Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FILOSOFIA 2º A e B
Filosofia da Ciência
A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico.
A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais.
No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.
Dentre as principais questões que ocupam a Filosofia da Ciência podemos destacar:
· Qual é a especificidade da Ciência?
· Qual é o seu valor?
· Para que serve a ciência?
· Quais o limites da ciência?
O que é Ciência?
A palavra Ciência vem do latim, scientia, que pode ser traduzida por conhecimento, sabedoria.
A Ciência seria a busca pelo conhecimento de forma sistemática, formulando suas explicações através de leis científicas e matemáticas.
Muitas vezes, a pesquisa científica gera mais perguntas que respostas. Como observou o dramaturgo inglês Bernard Shaw:
A ciência nunca resolve um problema sem criar, pelo menos, dez outros. 
Campo Científico
A Ciência limita o seu campo de estudo aos fenômenos regulares e busca classificá-los. Desta maneira está apta a formular enunciados generalizadores – as leis científicas – que explicam estes mesmos fenômenos.
Método Científico
O método científico é um conjunto de regras para a obtenção do conhecimento durante a investigação científica.
FILOSOFIA 1º ANOS A, B, C, D e E
Filósofos Pré-Socráticos
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates.
Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza".
Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas.
A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia (cosmo, "universo", e gónos, "gênese" ou "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses.
Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no lógos ("argumentação", "lógica", "razão"). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.
A filosofia nascida com esses primeiros filósofos deu origem a toda uma produção de conhecimento e de representação da realidade. Toda essa construção serviu como base para o desenvolvimento da cultura ocidental.
1. Tales de Mileto
Nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, Tales de Mileto (624 a.C. - 548 a.C.) acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas.
Tudo é água.
2. Anaximandro de Mileto
Discípulo de Tales, nascido em Mileto, para Anaximandro (610 a.C. - 547 a.C.), o princípio de tudo estava no elemento denominado “ápeiron”, uma espécie de matéria infinita.
De onde as coisas têm seu nascimento, ali também devem ir ao fundo, segundo a necessidade; pois têm de pagar penitência e de ser julgadas por suas injustiças, conforme a ordem do tempo.
3. Anaxímenes de Mileto
Discípulo de Anaximandro, nascido em Mileto, para Anaxímenes (588 a.C. - 524 a.C.), o princípio de todas as coisas estava no elemento ar.
Como nossa alma, que é ar, nos mantém unidos, assim um espírito e o ar mantêm unido também o mundo inteiro; espírito e ar significam a mesma coisa.
4. Heráclito de Éfeso
Considerado o “Pai da Dialética”, Heráclito (540 a.C. - 476 a.C.) nasceu em Éfeso e explorou a ideia do devir (fluidez das coisas). Para ele, o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo.
Nada é permanente, exceto a mudança.
5. Pitágoras de Samos
Filósofo e matemático nascido na cidade de Samos. Pitágoras (570 a.C. - 497 a.C.) afirma que os números foram seus principais elementos de estudo e reflexão, do qual se destaca o “Teorema de Pitágoras”.
Ele também foi responsável por chamar de "amantes do conhecimento" aqueles que buscavam explicações racionais para a realidade, dando origem ao termo filosofia ("amor ao conhecimento").
O universo é uma harmonia de contrários.
6. Xenófanes de Cólofon
Nascido em Cólofon, Xenófanes (570 a.C. - 475 a.C.) foi um dos fundadores da Escola Eleática, se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.
Enquanto eterno, o ente também é ilimitado, pois não possui começo a partir do qual pudesse ser, nem fim, onde desapareça.
GEOGRAFIA 1º A, B, C, D e E
Espaço Geográfico
O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem.
É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros.
Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.
Conceito de Espaço Geográfico
O mar, as florestas, os morros, as praias, os rios, as serras não são apenas paisagens. Mais do que isso, todas elas carregam uma dinâmica social, visto que resultam da intervenção da sociedade ao encontro das suas necessidades.
Assim, o mar tem várias funções: a pesca, o turismo, o comércio, a extração de petróleo - apropriações feitas pelo homem que resultam na transformação da sua aparência.
A essa paisagem se acrescenta os meios de transporte marítimos, bem como as plataformas petrolíferas e, consequentemente, a poluição.
O mesmo ocorre com as florestas que são devastadas em decorrência das construções ou extração da madeira. Assim, o que antes era um espaço natural é invadido por grandes máquinas, tal como os morros foram se transformando em locais de moradias e grandes favelas.
Espaço Geográfico Brasileiro
No início da colonização do Brasil, a população vivia especialmente no litoral. Esse local era estratégico para o cultivo da cana de açúcar que tinha como finalidade a exportação.
Somente mais tarde o interior do nosso país foi se transformado, o que ocorreu com a descoberta dos recursos minerais.
Assim, apareciam as primeiras cidades e vilas no interior brasileiro, o que, aos poucos, ia transformando todo o espaço geográfico.
Espaço Geográfico Mundial
Ao longo do tempo, os continentes do mundo foram sofrendo grandes modificações. Os espaços geográficos foram se transformando paulatinamente, inclusive a nível de fronteiras.
Inicialmente as sociedades viviam isoladas, mas a expansão marítima e comercial propiciou a relação entre as sociedades. Além disso, a globalização e as sociedades independentes deram lugar às sociedades mundializadas.

Mais conteúdos dessa disciplina