Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CIEP 016 - PROFESSORA LUCILENE DE SOUZA PECLAT
DATA: 06/06/2025
PROFESSORA: TAÍS CRISTINA
3º ANO
7ª LISTA DE EXERCÍCIOS – REVISÃO DOS CONTEÚDOS
1) A apresentação dos elementos na tabela periódica moderna é feita de forma que a principal característica de cada um determine sua posição relativa aos demais elementos.
Quanto à ordenação dos elementos na tabela e ao significado da característica que determina sua posição, é correto afirmar que a organização se dá em ordem: 
A) crescente de massa atômica, pois o aumento de prótons determina o aumento também da quantidade de nêutrons.
B) crescente de carga nuclear, pois não há átomos de elementos diferentes com o mesmo número de prótons.
C) decrescente de estabilidade dos elementos, pois quanto mais para baixo na tabela, maior a quantidade de elementos artificiais.
D) decrescente de tempo de identificação dos elementos, pois, na parte inferior da tabela, estão os elementos de descoberta mais recente.
E) aleatória de massa atômica, uma vez que diferentes átomos de um mesmo elemento podem apresentar diferentes cargas nucleares.
2) Os elementos xA, x+1B e x+2C pertencem a um mesmo período da tabela periódica. Sendo assim, se B é um halogênio, é correto afirmar que A:
A) tem 5 elétrons no último nível e C tem 7 elétrons no último nível.
B) tem 6 elétrons no último nível e C tem 2 elétrons no último nível.
C) é um metal e C é um não metal.
D) é um metal alcalino e C é um gás nobre.
E) é um calcogênio e C é um gás nobre.
3) Em 1869, Mendeleyev, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, elaborou os pressupostos que conduziram à tabela periódica atual, organizando os 63 elementos então conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas e agrupando-os segundo a semelhança de suas propriedades químicas e físicas. Formou-se, então, uma tabela periódica coerente e que permitia até prever algumas propriedades de elementos químicos ainda desconhecidos na época.
Em 1913, Moseley retificou a tabela de Mendeleyev colocando os elementos em ordem crescente de número atômico. A partir da descoberta do Plutônio (1940), a tabela recebeu uma última contribuição quando Seaborg reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actnídeos abaixo da série dos lantanídeos.
Sobre a Tabela Periódica, é correto afirmar que:
A) é formada por 18 colunas verticais chamadas de períodos, contendo elementos cujos átomos têm a mesma quantidade de camadas eletrônicas.
B) os elementos denominados calcogênios integram a família 17 e todos apresentam 17 elétrons na camada eletrônica mais externa.
C) o hidrogênio encontra-se na família 1 e, assim como os demais elementos desta família, é classificado como metal alcalino.
D) a tabela de Mendeleyev em ordem crescente de massa atômica é tão eficiente quanto a de Moseley, porem é menos completa.
E) os elementos com número atômico maior que 92 são chamados de transurânicos e, à exceção do Netúnio e do Plutônio, são artificiais.
4) Demorou muito tempo para que a descoberta da equipe alemã do Centro para Pesquisa de Íons Pesados, liderada por Sigurd Hofmann, fosse reconhecida oficialmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês). Após mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112, de nome temporário (ou unúmbio, que em latim quer dizer 112), foi aceito oficialmente na tabela periódica. É que sua existência teve que ser confirmada de maneira independente: até agora apenas quatro átomos foram observados, isso porque além de superpesado ele é muito instável: existe por apenas alguns milionésimos de segundo e depois se desfaz.
Fonte http: / /noticias.terra.com.br/ciencia/ interna/0, , OI3818860- EI238,00.html (Texto adaptado)
Com base nas informações contidas no texto analise as seguintes proposições e classifique-as com F (falso) ou V (verdadeiro), assinalando a opção correta.
( ) Este novo elemento químico de número atômico 112 será classificado como um elemento de transição.
( ) O elemento químico de número atômico 112 pertence ao período 7 e à coluna 12 ou 2B da classificação periódica dos elementos.
( ) Considerando ser 277 o número de massa de seu isótopo mais estável, esta espécie apresenta 165 prótons e 112 nêutrons em seu núcleo.
( ) A 25°C e pressão de 1 atm, seu estado físico deverá ser gasoso.
5) Após dois anos e meio, quando 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos vazaram do reservatório da Samarco, ainda encontramos uma quantidade alta de metais oriundos dessa mineradora no Rio Doce. Alguns como o cobre, manganês, zinco, cromo, cobalto, níquel e chumbo podem ser potencialmente perigosos, pois podem ser absorvidos pelas plantas e animais a médio e longo prazo, sendo nocivos para esses organismos. (Adaptado do Jornal da USP, 19/07/18) 
Sobre os metais citados e seus conhecimentos sobre a Tabela Periódica, podemos inferir que: 
A) Fazem parte dos elementos ditos representativos. 
B) Encontram-se no 4º período da tabela periódica. 
C) Situa-se no 5º período o de maior número atômico. 
D) É dito de transição o de menor número atômico.
6) O ano de 2019 entrou para a história como o ano internacional da Tabela Periódica por determinação da ONU, em homenagem aos seus 150 anos de existência. A celebração é uma forma de reconhecer a Tabela como uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da Química, mas também da Física, Biologia e outras áreas das Ciências puras. Nesse sentido, a UNESCO explica que o ano internacional é uma oportunidade para refletir sobre a história da Tabela Periódica.
Fonte: https://nacoesunidas.org/ (acessado em 13 de setembro de 2019)
Sobre a Tabela, podemos afirmar que os:
A) créditos para sua criação vão para Moselley, que em 1869, organizou os elementos conhecidos da época.
B) elementos do bloco “s” e “d” são geralmente destacados e organizados abaixo da tabela principal.
C) elementos estão organizados indo da direita para a esquerda, aumentando uma unidade no número atômico.
D) sete períodos indicam a quantidade de camadas eletrônicas que os átomos de tais elementos possuem.
7) Um átomo do elemento químico x, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades químicas semelhantes ao elemento x. Na Tabela de Classificação Periódica, o elemento y estará localizado no seguinte grupo:
A) 7 B) 9 C) 15 D) 16 
8) No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.
LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).
Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?
A) Densidade.
B) Condutância.
C) Eletronegatividade.
D) Estabilidade nuclear.
E) Temperatura de ebulição.
9) Recentemente, cientistas conseguiram produzir hidrogênio metálico, comprimindo hidrogênio molecular sob elevada pressão. As propriedades metálicas desse elemento são as mesmas dos demais elementos do grupo 1 da tabela de classificação periódica. Essa semelhança está relacionada com o subnível mais energético desses elementos, que corresponde a:
A) ns1 B) np2 C) nd3 D) nf4
10) Recentemente, quatro novos elementos químicos foram incorporados à tabela de classificação periódica, sendo representados pelos símbolos Uut, Uup, Uus e Uuo.
Dentre esses elementos, aquele que apresenta maior energia de ionização é:
A) Uut B) Uup C) Uus D) Uuo
11) O conjunto de elementos químicos englobados no grupo 3 e no bloco f databela de classificação periódica dos elementos, com exceção dos actinídeos, é denominado “metais terras raras”. Esses metais são encontrados comumente na forma de óxidos, sendo o caráter iônico dos óxidos diretamente proporcional ao raio atômico do metal. O metal terra rara componente do óxido de maior caráter iônico possui o seguinte símbolo:
A) Ac B) La C) Lu D) Sc
12) Dentre os elementos químicos do quinto período da tabela de classificação periódica, sabe-se que apenas o xenônio é encontrado no estado gasoso sob condições ambientes. Isso se explica pela alta estabilidade desse elemento, o que resulta em fracas interações interatômicas.
 
A característica do xenônio que justifica essa estabilidade é:
A) maior raio atômico
B) energia de ionização nula
C) menor eletronegatividade
D) camada de valência completa

Mais conteúdos dessa disciplina