Prévia do material em texto
Resumo de fisiologia geral A fisiologia explica os processos físico e químico responsável pelo desenvolvimento e manutenção da vida humana. Cada célula tem uma função determinada, são organelas. Propriedades da célula: excitabilidade, nutrição, reprodução e crescimento. O glóbulo vermelho faz o transporte de o² LEC: transportado no sangue circulante, misturado por difusão, ao sangue e aos líquidos teciduais, através das paredes dos capilares; é externo à célula, - O lec possui íons e nutrientes, sódios, cloretos e bicarbonatos, oxigênio, glicose, e dióxido de carbono. -o Lic. Possui Potássio, magnésio, fosfatos e dióxido de carbono. -o nutriente do lec vem do sistema respiratório pela troca de gases, pelo fígado com metabolismo, substancias e pelo sistema intramuscular. Homeostasia: capacidade que o organismo tem de manter equilíbrio das funções do organismo, deixando todas igualadas. -é realizada através da integração de todos os sistemas do organismo. -os pulmões fornecem O² para o lec e repõe O² usado pelas células -o rim filtra o sangue mantendo-os estáveis -sistema gastrintestinal fornece os nutrientes necessários para ajudar a manter a homeostasia -se não há homeostasia, não há função celular, se a célula deixa de executar função o órgão começa a falhar e há o aparecimento da doença. Catabolismo: produtos que não serão mais usados para função celular, tem que eliminar do interior das células. Isso é característica dos rins O glóbulo vermelho tem tendência a querer o monóxido de carbono O sistema nervoso está relacionado com regular a atividade muscular e secretora Transporte através de membranas -Transporte ativo gasta ATP -difusão simples/facilitada não gasta ATP -a osmose ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado, onde ocorre só a passagem de h²O. MOVIMENTO EFETIVO DE ÁGUA DE UMA SOLUÇÃO MENOS CONCENTRADA DE SOLUTO PARA UMA SOLUÇÃO MAIS CONCENTRADA DE SOLUTO -difusão simples/transporte passivo -difusão facilitada usa as proteínas carreadoras para atravessar o canal, sem gasto de ATP, a favor do gradiente. A difusão facilitada ocorre na proteína de canal, ocorre na bicamada lipídica. -proteína de canal tem espaço aquoso do LIC para o LEC permitindo determinados movimentos -lipídeo e agua passam da membrana pela difusão simples -difusão simples é a favor do gradiente, não gasta ATP, que é quando não vai para o lado contrário. -se colocar uma célula sanguínea do meio mais concentrado para o menos concentrado ela murcha e se for ao contrário ela rompe causando a hemólise. -Transporte ativo ocorre contra a gradiente de concentração, requer gasto energético e em decorrência o corre o co-transporte. Sistema cardiovascular - localização: mediastino médio entre os dois pulmões -peso: 300 / 400 g (atletas até 500g – hipertrofia) -04 câmaras = 02 átrios e 02 ventrículos -pericárdio fibroso é a membrana que reveste externamente o coração, tem função de sustentação da camada externa. -pericárdio seroso é a membrana que reveste internamente o coração, tem função de diminuir o atrito durante o batimento cardíaco. - o sistema cardiovascular tem função elétrica e mecânica, gera propagação e impulsão de pulsos elétricos. -tudo o que chega trazendo sangue vem pelas veias -sangue arterial é rico em oxigênio e o venoso em c0² -hipertrofia é o aumento muscular que ocorre em atletas, pois eles precisam bombear mais sangue, quando há hipertrofia relacionada em alguma pessoa que não pratique esporte pode ser doença de chagas. -As trabéculas cárneas são encontradas no lado interno dos ventrículos -Na grande circulação ela ocorre neste sentido: AE > VE > artéria aorta > sistemas > veia cava superior e inferior > AD > VD Propriedades cardíacas -conjunto de eventos relacionados ao aparecimento do batimento cardíaco -eventos relacionados à atividade elétrica e atividade mecânica -automatismo é a propriedade que o coração tem de gerar o impulso elétrico, são duas estruturas capazes de gerar o impulso/potencial elétrico. -nó ou nodo sinusal/sinoatrial é o marca-passo natural do coração, é o responsável pela geração do estimulo elétrico, portanto do batimento cardíaco. ’ - A propagação do potencial de ação do coração se inicia no nodo sinusal -nó ou nodo atrioventricular possui a mesma capacidade que o NSA, porém em menor potencial. O NSA gera 3 impulsos o NAV gera apenas 1 -ambos nós tem função de gerar impulso, descarga elétrica. -Excitabilidade é a propriedade que o coração tem de excitar as células do musculo estriado cardíaco a receberem impulso elétrico. Para que isso ocorra o coração deverá estar em diástole (relaxado) -Condutibilidade é a propriedade que o coração tem de conduzir o impulso elétrico gerado e com isso permitir que aconteça a sístole (contração) -o impulso elétrico é gerado e conduzido pela massa ventricular e depois a descarga é solta para o musculo inteiro -se não houver o íon cálcio, não há contração do musculo. -Contratilidade é a propriedade mecânica que o musculo cardíaco tem de contrair -o ventrículo esquerdo é mais espesso -A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se tricúspide. -coração humano é constituído por tecido muscular estriado cardíaco, também chamado de miocárdio. -Por qual vaso o sangue chega ao átrio cardíaco direito? Veia cava -Que vaso conduz sangue até o átrio cardíaco esquerdo? Veia pulmonar - O sangue venoso passa do átrio para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar Ciclo Cardíaco -sístole é a ejeção do sangue = contração -diástole é o enchimento das câmaras cardíacas = relaxamento -começa a contração do ventrículo, sem alteração do volume da câmara cardíaca, o musculo contrai com sangue dentro, como o coração contrai sem sair volume, ocorre aumento da pressão. -a pressão aumenta a ponto de passar pressão da valva semilunar, com a diferença grande rapidamente começa a passagem de sangue e com essa passagem a diferença de pressão começa a diminuir e passa a ficar lenta a passagem do sangue. -ao final da ejeção o musculo entra em diástole e começa a relaxar sem alteração de volume, com isso o sangue não entra. -a pressão no interior do ventrículo diminui e fica menor que no átrio e, portanto abre-se a válvula AV e começa o enchimento rápido, com o ventrículo cheio a pressão no interior aumenta e ai as válvulas atrioventriculares se fecham e assim se reinicia o ciclo. RESUMINDO: O VENTRICULO CONTRAI – NÃO ALERA VOLUME DA CAMARA – O MUSCULO CONTRAI COM SANGUE DENTRO –AUMENTA A PRESSÃO – PASSA PRESSÃO NA VALVA SEMILUNAR – COMEÇA A RAPIDA PASSAGEM DE SANGUE – PRESSÃO DIMINUI – FICA LENTA A PASSAGEM DE SANGUE – MUSCULO EM DIASTOLE – RELAXA SEM ALTERAÇÃO – DIMINUI A PRESSÃO DENTRO DO VENTRICULO – ABRE A VALVULA AV – FECHA AS VALVULAS ATRIOVENTRICULARES. - a célula deve estar excitada para receber impulso elétrico -para acontecer à sístole o coração deve variar pressão -a contração isovolumétrica ocorre quando o coração contrai sem perda de volume para ter aumento de pressão; ele contrai para aumentar pressão abrindo a valva aorta e a pulmonar e deixando a bicúspide e a tricúspide fechadas para fazer o ‘’looping’’. Riscos cardíacos -são os ruídos que aparecem durante o ciclo cardíaco, esses ruídos ocorrem por abertura e fechamento valvular e são detectados pelo estetoscópio durante a ausculta. -bulhas aparecem sempre se for fechamento valvular. A primeira bulha ocorre sempre pelo fechamento das valvas atrioventriculares. Possui um som grave e prolongado e aparece sempre no inicio da sístole ventricular. A segunda bulha ocorre sempre pelo fechamento das valvas sigmoides ou semilunares, possui um som agudo e curto e está relacionada com o final da sístole ventricular. -sopros aparecem por deficiência valvular, na abertura e fechamento das valvas cardíacas. -estenose valvular é a abertura inadequada, corre modificação do fluxo de sangue e passa aser turbulenta. -insuficiência valvular é como o fechamento inadequado, o sangue pode voltar para a cavidade de origem ocasionando o refluxo. Frequência cardíaca -Fc normal = 60 a 100 bat./min. -fc média = 70 a 80 bat./min. -bradicardia = <60 bat./min. -taquicardia = > 100 bat./min. -fc máxima teolica = 200 – idade do paciente -volume sistólico é o volume de sangue expulso pelo coração em cada batimento cardíaco -volume sistólico final é o volume de sangue que permanece no interior dos ventrículos em cada batimento cardíaco -debito cardíaco é o volume do sangue expulso pelo coração por minuto -Lei de Frank starling aumenta a força de contração, pelo aumento do volume do ventrículo esquerdo, ocorre aumento do volume sistólico e aumento da frequência cardíaca consequentemente. -Frequência cardíaca = controle do SNA, existem gânglios no coração para as respostas. Simpático = liberação de adrenalina / parassimpática = liberação de acetilcolina -retorno venoso é a volta de sangue para o átrio direito; se aumentar o rv, VS e consequentemente D.C. e o oposto. -artérias são vasos que saem do coração e que possuem 3 camadas : endotelial , tecido muscular e tecido conjuntivo -pressão arterial é a pressão que o sangue exerce no interior das artérias -pressão Max sistólica é o sistema ventricular (120mmhg) -pressão diastólica é mínima, é o relaxamento arterial (180mmhg). -veias são vasos que chegam ao coração e que possuem a mesma constituição das artérias, não tem elastina na camada mais externa. Nas veias de grosso calibre existe a presença de válvulas -capilares fazem a ligação entre arteríolas e vênulas -a adrenalina faz acelerar o coração e a acetilcolina faz com que a adrenalina diminuía, assim regulando a atividade cardíaca. -morte subida ocorre quando há liberação exagerada de adrenalina, que é regulada pelo sna, quando não é regulada a adrenalina sobe demais e assim o coração não aguenta. -a aorta leva o sangue arterial e quem faz o retorno venoso são as veias que captam Co², as veias cavas que fazem o retorno venoso. Regulação da pressão arterial -é a forma de controle da pressão arterial descalcificada por mecanismos fisiológicos -Mecanismos neurais são controlados pelo centro vasomotor, localizado na ponte e no bulbo, existem 3 áreas que poderão ser derivadas . -área vasoconstritora é para aumentar a PA -área vasodilatadora é para diminuir a PA -área sensorial é quem recebe a informação do C.v. e regula a resposta frente à necessidade em vasoconstrição (+PA) e vasodilatação (-PA) -Reflexo barorreceptor está localizado nas paredes das grandes artérias, eles respondem a mudanças rápida de pressão, mas em longo prazo tendem a se adaptarem a pressão alterada. -sistema renina angiotensina mecanismo pra geral aumento da aldosterona Sangue -Possui duas frações: liquida 54% de h²o, sais minerais e proteínas plasmáticas. Celular, 46%%, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. -O sangue é um tecido líquido complexo, de alta viscosidade, com grande teor de água e composto por elementos celulares e plasma. Funções: transporte de substâncias nutritivas, transporte de produtos finais do metabolismo para os rins, Participação na Coagulação Sanguínea através da hemostasia, Regulação da pressão sanguínea, Distribuição de calor. -O volume de eritrócitos no sangue tem relação direta com a quantidade de hemoglobina; o hematócrito é, portanto, um indicador indireto da capacidade do sangue transportar oxigénio aos tecidos. -proteínas plasmáticas: albumina é uma proteína formada pelo fígado com função de transporte de substancias e retenção de água, é responsável pela atração da molécula de agua no sangue. -Hiponutrição ocorre com a baixa concentração de albumina, de retenção de água e volume do sangue e pressão arterial. -Hiponutrição é a baixa ingestão de proteínas, não haverá o fornecimento adequado de aminoácido para o fígado, comprometendo a síntese de albumina. -Globulinas: formadas pelos grupos ALFA, BETA E GAMA. São importantes para o transporte de substancias e conferem viscosidade ao sangue -Fibrinogênio: molécula proteica grande, formada pelo fígado. Importante para a coagulação de sangue retração do coágulo. -Coagulação sanguínea: A formação do coágulo ocorre em três etapas principais. A. Um complexo de substâncias, denominado ativador da protrombina, é formado em resposta à rotura (rompimento) de um vaso. B. O ativador da protrombina converte a protrombina em trombina. C. A trombina atua como uma enzima, para converter o fibrinogênio em filamentos de fibrina, que retém as plaquetas, hemácias e plasma, formando o coágulo propriamente dito. -proteínas mistas, são associações de proteínas com outras substâncias ex: glicoproteína e lipoproteína. -Transporte de substancias no sangue: glicoproteína faz o transporte de transferrina responsável pelo transporte de átomos de ferro -Propriedades físicas do sangue Cor: depende do pigmento hemoglobina, encontrado no interior dos glóbulos vermelhos. Funções: liga-se a gases, transporte de gases, transporte de o², transporte de co². -o que altera a cor do sangue é a poluição do ar pelo monóxido de carbono, formação de um composto estável > carobihemoglobina. -hematopoese é a formação/diferenciação das células da medula óssea em células do sangue. -o volume sanguíneo corresponde a 7% do peso do corpo -Policitemia é o aumento dos glóbulos vermelhos e da viscosidade, circulação fica mais lenta, coração aumenta força de contração. -anemia é a baixa de glóbulo vermelho e da viscosidade, circulação fica mais rápida, aumenta a frequência cardíaca. -Eritropoiese são mecanismos de formação/diferenciação das células em glóbulos vermelhos de eritrócitos -glóbulos vermelhos são células lábeis, com a baixa fisiológica do numero de glóbulos vermelhos ocorrera à diminuição da concentração de o² em nível celular dos tecidos, isto é a hipóxia. -Com a hipóxia os rins são sensibilizados a liberar FER, e este fer na corrente sanguínea liga-se as proteínas plasmáticas e formam a eritropoietina. -Classificação da eritropoietina 1 – pro eritroblasto > eritroblasto (inicio da síntese de hb) > normoblasto (termino da síntese de hb) > reticulocito (glóbulo vermelho maduro, sem função de transporte de gases) > eritrócito (glóbulo vermelho maduro, com função de transporte de gases). -hemácia é uma célula achatada (bala soft) com formato bicôncavo e que por isso consegue atravessar os capilares sem se romper. -glóbulos brancos estão em menor quantidade no sangue -granulocitos são células com granulações no citoplasma, podem ser eosinófilos, basófilos e neutrófilos. -agranulocitos são células que não tem granulações no citoplasma, apresentando vesículas com enzimas potentes, são monócitos e linfócitos. -propriedades: 1- diapedese, não se deforma ao atravessar parede dos vasos. 2- movimentos ameboides emitem pseudopodes 3-quimiotacismo, atraídos/repelidos. Ocorre quando são atraídos por corpos estranhos e são repelidos quando a célula esta integra 4-fagocitose, eosinófilos, neutrófilos e monócitos. -eosinófilos – infecções parasitárias -basófilos – liberam heparina -neutrófilas- infecções bacterianas -monócitos – saem dos vasos sanguíneos se fixando aos tecidos aumentando o diâmetro e passam a serem os macrófagos. Anotações Rogério gozzi -o coração por dentro é dividido em quatro partes, as partes superiores ficam os átrios e as inferiores ficam os ventrículos. - o musculo cardíaco é o miocárdio -as paredes das artérias são mais grossas, a artéria não tem válvulas, -por dentro das veias encontramos as válvulas. - sangue deve sempre fluir dos átrios para os ventrículos, e dos ventrículos para as artérias. -o coração bombeia o sangue nas artérias e as artérias levam os nutrientes para as células -a função das artérias é bombear o sangue para fora do coração -as veias levam o sangue de volta para o coração -as veias desembocam nos átrios -os ventrículos bombeiam o sangue nas artérias-o sangue venoso flui pelas veias, elas devolvem o sangue para o coração. -o sangue não faz parte do sistema circulatório -os pulmões tem função de hematose -sístole e diástole são os nomes dos movimentos do coração - a sístole contrai e a diástole relaxa. -na sístole o sangue é expulso da câmara, a diástole é necessária para que encha a câmara cardíaca. -o ciclo cardíaco começa pelos átrios > átrios recebem sangue das veias > para receber o sangue precisam estar relaxados para encher > o átrio expulsa o sangue e manda para o ventrículo > o ventrículo enche e ejeta o sangue nas artérias. -o pulmão respira oxigênio e manda para as veias pulmonares > as veias pulmonares ficam cheias e entram pelo coração pelo átrio esquerdo >o sangue do átrio esquerdo fica com oxigênio e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo> o ventrículo esquerdo tem a parede mais grossa de todas, do ventrículo esquerdo sai à artéria aorta que deixa o sangue do ventrículo esquerdo cheio de oxigênio, o sangue é conduzido para as artérias através dos tecidos e envia para as células. - a veia que traz o gás carbônico é a veia cava superior, ela envia gás carbônico para o átrio direito. -as artérias do corpo são derivadas da aorta. -a artéria pulmonar carrega sangue com gás carbônico para os pulmões -O pulmão joga fora o gás carbônico e absorve o oxigênio > o oxigênio é enviado para as veias pulmonares >que enviam o sangue com oxigênio para o lado esquerdo do coração >o lado esquerdo bombeará o sangue na aorta > o gás carbônico é enviado do ventrículo direito para as artérias pulmonares e assim se reinicia o ciclo. Questões 1- O coração possui um sistema próprio de condução, onde o potencial de ação se propaga não pelos nervos, mas por um conjunto de células musculares que se diferenciaram para realizar tal proeza. A SEQÜÊNCIA corretade propagação do impulso desde o marcapasso natural até a estimulação da musculatura ventricular é? R: nodo sinusal > vias internodais > nodo atrioventricular > feixe atrioventricular > fibras de Purkinje 2-A propagação do potencial de ação do coração se inicia? R: no nodo sinusal 3-Baseado na grande circulação assinale o trajeto percorrido pelo sangue R: AE > VE > artéria aorta > sistemas > veia cava superior e inferior > AD > VD 4- Sobre a angiotensina II NÃO podemos dizer? R: é um potente vasodilatador, assim como a bradicinina, atuando no controle da pressão quando está se encontra elevada 5-Qual as células que iniciam o processo de hemostasia? R: plaquetas 6-Onde são produzidas as células sanguíneas? R: medula óssea vermelha 7- Frequentemente, nossa seleção de futebol precisa disputar jogos internacionais em regiões de elevada altitude, onde a atmosfera é rarefeita. Nesse caso, espera-se que ocorra, em alguns dias, no corpo dos jogadores? R: aumento do numero de hemácias 8-Um estudante observava um determinado vaso sanguíneo que apresentava paredes espessas e que estava ligado a uma cavidade do lado direito do coração. Podemos afirmar corretamente que o vaso em questão era a? R: artéria pulmonar NP2 Hemostasia : mecanismos pelos quais o organismo procura impedir a saída de sangue de um vaso sanguíneo ,acontece em 3 fases . - 1ª fase ( vascular ) : contração do vaso sanguíneo ,existem terminações nervosas localizadas nas paredes dos vasos sanguineios que desandam o processo ,isso pode durar até 15’. -2ª fase (plaquetaria) : baseada nas propriedades das plaquetas de adesividade . Quando as plaquetas entram em contato com uma superfície rugosa , elas se aderem e liberam mediadores químicos cicloxigenases ,sendo assim esses mediadores irão atrair novas plaquetas que vão se aderindo umas as outras formando o trombo plaquetário . -3ª fase (plasmática) : envolverá a participação de uma série de substancias químicas . entre as fases plasmáticas e F.muscular ocorre em intervalo de 12’ . Existem duas vias que ordenam a formação de coágulo ,uma via intrínseca e outra extrínseca . A fase intrínseca tem a participação dos fatores de coagulação ,que são enumerados por algarismos romanos e na via extrínseca tem a participação do fator tissular . A plaqueta tem adesão a parede rugosa e por isso atrai mais plaquetas para se aderirem ,isso ocorre quando liberam ciclooxigenases , dessa forma é formado o trombo plaquetário O trombo plaquetário ocorre em quem tem alto colesterol ,pois a plaqueta entende que a superfície rugosa é uma parede comum ,podendo causar AVC,INFARTO ,TROMBOSE . As plaquetas sempre ficam aderidas em casos de lesões Os monócitos aparecem em maior numero em fator de casos de infecções Na via intrínseca existem os 12 fatores de coagulação Sistema Respiratório Epiglote é um mecanismo de defesa ,deve permanecer fechada durante a ingestão de alimentos, durante a respiração deve permanecer aberta e garantir a entrada do ar para as vias inferiores. O bulbo faz controle e regulação de atividade respiratória O nervo frênico carrega informação para o diafragma Espaço morto é onde não ocorre a troca de gases , a troca começa acontecer em nível de brônquios . Peso teórico do paciente x 22 Espaço alveolar é onde ocorre hematose Volume corrente é o volume de ar inspirado e expirado habitualmente ( Vc médio – 500cm³ ) Movimento inspiratório é um processo ativo ,que envolve o trabalho muscular . Os músculos habituais da respiração é o diafragma ,intercostais e externos Os músculos acessórios da respiração é escalenos e ,esternocleidomastóideo. Estes músculos só participam da respiração em situações especiais como atividade física e asma. Diafragma : com a contração os pulmões descem acompanhando o diafragma ,com isso ocorre o aumento do volume/área no sentido ventral. A pressão no interior dos pulmões diminui ficando menor que a pressão atmosférica , assim o ar entra nos pulmões. Os MM intercostais externos fazem com que a contração levante o osso esterno aumentando o volume/área no sentido antero-posterior , o ar volta novamente por diferença de pressão. O movimento expiratório é um movimento passivo ,não há participação muscular ,é conferida justamente pelo relaxamento dos músculos habituais . Quando esses retornam a posição original , a área pulmonar diminui , a pressão interna aumenta e o ar é expelido . Substancia surfactante é uma substancia a base de gordura ,é formada no período gestacional . Responsavel por manter as pressões entre os alvéolos equivalentes já que eles possuem diâmetros diferentes. Sem esta substancia o ar ficaria pulando de um lado para outro do pulmão. Transporte de gases Respiração pulmonar , o sangue atinge os tecidos. A diferença de pressão deve acontecer para que a troca de gases ocorra. Nem todos os O2 são transportados pela hemoglobina O oxigênio se liga ao ferro pelo glóbulo vermelho. Em nível celular o O2 chega na célula e a mitocôndria usa para fazer o ciclo de krebs O o² passa dos pulmões para o sangue pela diferença de pressão ,isso ocorre porque o PO² nos pulmões é maior do que o PO² do sangue. No ar tem-se 21% de O² 760mmhg – 100% gases X - 21% O² = PO² 160mmhg . O ar contem O2 ,Co² ,N² ,H² e gases nobres Nos pulmões tem 14% de O² = PO² = 100mmhg. Transporte de O2 É transportado para as células de duas formas : combinada e dissolvida -Combinada : liga-se à hemoglobina ,sendo que existem no interior do glóbulo vermelho 04 atomos de Fe+² que farão essa combinação e com isso o transporte. É um transporte limitado ,quando a hemoglobina estiver com os 04 atomos de O2 ela é considerada saturada. -dissolvida: processo físico ,limitado ,ocorre aumento de PO² .No sangue arterial conforme houver aumento do volume de O2 dissolvido. Atividade física = Debito Cardiaco + consumo de O2 =células necessitando mais O2 . Transporte de CO2 O co² vem das células , passa do interior das células para o sangue por diferença de pressão . No sangue venoso esse co² será transportado. O co² é quemmantem o ph equilibrado. O co² é transportado pelo sistema tampão - 70% do Co² se transforma em bicarbonato ( NaHo³ e KHCO³) -20% liga-se a hemoglobina ( grupo aminimo = carbamino hemoglobina ,voltam ao pulmão e fazem a hematose) -10% fica na forma de co² livre e se juntam com o h2o alterando o Ph do sangue que deve ser alcalino. O Co² não pode ficar na forma livre porque Co²+H2O = H²Co³ (ácido carbônico) , na presença desse acido ocorre baixa do Ph ,isso prejudica o transporte e compromete outras funções. Estes 10% que ficam livres se unem ao H²O alterando o Ph que deve ser alcalino . O sódio e o potássio devem estar em níveis suficientes para que os carbonatos se liguem. Regulação da respiração Voluntária = córtex cerebral Involuntária = centros reguladores da respiração Centros reguladores da respiração são conjuntos de células nervosas que se agrupam e fazem função de centro respiratorio. Centro respiratório se divide em centro pneumotoraxico e centro inspiratório e expiratório. - centro pneumotoraxico tem função de inibir a atividade inspiratória e ativar a atividade expiratória ,neste momento o diafragma relaxa , voltando a sua posição original e o ar sera expelido do interior dos pulmões -centro inspiratório está localizado no bulbo, enviará informação pelo nervo frênico até o diafragma e músculos intercostais externos ,assim acontecerá a inspiração ( atividade muscular). -centro respiratório envia informações para a ponte para ativação do centeo pneumotoraxico . O produto da respiração celular é o dióxido de carbono O sistema tampão é responsável pelo transporte de Co² O Na e o K devem estar nos níveis suficientes para que os carbonatos se liguem. SISTEMA DIGESTÓRIO Digestão é a quebra de macromoléculas em moléculas menores para que possam ser absorvidas e as enzimas aceleram este processo. Nutrição é o conjunto de processos que englobam a obtenção ,quebra , absorção e produção de energia . Proteínas – aminoácidos – proteínas Açucares –açucar – açucares complexos simples Lipídios – ac.graxos+ glicerol – lipídios Faringe e esôfago não tem função na digestão Fígado e pâncreas são duas glândulas que participam da digestão A pepsina é quem quebra a proteína em aminoácidos menores Quem mantem o ph do estomago acido é o HCL O hormônio gastrina é quem comanda ação no estomago . Tubo digestório Alto : boca ,faringe ,esôfago ; Médio : estomago ; Baixo : intestino delgado que é duodeno ,jejuno e íleo | Intestino grosso que é ceco ,colon ascendente ,transverso e descendente ,saco sigmoide ,reto e anus . Boca - (ph 6,7 até 7,0) - os alimentos sofrem a ação de mastigação e deglutição e da saliva . - a ptialina acelera a digestão do amido , ocorre a digestão parcial e a lubrificação do alimento ,formando o bolo alimentar . Faringe - passagem do alimento sem digestão Esôfago -canal musculoso que atravessa o diafragma e liga faringe ao estomago , ocorre movimentos peristálticos Estômago - (ph 0,9 a 2,0) -no estomago é liberado o suco gástrico que contem hcl , h20 e pepsina. -quando as moléculas de proteína entram em contato com a parede do estomago ,o hormônio gastrina entra em contato com a corrente sanguínea e estimula a produção do suco gástrico. -converte pepsinogenio em pepsina na presença de HCl Intestino delgado - continua o processo de digestão , ocorre a liberação de hormônios importantes . - secretina libera suco pancreático ; Ph 4,5 - colecistoquinina estimula a concentração de vesícula biliar na presença de gordura - peptídeo inibidor da gastrina - motilina estimula a motilidade gastrointe - Duodeno é o principal local da digestão onde atuam os sucos provenientes do fígado ,pâncreas e intestino. Fígado - Produz a bile que tem função de emulsificar os lipídeos e facilitar a ação da lipase e neutralizar a ação do quimo - armazena vitaminas e ferro -retira a glicose do sangue armazenando –a na forma de glicogênio -degrada o álcool e destrói as hemácias velhas Pancreas -libera suco pancreático para o duodeno - neutraliza a ação do quimo e produz uma séria de enzimas - ph 8,8 a 9,3 - tripsina – proteínas – polipeptideos menores - amilase – pancreática – amido – maltose - lipase pancreática – lipídeos – ácidos graxos + glicerol Nucleases - transformam ácidos nucleicos em nucleotídeos - o alimento no intestino delgado foi transformado em quilo - no intestino delgado ocorre a absorção de aminoácidos ,carboidratos e gorduras - no intestino grosso ocorre a absorção de ions ,h20 e formação de fezes - para otimizar a absorção existem vilosidades que aumentam a superfície de absorção .