Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1- RSS, 5 anos, apresenta infecções respiratórias recidivantes desde os 6 meses de vida, teve oito pneumonias em diferentes lobos de ambos os pulmões e inúmeras otites médias e sinusites. Ao exame físico, chama a atenção a ausência de amígdalas palatinas. Na história familiar, há dois tios maternos mortos nos primeiros anos de vida por infecção grave, tem duas irmãs sadias. Exames complementares: vários leucogramas normais, IgG – 65 mg% (normal para a idade – 800 a 1.200 mg%), IgM e IgA séricas – indetectáveis, sorologia negativa para os três poliovírus da vacina oral e para o vírus do sarampo, testes cutâneos de hipersensibilidade tardia: PPD e candidina > 5 mm, linfócitos B (células CD19+) < 1% (normal = 10% a 25%), linfócitos T totais (células CD3+), auxiliadores (CD4+) e citotóxicos (CD8+), células NK (CD3-16+56+) normais, complemento hemolítico total (CH50) normal, estudo genético molecular: paciente portador de mutação no gene BTK (troca de bases no éxon 18), assim como a mãe e a avó materna. Proposta terapêutica – 400 mg/kg de gamaglobulina endovenosa a cada três ou quatro semanas, antibioticoterapia diante de qualquer infecção, orientações gerais de higiene anti-infecciosa, evitar vacinas.
Comente sobre o caso clinico.
2- Quando antígenos entram através da pele, em quais órgãos estão concentrados? Que tipo( s) celular( es) desempenha( m) papel importante neste processo de captura de antígeno? 
3- O que são as moléculas do MHC? Como as moléculas do MHC humano são chamadas? Como foram descobertas as moléculas do MHC e qual é a sua função?
4- Quais são as diferenças entre os antígenos que são apresentados pelas moléculas de classe I e classe II do MHC? 
5-Descreva a sequência de eventos pela qual as moléculas de classe I e classe II do MHC adquirem os antígenos para exibição.
6- Quais subconjuntos de células T reconhecem os antígenos apresentados pelas moléculas de classe I e classe II do MHC? Quais moléculas nas células T contribuem para sua especificidade para antígenos peptídicos associados ao MHC de classe I ou classe II?

Mais conteúdos dessa disciplina