Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Elementos químicos
Os elementos químicos são átomos que possuem o mesmo número atômico, isto é, a mesma quantidade de prótons no núcleo, atribuindo-lhes iguais propriedades físico-químicas.
Representação abstrata de diversos elementos químicos.
Os elementos químicos são um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, possuem igual quantidade de prótons no núcleo. Essa característica define um elemento químico, o diferencia dos demais e determina suas propriedades físico-químicas.
Atualmente, 118 elementos químicos são conhecidos e estão organizados na Tabela Periódica em função crescente do seu número atômico, que se reflete em propriedades que se manifestam em intervalos regulares, por isso conhecidas como propriedades periódicas.
Leia também: Átomo — a estrutura básica de construção da matéria
Resumo sobre elementos químicos
· Os elementos químicos são um grupo de átomos com o mesmo número atômico.
· Número atômico é a quantidade de prótons existentes no núcleo.
· O número atômico determina a identidade de um elemento químico e o diferencia dos demais.
· As propriedades físico-químicas dos elementos variam de acordo com o número atômico.
· O átomo é a menor partícula possível que mantém as propriedades de um elemento químico.
· Atualmente, 118 elementos químicos são conhecidos.
· Os elementos químicos são ordenados na Tabela Periódica em função crescente do número atômico.
· Algumas propriedades dos elementos se repetem em intervalos regulares na Tabela Periódica e são conhecidas como propriedades periódicas.
O que são elementos químicos?
Os elementos químicos são um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, igual quantidade de prótons no núcleo, e que, por isso, possuem as mesmas propriedades físico-químicas.
O átomo é a menor partícula possível capaz de manter as propriedades que caracterizam um elemento químico.
Atualmente, 118 elementos químicos são conhecidos e todos estão representados na Tabela Periódica dos elementos químicos. Do total de elementos conhecidos, 92 deles são encontrados na natureza e 26 deles foram criados em laboratório de forma artificial.
Os nomes dos elementos químicos e os símbolos associados possuem diferentes origens. Muitos deles derivam dos respectivos nomes nos idiomas grego e latim. Por exemplo, o elemento chumbo é representado pelo símbolo Pb em razão de seu nome em latim ser plumbum, que significa pesado. Outros elementos foram nomeados em homenagem aos cientistas que o descobriram ou ao local da descoberta. Por exemplo, o elemento Oganosseno, de símbolo Og e número atômico 118, foi adicionado à Tabela Periódica em 2016 e recebeu esse nome em homenagem ao pesquisador que o descobriu, Yuri Oganessian.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como os elementos químicos são representados?
Os elementos químicos são representados pelo seu símbolo, composto por uma ou duas letras.
A Tabela Periódica é uma ferramenta da Química que reúne todos os elementos químicos, organizados em razão do valor do número atômico.
Na Tabela Periódica, cada quadrado é reservado a um elemento químico, apresentando seu símbolo e nome ao centro, o número atômico acima do símbolo e a massa atômica abaixo do nome, como mostrado a seguir. Alguns modelos de tabela ainda podem apresentar a distribuição eletrônica ou o número de elétrons por camada no lado direito superior.
Representação de elementos químicos na Tabela Periódica
Fora da Tabela Periódica, a forma de representação dos elementos químicos é composta pelo símbolo, acompanhado dos valores de número de massa (A) no lado esquerdo superior e de número atômico (Z) no lado esquerdo inferior. Lembrando que o número de massa se refere à soma de prótons e nêutrons. Essa forma de representação é mostrada abaixo:
Representação de elementos químicos e exemplo para o elemento ferro.
Ao se tratar de íons ― espécie química com carga, que perdeu ou recebeu elétrons ―, a carga deve ser expressa do lado direito superior.
Representação de elementos químicos na forma iônica e exemplo para o íon ferro.
Quais são as propriedades dos elementos químicos?
As propriedades dos elementos químicos podem ser separadas em propriedades periódicas e aperiódicas.
· Propriedades periódicas
As propriedades periódicas são aquelas que variam em função do número atômico e se manifestam em intervalos regulares na Tabela Periódica. São divididas em:
· 
· raio atômico;
· volume atômico;
· energia de ionização;
· eletronegatividade;
· eletropositividade;
· afinidade eletrônica;
· densidade;
· pontos de fusão e ebulição.
· Propriedades aperiódicas
As propriedades aperiódicas aumentam ou diminuem de acordo com o número atômico, mas não respeitam uma frequência periódica de repetição.
Por exemplo, a massa atômica é uma propriedade aperiódica, pois aumenta de acordo com a elevação do número atômico. O calor específico varia no sentido oposto ao número atômico, diminuindo seu valor ao aumentar o valor de Z.
Leia também: Classificação dos elementos químicos
Classificação periódica dos elementos químicos
As propriedades periódicas dos elementos químicos podem ser organizadas em um sistema de ordenação conhecido como Tabela Periódica, que é uma importante ferramenta na Química.
Tabela Periódica com os elementos químicos atualizada.
Para imprimir a tabela, clique aqui.
Na Tabela Periódica, os elementos químicos são ordenados em ordem crescente de número atômico, sendo divididos em sete linhas horizontais, chamadas de períodos, e 18 colunas verticais, chamadas de grupos.
Os períodos reúnem elementos que possuem o mesmo número de camadas eletrônicas preenchidas. Os grupos reúnem um conjunto de elementos com propriedades físico-químicas similares.
As propriedades periódicas dos elementos químicos possuem tendência de variação conhecida dentro da Tabela Periódica, de acordo com o número atômico dos elementos. Por exemplo, a propriedade de raio atômico e eletropositividade aumenta da direita para a esquerda dentro de um período e de cima para baixo em um mesmo grupo.
Sentido de variação das propriedades periódicas raio atômico e eletropositividade.
Já as propriedades de energia de ionização, eletronegatividade e afinidade eletrônica aumentam da esquerda para a direita em um período e de baixo para cima ao longo de um grupo.
Sentido de variação das propriedades periódicas afinidade eletrônica, eletronegatividade e energia de ionização.
Interação atômica
"Tudo que está ao seu redor tem como componente essencial os átomos. Mas se a composição é a mesma, o que torna diferente, por exemplo, a madeira de uma pedra, a água do ar, a areia da terra?
A variedade atômica existente na natureza, ao lado da capacidade que os átomos possuem de se unirem de diferentes formas, faz com que inúmeros compostos distintos se formem. Os átomos podem se combinar através do ganho ou da perda de elétrons (ligação iônica) ou pelo compartilhamento de elétrons nos níveis de valência (ligação covalente).
A ligação química entre elementos pode ser explicada pela Teoria do octeto: um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.
Essa teoria foi proposta em 1916 pelos cientistas Lewis e Kossel e constitui uma das explicações plausíveis para o fato de ocorrer ligações químicas entre os elementos. Sendo assim, um átomo que não possui oito elétrons em sua camada de valência se une a outro átomo a fim de completar seu octeto."
"Existem exceções à regra do octeto, mas mesmo assim ela é bem aceita para explicar a formação da maioria das substâncias através das interações atômicas."
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina