Prévia do material em texto
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA CAMPUS I
Data:
Curso: ENFERMAGEM
Disciplina: Farmacologia I
Professor:
Bimestre: I
Turma:
Aluno (a):
CPD:
Nota:
Rubrica do Professor:
FARMACOLOGIA BÁSICA
(Exercício proposto)
01) Defina farmacologia e descreva sobre a origem da palavra:
Farmacologia, é a ciência que estuda a origem, as ações e as propriedades das substâncias químicas sobre organismos vivos. De origem grega derivado de fármacon.
02) Conceitue janela terapêutica:
Faixa entre a dose mínima eficaz e máxima permitida.
03) Dê as seguintes definições:
a) Dose terapêutica: É a dose necessária para se ter o efeito desejado.
b) Dose tóxica: É a maior quantidade de uma droga que causa efeitos adversos.
c) Dose de manutenção: Dose necessária para que se mantenha uma concentração plasmática efetiva.
d) Dose subterapêutica: Dose insuficiente.
04) Na sua opinião, quais os principais riscos da automedicação?
Na minha opinião a automedicação pode trazer consequências graves para a saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de micro-organismos e inibir a eficácia dos remédios.
05) Quais as características de um fármaco ideal?
Tem que dar efetividade; segurança; seletividade; reversibilidade; fácil administração; mínimas interações; isenta de reações adversas.
06) Qual o principal objetivo do estudo das seguintes vertentes da farmacologia:
a) Farmacocinética: Estudo da correlação do organismo com o fármaco.
b) Farmacogenômica: Ramo da farmacologia que trata da influência da variação genética na resposta de fármacos em pacientes, correlacionando a expressão do gene ou polimorfismos de nucleotídeo único com a eficácia e/ou toxicidade de uma substância.
c) Farmacoepidemiologia: Estudo das RAM, do risco/benefício e custo dos medicamentos numa população.
d) Farmacodinâmica: Estudo dos efeitos fisiológicos, bioquímicos e mecanismo de ação dos fármacos.
07) Complete:
a) Área da farmacologia geral que estuda os mecanismos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção: Farmacocinética.
b) Área da farmacologia geral que estuda os mecanismos de ação dos fármacos, bem como seus efeitos bioquímicos, moleculares e efeitos fisiológicos: Farmacodinâmica.
08) Podem prescrever medicamentos os seguintes profissionais da saúde:
Medico, Veterinário e Dentista.
09) O que levar em consideração antes de prescrever um medicamento com base:
a) Na fisiologia do paciente: Idade, Sexo, Peso e Gestação.
b) Nos hábitos do paciente: Fumo, Álcool.
c) Nas características da droga: Vias de administração; Toxidade da droga; Tempo de eliminação da droga; Seletividade do fármaco; fígado, Rins, Med. óssea e etc...
10) Escreva C para certo ou E para errado! (Justifique as erradas com base no seu conhecimento).
a) Droga é uma substância isolada capaz de modificar um sistema biológico e tem origem exógena. (C)
b) Droga pode ser um extrato bruto de planta utilizado para fins terapêuticos. (C)
c) Medicamento é uma preparação farmacêutica contendo um ou mais fármacos (associações) e outros compostos de estabilidade, como veículo, conservantes, edulcorantes, dentre outros. Tais compostos tem como principal objetivo deixar o fármaco com maior praticidade e segurança para ser administrado de forma correta e efetiva. (C)
d) Forma farmacêutica é a forma como os medicamentos se apresentam, incluindo a embalagem e o marketing. (E) {Errada. Pois pelo o que foi estudado as formas farmacêuticas esta relacionadas as formas que foram desenvolvidas para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. Para uma criança, por exemplo, é melhor engolir gotas em um pouco de água do que um comprimido.
Além disso, a forma farmacêutica se relaciona à via de administração que vai ser utilizada, isto é, a porta de entrada do medicamento no corpo da pessoa, que pode ser, por via oral, retal, intravenosa, tópica, vaginal, nasal, entre outras}
e) Remédio é a associação de um medicamento alopático (vendido nas drogarias) e uma outra terapia, tais como: chá, yoga, meditação, aromaterapia, crioterapia, dentre outros. (C)
f) O placebo é um composto que não apresenta atividade terapêutica, no entanto, mimetiza a “aparência” da droga. O principal intuito do mesmo é reduzir ao máximo efeitos psicossomáticos, principalmente em drogas experimentais. (C)
11) Diferencie:
a) Medicamento de referência: Conhecido como o de marca ou inovador, foi o primeiro a ser lançado na terapêutica.
b) Medicamento similar: Possuem o mesmo princípio ativo, além de mesma concentração, via de administração, forma farmacêutica, posologia e indicação do medicamento de referência, podendo diferir em características como tamanho e forma do produto, excipientes e veículo. Possui um nome fantasia (marca), além do nome do princípio ativo na embalagem.
c) Medicamento genérico: Surge a partir do fim da patente ou renúncia da proteção ou de outros direitos de exclusividade do medicamento de referência.
12) O que é dose e DL50 (dose letal 50)? Quais as diferenças?
É uma forma de expressar o grau de toxicidade aguda de um produto. Indica a quantidade de ingrediente ativo de uma substância tóxica necessária para matar 50% de animais testados.
13) A bioequivalência é uma importante área de estudo da farmacologia muito importante para o controle de qualidade dos genéricos. Comente esse afirmação:
Sim, e muito importante pois é o estudo de biodisponibilidade comparativa entre dois ou mais medicamentos administrados em uma mesma via extravascular. Avalia os parâmetros relacionados à absorção do fármaco, a partir da forma farmacêutica administrada, contendo a mesma dosagem e mesmo desenho experimental.
14) O que é biodisponibilidade?
Velocidade e extensão da absorção do fármaco a partir de uma determinada forma farmacêutica, tornando-se disponível no local de ação.
15) Diferencie posologia de dose:
Posologia compreende ao estudo das Doses, Já Dose é a quantidade a ser administrada de uma vez a fim de produzir efeitos terapêuticos.
16) Muitos medicamentos têm como alvos terapêuticos diversos canais de membrana celulares e seus efeitos ocorrem após a ligação “fármaco-receptor”. No entanto, sabemos que as forças que regem essas ligações são mais complexas do que uma simples interação. Com base nisso, diferencie os seguintes termos ligados a esse processo:
a) Especificidade: É a capacidade de um fármaco reconhecer apenas um receptor.
b) Afinidade: É a tendência de um fármaco se ligar ao seu receptor.
c) Eficácia: É a tendência de uma fármaco, uma vez ligado, ativar o receptor. Capacidade de dar uma resposta terapêutica.
17) Os diferentes canais expressos nas membranas das células podem ser ativados ou não por diversos compostos de origem endógena e exógena. Com relação a esses compostos, diferencie: Agonista, antagonista e dessensibilização.
Agonista são substâncias que causam alterações na função celular, produzindo vários tipos de efeitos; Antagonista é uma substância que se liga ao receptor sem causar ativação impedindo consequentemente a ligação do agonista. Já Dessenbilização é a diminuição do efeito de um fármaco que ocorre gradualmente quando administrado de modo contínuo ou repetidamente.