve
a) organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática.
b) trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
c) modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
d) vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
e) condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.

Mais conteúdos dessa disciplina