Logo Passei Direto
Buscar

ped farmacologia

User badge image
Marilya Gomes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base nos conceitos sobre as diferentes categorias de medicamentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Droga é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente.
II. Podemos considerar que todo medicamento é elaborado a partir de drogas sintéticas e modificam a fisiologia do paciente.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o benefício do paciente enquanto - é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente. As lacunas são corretamente preenchidas com as palavras da letra: •Droga; Medicamento Referência • Remédio; droga • Medicamento genérico; Medicamento Homeopático • Fármaco; Droga • Remédio; Medicamento fitoterápico

Antigamente, os medicamentos eram produtos naturais, não sintéticos e derivados de plantas frescas ou parte delas, contendo substâncias que apresentavam propriedades curativas ou terapêuticas. Atualmente, com a evolução das ciências biomédicas e tecnologia, temos também os medicamentos sintéticos produzidos em laboratório.
Dentre as opções abaixo podemos dizer que todas as opções podem ser consideradas tipos de medicamentos sintéticos, exceto a citada na letra:
Medicamento similar
Medicamento genérico
Medicamento referência
Medicamento inovador
Remédio

A termo parenteral vem do grego: “para” = ao lado de e “enteral” = tubo digestivo, ou seja, é a via de administração “ao lado do tubo digestivo”, onde a absorção não ocorre pelo trato gastrointestinal.
Nas opções abaixo, analise como verdadeiro ou falso, as opções para via parenteral:
( ) Comprimido sublingual.
( ) Comprimido de liberação lenta.
( ) Supositório.
( ) Solução injetável para aplicação endovenosa.
( ) Solução injetável para aplicação Intramuscular.
V, F, F, V, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.

Leia os textos I e II abaixo e avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Escolha uma opção:
I. Na via de administração oral os medicamentos são administrados pela boca e deglutidos. Eles sofrem absorção no trato gastrointestinal e a forma ionizada do fármaco sempre será melhor absorvida.
II. A permeação do fármaco nas células intestinais acontece quando ele se apresenta na forma molecular.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sr. José Carlos, 50 anos, profissão marceneiro, estava fazendo um reparo em um telhado quando a telha onde estava se rompeu e ele caiu, batendo a cabeça no chão. Imediatamente, foi chamado o SAMU e ele foi levado ao hospital. O socorrista verificou que o Sr. José se apresentava inconsciente, com um corte profundo na cabeça e com alguns ferimentos superficiais. Chegando ao hospital, através de exames, o médico plantonista constatou que o Sr. José sofreu um traumatismo craniano e teria que permanecer em coma induzido até melhora do quadro. Também foram prescritos medicamentos para tentar manter estável o quadro clínico do paciente.
Com base no quadro clínico do Sr. José, qual seria a melhor escolha para a forma farmacêutica e via de administração para os medicamentos prescritos pelo médico?
I. Ampola de suspensão e via endovenosa.
II. Comprimido de liberação lenta e via oral.
III. Ampola de suspensão e via intramuscular.
IV. Ampola de solução e via intravenosa.
I, apenas.
IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.

Maria, mãe recente, chegou à farmácia, portanto uma receita prescrita por um pediatra, cujo medicamento seria empregado a um bebê que ela trazia consigo no colo, o Pedrinho, de um ano de idade, que vinha apresentando nas últimas horas, vômitos repetidos, que a estavam deixando transtornada, tendo em vista segundo esta, a impossibilidade de alimentá-lo (“Doutor nada para no estômago do meu filho!”). Como a prescrição estava ilegível, somente podia-se identificar o nome do medicamento e a dose, porém quanto a via de administração era impossível decifrá-la. O farmacêutico entrou em contato com o médico para confirmar a informação e realizar a dispensação correta.
Baseado em noções de farmacologia e no quadro clínico do bebê, qual(ais) poderia(m) ser a(s) via(s) de administração possível(eis) do medicamento ao Pedrinho?
I. Oral.
II. Intramuscular (Deltoide).
III. Retal.
IV. Intravenosa.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.

Quando se administra um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida etapas pregressas de liberação do princípio ativo no tracto gastrointestinal deverão ser observadas:
I. A etapa farmacêutica de dissolução de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a pequenos grânulos ou agregados que liberariam parcialmente o princípio ativo.
II. A etapa farmacêutica de desintegração de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a grânulos ou agregados nos líquidos gastrointestinais que liberariam parcialmente o princípio ativo.
III. A etapa farmacêutica de desagregação de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a partículas finamente divididas nos líquidos gastrointestinais.
IV. A etapa farmacêutica que liberaria completamente o princípio ativo contido em uma forma farmacêutica sólida seria a dissolução.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
IV, apenas.

Após se administrar um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida que resultou na liberação completa de seu conteúdo de princípios ativos nos líquidos gastrointestinais observaria-se o fenômeno farmacocinético de absorção:
I. A taxa de absorção local (f) de um princípio ativo a partir de uma dada forma farmacêutica pode sofrer influência da lipossolubilidade do princípio ativo.
II. A razão de extração hepática (RE) de um princípio dependeria da quantidade de fármaco que seria levado pela artéria hepática ao fígado.
III. Fármacos lipossolúveis ionizados no tracto gastrointestinal poderiam apresentar uma excelente biodisponibilidade oral.
IV. Todos os fármacos administrados por via oral estariam susceptíveis ao metabolismo de primeira passagem hepático.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.

A biodisponibilidade oral (F) seria um processo farmacocinético caracterizado pela quantidade de um princípio ativo que atingiria a circulação sistêmica em sua forma original ou inalterada após sua administração oral.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 40%, isto quer dizer, que 60% da dose do medicamento deixariam de ser absorvidos.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 70%, isto quer dizer, que 30% da dose do medicamento seriam absorvidos.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 10%, isto quer dizer, que 90% da dose do medicamento sofreria metabolismo de primeira passagem hepático.
( ) Fármacos hidrossolúveis estariam passíveis de sofrer intenso metabolismo de primeira passagem hepático.
( ) Princípios ativos contidos em formas farmacêuticas líquidas como solução oral em gotas sempre apresentariam uma alta biodisponibilidade oral.
F, V, F, V, F
V, V, V, V, V
V, F, V, F, V
F, F, F, V, V
F, F, F, F, F

Na figura abaixo observa-se a uma curva de concentração plasmática de um fármaco administrado a partir de uma dada forma farmacêutica. A partir do referido gráfico acima avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) representaria a velocidade de absorção do princípio ativo contido na forma farmacêutica analisada.
II. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) dependeria somente do tempo para a concentração máxima (Tmáx).
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A farmacocinética descreve os caminhos por onde os fármacos percorrem o organismo desde a sua administração até a completa eliminação. Este processo ocorre através de diferentes fases que incluem a absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Com relação à biotransformação, considere as afirmacoes:
I. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos hidrossolúveis em metabólitos lipossolúveis.
II. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos inativos em metabólitos ativos.
III. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos ativos em metabólitos inativos.
IV. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos lipossolúveis em metabólitos hidrossolúveis.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.

A biotransformação de fármacos se configuraria por reações bioquímicas complexas que ocorreriam entre substâncias químicas e o organismo vivo intermediadas por enzimas ou complexos enzimáticos presentes nos mais diversos órgãos. Indique nas alternativas abaixo qual o principal órgão envolvido na biotransformação de fármacos:
Pulmões.
Fígado.
Pâncreas.
Baço.
Rins.

A biotransformação hepática de fármacos conta, geralmente, com processos divididos em duas etapas: fase 1, com modificações iniciais na molécula e fase 2, cujo objetivo é facilitar o processo de excreção. Com relação ao funcionamento das enzimas de biotransformação, considere as afirmacoes:
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de hidrólise: glicuronil transferase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de redução: esterase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: glutationa transferase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de conjugação: amidase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: CYP.
V, V, V, V, V
F, F, F, F, V
F, V, F, V, F
V, F, V, F, V

Os processos da biotransformação hepática contam com diversas enzimas de caráter inespecífico, capazes de converter diferentes substratos em produtos. Dentre as enzimas mais importantes destacam-se as chamadas enzimas microssomais hepáticas. Com relação a esse grupo considere as afirmações:
É correto o que se afirma em:
I. Sobre o símbolo CYP3A4 o termo CYP se refere a enzima do citocromo P450.
II. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 3 se refere a família da enzima biotransformadora de fármacos.
III. Sobre o símbolo CYP3A4 a letra A se refere a subfamília da enzima biotransformadora de fármacos.
IV. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 4 se refere a reações de hidrólise que a mesma promove sobre substratos medicamentosos.
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com base nos conceitos sobre as diferentes categorias de medicamentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Droga é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente.
II. Podemos considerar que todo medicamento é elaborado a partir de drogas sintéticas e modificam a fisiologia do paciente.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o benefício do paciente enquanto - é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente. As lacunas são corretamente preenchidas com as palavras da letra: •Droga; Medicamento Referência • Remédio; droga • Medicamento genérico; Medicamento Homeopático • Fármaco; Droga • Remédio; Medicamento fitoterápico

Antigamente, os medicamentos eram produtos naturais, não sintéticos e derivados de plantas frescas ou parte delas, contendo substâncias que apresentavam propriedades curativas ou terapêuticas. Atualmente, com a evolução das ciências biomédicas e tecnologia, temos também os medicamentos sintéticos produzidos em laboratório.
Dentre as opções abaixo podemos dizer que todas as opções podem ser consideradas tipos de medicamentos sintéticos, exceto a citada na letra:
Medicamento similar
Medicamento genérico
Medicamento referência
Medicamento inovador
Remédio

A termo parenteral vem do grego: “para” = ao lado de e “enteral” = tubo digestivo, ou seja, é a via de administração “ao lado do tubo digestivo”, onde a absorção não ocorre pelo trato gastrointestinal.
Nas opções abaixo, analise como verdadeiro ou falso, as opções para via parenteral:
( ) Comprimido sublingual.
( ) Comprimido de liberação lenta.
( ) Supositório.
( ) Solução injetável para aplicação endovenosa.
( ) Solução injetável para aplicação Intramuscular.
V, F, F, V, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.

Leia os textos I e II abaixo e avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Escolha uma opção:
I. Na via de administração oral os medicamentos são administrados pela boca e deglutidos. Eles sofrem absorção no trato gastrointestinal e a forma ionizada do fármaco sempre será melhor absorvida.
II. A permeação do fármaco nas células intestinais acontece quando ele se apresenta na forma molecular.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sr. José Carlos, 50 anos, profissão marceneiro, estava fazendo um reparo em um telhado quando a telha onde estava se rompeu e ele caiu, batendo a cabeça no chão. Imediatamente, foi chamado o SAMU e ele foi levado ao hospital. O socorrista verificou que o Sr. José se apresentava inconsciente, com um corte profundo na cabeça e com alguns ferimentos superficiais. Chegando ao hospital, através de exames, o médico plantonista constatou que o Sr. José sofreu um traumatismo craniano e teria que permanecer em coma induzido até melhora do quadro. Também foram prescritos medicamentos para tentar manter estável o quadro clínico do paciente.
Com base no quadro clínico do Sr. José, qual seria a melhor escolha para a forma farmacêutica e via de administração para os medicamentos prescritos pelo médico?
I. Ampola de suspensão e via endovenosa.
II. Comprimido de liberação lenta e via oral.
III. Ampola de suspensão e via intramuscular.
IV. Ampola de solução e via intravenosa.
I, apenas.
IV, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.

Maria, mãe recente, chegou à farmácia, portanto uma receita prescrita por um pediatra, cujo medicamento seria empregado a um bebê que ela trazia consigo no colo, o Pedrinho, de um ano de idade, que vinha apresentando nas últimas horas, vômitos repetidos, que a estavam deixando transtornada, tendo em vista segundo esta, a impossibilidade de alimentá-lo (“Doutor nada para no estômago do meu filho!”). Como a prescrição estava ilegível, somente podia-se identificar o nome do medicamento e a dose, porém quanto a via de administração era impossível decifrá-la. O farmacêutico entrou em contato com o médico para confirmar a informação e realizar a dispensação correta.
Baseado em noções de farmacologia e no quadro clínico do bebê, qual(ais) poderia(m) ser a(s) via(s) de administração possível(eis) do medicamento ao Pedrinho?
I. Oral.
II. Intramuscular (Deltoide).
III. Retal.
IV. Intravenosa.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.

Quando se administra um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida etapas pregressas de liberação do princípio ativo no tracto gastrointestinal deverão ser observadas:
I. A etapa farmacêutica de dissolução de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a pequenos grânulos ou agregados que liberariam parcialmente o princípio ativo.
II. A etapa farmacêutica de desintegração de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a grânulos ou agregados nos líquidos gastrointestinais que liberariam parcialmente o princípio ativo.
III. A etapa farmacêutica de desagregação de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a partículas finamente divididas nos líquidos gastrointestinais.
IV. A etapa farmacêutica que liberaria completamente o princípio ativo contido em uma forma farmacêutica sólida seria a dissolução.
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
IV, apenas.

Após se administrar um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida que resultou na liberação completa de seu conteúdo de princípios ativos nos líquidos gastrointestinais observaria-se o fenômeno farmacocinético de absorção:
I. A taxa de absorção local (f) de um princípio ativo a partir de uma dada forma farmacêutica pode sofrer influência da lipossolubilidade do princípio ativo.
II. A razão de extração hepática (RE) de um princípio dependeria da quantidade de fármaco que seria levado pela artéria hepática ao fígado.
III. Fármacos lipossolúveis ionizados no tracto gastrointestinal poderiam apresentar uma excelente biodisponibilidade oral.
IV. Todos os fármacos administrados por via oral estariam susceptíveis ao metabolismo de primeira passagem hepático.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.

A biodisponibilidade oral (F) seria um processo farmacocinético caracterizado pela quantidade de um princípio ativo que atingiria a circulação sistêmica em sua forma original ou inalterada após sua administração oral.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 40%, isto quer dizer, que 60% da dose do medicamento deixariam de ser absorvidos.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 70%, isto quer dizer, que 30% da dose do medicamento seriam absorvidos.
( ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 10%, isto quer dizer, que 90% da dose do medicamento sofreria metabolismo de primeira passagem hepático.
( ) Fármacos hidrossolúveis estariam passíveis de sofrer intenso metabolismo de primeira passagem hepático.
( ) Princípios ativos contidos em formas farmacêuticas líquidas como solução oral em gotas sempre apresentariam uma alta biodisponibilidade oral.
F, V, F, V, F
V, V, V, V, V
V, F, V, F, V
F, F, F, V, V
F, F, F, F, F

Na figura abaixo observa-se a uma curva de concentração plasmática de um fármaco administrado a partir de uma dada forma farmacêutica. A partir do referido gráfico acima avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) representaria a velocidade de absorção do princípio ativo contido na forma farmacêutica analisada.
II. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) dependeria somente do tempo para a concentração máxima (Tmáx).
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A farmacocinética descreve os caminhos por onde os fármacos percorrem o organismo desde a sua administração até a completa eliminação. Este processo ocorre através de diferentes fases que incluem a absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Com relação à biotransformação, considere as afirmacoes:
I. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos hidrossolúveis em metabólitos lipossolúveis.
II. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos inativos em metabólitos ativos.
III. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos ativos em metabólitos inativos.
IV. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos lipossolúveis em metabólitos hidrossolúveis.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.

A biotransformação de fármacos se configuraria por reações bioquímicas complexas que ocorreriam entre substâncias químicas e o organismo vivo intermediadas por enzimas ou complexos enzimáticos presentes nos mais diversos órgãos. Indique nas alternativas abaixo qual o principal órgão envolvido na biotransformação de fármacos:
Pulmões.
Fígado.
Pâncreas.
Baço.
Rins.

A biotransformação hepática de fármacos conta, geralmente, com processos divididos em duas etapas: fase 1, com modificações iniciais na molécula e fase 2, cujo objetivo é facilitar o processo de excreção. Com relação ao funcionamento das enzimas de biotransformação, considere as afirmacoes:
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de hidrólise: glicuronil transferase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de redução: esterase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: glutationa transferase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de conjugação: amidase.
( ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: CYP.
V, V, V, V, V
F, F, F, F, V
F, V, F, V, F
V, F, V, F, V

Os processos da biotransformação hepática contam com diversas enzimas de caráter inespecífico, capazes de converter diferentes substratos em produtos. Dentre as enzimas mais importantes destacam-se as chamadas enzimas microssomais hepáticas. Com relação a esse grupo considere as afirmações:
É correto o que se afirma em:
I. Sobre o símbolo CYP3A4 o termo CYP se refere a enzima do citocromo P450.
II. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 3 se refere a família da enzima biotransformadora de fármacos.
III. Sobre o símbolo CYP3A4 a letra A se refere a subfamília da enzima biotransformadora de fármacos.
IV. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 4 se refere a reações de hidrólise que a mesma promove sobre substratos medicamentosos.
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.

Prévia do material em texto

Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Com base nos conceitos sobre as diferentes categorias de medicamentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.         Droga é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente.
PORTANTO
II.        Podemos considerar que todo medicamento é elaborado a partir de drogas sintéticas e modificam a fisiologia do paciente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta Incorreta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
_________ é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, para o benefício do paciente enquanto ___________é toda substância química utilizada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos para o benefício ou não do paciente. 
As lacunas são corretamente preenchidas com as palavras da letra:
Escolha uma opção:
Remédio; Medicamento fitoterápico
Remédio; droga
Droga; Medicamento Referência 
Resposta Incorreta.
Fármaco; Droga
Medicamento genérico; Medicamento Homeopático
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Alguns tipos de medicamentos possuem nome específico determinado nome comercial ou fantasia. 
Dentro dos tipos de medicamentos abaixo, recebem esses nomes os citados na letra:
Escolha uma opção:
Referência e similar
Referência e Genérico 
Resposta incorreta.
Genéricos
Magistral
Genérico e Magistral
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Medicamentos de referência, inovador, similar, homeopático, fitoterápico e específicos possuem nome comercial ou fantasia. Já medicamentos genéricos possuem o nome do princípio ativo que o compõe e medicamento magistral tem no rótulo a composição aviada na receita pelo médico.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Antigamente, os medicamentos eram produtos naturais, não sintéticos e derivados de plantas frescas ou parte delas, contendo substâncias que apresentavam propriedades curativas ou terapêuticas. Atualmente, com a evolução das ciências biomédicas e tecnologia, temos também os medicamentos sintéticos produzidos em laboratório.
Dentre as opções abaixo podemos dizer que todas as opções podem ser consideradas tipos de medicamentos sintéticos, exceto a citada na letra:
Escolha uma opção:
Medicamento similar
Medicamento genérico
Medicamento referência
Medicamento inovador
Remédio 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
Remédio pode-se citar como métodos ou cuidados terapêuticos que ajudam a aliviar desconfortos, mas que não passam pelas etapas de manufatura que um medicamento passa para ser liberado.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
A termo parenteral vem do grego: “para” = ao lado de e “enteral” = tubo digestivo, ou seja, é a via de administração “ao lado do tubo digestivo”, onde a absorção não ocorre pelo trato gastrointestinal. Nas opções abaixo, analise como verdadeiro ou falso, as opções para via parenteral:
(   ) Comprimido sublingual.
(   ) Comprimido de liberação lenta.
(   ) Supositório.
(   ) Solução injetável para aplicação endovenosa.
(   ) Solução injetável para aplicação Intramuscular.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V, F, F, V, V.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, V. 
Resposta incorreta.
F, F, F, V, V.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: F, F, F, V, V.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Leia os textos I e II abaixo e avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na via de administração oral os medicamentos são administrados pela boca e deglutidos. Eles sofrem absorção no trato gastrointestinal e a forma ionizada do fármaco sempre será melhor absorvida.
PORQUE
II. A permeação do fármaco nas células intestinais acontece quando ele se apresenta na forma molecular.
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta incorreta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Sr. José Carlos, 50 anos, profissão marceneiro, estava fazendo um reparo em um telhado quando a telha onde estava se rompeu e ele caiu, batendo a cabeça no chão. Imediatamente, foi chamado o SAMU e ele foi levado ao hospital. O socorrista verificou que o Sr. José se apresentava inconsciente, com um corte profundo na cabeça e com alguns ferimentos superficiais. Chegando ao hospital, através de exames, o médico plantonista constatou que o Sr. José sofreu um traumatismo craniano e teria que permanecer em coma induzido até melhora do quadro. Também foram prescritos medicamentos para tentar manter estável o quadro clínico do paciente.
I. Ampola de suspensão e via endovenosa.
II. Comprimido de liberação lenta e via oral.
III. Ampola de suspensão e via intramuscular.
IV. Ampola de solução e via intravenosa.
Com base no quadro clínico do Sr. José, qual seria a melhor escolha para a forma farmacêutica e via de administração para os medicamentos prescritos pelo médico?
Escolha uma opção:
I, apenas.
IV, apenas. 
Resposta incorreta.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: III e IV, apenas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Maria, mãe recente, chegou à farmácia, portanto uma receita prescrita por um pediatra, cujo medicamento seria empregado a um bebê que ela trazia consigo no colo, o Pedrinho, de um ano de idade, que vinha apresentando nas últimas horas, vômitos repetidos, que a estavam deixando transtornada, tendo em vista segundo esta, a impossibilidade de alimentá-lo (“Doutor nada para no estômago do meu filho!”). Como a prescrição estava ilegível, somente podia-se identificar o nome do medicamento e a dose, porém quanto a via de administração era impossível decifrá-la. O farmacêutico entrou em contato com o médico para confirmar a informação e realizar a dispensação correta. Analise as opções abaixo:
I. Oral.
II. Intramuscular (Deltoide).
III. Retal.
IV. Intravenosa.
Baseado em noções de farmacologia e no quadro clínico do bebê, qual(ais) poderia(m) ser a(s) via(s) de administração possível(eis) do medicamento ao Pedrinho?
Escolha uma opção:
II e III, apenas.
III e IV, apenas. 
Resposta correta.
II e IV, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: III e IV, apenas.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
As vias de administração apresentam vantagens em desvantagens ao paciente. Analise atentamente as opções e faça a correlação da primeira coluna com a segunda em relação as vantagens das vias:
	Coluna 1
	Coluna 2
	1. Via Sublingual
2. Via Oral
3. Via Intramuscular
4. Via Endovenosa
5. Via Retal
	(  ) A distribuição do fármaco é lenta evitando níveis elevados liberados de forma rápida na corrente sanguínea.
(  ) É uma opção para fármacos pouco absorvidos no TGI.
(   )Utilização em pacientes em estado de coma, com restrição por via oral e/ou vomitando, inconscientes, em crise convulsiva, náuseas e vômitos.
(  ) Possibilidade de administração de volumes moderados de medicamentos em soluções oleosas e suspensões.
(   ) Possibilita a aplicação de substâncias irritantes diluídas.
A sequência correta dos conceitos indicados na coluna 1 de 1 – 5 que se encaixa na coluna 2 de cima para baixo é a representada na letra:
Escolha uma opção:
5; 1; 4; 3; 2.
1; 2; 5; 4; 3.
4; 3; 1; 2; 5.
 1; 2; 3; 5; 4.
2; 1; 5; 3; 4. 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 2; 1; 5; 3; 4.
Questão 1
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Seria exemplo de fármaco que sofreria absorção oral por pinocitose uma forma de endocitose de fármacos:
I. Vitamina D.
II. Vitamina C.
III. Vitaminas do complexo B.
IV. Vitamina K.
 É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
III e IV, apenas.
I e IV, apenas. 
Resposta correta.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e IV, apenas.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Uma via de administração poderia ser entendida como o local de entrada de um medicamento no organismo do paciente. Qual das vias de administração deixaria de se observar o fenômeno de absorção do princípio ativo? 
 Assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma opção:
Intravenosa.
Retal.
Subcutânea.
Oral.
Pulmonar. 
Resposta incorreta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Intravenosa.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
A absorção seria um processo farmacocinético caracterizado pela passagem de um princípio ativo desde seu sítio de administração até a intimidade da corrente sanguínea. Sobre a absorção local de um fármaco poderia-se afirmar:
I. A absorção dependeria da lipossolubilidade do fármaco.
II. A absorção dependeria da hidrossolubilidade de um fármaco.
III. Fármacos ionizados seriam melhores absorvidos.
IV. Fármacos não-ionizados seriam melhor absorvidos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I, II e IV, apenas. 
Resposta correta.
I, III e IV, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e IV, apenas.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Paciente, 45 anos, gênero masculino recebeu uma prescrição medicamentosa contendo um agente ansiolítico para o controle de um distúrbio psiquiátrico. Conversando com uma equipe multiprofissional de saúde a informou que o agente era diazepam. Ficou sabendo em conversa com esta equipe que o diazepam era uma base orgânica fraca de pKa igual a 3,3. A dúvida do paciente era sobre a velocidade de absorção do diazepam administrado em jejum (pH hipotético gastrointestinal = 1,3).
A proporção de formas ionizadas (I) do diazepam no seu local de absorção intestinal pode sofrer interferência do pH local, sendo assim em vista de um pH hipotético 1,3 teríamos uma relação de moléculas ionizadas na proporção de:
Escolha uma opção:
100 moléculas ionizadas
Nenhuma forma ionizada
1.000 moléculas ionizadas
1 molécula ionizada 
Resposta incorreta.
10 moléculas ionizadas
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 100 moléculas ionizadas
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o processo farmacocinético de absorção é correto afirmar:
(   ) Na absorção por difusão simples ou passiva haveria gasto de energia celular.
( ) Na absorção por difusão facilitada não haveria gasto energético.
( ) Não observa-se metabolismo de primeira passagem hepático na via oral.
( ) A via intravenosa pode predispor a metabolismo de primeira passagem hepático.
( ) A via pulmonar pode ser adequada para gases anestésicos.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V, F, V, F, V
V, V, V, V, V
F, V, F, F, V 
Resposta correta.
F, F, V, V, V
V, V, F, F, F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, V, F, F, V
Questão 1
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Quando se administra um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida etapas pregressas de liberação do princípio ativo no tracto gastrointestinal deverão ser observadas:
I. A etapa farmacêutica de dissolução de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a pequenos grânulos ou agregados que liberariam parcialmente o princípio ativo.
II. A etapa farmacêutica de desintegração de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a grânulos ou agregados nos líquidos gastrointestinais que liberariam parcialmente o princípio ativo.
III. A etapa farmacêutica de desagregação de uma forma farmacêutica sólida no organismo daria origem a partículas finamente divididas nos líquidos gastrointestinais.
IV. A etapa farmacêutica que liberaria completamente o princípio ativo contido numa forma farmacêutica sólida seria a dissolução.
 É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
 I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas. 
Resposta correta.
I, II, III e IV.
 IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II e IV, apenas.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Após se administrar um medicamento através de uma forma farmacêutica sólida que resultou na liberação completa de seu conteúdo de princípios ativos nos líquidos gastrointestinais observaria-se o fenômeno farmacocinético de absorção:
I. A taxa de absorção local (f) de um princípio ativo a partir de uma dada forma farmacêutica pode sofrer influência da lipossolubilidade do princípio ativo.
II. A razão de extração hepática (RE) de um princípio dependeria da quantidade de fármaco que seria levado pela artéria hepática ao fígado.  
III. Fármacos lipossolúveis ionizados no tracto gastrointestinal poderiam apresentar uma excelente biodisponibilidade oral. 
IV. Todos os fármacos administrados por via oral estariam susceptíveis ao metabolismo de primeira passagem hepático.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
II e IV, apenas. 
Resposta incorreta.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I e III, apenas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
A biodisponibilidade oral (F) seria um processo farmacocinético caracterizado pela quantidade de um princípio ativo que atingiria a circulação sistêmica em sua forma original ou inalterada após sua administração oral.
(   ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 40%, isto quer dizer, que 60% da dose do medicamento deixariam de ser absorvidos.
(   ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 70%, isto quer dizer, que 30% da dose do medicamento seriam absorvidos.
(   ) Quando uma bula de um medicamento informa que sua biodisponibilidade oral é de 10%, isto quer dizer, que 90% da dose do medicamento sofreria metabolismo de primeira passagem hepático.
(   ) Fármacos hidrossolúveis estariam passíveis de sofrer intenso metabolismo de primeira passagem hepático.
(   ) Princípios ativos contidos em formas farmacêuticas líquidas como solução oral em gotas sempre apresentariam uma alta biodisponibilidade oral.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
F, V, F, V, F
V, V, V, V, V
V, F, V, F, V
F, F, F, V, V
F, F, F, F, F 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, F, F, F, F
Questão 4
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Na figura abaixo observa-se a uma curva de concentração plasmática de um fármaco administrado a partir de uma dada forma farmacêutica.
A partir do referido gráfico acima avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) representariaa velocidade de absorção do princípio ativo contido na forma farmacêutica analisada.
PORQUE
II. No gráfico a área sobre a curva de concentração plasmática versus o tempo (ASC0-t) dependeria somente do tempo para a concentração máxima (Tmáx).    
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições falsas. 
Resposta correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Um grupo de pesquisadores de um laboratório farmacêutico desenvolveu um novo agente terapêutico para o tratamento da depressão psíquica. Nos ensaios pré-clínicos e clínicos obtiveram vários parâmetros farmacocinéticos deste novo agente. O mesmo exibia uma taxa de absorção local (f) igual a 1. 
Sabendo-se que a razão de extração hepática (RE) era correspondente a 0,3 determine qual das alternativas corresponderia a biodisponibilidade oral deste novo agente antidepressivo:
Escolha uma opção:
100%
10%
60%
30%
70% 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 70%
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
 
I.         O sistema nervoso é protegido por uma barreira diferenciada composta pelas células endoteliais dos capilares neuronais que possuem largas junções especializadas que interferem no seu transporte aos tecidos neurais
 
PORQUE
 
II.        A permeação do fármaco no cérebro depende do transporte transcelular.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta incorreta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
As protéinas plasmáticas tem efeito direto na distribuição de fármacos pois funcionam com um reservatório temporário e atrasando a interação fármaco-receptor. Vários fatores podem interferir na concentração das proteínas plasmáticas, exceto:
Escolha uma opção:
doença hepática.
ph sanguíneo. 
Resposta correta.
idade.
estado nutricional.
doença renal.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: ph sanguíneo.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Distribuição de fármacos é o fenômeno farmacocinético caracterizado pela saída do fármaco ou seu metabólito ativo da corrente sanguínea para a intimidade dos tecidos. Avlalie as proposições como verdadeiro ou falso:
(  ) Valores de Vda baixo indica que o fármaco está distribuído predominantemente nos tecidos em relação ao plasma.
(   ) São valores de volumes fictícios e não correspondem ao volume real de distribuição.
(   ) Valor de Vda elevado indica que o fármaco está distribuído predominantemente nos tecidos em relação ao plasma.
(   ) Parâmetro que relaciona a quantidade do fármaco no organismo (Tecidos) com a concentração presente no plasma.
(   ) São importantes para determinar a dose necessária para gerar uma concentração plasmática eficiente.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V, V, F, V, V.
F, V, V, V, V. 
Resposta correta.
F, V, V, V, F.
F, V, F, V, V.
F, F, V, F, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, V, V, V, V.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
O processo de distribuição do fármaco depende de fatores fisiológicos como fluxo sanguíneo, débito cardíaco e das características físico-químicas dos fármacos, como por exemplo a lipossolubilidade e o pH. 
Dos fatores abaixo qual  interfere com a distribuição de um fármaco ?
I. Espessura das artérias. 
II. pH do sangue.
III. Concentração das proteínas plasmáticas. 
IV. Concentração sangüínea do fármaco. 
V. Presença de barreiras biológicas (barreira hematoencefálica). 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I, II, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V, apenas. 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II, III, IV e V, apenas.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Chama-se de fármaco_____________a fração da quantidade total do fármaco no __________que não se encontra ligada e tem capacidade de atravessar os capilares para atingir seu __________ nos ____________.
Escolha uma opção:
antagonista, sangue, receptor,  tecidos.
livre, sangue, metabolito, tecidos.
ativo, plasma, alvo, canais iônicos.
inativo, plasma, receptor, tecidos.
livre, plasma, no receptor, tecidos. 
Resposta correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: livre, plasma, no receptor, tecidos.
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
A farmacocinética descreve os caminhos por onde os fármacos percorrem o organismo desde a sua administração até a completa eliminação.  Este processo ocorre através de diferentes fases que incluem a absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Com relação à biotransformação, considere as afirmações:
I. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos hidrossolúveis em metabólitos lipossolúveis.
II. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos inativos em metabólitos ativos.
III. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos ativos em metabólitos inativos.
IV. A biotransformação de fármacos tem como principal objetivo converter fármacos lipossolúveis em metabólitos hidrossolúveis.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
 I, II e III, apenas.
 I, II, III e IV.
IV, apenas.
II e IV, apenas. 
Resposta incorreta.
I e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: IV, apenas.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Sra. C.R.M., 24 anos, universitária procurou um serviço de cuidados de saúde exibindo náuseas e vômitos no período matutino. A profissional da área que a atendeu não conseguiu identificar qualquer causa orgânica que justificasse as manifestações da cliente. Questionada C.R.M. informou que fazia uso regular de anticoncepcional a base de estrógenos administrado por via oral. Informou ainda que a algumas semanas teria apresentado um quadro de infecção de garganta sendo medicada pela “Farmacinha” de uma colega com o antibiótico rifampicina. Ao constatar tais informações a profissional da área da saúde encaminhou a paciente para um serviço de ginecologia que solicitando o exame de beta HCG confirmou um quadro gestacional. 
Sabendo-se que os anticoncepcionais podem sofrer a influência de outros agentes farmacológicos quando administrados conjuntamente o evento gestacional da Sra. C.R.M. poderia ser justificada(o) pela(o):
Escolha uma opção:
pela redução da excreção renal do anticoncepcional.
pela redução da meia-vida biológica do anticoncepcional.
aumento da reabsorção intestinal do agente anticoncepcional.
pelo aumento da lipossolubilidade do agente anticoncepcional. 
Resposta incorreta.
pelo acúmulo do anticoncepcional na corrente sanguínea da paciente.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: pela redução da meia-vida biológica do anticoncepcional.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,08 de0,08
Marcar questão
Texto da questão
A biotransformação de fármacos se configuraria por reações bioquímicas complexas que ocorreriam entre substâncias químicas e o organismo vivo intermediadas por enzimas ou complexos enzimáticos presentes nos mais diversos órgãos. Indique nas alternativas abaixo qual o principal órgão envolvido na biotransformação de fármacos:
Escolha uma opção:
Pulmões.
Fígado. 
Resposta correta.
Pâncreas.
Baço.
Rins.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Fígado.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
A biotransformação hepática de fármacos conta, geralmente, com processos divididos em duas etapas: fase 1, com modificações iniciais na molécula e fase 2, cujo objetivo é facilitar o processo de excreção.  Com relação ao funcionamento das enzimas de biotransformação, considere as afirmações:
(   ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de hidrólise: glicuronil transferase.
(   ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de redução: esterase.
(   ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: glutationa transferase.
(   ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de conjugação: amidase.
(   ) É exemplo de enzima responsável pelas reações de oxidação: CYP.
 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
V, V, V, V, V
F, F, F, F, V 
Resposta correta.
F, F, F, F, F
F, V, F, V, F
V, F, V, F, V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, F, F, F, V
Questão 5
Correto
Atingiu 0,08 de 0,08
Marcar questão
Texto da questão
Os processos da biotransformação hepática contam com diversas enzimas de caráter inespecífico, capazes de converter diferentes substratos em produtos. Dentre as enzimas mais importantes destacam-se as chamadas enzimas microssomais hepáticas. Com relação a esse grupo considere as afirmações:  
I. Sobre o símbolo CYP3A4 o termo CYP se refere a enzima do citocromo P450.
II. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 3 se refere a família da enzima biotransformadora de fármacos.
III. Sobre o símbolo CYP3A4 a letra A se refere a subfamília da enzima biotransformadora de fármacos.
IV. Sobre o símbolo CYP3A4 o número 4 se refere a reações de hidrólise que a mesma promove sobre substratos medicamentosos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I e III, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas. 
Resposta correta.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina