Logo Passei Direto
Buscar

Prova 6°semestre unimes

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Podemos afirmar que avaliar não é um procedimento simples, pois contempla exigências a serem consideradas portanto é correto afirmar que fazem parte dessas exigências:
Assinale a alternativa correta:
I- O processo avaliativo é concluso não é ético nem politico apresentar-se de modo rígido e não provocar mudanças
II- possuir sentidos valores, afirmar interesses, provocar mudanças transformar
III- possuir uma profunda dimensão politica interessar a muita gente ser politica e ética em um processo incluso e preliminar
IV- contemplar muitos significados apresentar se de muitos modos cumprir distintas finalidades e ocultar significados
a) somente a afirmacoes I e III estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) somente as afirmações II, III e IV estão corretas
d) somente a afirmação II está correta.

Verifica-se que no ato de avaliar a professora Rosana em aulas, tem o hábito de observar seus alunos como procedimento em sua práxis educacional. Pode se julgar como um fator importante essa atitude, no entanto para que a mesma ação apresente eficácia se faz necessário:
Assinale a alternativa correta:
I- Ignorar os fatos observados
II- Documentar
III- Registrar o que foi observado
IV- Intervir
a) somente as afirmações II, III e IV estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) somente as afirmações I e IV estão corretas
d) somente a afirmação III está correta

O ato de avaliar abarca diversos significados e objetivos, no entanto quando relacionamos a modalidade de Ensino a Distância (EAD) verifica-se um importante papel que perpassa essa ação pedagógica sendo correto afirmar:
Assinale a alternativa correta:
I- Na modalidade EaD a avaliação não funciona como um estimulo ao aluno a sua aprendizagem e ao seu sucesso, pois não favorece a autoconfiança, já que ele é informado durante todo o tempo sobre o seu progresso.
II- A avaliação desempenha funções que a legitimam e tornam indispensável no processo educativo.
III- Na EaD a avaliação funciona como um estimulo ao aluno, á sua aprendizagem e ao seu sucesso, pois favorece a autoconfiança.
a) somente as afirmações I e II estão corretas
b) Todas as afirmações estão corretas
c) Somente a afirmação III está correta
d) Somente as afirmações II e III estão corretas

O estado de São Paulo desenvolveu diversas formas de avaliação, apresentando objetivo específicos para finalidades distintas. A Secretaria de Educação de São Paulo define como um dos programas da politica educacional o sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), tendo com seu principal objetivo:
Assinale a alternativa correta:
a) Construir bases para uma cultura de controle e punição dos alunos e professores das escolas que não alcançarem as metas definidas por esses programas.
b) As bases para a construção de uma cultura avaliativa, cujos dados obtidos se coloquem, antes de tudo como ferramentas importantes para se repensar a prática pedagógica e orientar as politicas na área educacional.
c) Constatar falhas nas escolas que não alcançarem as metas, promovendo posteriormente capacitação permanente para os docentes das instituições.
d) Objetiva utilizar os dados obtidos como ferramenta para classificar as escolas em termos de rendimento.

O sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB) foi instituído em 1990 e é composto por um conjunto de avaliação externa em larga escala de acordo com os documentos oficiais apresentados em suas características específicas alguns pontos relevantes.
Assinale a alternativa correta referente as especificidades do SAEB:
I- O SAEB tem como foco central a avaliação do rendimento global das escolas da rede Estadual utiliza como instrumento principal testes de múltiplas escolha sendo aplicada anualmente.
II- O SAEB tem como central a avaliação do rendimento dos alunos realizados ainda levantamento de outros dados.
III- É aplicado a cada dois anos, por meio de amostragem que abrange todas as escolas do ensino brasileiro e parte dos alunos dessas escolas.
IV- Tem como principal instrumento o teste de rendimento dos diferentes saberes que compõem a base nacional comum do currículo do ensino.
a) Somente as afirmações II, III e IV estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) todas as afirmações estão corretas
d) somente as afirmações I, II e III estão corretas

Gestão administrativa centralizadora, ocupa praticamente todo o tempo de trabalho dos diretores de escola, em prejuízo da gestão pedagógica. Tarefas como verificar diariamente a merenda escolar, ou os serviços de limpeza, ocupam a maior parte do tempo dos diretores de escola. Quais características precisam ser mais valorizadas para que gestores escolares migrem de um princípio tradicional de gestão para um modelo mais participativo?
Assinale a alternativa correta:
a) Descentralização e relações produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns.
b) Autonomia das escolas e controle direto da comunidade educativa.
c) Relação de vigilância entre direção e membros da equipe escolar.
d) O processo de tomada de decisões deve basear-se em situações observadas diretamente.

A palavra autonomia vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se de auto-realizar-se de autos(si mesmo) e nomos (lei) Autonomia significa a autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Diante disso assinale a alternativa correta:
a) A autonomia está condicionada pelas circunstâncias, e portanto, a autonomia independe dos contextos.
b) O tema da autonomia é recente em educação, pois não é absoluto.
c) O tema da autonomia escolar já foi tratado por pensadores como Comenius, Rousseau e Dewey, em diferentes perspectivas.
d) A escola autônoma tem independência em relação à sociedade e ao Estado.

Ao se tentar definir a função do coordenador pedagógico, corre-se ainda o risco de se cristalizar a hierarquia de funções sempre presentes nas escolas: diretor – coordenador – professor - aluno. Por não haver tradição ou modelos que configurem essa função, corre-se o risco de encontrá-la pulverizada, sem territorialidade.
Assinale a alternativa correta:
I- Na medição das discussões e enfrentamentos reside a ação do coordenador pedagógico, pois a ele compete primordialmente, uma função articuladora.
II- As historias de sucesso das escolas via de regra não tem nada a ver com as questões pedagógicas.
III- Um diretor autoritário exerce uma pressão positiva sobre o trabalho de professores e alunos.
IV- Deve haver uma rígida hierarquia diretor-coordenador-professor-aluno, pois se esses segmentos se aproximarem, os três primeiros perdem a autoridade.
a- apenas a I
b- apenas a II
c- apenas a III
d- apenas a IV

Observe a charge que segue: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?? A atitude da professora desfavorece especialmente o descumprimento de qual objetivo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa correta:
A) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
B) Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
C) Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
D) Questionar a realidade formulando – se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Cruzando dados das atas dos conselhos de classe e/ou série, com o exame dos diários da classe, é possível descobrir como os professores atribuem notas, conceitos ou menções para seus alunos.
Assinale a alternativa correta:
a- conselho de classe
b- equipe gestora
c- avaliação
d- trabalho coletivo.

Segundo a definição do Instituto Paulo Freire "o plano escolar é a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser traduzida num documento que registre o que a mesma pensa fazer, como fazer, quando fazer com que e com quem fazer."
Dessa forma definindo suas finalidades e objetivos estabelecendo rumos e o horizonte de ser realizado coletivamente.
a) Apresentar-se como um documento sofisticado mas sem nenhuma relação com a escola.
b) Apresentar-se como um plano simples, elaborado com linguagem acessíveis para que possa ser executado atendendo a diversidade dos componentes das escolas.
c) Manter relação e diálogo com o previsto pedagógico da escola.
d) Prever prazos para cumprimento das metas estabelecidas.

O planejamento Educacional de responsabilidade do Estado é o mais amplo, geral e abrangente. Tem a duração de 10 anos e prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema Educacional. Determina as diretrizes da politica nacional de educação.
Este conceito em âmbito nacional é aplicado no Brasil com:
a) as normas gerais de funcionamento de ensino
b) o plano Nacional de Educação
c) os Planos Estaduais de Educação
d) os Planos Minicípais de educação

Em 1990 o Brasil participou da Conferência de Educação para todos, realizada em Jomtien, na Tailândia. As posições consensuais dessa conferência foram sintetizadas na 'Declaração Mundial de Educação para todos' que estabelecia como meta principal a universalização do acesso à educação básica para todas as crianças, jovens e adultos dos países signatários, assegurando-se a equidade na distribuição dos recursos e um padrão mínimo de qualidade.
Aponte a alternativa que contém todos os itens corretos em relação à afirmativa.
1- os ideais de autonomia na escola
2- os princípios da descentralização no gerenciamento de recursos
3- a participação da comunidade nas decisões da escola
4- a importância da educação básica com finalidade própria
a) 1,2,3 e 4
b) 2, 3 e 4
c) 1, 2 e 3
d) 1, 2 e 4

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Podemos afirmar que avaliar não é um procedimento simples, pois contempla exigências a serem consideradas portanto é correto afirmar que fazem parte dessas exigências:
Assinale a alternativa correta:
I- O processo avaliativo é concluso não é ético nem politico apresentar-se de modo rígido e não provocar mudanças
II- possuir sentidos valores, afirmar interesses, provocar mudanças transformar
III- possuir uma profunda dimensão politica interessar a muita gente ser politica e ética em um processo incluso e preliminar
IV- contemplar muitos significados apresentar se de muitos modos cumprir distintas finalidades e ocultar significados
a) somente a afirmacoes I e III estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) somente as afirmações II, III e IV estão corretas
d) somente a afirmação II está correta.

Verifica-se que no ato de avaliar a professora Rosana em aulas, tem o hábito de observar seus alunos como procedimento em sua práxis educacional. Pode se julgar como um fator importante essa atitude, no entanto para que a mesma ação apresente eficácia se faz necessário:
Assinale a alternativa correta:
I- Ignorar os fatos observados
II- Documentar
III- Registrar o que foi observado
IV- Intervir
a) somente as afirmações II, III e IV estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) somente as afirmações I e IV estão corretas
d) somente a afirmação III está correta

O ato de avaliar abarca diversos significados e objetivos, no entanto quando relacionamos a modalidade de Ensino a Distância (EAD) verifica-se um importante papel que perpassa essa ação pedagógica sendo correto afirmar:
Assinale a alternativa correta:
I- Na modalidade EaD a avaliação não funciona como um estimulo ao aluno a sua aprendizagem e ao seu sucesso, pois não favorece a autoconfiança, já que ele é informado durante todo o tempo sobre o seu progresso.
II- A avaliação desempenha funções que a legitimam e tornam indispensável no processo educativo.
III- Na EaD a avaliação funciona como um estimulo ao aluno, á sua aprendizagem e ao seu sucesso, pois favorece a autoconfiança.
a) somente as afirmações I e II estão corretas
b) Todas as afirmações estão corretas
c) Somente a afirmação III está correta
d) Somente as afirmações II e III estão corretas

O estado de São Paulo desenvolveu diversas formas de avaliação, apresentando objetivo específicos para finalidades distintas. A Secretaria de Educação de São Paulo define como um dos programas da politica educacional o sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), tendo com seu principal objetivo:
Assinale a alternativa correta:
a) Construir bases para uma cultura de controle e punição dos alunos e professores das escolas que não alcançarem as metas definidas por esses programas.
b) As bases para a construção de uma cultura avaliativa, cujos dados obtidos se coloquem, antes de tudo como ferramentas importantes para se repensar a prática pedagógica e orientar as politicas na área educacional.
c) Constatar falhas nas escolas que não alcançarem as metas, promovendo posteriormente capacitação permanente para os docentes das instituições.
d) Objetiva utilizar os dados obtidos como ferramenta para classificar as escolas em termos de rendimento.

O sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB) foi instituído em 1990 e é composto por um conjunto de avaliação externa em larga escala de acordo com os documentos oficiais apresentados em suas características específicas alguns pontos relevantes.
Assinale a alternativa correta referente as especificidades do SAEB:
I- O SAEB tem como foco central a avaliação do rendimento global das escolas da rede Estadual utiliza como instrumento principal testes de múltiplas escolha sendo aplicada anualmente.
II- O SAEB tem como central a avaliação do rendimento dos alunos realizados ainda levantamento de outros dados.
III- É aplicado a cada dois anos, por meio de amostragem que abrange todas as escolas do ensino brasileiro e parte dos alunos dessas escolas.
IV- Tem como principal instrumento o teste de rendimento dos diferentes saberes que compõem a base nacional comum do currículo do ensino.
a) Somente as afirmações II, III e IV estão corretas
b) somente as afirmações I e II estão corretas
c) todas as afirmações estão corretas
d) somente as afirmações I, II e III estão corretas

Gestão administrativa centralizadora, ocupa praticamente todo o tempo de trabalho dos diretores de escola, em prejuízo da gestão pedagógica. Tarefas como verificar diariamente a merenda escolar, ou os serviços de limpeza, ocupam a maior parte do tempo dos diretores de escola. Quais características precisam ser mais valorizadas para que gestores escolares migrem de um princípio tradicional de gestão para um modelo mais participativo?
Assinale a alternativa correta:
a) Descentralização e relações produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns.
b) Autonomia das escolas e controle direto da comunidade educativa.
c) Relação de vigilância entre direção e membros da equipe escolar.
d) O processo de tomada de decisões deve basear-se em situações observadas diretamente.

A palavra autonomia vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se de auto-realizar-se de autos(si mesmo) e nomos (lei) Autonomia significa a autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Diante disso assinale a alternativa correta:
a) A autonomia está condicionada pelas circunstâncias, e portanto, a autonomia independe dos contextos.
b) O tema da autonomia é recente em educação, pois não é absoluto.
c) O tema da autonomia escolar já foi tratado por pensadores como Comenius, Rousseau e Dewey, em diferentes perspectivas.
d) A escola autônoma tem independência em relação à sociedade e ao Estado.

Ao se tentar definir a função do coordenador pedagógico, corre-se ainda o risco de se cristalizar a hierarquia de funções sempre presentes nas escolas: diretor – coordenador – professor - aluno. Por não haver tradição ou modelos que configurem essa função, corre-se o risco de encontrá-la pulverizada, sem territorialidade.
Assinale a alternativa correta:
I- Na medição das discussões e enfrentamentos reside a ação do coordenador pedagógico, pois a ele compete primordialmente, uma função articuladora.
II- As historias de sucesso das escolas via de regra não tem nada a ver com as questões pedagógicas.
III- Um diretor autoritário exerce uma pressão positiva sobre o trabalho de professores e alunos.
IV- Deve haver uma rígida hierarquia diretor-coordenador-professor-aluno, pois se esses segmentos se aproximarem, os três primeiros perdem a autoridade.
a- apenas a I
b- apenas a II
c- apenas a III
d- apenas a IV

Observe a charge que segue: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?? A atitude da professora desfavorece especialmente o descumprimento de qual objetivo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa correta:
A) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva.
B) Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
C) Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
D) Questionar a realidade formulando – se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Cruzando dados das atas dos conselhos de classe e/ou série, com o exame dos diários da classe, é possível descobrir como os professores atribuem notas, conceitos ou menções para seus alunos.
Assinale a alternativa correta:
a- conselho de classe
b- equipe gestora
c- avaliação
d- trabalho coletivo.

Segundo a definição do Instituto Paulo Freire "o plano escolar é a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser traduzida num documento que registre o que a mesma pensa fazer, como fazer, quando fazer com que e com quem fazer."
Dessa forma definindo suas finalidades e objetivos estabelecendo rumos e o horizonte de ser realizado coletivamente.
a) Apresentar-se como um documento sofisticado mas sem nenhuma relação com a escola.
b) Apresentar-se como um plano simples, elaborado com linguagem acessíveis para que possa ser executado atendendo a diversidade dos componentes das escolas.
c) Manter relação e diálogo com o previsto pedagógico da escola.
d) Prever prazos para cumprimento das metas estabelecidas.

O planejamento Educacional de responsabilidade do Estado é o mais amplo, geral e abrangente. Tem a duração de 10 anos e prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema Educacional. Determina as diretrizes da politica nacional de educação.
Este conceito em âmbito nacional é aplicado no Brasil com:
a) as normas gerais de funcionamento de ensino
b) o plano Nacional de Educação
c) os Planos Estaduais de Educação
d) os Planos Minicípais de educação

Em 1990 o Brasil participou da Conferência de Educação para todos, realizada em Jomtien, na Tailândia. As posições consensuais dessa conferência foram sintetizadas na 'Declaração Mundial de Educação para todos' que estabelecia como meta principal a universalização do acesso à educação básica para todas as crianças, jovens e adultos dos países signatários, assegurando-se a equidade na distribuição dos recursos e um padrão mínimo de qualidade.
Aponte a alternativa que contém todos os itens corretos em relação à afirmativa.
1- os ideais de autonomia na escola
2- os princípios da descentralização no gerenciamento de recursos
3- a participação da comunidade nas decisões da escola
4- a importância da educação básica com finalidade própria
a) 1,2,3 e 4
b) 2, 3 e 4
c) 1, 2 e 3
d) 1, 2 e 4

Prévia do material em texto

DISCIPLINA EDUCACIONAL E PRÁTICA
1_Podemos afirmar que avaliar não é um procedimento simples, pois contempla exigências a serem consideradas portanto é correto afirmar que fazem parte dessas exigências:
I- O processo avaliativo é concluso não é ético nem politico apresentar-se de modo rígido e não provocar mudanças
II-possuir sentidos valores, afirmar interesses ,provocar mudanças transformar
III-possuir uma profunda dimensão politica interessar a muita gente ser politica e ética em um processo incluso e preliminar
IV-contemplar muitos significados apresentar se de muitos modos cumprir distintas finalidades e ocultar significados
Assinale a alternativa correta:
a) somente a afirmações I e III estão corretas 
b)somente as afirmações I e II estão corretas 
c)somente as afirmações II ,III e IV estão corretas 
d)somente a afirmação II está correta.
2_Verifica-se que no ato de avaliar a professora Rosana em aulas,tem o hábito de observar seus alunos como procedimento em sua práxis educacional. Pode se julgar como um fator importante essa atitude, no entanto para que a mesma ação apresente eficácia se faz necessário:
I- Ignorar os fatos observados
II- Documentar
III- Registrar o que foi observado
IV- Intervir 
a)somente as afirmações II, III e IV estão corretas 
b)somente as afirmações I e II estão corretas
c)somente as afirmações I e IV estão corretas 
d)somente a afirmação III está correta
3_ O ato de avaliar abarca diversos significados e objetivos,no entanto quando relacionamos a modalidade de Ensino a Distância (EAD)verifica-se um importante papel que perpassa essa ação pedagógica sendo correto afirmar :
I- Na modalidade EaD a avaliação não funciona como um estimulo ao aluno a sua aprendizagem e ao seu sucesso , pois não favorece a autoconfiança , já que ele é informado durante todo o tempo sobre o seu progresso. Essa informação constante não acontece somente nos momentos formais de avaliação (atividades de avaliação ,prova observação da prática pedagógica)Quando o material didático utilizado na EaD e bem elaborado de acordo com as características que lhe são próprias ele não possibilita ao aluno uma avaliação constante de se progresso e de suas dificuldades, dando-lhe ensejo de continuar e / ou indicativos da necessidade de buscar orientar complementar, seja do sistema de tutora ou de outro sistema de apoio que esteja disponível
II-A avaliação desempenha funções que a legitimam e tornam indispensável no processo educativo. Sua função mais evidente e reconhecida é a pedagógica que visa , principalmente, a verificação da aprendizagem dos alunos , a identificação de suas necessidade e á melhoria (regulação)do processo de ensino aprendizagem. Essa função se competências curriculares enunciadas em uma proposto pedagógica .Na função pedagógica temos a explicitação do conceito de avaliação subjacente a essa proposta .(AZZI.20006).
III- Na EaD a avaliação funciona como um estimulo ao aluno , á sua aprendizagem e ao seu sucesso, pois favorece a autoconfiança, já que ele é informado durante todo o tempo sobre o seu processo. Essa informação constante não acontece somente nos momentos formais de avaliação(atividades avaliativas, provas, observação da prática pedagógica ) Quando o material didático utilizado na EaD é bem elaborado de acordo com as características que lhe são próprias ,ele possibilita ao aluno uma avaliação constante de seu progresso s de suas dificuldades, dando-lhe ensejo de continuar e /ou indicativos da necessidade de buscar orientação complementar seja do sistema de tutoria ou de outro sistema de apoio que esteja disponível(AZZI2006).
AZZI,S. Avaliação escolar :desafio da educação .Biblioteca Virtual-Temas Educacionais 2006. 
a) somente as afirmações I e II estão corretas 
b)Todas as afirmação estão corretas 
c)Somente a afirmação III está correta
d) Somente as afirmações II e III estão corretas
4_O estado de São Paulo desenvolveu diversas formas de avaliação , apresentando objetivo específicos para finalidades distintas .A Secretaria de Educação de São Paulo define como um dos programas da politica educacional o sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) , tendo com seu principal objetivo:
Assinale a alternativa correta:
a) Construir bases para uma cultura de controle e punição dos alunos e professores das escolas que não alcançarem as metas definidas por esses programas.
b) As bases para a construção de uma cultura avaliativa.cujos dados obtidos se coloquem ,antes de tudo como ferramentas importantes para se repensar a prática pedagógica e orientar as politicas na área educacional"(São Paulo,1997.p.03) 
c) Constatar falhas nas escolas que não alcançarem as metas ,promovendo posteriomente capacitação permanente para os docentes das instituições .
d) Objetiva utilizar os dados obtidos como ferramenta para classificar as escolas em termos de rendimento.
5_O sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB) foi instituído em 1990 e é composto por um conjunto de avaliação externa em larga escala de acordo com os documentos oficial apresentado em suas características especificas alguns pontos relevantes.
Assinale a alternativa correta referente as especificidades do SAEB:
I-O SAEB tem como foco central a avaliação do rendimento global das escolas da rede Estadual utiliza como instrumento principal testes de múltiplas escolha sendo aplicada anualmente
II-O SAEB tem como central a avaliação do rendimento dos alunos realizados ainda levantamento de outros dados .
III-É aplicado a cada dois anos ,por meio de amostragem que abrange todas as escolas do ensino brasileiro e parte dos alunos dessas escolas.
IV-Tem como principal instrumento o teste de rendimento dos diferentes saberes que compõem a base nacional comum do currículo do ensino
a)Somente as afirmações II ,III e IV estão corretas
b)somente as afirmações I ,e II estão corretas 
c)todas as afirmações estão corretas
d)somente as afirmações I ,II e III estão corretas
GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS E PRÁTICAS
1_O curso de gestão dos Espaços Educativos e Prática inicia propondo reflexão sobre a função social da escola na contemporaneidade. Diante disso,assinale a alternativa correta:
a)a escola deve ser um espaço de criação divulgando de cultura,espaço publico de vivência de cidadania para proporcionar a construção de diferentes saberes,o que corresponde ao modelo tradicional de escola
b)o modelo neoliberal é a proposta de um Estado minimo enxuto gerenciado e determinador das politicas sociais e econômicas não influenciam as dinâmicas educacionais
c)o Estado transfere cada vez mais responsabilidades para a sociedade civil,como ONGNS fundação institutos, dentre outras em parcerias com o Estados em substituição ao seu papel.
d)As entidades da sociedade civil desenvolvem projetos educativos de educação não apenas portanto, não há transferência de responsabilidade por parte do Estado.
2_Sobre os termos gestão é administração é correto afirmar :
I-os termos gestão da educação é administração da educação são utilizados na literatura educacional sempre como sinônimos pois representam a mesma atividade
II-algumas vezes gestão é apresentada como processo dentro da ação administrativa
III-a educação e sua gestão se constituem num processo pedagógico permanente, transformados da realidade das instituições educacionais
IV-o termo administração escolar era mais utilizado no contexto do sistema hierárquico burocratizando e centralizado que moldavam com predominância as práticas da sistema educacional
a)apenas I,II e II estão corretas
b)apenas II ,III e IV estão corretas
c)apenas I e III estão corretas 
d) I ,II, III e IV estão corretas
3_ " mesmo que não percebamos nossa práxis .como educadores,é para a libertação dos seres humanos sua humanização ou para a domesticação sua dominação ( Feire 1998) este pensamento de Paulo Freire se aplica aos princípios da gestão democrática. selecione entre as alternativa abaixo, aquelaque melhor explica a afirmação de Freire.
a)o trecho diz respeito á necessidade de educarmos a todos as pessoas
b)o trecho diz respeito á existência do oprimidos
c)o trecho diz respeito á gestão da sala de aula
d) o trecho diz respeito á neutralidade, algo que não existe em educação
_____________________________________________________________________
4_Gestão administrativa centralizadora, ocupa praticamente todo o tempo de trabalho dos diretores de escola, em prejuízo da gestão pedagógica. Tarefas como verificar diariamente a merenda escolar, ou os serviços de limpeza, ocupam a maior parte do tempo dos diretores de escola. Quais características precisam ser mais valorizadas para que gestores escolares migrem de um princípio tradicional de gestão para um modelo mais participativo?
a) Descentralização e relações produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns.
b) Autonomia das escolas e controle direto da comunidade educativa.
c) Relação de vigilância entre direção e membros da equipe escolar.
d) O processo de tomada de decisões deve basear-se em situações observadas diretamente.
_____________________________________________________________________
5_ A palavra autonomia vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se de auto-realizar-se de autos(si mesmo) e nomos (lei)Autonomia significa a autoconstrução, autogoverno.A escola autônoma seria aquela que se autogoverna.Mas não existe uma autonomia absoluta .Diante disso assinale a alternativa correta:
a)A autonomia está condicionada pelas circunstância ,e portanto, a autonomia independe dos contextos,
b) O tema ade autonomia é recente em educação, pois não é absoluto.
c) O tema da autonomia escolar já foi tratada por pensadores como Comenius, Rousseau e Dewey,em diferentes perspectivas.
d) A escola autônoma tem independência em relação á sociedade e ao Estado
_____________________________________________________________________
COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PRÁTICA
1_Ao se tentar definir a função do coordenador pedagógico, corre-se ainda o risco de se cristalizar a hierarquia de funções sempre presentes nas escolas: diretor – coordenador – professor - aluno. Por não haver tradição ou modelos que configurem essa função, corre-se o risco de encontrá-la pulverizada, sem territorialidade. Se nos ativermos às histórias de sucesso relatadas nas escolas, perceberemos que sempre são comunicados seus produtos finais. O árduo percurso para que as conquistas fossem atingidas, através de longas discussões e enfrentamentos, é sempre omitido.
Analise as alternativas:
I- Na medição das discussões e enfrentamentos reside a ação do coordenador pedagógico, pois a ele compete primordialmente, uma função articuladora.
II-As historias de sucesso das escolas via de regra não tem nada a ver com as questões pedagógicas.
III-Um diretor autoritário exerce uma pressão positiva sobre o trabalho de professores e alunos.
IV4 Deve haver uma rígida hierarquia diretor-coordenador-professor-aluno, pois se esses segmentos se aproximarem, os três primeiros perdem a autoridade. Assinale a alternativa correta.
a- apenas a I
b- apenas a II 
c- apenas a III
d- apenas a IV
_____________________________________________________________________
2_Observe a charge que segue: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA??
 
 A atitude da professora desfavorece especialmente o descumprimento de qual objetivo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (assinale a alternativa correta) 
A)Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva; 
 B)Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; 
C) Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
D) Questionar a realidade formulando – se problemas e tradando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
3_Leia com atenção o fragmento de texto que segue: 
A compreensão do papel do PPP na escola e do conceito de gestão democrática que baliza seu desempenho tem sido influenciada de forma significativa pelas politicas publicas, tanto nacionais quanto internacionais. O que se espera da escola hoje é uma educação de qualidade, tendo como sustentáculos o projeto político-pedagógico e a gestão democrática. Projeto político-pedagógico da escola e gestão democrática trazem internacionalmente em seus termos a articulação e o significado postulados para a construção dos marcos da educação de qualidade.
4_Cruzando dados das atas dos conselhos de classe e/ou série, com o exame dos diários da classe, é possível descobrir como os professores atribuem notas, conceitos ou menções para seus alunos. Pode-se concluir que muitos improvisam uma correspondência numérica entre os conceitos e as menções, adotando a média aritmética como a tradução do aproveitamento dos alunos desconsiderando que os avanços do aluno devem preponderar sobre as dificuldades, também é possível verificar o que o professor faz apos uma avaliação em que os alunos não se saíram bem. É possível perceber se retomou o conteúdo. Utilizando nova metodologia, ou prosseguiu com a matéria, como se todos tivessem dominado aquele conteúdo. O exame desses registros remete a necessidades de se discutir ( assinale a alternativa correta)
a- conselho de classe
b- equipe gestora
c- avaliação 
d- trabalho coletivo.
Zé Aqui está a letra C, mas na net houve dúvidas. Melhor a gente avaliar direito.
5_Um dos problemas que afligem as escolas públicas do centros urbanos ultimamente é a falta de professores . Trata se de um problema essencialmente administrativo, com sérios reflexos nas questões pedagógicas . Investigar as causas destes problemas pode ser uma prioridade quando se realiza a avaliação institucional. Observe as alternativas que seguem:
Muitos professores deixam de comparecer a escola por não perceberem a importância de seu trabalho na construção coletiva da formação dos alunos. Ou simplesmente por não se sentirem acolhidos naquela escola. 
 Para acolherem os professores é preciso receber com naturalidade suas dificuldades,entendendo que elas sempre são procedentes mesmo que estejam fora do alcance da escola resolvê-la . Dificuldades de ordem pessoal por exemplo. 
Toda classe de professores é constituída de pessoas que não se deram bem em outras profissões ou que não se sentiram bem para abraçar outras carreiras,assim sendo, dificilmente se enquadrarão no trabalho da escola.
 Hoje,acredita se que o processo educativo requer práticas tecnicistas longe do alcance da maioria dos docentes. Ao se tentar contornar o problema da falta dos professores é preciso considerar o que consta em: Assinale a alternativa correta. 
A) 1
B) 1 e 2 
C) 1,2 e 3 
D)1,2,3 E 4.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PRÁTICA
1_A elaboração do planejamento escolar aponta para a realização de etapas a fim de que mesmo esteja direcionado ás necessidade diagnosticadas e perspectivas de realização de ações de melhor qualidade. Dessa forma,o processo de planejamento deve permitir:
1-Refletir sobre o trabalho realizado no ano anterior na escola.
2-Analisar dados do processo ensino e aprendizagem
3-Desviar os objetivos previstos dos conteúdos planejados
4-Prever as etapas do processo ensino e aprendizagem.
5-Debater coletivamente o conhecimento das ações desenvolvidas.
Assinale a alternativa que indica os itens corretos dentre os apontados acima:
a)1,2,3 e 4
b)2,3,4 e 5
c)1,2,4 e 5
d)1, 2,3 e 5
2_Em uma determinada escola a maioria dos alunos vinhamobtendo baixo rendimento. Em consequência a sua equipe decidiu rever o projeto politico pedagógico da unidade escolar.Com vistas a esse fim,quais das ações descritas nas alternativas abaixo se enquadram na perspectiva de gestão democrática :
a)Reconstrução do projeto pedagógico pelo trio gestor(diretor, vice e coordenador)e legitimação pelo conselho Escolar
b)Reorganização do processo de recuperação de aprendizagem pela coordenadora pedagógica e aprovação pelo diretor da escola
c)Definição de sequências didáticas pelo setor pedagógico da secretaria de Educação
d) Avaliação das metas e intenções e com a participação da comunidade escolar, reelaboração do projeto politico pedagógico da escola 
3_Segundo a definição do Instituto Paulo Freire "o plano escolar é a apresentação sistemática e justificada do que a escola pretende realizar e que deve ser traduzida num documento que registre o que a mesma pensa fazer, como fazer, quando fazer com que e com quem fazer. Dessa forma definindo suas finalidades e objetivos estabelecendo rumos e o horizonte de ser realizado coletivamente."
A partir dessa apresentação é correto afirmar que uma das maiores deficiências que um plano Escolar pode ter -e:
a) Apresentar-se como um documento sofisticado mas sem nenhuma relação com a escola,
b)Apresentar se como um plano simples, elaborado com linguagem acessíveis para que possa ser executado atendendo a diversidade dos componentes das escolas
c)Manter relação e diálogo com o previsto pedagógico da escola
d)Prever prazos para cumprimento das metas estabelecidas
4_O planejamento Educacional de responsabilidade do Estado é o mais amplo ,geral e abrangente.
Tem a duração de 10 anos e prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema Educacional .Determina as diretrizes da politica nacional de educação
Este conceito em âmbito nacional é aplicado no Brasil com:
a)as normas gerais de funcionamento de ensino
b)o plano Nacional de Educação
c)os Planos Estaduais de Educação
d)os Planos Minicípais de educação
5_Em 1990 o Brasil participou da Conferência de Educação para todos, realizada em Jomtien,na Tailândia .As posições consensuais dessa conferência foram sintetizadas na "Declaração Mundial de Educação para todos "que estabelecia como menta principal a universalização do acesso á educação básica para todas as crianças, jovens e adultos dos países signatários, assegurando-se a equidade na distribuição dos recursos e um padrão mínimo de qualidade. Medidas como a criação do fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF),hoje Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB),através de Emenda Constitucional em dezembro de 1996,estão em consonância com a Declaração .
Além disso há algumas NOÇÕES E CONCEITOS PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO NA LDB E NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,QUE DEVEM ORIENTAR O PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES E DAS ESCOLAS E , SÃO REFLEXOS de tendências internacionais como:
1-os ideais de autonomia na escola
2-os princípios da descentralização no gerenciamento de recursos
3-a participação da comunidade nas decisões da escola
4-aimportância da educação básica com finalidade própria
Aponte a alternativa que contém todos os itens corretos em relação á afirmativa.
a)1,2,3 e 4
b)2 3 e 4
c)1, 2 e 3 
d)1, 2 e 4

Mais conteúdos dessa disciplina