Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação de Conhecimentos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A realidade nas ciências sociais tem múltiplas compreensões. Para alguns, a realidade é algo já completamente feito, estruturado; para outros, a realidade é vista como algo a se construir, ou seja, não está acabado, estruturado. Há, ainda, os que entendem que a realidade está parcialmente feita e com possibilidades de construção. A depender da realidade a ser estudada, usa-se um tipo de metodologia, variando conforme essa realidade.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a característica da metodologia científica quanto a sua suficiência.
a. A metodologia é considera insuficiente, pois, à medida que os paradigmas são superados, os métodos também são aperfeiçoados.
b. A metodologia é considera suficiente, pois produz o conhecimento do senso comum, testado, sistematizado e formalizado.
c. A metodologia é o maior problema da ciência, pois cientistas produzem conhecimentos definitivos e, portanto, dogmáticos.
d. A metodologia é considera suficiente, pois a realidade não muda mesmo que os paradigmas sejam são superados.
e. A metodologia é considerada suficiente, pois, à medida que os paradigmas são superados, os métodos mantêm-se definidos.

De acordo com Marx (2008), o sistema capitalista de produção não aliena somente o trabalhador em relação à sua força de trabalho, mas também em relação às suas necessidades materiais e simbólicas, inclusive em suas relações sociais, que passam a ser determinadas com vistas ao estilo de vida a que tem acesso. Trazer autonomia intelectual sobre essas questões e relações é um dos fundamentos da teologia da libertação. Contudo, o que pensa Marx sobre religião?
Assinale a alternativa que identifica corretamente o pensamento de Marx sobre religião.
a. Para Marx, a religião é mais um produto do mercado que, por sua vez, proporciona uma relação fetichista.
b. Para Marx, a religião contribui para o indivíduo ascender à maioridade racional.
c. Para Marx, a religião não tem papel determinante o suficiente na ordem social, econômica e política.
d. Para Marx, a religião em si é uma forma de desalienar o indivíduo frente ao consumo, uma vez que trata do espírito.
e. Para Marx, a religião legitima a superioridade da classe dominante sobre o proletariado.

A verificação de hipóteses por outros pesquisadores é uma possibilidade dos métodos científicos. Repetindo procedimentos, os cientistas podem chegar a resultados iguais, mesmo que sejam provisórios. Esse procedimento é conhecido por verificabilidade. Essa é uma característica dos métodos científicos: por meio da repetição dos procedimentos científicos, chega-se aos mesmos resultados válidos.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o significado do conceito de hipótese nos métodos científicos.
a. As hipóteses são procedimentos repetitivos que não necessitam de comprovação, pois são procedimentos para verificação científica.
b. As hipóteses são perguntas que direcionam o cientista e devem ser verificadas para que sejam consideradas um conhecimento científico.
c. As hipóteses são os resultados das pesquisas e, portanto, não necessitam de comprovação para que sejam consideradas um conhecimento científico.
d. As hipóteses são suposições possíveis, sempre provisórias, que devem ser verificadas por comprovação científica para sua validade.
e. As hipóteses são conclusões definitivas, sem necessidade de serem verificadas, já que o método científico torna o conhecimento dogmático.

Refletindo sobre a cientificidade da teologia, é possível afirmar que teologia e as ciências da religião têm mantido relações nem sempre harmônicas desde que a última se impôs na academia, revisitando a soberania teológica com outra percepção e outro horizonte sobre a verdade. Um destes pontos está na origem histórica que fundamenta a compreensão conceitual da teologia.
Sobre isso, assinale a única alternativa verdadeira.
a. Para Tomás de Aquino, a doutrina sagrada (ou seja, a teologia) é a mais excelente de todas, pois reflete sobre a sabedoria suprema.
b. Sobre scientia, com Tomás de Aquino entende-se a posse do conhecimento inquestionável e sistemático, fruto soberano da razão.
c. A doutrina sagrada é tida pela escolástica como um conhecimento inferior por estar no limite epistemológico das questões irrelevantes aos medievais.
d. Somente depois que a ciência foi estabelecida na história, a Igreja passou, por meio da teologia, a oferecer respostas à vida das pessoas e das comunidades.
e. Justifica-se o dualismo e a oposição entre ciência e teologia, já que partem de campos metodológicos diferentes e irreconciliáveis.

A multiplicidade de religiões traz consigo uma complexidade sem igual para conceituar a fé humana. Hebreus, mulçumanos, católicos, luteranos, hinduístas; todas essas populações aderiram a uma religiosidade. Religiões são instituições de caráter solidário, ou seja, seus membros se apoiam e compactuam uns com os outros no que diz respeito à fé. Todas elas têm uma divindade, com quem buscam se comunicar. A teologia busca cientificizar essa subjetividade, encontrando meios objetivos para compreendê-las.
Nesse contexto, considere os seguintes itens: I. Deus e sua complexidade. II. Fenômenos religiosos. III. Fé humana. IV. Textos e obras. V. Textos sagrados. Selecione a opção que representa alguns meios objetivos de estudo teológico.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, IV e V, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II, IV e V, apenas.

A modernidade é inaugurada pelo pensamento de René Descartes que funda o sujeito racional: Penso, logo existo (Cogito, ergo sum). A partir dessa reflexão, a racionalidade se torna fundamento essencial à atividade humana. Posteriormente, com a teoria kantiana, temos enfim um marco para o movimento iluminista. Apesar da racionalidade essencial, Kant entende a relação entre fé e ciência de um modo singular.
Assinale a alternativa correta:
a. Para Kant, a fé atrapalha a atemporalidade por buscar sempre uma prova divina.
b. A fé, ao buscar provar a existência divina, se separa da temporalidade.
c. A fé é o único princípio atemporal que possibilita a produção cientifíca temporal.
d. A fé participa da atemporalidade que motiva a produção científica temporal.
e. A temporalidade só se constituí de sentimentos associados à realidade formal.

A proximidade cultural e das realidades dos países que formam a América Latina permite que diversas políticas e ações sejam adotadas nesses locais, onde surgiu com grande força a teologia da libertação. Com essa corrente de pensamento, soluções para os problemas cotidianos foram encontradas, contudo, houve uma grande rejeição por parte de determinados grupos eclesiais.
Assim, considere as seguintes características de luta: I. Dignidade dos mais pobres. II. Manutenção do poder eclesial. III. Defesa pela igualdade social. IV. Leitura hermenêutica da Bíblia. Qual(is) dela(s) faz(em) parte da teologia da libertação?
a. I, II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III, apenas.

No campo das ciências da religião, para se produzir conhecimentos, é necessário fundar perspectivas metodológicas distintas do campo teológico. As metodologias precisam se fundamentar eticamente para produzir análises coerentes com esse campo do saber. Os estudiosos distinguem as narrativas e a atitude de investigação em ética e êmica.
Sobre a noção êmica, é correto afirmar:
a. Noção êmica é uma postura realizada pelos teólogos, mas muito criticada pelos cientistas da religião.
b. A postura êmica é realizada pelos teólogos e fiéis que constroem narrativas para as religiões de forma implicada.
c. Noção êmica e ética não se diferenciam, em termos filosóficos, mas uma é adotada pela teologia e a outra pelas ciências da religião.
d. As narrativas êmicas são construídas pelos participantes das pesquisas, mas são totalmente excluídas das análises teológicas.
e. As narrativas êmicas ocorrem exclusivamente pelos fiéis que participam de religiões tradicionais.

O estudo de Deus, das coisas criadas por ele e do conhecimento que o homem tem sobre esse tema é o que abarca a expressão teologia. A palavra vem do grego e significa exatamente isso: o estudo das coisas relacionadas com aquilo que é divino. A teologia nasce de uma fé que assume o discurso ou o proceder da razão; a razão que é instrumento da teologia não é carismática nem racionalista, mas guiada pela fé.
Portanto, a teologia é uma ciência de fé, que acontece sem descartar o conhecimento racional, mas que tem como centro do seu desenvolvimento reflexivo:
a. o ser humano.
b. a razão.
c. a religião.
d. a revelação.
e. a sociedade.

A partir da teoria aristotélica sobre a verdade, segundo a qual a verdade se dá por uma relação de correspondência, a filosofia pensou a verdade pela concordância. Até Kant, identifica-se uma preponderância do objeto sob o enunciado que deveria representá-lo formalmente. Contudo, Martin Heidegger rompeu com essa relação da forma como era pensada, o que, por sua vez, abriu espaço para se pensar a ontologia fundamental, que tanto influenciou a teologia contemporânea e a hermenêutica.
Assinale a alternativa correta:
a. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se no objeto.
b. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na liberdade.
c. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na subjetividade.
d. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na conformidade.
e. Para Heidegger, a essência da verdade é inexistente, pois é informal.

A religião é um fator importante na constituição e na organização da sociedade. Muitos filósofos e sociólogos chegaram a defender que chegaria um momento em que a religião seria superada e perderia o seu sentido de existir; no entanto, não é isso que se tem visto no século XXI. Obviamente, o fenômeno religioso tem ganhado novos contornos e especificidades, mas não foi extinto. As análises e os estudos sobre o fenômeno religioso têm sido realizados por diversas áreas do conhecimento. A filosofia e a teologia, por vezes, constroem os seus discursos a partir da apologética de uma tradição religiosa, no entanto, as ciências da religião, por se constituírem a partir de um campo ético específico, transcendem esses discursos apologéticos e totalizantes.
Qual é o sentido teleológico da ética das ciências da religião?
a. Realizar pesquisas para que a sociedade laica aceite a religião como científica.
b. Analisar o fenômeno religioso a partir de perspectivas multifacetadas.
c. Analisar os fenômenos religiosos emergentes, descaracterizando-os.
d. Construir epistemologias cristãs que sejam aceitas no campo científico.
e. Dar contorno de cientificidade às religiões tradicionais monoteístas.

O argumento teológico, até o fim do período medievo, encontrou sustentação em diversas esferas da sociedade, bem como do conhecimento produzido à época. Assim, a arte, a arquitetura, a literatura, a história, a filosofia, entre outras áreas do saber, se dedicaram a pensar em si mesmas como frutos divinos. A partir da modernidade, as ciências humanas passaram a ter autonomia?
Assinale a alternativa correta:
a. Sim, além de auntônomas passaram a nortear os estudos cientifícos formais.
b. Não, as ciências humanas continuaram a se desenvolver sob o argumento divino.
c. Não, as ciências humanas foram relegadas à pura metafísifica e foram esquecidas.
d. Sim, mas ainda eram secundárias, consideradas inferiores às ciências exatas.
e. As ciências humanas se mantiveram à parte na disputa entre ciência e fé.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A realidade nas ciências sociais tem múltiplas compreensões. Para alguns, a realidade é algo já completamente feito, estruturado; para outros, a realidade é vista como algo a se construir, ou seja, não está acabado, estruturado. Há, ainda, os que entendem que a realidade está parcialmente feita e com possibilidades de construção. A depender da realidade a ser estudada, usa-se um tipo de metodologia, variando conforme essa realidade.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a característica da metodologia científica quanto a sua suficiência.
a. A metodologia é considera insuficiente, pois, à medida que os paradigmas são superados, os métodos também são aperfeiçoados.
b. A metodologia é considera suficiente, pois produz o conhecimento do senso comum, testado, sistematizado e formalizado.
c. A metodologia é o maior problema da ciência, pois cientistas produzem conhecimentos definitivos e, portanto, dogmáticos.
d. A metodologia é considera suficiente, pois a realidade não muda mesmo que os paradigmas sejam são superados.
e. A metodologia é considerada suficiente, pois, à medida que os paradigmas são superados, os métodos mantêm-se definidos.

De acordo com Marx (2008), o sistema capitalista de produção não aliena somente o trabalhador em relação à sua força de trabalho, mas também em relação às suas necessidades materiais e simbólicas, inclusive em suas relações sociais, que passam a ser determinadas com vistas ao estilo de vida a que tem acesso. Trazer autonomia intelectual sobre essas questões e relações é um dos fundamentos da teologia da libertação. Contudo, o que pensa Marx sobre religião?
Assinale a alternativa que identifica corretamente o pensamento de Marx sobre religião.
a. Para Marx, a religião é mais um produto do mercado que, por sua vez, proporciona uma relação fetichista.
b. Para Marx, a religião contribui para o indivíduo ascender à maioridade racional.
c. Para Marx, a religião não tem papel determinante o suficiente na ordem social, econômica e política.
d. Para Marx, a religião em si é uma forma de desalienar o indivíduo frente ao consumo, uma vez que trata do espírito.
e. Para Marx, a religião legitima a superioridade da classe dominante sobre o proletariado.

A verificação de hipóteses por outros pesquisadores é uma possibilidade dos métodos científicos. Repetindo procedimentos, os cientistas podem chegar a resultados iguais, mesmo que sejam provisórios. Esse procedimento é conhecido por verificabilidade. Essa é uma característica dos métodos científicos: por meio da repetição dos procedimentos científicos, chega-se aos mesmos resultados válidos.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o significado do conceito de hipótese nos métodos científicos.
a. As hipóteses são procedimentos repetitivos que não necessitam de comprovação, pois são procedimentos para verificação científica.
b. As hipóteses são perguntas que direcionam o cientista e devem ser verificadas para que sejam consideradas um conhecimento científico.
c. As hipóteses são os resultados das pesquisas e, portanto, não necessitam de comprovação para que sejam consideradas um conhecimento científico.
d. As hipóteses são suposições possíveis, sempre provisórias, que devem ser verificadas por comprovação científica para sua validade.
e. As hipóteses são conclusões definitivas, sem necessidade de serem verificadas, já que o método científico torna o conhecimento dogmático.

Refletindo sobre a cientificidade da teologia, é possível afirmar que teologia e as ciências da religião têm mantido relações nem sempre harmônicas desde que a última se impôs na academia, revisitando a soberania teológica com outra percepção e outro horizonte sobre a verdade. Um destes pontos está na origem histórica que fundamenta a compreensão conceitual da teologia.
Sobre isso, assinale a única alternativa verdadeira.
a. Para Tomás de Aquino, a doutrina sagrada (ou seja, a teologia) é a mais excelente de todas, pois reflete sobre a sabedoria suprema.
b. Sobre scientia, com Tomás de Aquino entende-se a posse do conhecimento inquestionável e sistemático, fruto soberano da razão.
c. A doutrina sagrada é tida pela escolástica como um conhecimento inferior por estar no limite epistemológico das questões irrelevantes aos medievais.
d. Somente depois que a ciência foi estabelecida na história, a Igreja passou, por meio da teologia, a oferecer respostas à vida das pessoas e das comunidades.
e. Justifica-se o dualismo e a oposição entre ciência e teologia, já que partem de campos metodológicos diferentes e irreconciliáveis.

A multiplicidade de religiões traz consigo uma complexidade sem igual para conceituar a fé humana. Hebreus, mulçumanos, católicos, luteranos, hinduístas; todas essas populações aderiram a uma religiosidade. Religiões são instituições de caráter solidário, ou seja, seus membros se apoiam e compactuam uns com os outros no que diz respeito à fé. Todas elas têm uma divindade, com quem buscam se comunicar. A teologia busca cientificizar essa subjetividade, encontrando meios objetivos para compreendê-las.
Nesse contexto, considere os seguintes itens: I. Deus e sua complexidade. II. Fenômenos religiosos. III. Fé humana. IV. Textos e obras. V. Textos sagrados. Selecione a opção que representa alguns meios objetivos de estudo teológico.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, IV e V, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II, IV e V, apenas.

A modernidade é inaugurada pelo pensamento de René Descartes que funda o sujeito racional: Penso, logo existo (Cogito, ergo sum). A partir dessa reflexão, a racionalidade se torna fundamento essencial à atividade humana. Posteriormente, com a teoria kantiana, temos enfim um marco para o movimento iluminista. Apesar da racionalidade essencial, Kant entende a relação entre fé e ciência de um modo singular.
Assinale a alternativa correta:
a. Para Kant, a fé atrapalha a atemporalidade por buscar sempre uma prova divina.
b. A fé, ao buscar provar a existência divina, se separa da temporalidade.
c. A fé é o único princípio atemporal que possibilita a produção cientifíca temporal.
d. A fé participa da atemporalidade que motiva a produção científica temporal.
e. A temporalidade só se constituí de sentimentos associados à realidade formal.

A proximidade cultural e das realidades dos países que formam a América Latina permite que diversas políticas e ações sejam adotadas nesses locais, onde surgiu com grande força a teologia da libertação. Com essa corrente de pensamento, soluções para os problemas cotidianos foram encontradas, contudo, houve uma grande rejeição por parte de determinados grupos eclesiais.
Assim, considere as seguintes características de luta: I. Dignidade dos mais pobres. II. Manutenção do poder eclesial. III. Defesa pela igualdade social. IV. Leitura hermenêutica da Bíblia. Qual(is) dela(s) faz(em) parte da teologia da libertação?
a. I, II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III, apenas.

No campo das ciências da religião, para se produzir conhecimentos, é necessário fundar perspectivas metodológicas distintas do campo teológico. As metodologias precisam se fundamentar eticamente para produzir análises coerentes com esse campo do saber. Os estudiosos distinguem as narrativas e a atitude de investigação em ética e êmica.
Sobre a noção êmica, é correto afirmar:
a. Noção êmica é uma postura realizada pelos teólogos, mas muito criticada pelos cientistas da religião.
b. A postura êmica é realizada pelos teólogos e fiéis que constroem narrativas para as religiões de forma implicada.
c. Noção êmica e ética não se diferenciam, em termos filosóficos, mas uma é adotada pela teologia e a outra pelas ciências da religião.
d. As narrativas êmicas são construídas pelos participantes das pesquisas, mas são totalmente excluídas das análises teológicas.
e. As narrativas êmicas ocorrem exclusivamente pelos fiéis que participam de religiões tradicionais.

O estudo de Deus, das coisas criadas por ele e do conhecimento que o homem tem sobre esse tema é o que abarca a expressão teologia. A palavra vem do grego e significa exatamente isso: o estudo das coisas relacionadas com aquilo que é divino. A teologia nasce de uma fé que assume o discurso ou o proceder da razão; a razão que é instrumento da teologia não é carismática nem racionalista, mas guiada pela fé.
Portanto, a teologia é uma ciência de fé, que acontece sem descartar o conhecimento racional, mas que tem como centro do seu desenvolvimento reflexivo:
a. o ser humano.
b. a razão.
c. a religião.
d. a revelação.
e. a sociedade.

A partir da teoria aristotélica sobre a verdade, segundo a qual a verdade se dá por uma relação de correspondência, a filosofia pensou a verdade pela concordância. Até Kant, identifica-se uma preponderância do objeto sob o enunciado que deveria representá-lo formalmente. Contudo, Martin Heidegger rompeu com essa relação da forma como era pensada, o que, por sua vez, abriu espaço para se pensar a ontologia fundamental, que tanto influenciou a teologia contemporânea e a hermenêutica.
Assinale a alternativa correta:
a. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se no objeto.
b. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na liberdade.
c. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na subjetividade.
d. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na conformidade.
e. Para Heidegger, a essência da verdade é inexistente, pois é informal.

A religião é um fator importante na constituição e na organização da sociedade. Muitos filósofos e sociólogos chegaram a defender que chegaria um momento em que a religião seria superada e perderia o seu sentido de existir; no entanto, não é isso que se tem visto no século XXI. Obviamente, o fenômeno religioso tem ganhado novos contornos e especificidades, mas não foi extinto. As análises e os estudos sobre o fenômeno religioso têm sido realizados por diversas áreas do conhecimento. A filosofia e a teologia, por vezes, constroem os seus discursos a partir da apologética de uma tradição religiosa, no entanto, as ciências da religião, por se constituírem a partir de um campo ético específico, transcendem esses discursos apologéticos e totalizantes.
Qual é o sentido teleológico da ética das ciências da religião?
a. Realizar pesquisas para que a sociedade laica aceite a religião como científica.
b. Analisar o fenômeno religioso a partir de perspectivas multifacetadas.
c. Analisar os fenômenos religiosos emergentes, descaracterizando-os.
d. Construir epistemologias cristãs que sejam aceitas no campo científico.
e. Dar contorno de cientificidade às religiões tradicionais monoteístas.

O argumento teológico, até o fim do período medievo, encontrou sustentação em diversas esferas da sociedade, bem como do conhecimento produzido à época. Assim, a arte, a arquitetura, a literatura, a história, a filosofia, entre outras áreas do saber, se dedicaram a pensar em si mesmas como frutos divinos. A partir da modernidade, as ciências humanas passaram a ter autonomia?
Assinale a alternativa correta:
a. Sim, além de auntônomas passaram a nortear os estudos cientifícos formais.
b. Não, as ciências humanas continuaram a se desenvolver sob o argumento divino.
c. Não, as ciências humanas foram relegadas à pura metafísifica e foram esquecidas.
d. Sim, mas ainda eram secundárias, consideradas inferiores às ciências exatas.
e. As ciências humanas se mantiveram à parte na disputa entre ciência e fé.

Prévia do material em texto

Iniciado em sábado, 23 nov. 2024, 16:58
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 23 nov. 2024, 17:24
Tempo
empregado
25 minutos 57 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Questão 2
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Escolha uma opção:
A realidade nas ciências sociais tem múltiplas compreensões. Para alguns, a realidade é
algo já completamente feito, estruturado; para outros, a realidade é vista como algo a se
construir, ou seja, não está acabado, estruturado. Há, ainda, os que entendem que a
realidade está parcialmente feita e com possibilidades de construção. A depender da
realidade a ser estudada, usa-se um tipo de metodologia, variando conforme essa realidade.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a característica da metodologia científica
quanto a sua suficiência.
a. A metodologia é considera insuficiente, pois, à medida que os paradigmas são
superados, os métodos também são aperfeiçoados.
b. A metodologia é considera suficiente, pois produz o conhecimento do senso comum,
testado, sistematizado e formalizado.
c. A metodologia é o maior problema da ciência, pois cientistas produzem
conhecimentos definitivos e, portanto, dogmáticos.
d. A metodologia é considera suficiente, pois a realidade não muda mesmo que os
paradigmas sejam são superados.
e. A metodologia é considerada suficiente, pois, à medida que os paradigmas são
superados, os métodos mantêm-se definidos.
De acordo com Marx (2008), o sistema capitalista de produção não aliena somente o
trabalhador em relação à sua força de trabalho, mas também em relação às suas
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 1/10
Questão 3
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Escolha uma opção:
necessidades materiais e simbólicas, inclusive em suas relações sociais, que passam a ser
determinadas com vistas ao estilo de vida a que tem acesso.
Trazer autonomia intelectual sobre essas questões e relações é um dos fundamentos da
teologia da libertação. Contudo, o que pensa Marx sobre religião?
a. Para Marx, a religião é mais um produto do mercado que, por sua vez, proporciona
uma relação fetichista.
b. Para Marx, a religião contribui para o indivíduo ascender à maioridade racional.
c. Para Marx, a religião não tem papel determinante o suficiente na ordem social,
econômica e política.
d. Para Marx, a religião em si é uma forma de desalienar o indivíduo frente ao
consumo, uma vez que trata do espírito.
e. Para Marx, a religião legitima a superioridade da classe dominante sobre o
proletariado.
Escolha uma opção:
A verificação de hipóteses por outros pesquisadores é uma possibilidade dos métodos
científicos. Repetindo procedimentos, os cientistas podem chegar a resultados iguais,
mesmo que sejam provisórios. Esse procedimento é conhecido por verificabilidade. Essa é
uma característica dos métodos científicos: por meio da repetição dos procedimentos
científicos, chega-se aos mesmos resultados válidos.
Assinale a alternativa que identifica corretamente o significado do conceito de hipótese nos
métodos científicos.
a. As hipóteses são procedimentos repetitivos que não necessitam de comprovação,
pois são procedimentos para verificação científica.
b. As hipóteses são perguntas que direcionam o cientista e devem ser verificadas para que
sejam consideradas um conhecimento científico.
c. As hipóteses são os resultados das pesquisas e, portanto, não necessitam de
comprovação para que sejam consideradas um conhecimento científico.
d. As hipóteses são suposições possíveis, sempre provisórias, que devem ser
verificadas por comprovação científica para sua validade.
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 2/10
Questão 4
Correto
Atingiu 0,66 de 0,66
Marcar questão
Questão 5
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
e. As hipóteses são conclusões definitivas, sem necessidade de serem verificadas, já
que o método científico torna o conhecimento dogmático.
Escolha uma opção:
Refletindo sobre a cientificidade da teologia, é possível afirmar que teologia e as ciências da
religião têm mantido relações nem sempre harmônicas desde que a última se impôs na
academia, revisitando a soberania teológica com outra percepção e outro horizonte sobre
a verdade. Um destes pontos está na origem histórica que fundamenta a compreensão
conceitual da teologia.
Sobre isso, assinale a única alternativa verdadeira.
a. Para Tomás de Aquino, a doutrina sagrada (ou seja, a teologia) é a mais
excelente de todas, pois reflete sobre a sabedoria suprema.
b. Sobre scientia, com Tomás de Aquino entende-se a posse do conhecimento
inquestionável e sistemático, fruto soberano da razão.
c. A doutrina sagrada é tida pela escolástica como um conhecimento inferior por estar
no limite epistemológico das questões irrelevantes aos medievais.
d. Somente depois que a ciência foi estabelecida na história, a Igreja passou, por meio
da teologia, a oferecer respostas à vida das pessoas e das comunidades.
e. Justifica-se o dualismo e a oposição entre ciência e teologia, já que partem de
campos metodológicos diferentes e irreconciliáveis.
A multiplicidade de religiões traz consigo uma complexidade sem igual para conceituar a fé
humana. Hebreus, mulçumanos, católicos, luteranos, hinduístas; todas essas populações
aderiram a uma religiosidade.
Religiões são instituições de caráter solidário, ou seja, seus membros se apoiam e
compactuam uns com os outros no que diz respeito à fé. Todas elas têm uma divindade, com
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 3/10
Questão 6
Correto
Atingiu 0,66 de 0,66
Marcar questão
Escolha uma opção:
quem buscam se comunicar. A teologia busca cientificizar essa subjetividade, encontrando
meios objetivos para compreendê-las.
Nesse contexto, considere os seguintes itens:
I. Deus e sua complexidade.
II. Fenômenos religiosos.
III. Fé humana.
IV. Textos e obras.
V. Textos sagrados.
Selecione a opção que representa alguns meios objetivos de estudo teológico.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, IV e V, apenas.
c. II, III e IV, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II, IV e V, apenas.
Escolha uma opção:
A modernidade é inaugurada pelo pensamento de René Descartes que funda o sujeito
racional: Penso, logo existo (Cogito, ergo sum). A partir dessa reflexão, a racionalidade se
torna fundamento essencial à atividade humana. Posteriormente, com a teoria kantiana,
temos enfim um marco para o movimento iluminista. Apesar da racionalidade essencial, Kant
entende a relação entre fé e ciência de um modo singular.
 Assinale a alternativa correta:
a. Para Kant, a fé atrapalha a atemporalidade por buscar sempre uma prova divina.
b. A fé, ao buscar provar a existência divina, se separa da temporalidade.
c. A fé é o único princípio atemporal que possibilita a produção cientifíca temporal.
d. A fé participa da atemporalidade que motiva a produção científica temporal.
e. A temporalidade só se constituí de sentimentos associados à realidade formal.
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 4/10
Questão 7
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Questão 8
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Escolha uma opção:
A proximidade cultural e das realidades dos países que formam a América Latina permite
que diversas políticas e ações sejam adotadas nesses locais, onde surgiu com grande força
a teologia da libertação.
Com essa corrente de pensamento, soluções para os problemas cotidianos foram
encontradas, contudo, houve uma grande rejeição por parte de determinados grupos
eclesiais.
Assim, considere as seguintes características de luta:
I. Dignidadedos mais pobres.
II. Manutenção do poder eclesial.
III. Defesa pela igualdade social.
IV. Leitura hermenêutica da Bíblia.
Qual(is) dela(s) faz(em) parte da teologia da libertação?
a. I, II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. III, apenas.
No campo das ciências da religião, para se produzir conhecimentos, é necessário fundar
perspectivas metodológicas distintas do campo teológico. As metodologias precisam se
fundamentar eticamente para produzir análises coerentes com esse campo do saber. Os
estudiosos distinguem as narrativas e a atitude de investigação em ética e êmica.
Sobre a noção êmica, é correto afirmar:
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 5/10
Questão 9
Correto
Atingiu 0,66 de 0,66
Marcar questão
Questão 10
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Escolha uma opção:
a. Noção êmica é uma postura realizada pelos teólogos, mas muito criticada pelos
cientistas da religião.
b. A postura êmica é realizada pelos teólogos e fiéis que constroem narrativas para
as religiões de forma implicada.
c. Noção êmica e ética não se diferenciam, em termos filosóficos, mas uma é adotada
pela teologia e a outra pelas ciências da religião.
d. As narrativas êmicas são construídas pelos participantes das pesquisas, mas são
totalmente excluídas das análises teológicas.
e. As narrativas êmicas ocorrem exclusivamente pelos fiéis que participam de religiões
tradicionais.
Escolha uma opção:
O estudo de Deus, das coisas criadas por ele e do conhecimento que o homem tem sobre
esse tema é o que abarca a expressão teologia. A palavra vem do grego e significa
exatamente isso: o estudo das coisas relacionadas com aquilo que é divino. A teologia nasce
de uma fé que assume o discurso ou o proceder da razão; a razão que é instrumento da
teologia não é carismática nem racionalista, mas guiada pela fé. 
Portanto, a teologia é uma ciência de fé, que acontece sem descartar o conhecimento
racional, mas que tem como centro do seu desenvolvimento reflexivo:
a. o ser humano.
b. a razão.
c. a religião.
d. a revelação.
e. a sociedade.
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 6/10
Questão 11
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Escolha uma opção:
A palavra teologia apareceu na Grécia Antiga para se referir ao discurso sobre as divindades.
Alguns filósofos como Platão e Aristóteles, citaram essa palavra, mas sem uma vinculação
judaico-cristã. Com a patrística, a palavra ganhou conotação judaico-cristã.
Sobre a Teologia na atualidade, qual é a alternativa correta?
a. É uma área de conhecimento que está em total descrédito, que perdeu seu status de
cientificidade a partir da ciência moderna.
b. A perspectiva ecumênica tem ganhado destaque, em contraposição aos
discursos fundamentalistas.
c. Tem se consolidado como um campo de saber única e exclusivamente para a
construção de discursos apologéticos
d. Foi associada à ciência da religião, pois esta tem metodologia científica reconhecida.
e. É uma área de estudos de experiências de fé que não se preocupa com o caráter da
razão.
Escolha uma opção:
A partir da teoria aristotélica sobre a verdade, segundo a qual a verdade se dá por uma
relação de correspondência, a filosofia pensou a verdade pela concordância. Até Kant,
identifica-se uma preponderância do objeto sob o enunciado que deveria representá-lo
formalmente. Contudo, Martin Heidegger rompeu com essa relação da forma como era
pensada, o que, por sua vez, abriu espaço para se pensar a ontologia fundamental, que
tanto influenciou a teologia contemporânea e a hermenêutica. 
Assinale a alternativa correta:
a. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se no objeto.
b. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na liberdade.
c. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na subjetividade.
d. Para Heidegger, a essência da verdade encontra-se na conformidade.
e. Para Heidegger, a essência da verdade é inexistente, pois é informal. 
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 7/10
Questão 12
Correto
Atingiu 0,66 de 0,66
Marcar questão
Questão 13
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Remover marcação
Escolha uma opção:
A religião é um fator importante na constituição e na organização da sociedade. Muitos
filósofos e sociólogos chegaram a defender que chegaria um momento em que a religião
seria superada e perderia o seu sentido de existir; no entanto, não é isso que se tem visto no
século XXI. Obviamente, o fenômeno religioso tem ganhado novos contornos e
especificidades, mas não foi extinto. As análises e os estudos sobre o fenômeno religioso
têm sido realizados por diversas áreas do conhecimento. A filosofia e a teologia, por vezes,
constroem os seus discursos a partir da apologética de uma tradição religiosa, no entanto, as
ciências da religião, por se constituírem a partir de um campo ético específico, transcendem
esses discursos apologéticos e totalizantes.
 Qual é o sentido teleológico da ética das ciências da religião?
a. Realizar pesquisas para que a sociedade laica aceite a religião como científica.
b. Analisar o fenômeno religioso a partir de perspectivas multifacetadas.
c. Analisar os fenômenos religiosos emergentes, descaracterizando-os.
d. Construir epistemologias cristãs que sejam aceitas no campo científico.
e. Dar contorno de cientificidade às religiões tradicionais monoteístas.
Escolha uma opção:
O argumento teológico, até o fim do período medievo, encontrou sustentação em diversas
esferas da sociedade, bem como do conhecimento produzido à época. Assim, a arte, a
arquitetura, a literatura, a história, a filosofia, entre outras áreas do saber, se dedicaram
a pensar em si mesmas como frutos divinos. A partir da modernidade, as ciências humanas
passaram a ter autonomia? 
Assinale a alternativa correta:
a. Sim, além de auntônomas passaram a nortear os estudos cientifícos formais.
b. Não, as ciências humanas continuaram a se desenvolver sob o argumento divino.
c. Não, as ciências humanas foram relegadas à pura metafísifica e foram esquecidas.
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 8/10
Questão 14
Correto
Atingiu 0,66 de 0,66
Marcar questão
Questão 15
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
d. Sim, mas ainda eram secundárias, consideradas inferiores às ciências exatas.
e. As ciências humanas se mantiveram à parte na disputa entre ciência e fé.
Escolha uma opção:
Como disciplina antiga, a teologia exerceu durante muito tempo o protagonismo no discurso
religioso, exercido a partir da constituição religiosa. Tornou-se um saber com as suas fontes
definidas cujos métodos estão alinhados com a escritura, a doutrina religiosa e a tradição
histórica. À medida que a ciência da religião se aproxima da teologia, colabora ampliando em
seu próprio estatuto epistemológico, que atualmente desenvolve três exigências à prática
teológica: estudo crítico das fontes literárias, preocupação com a dinâmica pastoral e social
das religiões e ________________.
Assinale a única alternativa que completa corretamente a afirmação.
a. uma postura dialogal, crítica e conjectural da cultura contemporânea.
b. a obediência ao Papa.
c. o uso de metodologias rigorosas, comunicáveis no interior do âmbito religioso.
d. a hermenêutica dos textos sagrados.
e. a leitura conjectural de Tomás de Aquino e da escolástica.
O mundo sofre alterações a cada século, década e ano. Os avanços tecnológicos têm
gerado novas formas de subjetivação na contemporaneidade e novos modos de lidar com o
fenômeno religioso. As ciências, e até as religiões, têm procurado formas para responder às
urgências contemporâneas.
Sobre a Teologiada Idade Média, qual é a alternativa correta?
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 9/10
Terminar revisão
Escolha uma opção:
a. Tinha um caráter filosófico, metafísico e naturalista. Não considerava as
experiências de fé.
b. Era um campo de saber, destinado exclusivamente para cientistas sociais e filósofos.
c. Era comprometida com a religiosidade popular e as formas de expressão social.
d. Era um campo do saber a-histórico, que partia de premissas dogmáticas.
e. Sempre foi um campo do saber que tinha o ecumenismo e o diálogo inter-religioso
amadurecidos.
23/11/2024, 17:25 AVALIAÇÃO - ONLINE: Revisão da tentativa | UniCV
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=218514&cmid=26221 10/10
https://ava.posead.unicv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=26221

Mais conteúdos dessa disciplina