Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES DE CONCURSO DE COMPETÊNCIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Juan, de nacionalidade argentina, faleceu em Brasília – DF, deixando dois herdeiros, um residente e domiciliado em Porto Alegre – RS e outro, na Argentina. À época do óbito, Juan, que era residente e domiciliado no município do Rio de Janeiro – RJ, possuía bens no Brasil, todos localizados no município de São Paulo – SP, sobre os quais não havia consenso entre os herdeiros quanto ao modo de divisão.
A justiça brasileira possui competência exclusiva para processar inventário e partilha dos bens localizados no Brasil, devendo o processo tramitar no foro a que pertence o município do Rio de Janeiro.
C.Certo
E.Errado

Joaquim, com dezesseis anos de idade, assistido por sua mãe, Silvana, domiciliada em São Bernardo do Campo-SP, celebrou, no Rio de Janeiro-RJ, com Fabrísio, domiciliado em Macapá-AP, contrato de compra e venda de um relógio, pelo preço de R$ 3.000,00. Operou-se, então, a tradição do bem, mas, injustificadamente, não se realizou o pagamento. Assim, considerando que não houve eleição de foro, Fabrísio deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de.
Fabrísio deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de.
A.São Bernardo do Campo-SP ou Macapá-AP, à sua escolha.
B.Rio de Janeiro-RJ.
C.Macapá-AP.
D.São Bernardo do Campo-SP.
E.São Bernardo do Campo-SP, Macapá-AP ou Rio de Janeiro-RJ, à sua escolha.

Assinale a alternativa que traz o conteúdo correto de uma das súmulas do STJ.
A.Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competência entre juizado especial federal e juízo federal da mesma seção judiciária.
B.A competência para processar e julgar as demandas que têm por objeto obrigações decorrentes dos contratos de planos de previdência pública e privada firmados com a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER é da Justiça Federal.
C.Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça Federal para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás.
D.Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento de demanda em que se discute a ausência de ou o obstáculo ao credenciamento de instituição particular de ensino superior no Ministério da Educação como condição de expedição de diploma de ensino a distância aos estudantes.
E.A avaliação da indenização devida ao proprietário do solo, em razão de alvará de pesquisa mineral, é processada no Juízo Federal da situação do imóvel.

Em matéria de competência, é correto afirmar:
A.a regra de competência estabelecida para quando o réu for incapaz, conforme critério territorial, é inderrogável e sua inobservância gera incompetência absoluta.
B.para ação fundada em direito real, em regra, será competente o foro da situação da coisa, móvel ou imóvel.
C.no cumprimento de precatória, se o juiz deprecado reconhecer sua incompetência territorial, deverá devolver a carta ao juiz deprecante.
D.na execução fundada em título extrajudicial, é concorrentemente competente o foro da situação dos bens sujeitos a constrição.

No âmbito do processo civil, o princípio da inércia da prestação jurisdicional impede que o juiz conheça e declare de ofício.
A.a existência da litispendência.
B.a prescrição.
C.a incompetência territorial.
D.a incapacidade processual da parte.
E.os honorários advocatícios de sucumbência.

Gabriel e Mateus envolveram-se em uma colisão no trânsito com seus respectivos veículos. Como eles não chegaram a um acordo, Mateus decidiu ingressar com ação judicial contra Gabriel.
Conforme o Código de Processo Civil, o foro competente para processar e julgar a referida demanda é o do.
A.domicílio de Gabriel.
B.domicílio de Gabriel ou do local do fato.
C.domicílio de Gabriel ou de Mateus.
D.domicílio de Mateus ou do local do fato.
E.local de registro do veículo de Mateus.

Túlio, cidadão idoso, natural de Aracaju ‒ SE e domiciliado em São Paulo ‒ SP, caminhava na calçada em frente a um edifício em sua cidade natal quando, da janela de um apartamento, caiu uma garrafa de refrigerante cheia, que lhe atingiu o ombro e provocou a fratura de sua clavícula e de seu braço. Em razão do incidente, Túlio permaneceu por dois meses com o membro imobilizado, o que impossibilitou seu retorno a São Paulo para trabalhar. Por essas razões, Túlio decidiu ajuizar ação de indenização por danos materiais. Apesar da tentativa, ele não descobriu de qual apartamento caiu ou foi lançada a garrafa.
A ação de reparação de danos materiais deverá ser ajuizada por Túlio na capital paulista, conforme a previsão do Código de Processo Civil de que, em situações como a descrita, o foro competente para o julgamento da ação é o do domicílio do autor.
C.Certo
E.Errado

No que tange aos critérios de modificação de competência,
A.a competência determinada em razão do território, pessoa ou função é derrogável por convenção das partes.
B.reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhes for comum pedido, as partes e a causa de pedir.
C.os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, ainda que um deles já tenha sido sentenciado.
D.a reunião das ações propostas em separado far-se-á no juízo prevento, ocorrendo a prevenção com o oferecimento da contestação pelo réu.
E.quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.

Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer pelo procedimento comum, com base em cláusula contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada para integrar a relação processual, a ré Benedita lembrou-se de ter ajustado contratualmente que o foro para tratar judicialmente de qualquer desavença seria o da comarca de Niterói, e comunicou o fato ao seu advogado. Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa, segundo o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A.A defesa poderá alegar a incompetência de foro antes da audiência de conciliação ou de mediação.
B.A defesa poderá alegar a incompetência a qualquer tempo.
C.A defesa só poderá alegar a incompetência de foro como preliminar da contestação, considerando tratar-se de regra de competência absoluta, sob pena de preclusão.
D.A defesa tem o ônus de apresentar exceção de incompetência, em petição separada, no prazo de resposta.

As ações coletivas para a recomposição do dano sofrido devem ser ajuizadas no foro.
A.do local do dano e é improrrogável.
B.do domicílio do autor e é improrrogável.
C.da sede de qualquer um dos legitimados ativos e é improrrogável.
D.do domicílio do réu e é prorrogável.
E.de escolha do autor e é prorrogável.

Constatado dano de âmbito regional, a competência para conhecimento e julgamento da demanda cabe ao juízo.
A.do local do dano.
B.do Distrito Federal ou da capital do Estado.
C.que primeiro a conhecer ou do Distrito Federal.
D.que primeiro a conhecer, pois estará prevento.
E.da capital do Estado, desde que concorde o réu.

Acerca de normas processuais, atos processuais, tutela provisória e atuação do Ministério Público no processo civil, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Uma ação de cobrança foi ajuizada contra uma pessoa incapaz, em foro distinto do de domicílio do seu representante. Assertiva: Nessa situação hipotética, atuando como fiscal da ordem jurídica, o membro do Ministério Público poderá arguir a incompetência relativa.
C.Certo
E.Errado

Proprietário de imóvel situado em Vilhena, tendo sido informado de que o mesmo fora invadido por uma pessoa, intentou ação de reintegração de posse em desfavor da mesma. A petição inicial, distribuída na Comarca de Porto Velho, onde o autor é domiciliado, recebeu juízo positivo de admissibilidade. Uma vez citado, deve o réu.
A.suscitar o vício da incompetência relativa, como preliminar de contestação.
B.suscitar o vício da incompetência relativa, pela via da exceção.
C.suscitar o vício da incompetência absoluta, como preliminar de contestação.
D.suscitar o vício da incompetência absoluta, pela via da exceção.
E.abster-se de suscitar o tema da competência, pois a ação foi proposta no foro correto.

Causas de modificação da competência são aquelas que incidem na derrogação dos critérios relativos de fixação da competência, ou seja, os critérios instituídos em prol do interesse de particulares.
Uma causa de modificação da competência em consonância com o seu conceito é
A.conexão, quando em duas ou mais ações há identidade de partes e de causa de pedir, mas pedidos diferentes, sendo que, em relação a estes, o pedido de uma demanda abrange a outra por ser mais amplo.
B.continência, quando houver um vínculo ou um nexo identificado através do mesmo objeto (pedido) e/ou causa de pedir (contexto dos fatos).
C.inércia, quando, proposta ação perante juízo relativamente incompetente e não sendo caso de foro especial, o prazo legal deflui sem que o réu oponha exceção de incompetência.
D.vontade das partes, quando a questão for relacionada ao território, ao valor da causa e à matéria, podem as partes, por vontade própria, eleger o foro no qual será proposta a ação, sem que tal medida implique a exclusão da regra geral do foro do domicílio.
E.exofficio, quando a questão for relacionada ao território ou ao valor da causa, o juiz, sem provocação, declina de sua competência em favor do juízo correspondente ao foro do domicílio.

De acordo com o CPC, a incompetência relativa
A.é vício que não pode ser superado por acordo entre as partes.
B.deve ser alegada mediante exceção de incompetência relativa.
C.não pode ser alegada pelo MP.
D.pode ser declarada de ofício pelo juiz.
E.será prorrogada se o réu não a alegar na contestação.

Com relação ao incidente de assunção de competência, considere:
I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver importante questão de fato, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
II. Na hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento interno do tribunal indicar.
III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de assunção de competência.
IV. O acórdão proferido em incidente de assunção de competência não vincula os órgãos fracionários do tribunal em que proferido.
A.II e III.
B.I e II.
C.I e III.
D.I e IV.
E.II e IV.

Sobre a competência no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
A.A reunião de ações conexas pode se dar a qualquer tempo, independentemente da prolação de sentença em algum dos processos.
B.As decisões do juízo absolutamente incompetente são nulas.
C.A cláusula de eleição de foro abusiva pode ser decretada ineficaz de ofício pelo juiz a qualquer tempo.
D.Quando houver continência, as ações serão necessariamente reunidas.
E.Serão reunidos, para julgamento conjunto, os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.

É competente o foro
A.do domicílio do réu, somente, para a ação de reparação de dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos, inclusive aeronaves.
B.do lugar da sede da serventia notarial ou de registro, para a ação de reparação de dano por ato praticado em razão do ofício.
C.de domicílio do autor, exclusivamente, para as causas em que sejam autores Estado, Distrito Federal ou União.
D.de domicílio do autor ou do réu na ação em que este último for incapaz.
E.de situação da coisa, sempre, para as ações fundadas em direito pessoal sobre bens móveis.

Em relação ao juiz,
A.responderá por perdas e danos, civil e diretamente, quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo, fraude ou culpa.
B.poderá dilatar os prazos processuais, mas não alterar a ordem de produção dos meios de prova, que é peremptória e, se desobedecida, acarretará a nulidade do ato.
C.poderá, como regra, julgar por equidade e considerando os usos e costumes e princípios gerais do direito.
D.deverá decidir o mérito da lide nos limites propostos pela parte, em princípio, podendo porém conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.
E.cabe determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

De acordo com o CPC, no procedimento especial contencioso do inventário e da partilha, o juiz responsável pelo julgamento do processo possui competência para decidir
A.qualquer questão de direito, decorrente ou não de controvérsia fática, que seja relevante para o resultado final do processo.
B.questões de direito que dependam do exame de qualquer modalidade de prova, excepcionada somente a prova pericial.
C.todas as questões de direito, mesmo as que decorram de controvérsia fática, desde que os fatos relevantes estejam provados por documento.
D.apenas questões de direito que não dependam do exame de provas, sendo sempre nula toda decisão que solucione controvérsia fática.
E.controvérsias jurídicas que dependam do exame de provas, desde que haja convenção processual entre as partes para ampliar sua competência.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Juan, de nacionalidade argentina, faleceu em Brasília – DF, deixando dois herdeiros, um residente e domiciliado em Porto Alegre – RS e outro, na Argentina. À época do óbito, Juan, que era residente e domiciliado no município do Rio de Janeiro – RJ, possuía bens no Brasil, todos localizados no município de São Paulo – SP, sobre os quais não havia consenso entre os herdeiros quanto ao modo de divisão.
A justiça brasileira possui competência exclusiva para processar inventário e partilha dos bens localizados no Brasil, devendo o processo tramitar no foro a que pertence o município do Rio de Janeiro.
C.Certo
E.Errado

Joaquim, com dezesseis anos de idade, assistido por sua mãe, Silvana, domiciliada em São Bernardo do Campo-SP, celebrou, no Rio de Janeiro-RJ, com Fabrísio, domiciliado em Macapá-AP, contrato de compra e venda de um relógio, pelo preço de R$ 3.000,00. Operou-se, então, a tradição do bem, mas, injustificadamente, não se realizou o pagamento. Assim, considerando que não houve eleição de foro, Fabrísio deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de.
Fabrísio deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de.
A.São Bernardo do Campo-SP ou Macapá-AP, à sua escolha.
B.Rio de Janeiro-RJ.
C.Macapá-AP.
D.São Bernardo do Campo-SP.
E.São Bernardo do Campo-SP, Macapá-AP ou Rio de Janeiro-RJ, à sua escolha.

Assinale a alternativa que traz o conteúdo correto de uma das súmulas do STJ.
A.Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competência entre juizado especial federal e juízo federal da mesma seção judiciária.
B.A competência para processar e julgar as demandas que têm por objeto obrigações decorrentes dos contratos de planos de previdência pública e privada firmados com a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER é da Justiça Federal.
C.Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça Federal para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás.
D.Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento de demanda em que se discute a ausência de ou o obstáculo ao credenciamento de instituição particular de ensino superior no Ministério da Educação como condição de expedição de diploma de ensino a distância aos estudantes.
E.A avaliação da indenização devida ao proprietário do solo, em razão de alvará de pesquisa mineral, é processada no Juízo Federal da situação do imóvel.

Em matéria de competência, é correto afirmar:
A.a regra de competência estabelecida para quando o réu for incapaz, conforme critério territorial, é inderrogável e sua inobservância gera incompetência absoluta.
B.para ação fundada em direito real, em regra, será competente o foro da situação da coisa, móvel ou imóvel.
C.no cumprimento de precatória, se o juiz deprecado reconhecer sua incompetência territorial, deverá devolver a carta ao juiz deprecante.
D.na execução fundada em título extrajudicial, é concorrentemente competente o foro da situação dos bens sujeitos a constrição.

No âmbito do processo civil, o princípio da inércia da prestação jurisdicional impede que o juiz conheça e declare de ofício.
A.a existência da litispendência.
B.a prescrição.
C.a incompetência territorial.
D.a incapacidade processual da parte.
E.os honorários advocatícios de sucumbência.

Gabriel e Mateus envolveram-se em uma colisão no trânsito com seus respectivos veículos. Como eles não chegaram a um acordo, Mateus decidiu ingressar com ação judicial contra Gabriel.
Conforme o Código de Processo Civil, o foro competente para processar e julgar a referida demanda é o do.
A.domicílio de Gabriel.
B.domicílio de Gabriel ou do local do fato.
C.domicílio de Gabriel ou de Mateus.
D.domicílio de Mateus ou do local do fato.
E.local de registro do veículo de Mateus.

Túlio, cidadão idoso, natural de Aracaju ‒ SE e domiciliado em São Paulo ‒ SP, caminhava na calçada em frente a um edifício em sua cidade natal quando, da janela de um apartamento, caiu uma garrafa de refrigerante cheia, que lhe atingiu o ombro e provocou a fratura de sua clavícula e de seu braço. Em razão do incidente, Túlio permaneceu por dois meses com o membro imobilizado, o que impossibilitou seu retorno a São Paulo para trabalhar. Por essas razões, Túlio decidiu ajuizar ação de indenização por danos materiais. Apesar da tentativa, ele não descobriu de qual apartamento caiu ou foi lançada a garrafa.
A ação de reparação de danos materiais deverá ser ajuizada por Túlio na capital paulista, conforme a previsão do Código de Processo Civil de que, em situações como a descrita, o foro competente para o julgamento da ação é o do domicílio do autor.
C.Certo
E.Errado

No que tange aos critérios de modificação de competência,
A.a competência determinada em razão do território, pessoa ou função é derrogável por convenção das partes.
B.reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhes for comum pedido, as partes e a causa de pedir.
C.os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, ainda que um deles já tenha sido sentenciado.
D.a reunião das ações propostas em separado far-se-á no juízo prevento, ocorrendo a prevenção com o oferecimento da contestação pelo réu.
E.quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.

Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer pelo procedimento comum, com base em cláusula contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada para integrar a relação processual, a ré Benedita lembrou-se de ter ajustado contratualmente que o foro para tratar judicialmente de qualquer desavença seria o da comarca de Niterói, e comunicou o fato ao seu advogado. Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa, segundo o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A.A defesa poderá alegar a incompetência de foro antes da audiência de conciliação ou de mediação.
B.A defesa poderá alegar a incompetência a qualquer tempo.
C.A defesa só poderá alegar a incompetência de foro como preliminar da contestação, considerando tratar-se de regra de competência absoluta, sob pena de preclusão.
D.A defesa tem o ônus de apresentar exceção de incompetência, em petição separada, no prazo de resposta.

As ações coletivas para a recomposição do dano sofrido devem ser ajuizadas no foro.
A.do local do dano e é improrrogável.
B.do domicílio do autor e é improrrogável.
C.da sede de qualquer um dos legitimados ativos e é improrrogável.
D.do domicílio do réu e é prorrogável.
E.de escolha do autor e é prorrogável.

Constatado dano de âmbito regional, a competência para conhecimento e julgamento da demanda cabe ao juízo.
A.do local do dano.
B.do Distrito Federal ou da capital do Estado.
C.que primeiro a conhecer ou do Distrito Federal.
D.que primeiro a conhecer, pois estará prevento.
E.da capital do Estado, desde que concorde o réu.

Acerca de normas processuais, atos processuais, tutela provisória e atuação do Ministério Público no processo civil, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Uma ação de cobrança foi ajuizada contra uma pessoa incapaz, em foro distinto do de domicílio do seu representante. Assertiva: Nessa situação hipotética, atuando como fiscal da ordem jurídica, o membro do Ministério Público poderá arguir a incompetência relativa.
C.Certo
E.Errado

Proprietário de imóvel situado em Vilhena, tendo sido informado de que o mesmo fora invadido por uma pessoa, intentou ação de reintegração de posse em desfavor da mesma. A petição inicial, distribuída na Comarca de Porto Velho, onde o autor é domiciliado, recebeu juízo positivo de admissibilidade. Uma vez citado, deve o réu.
A.suscitar o vício da incompetência relativa, como preliminar de contestação.
B.suscitar o vício da incompetência relativa, pela via da exceção.
C.suscitar o vício da incompetência absoluta, como preliminar de contestação.
D.suscitar o vício da incompetência absoluta, pela via da exceção.
E.abster-se de suscitar o tema da competência, pois a ação foi proposta no foro correto.

Causas de modificação da competência são aquelas que incidem na derrogação dos critérios relativos de fixação da competência, ou seja, os critérios instituídos em prol do interesse de particulares.
Uma causa de modificação da competência em consonância com o seu conceito é
A.conexão, quando em duas ou mais ações há identidade de partes e de causa de pedir, mas pedidos diferentes, sendo que, em relação a estes, o pedido de uma demanda abrange a outra por ser mais amplo.
B.continência, quando houver um vínculo ou um nexo identificado através do mesmo objeto (pedido) e/ou causa de pedir (contexto dos fatos).
C.inércia, quando, proposta ação perante juízo relativamente incompetente e não sendo caso de foro especial, o prazo legal deflui sem que o réu oponha exceção de incompetência.
D.vontade das partes, quando a questão for relacionada ao território, ao valor da causa e à matéria, podem as partes, por vontade própria, eleger o foro no qual será proposta a ação, sem que tal medida implique a exclusão da regra geral do foro do domicílio.
E.exofficio, quando a questão for relacionada ao território ou ao valor da causa, o juiz, sem provocação, declina de sua competência em favor do juízo correspondente ao foro do domicílio.

De acordo com o CPC, a incompetência relativa
A.é vício que não pode ser superado por acordo entre as partes.
B.deve ser alegada mediante exceção de incompetência relativa.
C.não pode ser alegada pelo MP.
D.pode ser declarada de ofício pelo juiz.
E.será prorrogada se o réu não a alegar na contestação.

Com relação ao incidente de assunção de competência, considere:
I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver importante questão de fato, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
II. Na hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento interno do tribunal indicar.
III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de assunção de competência.
IV. O acórdão proferido em incidente de assunção de competência não vincula os órgãos fracionários do tribunal em que proferido.
A.II e III.
B.I e II.
C.I e III.
D.I e IV.
E.II e IV.

Sobre a competência no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
A.A reunião de ações conexas pode se dar a qualquer tempo, independentemente da prolação de sentença em algum dos processos.
B.As decisões do juízo absolutamente incompetente são nulas.
C.A cláusula de eleição de foro abusiva pode ser decretada ineficaz de ofício pelo juiz a qualquer tempo.
D.Quando houver continência, as ações serão necessariamente reunidas.
E.Serão reunidos, para julgamento conjunto, os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.

É competente o foro
A.do domicílio do réu, somente, para a ação de reparação de dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos, inclusive aeronaves.
B.do lugar da sede da serventia notarial ou de registro, para a ação de reparação de dano por ato praticado em razão do ofício.
C.de domicílio do autor, exclusivamente, para as causas em que sejam autores Estado, Distrito Federal ou União.
D.de domicílio do autor ou do réu na ação em que este último for incapaz.
E.de situação da coisa, sempre, para as ações fundadas em direito pessoal sobre bens móveis.

Em relação ao juiz,
A.responderá por perdas e danos, civil e diretamente, quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo, fraude ou culpa.
B.poderá dilatar os prazos processuais, mas não alterar a ordem de produção dos meios de prova, que é peremptória e, se desobedecida, acarretará a nulidade do ato.
C.poderá, como regra, julgar por equidade e considerando os usos e costumes e princípios gerais do direito.
D.deverá decidir o mérito da lide nos limites propostos pela parte, em princípio, podendo porém conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.
E.cabe determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.

De acordo com o CPC, no procedimento especial contencioso do inventário e da partilha, o juiz responsável pelo julgamento do processo possui competência para decidir
A.qualquer questão de direito, decorrente ou não de controvérsia fática, que seja relevante para o resultado final do processo.
B.questões de direito que dependam do exame de qualquer modalidade de prova, excepcionada somente a prova pericial.
C.todas as questões de direito, mesmo as que decorram de controvérsia fática, desde que os fatos relevantes estejam provados por documento.
D.apenas questões de direito que não dependam do exame de provas, sendo sempre nula toda decisão que solucione controvérsia fática.
E.controvérsias jurídicas que dependam do exame de provas, desde que haja convenção processual entre as partes para ampliar sua competência.

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE CONCURSO DE COMPETÊNCIA - DIREITO PROCESSUAL CIVIL
VER OUTROS ASSUNTOS DESSA DISCIPLINA NAVEGAR QUESTÃO A QUESTÃO
QUESTÃO 737090
Procuradoria Geral do Distrito Federal - DF (PGDF/DF) 2013
Cargo: Procurador do Distrito Federal / Questão 141
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Juan, de nacionalidade argentina, faleceu em Brasília – DF, deixando dois herdeiros, um residente e domiciliado em Porto Alegre – RS e outro, na Argentina. À época do óbito, Juan, que era residente e domiciliado no município do Rio de Janeiro – RJ, possuía bens no Brasil, todos localizados no município de São Paulo – SP, sobre os quais não havia consenso entre os herdeiros quanto ao modo de divisão.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A justiça brasileira possui competência exclusiva para processar inventário e partilha dos bens localizados no Brasil, devendo o processo tramitar no foro a que pertence o município do Rio de Janeiro.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1030034
Secretaria de Administração do Estado do Amapá - AP (SEAD/AP) 2018
Cargo: Analista Jurídico / Questão 38
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Joaquim, com dezesseis anos de idade, assistido por sua mãe, Silvana, domiciliada em São Bernardo do Campo-SP, celebrou, no Rio de Janeiro-RJ, com Fabrísio, domiciliado em Macapá-AP, contrato de compra e venda de um relógio, pelo preço de R$ 3.000,00. Operou-se, então, a tradição do bem, mas, injustificadamente, não se realizou o pagamento. Assim, considerando que não houve eleição de foro, Fabrísio deverá propor contra Joaquim ação de cobrança do preço no foro da comarca de
A.São Bernardo do Campo-SP ou Macapá-AP, à sua escolha.
B.Rio de Janeiro-RJ.
C.Macapá-AP.
D.São Bernardo do Campo-SP.
E.São Bernardo do Campo-SP, Macapá-AP ou Rio de Janeiro-RJ, à sua escolha.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1030907
Universidade Estadual de Campinas - SP (UNICAMP/SP) 2018
Cargo: Procurador de Universidade Assistente - Área Nível I / Questão 51
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Assinale a alternativa que traz o conteúdo correto de uma das súmulas do STJ.
A.Compete ao Tribunal Regional Federal decidir os conflitos de competência entre juizado especial federal e juízo federal da mesma seção judiciária.
B.A competência para processar e julgar as demandas que têm por objeto obrigações decorrentes dos contratos de planos de previdência pública e privada firmados com a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER é da Justiça Federal.
C.Nos casos de empréstimo compulsório sobre o consumo de energia elétrica, é competente a Justiça Federal para o julgamento de demanda proposta exclusivamente contra a Eletrobrás.
D.Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento de demanda em que se discute a ausência de ou o obstáculo ao credenciamento de instituição particular de ensino superior no Ministério da Educação como condição de expedição de diploma de ensino a distância aos estudantes.
E.A avaliação da indenização devida ao proprietário do solo, em razão de alvará de pesquisa mineral, é processada no Juízo Federal da situação do imóvel.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1026399
Tribunal de Justiça   - SP (TJSP/SP) 2018 (3ª edição)
Cargo: Juiz Substituto / Questão 11
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Em matéria de competência, é correto afirmar:
A.a regra de competência estabelecida para quando o réu for incapaz, conforme critério territorial, é inderrogável e sua inobservância gera incompetência absoluta.
B.para ação fundada em direito real, em regra, será competente o foro da situação da coisa, móvel ou imóvel.
C.no cumprimento de precatória, se o juiz deprecado reconhecer sua incompetência territorial, deverá devolver a carta ao juiz deprecante.
D.na execução fundada em título extrajudicial, é concorrentemente competente o foro da situação dos bens sujeitos a constrição.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1021690
Procuradoria Geral do Município - PB (PGM/PB) 2018
Cargo: Procurador do Município / Questão 31
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
No âmbito do processo civil, o princípio da inércia da prestação jurisdicional impede que o juiz conheça e declare de ofício
A.a existência da litispendência.
B.a prescrição.
C.a incompetência territorial.
D.a incapacidade processual da parte.
E.os honorários advocatícios de sucumbência.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1021704
Procuradoria Geral do Município - PB (PGM/PB) 2018
Cargo: Procurador do Município / Questão 45
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Gabriel e Mateus envolveram-se em uma colisão no trânsito com seus respectivos veículos. Como eles não chegaram a um acordo, Mateus decidiu ingressar com ação judicial contra Gabriel.
Conforme o Código de Processo Civil, o foro competente para processar e julgar a referida demanda é o do
A.domicílio de Gabriel.
B.domicílio de Gabriel ou do local do fato.
C.domicílio de Gabriel ou de Mateus.
D.domicílio de Mateus ou do local do fato.
E.local de registro do veículo de Mateus.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1013765
Polícia Civil - SE 2018
Cargo: Delegado de Polícia Substituto / Questão 53
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Túlio, cidadão idoso, natural de Aracaju ‒ SE e domiciliado em São Paulo ‒ SP, caminhava na calçada em frente a um edifício em sua cidade natal quando, da janela de um apartamento, caiu uma garrafa de refrigerante cheia, que lhe atingiu o ombro e provocou a fratura de sua clavícula e de seu braço. Em razão do incidente, Túlio permaneceu por dois meses com o membro imobilizado, o que impossibilitou seu retorno a São Paulo para trabalhar. Por essas razões, Túlio decidiu ajuizar ação de indenização por danos materiais. Apesar da tentativa, ele não descobriu de qual apartamento caiu ou foi lançada a garrafa.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A ação de reparação de danos materiais deverá ser ajuizada por Túlio na capital paulista, conforme a previsão do Código de Processo Civil de que, em situações como a descrita, o foro competente para o julgamento da ação é o do domicílio do autor.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1013767
Polícia Civil - SE 2018
Cargo: Delegado de Polícia Substituto / Questão 55
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Túlio, cidadão idoso, natural de Aracaju ‒ SE e domiciliado em São Paulo ‒ SP, caminhava na calçada em frente a um edifício em sua cidade natal quando, da janela de um apartamento, caiu uma garrafa de refrigerante cheia, que lhe atingiu o ombro e provocou a fratura de sua clavícula e de seu braço. Em razão do incidente, Túlio permaneceu por dois meses com o membro imobilizado, o que impossibilitou seu retorno a São Paulo para trabalhar. Por essas razões, Túlio decidiu ajuizar ação de indenização por danos materiais. Apesar da tentativa, ele não descobriu de qual apartamento caiu ou foi lançada a garrafa.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Eventual impugnação do réu relativa à competência do foro no qual a ação foi ajuizada deverá ser manejada por meio de exceção de incompetência.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1010076
Câmara Legislativa do DF - DF (CLDF/DF) 2018
Cargo: Procurador Legislativo / Questão 54
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
No que tange aos critérios de modificação de competência,
A.a competência determinada em razão do território, pessoa ou função é derrogável por convenção das partes.
B.reputam-se conexas duas ou mais ações quando lhes for comum pedido, as partes e a causa de pedir.
C.os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, ainda que um deles já tenhasido sentenciado.
D.a reunião das ações propostas em separado far-se-á no juízo prevento, ocorrendo a prevenção com o oferecimento da contestação pelo réu.
E.quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1018595
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 2018
Cargo: Advogado / Questão 51
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer pelo procedimento comum, com base em cláusula contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada para integrar a relação processual, a ré Benedita lembrou-se de ter ajustado contratualmente que o foro para tratar judicialmente de qualquer desavença seria o da comarca de Niterói, e comunicou o fato ao seu advogado. Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa, segundo o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
A.A defesa poderá alegar a incompetência de foro antes da audiência de conciliação ou de mediação.
B.A defesa poderá alegar a incompetência a qualquer tempo.
C.A defesa só poderá alegar a incompetência de foro como preliminar da contestação, considerando tratar-se de regra de competência absoluta, sob pena de preclusão.
D.A defesa tem o ônus de apresentar exceção de incompetência, em petição separada, no prazo de resposta.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1010089
Câmara Legislativa do DF - DF (CLDF/DF) 2018
Cargo: Procurador Legislativo / Questão 67
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
As ações coletivas para a recomposição do dano sofrido devem ser ajuizadas no foro
A.do local do dano e é improrrogável.
B.do domicílio do autor e é improrrogável.
C.da sede de qualquer um dos legitimados ativos e é improrrogável.
D.do domicílio do réu e é prorrogável.
E.de escolha do autor e é prorrogável.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1010091
Câmara Legislativa do DF - DF (CLDF/DF) 2018
Cargo: Procurador Legislativo / Questão 69
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Constatado dano de âmbito regional, a competência para conhecimento e julgamento da demanda cabe ao juízo
A.do local do dano.
B.do Distrito Federal ou da capital do Estado.
C.que primeiro a conhecer ou do Distrito Federal.
D.que primeiro a conhecer, pois estará prevento.
E.da capital do Estado, desde que concorde o réu.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1008750
Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2018
Cargo: Analista Ministerial - Área Processual / Questão 78
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Acerca de normas processuais, atos processuais, tutela provisória e atuação do Ministério Público no processo civil, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Uma ação de cobrança foi ajuizada contra uma pessoa incapaz, em foro distinto do de domicílio do seu representante. Assertiva: Nessa situação hipotética, atuando como fiscal da ordem jurídica, o membro do Ministério Público poderá arguir a incompetência relativa.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1008335
Assembléia Legislativa - RO 2018
Cargo: Advogado / Questão 43
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Proprietário de imóvel situado em Vilhena, tendo sido informado de que o mesmo fora invadido por uma pessoa, intentou ação de reintegração de posse em desfavor da mesma.
A petição inicial, distribuída na Comarca de Porto Velho, onde o autor é domiciliado, recebeu juízo positivo de admissibilidade. Uma vez citado, deve o réu
A.suscitar o vício da incompetência relativa, como preliminar de contestação.
B.suscitar o vício da incompetência relativa, pela via da exceção.
C.suscitar o vício da incompetência absoluta, como preliminar de contestação.
D.suscitar o vício da incompetência absoluta, pela via da exceção.
E.abster-se de suscitar o tema da competência, pois a ação foi proposta no foro correto.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1008339
Assembléia Legislativa - RO 2018
Cargo: Advogado / Questão 47
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Credor de uma obrigação, um ano depois de ter tido ciência da sentença que julgou extinto o processo por falta de interesse de agir, decisão que restou irrecorrida, deu-se conta de que o juízo prolator daquela sentença era absolutamente incompetente.
Nesse cenário, é-lhe possível
A.impetrar mandado de segurança, sob o fundamento da incompetência absoluta do juízo originário.
B.interpor recurso de apelação, já que há error in procedendo, vício que afasta a preclusão temporal.
C.propor ação anulatória, já que a sentença é terminativa e não há coisa julgada material.
D.interpor reclamação, uma vez que houve usurpação da competência do órgão jurisdicional de segundo grau.
E.propor, perante o juízo competente, e em face do mesmo réu, nova ação de cobrança.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1018516
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 2017
Cargo: Advogado / Questão 52
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Nos Juízos de Direito da capital do Estado X tramitavam centenas de demandas semelhantes, ajuizadas por servidores públicos vinculados ao Município Y discutindo a constitucionalidade de lei ordinária municipal que tratava do plano de cargos e salários da categoria. Antevendo risco de ofensa à isonomia, com a possibilidade de decisões contraditórias, o advogado de uma das partes resolve adotar medida judicial para uniformizar o entendimento da questão jurídica. Nessa hipótese, o advogado deve peticionar
A.ao Juízo de Direito no qual tramita a demanda por ele ajuizada, requerendo a instauração de incidente de assunção de competência.
B.ao Presidente do Tribunal ao qual está vinculado o Juízo de Direito, requerendo a instauração de incidente de resolução de demandas repetitivas.
C.ao Presidente do Tribunal ao qual está vinculado o Juízo de Direito, requerendo a instauração de incidente de arguição de inconstitucionalidade.
D.ao Juízo de Direito no qual tramita a demanda por ele ajuizada, requerendo a intimação do Ministério Público para conversão da demanda individual em coletiva.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1040060
Tribunal de Justiça   - RJ (TJRJ/RJ) 2014
Cargo: Técnico de Atividade Judiciária sem Especialidade / Questão 58
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Médio
Sobre a incompetência absoluta, é correto afirmar que:
A.se trata de vício passível de conhecimento ex officio pelo próprio órgão jurisdicional, gerando a nulidade dos atos decisórios praticados;
B.se trata de vício cujo reconhecimento depende exclusivamente da arguição pela parte ré, sob a forma de exceção de incompetência;
C.se trata de vício cujo reconhecimento depende exclusivamente da arguição pela parte ré, sob a forma de preliminar em contestação;
D.se trata de vício passível de conhecimento ex officio pelo próprio órgão jurisdicional, embora sem comprometer a validade dos atos decisórios praticados;
E.se trata de vício que decorre, em regra, da violação ao critério territorial de fixação da competência.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 730220
Cargo: Técnico Médio da Defensoria / Questão 70
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Médio
Causas de modificação da competência são aquelas que incidem na derrogação dos critérios relativos de fixação da competência, ou seja, os critérios instituídos em prol do interesse de particulares. Uma causa de modificação da competência em consonância com o seu conceito é
A.conexão, quando em duas ou mais ações há identidade de partes e de causa de pedir, mas pedidos diferentes, sendo que, em relação a estes, o pedido de uma demanda abrange a outra por ser mais amplo.
B.continência, quando houver um vínculo ou um nexo identificado através do mesmo objeto (pedido) e/ou causa de pedir (contexto dos fatos).
C.inércia, quando, proposta ação perante juízo relativamente incompetente e não sendo caso de foro especial, o prazo legal defluisem que o réu oponha exceção de incompetência.
D.vontade das partes, quando a questão for relacionada ao território, ao valor da causa e à matéria, podem as partes, por vontade própria, eleger o foro no qual será proposta a ação, sem que tal medida implique a exclusão da regra geral do foro do domicílio.
E.exofficio, quando a questão for relacionada ao território ou ao valor da causa, o juiz, sem provocação, declina de sua competência em favor do juízo correspondente ao foro do domicílio.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 949186
Polícia Civil - MA 2018 (2ª edição)
Cargo: Delegado de Polícia Civil / Questão 12
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
De acordo com o CPC, a incompetência relativa
A.é vício que não pode ser superado por acordo entre as partes.
B.deve ser alegada mediante exceção de incompetência relativa.
C.não pode ser alegada pelo MP.
D.pode ser declarada de ofício pelo juiz.
E.será prorrogada se o réu não a alegar na contestação.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 951763
Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) 2018
Cargo: Analista Jurídico de Defensoria - Área Ciências Jurídicas / Questão 33
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Com relação ao incidente de assunção de competência, considere:
I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver importante questão de fato, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
II. Na hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento interno do tribunal indicar.
III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de assunção de competência.
IV. O acórdão proferido em incidente de assunção de competência não vincula os órgãos fracionários do tribunal em que proferido.
Está correto o que se afirma APENAS em
A.II e III.
B.I e II.
C.I e III.
D.I e IV.
E.II e IV.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 996750
Ministério Público Estadual - AL (MPE/AL) 2018
Cargo: Analista do Ministério Público - Área Jurídica / Questão 37
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Sobre a competência no Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
A.A reunião de ações conexas pode se dar a qualquer tempo, independentemente da prolação de sentença em algum dos processos.
B.As decisões do juízo absolutamente incompetente são nulas.
C.A cláusula de eleição de foro abusiva pode ser decretada ineficaz de ofício pelo juiz a qualquer tempo.
D.Quando houver continência, as ações serão necessariamente reunidas.
E.Serão reunidos, para julgamento conjunto, os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 997643
Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador / Questão 40
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
É competente o foro
A.do domicílio do réu, somente, para a ação de reparação de dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos, inclusive aeronaves.
B.do lugar da sede da serventia notarial ou de registro, para a ação de reparação de dano por ato praticado em razão do ofício.
C.de domicílio do autor, exclusivamente, para as causas em que sejam autores Estado, Distrito Federal ou União.
D.de domicílio do autor ou do réu na ação em que este último for incapaz.
E.de situação da coisa, sempre, para as ações fundadas em direito pessoal sobre bens móveis.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 997644
Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador / Questão 41
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Em relação ao juiz,
A.responderá por perdas e danos, civil e diretamente, quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo, fraude ou culpa.
B.poderá dilatar os prazos processuais, mas não alterar a ordem de produção dos meios de prova, que é peremptória e, se desobedecida, acarretará a nulidade do ato.
C.poderá, como regra, julgar por equidade e considerando os usos e costumes e princípios gerais do direito.
D.deverá decidir o mérito da lide nos limites propostos pela parte, em princípio, podendo porém conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.
E.cabe determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 963332
Procuradoria Geral do Estado - PE (PGE/PE) 2018
Cargo: Procurador do Estado / Questão 55
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
De acordo com o CPC, no procedimento especial contencioso do inventário e da partilha, o juiz responsável pelo julgamento do processo possui competência para decidir
A.qualquer questão de direito, decorrente ou não de controvérsia fática, que seja relevante para o resultado final do processo.
B.questões de direito que dependam do exame de qualquer modalidade de prova, excepcionada somente a prova pericial.
C.todas as questões de direito, mesmo as que decorram de controvérsia fática, desde que os fatos relevantes estejam provados por documento.
D.apenas questões de direito que não dependam do exame de provas, sendo sempre nula toda decisão que solucione controvérsia fática.
E.controvérsias jurídicas que dependam do exame de provas, desde que haja convenção processual entre as partes para ampliar sua competência.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 996909
Tribunal Regional do Trabalho / 2ª Região (TRT 2ª) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 46
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Sobre a competência, nos termos preconizados pelo Código de Processo Civil, é correto afirmar:
A.Após a consumação da citação do réu a cláusula de eleição de foro, se abusiva, pode ser reputada ineficaz pelo juiz, que determinará a remessa dos autos ao juízo do foro do domicílio do réu.
B.Tramitando uma ação de recuperação judicial perante a justiça estadual, havendo intervenção nos autos de uma empresa pública federal como terceiro interveniente, os autos serão encaminhados imediatamente ao juízo federal competente.
C.Quando o réu não tiver domicílio ou residência no Brasil, a ação será proposta, em regra, no foro do domicílio do autor, e, se este também residir fora do Brasil, a ação será proposta obrigatoriamente em Brasília, na capital federal.
D.A ação possessória imobiliária será proposta, em regra, no foro de situação da coisa, mas o autor pode optar por demandar no foro do domicílio do réu.
E.Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 973071
Tribunal Regional do Trabalho / 6ª Região (TRT 6ª) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 49
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Em relação às modificações de competência,
A.o foro contratual eleito pelas partes é personalíssimo e, portanto, não obriga os herdeiros e sucessores das partes.
B.a determinada em razão da matéria, da pessoa ou do valor é inderrogável por convenção das partes.
C.quando houver continência e a ação continente houver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário,as ações serão necessariamente reunidas.
D.a abusividade da cláusula de eleição de foro deve ser alegada pela parte a quem aproveita, não podendo ser examinada de ofício pelo juiz, salvo em relações consumeristas.
E.serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, desde que haja conexão entre eles.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1005668
Ministério Público Estadual - PB (MPE/PB) 2018
Cargo: Promotor de Justiça Substituto / Questão 49
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Em relação à competência,
A.a ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicílio dele próprio ou do lugar em que foi contraída a obrigação, desde que mais favorável ao incapaz.
B.é ela determinada no momento em que o juiz ordena a citação do réu.
C.a ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do autor.
D.o foro de domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade, a impugnação ou anulação de partilha extrajudicial e para todas as ações em que o espólio for réu, ressalvados os casos de incompetência absoluta, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.
E.nas ações em que o Estado for autor, o foro competente é sua Capital, podendo a ação ser proposta no foro de domicílio do autor se o Estado for réu.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 973112
Cargo: / Questão 50
Banca:
Nível:
Analise os enunciados a seguir, relativos à competência:
I. Argui-se exclusivamente, por meio de exceção, a incompetência relativa.
II. Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.
III. Quando o réu não tiver domicílio ou residência no Brasil, a ação será proposta no foro de domicílio do autor, e, se este também residir fora do Brasil, a ação será proposta em qualquer foro.
IV. Acolhida a alegação de incompetência absoluta, que se refere à matéria, à função e à pessoa, o processo será extinto sem resolução do mérito, interrompida porém a prescrição.
V. O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo.
Está correto o que se afirma APENAS em
A.II, III e V.
B.I, III, IV e V.
C.I, II e IV.
D.II, IV e V.
E.II, III, IV e V.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 853693
Cargo: / Questão 56
Banca:
Nível:
Mariana propôs ação com pedido condenatório contra Carla, julgado improcedente, o que a levou a interpor recurso de apelação ao Tribunal de Justiça, objetivando a reforma da decisão. Após a apresentação de contrarrazões por Carla, o juízo de primeira instância entendeu que o recurso não deveria ser conhecido, por ser intempestivo, tendo sido certificado o trânsito em julgado. Intimada dessa decisão mediante Diário Oficial e tendo sido constatada a existência de um feriado no curso do prazo recursal, não levado em consideração pelo juízo de primeira instância, Mariana deverá
A.interpor Agravo de Instrumento ao Tribunal de Justiça, objetivando reverter o juízo de admissibilidade realizado em primeiro grau.
B.ajuizar Reclamação ao Tribunal de Justiça, sob o fundamento de usurpação de competência quanto ao juízo de admissibilidade realizado em primeiro grau.
C.interpor Agravo Interno para o Tribunal de Justiça, objetivando reverter o juízo de admissibilidade realizado em primeiro grau.
D.interpor nova Apelação ao Tribunal de Justiça reiterando as razões de mérito já apresentadas, postulando, em preliminar de apelação, a reforma da decisão interlocutória, que versou sobre o juízo de admissibilidade.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 982106
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)
Cargo: Advogado / Questão 59
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Considerando as regras do atual Código de Processo de Civil acerca das competências e da formação do processo, julgue os seguintes itens. Em regra, as demandas devem ser distribuídas aos órgãos jurisdicionais de acordo com critérios de competência, observando-se os princípios do juiz natural e da perpetuação da jurisdição, os quais compõem o sistema de estabilidade do processo.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1032964
Ministério Público Estadual - PR (MPE/PR) 2019
Cargo: Promotor de Justiça Substituto / Questão 62
Banca: Ministério Público do Paraná (MPE - PR)
Nível: Superior
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito à matéria de competência, de acordo com o Código de Processo Civil de 2015:
A.A ação fundada em direito real sobre bem móvel tem como regra geral a distribuição no foro de domicílio da coisa.
B.Havendo dois ou mais réus com diferentes domicílios, o autor pode distribuir a ação fundada em direito pessoal em qualquer foro do país.
C.A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de seu domicílio e a ação em que o ausente for réu será proposta no foro de seu último domicílio.
D.É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autor a União, Estado ou o Distrito Federal.
E.As regras de competência territorial têm natureza absoluta.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 963442
Tribunal de Justiça   - AL (TJAL/AL) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 65
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Na instrução de uma demanda judicial que tramita na comarca de Maceió, foi requerida pela parte autora a oitiva de uma testemunha que tem domicílio em área territorial que pertence à comarca de Porto Calvo. Ocorre que expedida a carta precatória para a referida oitiva, percebeu o juízo deprecado que a testemunha residia na área abrangida pela comarca de Maragogi.
Nesse cenário, deverá o juízo de Porto Calvo:
A.cumprir a carta, pelo princípio da tempestividade dos atos processuais;
B.devolver a carta ao juízo de Maceió, para que lá seja encaminhada ao juízo de Maragogi;
C.remeter a carta ao juízo de Maragogi, em face do seu caráter itinerante;
D.suscitar conflito de competência ao Tribunal de Justiça para que este decida qual o juízo competente;
E.devolver a carta ao juízo de Maceió para que este suscite o conflito de competência.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 963677
Tribunal de Justiça   - AL (TJAL/AL) 2018
Cargo: Técnico Judiciário - Área Judiciária / Questão 70
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Médio
João, Juiz de Direito, após participar de concurso de remoção, tornou-se titular na Comarca X. Lá chegando, constatou que a Comarca Y, vizinha à X, tinha melhor estrutura, contando com diversos hospitais e escolas de ótima qualidade, do que carecia a Comarca X. Em razão desse quadro, solicitou ao órgão competente do respectivo Tribunal de Justiça autorização para residir na Comarca Y.
À luz da sistemática constitucional, o requerimento de João:
A.deve ser indeferido de plano, pois o juiz titular é obrigado a residir na respectiva comarca;
B.pode vir a ser deferido pelo Tribunal de Justiça, que não está obrigado a tanto;
C.não pode ser deferido, pois somente o Conselho Nacional de Justiça pode autorizar o juiz a residir em outra comarca;
D.deve ser redirecionado ao Supremo Tribunal Federal, o qual, na condição de órgão de cúpula, apreciá-lo-á;
E.deve ser indeferido de plano, pois o juiz titular pode residir onde melhor lhe aprouver, mesmo sem autorização.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1003953
Procuradoria Geral do Estado - AP (PGE/AP) 2018
Cargo: Procurador do Estado / Questão 80
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
No tocante à modificação da competência,
A.quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário,as ações serão necessariamente reunidas.
B.caso a alegação de incompetência seja acolhida, o processo será sempre extinto sem resolução do mérito, interrompida porém a prescrição.
C.a competência relativa poderá modificar-se pela conexão, litispendência ou pela continência.
D.os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, mesmo que um deles já tenha sido sentenciado.
E.a incompetência, absoluta ou relativa, será alegada como questão preliminar de contestação; se relativa a incompetência pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição e deve ser declarada de ofício.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 967713
Superior Tribunal de Justiça (STJ) 2018
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 72
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Com referência às normas fundamentais do processo civil, julgue os itens a seguir. Não cabe ao Estado promover a solução consensual de conflitos: ela depende unicamente de iniciativa privada e deverá ser realizada entre os jurisdicionados.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 967792
Cargo: / Questão 71
Banca:
Nível:
À luz das disposições do Código de Processo Civil (CPC), julgue os próximos itens. Ao tratar dos limites da jurisdição nacional, o CPC determina que a justiça brasileira possui competência concorrente para conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 970547
Polícia Civil - BA 2018
Cargo: Delegado de Polícia / Questão 75
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
As causas cíveis serão processadas e decididas pelo juiz nos limites de sua competência, ressalvado às partes o direito de instituir juízo arbitral, na forma da lei. A respeito do instituto da competência, é correto afirmar que
A.as suas regras são exclusivamente determinadas pelas normas previstas no Código de Processo Civil ou em legislação especial.
B.tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, excluindo-se dessa regra, dentre outras, as ações de insolvência civil.
C.a ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência relativa para sua análise.
D.se o autor da herança não possuía domicílio certo, é competente o foro do domicílio do inventariante para análise do inventário.
E.a ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de seu domicílio.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 970551
Polícia Civil - BA 2018
Cargo: Delegado de Polícia / Questão 79
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
A respeito dos critérios para a modificação da competência do juízo cível, é correto afirmar que
A.a competência absoluta poderá modificar-se pela conexão ou pela continência.
B.reputam-se continentes 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
C.antes da citação, a cláusula de eleição de foro, se abusiva, pode ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz, que determinará a remessa dos autos ao juízo do foro de domicílio do réu.
D.se dá a conexão entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.
E.a citação do réu torna prevento o juízo.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 989034
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - SP (FAPESP/SP) 2018
Cargo: Procurador / Questão 91
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
O poder jurisdicional terá concretude máxima ao ser prolatada sentença no processo, que pode ocorrer com ou sem análise do mérito da demanda. O juiz não resolverá o mérito quando:
A.o processo ficar parado durante mais de 30 (trinta) dias por negligência das partes.
B.acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência.
C.reconhecer a existência de preempção, de litispendência ou de coisa julgada.
D.reconhecer liminarmente a ocorrência de prescrição e decadência.
E.homologar a renúncia do direito realizada pelo autor.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 861978
Tribunal de Justiça   - PR (TJPR/PR) 2017
Cargo: Juiz Substituto / Questão 13
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Ao receber a petição inicial de processo eletrônico que tramita pelo procedimento comum, o magistrado, postergando o contraditório, deferiu liminarmente a tutela provisória de evidência requerida e intimou o réu para cumprimento no prazo de cinco dias. Considerou o juiz que as alegações do autor foram comprovadas documentalmente e que havia tese firmada em julgamento de casos repetitivos que amparava a medida liminar. Posteriormente, o réu apresentou manifestação alegando a incompetência absoluta do juízo e equívoco do magistrado na concessão da tutela provisória.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
A.O magistrado cometeu error in procedendo, porque viola a ampla defesa a concessão de tutela da evidência antes da manifestação do réu.
B.Ainda que venha a ser reconhecida a incompetência absoluta do juízo, os efeitos da decisão serão conservados até que outra seja proferida pelo órgão jurisdicional competente.
C.O magistrado agiu de forma equivocada, porque o CPC não autoriza a concessão de tutela provisória da evidência pelos motivos indicados pelo juiz.
D.Se reconhecer sua incompetência absoluta, o juiz deverá extinguir o processo sem resolução do mérito, justificando a medida na impossibilidade técnica em remeter os autos eletrônicos para o juízo competente.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 861983
Tribunal de Justiça   - PR (TJPR/PR) 2017
Cargo: Juiz Substituto / Questão 18
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Assinale a opção correta de acordo com as regras a respeito de jurisdição e de competência previstas no CPC.
A.A nova sistemática de cooperação jurídica internacional prevista no atual CPC dispensa a atuação de autoridade central para a recepção e transmissão dos pedidos de cooperação.
B.A competência do foro da situação do imóvel objeto de uma ação possessória pode ser modificada para o julgamento conjunto com outro processo, caso haja risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias.
C.A justiça estadual possui competência para julgar mandado de segurança impetrado contra ato de conselho seccional da OAB.
D.Conforme o CPC, permite-se a exclusão de competência da justiça brasileira, quando esta for concorrente, em razão de cláusula contratual de eleição de foro exclusivo estrangeiro previsto em contrato internacional, desde que haja arguição pelo réu em constatação.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 861985
Tribunal de Justiça   - PR (TJPR/PR) 2017
Cargo: Juiz Substituto / Questão 20
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Assinale a opção correta no que concerne a ordem dos processos, incidentes e causas de competência originárias dos tribunais.
A.Em razão de seu caráter vinculante, o mérito do incidente de resolução de demandas repetitivas deve ser julgado pelo plenário ou órgão especial do tribunal de justiça em que tramite a causa que der ensejo ao incidente.
B.Na hipótese de estabilização da tutela provisória antecipada em razão da não interposição de recurso, será cabível ação rescisória para rever, reformar ou invalidar a tutela concedida, sendo de dois anos o prazo para tal, contados da decisão que extinguir o processo.
C.O incidente de assunção de competência pode ter por objeto a solução de relevante questão de direito material ou processual em hipótese em que não caiba julgamento de casos repetitivos.
D.Para o preenchimento do requisito do prequestionamento, a matéria suscitada no recurso especial deve ter sido debatida no voto condutor do acórdão recorrido e nãoapenas no voto vencido, porque este não compõe o acórdão para fins de impugnação.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 902991
Tribunal de Justiça   - SP (TJSP/SP) 2017 (5ª edição)
Cargo: Juiz Substituto / Questão 11
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Em matéria de competência, assinale a alternativa correta.
A.A competência determinada por critério territorial é sempre relativa.
B.A prevenção é efeito da citação válida.
C.No caso de continência, as demandas devem ser reunidas para julgamento conjunto, salvo se a ação continente preceder a propositura da ação contida, caso em que essa última terá seu processo extinto sem resolução do mérito.
D.Compete à autoridade judiciária brasileira julgar as ações em que as partes se submetam à jurisdição nacional, desde que o façam expressamente.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 919265
Prefeitura de São José dos Campos - SP 2017
Cargo: Procurador / Questão 14
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
A respeito da alegação de incompetência relativa ou absoluta, assinale a alternativa correta.
A.Decisão que determina a remessa do feito a outro juízo está sujeita a agravo de instrumento.
B.No caso de incompetência relativa, deverá o réu suscitar a matéria em preliminar de contestação.
C.A alegação de incompetência relativa não suspende o processo, que deverá estar resolvida até a sentença.
D.As medidas urgentes somente podem ser conhecidas pelo juízo competente, sob pena de nulidade.
E.Trata-se de exercício de um direito exclusivo do réu, que poderá alegá-las a qualquer tempo.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 919266
Prefeitura de São José dos Campos - SP 2017
Cargo: Procurador / Questão 15
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
O saneamento do processo é proferido pelo magistrado, porém, as partes podem colaborar, pedindo esclarecimentos ou ajustes:
A.no prazo de cinco dias, primeiro para o autor e em seguida para o réu.
B.no prazo comum de cinco dias, findo o qual a decisão se torna estável.
C.até o começo da instrução.
D.caso tenha sido determinada perícia, até o oferecimento de quesitos.
E.até a audiência de saneamento feito em cooperação com as partes.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 924021
Procuradoria Geral do Estado - SE (PGE/SE) 2017
Cargo: Procurador do Estado / Questão 35
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
De acordo com a jurisprudência do STJ e à luz do CPC, assinale a opção correta a respeito dos procedimentos especiais.
A.No procedimento de inventário e partilha que tramita pelo rito tradicional, o juiz possui competência para, no momento de julgamento do cálculo do imposto de transmissão, apreciar eventual pedido de isenção relacionado a esse tributo.
B.O procedimento denominado habilitação deve ser usado para regularizar a sucessão processual, seja em razão de morte da parte ou em decorrência de ato entre vivos, como no caso de alienação de bem litigioso.
C.Nos procedimentos previstos para as ações de família, será sempre obrigatória a participação do MP, como fiscal da ordem jurídica em razão da natureza da matéria que é objeto do litígio.
D.Caso seja ajuizada ação monitória em face da fazenda pública, o magistrado deverá extinguir o processo sem resolução de mérito, pois esse procedimento é incompatível com as prerrogativas fazendárias.
E.Nas ações possessórias, é vedado ao autor cumular pedido de indenização com pedido de reintegração ou de manutenção da posse.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1032702
Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - RS (SULGÁS/RS) 2018
Cargo: Técnico Superior Linha Administrativas / Questão 40
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Nível: Superior
Foi proposta demanda judicial cível de indenização por ato ilícito em relação a Município e à União, perante a Justiça Estadual, sendo deferida a liminar pleiteada pela parte autora. Posteriormente, o juízo reconheceu de ofício a sua incompetência e enviou o feito à Justiça Federal competente. Nesse caso:
A.Houve reconhecimento, pelo juízo estadual, de sua incompetência relativa.
B.O reconhecimento da incompetência, pelo juízo estadual, somente poderia ter ocorrido mediante provocação da parte, não sendo devido o reconhecimento de ofício da incompetência para a demanda.
C.Houve incompetência absoluta do juízo estadual, sendo, portanto, nulos todos os atos praticados perante este juízo.
D.Houve incompetência absoluta do juízo estadual, sendo, portanto, nulos apenas os atos de caráter decisório, praticados perante este juízo.
E.Salvo decisão judicial em contrário, serão conservados os efeitos da decisão liminar proferida pelo juízo incompetente, até que outra seja proferida, se for o caso, pelo juízo competente.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 915249
Defensoria Pública da União (DPU) 2017
Cargo: Defensor Público Federal de Segunda Categoria / Questão 35
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
A respeito da competência, julgue os itens subsequentes com base no entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o assunto. Segundo o entendimento do STJ, ainda que possível o reconhecimento da conexão entre dois processos, será impossível a sua reunião quando isso puder implicar modificação de competência absoluta, devendo-se, nesse caso, reconhecer questão de prejudicialidade entre as demandas e suspender uma delas.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 915250
Defensoria Pública da União (DPU) 2017
Cargo: Defensor Público Federal de Segunda Categoria / Questão 36
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
A respeito da competência, julgue os itens subsequentes com base no entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o assunto. O julgamento de ação contra o INSS que objetive o reconhecimento exclusivo do direito de receber pensão decorrente de morte de companheiro não será de competência da justiça federal caso seja necessário enfrentar questão prejudicial referente à existência da união estável.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1010486
Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2018
Cargo: Juiz Federal Substituto da 2ª Região / Questão 46
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Nível: Superior
No Processo Civil, determina-se a competência no momento:
A.da citáçâo.
B.do registro ou da distribuição da petição inicial.
C.do despacho/decisão positivo que determina a citação.
D.do primeiro despacho ou decisão proferida pelo órgão julgador.
E.da estabilização da demanda, se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 930714
Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017
Cargo: Juiz Federal Substituto da 5ª Região / Questão 53
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Após ser demitido de um órgão federal, Afonso ajuizou ação contra a União, pelo procedimento comum, pedindo sua reintegração à administração pública, sob o argumento de que o ato de sua demissão havia sido nulo. Seu processo foi distribuído a uma vara federal comum. Posteriormente, Afonso ajuizou nova demanda, em sede de juizado especial federal, buscando a condenação da União no valor de vinte mil reais, a título de danos morais, em razão dos mesmos fatos que deram ensejo à sua demissão.
Nessa situação hipotética, os dois processos
A.deverão ser reunidos na vara federal comum, para que se evitem decisões contraditórias, ainda que não haja conexão pela causa de pedir.
B.poderão ser reunidos apenas se o juiz da vara federal entender que a reunião não comprometerá a razoável duração do primeiro processo.
C.não deverão ser reunidos, e o processo distribuído ao juizado especial federal deverá ser extinto sem resolução do mérito.
D.não poderão ser reunidos para julgamento conjunto, e, por esse motivo,não haverá modificação de competência.
E.deverão ser reunidos, em razão da conexão pela causa de pedir, salvo se um deles já houver sido sentenciado.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 932984
Tribunal Regional Eleitoral / Tocantins (TRE TO) 2017
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 48
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Determinado cidadão impetrou, na justiça cível estadual, mandado de segurança contra ato do presidente do partido político ao qual é filiado, que lhe teria negado o direito de concorrer ao cargo de vereador. Na oportunidade, questionou, ainda, a validade da convenção partidária na qual foram escolhidos os candidatos do partido. Ao receber a petição inicial, o juízo declinou sua competência para a justiça eleitoral. Posteriormente, o juízo da zona eleitoral, por entender que a matéria referente a critérios do partido político para a escolha de candidatos diz respeito à validade de ato interno do partido, suscitou conflito de competência por entender que a competência seria do juízo que a havia declinado.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com a legislação em vigor e com a jurisprudência dos tribunais superiores.
A.O conflito de competência deve ser decidido pelo Superior Tribunal de Justiça, e a competência para exame do mandado de segurança é da justiça eleitoral.
B.O conflito de competência deve ser decidido pelo Supremo Tribunal Federal, e a competência para exame do mandado de segurança é da justiça estadual.
C.O conflito de competência deve ser decidido pelo Supremo Tribunal Federal, e a competência para exame do mandado de segurança é da justiça eleitoral.
D.O conflito de competência não deve ser conhecido porque esse incidente somente pode ser suscitado pelas partes ou pelo Ministério Público.
E.O conflito de competência deve ser decidido pelo Superior Tribunal de Justiça, e a competência para exame do mandado de segurança é da justiça estadual.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 887382
Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2017
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 55
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Sobre a competência interna, de acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:
A.Prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação.
B.A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, podendo o autor, contudo, optar pelo foro do domicílio do réu ou de eleição.
C.Tramitando processo de recuperação judicial na Justiça Estadual, os autos serão remetidos ao juízo federal competente no caso de intervenção de uma determinada empresa pública federal.
D.O foro da Capital do Estado é competente para as causas em que seja autora a União.
E.A citação válida torna prevento o juízo e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 907227
Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2017
Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 55
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Superior
Joaquim, que reside em Minas Gerais, pretende ajuizar uma ação postulando a reparação de danos causados por uma empresa construtora, com sede localizada na cidade de São Paulo.
Considerando que o ato causador do dano ocorreu na cidade de Florianópolis, para a propositura dessa ação o foro competente é o:
A.do domicílio do autor;
B.do lugar da sede da empresa;
C.do lugar do fato ou ato;
D.do domicílio do autor ou do lugar da sede da empresa;
E.do domicílio do autor, do lugar da sede da empresa, ou do lugar do fato ou ato.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 935008
Defensoria Pública do Estado de Alagoas - AL (DPE/AL) 2017
Cargo: Defensor Público de 1ª Classe / Questão 69
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Julgue os itens seguintes, a respeito de demandas que envolvam instituição de ensino superior particular.
I Caso a demanda verse sobre inadimplemento de mensalidade, a competência, em regra, é da justiça federal.
II A competência para o processamento do feito que verse sobre credenciamento de entidade perante o MEC é da justiça federal.
III Tratando-se de demanda sobre registro de diploma perante o MEC, a competência da justiça federal pode ser derrogada para a justiça comum estadual em decorrência do foro de eleição constante no contrato de prestação de serviços educacionais.
IV Em se tratando de demanda sobre cobrança de taxas escolares oriunda de um mandado de segurança, a competência será da justiça federal.
Estão certos apenas os itens
A.I e II.
B.II e IV.
C.III e IV.
D.I, II e III.
E.I, III, IV.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 935010
Defensoria Pública do Estado de Alagoas - AL (DPE/AL) 2017
Cargo: Defensor Público de 1ª Classe / Questão 71
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
É competência absoluta dos juizados especiais da fazenda pública processar e julgar as causas de interesse dos estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios cujos valores não excedam sessenta salários mínimos, inexistindo impedimento à formação de litisconsórcio passivo do ente estatal com pessoa jurídica de direito privado.
A.O pronunciamento judicial que rejeita exceção de pré-executividade, com o prosseguimento da execução, qualifica-se como decisão interlocutória.
B.É vedado ao juiz, em quaisquer hipóteses, iniciar de ofício o processo.
C.A substituição processual é espécie do gênero legitimação ordinária e pode ser inicial ou superveniente, exclusiva ou concorrente.
D.Conforme a sistemática processual brasileira, é vedado ao juiz, em quaisquer hipóteses, decidir por equidade.
E.A desistência da ação produz efeitos imediatos, dispensando-se intervenção judicial.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 935013
Defensoria Pública do Estado de Alagoas - AL (DPE/AL) 2017
Cargo: Defensor Público de 1ª Classe / Questão 74
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Determinado recurso especial que diz respeito a uma relevante questão de direito, com grande repercussão jurídica, econômica e política, mas sem repetição em múltiplos processos, foi distribuído para determinada turma do Superior Tribunal de Justiça. Em razão do interesse social da matéria, a Defensoria Pública requereu o julgamento do recurso por órgão colegiado indicado pelo regimento do tribunal. O pedido foi acolhido, tendo o relator proposto que o julgamento fosse realizado por determinada seção, a qual proferiu acórdão, sem revisão de tese, que passou a vincular todos os juízes e órgãos fracionários.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o instrumento processual suscitado pela Defensoria Pública e proposto pelo relator do recurso especial foi o
A.incidente de resolução de demandas repetitivas.
B.incidente de assunção de competência.
C.julgamento de recursos especiais repetitivos.
D.incidente de arguição de inconstitucionalidade.
E.conflito de competências.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 830147
Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017
Cargo: Analista de Gestão Educacional - Área Direito e Legislação / Questão 117
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Julgue os itens subsequentes, relativos à improcedência liminar do pedido e ao cumprimento de sentença. Compete ao juízo cível processar o cumprimento de sentença penal condenatória e de sentença arbitral que reconheçam a obrigação de pagar quantia. Tais processos sujeitam-se a distribuição e podem ser impugnados pelos executados nos mesmos moldes das sentenças condenatórias provenientes do juízo cível.
C.Certo
E.Errado
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 862178
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território - DF (TJDFT/DF) 2016
Cargo: Juiz de Direito Substituto / Questão 13
Banca: Centro de Seleçãoe de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
À luz da legislação processual civil e da jurisprudência dominante do STJ sobre competência e capacidade, assinale a opção correta.
A.Proposta ação de usucapião no foro do domicílio do autor, e não havendo exceção de incompetência tempestiva, prorroga-se a competência do juízo perante o qual foi proposta a ação, mesmo que seja em local diverso do imóvel usucapiendo.
B.A incompetência relativa somente pode ser arguida por meio de exceção, não podendo o juiz, em hipótese alguma, declinar de ofício da competência em razão do lugar.
C.O réu preso não tem capacidade processual, razão pela qual, impõe-se a nomeação de curador especial em seu favor.
D.O curador especial tem legitimidade para propor exceção de incompetência, suspeição ou impedimento, impugnação ao valor da causa ou à concessão de assistência judiciária, requerer provas, contestar, propor reconvenção e apresentar embargos à execução, entre outros meios de defesa.
E.A parte requerida poderá oferecer exceção declinatória de foro ainda que o MP ou o juiz, de ofício, já tenham suscitado conflito de competência.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1025283
Cargo: / Questão 29
Banca:
Nível:
A competência pode ser entendida como a repartição da jurisdição entre os diversos órgãos encarregados da prestação jurisdicional e é atribuída a cada julgador nos termos normativos dos artigos. 42 ao 66 do Código de Processo Civil. Assinale a assertiva cuja compreensão não corresponde a esses dispositivos.
A.Tramitando o processo perante outro juízo, os autos serão remetidos ao juízo federal competente se nele intervier a União, na qualidade de parte ou de terceiro interveniente, exceto nas causas relativas à recuperação judicial, falência, insolvência civil, acidente de trabalho, justiça eleitoral e do trabalho.
B.A competência é determinada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito que venham a ocorrer posteriormente, salvo se delas decorrerem supressão de órgão do judiciário ou alterarem a competência absoluta.
C.É competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, assim como o da residência do idoso para a causa que verse sobre direito previsto no Estatuto do Idoso.
D.Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida, será solucionada no seu mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas.
E.Uma vez demandada a União, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 871618
Tribunal Regional do Trabalho / 1ª Região (TRT 1ª) 2016
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto / Questão 31
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Um trabalhador foi contratado, no Rio de Janeiro, por uma empresa italiana, com filial na mencionada cidade, para prestar serviços em Milão. Tendo prestado serviços por três anos e não tendo recebido seus créditos, ingressou com uma ação na Justiça Italiana, na qual obteve decisão a si favorável, por sentença devidamente transitada em julgado. Retornando ao Brasil, e fixando domicílio em São Paulo, promoveu a homologação da sentença italiana e pretende agora executá-la. Para tanto, é competente
A.a Vara Cível do Rio de Janeiro, a quem for distribuída a execução.
B.a Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, a quem for distribuída a execução.
C.o juízo de Milão, que foi o prolator da sentença.
D.a Vara do Trabalho de São Paulo, a quem for distribuída a execução.
E.a Vara Cível de São Paulo, a quem for distribuída a execução.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1025289
Cargo: / Questão 35
Banca:
Nível:
O Código Substantivo à época de Alfredo Buzzaid já trazia a possibilidade de submissão de determinadas causas a um órgão colegiado de maior abrangência dentro do tribunal, tendo sido repetida no novo Código de Processo Civil nos dispositivos do art. 947, que trata do incidente de assunção de competência, aproximando a civil law da common law, sobre o qual não é certo afirmar:
A.Poderá o relator submeter ao órgão colegiado de maior representatividade, quando estiver sobre o seu julgo, causa cuja questão de direito seja relevante, com repercussão social importante.
B.É necessário que a causa relevante e de grande repercussão social discutida no tribunal mereça julgamento capaz de pacificar o entendimento e solucionar os demais processos já em discussão sobre o mesmo tema.
C.Diferentemente do Código de Processo Civil anterior, que somente permitia o seu processamento nos agravos de instrumento ou na apelação, o novo código de processo o admite em qualquer recurso ou mesmo nas demandas de competência originária.
D.A exemplo do antigo incidente de uniformização de jurisprudência, inexistente no sistema atual, visa tornar unívoca a aplicação do direito no âmbito da corte, impondo-a a todos os juízes sujeitos à competência do respectivo tribunal.
E.Pode-se dizer que, além de buscar consolidar a compreensão do tribunal a respeito de determinada questão, revela-se numa verdadeira técnica de deslocamento de competência para outro órgão com capacidade de representar o entendimento de todo colegiado.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1022312
Liquigás Distribuidora SA 2018 (2ª edição)
Cargo: Profissional Júnior - Área Direito / Questão 46
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Nível: Superior
Fixada contratualmente a eleição de foro, como modificação da competência territorial, incumbe ao réu alegar a abusividade da referida cláusula na contestação, sob pena de
A.multa
B.revelia
C.contumácia
D.má-fé
E.preclusão
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 824038
Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016
Cargo: Procurador do Estado / Questão 45
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
A respeito de competência absoluta e relativa, segundo legislação vigente,
A.a incompetência relativa não pode ser conhecida de ofício pelo Magistrado, pois deve ser alegada pelo réu em exceção de incompetência, em peça apartada, no mesmo prazo da contestação.
B.a competência prevista em lei para a execução fiscal, é de natureza funcional e, assim, absoluta, de modo que pode ser declinada de ofício pelo Magistrado.
C.a incompetência, seja absoluta ou relativa, deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação; todavia, caso não o faça no prazo legal, somente esta última se prorroga.
D.o Código prevê que é possível a reunião de duas ações conexas no juízo prevento, ainda que se trate de competência em razão da matéria, desde que haja interesse público que justifique a união das demandas para único julgamento.
E.a incompetência territorial é relativa e, por isso, não pode ser conhecida de ofício pelo Magistrado, razão pela qual se prorroga, caso não seja alegada no momento oportuno.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1022908
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - CE (EMATERCE/CE) 2018
Cargo: Agente de ATER - Área Direito / Questão 48
Banca: Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE)
Nível: Superior
Sobre competência interna no Novo Código de Processo Civil analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será sempre proposta no foro de domicilio do réu.
( ) A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicilio do réu.
( ) Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro de situação da coisa.
( ) A ação em que o incapaz for réu será proposta no foro de domicilio de seu representante ou assistente.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A.F – V – V – V.
B.F – F – V – F.
C.V – F – F – V.
D.V – V – V – F
E.F – V – F – F.
VER RESPOSTADA QUESTÃO
QUESTÃO 856903
Tribunal Regional do Trabalho / 14ª Região (TRT 14ª) 2016
Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 46
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Médio
Isael, advogado, viaja para a Espanha para fazer um curso com duração de 6 meses na Universidade de Salamanca. Durante o trâmite do curso, Isael acaba se envolvendo em um acidente automobilístico e vem a óbito no local. Isael tem domicílio na cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, onde reside sozinho há mais de dez anos e todos os seus bens imóveis estão situados na cidade de Salvador (Bahia), onde nasceu e foi criado. Os filhos de Isael, únicos herdeiros, residem na cidade de São Paulo, onde cursam universidades. Isael saiu do Brasil rumo à Espanha do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo Civil, a competência para processamento do inventário será o foro da
A.comarca de São Paulo, onde residem os herdeiros do falecido.
B.comarca do Rio de Janeiro, último local onde o falecido esteve no Brasil.
C.comarca de Salvador, onde estão situados os bens imóveis do falecido.
D.cidade de Salamanca, na Espanha, onde ocorreu o óbito.
E.comarca de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, onde está situado o domicílio do autor da herança.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 1022627
Procuradoria Geral do Estado - SC (PGE/SC) 2018
Cargo: Procurador do Estado / Questão 61
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Nível: Superior
No que se refere à competência interna, é correto afirmar:
A.A competência em razão do valor da causa será sempre critério relativo, nunca absoluto.
B.A competência funcional equipara-se à competência territorial e, por essa razão, é considerada competência relativa.
C.Fixada a competência no momento do registro ou distribuição da petição inicial, a alteração da competência absoluta poderá determinar sua modificação.
D.Fixada a competência pelo registro ou distribuição, caso ocorra a alteração do domicílio do réu durante o prazo de contestação, e a pedido dele, haverá o deslocamento da demanda para o novo local.
E.Para as ações fundadas em direito real, a competência será do local da situação da coisa, adotando-se o critério territorial (competência relativa).
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 857366
Ministério Público Estadual - RJ (MPE/RJ) 2016
Cargo: Técnico do Ministério Público - Área Notificação e Atos Intimatórios / Questão 61
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Médio
Pedro, proprietário de um bem imóvel situado na Comarca de Niterói, ao saber que o mesmo foi ocupado, sem a sua autorização, por Luiz, intentou ação reivindicatória na Comarca do Rio de Janeiro, onde é domiciliado. De acordo com a sistemática processual vigente, o réu:
A.deve alegar o vício de incompetência como preliminar de sua contestação, sem que o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
B.deve alegar o vício de incompetência como preliminar de sua contestação, embora o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
C.deve alegar o vício de incompetência pela via da exceção, sem que o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
D.deve alegar o vício de incompetência pela via da exceção, embora o juiz possa conhecer ex officio da matéria;
E.não pode alegar o vício de incompetência, já que a possibilidade de o autor intentar a ação na comarca de seu domicílio compatibiliza-se com a garantia constitucional do pleno acesso à jurisdição.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 857370
Ministério Público Estadual - RJ (MPE/RJ) 2016
Cargo: Técnico do Ministério Público - Área Notificação e Atos Intimatórios / Questão 65
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Nível: Médio
Diante do descumprimento de obrigação contratual, o credor ajuizou ação de cobrança em face do devedor. A petição inicial foi distribuída à 1ª Vara Cível da Comarca da Capital no dia 22 de março de 2016, com juízo positivo de admissibilidade da demanda em 04 de abril e citação válida do réu em 19 de abril. Por seu turno, o devedor também propôs demanda, pleiteando a declaração de nulidade do mesmo contrato, tendo a sua peça exordial sido distribuída à 9ª Vara Cível da mesma comarca, no dia 24 de março de 2016, com juízo positivo de admissibilidade da ação em 01 de abril e citação válida em 25 de abril. À luz da sistemática processual vigente, os feitos:
A.não podem ser reunidos, devendo cada qual tramitar perante o juízo cível para onde a respectiva petição inicial foi distribuída;
B.devem ser reunidos, em razão do vínculo da continência, estando prevento o juízo da 1ª Vara Cível da Comarca da Capital;
C.devem ser reunidos, em razão do vínculo da continência, estando prevento o juízo da 9ª Vara Cível da Comarca da Capital;
D.devem ser reunidos, em razão do vínculo da conexão, estando prevento o juízo da 1ª Vara Cível da Comarca da Capital;
E.devem ser reunidos, em razão do vínculo da conexão, estando prevento o juízo da 9ª Vara Cível da Comarca da Capital.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
QUESTÃO 821182
Cargo: / Questão 74
Banca:
Nível:
No que se refere a competência no processo civil, assinale a opção correta de acordo com a legislação e com a jurisprudência dos tribunais superiores.
A.Segundo o CPC, no procedimento de jurisdição voluntária de arrecadação de herança jacente, a competência será, em regra, do foro em que estiverem localizados os bens deixados pelo falecido.
B.Compete à justiça federal julgar mandado de segurança impetrado contra ato de dirigente de universidade particular que impeça a rematrícula do impetrante em seu curso de graduação.
C.A eleição de juízo realizada em contrato pelo titular do direito que vem a falecer vincula os sucessores do titular do direito no caso de eventual ação judicial a ser proposta pelo espólio.
D.A prevenção para reunião de ações civis públicas que possuam o mesmo objeto e estejam na mesma comarca será do juízo que tiver despachado em primeiro lugar.
E.Cabe ao STF decidir conflito de competência entre TJ estadual e o STJ.
VER RESPOSTA DA QUESTÃO
CARREGAR MAIS QUESTÕES

Mais conteúdos dessa disciplina