Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

QUESTÕES – DIREITO DE VIZINHANÇA
Assinale a alternativa correta sobre os direitos de vizinhança e sobre a responsabilidade civil de indenizar.
A) É subjetiva a responsabilidade do condomínio pelos danos provenientes das coisas que dele caírem, ainda que não identificado o autor do ato ilícito.
B) Os ramos de árvores que ultrapassarem o limite de determinado prédio não poderão ser cortados pelo proprietário do terreno invadido, salvo se o ramo estiver impedindo ou limitando a utilização da propriedade.
C) Pelo instituto da passagem forçada, proporciona-se passagem adicional a um prédio cujo acesso à via pública seja inconveniente, em razão de sua localização ou de suas dimensões.
D) O possuidor de determinado imóvel pode exigir do dono do prédio vizinho, quando este ameace desabamento, a prestação de caução pelo dano iminente.
E) O proprietário ou ocupante de imóvel não é obrigado a tolerar que o vizinho entre em seu prédio para recuperar coisas suas, ainda que mediante aviso prévio.

De acordo com as regras de direito de vizinhança descritas no Código Civil,
Assinale a alternativa correta.
A) o possuidor ou proprietário de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que lá habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha, e para isso se valerá de uma ação cominatória.
B) as raízes e os ramos da árvore que ultrapassarem a estrema do prédio poderão ser cortados até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido, apenas com a autorização do dono da árvore.
C) as janelas, eirados, terraços e varandas poderão ser construídos até a um metro de distância do terreno vizinho.
D) é permitido encostar à parede divisória, chaminé, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos, mesmo que possa causar interferências ou infiltrações, não necessitando para isso qualquer autorização do vizinho.
E) o proprietário de nascente, ou de solo em que caem águas pluviais, satisfeitas as suas necessidades de consumo, pode impedir ou desviar o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.

Nos termos do Estatuto da Cidade, o estudo de impacto de vizinhança
Assinale a alternativa correta.
A) é essencial para empreendimentos previstos na Constituição Estadual.
B) é de aplicação imediata a todos os empreendimentos imobiliários.
C) é de regulamentação de cada Estado da federação mediante lei da Assembleia Legislativa.
D) depende de organização em lei geral estabelecida pela União para aplicação imediata.
E) deve estar previsto em lei municipal que definirá os empreendimentos onde será aplicável.

Nos termos do Estatuto da Cidade, o que confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano, objeto de alienação onerosa entre particulares, é denominado direito de
Assinale a alternativa correta.
A) superfície
B) vizinhança
C) gestão
D) remissão
E) preempção

Félix e Joaquim são proprietários de casas vizinhas há cinco anos e, de comum acordo, haviam regularmente delimitado as suas propriedades pela instalação de uma singela cerca viva. Recentemente, Félix adquiriu um cachorro e, por essa razão, o seu vizinho, Joaquim, solicitou-lhe que substituísse a cerca viva por um tapume que impedisse a entrada do cachorro em sua propriedade. Surpreso, Félix negou-se a atender ao pedido do vizinho, argumentando que o seu cachorro era adestrado e inofensivo e, por isso, jamais lhe causaria qualquer dano. Com base na situação narrada, é correto afirmar que Joaquim
(A) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse na sua propriedade, contanto que arque com metade das despesas de instalação, cabendo a Félix arcar com a outra parte das despesas.
(B) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar integralmente com as despesas de instalação.
(C) não poderá exigir que Félix instale o tapume, uma vez que a cerca viva fora instalada de comum acordo e demarca corretamente os limites de ambas as propriedades, cumprindo, pois, com a sua função, bem como não há indícios de que o cachorro possa vir a lhe causar danos.
(D) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar com as despesas de instalação, deduzindo-se desse montante metade do valor, devidamente corrigido, correspondente à cerca viva inicialmente instalada por ambos os vizinhos.

Uma das possibilidades garantidas pela lei é a do morador que estiver incomodado exigir a cessação das atividades do local, sendo apropriada para a tutela desse direito a ação _____________.
Assinale a alternativa correta.
A) imobiliária
B) indenizatória
C) mobiliária
D) declaratória
E) cominatória

Assinale a alternativa que não está incorreta.
a) Moradores de um prédio poderão impedir que prostitutas façam programas nas proximidades da vizinhança, pois tal ato ofende o decoro, que está amparado pelo direito de vizinhança.
b) Para se determinar a normalidade ou anormalidade da utilização de um determinado imóvel será verificada somente a extensão do dano ou do incômodo.
c) Se uma indústria de explosivos instalar-se nas proximidades das residências não se enquadrará em nenhuma das hipóteses que configurem ofensa aos bens tutelados pelo direito de vizinhança.
d) A teoria da pré-ocupação preceitua que quem primeiro se instala em um local acaba por determinar qual será a sua destinação.
e) Todo e qualquer incômodo, sem distinção, é reprimível.

Com relação aos direitos de vizinhança analise as assertivas abaixo e indique a alternativa que estiver correta:
I - Tratam-se de obrigações do tipo 'propter rem'.
II - Pertencem a categoria das servidões.
III - São também denominados como obrigações ambulatórias.
a) Somente as assertivas I e III estão corretas.
b) Somente a assertiva III está correta.
c) Somente as assertivas II e III estão corretas.
d) Somente a assertiva I está correta.
e) Somente as assertivas I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que não está correta.
a) Atear fogo no prédio vizinho pode ser enquadrado como sendo um ato ilegal.
b) Os atos praticados por uma empresa possuidora de alvará expedido pelo Poder Público jamais poderão ser considerados como lesivos.
c) O uso anormal da propriedade se configura como sendo um ato abusivo e ilícito.
d) Os atos exercidos pelos proprietários de modo irregular constituem-se atos abusivos.
e) O mau uso da propriedade é configurado pelas interferências prejudiciais provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

Assinale a alternativa incorreta.
a) O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente.
b) O proprietário ou o possuidor de um prédio, em que alguém tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessárias garantias contra o prejuízo eventual.
c) A medida apropriada para os casos de dano eminente é a de caução de dano infecto.
d) A caução de dano infecto não poderá ser utilizada nos casos em que o mau uso da propriedade prejudicar ao sossego do prédio vizinho.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que estiver de acordo:
I - Se o incômodo é normal, tolerável, não deve ser reprimido.
II - Se não for possível reduzir o incômodo aos níveis toleráveis, os vizinhos poderão requerer que a atividade seja cessada.
III - Se a causadora do incômodo for indústria ou qualquer outra de interesse social não será determinada a sua cessação.
a) Somente as assertivas I e II estão corretas.
b) Somente as assertivas II e III estão corretas.
c) Somente as assertivas I e III estão corretas.
d) Somente a assertiva I está incorreta.
e) Todas as assertivas estão corretas.

Com relação as árvores limítrofes, assinale a alternativa correta.
A) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho sempre pertencem ao dono do solo onde a árvore está plantada.
B) A regra que preceitua que os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram constitui exceção à regra do acessório segue o principal.
C) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerá ao dono do solo onde caírem, independente de se tratar de propriedade particular ou não.
D) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho deverão ser divididos na metade, uma parte ao dono do solo onde a árvore está plantada e a outra ao dono do solo onde os frutos caírem.
E) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerão a quem primeiro os encontrar.

De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
I - O proprietário do imóvel é obrigado a tolerar a passagem de cabos de serviços públicos em proveito de proprietários vizinhos, independente de indenização.
II - O proprietário do imóvel prejudicado pode exigir que a passagem se faça no modo menos gravoso.
III - É lícito encostar na parede divisória chaminés e fogões.
a) Está correta a assertiva I.
b) Está correta a assertiva III.
c) Está correta a assertiva II.
d) Estão corretas as assertivas I e II.
e) Estão corretas as assertivas I e III.

I e III. De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: Art. 1.286. Mediante recebimento de indenização que atenda, também, à desvalorização da área remanescente, o proprietário é obrigado a tolerar a passagem, através de seu imóvel, de cabos, tubulações e outros condutos subterrâneos de serviços de utilidade pública, em proveito de proprietários vizinhos, quando de outro modo for impossível ou excessivamente onerosa. Parágrafo único. O proprietário prejudicado pode exigir que a instalação seja feita de modo menos gravoso ao prédio onerado, bem como, depois, seja removida, à sua custa, para outro local do imóvel.
Assinale a alternativa correta.
A) O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior.
B) O dono ou o possuidor do prédio inferior que recebe as águas que correm do naturalmente do superior não poderá realizar obras que embaracem o seu fluxo.
C) São proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar, para uso ordinário, a água do poço.
D) A condição anterior de prédio inferior não pode ser agravada por obras realizadas pelo possuidor do prédio superior.
E) Todas as alternativas estão corretas.

15) Assinale a alternativa correta. dique a alternativa que está correta: Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.
Indique a alternativa que está correta:
I - As construções capazes de poluir nascente alheia são proibidas.
II - Os proprietários de nascentes poderão impedir o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.
III - O dono do prédio inferior poderá reclamar que se desvie o curso artificial das águas.
a) As assertivas I e II estão corretas.
b) As assertivas I e III estão incorretas.
c) As assertivas II e III estão corretas.
d) As assertivas I, II e III estão incorretas.
e) As assertivas I e III estão corretas.

17) Com relação aos aquedutos, assinale a alternativa que está correta.
Assinale a alternativa correta.
A) A construção de canais através de prédios alheios é permitida a todas as pessoas.
B) O aqueduto deverá ser construído as expensas do seu dono e de forma que cause o menor prejuízo aos proprietários dos imóveis vizinhos.
C) Aos proprietários dos imóveis vizinhos é permitido o uso das águas do aqueduto para as primeiras necessidades da vida.
D) É facultado aos proprietários prejudicados exigir que a canalização do aqueduto que atravessa áreas edificadas, pátios, hortas, seja subterrânea.
E) Todas as alternativas estão corretas.

18) Indique qual é a alternativa correta.
Indique qual é a alternativa correta.
A) O proprietário do imóvel superior que poluir as águas, que não forem as indispensáveis às necessidades do imóvel inferior, deverá recuperar, ressarcindo o seu vizinho.
B) O proprietário do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades dos possuidores dos imóveis inferiores.
C) Se as águas represadas invadirem prédio alheio o seu proprietário será indenizado, com a dedução do valor referente ao benefício obtido.
D) O proprietário tem direito de represar água em seu prédio.
E) Todas as alternativas estão corretas.

19) Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
I - As sebes vivas, as árvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisório, podem ser cortadas por qualquer um dos proprietários.
II - O confinante pode ser constrangido a proceder a demarcação entre os dois prédios, repartindo-se proporcionalmente as despesas.
III - Os muros e cercas divisórias presumem-se pertencer aos proprietários confinantes.
A) Estão corretas as assertivas I e II.
B) Estão incorretas as assertivas I e III.
C) Estão corretas as assertivas II e III.
D) Estão corretas as assertivas I e III.
E) Estão incorretas as assertivas I, II e III.

20) Complete a lacuna: A ação apropriada para resolver as questões referentes aos limites entre prédios é a ação __________.
Complete a lacuna:
A) demolitória
B) indenizatória
C) demarcatória
D) cominatória
E) declaratória

21) Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
I - Se os limites forem confusos e, não havendo outro meio, se determinarão de conformidade com a posse justa.
II - Se os limites forem confusos e não se achando a posse justa provada, o terreno será dividido por partes iguais.
III - Se os limites forem confusos e não sendo possível a divisão cômoda se adjudicará ao que primeiro reclamou a sua parte.
A) Todas as assertivas estão corretas.
B) As assertivas I e III estão incorretas.
C) As assertivas II e III estão corretas.
D) As assertivas I e II estão corretas.
E) Todas as assertivas estão incorretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

QUESTÕES – DIREITO DE VIZINHANÇA
Assinale a alternativa correta sobre os direitos de vizinhança e sobre a responsabilidade civil de indenizar.
A) É subjetiva a responsabilidade do condomínio pelos danos provenientes das coisas que dele caírem, ainda que não identificado o autor do ato ilícito.
B) Os ramos de árvores que ultrapassarem o limite de determinado prédio não poderão ser cortados pelo proprietário do terreno invadido, salvo se o ramo estiver impedindo ou limitando a utilização da propriedade.
C) Pelo instituto da passagem forçada, proporciona-se passagem adicional a um prédio cujo acesso à via pública seja inconveniente, em razão de sua localização ou de suas dimensões.
D) O possuidor de determinado imóvel pode exigir do dono do prédio vizinho, quando este ameace desabamento, a prestação de caução pelo dano iminente.
E) O proprietário ou ocupante de imóvel não é obrigado a tolerar que o vizinho entre em seu prédio para recuperar coisas suas, ainda que mediante aviso prévio.

De acordo com as regras de direito de vizinhança descritas no Código Civil,
Assinale a alternativa correta.
A) o possuidor ou proprietário de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que lá habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha, e para isso se valerá de uma ação cominatória.
B) as raízes e os ramos da árvore que ultrapassarem a estrema do prédio poderão ser cortados até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido, apenas com a autorização do dono da árvore.
C) as janelas, eirados, terraços e varandas poderão ser construídos até a um metro de distância do terreno vizinho.
D) é permitido encostar à parede divisória, chaminé, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos, mesmo que possa causar interferências ou infiltrações, não necessitando para isso qualquer autorização do vizinho.
E) o proprietário de nascente, ou de solo em que caem águas pluviais, satisfeitas as suas necessidades de consumo, pode impedir ou desviar o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.

Nos termos do Estatuto da Cidade, o estudo de impacto de vizinhança
Assinale a alternativa correta.
A) é essencial para empreendimentos previstos na Constituição Estadual.
B) é de aplicação imediata a todos os empreendimentos imobiliários.
C) é de regulamentação de cada Estado da federação mediante lei da Assembleia Legislativa.
D) depende de organização em lei geral estabelecida pela União para aplicação imediata.
E) deve estar previsto em lei municipal que definirá os empreendimentos onde será aplicável.

Nos termos do Estatuto da Cidade, o que confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano, objeto de alienação onerosa entre particulares, é denominado direito de
Assinale a alternativa correta.
A) superfície
B) vizinhança
C) gestão
D) remissão
E) preempção

Félix e Joaquim são proprietários de casas vizinhas há cinco anos e, de comum acordo, haviam regularmente delimitado as suas propriedades pela instalação de uma singela cerca viva. Recentemente, Félix adquiriu um cachorro e, por essa razão, o seu vizinho, Joaquim, solicitou-lhe que substituísse a cerca viva por um tapume que impedisse a entrada do cachorro em sua propriedade. Surpreso, Félix negou-se a atender ao pedido do vizinho, argumentando que o seu cachorro era adestrado e inofensivo e, por isso, jamais lhe causaria qualquer dano. Com base na situação narrada, é correto afirmar que Joaquim
(A) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse na sua propriedade, contanto que arque com metade das despesas de instalação, cabendo a Félix arcar com a outra parte das despesas.
(B) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar integralmente com as despesas de instalação.
(C) não poderá exigir que Félix instale o tapume, uma vez que a cerca viva fora instalada de comum acordo e demarca corretamente os limites de ambas as propriedades, cumprindo, pois, com a sua função, bem como não há indícios de que o cachorro possa vir a lhe causar danos.
(D) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar com as despesas de instalação, deduzindo-se desse montante metade do valor, devidamente corrigido, correspondente à cerca viva inicialmente instalada por ambos os vizinhos.

Uma das possibilidades garantidas pela lei é a do morador que estiver incomodado exigir a cessação das atividades do local, sendo apropriada para a tutela desse direito a ação _____________.
Assinale a alternativa correta.
A) imobiliária
B) indenizatória
C) mobiliária
D) declaratória
E) cominatória

Assinale a alternativa que não está incorreta.
a) Moradores de um prédio poderão impedir que prostitutas façam programas nas proximidades da vizinhança, pois tal ato ofende o decoro, que está amparado pelo direito de vizinhança.
b) Para se determinar a normalidade ou anormalidade da utilização de um determinado imóvel será verificada somente a extensão do dano ou do incômodo.
c) Se uma indústria de explosivos instalar-se nas proximidades das residências não se enquadrará em nenhuma das hipóteses que configurem ofensa aos bens tutelados pelo direito de vizinhança.
d) A teoria da pré-ocupação preceitua que quem primeiro se instala em um local acaba por determinar qual será a sua destinação.
e) Todo e qualquer incômodo, sem distinção, é reprimível.

Com relação aos direitos de vizinhança analise as assertivas abaixo e indique a alternativa que estiver correta:
I - Tratam-se de obrigações do tipo 'propter rem'.
II - Pertencem a categoria das servidões.
III - São também denominados como obrigações ambulatórias.
a) Somente as assertivas I e III estão corretas.
b) Somente a assertiva III está correta.
c) Somente as assertivas II e III estão corretas.
d) Somente a assertiva I está correta.
e) Somente as assertivas I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que não está correta.
a) Atear fogo no prédio vizinho pode ser enquadrado como sendo um ato ilegal.
b) Os atos praticados por uma empresa possuidora de alvará expedido pelo Poder Público jamais poderão ser considerados como lesivos.
c) O uso anormal da propriedade se configura como sendo um ato abusivo e ilícito.
d) Os atos exercidos pelos proprietários de modo irregular constituem-se atos abusivos.
e) O mau uso da propriedade é configurado pelas interferências prejudiciais provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

Assinale a alternativa incorreta.
a) O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente.
b) O proprietário ou o possuidor de um prédio, em que alguém tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessárias garantias contra o prejuízo eventual.
c) A medida apropriada para os casos de dano eminente é a de caução de dano infecto.
d) A caução de dano infecto não poderá ser utilizada nos casos em que o mau uso da propriedade prejudicar ao sossego do prédio vizinho.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que estiver de acordo:
I - Se o incômodo é normal, tolerável, não deve ser reprimido.
II - Se não for possível reduzir o incômodo aos níveis toleráveis, os vizinhos poderão requerer que a atividade seja cessada.
III - Se a causadora do incômodo for indústria ou qualquer outra de interesse social não será determinada a sua cessação.
a) Somente as assertivas I e II estão corretas.
b) Somente as assertivas II e III estão corretas.
c) Somente as assertivas I e III estão corretas.
d) Somente a assertiva I está incorreta.
e) Todas as assertivas estão corretas.

Com relação as árvores limítrofes, assinale a alternativa correta.
A) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho sempre pertencem ao dono do solo onde a árvore está plantada.
B) A regra que preceitua que os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram constitui exceção à regra do acessório segue o principal.
C) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerá ao dono do solo onde caírem, independente de se tratar de propriedade particular ou não.
D) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho deverão ser divididos na metade, uma parte ao dono do solo onde a árvore está plantada e a outra ao dono do solo onde os frutos caírem.
E) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerão a quem primeiro os encontrar.

De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
I - O proprietário do imóvel é obrigado a tolerar a passagem de cabos de serviços públicos em proveito de proprietários vizinhos, independente de indenização.
II - O proprietário do imóvel prejudicado pode exigir que a passagem se faça no modo menos gravoso.
III - É lícito encostar na parede divisória chaminés e fogões.
a) Está correta a assertiva I.
b) Está correta a assertiva III.
c) Está correta a assertiva II.
d) Estão corretas as assertivas I e II.
e) Estão corretas as assertivas I e III.

I e III. De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: Art. 1.286. Mediante recebimento de indenização que atenda, também, à desvalorização da área remanescente, o proprietário é obrigado a tolerar a passagem, através de seu imóvel, de cabos, tubulações e outros condutos subterrâneos de serviços de utilidade pública, em proveito de proprietários vizinhos, quando de outro modo for impossível ou excessivamente onerosa. Parágrafo único. O proprietário prejudicado pode exigir que a instalação seja feita de modo menos gravoso ao prédio onerado, bem como, depois, seja removida, à sua custa, para outro local do imóvel.
Assinale a alternativa correta.
A) O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior.
B) O dono ou o possuidor do prédio inferior que recebe as águas que correm do naturalmente do superior não poderá realizar obras que embaracem o seu fluxo.
C) São proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar, para uso ordinário, a água do poço.
D) A condição anterior de prédio inferior não pode ser agravada por obras realizadas pelo possuidor do prédio superior.
E) Todas as alternativas estão corretas.

15) Assinale a alternativa correta. dique a alternativa que está correta: Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.
Indique a alternativa que está correta:
I - As construções capazes de poluir nascente alheia são proibidas.
II - Os proprietários de nascentes poderão impedir o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.
III - O dono do prédio inferior poderá reclamar que se desvie o curso artificial das águas.
a) As assertivas I e II estão corretas.
b) As assertivas I e III estão incorretas.
c) As assertivas II e III estão corretas.
d) As assertivas I, II e III estão incorretas.
e) As assertivas I e III estão corretas.

17) Com relação aos aquedutos, assinale a alternativa que está correta.
Assinale a alternativa correta.
A) A construção de canais através de prédios alheios é permitida a todas as pessoas.
B) O aqueduto deverá ser construído as expensas do seu dono e de forma que cause o menor prejuízo aos proprietários dos imóveis vizinhos.
C) Aos proprietários dos imóveis vizinhos é permitido o uso das águas do aqueduto para as primeiras necessidades da vida.
D) É facultado aos proprietários prejudicados exigir que a canalização do aqueduto que atravessa áreas edificadas, pátios, hortas, seja subterrânea.
E) Todas as alternativas estão corretas.

18) Indique qual é a alternativa correta.
Indique qual é a alternativa correta.
A) O proprietário do imóvel superior que poluir as águas, que não forem as indispensáveis às necessidades do imóvel inferior, deverá recuperar, ressarcindo o seu vizinho.
B) O proprietário do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades dos possuidores dos imóveis inferiores.
C) Se as águas represadas invadirem prédio alheio o seu proprietário será indenizado, com a dedução do valor referente ao benefício obtido.
D) O proprietário tem direito de represar água em seu prédio.
E) Todas as alternativas estão corretas.

19) Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
I - As sebes vivas, as árvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisório, podem ser cortadas por qualquer um dos proprietários.
II - O confinante pode ser constrangido a proceder a demarcação entre os dois prédios, repartindo-se proporcionalmente as despesas.
III - Os muros e cercas divisórias presumem-se pertencer aos proprietários confinantes.
A) Estão corretas as assertivas I e II.
B) Estão incorretas as assertivas I e III.
C) Estão corretas as assertivas II e III.
D) Estão corretas as assertivas I e III.
E) Estão incorretas as assertivas I, II e III.

20) Complete a lacuna: A ação apropriada para resolver as questões referentes aos limites entre prédios é a ação __________.
Complete a lacuna:
A) demolitória
B) indenizatória
C) demarcatória
D) cominatória
E) declaratória

21) Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa correta.
I - Se os limites forem confusos e, não havendo outro meio, se determinarão de conformidade com a posse justa.
II - Se os limites forem confusos e não se achando a posse justa provada, o terreno será dividido por partes iguais.
III - Se os limites forem confusos e não sendo possível a divisão cômoda se adjudicará ao que primeiro reclamou a sua parte.
A) Todas as assertivas estão corretas.
B) As assertivas I e III estão incorretas.
C) As assertivas II e III estão corretas.
D) As assertivas I e II estão corretas.
E) Todas as assertivas estão incorretas.

Prévia do material em texto

QUESTÕES – DIREITO DE VIZINHANÇA
1) Assinale a alternativa correta sobre os direitos de vizinhança e sobre a responsabilidade civil de indenizar.
A) É subjetiva a responsabilidade do condomínio pelos danos provenientes das coisas que dele caírem, ainda que não identificado o autor do ato ilícito.
Art. 938. Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido.
B) Os ramos de árvores que ultrapassarem o limite de determinado prédio não poderão ser cortados pelo proprietário do terreno invadido, salvo se o ramo estiver impedindo ou limitando a utilização da propriedade.
Art. 1.283. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido
C) Pelo instituto da passagem forçada, proporciona-se passagem adicional a um prédio cujo acesso à via pública seja inconveniente, em razão de sua localização ou de suas dimensões.
Art. 1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.
D) O possuidor de determinado imóvel pode exigir do dono do prédio vizinho, quando este ameace desabamento, a prestação de caução pelo dano iminente.
Art. 1.280. O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente.
E) O proprietário ou ocupante de imóvel não é obrigado a tolerar que o vizinho entre em seu prédio para recuperar coisas suas, ainda que mediante aviso prévio.
Art. 1.313. O proprietário ou ocupante do imóvel é obrigado a tolerar que o vizinho entre no prédio, mediante prévio aviso, para:
I - dele temporariamente usar, quando indispensável à reparação, construção, reconstrução ou limpeza de sua casa ou do muro divisório;
II - apoderar-se de coisas suas, inclusive animais que aí se encontrem casualmente.
2) De acordo com as regras de direito de vizinhança descritas no Código Civil,
A) o possuidor ou proprietário de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que lá habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha, e para isso se valerá de uma ação cominatória.
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
B) as raízes e os ramos da árvore que ultrapassarem a estrema do prédio poderão ser cortados até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido, apenas com a autorização do dono da árvore.
Art. 1.283. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido.
C) as janelas, eirados, terraços e varandas poderão ser construídos até a um metro de distância do terreno vizinho.
Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.
D) é permitido encostar à parede divisória, chaminé, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos, mesmo que possa causar interferências ou infiltrações, não necessitando para isso qualquer autorização do vizinho.
Art. 1.308. Não é lícito encostar à parede divisória chaminés, fogões, fornos ou quaisquer aparelhos ou depósitos suscetíveis de produzir infiltrações ou interferências prejudiciais ao vizinho.
E) o proprietário de nascente, ou de solo em que caem águas pluviais, satisfeitas as suas necessidades de consumo, pode impedir ou desviar o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.
Art. 1.290. O proprietário de nascente, ou do solo onde caem águas pluviais, satisfeitas as necessidades de seu consumo, não pode impedir, ou desviar o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.
3) Nos termos do Estatuto da Cidade, o estudo de impacto de vizinhança
A) é essencial para empreendimentos previstos na Constituição Estadual.
B) é de aplicação imediata a todos os empreendimentos imobiliários.
C) é de regulamentação de cada Estado da federação mediante lei da Assembleia Legislativa.
D) depende de organização em lei geral estabelecida pela União para aplicação imediata.
E) deve estar previsto em lei municipal que definirá os empreendimentos onde será aplicável.
Obs.: Vide art. 36 do Estatuto da Cidade.
4) Nos termos do Estatuto da Cidade, o que confere ao Poder Público municipal preferencia para aquisição de imóvel urbano, objeto de alienação onerosa entre particulares, é denominado direito de
A) superfície
B) vizinhança
C) gestão
D) remissão
E) preempção
Obs.: Vide art. 25 do Estatuto da Cidade.
5) Félix e Joaquim são proprietários de casas vizinhas há cinco anos e, de comum acordo, haviam regularmente delimitado as suas propriedades pela instalação de uma singela cerca viva. Recentemente, Félix adquiriu um cachorro e, por essa razão, o seu vizinho, Joaquim, solicitou-lhe que substituísse a cerca viva por um tapume que impedisse a entrada do cachorro em sua propriedade. Surpreso, Félix negou-se a atender ao pedido do vizinho, argumentando que o seu cachorro era adestrado e inofensivo e, por isso, jamais lhe causaria qualquer dano. 
Com base na situação narrada, é correto afirmar que Joaquim 
A) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse na sua propriedade, contanto que arque com metade das despesas de instalação, cabendo a Félix arcar com a outra parte das despesas.
B) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar integralmente com as despesas de instalação.
Art. 1297. §3º A construção de tapumes especiais para impedir a passagem de animais de pequeno porte, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietário, que não está obrigado a concorrer para as despesas
C) não poderá exigir que Félix instale o tapume, uma vez que a cerca viva fora instalada de comum acordo e demarca corretamente os limites de ambas as propriedades, cumprindo, pois, com a sua função, bem como não há indícios de que o cachorro possa vir a lhe causar danos.
D) poderá exigir que Félix instale o tapume, a fim de evitar que o cachorro ingresse em sua propriedade, cabendo a Félix arcar com as despesas de instalação, deduzindo-se desse montante metade do valor, devidamente corrigido, correspondente à cerca viva inicialmente instalada por ambos os vizinhos.
6) Uma das possibilidades garantidas pela lei é a do morador que estiver incomodado exigir a cessação das atividades do local, sendo apropriada para a tutela desse direito a ação _____________.
A) imobiliária 
B) indenizatória 
C) mobiliária 
D) declaratória 
E) cominatória 
Obs.: A ação apropriada é a cominatória, onde será imposto ao réu que cesse com a atividade, sob pena de pagamento de multa diária.
7) Assinale a alternativa que não está incorreta.
A) Moradores de um prédio poderão impedir que prostitutas façam programas nas proximidades da vizinhança, pois tal ato ofende o decoro, que está amparado pelo direito de vizinhança. 
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha
B) Para se determinar a normalidade ou anormalidade da utilização de um determinado imóvel será verificada somente a extensão do dano ou do incômodo. 
Art. 1.277. Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradoresda vizinhança.
C) Se uma indústria de explosivos instalar-se nas proximidades das residências não se enquadrará em nenhuma das hipóteses que configurem ofensa aos bens tutelados pelo direito de vizinhança. 
D) A teoria da pré-ocupação preceitua que quem primeiro se instala em um local acaba por determinar qual será a sua destinação. 
E) Todo e qualquer incômodo, sem distinção, é reprimível.
8) Com relação aos direitos de vizinhança analise as assertivas abaixo e indique a alternativa que estiver correta: 
I - Tratam-se de obrigações do tipo "propter rem".
II - Pertencem a categoria das servidões.
III - São também denominados como obrigações ambulatórias.
a) Somente as assertivas I e III estão corretas. 
b) Somente a assertiva III está correta. 
c) Somente as assertivas II e III estão corretas. 
d) Somente a assertiva I está correta. 
e) Somente as assertivas I e II estão corretas.
Obs.: Os direitos de vizinhança não se confundem com as servidões, posto que as servidões decorrem da vontade das partes, enquanto os direitos de vizinhança tem sua origem na lei. Tratam-se de obrigações propter rem, pois acompanham a coisa, ou seja, é transmitida ao sucessor do título e, pelo fato de se transferir aos novos ocupantes, também é denominada como sendo uma obrigação ambulatória
9) Assinale a alternativa que não está correta.
A) Atear fogo no prédio vizinho pode ser enquadrado como sendo um ato ilegal. 
B) Os atos praticados por uma empresa possuidora de alvará expedido pelo Poder Público jamais poderão ser considerados como lesivos. 
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
C) O uso anormal da propriedade se configura como sendo um ato abusivo e ilícito. 
D) Os atos exercidos pelos proprietários de modo irregular constituem-se atos abusivos. 
E) O mau uso da propriedade é configurado pelas interferências prejudiciais provocadas pela utilização de propriedade vizinha. 
10) Assinale a alternativa incorreta.
A) O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente. 
Art. 1.280. O proprietário ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prédio vizinho a demolição, ou a reparação deste, quando ameace ruína, bem como que lhe preste caução pelo dano iminente.
B) O proprietário ou o possuidor de um prédio, em que alguém tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessárias garantias contra o prejuízo eventual. 
Art. 1.281. O proprietário ou o possuidor de um prédio, em que alguém tenha direito de fazer obras, pode, no caso de dano iminente, exigir do autor delas as necessárias garantias contra o prejuízo eventual.
C) A medida apropriada para os casos de dano eminente é a de caução de dano infecto. 
D) A caução de dano infecto não poderá ser utilizada nos casos em que o mau uso da propriedade prejudicar ao sossego do prédio vizinho. 
E) Todas as alternativas estão incorretas. 
11) Leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que estiver de acordo:
I - Se o incômodo é normal, tolerável, não deve ser reprimido. 
II - Se não for possível reduzir o incômodo aos níveis toleráveis, os vizinhos poderão requerer que a atividade seja cessada.
III - Se a causadora do incômodo for indústria ou qualquer outra de interesse social não será determinada a sua cessação.
a) Somente as assertivas I e II estão corretas. 
b) Somente as assertivas II e III estão corretas. 
c) Somente as assertivas I e III estão corretas. 
d) Somete a assertiva I está incorreta. 
e) Todas as assertivas estão corretas. 
12) Com relação as árvores limítrofes, assinale a alternativa correta.
A) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho sempre pertencem ao dono do solo onde a árvore está plantada. 
B) A regra que preceitua que os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caírem constitui exceção à regra do acessório segue o principal. 
Art. 1.284. Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular.
C) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerá ao dono do solo onde caírem, independente de se tratar de propriedade particular ou não. 
D) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho deverão ser divididos na metade, uma parte ao dono do solo onde a árvore está plantada e a outra ao dono do solo onde os frutos caírem. 
E) Os frutos que caírem de árvore do terreno vizinho pertencerão a quem primeiro os encontrar. 
13) De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
I - O proprietário do imóvel é obrigado a tolerar a passagem de cabos de serviços públicos em proveito de proprietários vizinhos, independente de indenização.
II - O proprietário do imóvel prejudicado pode exigir que a passagem se faça no modo menos gravoso.
III - É lícito encostar na parede divisória chaminés e fogões.
a) Está correta a assertiva I. 
b) Está correta a assertiva III. 
c) Está correta a assertiva II. 
d) Estão corretas as assertivas I e II. 
e) Estão corretas as assertivas I e III. De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta:
Art. 1.286. Mediante recebimento de indenização que atenda, também, à desvalorização da área remanescente, o proprietário é obrigado a tolerar a passagem, através de seu imóvel, de cabos, tubulações e outros condutos subterrâneos de serviços de utilidade pública, em proveito de proprietários vizinhos, quando de outro modo for impossível ou excessivamente onerosa. Parágrafo único. O proprietário prejudicado pode exigir que a instalação seja feita de modo menos gravoso ao prédio onerado, bem como, depois, seja removida, à sua custa, para outro local do imóvel.
14) Assinale a alternativa correta.
A) O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior.
B) O dono ou o possuidor do prédio inferior que recebe as águas que correm do naturalmente do superior não poderá realizar obras que embaracem o seu fluxo. 
C) São proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar, para uso ordinário, a água do poço. 
D) A condição anterior de prédio inferior não pode ser agravada por obras realizadas pelo possuidor do prédio superior. 
E) Todas as alternativas estão corretas.
Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior, não podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porém a condição natural e anterior do prédio inferior não pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prédio superior.
15) Assinale a alternativa correta.
A) No caso de passagem forçada, o direito de vizinhança determina que seu rumo seja obrigatoriamente fixado pelo juiz de direito. 
B) Havendo mais de um imóvel que possa se prestar à passagem, o proprietário poderá escolher qualquer um deles. 
C) O rumo da passagem poderá ser decidido entre as partes, sem a necessidade da intervenção do judiciário. 
Art. 1.285. O dono do prédio que não tiver acesso a via pública, nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo será judicialmente fixado, se necessário.
D) A passagem forçada somente será estipulada nos casos em que o prédio não tiver acesso a via pública nascente. 
E) Estão todas as alternativas corretas.
16) Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa que está correta: 
I - As construções capazes de poluir nascente alheia são proibidas.
II - Os proprietários de nascentes poderão impedir o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores. 
III - O dono do prédio inferior poderá reclamar que se desvie o curso artificial das águas. 
a) As assertivas I e II estão corretas. 
b)As assertivas I e III estão incorretas. 
c) As assertivas II e III estão corretas. 
d) As assertivas I, II e III estão incorretas. 
e) As assertivas I e III estão corretas. 
Art. 1.289. Quando as águas, artificialmente levadas ao prédio superior, ou aí colhidas, correrem dele para o inferior, poderá o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuízo que sofrer.
Art. 1.290. O proprietário de nascente, ou do solo onde caem águas pluviais, satisfeitas as necessidades de seu consumo, não pode impedir, ou desviar o curso natural das águas remanescentes pelos prédios inferiores.
Art. 1.309. São proibidas construções capazes de poluir, ou inutilizar, para uso ordinário, a água do poço, ou nascente alheia, a elas preexistentes.
17) Com relação aos aquedutos, assinale a alternativa que está correta.
A) A construção de canais através de prédios alheios é permitida a todas as pessoas. 
Art. 1.293. É permitido a quem quer que seja, mediante prévia indenização aos proprietários prejudicados, construir canais, através de prédios alheios, para receber as águas a que tenha direito, indispensáveis às primeiras necessidades da vida, e, desde que não cause prejuízo considerável à agricultura e à indústria, bem como para o escoamento de águas supérfluas ou acumuladas, ou a drenagem de terrenos.
B) O aqueduto deverá ser construído as expensas do seu dono e de forma que cause o menor prejuízo aos proprietários dos imóveis vizinhos. 
Art. 1.293. §3º O aqueduto será construído de maneira que cause o menor prejuízo aos proprietários dos imóveis vizinhos, e a expensas do seu dono, a quem incumbem também as despesas de conservação.
C) Aos proprietários dos imóveis vizinhos é permitido o uso das águas do aqueduto para as primeiras necessidades da vida. 
Art. 1.295. O aqueduto não impedirá que os proprietários cerquem os imóveis e construam sobre ele, sem prejuízo para a sua segurança e conservação; os proprietários dos imóveis poderão usar das águas do aqueduto para as primeiras necessidades da vida.
D) É facultado aos proprietários prejudicados exigir que a canalização do aqueduto que atravessa áreas edificadas, pátios, hortas, seja subterrânea. 
Art. 1293. §2º O proprietário prejudicado poderá exigir que seja subterrânea a canalização que atravessa áreas edificadas, pátios, hortas, jardins ou quintais.
E) Todas as alternativas estão corretas. 
18) Indique qual é a alternativa correta.
A) O proprietário do imóvel superior que poluir as águas, que não forem as indispensáveis às necessidades do imóvel inferior, deverá recuperar, ressarcindo o seu vizinho. 
Art. 1.291. O possuidor do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades da vida dos possuidores dos imóveis inferiores; as demais, que poluir, deverá recuperar, ressarcindo os danos que estes sofrerem, se não for possível a recuperação ou o desvio do curso artificial das águas.
B) O proprietário do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades dos possuidores dos imóveis inferiores. 
Art. 1.291. O possuidor do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades da vida dos possuidores dos imóveis inferiores; as demais, que poluir, deverá recuperar, ressarcindo os danos que estes sofrerem, se não for possível a recuperação ou o desvio do curso artificial das águas.
C) Se as águas represadas invadirem prédio alheio o seu proprietário será indenizado, com a dedução do valor referente ao benefício obtido. 
Art. 1.289. Quando as águas, artificialmente levadas ao prédio superior, ou aí colhidas, correrem dele para o inferior, poderá o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuízo que sofrer. Parágrafo único. Da indenização será deduzido o valor do benefício obtido.
D) O proprietário tem direito de represar água em seu prédio. 
Art. 1.292. O proprietário tem direito de construir barragens, açudes, ou outras obras para represamento de água em seu prédio; se as águas represadas invadirem prédio alheio, será o seu proprietário indenizado pelo dano sofrido, deduzido o valor do benefício obtido.
E) Todas as alternativas estão corretas. 
19) Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
I - As sebes vivas, as árvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisório, podem ser cortadas por qualquer um dos proprietários.
II - O confinante pode ser constrangido a proceder a demarcação entre os dois prédios, repartindo-se proporcionalmente as despesas.
III - Os muros e cercas divisórias presumem-se pertencer aos proprietários confinantes.
A) Estão corretas as assertivas I e II. 
B) Estão incorretas as assertivas I e III. 
C) Estão corretas as assertivas II e III. 
D) Estão corretas as assertivas I e III. 
E) Estão incorretas as assertivas I, II e III.
Art. 1.297. §2º As sebes vivas, as árvores, ou plantas quaisquer, que servem de marco divisório, só podem ser cortadas, ou arrancadas, de comum acordo entre proprietários.
Art. 1.297. O proprietário tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.
Art. 1.297. §1º Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisórios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, até prova em contrário, pertencer a ambos os proprietários confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construção e conservação.
20) Complete a lacuna: 
A ação apropriada para resolver as questões referentes aos limites entre prédios é a ação __________. (art. 946, I, do CPC)
A) demolitória 
B) indenizatória 
C) demarcatória 
D) cominatória 
E) declaratória 
21) Com base nas assertivas abaixo, indique a alternativa correta. 
I - Se os limites forem confusos e, não havendo outro meio, se determinarão de conformidade com a posse justa.
II - Se os limites forem confusos e não se achando a posse justa provada, o terreno será dividido por partes iguais.
III - Se os limites forem confusos e não sendo possível a divisão cômoda se adjudicará ao que primeiro reclamou a sua parte.
A) Todas as assertivas estão corretas. 
B) As assertivas I e III estão incorretas 
C) As assertivas II e III estão corretas. 
D) As assertivas I e II estão corretas. 
E) Todas as assertivas estão incorretas. 
Art. 1.298. Sendo confusos, os limites, em falta de outro meio, se determinarão de conformidade com a posse justa; e, não se achando ela provada, o terreno contestado se dividirá por partes iguais entre os prédios, ou, não sendo possível a divisão cômoda, se adjudicará a um deles, mediante indenização ao outro.
22) Conforme preceitua o direito de vizinhança, não é permitido abrir janelas, salvo aquelas cuja visão não incida sobre a linha divisória, bem como as perpendiculares, a menos de: 
A) dois metros do terreno vizinho. 
B) um metro do terreno vizinho. 
C) três metros do terreno vizinho. 
D) setenta e cinco centímetros do terreno vizinho. 
E) um metro e meio do terreno vizinho. 
Art. 1.301. É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.
23) Na zona rural, não será permitido levantar edificações a menos de:
A) um metro do terreno vizinho. 
B) dois metros do terreno vizinho. 
C) três metros do terreno vizinho. 
D) quatro metros do terreno vizinho. 
E) cinco metros do terreno vizinho.
Art. 1.303. Na zona rural, não será permitido levantar edificações a menos de três metros do terreno vizinho.
24) Assinale a alternativa correta.
A) O condômino da parede-meia pode utilizá-la até ao meio da espessura, não pondo em risco a segurança ou a separação dos dois prédios 
Art. 1.306. O condômino da parede-meia pode utilizá-laaté ao meio da espessura, não pondo em risco a segurança ou a separação dos dois prédios, e avisando previamente o outro condômino das obras que ali tenciona fazer; não pode sem consentimento do outro, fazer, na parede-meia, armários, ou obras semelhantes, correspondendo a outras, da mesma natureza, já feitas do lado oposto.
B) O confinante, que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até a meia espessura do terreno contíguo, tendo o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar. 
Art. 1.305. O confinante, que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até meia espessura no terreno contíguo, sem perder por isso o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar, caso em que o primeiro fixará a largura e a profundidade do alicerce.
C) Se a parede divisória pertencer a um dos vizinhos, e não tiver capacidade para ser travejada pelo outro, não poderá este fazer-lhe alicerce ao pé sem prestar caução àquele, pelo risco a que expõe a construção anterior. 
Art. 1.395. Parágrafo único. Se a parede divisória pertencer a um dos vizinhos, e não tiver capacidade para ser travejada pelo outro, não poderá este fazer-lhe alicerce ao pé sem prestar caução àquele, pelo risco a que expõe a construção anterior.
D) O confinante que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até a meia espessura do terreno contíguo. 
Art. 1.305. O confinante, que primeiro construir, pode assentar a parede divisória até meia espessura no terreno contíguo, sem perder por isso o direito a haver meio valor dela se o vizinho a travejar, caso em que o primeiro fixará a largura e a profundidade do alicerce.
E) Todas as alternativas estão corretas. 
25) Qual é o lapso que o proprietário pode exigir que se desfaça janela, sacada, terraço ou goteira sobre o seu prédio:
A) três anos da conclusão da obra. 
B) seis anos da conclusão da obra. 
C) um ano da conclusão da obra. 
D) dois anos da conclusão da obra. 
E) ano e dia da conclusão da obra.
Art. 1.302. O proprietário pode, no lapso de ano e dia após a conclusão da obra, exigir que se desfaça janela, sacada, terraço ou goteira sobre o seu prédio; escoado o prazo, não poderá, por sua vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar, o escoamento das águas da goteira, com prejuízo para o prédio vizinho.
QUESTÕES – DIREITOS REAIS
1) Com relação aos Direitos Reais, regulamentados pelo Código Civil, é incorreto afirmar:  
A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. O possuidor de boa-fé responde pela perda ou deterioração da coisa, inclusive a que não der causa.
O possuidor de boa-fé tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.
Não induzem posse os atos de mera permissão ou tolerância assim como não autorizam a sua aquisição os atos violentos, ou clandestinos, senão depois de cessar a violência ou a clandestinidade. 
2) Por meio de escritura pública devidamente registrada, Pedro concedeu a Rodolfo a propriedade, por prazo determinado, de construção que efetuar em área de seu terreno. 
Essa relação reflete o direito de 
superfície. 
servidão contínua contratual.
uso.
usufruto temporário.
habitação.
QUESTÕES – SERVIDÕES 
1) A servidão aparente, sem título, 
não pode ser adquirida por usucapião.
pode ser adquirida por usucapião, desde que a posse seja exercida pelo prazo de 10 (dez) anos.
pode ser adquirida por usucapião, desde que a posse seja exercida pelo prazo de 5 (cinco) anos.
pode ser adquirida por usucapião, desde que a posse seja exercida pelo prazo de 20 (vinte) anos.
Art. 1.379. O exercício incontestado e contínuo de uma servidão aparente, por dez anos, nos termos do art. 1.242, autoriza o interessado a registrá-la em seu nome no Registro de Imóveis, valendo-lhe como título a sentença que julgar consumado a usucapião. Parágrafo único. Se o possuidor não tiver título, o prazo da usucapião será de vinte anos.
2) Américo e Regina são proprietários de duas fazendas vizinhas. Américo pratica atividade agrícola e necessita adentrar o terreno de Regina para construção de um aqueduto (única forma de garantir irrigação), razão pela qual as partes concordaram em instituir direito real para este fim e o registraram no Cartório de Registro de Imóveis. 
Sobre os direitos de Américo, assinale a resposta correta. 
Trata-se de direito real de servidão, oponível, inclusive, a qualquer comprador do imóvel de Regina. 
Art. 1.378. A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Na hipótese de venda de um dos imóveis, o acordo é extinto de pleno direito.
Obs.: A extinção da servidão pressupõe o cancelamento (art. 1.388) ou uma das hipóteses do art. 1.389. A venda de um dos imóveis não está prevista como hipótese de extinção.
Cuida-se de direito real de uso, pelo que Regina faz jus à remuneração, em razão da utilização de seu terreno. 
O fim da atividade agrícola de Américo, seja por que período for, não importa na extinção do direito acordado.
Obs.: com o fim da atividade agrícola de Américo (finalidade da servidão), pode Regina (proprietária do prédio serviente), pelos meios judiciais, pedir o cancelamento da servidão por perda da utilidade ou, mais tarde, pode pedir o cancelamento em razão do não uso pelo prazo de 10 anos, mediante prova da extinção.
Art. 1.388. O dono do prédio serviente tem direito, pelos meios judiciais, ao cancelamento do registro, embora o dono do prédio dominante lho impugne:
II - quando tiver cessado, para o prédio dominante, a utilidade ou a comodidade, que determinou a constituição da servidão;
Art. 1.389. Também se extingue a servidão, ficando ao dono do prédio serviente a faculdade de fazê-la cancelar, mediante a prova da extinção:
III - pelo não uso, durante dez anos contínuos.
Sobrevindo o falecimento de Regina, o acordo se mantém até seus herdeiros concordarem com o direito. 
Art. 1.386. As servidões prediais são indivisíveis, e subsistem, no caso de divisão dos imóveis, em benefício de cada uma das porções do prédio dominante, e continuam a gravar cada uma das do prédio serviente, salvo se, por natureza, ou destino, só se aplicarem a certa parte de um ou de outro.
3) Situação hipotética: Roberto e Antônia residem em uma pequena propriedade rural no oeste de Pernambuco, e há aproximadamente 40 anos, passam pelo imóvel do atual vizinho de Humberto em uma estrada que dá acesso à sua propriedade, sem qualquer oposição dos proprietários anteriores. Esta estrada é o melhor acesso à via pública, dela tendo ciência Humberto quando adquiriu sua propriedade. Todavia, Humberto impediu o acesso à estrada por seus vizinhos, colocando cadeado com chaves em uma das porteiras, também fazendo buracos no leito da estrada, além de uma cerca de arame farpado. Roberto e Antônia, em virtude da conduta de Humberto, viram-se obrigados a utilizar um caminho por meio de pastagens, onde será construído um mineroduto, o que os impedirá de ter qualquer acesso ao seu imóvel. 
Tendo em vista a situação hipotética narrada, está sendo violado o direito de: 
servidão, que deve ser exercido na plenitude para o qual foi criado enquanto não contestado pelo legítimo proprietário, cujos atos que embaracem a servidão serão considerados legítima defesa da propriedade.
usufruto, não podendo Humberto embaraçá-lo, pois se cuidade legítimo direito de uso. Caso Humberto continue impedindo a correta utilização da estrada, é possível que Roberto e Antônia peçam indenização em caso de prejuízo.
usufruto, que se extinguiu com a chegada de novo proprietário ao terreno vizinho, apenas sendo válido o exercício de tal direito caso Humberto não tivesse adquirido a propriedade. 
servidão de passagem, que é um direito real sobre coisa alheia, instituído para aumentar a comodidade e a utilidade do prédio dominante, não estando condicionado, portanto, à inexistência de saída para a via pública, fonte ou porto.
posse, que se dá quando expressa a vontade dos proprietários, por testamento ou pelo exercício incontestado da posse por mais de 50 anos, que pode levar à usucapião
4) Sobre o direito real de servidão, assinale a alternativa correta. 
A servidão não pode ser removida de um local para outro, por se tratar de direito real relativo ao imóvel. 
Art. 1.384. A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.
Uma das hipóteses de extinção da servidão é pela morte do titular do prédio serviente.
Obs.: A regra é a perpetuidade, as hipóteses de extinção estão previstas no art. 1.387 do CC: desapropriação, renúncia, cessação da utilidade, resgate, confusão, supressão de obras, não uso por 10 anos.
A servidão predial, em regra, é automaticamente dividida em caso de divisão dos imóveis, devendo apenas posteriormente ser levada a registro.
Art. 1.386. As servidões prediais são indivisíveis, e subsistem, no caso de divisão dos imóveis, em benefício de cada uma das porções do prédio dominante, e continuam a gravar cada uma das do prédio serviente, salvo se, por natureza, ou destino, só se aplicarem a certa parte de um ou de outro.
O dono do prédio serviente é obrigado a sofrer a imposição de maior largueza à servidão no caso de necessidade da indústria do prédio dominante, mas tem direito a ser indenizado pelo excesso.
Art. 1.385. §3º Se as necessidades da cultura, ou da indústria, do prédio dominante impuserem à servidão maior largueza, o dono do serviente é obrigado a sofrê-la; mas tem direito a ser indenizado pelo excesso.
Quando constituída para certo fim, pode se ampliar para outro, desde que com o pagamento das despesas e indenização correspondente.
Art. 1.385. §1º - Constituída para certo fim, a servidão não se pode ampliar a outro.
5) Com base na legislação processual e no Código Civil, julgue o seguinte item, acerca de ações possessórias e servidão urbanística.
A servidão predial imposta em razão de servidão administrativa é indivisível e pode subsistir mesmo no caso de divisão do imóvel serviente.
(X) Certo
( ) Errado
6) Extingue-se a servidão 
pelo não uso durante um ano contínuo.
pela reunião dos dois prédios, ainda que o domínio pertença a pessoas diferentes.
pelo abandono do prédio dominante.
quando o dono do prédio serviente resgatar a servidão.
quando ampliada.
7) Sobre o exercício da servidão, é correto afirmar que 
o dono do prédio serviente não poderá embaraçar de modo algum o exercício legítimo da servidão.
Art. 1.383. O dono do prédio serviente não poderá embaraçar de modo algum o exercício legítimo da servidão.
a servidão não pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.
Art. 1.384. A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.
o dono de uma servidão pode fazer todas as obras necessárias à sua conservação e uso, e, se a servidão pertencer a mais de um prédio, serão as despesas suportada apenas pelo beneficiário da servidão.
Art. 1.380. O dono de uma servidão pode fazer todas as obras necessárias à sua conservação e uso, e, se a servidão pertencer a mais de um prédio, serão as despesas rateadas entre os respectivos donos.
as servidões prediais são divisíveis e subsistem, no caso de divisão dos imóveis, em benefício de cada uma das porções do prédio dominante, e continuam a gravar cada uma das partes do prédio serviente, salvo se, por natureza ou destino, só se aplicarem a certa parte de um ou de outro.
Art. 1.386. As servidões prediais são indivisíveis, e subsistem, no caso de divisão dos imóveis, em benefício de cada uma das porções do prédio dominante, e continuam a gravar cada uma das do prédio serviente, salvo se, por natureza, ou destino, só se aplicarem a certa parte de um ou de outro.
quando a obrigação de passagem incumbir ao dono do prédio serviente, este não se exonerará abandonando, total ou parcialmente, a propriedade ao dono do dominante.
Art. 1.382. Quando a obrigação incumbir ao dono do prédio serviente, este poderá exonerar-se, abandonando, total ou parcialmente, a propriedade ao dono do dominante.
8) Uma servidão de passagem instituída em favor de imóvel encravado  
será extinta se passar a existir acesso à via pública, podendo a extinção ser efetivada diretamente no Registro Imobiliário, sem intervenção judicial. 
não se extingue pelo não uso. 
não será extinta tão só pelo surgimento de acesso à via pública. 
extingue-se pelo não uso, durante o prazo de 5 (cinco) anos contínuos. 
QUESTÕES - SUPERFÍCIE
1) Por meio do direito de superfície, o proprietário pode conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado, mediante escritura pública, devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis.
Sobre o instituto, é correto afirmar que:
2) O proprietário de um imóvel onde foi edificado um galpão comercial de grandes dimensões precisa otimizar as receitas decorrentes
3) Nessa situação hipotética, de acordo com o que dispõe o Código Civil
A) em caso de falecimento de Pedro
4) Mário, rico fazendeiro, é proprietário de diversos terrenos em uma cidade do interior de São Paulo
5) A respeito do direito de superfície e seu reconhecimento, assinale a alternativa correta.
6) Assinale a alternativa correta acerca do direito de superfície no Còdigo Civil.
O proprietário pode conceder a outrem o direito de construir em seu terreno
7) Sobre o direito de superfície, aponte a alternativa correta.
A concessão do direito de superfície não poderá ser onerosa.

Mais conteúdos dessa disciplina