Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO8 - Conhecimentos Bancários para CAIXA - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A contratação dos planos previdenciários pode ser feita:
a) somente na forma coletiva, quando se tratar de pensão por morte, pecúlio por morte e na forma individual em se tratando de renda por sobrevivência.
b) de forma individual ou coletiva, somente se averbados, podem oferecer separadamente os benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência.
c) na forma individual, para o caso de instituídos, apenas de forma alternativa nas modalidades de renda por invalidez ou renda por sobrevivência.
d) somente de forma coletiva, no caso de averbados, oferecendo alternativamente as modalidades pensão por morte ou pecúlio por morte.
e) de forma individual ou coletiva, averbados ou instituídos e podem oferecer juntos ou separadamente, os benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência, pensão por morte e pecúlio por invalidez e por morte.

Os resgates de recursos investidos em ...... podem sofrer a incidência de Imposto de Renda segundo a Tabela Progressiva para Pessoas Físicas ou de acordo com alíquotas regressivas, conforme o prazo da aplicação.
a) CDB
b) PGBL
c) Fundos de Investimento
d) Ações
e) Caderneta de Poupança

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir: Para os planos de Previdência Complementar Aberta, o resultado financeiro poderá ser calculado de forma________________ e apurado excedente financeiro ao final de cada mês, o valor correspondente ao percentual de reversão deverá ser ______________ pertinente Provisão Técnica ___________________.
a) parcial / excluído da / de Prêmios não Ganhos
b) prévia / adicionado a / Sobras Financeiras
c) total / diminuído da / Excedentes Financeiros
d) antecipada / absorvido a / Sobras Financeiras
e) global / incorporado à / de Excedentes Financeiros

As instituições de previdência complementar, além de autorização especial, devem:
a) organizar e manter carteiras segundo critérios indicados por atuários.
b) prever o não pagamento do benefício em caso de suicídio do segurado.
c) ter patrocinador.
d) garantir, a qualquer tempo, o resgate das contribuições.
e) oferecer os planos por intermédio de corretores.

Com relação aos planos de benefícios de entidades fechadas, os mesmos devem ser:
a) obrigatoriamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
b) obrigatoriamente oferecidos à gerência e à administração dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
c) facultativamente oferecidos a todos os empregados de média gerência e diretores dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
d) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou empregados das entidades de previdência aberta.
e) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.

Os recursos das provisões matemáticas de planos abertos de previdência complementar e de seguros do ramo vida, estruturados na modalidade de contribuição variável, cuja remuneração esteja calcada na rentabilidade de carteiras de investimentos, devem ser aplicados durante o prazo de diferimento da seguinte maneira:
a) 50% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos e 50% em imóveis.
b) 51% em renda variável e 49% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos.
c) 50% em certificados de depósitos bancários e 50% em cédulas de produtos rurais.
d) 70% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos e 30% em quotas de fundos no exterior.
e) 100% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos.

A previdência complementar organizada na forma de FAPI visa:
a) facilitar a adesão de pessoas.
b) permitir a antecipação do resgate das cotas pelos herdeiros do segurado.
c) servir de complemento salarial como estipulação em favor de terceiros.
d) constituir renda vitalícia para o segurado.
e) induzir à capitalização.

No Brasil, o regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo. Baseia-se na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto na Lei Complementar n.º 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o regime de previdência complementar e dá outras providências. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Os ativos garantidores das reservas técnicas, das provisões e dos fundos são vinculados à ordem do órgão fiscalizador e podem ter sua livre movimentação suspensa pelo referido órgão.
Certo
Errado

Um jovem conduzia veículo próprio e, ao se dar conta de que se aproximava de uma blitz da Operação Lei Seca, resolveu estacionar o automóvel em vaga pública e permanecer dentro do carro até esperar passar o efeito do álcool que havia ingerido. Mais tarde, ao sair do estacionamento, o veículo foi atingido por um carro desgovernado, em virtude da imprudência de seu condutor, resultando em danos materiais ao automóvel. Ao fazer o comunicado de sinistro à seguradora com a qual mantinha contrato de seguro veicular, o jovem recebeu resposta negativa à cobertura securitária, com base na justificativa de que ele, ao conduzir o veículo sob efeito de álcool, teria deliberadamente agravado o risco objeto do contrato. Com relação à situação narrada, conclui-se que esse jovem:
a) tem direito a ser indenizado, pois o contrato de seguro obriga a contratada a garantir o interesse do segurado.
b) tem direito a ser indenizado, pois o infortúnio ocorreria independentemente de ele ter consumido álcool.
c) não tem direito a ser indenizado, pois o estado de ebriedade foi causa determinante para a ocorrência do sinistro.
d) não tem direito a ser indenizado, por estar sob efeito de substância alcoólica quando sucedido o sinistro.
e) não tem direito à indenização, pois colaborou para que o sinistro ocorresse.

Considere o caso de colisão de um veículo segurado, com perda parcial e com a existência de uma franquia a ser descontada dos prejuízos indenizáveis. É correto afirmar que essa franquia é do tipo:
a) simples;
b) parcial;
c) dedutível;
d) facultativa I;
e) facultativa II.

De acordo com as Condições Gerais do Seguro de Automóvel, padronizadas pela SUSEP, é considerado prejuízo NÃO indenizável:
a) queda de raio sobre o veículo segurado;
b) queda de árvore sobre o veículo segurado;
c) colisão do veículo com o muro de uma residência;
d) alagamento do veículo segurado decorrente de enchente;
e) danos ao veículo segurado decorrentes de defeito na instalação elétrica.

Na composição do prêmio líquido do seguro estão incluídos o prêmio de risco, o lucro da seguradora, os seus gastos de gestão interna e os de gestão externa. A soma desses três fatores que são acrescentados ao prêmio de risco para se obter o prêmio líquido é conhecida como:
a) reserva técnica;
b) reserva matemática;
c) carregamento comercial;
d) Valor Matemático do Risco;
e) carregamento de segurança.

Considere um sinistro de automóvel em que um veículo desgovernado abalroou três outros carros, causando sérios danos em dois e perda total do terceiro. Essa situação pode ser classificada como risco:
a) aleatório;
b) particular;
c) fundamental;
d) especulativo;
e) suplementar.

Considere um seguro contratado com as Condições Gerais padronizadas pela SUSEP para os seguros de automóveis, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) e Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), sem qualquer cobertura adicional. Em caso de sinistro coberto, correspondem a prejuízos indenizáveis:
a) as despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou carneiros, nos sinistros de APP;
b) os danos causados por poluição ou contaminação ao meio ambiente, nos seguros de RCF-V;
c) os danos causados pelo segurado a pessoas transportadas gratuitamente, nos seguros de RCF-V;
d) os exames, os tratamentos clínicos ou cirúrgicos e as doenças provocadas diretamente pelos riscos cobertos pelo seguro, nos seguros de APP;
e) os danos sofridos pelo veículo segurado quando estiver sendo rebocado por veículo apropriado, na cobertura de casco do automóvel segurado.

Considere a situação na qual a participação do segurado vigora somente se o prejuízo apurado, em caso de sinistro, for inferior a ela e, por isso, nada é indenizado pela seguradora. Além disso, quando o prejuízo for superior àquela participação, o segurado é indenizado pelo valor total do prejuízo, sem qualquer dedução, respeitado o Limite Máximo de Indenização da cobertura pleiteada.
Essa situação diz respeito à:
a) franquia simples;
b) franquia dedutível;
c) franquia obrigatória;
d) franquia facultativa;
e) Participação Obrigatória do Segurado (POS).

O seguro que garante ao segurado o reembolso pelos danos ou acidentes causados pelo seu animal doméstico e pelos quais este seja responsabilizado, quando ocorridos no interior do imóvel em que reside, é o de:
a) Animais;
b) Casa de Veraneio;
c) Seguro Saúde para Pets;
d) Responsabilidade Civil Cruzada;
e) Responsabilidade Civil Familiar (Chefe de Família).

Uma das características do seguro é oferecer proteção às pessoas com relação a perdas e danos que venham a sofrer no futuro, atingindo elas próprias ou suas propriedades ou bens.
Uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os possíveis riscos a que estão expostos no dia a dia pratica a seguinte característica do seguro:
a) incerteza;
b) previdência;
c) mutualismo;
d) solidariedade;
e) voluntariedade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A contratação dos planos previdenciários pode ser feita:
a) somente na forma coletiva, quando se tratar de pensão por morte, pecúlio por morte e na forma individual em se tratando de renda por sobrevivência.
b) de forma individual ou coletiva, somente se averbados, podem oferecer separadamente os benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência.
c) na forma individual, para o caso de instituídos, apenas de forma alternativa nas modalidades de renda por invalidez ou renda por sobrevivência.
d) somente de forma coletiva, no caso de averbados, oferecendo alternativamente as modalidades pensão por morte ou pecúlio por morte.
e) de forma individual ou coletiva, averbados ou instituídos e podem oferecer juntos ou separadamente, os benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência, pensão por morte e pecúlio por invalidez e por morte.

Os resgates de recursos investidos em ...... podem sofrer a incidência de Imposto de Renda segundo a Tabela Progressiva para Pessoas Físicas ou de acordo com alíquotas regressivas, conforme o prazo da aplicação.
a) CDB
b) PGBL
c) Fundos de Investimento
d) Ações
e) Caderneta de Poupança

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir: Para os planos de Previdência Complementar Aberta, o resultado financeiro poderá ser calculado de forma________________ e apurado excedente financeiro ao final de cada mês, o valor correspondente ao percentual de reversão deverá ser ______________ pertinente Provisão Técnica ___________________.
a) parcial / excluído da / de Prêmios não Ganhos
b) prévia / adicionado a / Sobras Financeiras
c) total / diminuído da / Excedentes Financeiros
d) antecipada / absorvido a / Sobras Financeiras
e) global / incorporado à / de Excedentes Financeiros

As instituições de previdência complementar, além de autorização especial, devem:
a) organizar e manter carteiras segundo critérios indicados por atuários.
b) prever o não pagamento do benefício em caso de suicídio do segurado.
c) ter patrocinador.
d) garantir, a qualquer tempo, o resgate das contribuições.
e) oferecer os planos por intermédio de corretores.

Com relação aos planos de benefícios de entidades fechadas, os mesmos devem ser:
a) obrigatoriamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
b) obrigatoriamente oferecidos à gerência e à administração dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
c) facultativamente oferecidos a todos os empregados de média gerência e diretores dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
d) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou empregados das entidades de previdência aberta.
e) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.

Os recursos das provisões matemáticas de planos abertos de previdência complementar e de seguros do ramo vida, estruturados na modalidade de contribuição variável, cuja remuneração esteja calcada na rentabilidade de carteiras de investimentos, devem ser aplicados durante o prazo de diferimento da seguinte maneira:
a) 50% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos e 50% em imóveis.
b) 51% em renda variável e 49% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos.
c) 50% em certificados de depósitos bancários e 50% em cédulas de produtos rurais.
d) 70% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos e 30% em quotas de fundos no exterior.
e) 100% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais recursos.

A previdência complementar organizada na forma de FAPI visa:
a) facilitar a adesão de pessoas.
b) permitir a antecipação do resgate das cotas pelos herdeiros do segurado.
c) servir de complemento salarial como estipulação em favor de terceiros.
d) constituir renda vitalícia para o segurado.
e) induzir à capitalização.

No Brasil, o regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo. Baseia-se na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto na Lei Complementar n.º 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o regime de previdência complementar e dá outras providências. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Os ativos garantidores das reservas técnicas, das provisões e dos fundos são vinculados à ordem do órgão fiscalizador e podem ter sua livre movimentação suspensa pelo referido órgão.
Certo
Errado

Um jovem conduzia veículo próprio e, ao se dar conta de que se aproximava de uma blitz da Operação Lei Seca, resolveu estacionar o automóvel em vaga pública e permanecer dentro do carro até esperar passar o efeito do álcool que havia ingerido. Mais tarde, ao sair do estacionamento, o veículo foi atingido por um carro desgovernado, em virtude da imprudência de seu condutor, resultando em danos materiais ao automóvel. Ao fazer o comunicado de sinistro à seguradora com a qual mantinha contrato de seguro veicular, o jovem recebeu resposta negativa à cobertura securitária, com base na justificativa de que ele, ao conduzir o veículo sob efeito de álcool, teria deliberadamente agravado o risco objeto do contrato. Com relação à situação narrada, conclui-se que esse jovem:
a) tem direito a ser indenizado, pois o contrato de seguro obriga a contratada a garantir o interesse do segurado.
b) tem direito a ser indenizado, pois o infortúnio ocorreria independentemente de ele ter consumido álcool.
c) não tem direito a ser indenizado, pois o estado de ebriedade foi causa determinante para a ocorrência do sinistro.
d) não tem direito a ser indenizado, por estar sob efeito de substância alcoólica quando sucedido o sinistro.
e) não tem direito à indenização, pois colaborou para que o sinistro ocorresse.

Considere o caso de colisão de um veículo segurado, com perda parcial e com a existência de uma franquia a ser descontada dos prejuízos indenizáveis. É correto afirmar que essa franquia é do tipo:
a) simples;
b) parcial;
c) dedutível;
d) facultativa I;
e) facultativa II.

De acordo com as Condições Gerais do Seguro de Automóvel, padronizadas pela SUSEP, é considerado prejuízo NÃO indenizável:
a) queda de raio sobre o veículo segurado;
b) queda de árvore sobre o veículo segurado;
c) colisão do veículo com o muro de uma residência;
d) alagamento do veículo segurado decorrente de enchente;
e) danos ao veículo segurado decorrentes de defeito na instalação elétrica.

Na composição do prêmio líquido do seguro estão incluídos o prêmio de risco, o lucro da seguradora, os seus gastos de gestão interna e os de gestão externa. A soma desses três fatores que são acrescentados ao prêmio de risco para se obter o prêmio líquido é conhecida como:
a) reserva técnica;
b) reserva matemática;
c) carregamento comercial;
d) Valor Matemático do Risco;
e) carregamento de segurança.

Considere um sinistro de automóvel em que um veículo desgovernado abalroou três outros carros, causando sérios danos em dois e perda total do terceiro. Essa situação pode ser classificada como risco:
a) aleatório;
b) particular;
c) fundamental;
d) especulativo;
e) suplementar.

Considere um seguro contratado com as Condições Gerais padronizadas pela SUSEP para os seguros de automóveis, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) e Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), sem qualquer cobertura adicional. Em caso de sinistro coberto, correspondem a prejuízos indenizáveis:
a) as despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou carneiros, nos sinistros de APP;
b) os danos causados por poluição ou contaminação ao meio ambiente, nos seguros de RCF-V;
c) os danos causados pelo segurado a pessoas transportadas gratuitamente, nos seguros de RCF-V;
d) os exames, os tratamentos clínicos ou cirúrgicos e as doenças provocadas diretamente pelos riscos cobertos pelo seguro, nos seguros de APP;
e) os danos sofridos pelo veículo segurado quando estiver sendo rebocado por veículo apropriado, na cobertura de casco do automóvel segurado.

Considere a situação na qual a participação do segurado vigora somente se o prejuízo apurado, em caso de sinistro, for inferior a ela e, por isso, nada é indenizado pela seguradora. Além disso, quando o prejuízo for superior àquela participação, o segurado é indenizado pelo valor total do prejuízo, sem qualquer dedução, respeitado o Limite Máximo de Indenização da cobertura pleiteada.
Essa situação diz respeito à:
a) franquia simples;
b) franquia dedutível;
c) franquia obrigatória;
d) franquia facultativa;
e) Participação Obrigatória do Segurado (POS).

O seguro que garante ao segurado o reembolso pelos danos ou acidentes causados pelo seu animal doméstico e pelos quais este seja responsabilizado, quando ocorridos no interior do imóvel em que reside, é o de:
a) Animais;
b) Casa de Veraneio;
c) Seguro Saúde para Pets;
d) Responsabilidade Civil Cruzada;
e) Responsabilidade Civil Familiar (Chefe de Família).

Uma das características do seguro é oferecer proteção às pessoas com relação a perdas e danos que venham a sofrer no futuro, atingindo elas próprias ou suas propriedades ou bens.
Uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os possíveis riscos a que estão expostos no dia a dia pratica a seguinte característica do seguro:
a) incerteza;
b) previdência;
c) mutualismo;
d) solidariedade;
e) voluntariedade.

Prévia do material em texto

1601) 
Conhecimentos Bancários para CAIXA - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3OzkF
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/24729
ESAF - Ag Exec (SUSEP)/SUSEP/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
A contratação dos planos previdenciários pode ser feita:
a) somente na forma coletiva, quando se tratar de pensão por morte, pecúlio por morte e na forma
individual em se tratando de renda por sobrevivência.
b) de forma individual ou coletiva, somente se averbados, podem oferecer separadamente os
benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência.
c) na forma individual, para o caso de instituídos, apenas de forma alternativa nas modalidades de
renda por invalidez ou renda por sobrevivência.
d) somente de forma coletiva, no caso de averbados, oferecendo alternativamente as modalidades
pensão por morte ou pecúlio por morte.
e) de forma individual ou coletiva, averbados ou instituídos e podem oferecer juntos ou
separadamente, os benefícios de renda por invalidez e por sobrevivência, pensão por morte e pecúlio
por invalidez e por morte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/101381
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3OzkF
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101381
1602) 
1603) 
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
Os resgates de recursos investidos em ...... podem sofrer a incidência de Imposto de Renda
segundo a Tabela Progressiva para Pessoas Físicas ou de acordo com alíquotas regressivas, conforme o
prazo da aplicação.
Preenche corretamente a lacuna acima:
a) CDB
b) PGBL
c) Fundos de Investimento
d) Ações
e) Caderneta de Poupança
www.tecconcursos.com.br/questoes/24475
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir:
Para os planos de Previdência Complementar Aberta, o resultado financeiro poderá ser calculado de
forma________________ e apurado excedente financeiro ao final de cada mês, o valor correspondente
ao percentual de reversão deverá ser ______________ pertinente Provisão Técnica
_____________________.
a) parcial / excluído da / de Prêmios não Ganhos
b) prévia / adicionado a / Sobras Financeiras
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24475
1604) 
1605) 
c) total / diminuído da / Excedentes Financeiros
d) antecipada / absorvido a / Sobras Financeiras
e) global / incorporado à / de Excedentes Financeiros
www.tecconcursos.com.br/questoes/129900
ESAF - Adv IRB/IRB/2004
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
As instituições de previdência complementar, além de autorização especial, devem:
a) organizar e manter carteiras segundo critérios indicados por atuários.
b) prever o não pagamento do benefício em caso de suicídio do segurado.
c) ter patrocinador.
d) garantir, a qualquer tempo, o resgate das contribuições.
e) oferecer os planos por intermédio de corretores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/129929
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro/2004
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
Com relação aos planos de benefícios de entidades fechadas, os mesmos devem ser:
a) obrigatoriamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos
instituidores.
b) obrigatoriamente oferecidos à gerência e à administração dos patrocinadores ou associados dos
instituidores.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/129900
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/129929
1606) 
c) facultativamente oferecidos a todos os empregados de média gerência e diretores dos
patrocinadores ou associados dos instituidores.
d) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou empregados das
entidades de previdência aberta.
e) facultativamente oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos
instituidores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/129932
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro/2004
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
Os recursos das provisões matemáticas de planos abertos de previdência complementar e de
seguros do ramo vida, estruturados na modalidade de contribuição variável, cuja remuneração esteja
calcada na rentabilidade de carteiras de investimentos, devem ser aplicados durante o prazo de
diferimento da seguinte maneira:
a) 50% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais
recursos e 50% em imóveis.
b) 51% em renda variável e 49% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente
constituídos para acolher tais recursos.
c) 50% em certificados de depósitos bancários e 50% em cédulas de produtos rurais.
d) 70% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais
recursos e 30% em quotas de fundos no exterior.
e) 100% em quotas de fundos de investimento financeiro especialmente constituídos para acolher tais
recursos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/129932
1607) 
1608) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/129897
ESAF - Adv IRB/IRB/2004
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
A previdência complementar organizada na forma de FAPI visa:
a) facilitar a adesão de pessoas.
b) permitir a antecipação do resgate das cotas pelos herdeiros do segurado.
c) servir de complemento salarial como estipulação em favor de terceiros.
d) constituir renda vitalícia para o segurado.
e) induzir à capitalização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/101775
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2003
Finanças e Conhecimentos Bancários - Previdência Complementar
No Brasil, o regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma
autônoma em relação ao regime geral de previdência social, é facultativo. Baseia-se na constituição de
reservas que garantam o benefício, nos termos do art. 202 da Constituição Federal, observado o disposto
na Lei Complementar n.º 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o regime de previdência
complementar e dá outras providências. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Os ativos garantidores das reservas técnicas, das provisões e dos fundos são vinculados à ordem do
órgão fiscalizador e podem ter sua livre movimentação suspensa pelo referido órgão.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/129897
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101775
1609) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2250350
CESGRANRIO - CNAI (CFC)/CFC/SUSEP/2022
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Um jovem conduzia veículo próprio e, ao se dar conta de que se aproximava de uma blitz da
Operação Lei Seca, resolveu estacionar o automóvel em vaga pública e permanecer dentro do carro até
esperar passar o efeito do álcool que havia ingerido. Mais tarde, ao sair do estacionamento, o veículo foi
atingido por um carro desgovernado, em virtude da imprudência de seu condutor, resultando em danos
materiais ao automóvel. Ao fazer o comunicado de sinistro à seguradora com a qual mantinha contrato
de seguro veicular, o jovem recebeu resposta negativa à cobertura securitária, com base na justificativa
de que ele, ao conduzir o veículo sob efeito de álcool, teria deliberadamente agravado o risco objeto do
contrato.
 
Com relação à situação narrada, conclui-se que esse jovem
a) tem direito a ser indenizado, pois o contrato de seguro obriga a contratada a garantir o interesse
do segurado.
b) tem direito a ser indenizado, pois o infortúnio ocorreria independentemente de ele ter consumido
álcool.
c) não tem direito a ser indenizado, pois o estado de ebriedade foi causa determinante para a
ocorrência do sinistro.
d) não tem direito a ser indenizado, por estar sob efeito de substância alcoólica quando sucedido o
sinistro.
e) não tem direito à indenização, pois colaborou para que o sinistro ocorresse.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636154https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2250350
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636154
1610) 
1611) 
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Considere o caso de colisão de um veículo segurado, com perda parcial e com a existência de
uma franquia a ser descontada dos prejuízos indenizáveis.
É correto afirmar que essa franquia é do tipo:
a) simples;
b) parcial;
c) dedutível;
d) facultativa I;
e) facultativa II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636156
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
De acordo com as Condições Gerais do Seguro de Automóvel, padronizadas pela SUSEP, é
considerado prejuízo NÃO indenizável:
a) queda de raio sobre o veículo segurado;
b) queda de árvore sobre o veículo segurado;
c) colisão do veículo com o muro de uma residência;
d) alagamento do veículo segurado decorrente de enchente;
e) danos ao veículo segurado decorrentes de defeito na instalação elétrica.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636156
1612) 
1613) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/636162
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Na composição do prêmio líquido do seguro estão incluídos o prêmio de risco, o lucro da
seguradora, os seus gastos de gestão interna e os de gestão externa.
A soma desses três fatores que são acrescentados ao prêmio de risco para se obter o prêmio líquido é
conhecida como:
a) reserva técnica;
b) reserva matemática;
c) carregamento comercial;
d) Valor Matemático do Risco;
e) carregamento de segurança.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636161
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A precificação em seguro começa com o cálculo do prêmio de risco, que é o quociente entre a
expectativa de sinistros incorridos (inclusive despesas de regulação de sinistros) e o número de unidades
expostas ao risco.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636162
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636161
1614) 
Esse prêmio também é conhecido como:
a) comercial;
b) bruto;
c) líquido;
d) tarifário;
e) estatístico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636163
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Considere um sinistro de automóvel em que um veículo desgovernado abalroou três outros
carros, causando sérios danos em dois e perda total do terceiro.
Essa situação pode ser classificada como risco:
a) aleatório;
b) particular;
c) fundamental;
d) especulativo;
e) suplementar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636158
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636158
1615) 
1616) 
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A finalidade básica do seguro é:
a) permitir ao segurado ampliar seu patrimônio sempre que houver a ocorrência de sinistro;
b) restabelecer o equilíbrio econômico perturbado pela ocorrência de sinistro;
c) indenizar o valor total segurado em todo e qualquer sinistro coberto pela apólice de seguro;
d) dar lucro ao segurado, quando o seguro for contratado com importância segurada superior ao
valor real do bem;
e) trocar uma despesa incerta futura e de valor elevado por outra, certa, antecipada e de valor
comparativamente menor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636159
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Na operação de seguros destacam-se como sujeitos:
a) o risco e a apólice;
b) o prêmio e o segurado;
c) o corretor e o segurado;
d) o segurado e a seguradora;
e) a seguradora e a indenização.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636159
1617) 
1618) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/636198
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Considere um seguro contratado com as Condições Gerais padronizadas pela SUSEP para os
seguros de automóveis, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) e Acidentes Pessoais de
Passageiros (APP), sem qualquer cobertura adicional.
Em caso de sinistro coberto, correspondem a prejuízos indenizáveis:
a) as despesas com aquisição de terrenos, jazigos ou carneiros, nos sinistros de APP;
b) os danos causados por poluição ou contaminação ao meio ambiente, nos seguros de RCF-V;
c) os danos causados pelo segurado a pessoas transportadas gratuitamente, nos seguros de RCF-V;
d) os exames, os tratamentos clínicos ou cirúrgicos e as doenças provocadas diretamente pelos
riscos cobertos pelo seguro, nos seguros de APP;
e) os danos sofridos pelo veículo segurado quando estiver sendo rebocado por veículo apropriado, na
cobertura de casco do automóvel segurado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636196
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
“Franquia” ou “Participação Obrigatória do Segurado (POS)” é a quantia ou um percentual da
importância segurada definido na apólice, que, em caso de sinistro, representa a parte do prejuízo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636198
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636196
1619) 
apurado que poderá deixar de ser paga pela seguradora e assumida pelo segurado, dependendo das
disposições da apólice contratada.
Considere a situação na qual a participação do segurado vigora somente se o prejuízo apurado, em caso
de sinistro, for inferior a ela e, por isso, nada é indenizado pela seguradora. Além disso, quando o
prejuízo for superior àquela participação, o segurado é indenizado pelo valor total do prejuízo, sem
qualquer dedução, respeitado o Limite Máximo de Indenização da cobertura pleiteada.
Essa situação diz respeito à:
a) franquia simples;
b) franquia dedutível;
c) franquia obrigatória;
d) franquia facultativa;
e) Participação Obrigatória do Segurado (POS).
www.tecconcursos.com.br/questoes/636200
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O seguro que garante ao segurado o reembolso pelos danos ou acidentes causados pelo seu
animal doméstico e pelos quais este seja responsabilizado, quando ocorridos no interior do imóvel em
que reside, é o de:
a) Animais;
b) Casa de Veraneio;
c) Seguro Saúde para Pets;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636200
1620) 
1621) 
d) Responsabilidade Civil Cruzada;
e) Responsabilidade Civil Familiar (Chefe de Família.)
www.tecconcursos.com.br/questoes/636157
FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Uma das características do seguro é oferecer proteção às pessoas com relação a perdas e danos
que venham a sofrer no futuro, atingindo elas próprias ou suas propriedades ou bens.
Uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os possíveis riscos a que estão
expostos no dia a dia pratica a seguinte característica do seguro:
a) incerteza;
b) previdência;
c) mutualismo;
d) solidariedade;
e) voluntariedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636164FGV - Ass Sec (BANESTES C)/BANESTES CORRETORA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O documento emitido pela seguradora que substitui a proposta e a apólice e onde constam todas
as condições da contratação do seguro é o(a.):
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636157
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636164
1622) 
a) bilhete;
b) endosso;
c) averbação;
d) certificado de seguro;
e) Questionário de Avaliação de Risco (QAR).
www.tecconcursos.com.br/questoes/636201
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Considere os conceitos relativos à operação de seguros a seguir.
 
I. A reintegração da importância segurada é característica dos seguros de danos.
II. De acordo com o Código Civil, “paga a indenização, o segurador sub-roga-se, nos limites do valor
respectivo, nos direitos e ações que competirem ao segurado contra o autor do dano”.
III. O seguro obrigatório de DPVAT garante tanto os danos pessoais quanto os danos materiais de
terceiros em caso de acidente com o veículo segurado.
 
 
Está correto o que se afirma em:
a) somente I e II;
b) somente I e III;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636201
1623) 
c) somente II e III;
d) I, II e III;
e) para que a afirmativa I esteja correta, deve-se substituir a expressão “dos seguros de danos” por
“dos seguros de pessoas”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/749241
FADESP - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Em relação aos elementos que fazem parte de um contrato de seguro, pode-se afirmar que:
a) a franquia é a importância que o segurado recebe em caso de sinistro.
b) a indenização refere-se à prestação paga pelo segurado.
c) o sinistro é o valor do prejuízo que fica a cargo do segurado.
d) a indenização refere-se à importância que o segurado recebe em caso de sinistro.
e) o prêmio refere-se à importância que o segurado recebe em caso de sinistro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636302
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/749241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636302
1624) 
1625) 
A parcela de prêmios de seguro correspondente à parcela já decorrida do período de cobertura da
apólice, recebe o nome de prêmio:
a) ganho;
b) emitido;
c) cobrado;
d) líquido;
e) puro ou de risco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/179155
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O mercado de seguros é cada vez mais crescente no Brasil. As seguradoras oferecem uma gama
diferenciada de produtos e subprodutos para atender a essa grande demanda.
O seguro de acidentes pessoais, por exemplo, garante o pagamento de indenização em caso de
a) colisão do automóvel do segurado com veículos de terceiros, desde que esteja estipulado na
apólice.
b) perda total do veículo sem danos ao segurado, desde que especificado na apólice.
c) paralisação das atividades laborais do segurado durante o período de uma eventual internação
hospitalar causada por doença crônica.
d) invalidez permanente, total ou parcial, por acidente, ou indenização ao beneficiário em caso de
falecimento do segurado.
e) incêndio, enchente ou qualquer outro tipo de fenômeno climático que danifique a residência do
segurado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/179155
1626) 
1627) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/265954
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Os planos de seguro têm o objetivo de gerar proteção patrimonial às pessoas físicas ou jurídicas.
Em um seguro de veículo, se o segurado trocar de carro ou incluir algum item em sua apólice, ele deverá
solicitar a seguradora um
a) endosso na apólice
b) reembolso de prêmio
c) estorno de pagamento
d) cancelamento de apólice
e) pedido de prêmio
www.tecconcursos.com.br/questoes/99837
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
As seguradoras também se preocupam com os riscos que as cercam por conta da possibilidade de
um colapso no mercado ou, até mesmo, pela ocorrência simultânea de muitos sinistros.
Nesse sentido, para se aliviar parcialmente do risco de um seguro já feito, a companhia poderá contrair
um novo seguro em outra instituição, através de uma operação denominada
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/265954
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/99837
1628) 
a) corretagem de seguro
b) resseguro
c) seguro de incêndio
d) seguro de veículos
e) seguro de vida
www.tecconcursos.com.br/questoes/221432
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Análise/Transporte Marítimo/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Em relação às obrigações e aos direitos do segurado e do segurador, verifica-se que
a) o segurador não tem o direito de ressegurar por outros seguradores os mesmos objetos que ele
tiver segurado, com as mesmas ou diferentes condições.
b) o segurador, exclusivamente, tem a obrigação de empregar esforços para salvar objetos seguros,
em caso de naufrágio.
c) o segurado deve, sem demora, participar ao segurador todas as notícias que receber de qualquer
sinistro acontecido ao navio ou à carga.
d) o segurado deve tomar medidas para evitar danos ao objeto seguro e entregar a apólice
devidamente assinada.
e) ao segurador, exclusivamente, cabe a definição do valor do objeto do seguro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/100994
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/221432
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100994
1629) 
1630) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Uma das responsabilidades, dentre outras, de corretoras de seguros é:
a) agenciamento da venda de seguros vinculado a uma seguradora.
b) respeitar o capital mínimo estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados.
c) garantir o pagamento de uma indenização ao segurado e aos seus beneficiários.
d) atuar com especialização em, no máximo, três ramos de seguros.
e) representação legal do segurado junto à seguradora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24273
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O ressegurador Montante S.A. aceitou cobrir o total de pagamentos de sinistros de uma carteira
de seguros do segurador, quando este superar a R$ 70.000.000,00.
Essa modalidade de resseguro é denominada resseguro:
a) proporcional
b) básico
c) não proporcional
d) combinado
e) infinito
www.tecconcursos.com.br/questoes/24248
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24273
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24248
1631) 
1632) 
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Se é verdade que os empresários estão em estado de oferta permanente, o fato de as
seguradoras poderem recusar propostas (ofertas) decorre de:
a) haver equívoco na sua qualificação como empresa.
b) a mutualidade requerer riscos idênticos.
c) ser este um contrato de máxima boa-fé.
d) de as operações serem fundadas em cálculo atuarial.
e) assimetriainformacional exigir cautela na contratação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24280
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Na ocorrência da Insolvência do Segurador, de uma apólice que contenha cláusula de insolvência,
deverá o:
a) segurador, como responsável pela apólice, indenizar o valor total do seguro, após a liquidação da
seguradora, imediatamente.
b) ressegurador indenizar o segurado, pelo montante total da importância segurada e ressegurada,
no prazo de 30 dias.
c) segurado aguardar a liquidação da seguradora, para receber a indenização da seguradora e da
resseguradora.
d) agente fiscalizador estabelecer os critérios para liquidação de quaisquer sinistros que ocorra.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24280
1633) 
1634) 
e) ressegurador, de forma obrigatória, pagar quaisquer valores devidos sobre apólices resseguradas,
imediatamente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24279
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O contrato de quota-parte em excesso é:
a) um método de cessão de resseguro proporcional em que o segurador mantém todo o seu limite de
retenção e cede o restante para dois ou mais resseguradores, em bases percentuais.
b) um método de cessão de resseguro não proporcional em que o segurador mantém todo o seu
limite de retenção e cede o restante para dois ou mais resseguradores, em bases percentuais.
c) um método de cessão de resseguro proporcional em que o segurador repassa todo o seu limite de
retenção para dois ou mais resseguradores, em bases percentuais.
d) um método de cessão de resseguro não proporcional em que o segurador mantém metade do seu
limite de retenção e cede o restante para dois ou mais resseguradores em bases percentuais.
e) um método de cessão de resseguro proporcional em que o segurador transfere todo o seu limite
de retenção em quotas-parte para um ou mais resseguradores em bases não proporcionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24250
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A base econômica para as operações de seguros privados toma como base:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24279
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24250
1635) 
1636) 
a) o limite de retenção,
b) a homogeneidade de riscos por carteira e sua dispersão.
c) o conhecimento de sinistros da mesma espécie já ocorridos.
d) a dispersão de riscos dadas as distintas probabilidades de ocorrência.
e) a certeza de que não haverá mudança substancial do número de sinistros utilizados para estimar
os prêmios puros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24252
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A participação de corretor nas operações de seguros visa a:
a) atender a demandas sociais.
b) reduzir assimetrias informacionais.
c) replicar a intermediação existente em outros mercados financeiros.
d) estabelecer laços de solidariedade entre corretor e segurados.
e) inibir a má-fé na prestação de informações à seguradora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24346
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
No seguro garantia, a indenização pode ser feita mediante pagamento em dinheiro:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24252
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24346
1637) 
a) ou substituição do tomador, por outra empresa que tenha capacidade de concluir o contrato objeto
do seguro, independente da concordância do segurado.
b) não sendo permitida a substituição do tomador, por outra empresa que tenha capacidade de
concluir o contrato objeto do seguro, ainda que tenha a concordância do segurado.
c) e substituição do tomador, por outra empresa que tenha capacidade de continuar o contrato objeto
do seguro até a liquidação do sinistro, conforme cláusula padrão das condições gerais do seguro de
garantia.
d) ou entrega de títulos públicos, desde que no montante da importância segurada, independente da
concordância do segurado, conforme previsto nas condições gerais.
e) ou substituição do tomador, por outra empresa que tenha capacidade de concluir o contrato objeto
do seguro, sempre com a concordância do segurado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24240
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Distinguem-se seguros obrigatórios dos facultativos, no âmbito do direito privado, em virtude de:
a) rapidez/morosidade na indenização dos lesados.
b) interesse público.
c) dispensa de nexo causal entre dano e comportamento do agente nos obrigatórios.
d) serem diversas as responsabilidades dos agentes.
e) os obrigatórios terem como objeto a condução imprudente de veículos automotores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24275
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24240
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24275
1638) 
1639) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A empresa Super S.A. contratou seguro de incêndio em duas seguradoras simultaneamente. A
primeira apólice, com cobertura de R$ 3.000,00 e sem franquia. A segunda apólice, com cobertura de R$
5.000,00 e franquia de R$ 500,00. Ocorrido o sinistro, de evento coberto, no valor de R$ 8.000,00, o
valor a ser indenizado será:
a) R$ 3.000,00
b) R$ 3.750,00
c) R$ 4.500,00
d) R$ 7.500,00
e) R$ 8.000,00
www.tecconcursos.com.br/questoes/24274
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
No seguro de transportes rodoviários - carga (RCTR-C), pode-se afirmar que:
a) a apólice é emitida no sistema aberto, sendo averbados os conhecimentos de transportes de
cargas, com mercadorias que possuem cobertura na apólice.
b) é proibida a introdução de participação do segurado, por meio de franquia ou percentual, em
decorrência de ser um seguro obrigatório para as transportadoras.
c) o seguro de transportes é de contratação exclusiva do transportador da mercadoria.
d) a apólice de seguros de transporte não é passível de endosso para aumento de importância
segurada, sendo necessária à contratação de outra apólice.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24274
1640) 
1641) 
e) a seguradora emite certificados de seguro, para que o contratante ou o responsável pela
mercadoria comprove, junto aos interessados, a cobertura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24243
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
A realização de operações entre partes relacionadas, no caso de seguradoras e/ou entidades de
previdência complementar deve ser:
a) admitida uma vez que não produza impacto sobre as reservas técnicas.
b) admitida com cautela.
c) anulada, respondendo os administradores e as sociedades de que participem por eventuais danos.
d) impedida em qualquer circunstância.
e) considerada lícita, se o administrador detiver menos de 50% do capital social da outra sociedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24233
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O sistema de seguros privados vigente no Brasiltem como escopo oferecer garantias
a) para a velhice das pessoas.
b) para eventos já ocorridos.
c) para riscos deliberadamente assumidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24243
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24233
1642) 
1643) 
d) que permitam o exercício de atividades econômicas.
e) que minorem perdas patrimoniais e/ou necessidades derivadas de riscos predeterminados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24247
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
As operações de resseguro e retrocessão têm como função:
a) dispersar riscos.
b) preservar a solvência de seguradoras.
c) evitar a inobservância das condições técnicas de uma carteira.
d) facilitar a capitalização das seguradoras.
e) preservar as reservas técnicas e provisões especiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2714394
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Direito/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Antônio, pretendendo contratar seguro de vida, consulta seu advogado para ter esclarecidas
algumas dúvidas. Analise, a seguir, os pontos questionados pelo cliente.
 
I - É obrigação do segurado pagar o prêmio.
 
II - O contrato de seguro só pode ser provado com a exibição da apólice.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24247
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2714394
III - O segurado pode contratar quantos seguros de vida desejar, com o mesmo ou diversos
seguradores.
 
IV - O segurador é obrigado a pagar a indenização em dinheiro.
 
V - Não haverá pagamento de indenização ao beneficiário se o segurado suicidar-se em qualquer
tempo de vigência do contrato de seguro.
 
VI - A apólice pode conter restrição para eximir o segurador do pagamento do seguro no caso de a
morte do segurado ocorrer em razão de acidente aéreo.
 
VII - O segurador não pode pagar valor menor do que o capital segurado para o caso de sinistro,
mesmo com a concordância de todos os beneficiários.
 
As afirmativas que se encontram de acordo com a legislação vigente, são, APENAS:
a) I, III, IV e VII
b) I, IV, V e VI
c) I, V, VI e VII
d) II, III, IV e VII
e) II, III, V e VI
www.tecconcursos.com.br/questoes/102002
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/102002
1644) 
1645) 
O sistema de previdência social brasileiro está estabelecido basicamente sobre dois pilares: a
previdência social básica (oferecida pelo poder público) e a previdência privada (de caráter
complementar ao regime de previdência oficial). Tem-se, como forma complementar, ainda, os planos de
saúde e os seguros-saúde. Outra forma de conseguir garantias é a poupança, por meio de aplicação
financeira, como títulos de capitalização.
A respeito desse tema, julgue o item que se segue.
O segurado de um seguro de pessoas não pode contratar simultaneamente mais de um seguro, porque
há um limite para o valor da indenização.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/100689
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados,
previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros.
Acerca dessas atividades do BB, julgue o item subseqüente.
Na contratação de seguro, sinistro é considerado um evento de origem humana, previsível, não-
desejável, que acarreta danos materiais ou pessoais.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100689
1646) 
1647) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/102149
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Assim como nos países de primeiro mundo, no Brasil existem diversos produtos financeiros, com
funções diversas, como previdência complementar, seguros privados, títulos de capitalização, seguro-
saúde. Acerca desses produtos, julgue o item a seguir.
Resseguro é um tipo de pulverização em que o segurador transfere a outrem, total ou parcialmente, o
risco assumido, sendo, em resumo, um seguro do seguro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/102150
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Assim como nos países de primeiro mundo, no Brasil existem diversos produtos financeiros, com
funções diversas, como previdência complementar, seguros privados, títulos de capitalização, seguro-
saúde. Acerca desses produtos, julgue o item a seguir.
Os seguros de pessoas são necessariamente contratados de forma individual e podem ter vigência por
prazo determinado ou por toda a vida do segurado (seguro vitalício).
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/102149
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/102150
1648) 
1649) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/100687
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados,
previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros.
Acerca dessas atividades do BB, julgue o item subseqüente.
O objeto do contrato de seguro é a alea, ou seja, o risco.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/100684
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O BB trabalha com intermediações em diversas áreas, tais como sistema de seguros privados,
previdência complementar, administração de cartões de crédito e títulos de capitalização, entre outros.
Acerca dessas atividades do BB, julgue o item subseqüente.
No contrato de seguro, prêmio é a quantia recebida pelo segurado, quando ocorre um sinistro, para
ressarcí-lo das perdas ocorridas.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100687
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100684
1650) 
1651) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2711231
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Financeiro/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Dada uma freqüência relativa de 3000 sinistros por mês e um valor médio de indenização de
R$500,00 um aumento de 10% no número de sinistros eleva o custo do risco da empresa, em reais, em:
a) 6,00
b) 50.000,00
c) 150.000,00
d) 1.500.000,00
e) 1.650.000,00
www.tecconcursos.com.br/questoes/2711210
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Financeiro/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O custo do risco, na formação do preço de seguros, pode ser simplificado como:
a) freqüência de ocorrência x valor médio da indenização.
b) freqüência de ocorrência x valor médio da indenização.
c) freqüência de ocorrência x margem de lucros.
d) aviso de sinistros x freqüência de ocorrência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2711231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2711210
1652) 
1653) 
e) valor médio da franquia x margem para despesas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2711230
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Financeiro/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)A formação do preço dos seguros pode ser simplificada na composição:
a) Custo do risco + Margem para despesas + Margem de lucro.
b) Custo do risco + Custo do endosso + Margem para despesas.
c) Custo do risco + Aviso de Sinistros + Valor das Indenizações.
d) Valor das indenizações + Margem para despesas + Valor médio da franquia.
e) Margem para despesas + Valor médio do prêmio + Margem de lucro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130193
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O seguro de vida caracteriza-se por
a) garantir ao segurado, desde que ultrapasse a idade convencionada, o recebimento da indenização
pactuada.
b) garantir ao segurado pagamento de parcelas mensais de montante predeterminado.
c) garantir aos herdeiros do segurado nomeados na apólice, o recebimento do montante pago à
seguradora.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2711230
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130193
1654) 
1655) 
d) dar ao benefi ciário a faculdade de oferecê-lo como garantia na contratação de empréstimos
e) representar uma forma de poupança voluntária do segurado em benefício seu ou de terceiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130158
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro - Administrativa - Financeira/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
Ao analisarmos a seguradora Intranqüila S.A., observamos três contratos de resseguros, Quota-
parte Variável, Excesso de Danos Catástrofe e Excedente de Responsabilidade. Podemos afirmar,
respectivamente, que estes resseguros representam tipos de contratos de Resseguro:
a) Não-Proporcional, Não-Proporcional e Não-Proporcional.
b) Proporcional, Não-proporcional e Não-Proporcional.
c) Não-Proporcional, Proporcional e Não-Proporcional.
d) Proporcional, Proporcional e Proporcional.
e) Proporcional, Não-Proporcional e Proporcional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130159
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro - Administrativa - Financeira/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Conceitos Gerais sobre Seguro e Resseguro
(Contrato, Cláusulas, Prêmio, Indenização, etc)
O resseguro na modalidade Quota-parte caracteriza-se por transferir para o ressegurador
a) percentuais variados de responsabilidade de prêmios, sinistros e riscos em função da classe e do
tamanho do segurado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130158
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130159
1656) 
b) a mesma percentagem de responsabilidade, prêmios e sinistros dos riscos incluídos no contrato de
resseguro.
c) percentuais iguais aos sinistros ocorridos em períodos anteriores nas apólices vigentes.
d) percentuais variáveis em função da quantidade e tamanho das resseguradoras que participarão do
risco no contrato de resseguro.
e) percentuais fixos de prêmios, com riscos variados em função da capacidade de absorção de
responsabilidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636193
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Sobre resseguro, analise as informações a seguir.
I. Ressegurador local é aquele que está sediado no país, constituído sob a forma de sociedade
anônima, tendo por objeto exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão.
II. Na operação de resseguro várias seguradoras assumem o risco de um segurado simultaneamente
e figuram registradas nas apólices de seguro com as suas respectivas responsabilidades em caso de
sinistro, com a aprovação do segurado.
III. Ressegurador eventual é o ressegurador estrangeiro com mais de cinco anos de operação no
mercado internacional e que, além de estar registrado na SUSEP, mantém escritório de
representação no Brasil, dentre outros pré-requisitos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636193
1657) 
De acordo com as normas de resseguro vigentes:
a) somente a informação “I” está correta;
b) somente as informações “I” e “III” estão corretas;
c) a informação “I” está incorreta porque o ressegurador que está obrigado a ter sua sede no Brasil é
o “admitido”;
d) a informação “II” está correta porque a operação de resseguro é uma relação entre seguradoras e
deve constar das apólices para a ciência e concordância do segurado;
e) a informação “III” estaria correta se o ressegurador estrangeiro estivesse no Brasil com mais de
três anos e não cinco anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636185
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
A Lei Complementar nº 126/07 abriu o mercado de resseguro, acabando com o monopólio até
então existente.
A respeito da qualificação das resseguradoras, é correto afirmar que:
a) o IRB - Brasil Resseguros S.A. foi qualificado pelo legislador como ressegurador local;
b) o fundo que tenha por único objetivo a cobertura suplementar dos riscos do seguro rural nas
modalidades agrícola, pecuária, aquícola e florestal é equiparado ao ressegurador eventual;
c) ressegurador sediado no país constituído sob a forma de sociedade anônima, tendo por objeto
exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão, é qualificado como ressegurador
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636185
1658) 
admitido;
d) ressegurador sediado no exterior, com escritório de representação no país, que, atendendo às
exigências previstas na referida Lei Complementar e nas normas aplicáveis à atividade de resseguro e
retrocessão, tenha sido cadastrado como tal no órgão fiscalizador de seguros para realizar operações
de resseguro e retrocessão, é qualificado como ressegurador eventual;
e) empresas estrangeiras sediadas em paraísos fiscais, assim considerados países ou dependências
que não tributam a renda ou que a tributam em alíquota inferior a 20% ou, ainda, cuja legislação
interna oponha sigilo relativo à composição societária de pessoas jurídicas ou à sua titularidade, não
podem se cadastrar como ressegurador admitido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636184
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Os mecanismos de pulverização de risco são instrumentos que auxiliam todo o mercado
segurador a absorver grandes riscos, especialmente os eventos catastróficos, garantindo a higidez
financeira das companhias seguradoras e os pagamentos das indenizações aos segurados.
Em relação a tais mecanismos, é correto afirmar que:
a) a contratação de resseguro depende de anuência do segurado, sob pena de nulidade;
b) é lícita a contratação de resseguro, que nada mais é do que uma apólice que garante o
adimplemento da seguradora;
c) quando o risco for assumido em cosseguro, a apólice indicará o segurador que administrará o
contrato e representará os demais, para todos os seus efeitos;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636184
1659) 
d) retrocessão é o contrato pelo qual o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a
garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados;
e) o contrato de resseguro é a operação de seguro em que duas ou mais sociedades seguradoras,
com anuência do segurado, distribuem entre si, percentualmente, os riscos de determinada apólice,
sem solidariedade entre elas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636203
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementarnº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Um segurado que pretende contratar um seguro para uma embarcação de valor bastante
elevado, decidiu realizar tal seguro com a participação de três seguradoras, que distribuiriam entre si,
percentualmente, os riscos de perdas ou danos de sua embarcação, sem solidariedade entre elas.
Essa operação no mercado de seguros é conhecida como:
a) cosseguro;
b) resseguro;
c) retrocessão;
d) mutualismo;
e) ressarcimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/100104
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636203
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100104
1660) 
1661) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Sobre operações de resseguro e retrocessão realizadas no País, a legislação brasileira em vigor
prevê
a) a possibilidade de contratação de Ressegurador Eventual sediado em paraísos fiscais.
b) a possibilidade de contratação por meio de Ressegurador Local, Admitido ou Eventual.
c) que o Ressegurador Local seja controlado por instituição financeira.
d) que sejam contratadas exclusivamente por intermédio do IRB-Brasil Re (antigo Instituto de
Resseguros do Brasil).
e) a dispensa, às companhias seguradoras nacionais, de repassar risco, ou parte dele, a um
ressegurador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24278
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
No resseguro de catástrofe, à seguradora cedente é exigida a retenção de um percentual do
excesso de danos, no intuito de pulverizar o risco de sua carteira, possibilitando a liquidação de todos os
sinistros adequadamente. Para isso ela deve:
a) contratar uma cobertura de 90% ou 95% e reter o restante como um co-seguro.
b) contratar um resseguro com repasse de 50% do risco, com co-participação da seguradora líder.
c) aceitar o risco em 80% do limite de retenção da seguradora e repassar por co-seguro, os 20%
restantes.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24278
1662) 
1663) 
d) limitar a indenização a 100% do limite de retenção da seguradora, repassando o excedente, por
retrocessão as congêneres.
e) aceitar a cobertura no limite de 5% ou 10% do risco e repassar por co-seguro não proporcional
como um Co-seguro o restante.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24246
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Admite-se a contratação de seguro no exterior, por pessoa natural residente no Brasil quando:
a) for estrangeiro.
b) tiver dupla nacionalidade, nos termos da Constituição da República.
c) não houver oferta para cobertura de determinado risco.
d) o risco for excessivo para as seguradoras que operam no país.
e) beneficiar estrangeiros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24238
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
O co-seguro reflete:
a) prestação de garantia por duas ou mais seguradoras de forma igualitária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24246
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24238
1664) 
b) temor quanto ao montante da garantia prestada em face de um só segurado.
c) divisão proporcional da garantia entre diferentes seguradoras.
d) medida ligada ao limite de retenção de riscos.
e) política do CNSP que favorece a criação de seguradoras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/102007
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, e o factoring, também conhecido
como fomento mercantil, têm sido dois institutos importantes para o crescimento das empresas
brasileiras. Com o crescimento do mercado, crescem, também, as garantias, como os seguros.
Considerando esses institutos jurídicos, julgue o próximo item.
Cosseguro é a operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na
aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da
responsabilidade e do prêmio recebido.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/130196
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/102007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130196
1665) 
1666) 
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Resseguro e retrocessão são institutos próprios dos sistemas de seguros privados. Assinale a
opção que não corresponde aos objetivos destes institutos:
a) diluir riscos.
b) cumprir exigências atuariais que garantam o bom funcionamento do sistema.
c) o resseguro visa garantir solvência das seguradoras e a retrocessão à do sistema.
d) transferir riscos entre sociedades que integram o sistema.
e) manter íntegras as reservas para pagamento de sinistros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130202
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
O cos-seguro, tal como previsto no Código Civil Brasileiro, leva à
a) estruturação, sob forma consorcial, da prestação da garantia.
b) assunção de riscos extraordinários pelo conjunto de co-seguradores.
c) eficiente distribuição de riscos entre co-seguradores.
d) ampla pulverização de riscos.
e) preservação das reservas para liquidação de sinistros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130047
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro/2004
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130202
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130047
1667) 
1668) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Lei Complementar nº 126/2007 - Política de
Resseguro, Retrocessão e sua Intermediação, Operações de Co-Seguro, Contratações de
Seguro no Exterior e Operações em Moeda Estrangeira do Setor Securitário
Quando o valor do bem segurado, bem como o risco, são divididos entre duas ou mais
seguradoras, essa operação é denominada:
a) Resseguro
b) Retrocessão
c) Retenção
d) Cosseguro
e) Retrosseguro
www.tecconcursos.com.br/questoes/2482387
CESGRANRIO - CNAI (CFC)/CFC/SUSEP/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Em relação à cassação de sociedade seguradora, considere as afirmativas a seguir:
 
I - O ato de cassação de funcionamento da sociedade seguradora produz o efeito imediato de
suspensão de todas as execuções contra esta, inclusive aquelas que estiverem em andamento.
 
II - Uma vez publicado o ato de cassação da sociedade seguradora, haverá o consequente
cancelamento dos poderes de todos os órgãos de administração da sociedade, salvo aqueles que
forem inerentesàs atividades que devam ser praticadas em benefício da própria sociedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2482387
1669) 
 
III - Caberá à SUSEP os poderes gerais de administração da sociedade seguradora liquidanda, bem
como os especiais de representação da seguradora, ativa e passivamente, em Juízo ou fora dele.
 
É correto o que se afirma APENAS em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357305
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Beatriz e Virgílio procuram uma corretora credenciada na Banestes Seguros e por meio telefônico
solicitaram a contratação de seguro de vida para ambos. Após as tratativas entre corretora e solicitantes,
a Banestes Seguros emitiu o bilhete de seguro.
 
Diante da situação narrada, nos termos do Decreto-Lei nº 73/1966, assinale a afirmativa correta.
a) A solicitação verbal por meio telefônico realizada por Beatriz e Virgílio não é admitida, devendo a
corretora exigir a solicitação por escrito, podendo ser utilizado o meio eletrônico.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357305
1670) 
b) A conduta da Banestes Seguros foi equivocada, pois a contratação de seguros por simples
emissão de bilhete de seguro, depende de solicitação escrita dos interessados.
c) A emissão de bilhete de seguro na solicitação verbal feita por Beatriz e Virgílio é autorizada pelo
Decreto-lei nº 73 de 1966, sendo que a boa-fé da Sociedade Seguradora, em sua aceitação, constitui
presunção juris tantum (relativa).
d) Na emissão do bilhete de seguro, mediante solicitação verbal de Beatriz e Virgílio, é ilícito à
Banestes Seguros arguir a existência de circunstância relativa ao objeto cujo conhecimento prévio
influiria na sua aceitação.
e) O Decreto-lei nº 73 de 1966 permite expressamente a realização de mais de um seguro cobrindo
o mesmo objeto mediante solicitação verbal do interessado, podendo ser emitido um único bilhete de
seguro, mesmo na hipótese de o seguro não ser de pessoa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2250346
CESGRANRIO - CNAI (CFC)/CFC/SUSEP/2022
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é o órgão responsável pela criação e fixação de
normas, diretrizes e políticas para seguros privados no país.
 
É competência privativa do CNSP
a) estipular índices e demais condições técnicas sobre tarifas, investimentos e outras relações
patrimoniais a serem observadas pelas seguradoras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2250346
1671) 
b) fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas pelo mercado
segurador nacional.
c) autorizar a movimentação e a liberação dos bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia
das reservas técnicas e do capital vinculado.
d) proceder à liquidação das Sociedades Seguradoras que tiverem cassada a autorização para
funcionar no país.
e) examinar e aprovar as condições de coberturas especiais, bem como fixar as taxas aplicáveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636197
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Art. nº 20 do Decreto-Lei nº 73/66 institui diversos seguros de contratação obrigatória.
A opção a seguir em que inexiste a obrigatoriedade da contratação de seguro, conforme legislação
vigente, é:
a) edifícios divididos em unidades autônomas;
b) danos pessoais a passageiros de aeronaves comerciais;
c) incêndio de imóvel residencial de propriedade de pessoa física;
d) responsabilidade civil dos transportadores terrestres, por danos à carga transportada;
e) responsabilidade civil do construtor de imóveis em zonas urbanas por danos a pessoas ou coisas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636183
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636197
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636183
1672) 
1673) 
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Aquele que contrata seguro por conta de terceiros, sendo equiparado ao segurado para os efeitos
de contratação e manutenção do seguro, no caso dos seguros obrigatórios, e mandatário dos segurados,
no caso dos facultativos, é denominado:
a) corretor de seguros;
b) agente de seguros;
c) estipulante;
d) proponente;
e) comissário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636182
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Decreto-Lei nº 73/66 desenhou o atual modelo do chamado Sistema Nacional de Seguros
Privados (SNSP), criando a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia federal que é um
órgão fiscalizador da constituição, organização, funcionamento e operações das sociedades seguradoras,
a quem compete:
a) fixar as características gerais dos contratos de seguros;
b) disciplinar a corretagem de seguros e a profissão de corretor;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636182
1674) 
c) prescrever os critérios de constituição das sociedades seguradoras, com fixação dos limites legais
e técnicos das operações de seguro;
d) autorizar a movimentação e a liberação dos bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia
das reservas técnicas e do capital vinculado;
e) estipular índices e demais condições técnicas sobre tarifas, investimentos e outras relações
patrimoniais a serem observadas pelas sociedades seguradoras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/99835
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar
para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras
de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também
de regular e fiscalizar esse mercado.
Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e
corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos
de operação e valores de tarifas?
a) Seguradora Líder
b) Câmara Especial de Seguros
c) Superintendência dos Seguros Privados
d) Conselho Nacional de Seguros Privados
e) Instituto de Resseguros do Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/99835
1675) 
1676) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/318670
IDECAN - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
É órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados. Dentre suas
funções estão: regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercem
atividades subordinadas ao Sistema Nacional de Seguros Privados, fixando as características gerais dos
contratos de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro; prescrevendo os critérios de
constituição das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e
Resseguradores, com fixação dos limites legais e técnicos das respectivas operações. As característicasdescritas se referem à seguinte instituição
a) Conselho Monetário Nacional – CMN.
b) Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP.
c) Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC.
d) Banco Central do Brasil – BACEN.
e) Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
www.tecconcursos.com.br/questoes/101072
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Sobre o mercado de seguros no Brasil, considere:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/318670
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101072
I. O Instituto de Resseguros do Brasil (hoje IRB-Brasil Re) tem seu capital controlado integralmente
pela União.
II. A Lei Complementar no 126/2007 abriu o mercado brasileiro de resseguros e possibilitou a
instalação e funcionamento de outras companhias no setor.
III. A Superintendência de Seguros Privados − SUSEP é responsável pelo controle e fiscalização dos
mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
IV. As seguradoras são organizadas sob a forma de sociedades anônimas, não estando sujeitas a
falência nem podendo impetrar concordata, embora possam ser liquidadas, voluntária ou
compulsoriamente.
V. O seguro garantia é destinado exclusivamente aos órgãos públicos da administração direta e
indireta federais, estaduais e municipais.
São características do mercado de seguros no Brasil o que se afirma APENAS em
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24249
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24249
1677) 
1678) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Administradores de seguradoras respondem perante os segurados pelos danos que vierem a
causar:
a) individualmente, conforme o cargo ocupado na administração.
b) solidariamente.
c) individual e subsidiariamente, quando os bens da sociedade forem insuficientes para o pagamento
das indenizações.
d) coletivamente, se agirem com culpa.
e) apenas nos casos de atos dolosos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24234
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Tecnologia da Informação/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O sistema securitário desenhado no Decreto-Lei n. 73/1966 visa a:
a) determinar as competências dos reguladores e fiscais da atividade securitária.
b) ordenar a atividade de seguros separando os privados daqueles públicos.
c) dispor sobre a organização de sociedades seguradoras.
d) delimitar os riscos que podem ser objeto de seguro.
e) excluir a competência regulatória do Banco Central do Brasil do setor de seguros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24234
1679) 
1680) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/100279
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2009
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Com relação à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia vinculada ao Ministério
da Fazenda, julgue o seguinte item.
A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e
financeira.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/100844
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar é constituído pelo Conselho Nacional
de Seguros Privados (CNSP), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), pelo Instituto de
Resseguros do Brasil (IRB), pelas sociedades seguradoras autorizadas a operar em seguros privados e
pelas corretoras de seguros e corretores de seguros habilitados. Com relação ao Sistema de Seguros
Privados e Previdência Complementar, julgue o item que se segue.
O CNSP inclui representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100279
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100844
1681) 
1682) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/101231
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Com referência à SUSEP, que é autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, julgue o item que
se segue.
A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e
financeira.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/130198
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O sistema de seguros privados regido pelo Decreto Lei n. 73/1966 caracteriza-se por
a) promover a dispersão de riscos.
b) disseminar modelos de cobertura de riscos determinados.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130198
1683) 
c) estruturar as operações de seguros visando a estimular o desenvolvimento nacional.
d) dar prioridade às seguradoras nacionais no oferecimento de cobertura para riscos.
e) ser o interesse - relação entre segurado e risco - elemento central do contrato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/100530
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Compete, privativamente, ao Conselho Nacional de Seguros Privados, em relação às entidades de
previdência privada,
a) processar os pedidos de autorização para fins de constituição, funcionamento, fusão, incorporação,
grupamento, transferência de controle e reforma dos estatutos das entidades abertas.
b) estabelecer as normas gerais de contabilidade, atuária e estatística a serem observadas por essas
entidades.
c) proceder à liquidação das entidades abertas que tiverem cassada a autorização para funcionar no
País.
d) autorizar a movimentação e a liberação de bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia
do capital, das reservas técnicas e dos fundos especiais das entidades abertas de previdência privada.
e) proceder à inscrição dos corretores de planos previdenciários, de entidades abertas de previdência
privada; fiscalizar suas atividades e aplicar as penas cabíveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/101306
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2006
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100530
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101306
1684) 
1685) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
As sociedades seguradoras
a) estão impedidas de ultrapassar os limites técnicos fixados pela SUSEP.
b) não podem receber propostas de seguros diretamente do consumidor.
c) estão sujeitas à falência, mas não à liquidação extrajudicial.
d) têm total liberdade para estabelecer filiais ou sucursais no estrangeiro.
e) devem ser autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130026
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Ressegurose Dá Outras
Providências
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto seguinte.
 
Durante a liquidação de uma sociedade seguradora, fica ____________a prescrição extintiva contra ou a
favor da massa liquidanda. Há suspensão da incidência de __________, ainda que conste em contrato,
se a massa liquidanda não bastar para o pagamento do ____________.
a) mantida / multa / principal.
b) suspensa / penalidades / complemento.
c) interrompida / juros / principal.
d) invalidada / exigibilidade / complemento.
e) cancelada / atualização / total.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130026
1686) 
1687) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/101367
FCC - Esc BB/BB/Agente Comercial/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
É de competência privativa do Conselho Nacional de Seguros Privados
a) fixar as características gerais dos contratos de seguros.
b) autorizar a movimentação e liberação dos bens e valores obrigatoriamente inscritos em garantia do
capital, das reservas técnicas e dos fundos.
c) efetuar a liquidação das sociedades seguradoras que tiverem cassada a autorização para funcionar
no País.
d) proceder à habilitação e ao registro dos corretores de seguros, fiscalizar suas atividades e aplicar
as penalidades cabíveis.
e) propor diretrizes de política monetária e cambial para apreciação do Conselho Monetário Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/101625
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2003
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) inclui um representante do(a)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101625
1688) 
1689) 
Ministério da Fazenda, escolhido entre os membros do segundo escalão.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/101626
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2003
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) inclui um representante do(a)
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o qual exerce a função de presidente desse conselho.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/101633
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2003
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
Como o nome sugere, resseguro é o seguro do seguro. Quando uma companhia assume um
contrato de seguro superior à sua capacidade financeira, ela necessita repassar esse risco, ou parte dele,
a uma resseguradora. O resseguro é uma prática comum, feita em todo o mundo, como forma de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101626
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101633
1690) 
preservar a estabilidade das companhias seguradoras e garantir a liquidação do sinistro ao segurado.
 
Internet: <http://www.irb.gov.br/oquefazemos_frame.htm>.
Com relação ao tema do texto acima, julgue o item a seguir.
 
O presidente do Conselho de Administração do IRB é indicado pelo presidente do BACEN e eleito pela
assembléia geral de acionistas desse instituto.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/101764
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2003
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro,
previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi
criada por decreto que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o
Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros S.A. (IRB Brasil Re), as
sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência
privada aberta e os corretores habilitados. Com relação às áreas de atuação dessas instituições, julgue o
item seguinte.
Além de pulverizado entre as resseguradoras, o valor do bem segurado também pode ser dividido entre
duas ou mais seguradoras. Por meio dessa operação, chamada de co-seguro, são emitidas tantas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/101764
1691) 
apólices quantas forem as empresas envolvidas, ou apenas uma apólice para uma das companhias,
denominada líder.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/100033
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2002
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Decreto-lei n.º 73, de 21/11/1966, instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP),
composto por diversas organizações públicas e privadas. A respeito desse sistema, julgue o item abaixo.
Entre outras, são atribuições da SUSEP: fiscalizar a constituição, a organização, o funcionamento e a
operação das sociedades seguradoras, de capitalização, entidades de previdência privada aberta e
resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a
captação de poupança popular que se efetue por meio das operações de seguro, de previdência privada
aberta, de capitalização e resseguro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/100034
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2002
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100033
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100034
1692) 
1693) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto-Lei nº 73/1966 - Dispõe sobre o Sistema
Nacional de Seguros Privados, Regula as Operações de Seguros e Resseguros e Dá Outras
Providências
O Decreto-lei n.º 73, de 21/11/1966, instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP),
composto por diversas organizações públicas e privadas. A respeito desse sistema, julgue o item abaixo.
Entre outras, é atribuição do IRB prover os serviços de secretaria executiva do CNSP.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2357318
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto nº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
Sofia e Capitolina, amigas, pretendem criar uma corretora de seguros especializada na área de
saúde, com Bentinho trabalhando com elas na condição de preposto.
 
A respeito do tema corretoras de seguro, nos termos do Decreto nº 60.459/67, assinale a afirmativa
correta.
a) Sofia e Capitolina não poderão criar uma pessoa jurídica, pois a atividade de corretagem de
seguros só pode ser exercida por profissional autônomo na condição de pessoa física.
b) Para que Sofia e Capitolina exerçam a profissão de corretor de seguros, será necessária a prévia
habilitação e registro no Ministério da Fazenda.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2357318
1694) 
c) Bentinho não poderá trabalhar como preposto de Sofia e Capitolina, pois o exercício da profissão
de corretagem é personalíssima, não se admitindo a delegação por meio de preposto.
d) Entre outros requisitos, para o registro de Sofia e Capitolina, será necessária a apresentação de
documentos comprovando terem habilitação técnico-profissional e não serem falidas.
e) Caso Sofia e Capitolina venham a ser corretoras, não respondem civilmente pelos danos causados
aos segurados, pois se trata de responsabilidade exclusiva da sociedade seguradora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/636191
FGV - Ass Sec (BANESTES S)/BANESTES SEGUROS/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decretonº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
A respeito da contratação dos seguros, regulamentada pelo Decreto nº 60.459/67, em especial
quanto ao início de vigência das apólices, o início de cobertura do risco constará da apólice e coincidirá
com:
a) a aceitação da proposta;
b) o envio da proposta;
c) a data de vencimento do prêmio;
d) a data de pagamento do prêmio;
e) a data de sua emissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/381522
CONSULPLAN - Ass Sec (BANESTES)/BANESTES/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/636191
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/381522
1695) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto nº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
O Decreto nº 60.459, de 13 de março de 1967, regulamenta o Decreto-Lei nº 73, de 21 de
novembro de 1966, com as modificações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 168, de 14 de fevereiro de
1967, e nº 296, de 28 de fevereiro de 1967. Sobre a regulamentação que o Decreto nº 60.459 (com as
alterações do Decreto nº 61.589/67) dá ao Contrato de Seguro, marque a alternativa INCORRETA.
a) A emissão da apólice será feita até 60 dias da aceitação da proposta.
b) O início de cobertura do risco constará da apólice e coincidirá com a aceitação da proposta.
c) Nos casos de cosseguro é permitida a emissão de uma só apólice, cujas condições valerão
integralmente para todas as cosseguradoras.
d) Poderão ser emitidas apólices de seguros com valor máximo determinado, para serem utilizadas
por meio de averbação ou por declarações periódicas, mediante condições e normas aprovadas pela
SUSEP.
e) A contratação de qualquer seguro só poderá ser feita mediante proposta assinada pelo
interessado, seu representante legal ou por corretor registrado, exceto quando o seguro for
contratado por emissão de bilhete de seguro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/381526
CONSULPLAN - Ass Sec (BANESTES)/BANESTES/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto nº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/381526
1696) Acerca do Decreto nº 60.459, de 13 de março de 1967, que dispõe sobre o tratamento dos
prêmios e outras obrigações dos segurados, analise as afirmativas.
 
I. A obrigação do pagamento do prêmio pelo segurado vigerá a partir do dia previsto na apólice ou
bilhete de seguro, ficando suspensa a cobertura do seguro até o pagamento do prêmio e demais
encargos.
 
II. A cobrança dos prêmios será feita, obrigatoriamente, através de instituição bancária, de
conformidade com as instruções da SUSEP e do Banco Central.
 
III. Qualquer indenização decorrente do contrato de seguro dependerá de prova de pagamento do
prêmio devido, antes da ocorrência do sinistro.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I e II, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/381532
CONSULPLAN - Ass Sec (BANESTES)/BANESTES/2013
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/381532
1697) 
1698) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto nº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
Compete à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), na qualidade de executora da política
traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), como órgão fiscalizador da constituição,
organização, funcionamento e operações das Sociedades Seguradoras,
a) regular a instalação e o funcionamento das Bolsas de Seguro.
b) opinar sobre a cassação da carta-patente das Sociedades Seguradoras.
c) prescrever os critérios de constituição de reservas técnicas, fundos especiais e provisões das
Sociedades Seguradoras.
d) fixar condições de apólices e de coberturas especiais, planos de operações e tarifas a serem
utilizadas obrigatoriamente pelo mercado segurador nacional.
e) aplicar às Sociedades Seguradoras estrangeiras autorizadas a funcionar no país, o tratamento
correspondente que vigorar nos países da matriz em relação às Sociedades Seguradoras brasileiras
neles instaladas ou que desejem instalar-se.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130262
ESAF - Ana IRB/IRB/Informática/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Decreto nº 60.459/1967 - Regulamenta o Decreto-
Lei nº 73/1966 (Sistema Nacional de Seguros Privados)
As apólices com valor máximo determinado, são apólices
a) a serem utilizadas por averbação ou por declarações periódicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130262
1699) 
1700) 
b) que limitam o valor a ser indenizado do bem.
c) com valor específico e único, independente se o bem tem valor superior ao determinado.
d) limitadas a um único endosso de valor máximo determinado.
e) utilizadas por proposta única feita no início de sua vigência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130130
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro - Administrativa - Financeira/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
Uma seguradora vende um seguro no valor de R$ 1.112,80. Considerando que o custo de apólice
é de R$ 60,00 e o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras é de 7%, o valor do prêmio líquido é
a) R$ 980,00.
b) R$ 983,93.
c) R$ 990,00.
d) R$ 1.030,54.
e) R$ 1.031,74.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130190
ESAF - Adv IRB/IRB/Jurídica/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
A classificação dos seguros em ramos elementares e vida espelha
a) a diferente valoração atribuída a bens jurídicos pelas comunidades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130130
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130190
1701) 
b) a forma de cálculo dos prêmios.
c) a possibilidade de fixar valor para a vida humana.
d) a cobertura de prejuízos materiais decorrentes de evento imprevisto.
e) a possibilidade de mais de uma cobertura nos seguros de vida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/130145
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro - Administrativa - Financeira/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
A empresa Limita Tudo S.A., contratou apólice de Incêndio a Primeiro Risco Absoluto, com
Importância Segurada, no valor de R$ 2.500.000,00. Após três meses, sofre um incêndio. Os valores dos
prejuízos apurados do sinistro são de R$ 2.700.000,00 e o Valor em Risco Apurado, foi de R$
3.375.000,00. Indique qual deverá ser o valor da Indenização.
a) R$ 2.000.000,00
b) R$ 2.300.000,00
c) R$ 2.500.000,00
d) R$ 2.700.000,00
e) R$ 3.375.000,00
www.tecconcursos.com.br/questoes/129936
ESAF - Ana IRB/IRB/Resseguro/2004
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/130145
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/129936
1702) 
1703) 
O pagamento de prêmios de seguros, em moedas estrangeiras, contratados no exterior, dar-se-á
mediante celebração e liquidação de operação de câmbio para transferência do valor a favor
a) da seguradora nacional.
b) da SUSEP.
c) do segurado estrangeiro.
d) do beneficiário.
e) da seguradora estrangeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24740
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Informática/2002
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
A União não está sujeita à formalização de seguros obrigatórios relativos a
a) danos pessoais a passageiros de aeronaves comerciais.
b) responsabilidade civil dos proprietários de veículos automotores.
c) responsabilidade civil do construtor de imóveis em zonas urbanas por danos a pessoas e coisas.
d) edifícios divididos em unidades autônomas.
e) incêndio e transporte de bens pertencentes a pessoas jurídicas, situados no País ou nele
transportados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24777
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Controle e Fiscalização/2002
Finanças e Conhecimentos Bancários - Demais Tópicos e Normas sobre Seguros e
Resseguros
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24740
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/247771704) 
1705) 
O corretor de seguros é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos
de seguro entre sociedades seguradoras e as pessoas físicas e jurídicas de direito privado, podendo
a) intermediar ajustes diretos com pessoas jurídicas de direito público.
b) utilizar prepostos de livre escolha, satisfeitos os requisitos normativos.
c) acumular cargo efetivo de pessoa jurídica de direito público.
d) manter relação de emprego com pessoa jurídica de direito público.
e) manter relação de emprego ou de direção com sociedade seguradora.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2300076
CESGRANRIO - Esc (BANRISUL)/BANRISUL/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
A Letra do Tesouro Nacional (LTN) é um título público federal, emitido com determinado valor
nominal ou de face, que será pago ao seu detentor quando ocorrer o seu vencimento.
 
A LTN, portanto,
a) mantém a remuneração real de seu comprador, se ocorrer uma inflação maior do que a inflação
esperada na ocasião da emissão do título.
b) figura comumente no passivo dos bancos comerciais.
c) aumenta de valor, no mercado secundário de títulos, se houver uma queda na taxa de juros básica
da economia.
d) é um título de longo prazo, em geral superior a 20 anos.
e) é inegociável no mercado secundário de títulos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654515
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2300076
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654515
1706) 
1707) 
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Admita que um fundo de pensão norte-americano, em determinado momento t 0, pretenda
investir o equivalente a US$100 milhões em títulos públicos brasileiros, expressos em reais e aplicados
por um ano à taxa fixa de 6,5% a.a. Admita, adicionalmente, que a taxa de câmbio no mercado à vista
no momento t 0 seja cotada a R$ 3,25/US$, e a taxa de câmbio no mercado a termo para 360 dias seja
cotada a R$ 3,20/US$. Considerando-se que os títulos sejam resgatados na data de vencimento (após
um ano) e que a taxa de câmbio no mercado à vista coincida, na data de resgate, com a negociada no
mercado a termo, a rentabilidade do investidor, em dólares (cupom cambial) será, aproximadamente, de
a) 8,5% a.a.
b) 8,2% a.a.
c) 1,7% a.a.
d) 4,9% a.a.
e) 6,5% a.a.
www.tecconcursos.com.br/questoes/635663
FGV - Ana EF (BANESTES)/BANESTES/Gestão Financeira/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Considere que o governo possui dois títulos de dívida, que não pagam cupom, sendo negociados
no mercado. Um título que vence em 1 ano possui valor de face de 110 e está sendo negociado ao preço
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/635663
1708) 
de 100. O outro título, que vence em 2 anos e possui valor de face de 121, também está sendo
negociado ao preço de 100.
De acordo com a hipótese das expectativas:
a) espera-se um aumento na taxa de juros de curto prazo;
b) espera-se uma redução do risco do investimento;
c) o título de 2 anos possui um prêmio de liquidez;
d) a taxa de juros de curto prazo deve se manter constante;
e) espera-se maior pressão inflacionária para o longo prazo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/370202
IDECAN - Ana Ban (BANDES)/BANDES/Administração/2014
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
“Os ativos financeiros negociados no mercado são classificados com relação a renda, prazo e
emissão.”
(Assaf Neto, 2009. p. 49.)
Em relação aos ativos financeiros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ativo é considerado de renda fixa quando todos os rendimentos oferecidos a seu titular são
conhecidos previamente no momento da aplicação.
( ) Alguns dos principais ativos de renda variável negociados no Brasil são: CDBs (Certificados de
Depósitos Bancários), Debêntures, Caderneta de Poupança e Letras Hipotecárias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/370202
1709) 
( ) Os títulos de renda fixa embutem um risco, determinado principalmente pela inadimplência do
emitente e flutuações das taxas de inflação.
( ) As ações de empresas são exemplos de títulos de renda fixa, pois seus rendimentos variam de
acordo com o lucro auferido pela empresa emissora.
A sequência está correta em
a) F, F, V, V.
b) F, V, F, V.
c) F, V, F, F.
d) V, F, V, F.
e) V, V, F, F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/265966
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Os títulos de renda fixa emitidos pelos bancos comerciais e pelos bancos de investimento
destinados a lastrear operações de capital de giro são os
a) registros e títulos públicos federais
b) certificados e letras do tesouro nacional
c) recibos e letras de câmbio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/265966
1710) 
1711) 
d) títulos federais e debêntures
e) certificados e recibos de depósito bancário
www.tecconcursos.com.br/questoes/318672
IDECAN - Tec B (BANESTES)/BANESTES/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
São aplicações financeiras de renda fixa
a) certificado de depósito bancário, debêntures e derivativos.
b) ações, derivativos e commercial paper.
c) derivativos, debêntures e letras de câmbio.
d) letras de câmbio, recibos de depósito bancário e derivativos.
e) certificado de depósito bancário, letras de câmbio e títulos do tesouro nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2328296
CESGRANRIO - Prof Jr (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Administração/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Qual das características abaixo corresponde aos títulos de renda fixa?
a) Apresentam elevado grau de risco e, por essa razão não envolvem uma programação determinada
de pagamentos. Por isso, os investidores desconhecem antecipadamente os fluxos monetários que
irão receber.
b) A rentabilidade normalmente é elevada pelo fato de incorporarem sempre a expectativa de
elevados níveis de inflação futura aliado ao fato de o investidor ter o direito de reclamar participação
nos lucros da companhia emitente do título.
c) Em relação ao recebimento, ficam submetidos aos resultados da atividade da empresa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/318672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2328296
1712) 
1713) 
d) A incerteza associada à percepção dos fluxos de caixa comprometidos é inferior e, portanto, os
ingressos finais dos ativos normalmente também são inferiores.
e) O fluxo de entradas gerado por esses títulos fica condicionado aos resultados das empresas que
os emitem, uma vez satisfeitos todos os compromissos com os possuidores de ativos de dívidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/81004
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Administração/2011
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Atualmente, se o orçamento do governo federal for deficitário, com os gastos excedendo a
arrecadação, o Tesouro Nacional pode captar recursos do mercado financeiro através da emissão de
títulos públicos, tais como as(os)
a) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN)
b) Obrigações do Tesouro Nacional (OTN)
c) Notas do Tesouro Nacional (NTN)
d) Certificados de Depósito Interbancário (CDI)
e) Certificados de Depósito Bancário (CDB)
www.tecconcursos.com.br/questoes/14050
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Um poupador compra um título federal que promete um pagamento fixo de R$ 100,00, no prazo
de um mês. No dia seguinte à compra, as taxas de juros na economia diminuem substancialmente.
 Nesse caso, o(s)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/81004
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14050
1714) 
1715) 
a) poupador terá um grande prejuízo.
b) título pagará menos que R$ 100,00 no vencimento.
c) preço do título no mercado aumentará.
d) preços das ações na bolsa diminuirão, devido aos juros mais baixos.
e) preços dos imóveis diminuirão, devido aos juros mais baixos.www.tecconcursos.com.br/questoes/14042
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Um título de renda fixa, emitido pelo governo federal há três meses, pode ser revendido pelo seu dono
no
a) mercado primário do título.
b) mercado secundário de títulos.
c) mercado de derivativos.
d) mercado de ações preferenciais.
e) dia seguinte ao seu vencimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/38769
ESAF - Proc (BACEN)/BACEN/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Títulos Públicos de Renda Fixa
Um box é uma operação:
a) que serve para travar a variação de preços de um ativo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14042
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/38769
1716) 
1717) 
b) que opera como mecanismo de especulação
c) que visa a reduzir riscos
d) que produz os mesmos efeitos de uma aplicação de renda fixa
e) de engenharia financeira que afasta algumas restrições legais a certas condutas
www.tecconcursos.com.br/questoes/1927580
CESGRANRIO - Tec Cien (BASA)/BASA/Tecnologia da Informação/2022
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) se tornaram uma alternativa importante na aplicação
e na captação de recursos financeiros no país. Elas apresentam inúmeras vantagens, tanto para o
investidor quanto para as instituições emissoras, tal como a
a) proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 500 mil.
b) garantia dupla para o investidor: do banco emissor e do contrato que representa a dívida do
produtor rural.
c) emissão de letras com prazo mínimo de vencimento de apenas 1 mês.
d) redução de 50% do recolhimento do depósito compulsório.
e) vantagem fiscal para o investidor, pela redução de 50% do imposto de renda devido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/633780
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
As debêntures podem ser consideradas uma forma de captação de recursos através da emissão
de títulos. As debêntures apresentam a seguinte característica:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1927580
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/633780
1718) 
a) podem ser remuneradas pela Taxa Referencial ou Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), a qualquer
tempo.
b) podem ser remuneradas por taxa de juros prefixada.
c) não são garantidas pelo FGC.
d) são títulos públicos.
e) só podem ser emitidas por securitizadoras. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/301400
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2015
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
A(s) instituição(ões) auxiliar(es) que faz(em) parte do sistema financeiro nacional e que, dentre
outras atividades, administra(m) carteiras e custodia(m) valores mobiliários é(são)
a) as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários
b) os bancos comerciais
c) o Banco Central do Brasil
d) a comissão de valores mobiliários - CVM
e) as sociedades de crédito imobiliário
www.tecconcursos.com.br/questoes/1559537
EXATUS - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/301400
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1559537
1719) 
1720) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
O conceito de título de crédito segundo a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, artigo 887:
“documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito
quando preencha os requisitos da lei”. Com essa informação, assinale a alternativa correta a respeito da
data de emissão do título de crédito:
a) O título de crédito que não contenha data de vencimento será considerado título de crédito à
prazo.
b) O título de crédito que contenha data de vencimento será considerado título de crédito negociável.
c) O título de crédito que não contenha data de vencimento será considerado título de crédito à
vista.
d) O título de crédito que contenha data de vencimento será considerado título de crédito ao
portador.
e) O título de crédito que não contenha data de vencimento será considerado título de crédito sem
valor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/184373
CEBRASPE (CESPE) - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue o item a seguir.
 
O financiamento de capital de giro e a subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários fazem
parte das operações ativas dos bancos de investimento.
 
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/184373
1721) 
1722) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/184369
CEBRASPE (CESPE) - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue o item a seguir.
 
As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários podem intermediar operações no mercado de
câmbio.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/179154
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente de Tecnologia/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
Os títulos de capitalização são emitidos pelas sociedades de capitalização e têm por objeto o
depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo
contratado, os direitos de concorrer a sorteio de prêmios em dinheiro e o de
a) resgatar o valor do título mediante lance em leilões periódicos.
b) resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros.
c) aplicar parte dos recursos em ações das bolsas de valores.
d) concorrer a imóveis nos feirões da casa própria.
e) concorrer a prêmios em barras de ouro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/184369
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/179154
1723) 
1724) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/100270
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2009
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
Com relação às Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVMs), que são
constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, julgue o item
a seguir.
A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento são de
competência do BACEN.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/136789
CESGRANRIO - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
A intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões
estabelecidas para o mercado financeiro: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e
mercado cambial. Os certificados de depósitos bancários (CDB) e as debêntures são negociados no
mercado
a) cambial.
b) monetário.
c) de ações.
d) de capitais.
e) de crédito.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/100270
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/136789
1725) 
1726) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/102137
CEBRASPE (CESPE) - Esc BB/BB/Agente Comercial/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
O preço do dólar influencia a economia brasileira em geral e o mercado de capitais em particular.
Acerca do mercado de câmbio e do mercado de capitais, julgue o item que se segue.
As distribuições secundárias (block-trade) de debêntures compreendem distribuições públicas de grandes
lotes de debêntures que já foram emitidas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/13169
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
Investidores interessados em títulos de médio e longo prazo, indexados à variação do IGP-M,
devem adquirir
a) notas promissórias.
b) letras de câmbio.
c) letras financeiras do tesouro.
d) letras hipotecárias.
e) debêntures.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/102137https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13169
1727) 
1728) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/13234
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
Títulos de dívida, de médio e de longo prazo, ofertados publicamente por empresas não financeiras de
capital aberto, são
a) os bônus de subscrição.
b) as notas promissórias.
c) as letras hipotecárias.
d) as cédulas de crédito.
e) as debêntures.
www.tecconcursos.com.br/questoes/56326
ESAF - AFFC (STN)/STN/Economico-Financeira/"Sem Especialidade"/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Outros Títulos Privados e Valores Mobiliários
O risco de mercado de um título de renda fixa é
a) sempre igual a zero, porque o preço de um título de renda fixa não depende do comportamento do
mercado de ações.
b) sempre igual a zero, caso não tenha risco de crédito.
c) decorrente da sensibilidade do preço do título à variação da taxa de juros de mercado.
d) igual à duração do título.
e) sempre maior do que o risco de mercado de uma ação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13234
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/56326
1729) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400875
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente de Tecnologia/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Ao decidir pela aplicação em um ativo financeiro, os investidores levam em conta a chamada taxa
de juros real ex-ante.
 
Se eles considerarem a taxa de juros SELIC, o índice da taxa de juros real ex-ante para os próximos 12
meses é entendido como o índice da
a) SELIC nominal esperada para os próximos 12 meses, descontado o índice da variação cambial
esperada para os próximos 12 meses.
b) SELIC nominal esperada para os próximos 12 meses, descontado o índice da inflação esperada
para os próximos 12 meses.
c) SELIC nominal acumulada nos últimos 12 meses, descontado o índice de variação cambial
acumulada nos últimos 12 meses.
d) SELIC nominal acumulada nos últimos 12 meses, descontado o índice da inflação acumulada nos
últimos 12 meses.
e) SELIC nominal acumulada nos últimos 12 meses, descontado o índice de impostos acumulados
nos últimos 12 meses, incidentes sobre os rendimentos do ativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2398895
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400875
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2398895
1730) 
1731) 
Em determinado país, a taxa de inflação durante certo ano foi de 10%. No início desse ano, um
investidor aplicou R$ 100,00 e recebeu, no final do ano, R$ 113,30, líquido de impostos.
 
Nesse contexto, a taxa de juros real obtida pelo investidor foi de
a) 23,3% ao ano
b) 13,3% ao ano
c) 3,3% ao ano
d) 3% ao ano
e) 0,3% ao ano
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400878
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente de Tecnologia/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
A equação da paridade dos juros, a descoberto, estabelece que:
 
taxa de juros interna – taxa de juros externa = expectativas de depreciação da moeda nacional em
relação ao Dólar americano + risco-país
 
Admita-se que a deterioração de indicadores macroeconômicos fundamentais no Brasil, como o déficit
fiscal e o déficit em transações correntes do balanço de pagamentos, provoque o aumento do risco-país
e a fuga de capitais estrangeiros do Brasil.
 
Se a equação de paridade dos juros for aplicada ao caso brasileiro, supondo-se que todos os demais
indicadores econômicos permaneçam constantes, para que os influxos de capitais estrangeiros no Brasil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400878
1732) 
voltem a se estabilizar, será necessário
a) aumentar o risco-país.
b) aumentar a taxa de juros externa.
c) aumentar a taxa de juros interna.
d) reduzir a taxa de juros interna.
e) depreciar o Real brasileiro em relação ao Dólar americano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1739642
CEBRASPE (CESPE) - Tec Ban I (BANESE)/BANESE/2021
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Considerando as operações de financiamento imobiliário, julgue o próximo item.
 
No sistema Price, as primeiras parcelas são sempre menores que as primeiras parcelas contratadas no
sistema SAC.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1756112
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2021
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1739642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1756112
1733) 
1734) 
A revista inglesa The Economist publica periodicamente o famoso Índice do Big Mac, que consiste
em avaliar os preços, em dólares, do conhecido sanduíche em diferentes países na economia global. Os
resultados são frequentemente replicados pela imprensa internacional, incluindo a brasileira. A
metodologia de apuração é simples: com base nas taxas de câmbio nominais das moedas nacionais em
relação ao dólar, cotadas num mesmo dia, converte-se o preço do Big Mac avaliado nessas moedas para
o seu respectivo valor em dólares.
 
Considerando-se que na edição de 12 de janeiro de 2021, os cálculos da The Economist mostravam que
o preço, em dólares, do Big Mac no Brasil estava cerca de 30% mais barato do que o sanduíche similar
vendido e cotado, também em dólares, nos Estados Unidos, o resultado indicava que o real brasileiro
estava
a) valorizado em relação ao dólar
b) sobrevalorizado em relação ao dólar
c) subvalorizado em relação ao dólar
d) com alinhamento nominal em relação ao dólar
e) na paridade real do poder de compra em relação ao dólar
www.tecconcursos.com.br/questoes/1757499
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2021
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Um dos fatos mais comemorados pelos analistas econômicos no Brasil foi a queda histórica das
taxas de juros básicas de curto prazo (Selic), ocorrida nos últimos três anos. Entre fevereiro de 2018 e
janeiro de 2021, a Selic havia recuado de 6,75% a.a. para 2,00% a.a.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1757499
1735) 
Considerando-se o arcabouço da política monetária vigente no Brasil, baseado no regime de metas para
a inflação, os dois fatores que permitiram tamanha queda dos juros básicos no Brasil no período foram a
a) redução da dívida bruta do setor público como proporção do PIB e a prolongada recessão ocorrida
no período.
b) queda dos preços das commodities e o menor impacto da desvalorização do real sobre os preços
internos.
c) eficácia dos controles de preços e a melhora das condições externas.
d) ancoragem das expectativas de inflação e o elevado nível médio de capacidade ociosa registrado
na economia brasileira no período.
e) queda dos preços dos alimentos e a redução dos spreads bancários.
www.tecconcursos.com.br/questoes/640331
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Economia/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Há várias teorias explicativas da estrutura a termo das taxas de juros, e que podem ser
combinadas para explicar essa estrutura. Assim, um aumento das taxas de juros de longo prazo,
relativamente às de curto prazo, seria explicável pela teoria da
a) expectativa, se houver previsão de uma queda da inflação no futuro.
b) expectativa, se houver previsão de crescimento menor da economia no futuro.
c) segmentação de mercado, se houver um aumento da atuação de fundos de previdência
demandando mais títulos de longo prazo.
d) preferência pela liquidez, se houver crescimento da incerteza na economia, reduzindo a oferta de
fundos de longo prazo e aumentando a de curto prazo.
e) preferência pela liquidez se a previsão da inflação futura diminuir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/640331
1736) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1559111
EXATUS - Cont(BANPARÁ)/BANPARÁ/2015
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
É o resultado bruto da intermediação financeira:
 
1 - As Receitas das Intermediações Financeiras menos as Despesas das Intermediações Financeiras.
2 - É o resultado das outras Receitas Financeiras menos as Despesas Financeiras.
3 - É o resultado das Intermediações Financeiras menos as Outras Despesas Financeiras.
4 - É o resultado das Intermediações Financeiras menos as Despesas Operacionais.
 
Assinale a alternativa correta:
a) 1.
b) 1 e 4.
c) 1, 3 e 2.
d) 2 e 4.
e) 2 e 3.
www.tecconcursos.com.br/questoes/550494
INAZ do Pará - Tec Ban (BANPARÁ)/BANPARÁ/2014
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1559111
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/550494
1737) 
1738) 
Em relação ao IGP-M que foi criado em 1989 pela fundação Getúlio Vargas, é correto afirmar
que: 
a) Sua finalidade é registrar o aumento da inflação em relação ao PIB. 
b) É composto pela média ponderada do IPA, IPC, IPCA e PTAX.
c) A periodicidade do índice é mensal e a coleta de preços é feita entre os dias 21 do mês anterior ao
de referência e o dia 20 do mês de referência. 
d) É utilizado pelo Banco Central do Brasil para acompanhamento dos objetivos estabelecidos no
sistema de metas da inflação.
e) Nenhuma das alternativas estão corretas. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2682942
CESGRANRIO - Econ (PBIO)/PBIO/Júnior/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
No Brasil, os empréstimos do sistema BNDES são uma fonte importante de financiamento de
longo prazo para as empresas. O juro referencial, comumente usado nos empréstimos deste sistema, é
denominado
a) Sistema Amortização Constante (SAC).
b) Certificado de Depósito Interbancário (CDI).
c) Taxa Juros de Longo Prazo (TJLP).
d) Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).
e) London interbank offer rate (LIBOR).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2682942
1739) 
1740) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2674305
CESGRANRIO - Econ (Eletrobras)/Eletrobras/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Se a estrutura a termo da taxa de juros for declinante com o aumento do prazo dos empréstimos,
isso significa que
a) é irracional tomar empréstimos a curto prazo.
b) há uma oportunidade de obter ganhos tomando empréstimos a longo prazo e emprestando a
curto prazo, repetidamente.
c) há imperfeições no mercado de empréstimos.
d) pode haver expectativas de futuras quedas da taxa de inflação.
e) vai ocorrer uma política monetária contracionista no futuro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24343
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
A estrutura a termo de taxas de juros vigente no mercado em um momento qualquer deve ser
construída com o uso dos seguintes dados, para títulos com o mesmo grau de risco de crédito:
a) taxas de juros de mercado de títulos de curto, médio e longo prazo de vencimento.
b) taxas de juros contratadas de títulos de curto, médio e longo prazo de vencimento.
c) taxas de desconto estimadas de títulos do tipo zero coupon.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2674305
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24343
1741) 
d) taxas de juros de mercado de títulos de curto prazo, negociados com desconto do valor de face.
e) taxas de juros de mercado de títulos com durations curtas, médias e longas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/82361
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Economia/2009
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
O gráfico abaixo mostra duas estruturas a termo das taxas de juros em determinado país, AB e
CD, a partir de datas iniciais diferentes, t o e t 1, respectivamente.
 
Nesse gráfico,
a) as curvas deveriam ser igualmente ascendentes, pois os empréstimos de longo prazo são mais
caros que os de curto prazo.
b) as curvas deveriam coincidir, com juros iguais nos mesmos prazos.
c) o formato descendente de CD mostra que o mercado certamente espera uma recessão no futuro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/82361
1742) 
d) um aumento nas expectativas formadas, em t 1, para a inflação futura, poderia tornar CD
ascendente.
e) uma redução nas expectativas formadas, em t o, para a inflação futura, tornaria AB mais
ascendente ainda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2697201
CESGRANRIO - Prof Jun (BR)/BR/Economia/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Uma empresa (sociedade anônima) financia parcialmente suas atividades emitindo títulos que
pagam taxa de juros fixa. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A empresa está alavancada financeiramente.
b) A empresa será prejudicada se as despesas com juros não puderem ser deduzidas do imposto de
renda.
c) A dispersão da distribuição de probabilidade do lucro por ação é maior do que se a empresa não
estivesse endividada.
d) Uma contração da economia e das vendas da empresa reduziria mais o lucro por ação do que se a
empresa não estivesse endividada.
e) Devido às despesas com juros, o lucro por ação será menor do que se a empresa não estivesse
endividada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/82937
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Engenharia/2008
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2697201
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/82937
1743) 
1744) 
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
O spread praticado pelos Bancos é
a) um índice que mede como está espalhada sua rede de agências.
b) um percentual constante cobrado sobre todos os empréstimos concedidos.
c) decrescente com o aumento do risco de inadimplência do empréstimo concedido.
d) o lucro obtido após descontar os custos administrativos da agência captadora dos recursos.
e) a diferença entre o custo do dinheiro captado e a receita obtida com o dinheiro aplicado pelo
Banco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2677274
CESGRANRIO - AGC (EPE)/EPE/Finanças e Orçamento/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
O custo que o tomador de recursos tem para levantar os fundos necessários para viabilizar uma
atividade denomina-se:
a) alíquota de imposto.
b) taxa de juros.
c) taxa de inflação.
d) taxa administrativa.
e) taxa de corretagem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24573
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2677274
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24573
1745) 
1746) 
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Controle e Fiscalização - Atuária/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Para que a curva de taxas de juros de mercado em função do prazo de vencimento seja negativamente
inclinada, é necessário que:
a) o risco de inadimplência dos emitentes dos títulos decresça com o prazo de vencimento.
b) a exposição do valor de um título ao risco de variação de taxas de juros decresça com o prazo de
vencimento.
c) a inflação esperada no longo prazo seja inferior à inflação esperada no curto prazo.
d) exista maior excesso de demanda por fundos no longo prazo do que no curto prazo.
e) o Banco Central renuncie a uma política de metas de inflação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/24572
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Controle e Fiscalização - Atuária/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Quando a curva de taxas de juros a vista é decrescente com o prazo de vencimento, a curva
correspondente de taxas futuras é:
a) decrescente, mas superior à curva de taxas a vista.
b) crescente para prazos curtos de vencimento, mas decrescente com prazos mais longos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24572
1747) 
1748) 
c) decrescente, mas inferior à curvade taxas a vista.
d) crescente para todos os prazos de vencimento.
e) horizontal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13240
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
De acordo com a teoria da preferência pela liquidez, os investidores percebem um menor risco em títulos
a) de longo prazo.
b) privados.
c) públicos.
d) de curto prazo.
e) de propriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13165
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Um fundo de investimento que aposte na queda dos juros futuros deverá
a) comprar contratos futuros.
b) vender contratos futuros.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13240
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13165
1749) 
c) comprar CDBs indexados ao IGP-M.
d) fazer um swap, trocando a rentabilidade prefixada pela variação do CDI-CETIP.
e) adquirir títulos indexados à taxa Selic.
www.tecconcursos.com.br/questoes/84243
NCE e FUJB (UFRJ) - PB (BNDES)/BNDES/Economia/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Em relação ao spread bancário em nosso país observe as afirmativas a seguir:
I - Spread é basicamente a diferença entre o custo ao tomador e a taxa de captação.
II - Um dos custos que mais oneram o spread bancário é a inadimplência.
III - São fatores importantes na composição do spread os valores associados ao mark-up dos
bancos.
IV - Os impostos indiretos em geral representam menos de 1% do spread.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas;
b) II e IV, apenas;
c) I, II e III, apenas;
d) II, III e IV, apenas;
e) I, II, III e IV.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/84243
1750) 
1751) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/83754
NCE e FUJB (UFRJ) - PB (BNDES)/BNDES/Administração/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Em relação ao custo de financiamento de longo prazo (FLP) NÃO é correto afirmar, em geral, que:
a) o custo do FLP é maior que o do de curto prazo;
b) quanto maior o prazo do empréstimo, maior o risco de incobráveis associado ao empréstimo e
menor a acurácia na previsão de taxas futuras de juros;
c) quanto maior o montante do empréstimo, menor tende a ser o custo dos juros sobre o
empréstimo;
d) quanto maior o índice de cobertura de juros ou de pagamentos fixos, maior o risco financeiro;
e) a taxa de juros de títulos do Governo é usada como o custo básico do dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13569
ESAF - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2002
Finanças e Conhecimentos Bancários - Índices, Indexadores, Taxas de Juros e Spread
Bancário
Segundo a teoria da segmentação de mercado, a relação esperada entre as taxas de juros de curto prazo
e as taxas de juros de longo prazo, na estrutura a termo de taxas de juros:
a) as taxas de longo prazo são superiores às taxas de curto prazo somente quando a inflação
esperada é crescente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/83754
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13569
1752) 
1753) 
b) as taxas de longo prazo são iguais às taxas de curto prazo capitalizadas pelo número necessário de
períodos.
c) as taxas de longo prazo são superiores às taxas de curto prazo.
d) não há relação alguma entre taxas de curto prazo e taxas de longo prazo.
e) as taxas de longo prazo são superiores às taxas de curto prazo quando o mercado é formado por
investidores com aversão a risco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2467752
FUNDATEC - Ana Proj (BRDE)/BRDE/Economista/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
As teorias que procuram explicar a estrutura a termo das taxas de juros são:
a) Teoria da irrelevância dos dividendos e teoria de Modigliani-Miller (MM).
b) Teoria do portfólio, teoria do ajuste rápido e teoria do resíduo de juros.
c) Teoria das expectativas, taxa de preferência pela liquidez e teoria da segmentação de mercado.
d) Teoria das finanças rentáveis, teoria das transações comparáveis e medidas de valor.
e) Teoria da diversificação, técnicas fundamentalistas e retorno de portfólios múltiplos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2356504
FGV - Ana EF (BANESTES)/BANESTES/Gestão Financeira/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Em relação à estrutura a termo da taxa de juros (ETTJ), avalie se as afirmativas a seguir são
verdadeiras (V) ou falsas (F).
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2467752
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2356504
1754) 
( ) ETTJ é a relação, em dado momento, entre taxas de juros de títulos de renda-fixa de mesma
qualidade creditícia, mas com diferentes prazos de vencimento.
 
( ) Representa a Yield Curve, é construída a partir de títulos que pagam juros somente no
vencimento.
 
( ) Serve como base para a precificação de instrumentos de renda-fixa, além de ser utilizada como
benchmark na determinação de taxas em todos os outros setores do mercado de dívida.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, V e F.
c) V, F e V.
d) F, V e V.
e) F, F e F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/668045
CESGRANRIO - ProV (LIQUIGÁS)/LIQUIGÁS/Júnior/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
No que se refere à estrutura da taxa de juros, os componentes básicos que, somados, formam
uma taxa bruta de juros são:
a) taxa de risco, taxa livre de risco e inflação
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/668045
1755) 
b) taxa de risco e spread
c) taxa de risco, taxa livre de risco e taxa de juro real
d) taxa referencial, taxa de risco e inflação
e) taxa de juro real, taxa de risco e spread
www.tecconcursos.com.br/questoes/265951
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Suponha que a taxa de câmbio entre reais (R$) e dólares (US$) seja de 2 R$/US$, e a taxa de
câmbio entre libras (£) e dólares seja de 0,50 £/US$. Deduz-se que a taxa de câmbio entre reais e libras,
em R$/£, é de
a) 0,5
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
www.tecconcursos.com.br/questoes/97663
ESAF - AFFC (STN)/STN/Economico-Financeira/"Sem Especialidade"/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/265951
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/97663
1756) 
1757) 
A teoria da preferência pela liquidez explica o formato da estrutura a termo das taxas de juros
usando, como principal premissa, a de que os investidores:
a) só aplicam em títulos de longo prazo quando lhes é oferecido um prêmio por risco.
b) acreditam que os títulos de curto prazo e os títulos de longo prazo possuem o mesmo nível de
risco.
c) são indiferentes a risco de crédito.
d) exigem taxas de juros mais altas ou mais baixas em função das características das carteiras de
títulos que eles possuem.
e) não são capazes de estimar adequadamente a volatilidade das taxas de juros de mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/356537
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Economia/2011
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Observe os gráficos abaixo que mostram, supostamente, quatro estruturas a termo da taxa de
juros em diferentes economias.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/356537
 
São possíveis as estruturas APENAS em
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) I, II e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/24300
ESAF - Ana Tec (SUSEP)/SUSEP/Atuaria/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/24300
1758) 
1759) 
Quando a curva de taxas de juros a vista é decrescente, observa-se o seguinte a respeito das taxas de
juros a termo (forward rates):
a) são iguais para todos os prazos de vencimento.
b) são crescentes com o prazo de vencimento.
c) são inferiores às taxas a vista.
d) são iguais às taxas de inflação esperadas.
e) contêm prêmios negativospor risco de mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/14049
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
O gráfico abaixo ilustra, numa certa data, como a taxa de juros de títulos negociados no mercado variam
com o prazo para o vencimento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/14049
1760) 
Considerando o gráfico, conclui-se que a(s)
a) curva é anômala, pois os juros de curto prazo são maiores que os de longo prazo.
b) economia deve entrar em recessão no futuro.
c) economia vai crescer mais no futuro, impulsionada pelos juros menores.
d) curva descendente pode ser causada por expectativas de inflação declinante.
e) expectativas são de queda da inflação no futuro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2707003
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Economia/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
 
A respeito do gráfico acima, com possíveis estruturas a termo das taxas de juros de uma economia, é
INCORRETO afirmar que
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2707003
1761) 
a) tende a se tornar ascendente, se surgirem expectativas de aumentos substanciais da taxa de
inflação.
b) mostra como varia a taxa de juros real, quando o prazo para o vencimento varia.
c) pode ser ascendente devido ao maior risco associado aos maiores prazos para vencimento.
d) depende das expectativas dos agentes econômicos a respeito das ações do Banco Central.
e) depende das expectativas dos agentes econômicos a respeito das variações cambiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2697181
CESGRANRIO - Prof Jun (BR)/BR/Economia/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
A linha cheia E no gráfico abaixo mostra a estrutura a termo da taxa de juros num determinado
país.
 
Se houver um aumento das expectativas futuras de inflação, E deve mudar para uma posição como a de
a) E2
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2697181
1762) 
1763) 
b) E3
c) E4
d) E1
e) a média de E2 e E3
www.tecconcursos.com.br/questoes/2679152
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Recursos Energéticos/2007
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Se a estrutura a termo da taxa de juros numa certa economia for crescente, isto indica que:
a) a economia deve apresentar um forte crescimento do PIB.
b) as taxas de juros de curto prazo são menores que as de longo prazo.
c) as taxas de juros de curto prazo certamente vão subir.
d) as pessoas preferem aplicar seus recursos financeiros a longo prazo.
e) há uma expectativa de queda da taxa de inflação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13237
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Sendo a taxa de juros spot para o período de um ano estimada em 8 % e a de dois anos estimada em
9,5% a.a.; a taxa a termo entre o primeiro e o segundo ano pode ser calculada da seguinte forma:
a) taxa a termo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2679152
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13237
 
 
b) taxa a termo
 
 
c) taxa a termo
 
d) taxa a termo
 
1764) 
1765) 
e) taxa a termo
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/13236
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
O cálculo do Current Yield (CY) de um bônus demonstra
a) o yield to maturity do título.
b) a taxa interna de retorno do título.
c) a rentabilidade do cupom em relação ao valor de face do título.
d) o risco de variação do título para cada um ponto base.
e) a convexidade e a duration do título.
www.tecconcursos.com.br/questoes/56325
ESAF - AFFC (STN)/STN/Economico-Financeira/"Sem Especialidade"/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
A curva de taxas de juros é útil para a precificação de títulos de renda fixa em geral porque ela
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13236
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/56325
1766) 
a) cota diretamente os preços de títulos de renda fixa com prazos de vencimento diferentes.
b) fornece as taxas de desconto para a avaliação de fluxos de caixa com vencimentos diferentes.
c) reflete diretamente os prêmios por risco de crédito, implícitos nas cotações de títulos usados para
construir a própria curva.
d) tende a ser uma curva ascendente, isto é, quanto maior o prazo de vencimento, maior a taxa de
juros cotada.
e) supõe que todas as taxas de juros são independentes dos prazos de vencimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/84229
NCE e FUJB (UFRJ) - PB (BNDES)/BNDES/Economia/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
Observando as sentenças abaixo, NÃO é correto afirmar que:
a) a estrutura a termo da taxa de juros mostra-nos o valor do dinheiro no tempo para diferentes
prazos de vencimentos;
b) a estrutura a termo da taxa de juros não é sempre uma curva de inclinação positiva;
c) as taxas de juros de curto prazo são menores que as taxas de longo prazo em qualquer condição;
d) a projeção da inflação futura tem influência sobre a forma da estrutura a termo da taxa de juros;
e) independente do prazo de vencimento, a taxa de juros é a compensação exigida pelos investidores
para cederem o uso de seu dinheiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/38971
ESAF - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Estrutura a Termo da Taxa de Juros
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/84229
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/38971
1767) 
1768) 
Três títulos públicos com prazo de vencimento de um, dois e três anos, respectivamente, estão sendo
negociados no mercado às taxas anuais de 15%, 18% e 21%, também respectivamente. As taxas a
termo esperadas de duas aplicações pelo prazo de um ano, uma começando no final do primeiro ano, e a
outra começando no final do segundo ano, são, respectivamente
a) 16,5% e 19,5%
b) 15,7% e 18,9%
c) 20,3% e 23,6%
d) 21,1% e 27,2%
e) 18,0% e 21,0%
www.tecconcursos.com.br/questoes/640330
CESGRANRIO - PTNS (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/Economia/2018
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
O governo emissor de um título público paga de volta o principal e o rendimento ao seu
comprador através de duas prestações de R$ 1.000,00. A primeira, um ano após a venda ao comprador,
e a segunda, dois anos após esta venda. A duration do título é, portanto,
a) menor do que 1 ano.
b) exatamente 1 ano.
c) entre 1 ano e 2 anos.
d) exatamente 2 anos.
e) maior do que 2 anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/143281
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/640330
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/143281
1769) 
1770) 
1771) 
CEBRASPE (CESPE) - Ana (BACEN)/BACEN/Contabilidade e Finanças/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
No que se refere à precificação de títulos públicos e privados, julgue o item subsecutivo.
 
Se forem dada a maturidade e a rentabilidade inicial de um título pré-fixado, então, quanto menor for a
taxa de cupom, menor será a variação percentual no preço do título decorrente de oscilações na taxa de
juros de mercado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/143133
CEBRASPE (CESPE) - Ana (BACEN)/BACEN/Política Econômica e Monetária/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Julgue o item a seguir, relativo à precificação de títulos e ativos.
 
Se a taxa de juros de mercado for igual a 25% ao ano, então um título sem cupom e com prazo de
vencimento de 4 anos possuirá duration modificada igual a 3,2.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/143280
CEBRASPE (CESPE) - Ana (BACEN)/BACEN/Contabilidade e Finanças/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
No que se refere à precificação de títulos públicos e privados, julgue o item subsecutivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/143133
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/143280
1772) 
1773) 
O aumento da taxa de juros de mercado reduz o preço dos títulos pré-fixados,sendo essa variação maior
quanto menor for a taxa de cupom.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/143134
CEBRASPE (CESPE) - Ana (BACEN)/BACEN/Política Econômica e Monetária/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Julgue o item a seguir, relativo à precificação de títulos e ativos.
 
A duration modificada de uma letra financeira do Tesouro (LFT), com prazo de maturidade superior a
uma letra do Tesouro Nacional (LTN), será, necessariamente, maior que a da LTN.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/97664
ESAF - AFFC (STN)/STN/Economico-Financeira/"Sem Especialidade"/2013
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Conforme indicado pela duração de um título de renda fixa com cupom, mas no qual não há
opções implícitas, a exposição do preço unitário do título a um deslocamento paralelo da curva de taxas
de juros de mercado é tanto maior quanto, supondo outros fatores constantes:
a) menor o peso do título na carteira do investidor.
b) mais curto o prazo de vencimento do título.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/143134
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/97664
1774) 
1775) 
c) mais elevado o nível original geral das taxas de juros.
d) mais alta a taxa passada de inflação.
e) menor a taxa de cupom do título.
www.tecconcursos.com.br/questoes/81163
CESGRANRIO - PB (BNDES)/BNDES/Economia/2011
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Um investidor aplica R$ 1.000,00 em uma debênture que vai remunerá-lo em quatro parcelas
consecutivas de R$ 300,00, espaçadas de 1 ano, a primeira sendo devida 12 meses após a data do
investimento.
A duration de tal aplicação é
a) de 4 anos
b) de 3 anos
c) de 2,5 anos
d) maior que 1 ano e menor que 2,5 anos
e) maior que 6 meses e menor que 1 ano
www.tecconcursos.com.br/questoes/13995
CESGRANRIO - Ana (BACEN)/BACEN/Política Econômica e Monetária/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
A duração de um título de 2 anos de prazo, que promete pagar uma quantia fixa no vencimento, sem
cupom ou qualquer outro pagamento anterior, é
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/81163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13995
1776) 
a) maior que 2 anos.
b) de 2 anos.
c) menor que 2 anos.
d) de 1 ano.
e) de menos que 1 ano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2674303
CESGRANRIO - Econ (Eletrobras)/Eletrobras/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Um investidor aplica R$ 1.000,00 e recebe pagamentos resultantes da aplicação após 1 e 2
períodos, conforme duas alternativas representadas pelos dois perfis, (I) e (II), mostrados nos gráficos
abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2674303
 
O exame dos dois perfis permite concluir que o(a)
a) perfil com maior duration tem maior taxa interna de retorno.
b) taxa interna de retorno é a mesma nos dois perfis.
c) duration é igual a um período, no caso do perfil (II).
d) duration é igual a dois períodos, nos casos dos dois perfis.
e) duration é maior, no caso do perfil (I).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1391296
CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Economia/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1391296
1777) 
1778) 
A taxa de desconto de 10% a.a. vai ser usada na avaliação de um projeto que, um ano após o
investimento inicial, produz uma receita líquida de R$ 1.000,00 e, dois anos após, uma receita líquida de
R$ 1.100,00. A duration deste fluxo de dois recebimentos futuros, em anos, é de
a) 1
b) 1.25
c) 1.5
d) 1.75
e) 2
www.tecconcursos.com.br/questoes/2682928
CESGRANRIO - Econ (PBIO)/PBIO/Júnior/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Um investimento gera um fluxo financeiro composto de um gasto inicial, seguido de cinco
recebimentos anuais sucessivos, começando o primeiro um ano após o gasto inicial. Os valores presentes
desses recebimentos futuros estão na tabela abaixo.
 
Prazo do recebimento
(após o gasto inicial) Valor Presente em Reais
1 ano 400,00
2 anos 150,00
3 anos 150,00
4 anos 150,00
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2682928
1779) 
5 anos 150,00
A duration desse investimento, em anos, é
a) 1.0
b) 1.5
c) 2.0
d) 2.5
e) 3.0
www.tecconcursos.com.br/questoes/56522
ESAF - AFFC (STN)/STN/Economico-Financeira/"Sem Especialidade"/2008
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Outros fatores mantidos constantes, a duração de um título de renda fixa é tanto mais alta
quanto
a) mais alto o preço corrente de mercado do título.
b) mais curto o prazo de vencimento do título.
c) mais elevada a taxa contratada de juros do título.
d) mais altas são as taxas de juros de mercado para títulos com o mesmo nível de risco.
e) menos sensível é o preço de mercado do título a uma variação das taxas de juros de mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13170
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/56522
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13170
1780) 
1781) 
1782) 
No mercado de renda fixa a exposição às variações nas taxas de juros é chamada de
a) Delta.
b) Duration.
c) Coeficiente de Correlação.
d) Gama.
e) Beta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2668333
CESGRANRIO - APE (EPE)/EPE/Economia de Energia/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
A duration (duração) de uma obrigação NÃO depende da variável:
a) fluxo de pagamentos (cupons) da obrigação.
b) preço de mercado da obrigação.
c) rendimento até o vencimento da obrigação.
d) número de meses até o vencimento da obrigação.
e) taxa de juros de obrigações de empresas de médio porte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13235
FCC - Ana (BACEN)/BACEN/Supervisão/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2668333
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13235
1783) 
Dois títulos de renda fixa, A e B, apresentam a mesma duração e o mesmo retorno. O bônus B é mais
convexo que o bônus A. Isto implica que, caso o retorno do mercado se altere,
a) o bônus B apresentará sempre um preço mais elevado.
b) o bônus A apresentará sempre um preço mais elevado.
c) o bônus A deve ser escolhido em caso de alta nas taxas de mercado.
d) o bônus B apresentará maior perda de capital em caso de alta nas taxas de mercado.
e) o bônus A deve ser escolhido em caso de queda nas taxas de mercado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/84230
NCE e FUJB (UFRJ) - PB (BNDES)/BNDES/Economia/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Com relação ao conceito de Duration observe as afirmativas a seguir:
I - Quando uma empresa lança uma ação na Bolsa, deve informar a duration como a grandeza
associada ao tempo de retorno do investimento.
II - Um conceito de duration é o prazo médio do fluxo de caixa.
III - Em um título que não paga cupom, a duration é igual a sua maturidade.
Assinale a alternativa correta:
a) apenas a afirmativa I está correta;
b) apenas a afirmativa II está correta;
c) apenas as afirmativas I e II estão corretas;
d) apenas as afirmativas II e III estão corretas;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/84230
1784) 
e) todas as afirmativas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/13570
ESAF - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2002
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Um título de renda fixa vence daqui a três anos. Seu valor de face é igual a R$1000,00. O título será
amortizado em duas parcelas de R$500,00, a primeira daqui a dois anos e a segunda na data de
vencimento do título. O título paga juros de 6% a cada semestre. Sabendo-se que a estrutura a termo de
taxas de juros para o mesmo nível de risco de crédito do título é a que se vê apresentada na tabela a
seguir, então a duração do título, em semestres, é igual a:
a) 4,74
b) 4,65
c) 4,27
d) 4,43
e) 4,54
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/13570
1785) 
1786) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/38983ESAF - Ana (BACEN)/BACEN/Geral/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Duration e Convexidade
Um título de renda fixa vence daqui a quatro anos. Durante esse prazo, promete pagamentos anuais de
juros de 15% sobre um valor de face de R$1.000,00. A amortização do principal ocorre integralmente no
final do prazo do título.
Sabendo-se que o título está sendo negociado à taxa de mercado de 17% ao ano, então a duração do
título é
a) 3,15 anos
b) 3,26 anos
c) 4,00 anos
d) 3,82 anos
e) 2,91 anos
www.tecconcursos.com.br/questoes/1927502
CESGRANRIO - Tec Ban (BASA)/BASA/2022
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
Um gerente de instituição financeira é responsável por gerir os financiamentos imobiliários
realizados durante longo período. Após realizar treinamento no Banco Central, fica curioso com a atuação
das Sociedades de Crédito que, nos termos das normas aplicáveis, integra o
a) Sistema de Apoio Popular
b) Sistema Minha Casa Minha Vida
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/38983
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1927502
1787) 
1788) 
c) Sistema Financeiro de Habitação
d) Sistema de Poupança Nacional
e) Sistema Garantidor de Crédito
www.tecconcursos.com.br/questoes/184372
CEBRASPE (CESPE) - TBN (CEF)/CEF/Administrativa/2014
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue o item a seguir.
 
As cédulas hipotecárias fazem parte das operações ativas das sociedades de crédito imobiliário.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/137504
CESGRANRIO - Adv (CEF)/CEF/2012
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
Paulo adquire imóvel financiado submetido ao regime de arrendamento residencial, com opção de
compra. Em virtude da crise econômica, deixou de pagar as prestações devidas, ficando inadimplente.
Nos termos da legislação especial sobre o Programa de Arrendamento Residencial, a ação cabível a ser
proposta pela Instituição Financeira credora será a de
a) reivindicação
b) reintegração
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/184372
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/137504
1789) 
c) consignação
d) prestação
e) compensação
www.tecconcursos.com.br/questoes/138353
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2010
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
Acerca do direito das obrigações e dos contratos, do direito das coisas, da responsabilidade do
fornecedor pelos serviços prestados, das pessoas naturais e dos atos jurídicos lícitos e ilícitos, assinale a
opção correta.
a) Tratando-se de hipoteca constituída no âmbito do SFH, ainda que haja expressa previsão
contratual em contrário, é necessária a escolha do agente fiduciário de comum acordo entre credor e
devedor para a hipótese de ser necessária execução extrajudicial da garantia.
b) Em contrato de arrendamento mercantil com cláusula resolutiva expressa, é desnecessária a
notificação prévia do arrendatário para constituí-lo em mora.
c) Caso um imóvel financiado segundo as normas do SFH tenha sido transferido por meio de contrato
de promessa de compra e venda, sem registro no cartório competente e sem ciência do agente
financeiro e da seguradora (contrato de gaveta), apenas a morte do mutuário original, e não a do
cessionário, obrigará o agente financeiro e a seguradora a cumprirem a cláusula contratual que prevê
a quitação do contrato com a ocorrência do evento coberto, uma vez que, pelo princípio da
autonomia da vontade, não anuíram com a transferência do financiamento.
d) Em contrato de penhor convencional celebrado entre a CAIXA e um particular, é perfeitamente
lícita, à luz dos princípios da autonomia da vontade e do pacta sunt servanda, a cláusula que limita a
indenização, em caso de extravio do bem empenhado, a uma vez e meia o valor da avaliação.
e) A compra e venda de bem imóvel celebrada entre pessoa de boa-fé e o absolutamente incapaz não
interditado será considerada perfeitamente válida quando a incapacidade não for notória.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138353
1790) 
1791) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/138840
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2006
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
Julgue o item seguinte, a respeito das normas que regem o sistema financeiro de habitação, a
CAIXA e o programa de arrendamento residencial.
O sistema financeiro de habitação, integrado exclusivamente pelo Banco Nacional da Habitação e pelas
sociedades de crédito imobiliário, tem como objetivo promover a aquisição da casa própria pela
população de baixa renda.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2694333
CESGRANRIO - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Economista/2005
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
Assinale a opção que apresenta uma atribuição do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
a) Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado.
b) Proceder à liquidação das entidades fechadas que tiverem cassada a autorização de
funcionamento ou das que deixarem de ter condições de funcionar.
c) Disciplinar o acesso das instituições de crédito imobiliário ao mercado nacional de capitais.
d) Comprar, vender e refinanciar créditos hipotecários próprios e de terceiros.
e) Emitir debêntures.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138840
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2694333
1792) 
1793) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/138498
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No atinente à legislação do SFH, julgue o item a seguir.
 
Considere a seguinte situação hipotética.
Um banco integrante do SFH cobrou de um de seus mutuários valores a maior em relação aos
legalmente devidos. Depois de haver constatado o erro, o banco calculou o valor recebido
indevidamente, corrigiu-o monetariamente e, em lugar de devolvê-lo em espécie ao mutuário, abateu-o
do saldo devedor do financiamento. O mutuário, por não aceitar o abatimento e exigir a repetição do
indébito, ajuizou ação em face do agente financeiro.
Nessa situação, a providência do agente financeiro não foi ilegal, pois, além da devolução do valor em
dinheiro, é também juridicamente admissível a redução do saldo devedor.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138502
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No que tange à legislação do SFH e do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), julgue o item
abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138498
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138502
1794) 
1795) 
A Lei n.º 10.150, de 2000, resultante da conversão da Medida Provisória n.º 1.981-45, de 2000,
regulamentou a novação de dívidas e responsabilidades do Fundo de Compensação de Variações Salariais
(FCVS). Esse fundo garantia que o valor das prestações de financiamentos do SFH se mantivesse dentro
de certos patamares, cabendo-lhe, ao cabo do prazo contratual, propiciar quitação ao mutuário, que
nada mais deveria ao agente financeiro. Pela lei, seria possível a novação da potencial dívida do FCVS
para com um agente financeiro, ainda que a responsabilidade do fundo não estivesse sequer definida.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138497
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No atinente à legislação do SFH, julgue o item a seguir.
 
A possibilidade de execução extrajudicial de imóveis financiados pelo SFH abre-se para o agente
financeiro após um mês de atraso no pagamento das prestações do mútuo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138496
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No atinente à legislação do SFH, julgue o item a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138497
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138496
1796) 
1797) 
Nas execuçõesregidas pela Lei n.º 5.741/71, se o imóvel hipotecado for a leilão e não se apresentarem
interessados, o juiz adjudicará o bem ao credor, e isso eximirá o devedor de pagar o valor da dívida que
eventualmente exceder a avaliação do imóvel.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138495
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
No atinente à legislação do SFH, julgue o item a seguir.
Se um banco é autorizado a operar como agente financeiro do SFH, isso significa que poderá executar
extrajudicialmente quaisquer créditos seus garantidos por hipoteca.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138489
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
A respeito da legislação do SFH, julgue o item seguinte.
 
Nos termos do Decreto-lei n.º 70/66, a morte do mutuário não impede o prosseguimento da execução
extrajudicial, até com a alienação do imóvel hipotecado em leilão; o mesmo aplica-se no caso de falência,
concordata ou dissolução da pessoa jurídica devedora.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138495
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138489
1798) 
1799) 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/138487
CEBRASPE (CESPE) - Adv (CEF)/CEF/2001
Finanças e Conhecimentos Bancários - Habitação (SFH, SFI e Legislação)
A respeito da legislação do SFH, julgue o item seguinte.
 
A execução extrajudicial prevista no Decreto-lei n.º 70/66 somente pode atingir mutuários que sejam
pessoalmente intimados por meio do cartório de títulos e documentos; se o devedor não for localizado,
somente por meio do Poder Judiciário poderá o credor buscar a satisfação de seu crédito.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2355135
FGV - Ana Com (BANESTES)/BANESTES/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Os Bancos na Era Digital: Atualidade, Tendências e
Desafios
Em matéria de ruptura digital no setor bancário e financeiro promovida pelo “Open Finance”
(sistema financeiro aberto), assinale a afirmativa correta.
a) Somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco
Central do Brasil (BCB) podem participar do “Open Finance”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/138487
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2355135
1800) 
b) No “Open Finance”, o compartilhamento de dados e serviços se inicia com a solicitação do cliente
à instituição participante que vai ceder os dados (instituição de origem dos dados).
c) No “Open Finance”, se as finalidades ou os dados ou serviços que são objeto de compartilhamento
forem alterados, não haverá a necessidade de novo consentimento do cliente.
d) No “Open Finance”, o cliente tem a opção de definir o compartilhamento de dados sem prazo de
término.
e) A Lei do Sigilo Bancário não se aplica à troca de informações no “Open Finance”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2398846
CESGRANRIO - Esc BB/BB/Agente Comercial/2023
Finanças e Conhecimentos Bancários - Os Bancos na Era Digital: Atualidade, Tendências e
Desafios
No trecho seguinte, o Banco Central do Brasil (BCB) faz um comentário a respeito dos bancos, na
era digital:
 
Apesar de não haver ainda uma licença específica para os bancos digitais, o acompanhamento dessas
instituições pelo BCB se torna importante devido ao modelo de negócio digital, que possui uma dinâmica
diferente dos modelos tradicionais.
 
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Fintechs de crédito e bancos digitais. Estudo Especial no 89/2020.
Disponível em: https://www. bcb.gov.br/conteudo/relatorioinflacao/EstudosEspeciais/EE089_ Fintechs
_de_credito_e_bancos_digitais.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
 
Uma característica comum aos modelos de negócio dos bancos digitais e dos bancos tradicionais é o(a)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2398846
a) atendimento ao cliente de forma presencial
b) facilitação de saques em dinheiro nas agências bancárias
c) utilização de cheques como meio de pagamento
d) baixa utilização de tecnologias intensivas em inteligência artificial
e) pagamento por meio de cartões eletrônicos
Gabarito
1601) E 1602) B 1603) E 1604) A 1605) A 1606) E 1607) E
1608) Certo 1609) B 1610) C 1611) E 1612) C 1613) E 1614) B
1615) B 1616) D 1617) E 1618) A 1619) E 1620) B 1621) A
1622) A 1623) D 1624) A 1625) D 1626) A 1627) B 1628) C
1629) E 1630) C 1631) E 1632) E 1633) A 1634) B 1635) B
1636) E 1637) A 1638) D 1639) E 1640) D 1641) E 1642) A
1643) A 1644) Errado 1645) Errado 1646) Certo 1647) Errado 1648) Certo 1649) Errado
1650) C 
1651)
Anulada 1652) A 1653) E 1654) E 1655) B 1656) A
1657) A 1658) C 1659) A 1660) B 1661) A 1662) C 1663) C
1664) Errado 1665) B 1666) A 1667) D 1668) C 1669) C 1670) A
1671) C 1672) C 1673) D 1674) C 1675) B 1676) D 1677) B
1678) A 1679) Errado 1680) Errado 1681) Errado 1682) E 1683) B 1684) A
1685) C 1686) A 1687) Errado 1688) Errado 1689) Errado 1690) Certo 1691) Certo
1692) Errado 1693) D 1694) A 1695) A 1696) A 1697) D 1698) A
1699) A 1700) E 1701) C 1702) E 1703) E 1704) B 1705) C
1706) B 1707) D 1708) D 1709) E 1710) E 1711) D 1712) C
1713) C 1714) B 1715) D 1716) B 
1717)
Anulada 1718) A 1719) C
1720) Certo 1721) Certo 1722) B 1723) Errado 1724) B 1725) Certo 1726) E
1727) E 1728) C 1729) B 1730) D 1731) C 1732) Certo 1733) C
1734) D 1735) D 1736) A 1737) C 1738) C 1739) D 1740) C
1741) D 1742) E 1743) E 1744) B 1745) C 1746) C 1747) D
1748) B 1749) C 1750) D 1751) D 1752) C 1753) A 1754) A
1755) E 1756) A 1757) E 1758) C 1759) D 1760) B 1761) D
1762) B 1763) C 1764) C 1765) B 1766) C 1767) D 1768) C
1769) Errado 1770) Certo 1771) Certo 1772) Errado 1773) E 1774) D 1775) B
1776) E 1777) C 1778) D 1779) A 1780) B 1781) E 1782) A
1783) D 1784) D 1785) B 1786) C 1787) Errado 1788) B 1789) C
1790) Errado 1791) C 1792) Certo 1793) Certo 1794) Errado 1795) Certo 1796) Errado
1797) Certo 1798) Errado 1799) A 1800) E

Mais conteúdos dessa disciplina