Logo Passei Direto
Buscar

jose de freitas CONCURSO

User badge image
Julia Jú

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

QUESTÃO 01
O texto constitui-se como um gênero artigo de opinião, que emprega muitas estratégias persuasivas para imprimir o ponto de vista acerca de um tema em evidência na sociedade. Infere-se pela leitura do texto que se evidencia o argumento de que o (a)
(A) massa de trabalhadores está fadada a ser substituída pelo trabalho com a IA, semelhantemente, ao que ocorreu nos Estados Unidos no Pós-guerra.
(B) IA veio para realizar trabalhos muito complexos mas também causará muitos estragos na forma como lidamos com o trabalho de pessoas mais vulneráveis.
(C) cognição humana não será substituída pela IA, a máquina tecnológica é alimentada por zilhões de informações e é capaz de responder a estímulos emocionalmente.
(D) homem é um único animal capaz de municiar a inteligência artificial, visto que os bancos de dados existentes são configurados pela capacidade de gerenciar as informações sobre a humanidade.
(E) Sociedade deve se preparar para enfrentar o desafio espetacular proporcionado pelas informações online, visto que há uma “babel de informações” que devem ser processadas coerentemente.

QUESTÃO 02
A estratégia argumentativa de narrar uma historieta para relacionar o tema a ser discutido cumpre o propósito comunicativo de
(A) negar que as o conhecimento empírico ajude a resolver os problemas metafísicos.
(B) contrapor as convicções de um renomado cientista que desenvolveu trabalhos sobre a criatividade humana.
(C) expor um fato científico que constituiu um marco para o desenvolvimento dos estudos da mente humana.
(D) ratificar que os estudos sobre a inteligência artificial estão cercados de exagerada empolgação e, ainda com fundamentos superficiais, são considerados extraordinários para a humanidade.
(E) descaracterizar, por meio de estudos mais aprofundados, os incríveis resultados proporcionados pelo desenvolvimento da tecnologia, que não podem se embasar apenas numa história contada por um cientista.

QUESTÃO 03
O ceticismo de Chomsky acerca dos avanços da tecnologia e da IA se sustentam na ideia de comparação com Newton sobre
(A) os computadores têm o mecanismo da fala, mas ainda é obscuro como nasce e se eles oper
(B) a relação entre a estrutura da linguagem e o cérebro, que revoluciona a perspectiva tradicional de 2.000 anos.
(C) a capacidade da IA em ordenar o que está contido nos 'big data', mas sem equiparar à criatividade humana.
(D) a teoria da gravitação de Newton, que evitou várias perguntas sobre a natureza do mundo.
(E) a ligação entre a estrutura da linguagem e o cérebro, que reverte a perspectiva tradicional de 2.000 anos.

No enunciado “Foi Galileu quem disse primeiro, no final do século 16, que todos os corpos caem na Terra com a mesma velocidade, ainda que tenham pesos diferentes.”, o operador argumentativo destacado pode ser substituído, sem perda do sentido da relação semântica que apresenta no contexto por

A) porquanto.
B) caso.
C) no entanto.
D) tanto que.
E) conquanto.

O “que” pode apresentar funções morfossintáticas distintas e também funcionar como um elemento coesivo formal. Em todos os excertos em que esse vocábulo está destacado ele é um coesivo formal anafórico e apresenta ainda uma função sintática dentro da oração que ele estrutura, EXCETO:

A) É com argumentos como esse, tirados da história da ciência, que Chomsky critica o "entusiasmo e a empolgação [...].
B) A Europa estava devastada, enquanto nos Estados Unidos a guerra propiciara os avanços tecnológicos que fizeram a produção industrial quadruplicar.
C) O que a inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-a com informações que abarrotam bancos de dados.
D) O ceticismo de Chomsky ecoa o método de Newton, que concebeu a teoria da gravitação, mas evitou várias perguntas.
E) "a ligação entre a estrutura da linguagem e o cérebro é tão revolucionária que nos leva a uma surpreendente conclusão[...].

Analise “as formulações feitas pela IA têm um limite evidente: não podem se equiparar à criatividade humana.” Assinale a alternativa cujo acento indicador da crase está empregado, exatamente, seguindo a mesma regra desse excerto retirado do texto.

A) Às linguagens algorítmicas, os cientistas podem compará-lo, exaustivamente.
B) Não se pode fazer uma comparação semelhante à criatividade humana.
C) À linguagem humana, o homem quer chegar com os experimentos científicos.
D) Ainda se querem obter resultados muito próximos à linguagem humana.
E) À ciência, os melhores resultados das pesquisas pretendem retornar.

Julgue os itens desse excerto: O que a inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-a com informações que abarrotam bancos de dados.
I. Os vocábulos formais –la e “a” (de enchendo-a) são pronomes pessoais e são ambos anafóricos.
II. “enchendo” e “bancos” não possuem o mesmo número de letras, mas possuem o mesmo número de fonemas.
III. Os ditongos existentes nas palavras “abarrotam” e “informações” são, exatamente, decrescentes nasais.
IV. Em “que” e “artificial” há encontros vocálicos distintos: ditongo e hiato, respectivamente.
A) I e IV.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

Dentre as ferramentas nativas do Windows, qual das ferramentas abaixo funciona como antivírus e antimalware, oferecendo proteção contra ameaças à segurança?

A) Windows Firewall
B) Windows Defender
C) Task Manager
D) Control Panel
E) PowerShell

É através das relações com os outros homens, por meio da mediação de instrumentos, principalmente por meio da linguagem (instrumento simbólico básico de todos os grupos humanos) e dos objetos (instrumentos concretos), que o indivíduo chega a interiorizar os elementos culturalmente estruturados. (...) O desenvolvimento da criança é considerado como um processo dialético complexo caracterizado por inúmeras transformações qualitativas, metamorfoses, imbricamento de fatores internos e externos, e processos adaptativos que superam os impedimentos que a criança encontra. Qual teoria pedagógica sustenta a premissa supracitada?

A) Pedagogia Crítico-Social.
B) Pedagogia Histórico-Cultural.
C) Pedagogia Tecnicista.
D) Pedagogia Libertadora.
E) Pedagogia Tradicional.

Na perspectiva do desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget, em qual estágio a criança trabalha mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído através da manipulação direta com objetos?

A) Estágio Pré-Operacional.
B) Estágio Operacional Formal.
C) Estágio Sensório-Motor.
D) Estágio das Operações Concretas.
E) Estágio da Adolescência.

Nessa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao capital cultural.
O capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em que facilitaria a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
A transmissão do capital cultural depende de um trabalho ativo realizado tanto pelos pais quanto pelos próprios filhos e que pode ou não ser bem sucedido.
O capital cultural favorece o êxito escolar porque propiciaria um melhor desempenho nos processos formais e informais de avaliação.
Como elementos constitutivos dessa forma de capital merecem destaque a chamada 'cultura geral', expressão sintomaticamente vaga; os gostos em matéria de arte, culinária, decoração, vestuário, esportes e etc; o domínio maior ou menor da língua culta; as informações sobre o mundo escolar.
A percepção de que o processo de reprodução das estruturas sociais por meio da escola é evitável se dá com o auxílio da transmissão do capital cultural através de intervenções pedagógicas.
A) O capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em que facilitaria a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
B) A transmissão do capital cultural depende de um trabalho ativo realizado tanto pelos pais quanto pelos próprios filhos e que pode ou não ser bem sucedido.
C) O capital cultural favorece o êxito escolar porque propiciaria um melhor desempenho nos processos formais e informais de avaliação.
D) Como elementos constitutivos dessa forma de capital merecem destaque a chamada 'cultura geral', expressão sintomaticamente vaga; os gostos em matéria de arte, culinária, decoração, vestuário, esportes e etc; o domínio maior ou menor da língua culta; as informações sobre o mundo escolar.
E) A percepção de que o processo de reprodução das estruturas sociais por meio da escola é evitável se dá com o auxílio da transmissão do capital cultural através de intervenções pedagógicas.

Na abordagem do ensino centrado no aluno, a dinâmica da sala de aula reconfigura-se, desafiando tradicionais papéis pedagógicos. Diante dessa complexidade, como se delineia a atuação do educador?
Exerce predominantemente o papel de transmissor de conhecimentos previamente estabelecidos, adotando uma postura mais tradicional e diretiva.
Desempenha a função de mediador e facilitador do processo de aprendizagem, promovendo a construção ativa do conhecimento pelos alunos, estimulando a autonomia e a reflexão.
Limita-se a executar técnicas de ensino padronizadas, seguindo estritamente um roteiro predefinido, sem considerar a diversidade de aprendizagem dos alunos.
Assume exclusivamente o papel de avaliador, utilizando apenas métodos tradicionais de avaliação, como provas padronizadas, para mensurar o desempenho dos estudantes.
Exerce controle rígido sobre o ambiente educacional, adotando uma postura autoritária e impositiva, desconsiderando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
A) Exerce predominantemente o papel de transmissor de conhecimentos previamente estabelecidos, adotando uma postura mais tradicional e diretiva.
B) Desempenha a função de mediador e facilitador do processo de aprendizagem, promovendo a construção ativa do conhecimento pelos alunos, estimulando a autonomia e a reflexão.
C) Limita-se a executar técnicas de ensino padronizadas, seguindo estritamente um roteiro predefinido, sem considerar a diversidade de aprendizagem dos alunos.
D) Assume exclusivamente o papel de avaliador, utilizando apenas métodos tradicionais de avaliação, como provas padronizadas, para mensurar o desempenho dos estudantes.
E) Exerce controle rígido sobre o ambiente educacional, adotando uma postura autoritária e impositiva, desconsiderando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram desenvolvidos pelo Ministério da Educação no Brasil com o objetivo de

A) Uniformizar os currículos escolares em nível nacional.
B) Padronizar a avaliação dos estudantes.
C) Estabelecer metas de desempenho para as escolas.
D) Oferecer diretrizes para a elaboração dos currículos escolares.
E) Fornecer recomendações para a gestão administrativa das escolas.

Para ser um professor desencadeador do processo de aprendizagem sistemática do ler e do escrever, como destaca Emília Ferreiro, “é preciso romper com a imagem medíocre que se tem do aluno. Tem-se uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzi-los a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento...há atrás disso um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações. È impressionante como muitos professores ainda usam os métodos tradicionais, método silábico para alfabetizar crianças e adultos, colocando o aluno como sujeito da aprendizagem, propondo atividades mecânicas como cópias e junção de silabas”.
É preciso criar situações em que o aluno tenha contato com o texto.
É importante que o aluno seja estimulado e descubra o significado do texto, pelo contexto, pela imagem e pelas palavras que consegue ler.
O aluno deve ser estimulado pelo desafio e descobrirá o significado e a relação estabelecida do texto com o mundo.
A descoberta e a motivação do aluno acontecem de forma individual, quando compreende que não precisa de estímulos externos.
O processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas.
A) É preciso criar situações em que o aluno tenha contato com o texto.
B) É importante que o aluno seja estimulado e descubra o significado do texto, pelo contexto, pela imagem e pelas palavras que consegue ler.
C) O aluno deve ser estimulado pelo desafio e descobrirá o significado e a relação estabelecida do texto com o mundo.
D) A descoberta e a motivação do aluno acontecem de forma individual, quando compreende que não precisa de estímulos externos.
E) O processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas.

Em sua obra “Pensamento e Linguagem”, Vygotsky (1993), apresenta registros de pesquisas sobre como se processa a formação dos conceitos e as etapas que se antepõem a esta efetivação: o chamado pensamento por complexos. Esse tipo de pensamento caracteriza a diferença entre pensamento infantil e adultos e revela um nível em que não há apenas “impressões subjetivas” (p.53), mas associações baseadas em relações factuais entre os elementos que fazem parte de determinada tarefa. Essa etapa de “pensamento por complexos” é composta por cinco tipos, em que cada um deles, mesmo com manifestações diferentes do exercício de conexões, manifesta a elaboração interna no avanço para a construção dos conceitos propriamente ditos. São eles:

A) interativo / coleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
B) associativo / seleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
C) associativo / coleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
D) associativo / coleções / em processamento / difuso e pseudoconceito
E) associativo / interpretativo / em cadeia / difuso e pseudoconceito

Se, no início da década de 1980, os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educadores o entendimento de que a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a representação linguística; os anos que se seguiram, com a emergência dos estudos sobre o letramento, foram igualmente férteis na compreensão da dimensão sociocultural da língua escrita e de seu aprendizado. Em estreita sintonia, podemos afirmar que ambos os movimentos, nas suas vertentes teórico-conceituais:

A) Romperam definitivamente com a segregação dicotômica entre o sujeito que aprende e o professor que ensina.
B) Criaram um método específico de alfabetização.
C) Facilitaram o trabalho do professor quanto ao processo de leitura e escrita.
D) Acentuaram o reducionismo que delimitava a sala de aula como o único espaço de aprendizagem.
E) Dificultaram a compreensão de como a leitura e a escrita acontecem no processo de aprendizagem escolar.

O papel da Didática na formação de professores foi muito bem tratado por Cipriano Luckesi. Analise os itens teórico-conceituais que seguem sobre o tema:
A didática, para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino -aprendizagem.
A Didática deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
Ao exercer seu papel específico, apresenta-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.
A) Somente os itens I, II e III
B) Os itens I, II, III e IV
C) Somente os itens I, II e IV
D) Somente os itens II e

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

QUESTÃO 01
O texto constitui-se como um gênero artigo de opinião, que emprega muitas estratégias persuasivas para imprimir o ponto de vista acerca de um tema em evidência na sociedade. Infere-se pela leitura do texto que se evidencia o argumento de que o (a)
(A) massa de trabalhadores está fadada a ser substituída pelo trabalho com a IA, semelhantemente, ao que ocorreu nos Estados Unidos no Pós-guerra.
(B) IA veio para realizar trabalhos muito complexos mas também causará muitos estragos na forma como lidamos com o trabalho de pessoas mais vulneráveis.
(C) cognição humana não será substituída pela IA, a máquina tecnológica é alimentada por zilhões de informações e é capaz de responder a estímulos emocionalmente.
(D) homem é um único animal capaz de municiar a inteligência artificial, visto que os bancos de dados existentes são configurados pela capacidade de gerenciar as informações sobre a humanidade.
(E) Sociedade deve se preparar para enfrentar o desafio espetacular proporcionado pelas informações online, visto que há uma “babel de informações” que devem ser processadas coerentemente.

QUESTÃO 02
A estratégia argumentativa de narrar uma historieta para relacionar o tema a ser discutido cumpre o propósito comunicativo de
(A) negar que as o conhecimento empírico ajude a resolver os problemas metafísicos.
(B) contrapor as convicções de um renomado cientista que desenvolveu trabalhos sobre a criatividade humana.
(C) expor um fato científico que constituiu um marco para o desenvolvimento dos estudos da mente humana.
(D) ratificar que os estudos sobre a inteligência artificial estão cercados de exagerada empolgação e, ainda com fundamentos superficiais, são considerados extraordinários para a humanidade.
(E) descaracterizar, por meio de estudos mais aprofundados, os incríveis resultados proporcionados pelo desenvolvimento da tecnologia, que não podem se embasar apenas numa história contada por um cientista.

QUESTÃO 03
O ceticismo de Chomsky acerca dos avanços da tecnologia e da IA se sustentam na ideia de comparação com Newton sobre
(A) os computadores têm o mecanismo da fala, mas ainda é obscuro como nasce e se eles oper
(B) a relação entre a estrutura da linguagem e o cérebro, que revoluciona a perspectiva tradicional de 2.000 anos.
(C) a capacidade da IA em ordenar o que está contido nos 'big data', mas sem equiparar à criatividade humana.
(D) a teoria da gravitação de Newton, que evitou várias perguntas sobre a natureza do mundo.
(E) a ligação entre a estrutura da linguagem e o cérebro, que reverte a perspectiva tradicional de 2.000 anos.

No enunciado “Foi Galileu quem disse primeiro, no final do século 16, que todos os corpos caem na Terra com a mesma velocidade, ainda que tenham pesos diferentes.”, o operador argumentativo destacado pode ser substituído, sem perda do sentido da relação semântica que apresenta no contexto por

A) porquanto.
B) caso.
C) no entanto.
D) tanto que.
E) conquanto.

O “que” pode apresentar funções morfossintáticas distintas e também funcionar como um elemento coesivo formal. Em todos os excertos em que esse vocábulo está destacado ele é um coesivo formal anafórico e apresenta ainda uma função sintática dentro da oração que ele estrutura, EXCETO:

A) É com argumentos como esse, tirados da história da ciência, que Chomsky critica o "entusiasmo e a empolgação [...].
B) A Europa estava devastada, enquanto nos Estados Unidos a guerra propiciara os avanços tecnológicos que fizeram a produção industrial quadruplicar.
C) O que a inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-a com informações que abarrotam bancos de dados.
D) O ceticismo de Chomsky ecoa o método de Newton, que concebeu a teoria da gravitação, mas evitou várias perguntas.
E) "a ligação entre a estrutura da linguagem e o cérebro é tão revolucionária que nos leva a uma surpreendente conclusão[...].

Analise “as formulações feitas pela IA têm um limite evidente: não podem se equiparar à criatividade humana.” Assinale a alternativa cujo acento indicador da crase está empregado, exatamente, seguindo a mesma regra desse excerto retirado do texto.

A) Às linguagens algorítmicas, os cientistas podem compará-lo, exaustivamente.
B) Não se pode fazer uma comparação semelhante à criatividade humana.
C) À linguagem humana, o homem quer chegar com os experimentos científicos.
D) Ainda se querem obter resultados muito próximos à linguagem humana.
E) À ciência, os melhores resultados das pesquisas pretendem retornar.

Julgue os itens desse excerto: O que a inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-a com informações que abarrotam bancos de dados.
I. Os vocábulos formais –la e “a” (de enchendo-a) são pronomes pessoais e são ambos anafóricos.
II. “enchendo” e “bancos” não possuem o mesmo número de letras, mas possuem o mesmo número de fonemas.
III. Os ditongos existentes nas palavras “abarrotam” e “informações” são, exatamente, decrescentes nasais.
IV. Em “que” e “artificial” há encontros vocálicos distintos: ditongo e hiato, respectivamente.
A) I e IV.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

Dentre as ferramentas nativas do Windows, qual das ferramentas abaixo funciona como antivírus e antimalware, oferecendo proteção contra ameaças à segurança?

A) Windows Firewall
B) Windows Defender
C) Task Manager
D) Control Panel
E) PowerShell

É através das relações com os outros homens, por meio da mediação de instrumentos, principalmente por meio da linguagem (instrumento simbólico básico de todos os grupos humanos) e dos objetos (instrumentos concretos), que o indivíduo chega a interiorizar os elementos culturalmente estruturados. (...) O desenvolvimento da criança é considerado como um processo dialético complexo caracterizado por inúmeras transformações qualitativas, metamorfoses, imbricamento de fatores internos e externos, e processos adaptativos que superam os impedimentos que a criança encontra. Qual teoria pedagógica sustenta a premissa supracitada?

A) Pedagogia Crítico-Social.
B) Pedagogia Histórico-Cultural.
C) Pedagogia Tecnicista.
D) Pedagogia Libertadora.
E) Pedagogia Tradicional.

Na perspectiva do desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget, em qual estágio a criança trabalha mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento é construído através da manipulação direta com objetos?

A) Estágio Pré-Operacional.
B) Estágio Operacional Formal.
C) Estágio Sensório-Motor.
D) Estágio das Operações Concretas.
E) Estágio da Adolescência.

Nessa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao capital cultural.
O capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em que facilitaria a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
A transmissão do capital cultural depende de um trabalho ativo realizado tanto pelos pais quanto pelos próprios filhos e que pode ou não ser bem sucedido.
O capital cultural favorece o êxito escolar porque propiciaria um melhor desempenho nos processos formais e informais de avaliação.
Como elementos constitutivos dessa forma de capital merecem destaque a chamada 'cultura geral', expressão sintomaticamente vaga; os gostos em matéria de arte, culinária, decoração, vestuário, esportes e etc; o domínio maior ou menor da língua culta; as informações sobre o mundo escolar.
A percepção de que o processo de reprodução das estruturas sociais por meio da escola é evitável se dá com o auxílio da transmissão do capital cultural através de intervenções pedagógicas.
A) O capital cultural favorece o desempenho escolar na medida em que facilitaria a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
B) A transmissão do capital cultural depende de um trabalho ativo realizado tanto pelos pais quanto pelos próprios filhos e que pode ou não ser bem sucedido.
C) O capital cultural favorece o êxito escolar porque propiciaria um melhor desempenho nos processos formais e informais de avaliação.
D) Como elementos constitutivos dessa forma de capital merecem destaque a chamada 'cultura geral', expressão sintomaticamente vaga; os gostos em matéria de arte, culinária, decoração, vestuário, esportes e etc; o domínio maior ou menor da língua culta; as informações sobre o mundo escolar.
E) A percepção de que o processo de reprodução das estruturas sociais por meio da escola é evitável se dá com o auxílio da transmissão do capital cultural através de intervenções pedagógicas.

Na abordagem do ensino centrado no aluno, a dinâmica da sala de aula reconfigura-se, desafiando tradicionais papéis pedagógicos. Diante dessa complexidade, como se delineia a atuação do educador?
Exerce predominantemente o papel de transmissor de conhecimentos previamente estabelecidos, adotando uma postura mais tradicional e diretiva.
Desempenha a função de mediador e facilitador do processo de aprendizagem, promovendo a construção ativa do conhecimento pelos alunos, estimulando a autonomia e a reflexão.
Limita-se a executar técnicas de ensino padronizadas, seguindo estritamente um roteiro predefinido, sem considerar a diversidade de aprendizagem dos alunos.
Assume exclusivamente o papel de avaliador, utilizando apenas métodos tradicionais de avaliação, como provas padronizadas, para mensurar o desempenho dos estudantes.
Exerce controle rígido sobre o ambiente educacional, adotando uma postura autoritária e impositiva, desconsiderando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
A) Exerce predominantemente o papel de transmissor de conhecimentos previamente estabelecidos, adotando uma postura mais tradicional e diretiva.
B) Desempenha a função de mediador e facilitador do processo de aprendizagem, promovendo a construção ativa do conhecimento pelos alunos, estimulando a autonomia e a reflexão.
C) Limita-se a executar técnicas de ensino padronizadas, seguindo estritamente um roteiro predefinido, sem considerar a diversidade de aprendizagem dos alunos.
D) Assume exclusivamente o papel de avaliador, utilizando apenas métodos tradicionais de avaliação, como provas padronizadas, para mensurar o desempenho dos estudantes.
E) Exerce controle rígido sobre o ambiente educacional, adotando uma postura autoritária e impositiva, desconsiderando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram desenvolvidos pelo Ministério da Educação no Brasil com o objetivo de

A) Uniformizar os currículos escolares em nível nacional.
B) Padronizar a avaliação dos estudantes.
C) Estabelecer metas de desempenho para as escolas.
D) Oferecer diretrizes para a elaboração dos currículos escolares.
E) Fornecer recomendações para a gestão administrativa das escolas.

Para ser um professor desencadeador do processo de aprendizagem sistemática do ler e do escrever, como destaca Emília Ferreiro, “é preciso romper com a imagem medíocre que se tem do aluno. Tem-se uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzi-los a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento...há atrás disso um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações. È impressionante como muitos professores ainda usam os métodos tradicionais, método silábico para alfabetizar crianças e adultos, colocando o aluno como sujeito da aprendizagem, propondo atividades mecânicas como cópias e junção de silabas”.
É preciso criar situações em que o aluno tenha contato com o texto.
É importante que o aluno seja estimulado e descubra o significado do texto, pelo contexto, pela imagem e pelas palavras que consegue ler.
O aluno deve ser estimulado pelo desafio e descobrirá o significado e a relação estabelecida do texto com o mundo.
A descoberta e a motivação do aluno acontecem de forma individual, quando compreende que não precisa de estímulos externos.
O processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas.
A) É preciso criar situações em que o aluno tenha contato com o texto.
B) É importante que o aluno seja estimulado e descubra o significado do texto, pelo contexto, pela imagem e pelas palavras que consegue ler.
C) O aluno deve ser estimulado pelo desafio e descobrirá o significado e a relação estabelecida do texto com o mundo.
D) A descoberta e a motivação do aluno acontecem de forma individual, quando compreende que não precisa de estímulos externos.
E) O processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas.

Em sua obra “Pensamento e Linguagem”, Vygotsky (1993), apresenta registros de pesquisas sobre como se processa a formação dos conceitos e as etapas que se antepõem a esta efetivação: o chamado pensamento por complexos. Esse tipo de pensamento caracteriza a diferença entre pensamento infantil e adultos e revela um nível em que não há apenas “impressões subjetivas” (p.53), mas associações baseadas em relações factuais entre os elementos que fazem parte de determinada tarefa. Essa etapa de “pensamento por complexos” é composta por cinco tipos, em que cada um deles, mesmo com manifestações diferentes do exercício de conexões, manifesta a elaboração interna no avanço para a construção dos conceitos propriamente ditos. São eles:

A) interativo / coleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
B) associativo / seleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
C) associativo / coleções / em cadeia / difuso e pseudoconceito
D) associativo / coleções / em processamento / difuso e pseudoconceito
E) associativo / interpretativo / em cadeia / difuso e pseudoconceito

Se, no início da década de 1980, os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educadores o entendimento de que a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a representação linguística; os anos que se seguiram, com a emergência dos estudos sobre o letramento, foram igualmente férteis na compreensão da dimensão sociocultural da língua escrita e de seu aprendizado. Em estreita sintonia, podemos afirmar que ambos os movimentos, nas suas vertentes teórico-conceituais:

A) Romperam definitivamente com a segregação dicotômica entre o sujeito que aprende e o professor que ensina.
B) Criaram um método específico de alfabetização.
C) Facilitaram o trabalho do professor quanto ao processo de leitura e escrita.
D) Acentuaram o reducionismo que delimitava a sala de aula como o único espaço de aprendizagem.
E) Dificultaram a compreensão de como a leitura e a escrita acontecem no processo de aprendizagem escolar.

O papel da Didática na formação de professores foi muito bem tratado por Cipriano Luckesi. Analise os itens teórico-conceituais que seguem sobre o tema:
A didática, para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolver um processo de ensino -aprendizagem.
A Didática deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
Ao exercer seu papel específico, apresenta-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.
A) Somente os itens I, II e III
B) Os itens I, II, III e IV
C) Somente os itens I, II e IV
D) Somente os itens II e

Prévia do material em texto

CONCURSO PÚBLICO - 04/2023 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
 
1. Para a realização desta prova, você está recebendo este CADERNO DE QUESTÕES. No momento oportuno, lhe será 
entregue a sua FOLHA DE RESPOSTAS. 
 
2. Verifique se este CADERNO DE QUESTÕES corresponde à sua opção de cargo e possui 40 (quarenta) questões, numeradas 
de 01 a 40. Do contrário, solicite outro ao FISCAL, imediatamente. Não serão aceitas reclamações posteriores. 
 
3. Para cada questão existe apenas uma resposta correta, que deverá ser assinalada na FOLHA DE RESPOSTAS, com caneta 
esferográfica de tinta preta. Aquele que utilizar caneta de outra cor assume os riscos da impossibilidade ou de eventuais 
erros na leitura óptica de suas respostas. 
 
4. Você terá 04(quatro) horas para responder a todas as questões e preencher a FOLHA DE RESPOSTAS. 
 
5. Nenhum candidato poderá sair da sala antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início da prova, ressalvados os casos 
de emergência médica. 
 
6. O PORTE de quaisquer fontes de consulta, aparelhos de comunicação - inclusive telefone celular - e/ou de registro de dados, 
no recinto da prova, a qualquer momento, caracteriza TENTATIVA DE FRAUDE, procedendo-se à retirada imediata do 
candidato e a sua ELIMINAÇÃO SUMÁRIA do concurso. Será igualmente excluído o candidato surpreendido em 
comunicação com outros candidatos. 
 
7. Ao concluir a prova, o candidato terá que devolver a FOLHA DE RESPOSTAS devidamente ASSINADA, bem como este 
CADERNO DE QUESTÕES, o qual somente poderá ser levado pelo candidato 30 minutos antes do horário previsto para o 
término da prova. 
 
8. Os 03 (três) últimos candidatos a concluírem a prova deverão sair juntos e assinar em local apropriado na ATA DA PROVA. 
Não deixe de também assinar a LISTA DE FREQUÊNCIA. 
 
9. Este CADERNO DE QUESTÕES e o GABARITO OFICIAL serão divulgados após a aplicação desta prova, no endereço 
eletrônico www.institutolegatus.com.br, no prazo previsto no edital do concurso. 
 
10. Por ocasião da divulgação do resultado preliminar, o Instituto Legatus disponibilizará, para consulta, cópia digitalizada de sua 
FOLHA DE RESPOSTAS. 
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES 
 
009 - PROFESSOR CLASSE B – EDUCAÇÃO INFANTIL 
E 1º AO 5º ANO 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
1 
LÍNGUA PORTUGUESA 
 
TEXTO 1 - Inteligência artificial não se compara à 
criatividade humana 
 
Foi Galileu quem disse primeiro, no final do 
século 16, que todos os corpos caem na Terra com a 
mesma velocidade, ainda que tenham pesos diferentes. 
Teria constatado isso ao jogar objetos pesados e leves, 
ao mesmo tempo, do alto da torre de Pisa. 
A historieta mostra a primazia da pesquisa 
empírica sobre as especulações metafísicas e, em 
decorrência, a superioridade do método científico sobre 
dogmas religiosos? Não. Mas a descoberta de Galileu 
serve de exemplo para algo de fato decisivo: a 
criatividade humana. 
"Ele não soltou bolas das alturas da torre de 
Pisa", diz Noam Chomsky em "Os Segredos das 
Palavras", um livro com seu longo diálogo com o 
linguista italiano Andrea Moro, publicado pela editora 
Unesp. O que Galileu fez foram "experimentos mentais 
muito inteligentes". 
Galileu então generalizou: todas as coisas 
caem na mesma velocidade, se desconsiderarmos o 
atrito com o ar, que depende de suas formas —como 
um objeto de dez quilos de algodão tem uma superfície 
maior que um de dez quilos de chumbo, o primeiro cairá 
mais devagar. 
É com argumentos como esse, tirados da 
história da ciência, que Chomsky critica o "entusiasmo 
e a empolgação com a inteligência artificial", o "exagero 
e a propaganda sobre o quanto as conquistas são 
incríveis". 
Ele compara a excitação atual com o fetiche da 
tecnologia surgido no pós-Guerra nas universidades 
ianques. A Europa estava devastada, enquanto nos 
Estados Unidos a guerra propiciara os avanços 
tecnológicos que fizeram a produção industrial 
quadruplicar. 
Hoje em dia, diz Chomsky, os computadores 
"falam", mas não esclarecem como nasce e opera o 
instrumento vital ao pensamento: a linguagem. O que a 
inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-a com 
informações que abarrotam bancos de dados. 
O ceticismo de Chomsky ecoa o método de 
Newton, que concebeu a teoria da gravitação, mas 
evitou várias perguntas. "Por exemplo: como é o 
mundo? Qual é a natureza dele? Talvez jamais 
consigamos compreender essa questão. Newton 
deixou-a de lado. Até onde sabemos, estava certo." 
Contudo, a descoberta de Chomsky foi um 
avanço e tanto. Andrea Moro a explica assim: "a ligação 
entre a estrutura da linguagem e o cérebro é tão 
revolucionária que nos leva a uma surpreendente 
conclusão, que pode ser expressa de um modo que 
reverte a perspectiva tradicional de 2.000 anos. Foi a 
carne que se tornou logos, e não o contrário". 
A inteligência artificial ordena o que está 
contido nos "big data", os zilhões de informações dos 
supercomputadores. Por reiterarem os discursos 
dominantes, as formulações feitas pela IA têm um limite 
evidente: não podem se equiparar à criatividade 
humana. 
 
Texto de Mario Sérgio Conti (com adaptações), publicado em 
22.dez.2023. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ 
colunas/mariosergioconti/2023/12 
 
QUESTÃO 01 
 
 
O texto constitui-se como um gênero artigo de opinião, 
que emprega muitas estratégias persuasivas para 
imprimir o ponto de vista acerca de um tema em 
evidência na sociedade. Infere-se pela leitura do texto 
que se evidencia o argumento de que o (a) 
 
(A) massa de trabalhadores está fadada a ser 
substituída pelo trabalho com a IA, 
semelhantemente, ao que ocorreu nos Estados 
Unidos no Pós-guerra. 
(B) IA veio para realizar trabalhos muito complexos 
mas também causará muitos estragos na forma 
como lidamos com o trabalho de pessoas mais 
vulneráveis. 
(C) cognição humana não será substituída pela IA, a 
máquina tecnológica é alimentada por zilhões de 
informações e é capaz de responder a estímulos 
emocionalmente. 
(D) homem é um único animal capaz de municiar a 
inteligência artificial, visto que os bancos de dados 
existentes são configurados pela capacidade de 
gerenciar as informações sobre a humanidade. 
(E) Sociedade deve se preparar para enfrentar o 
desafio espetacular proporcionado pelas 
informações online, visto que há uma “babel de 
informações” que devem ser processadas 
coerentemente. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/11/colecao-folha-conta-vida-de-galileu-galilei-cientista-que-desvendou-o-sistema-solar.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/03/a-falsa-promessa-do-chatgpt.shtml
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
2 
QUESTÃO 02 
 
 
A estratégia argumentativa de narrar uma historieta 
para relacionar o tema a ser discutido cumpre o 
propósito comunicativo de 
 
(A) negar que as o conhecimento empírico ajude a 
resolver os problemas metafísicos. 
(B) contrapor as convicções de um renomado cientista 
que desenvolveu trabalhos sobre a criatividade 
humana. 
(C) expor um fato científico que constituiu um marco 
para o desenvolvimento dos estudos da mente 
humana. 
(D) ratificar que os estudos sobre a inteligência artificial 
estão cercados de exagerada empolgação e, ainda 
com fundamentos superficiais, são considerados 
extraordinários para a humanidade. 
(E) descaracterizar, por meio de estudos mais 
aprofundados, os incríveis resultados 
proporcionados pelo desenvolvimento da 
tecnologia, que não podem se embasar apenas 
numa história contada por um cientista. 
 
QUESTÃO 03 
 
 
O ceticismo de Chomsky acerca dos avanços da 
tecnologia e da IA se sustentam na ideia de 
comparação com Newton sobre 
 
(A) os computadores têm omecanismo da fala, mas 
ainda é obscuro como nasce e se eles operam com 
o instrumento vital ao pensamento, que é a 
linguagem. 
(B) não se descobriram por que o computador, por ser 
tão alimentado, não tem criatividade. 
(C) a descoberta de um projeto para a humanidade 
passa exatamente em conhecer os seus processos 
cognitivos. 
(D) as pesquisas entre a criatividade humana e as 
zilhões de possibilidades dos computadores não 
avançaram. 
(E) o sistema cognitivo de todo ser humano está na 
fala, e assim, não se saber ainda, como o 
computador é capaz de fazer isso. 
 
QUESTÃO 04 
 
 
No enunciado “Foi Galileu quem disse primeiro, no final 
do século 16, que todos os corpos caem na Terra com 
a mesma velocidade, ainda que tenham pesos 
diferentes.”, o operador argumentativo destacado pode 
ser substituído, sem perda do sentido da relação 
semântica que apresenta no contexto por 
 
(A) porquanto. 
(B) caso. 
(C) no entanto. 
(D) tanto que. 
(E) conquanto. 
 
QUESTÃO 05 
 
 
Analise as formas verbais destacadas e responda ao 
que se pede “A Europa estava devastada, enquanto nos 
Estados Unidos a guerra propiciara os avanços 
tecnológicos que fizeram a produção industrial 
quadruplicar.” Se substituirmos essas formas verbais 
pelo mesmo tempo composto correspondente a elas, 
obteremos, respectivamente, as formas: 
 
(A) Teria propiciado e teriam feito. 
(B) Havia propiciado e haviam feito. 
(C) Tinha propiciado e tinha feito. 
(D) Haveria propiciado e haveria feito. 
(E) Tivera propiciado e tiveram feito. 
 
QUESTÃO 06 
 
 
O “que” pode apresentar funções morfossintáticas 
distintas e também funcionar como um elemento 
coesivo formal. Em todos os excertos em que esse 
vocábulo está destacado ele é um coesivo formal 
anafórico e apresenta ainda uma função sintática dentro 
da oração que ele estrutura, EXCETO: 
 
(A) É com argumentos como esse, tirados da história 
da ciência, que Chomsky critica o "entusiasmo e a 
empolgação [...]. 
(B) A Europa estava devastada, enquanto nos Estados 
Unidos a guerra propiciara os avanços tecnológicos 
que fizeram a produção industrial quadruplicar. 
(C) O que a inteligência artificial faz é simulá-la, 
enchendo-a com informações que abarrotam 
bancos de dados. 
(D) O ceticismo de Chomsky ecoa o método de 
Newton, que concebeu a teoria da gravitação, mas 
evitou várias perguntas. 
(E) "a ligação entre a estrutura da linguagem e o 
cérebro é tão revolucionária que nos leva a uma 
surpreendente conclusão[...]. 
 
QUESTÃO 07 
 
 
Analise “as formulações feitas pela IA têm um limite 
evidente: não podem se equiparar à criatividade 
humana.” Assinale a alternativa cujo acento indicador 
da crase está empregado, exatamente, seguindo a 
mesma regra desse excerto retirado do texto. 
 
(A) Às linguagens algorítmicas, os cientistas podem 
compará-lo, exaustivamente. 
(B) Não se pode fazer uma comparação semelhante à 
criatividade humana. 
(C) À linguagem humana, o homem quer chegar com 
os experimentos científicos. 
(D) Ainda se querem obter resultados muito próximos à 
linguagem humana. 
(E) À ciência, os melhores resultados das pesquisas 
pretendem retornar. 
 
 
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/11/colecao-folha-conta-vida-de-galileu-galilei-cientista-que-desvendou-o-sistema-solar.shtml
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
3 
QUESTÃO 08 
 
 
Assinale a alternativa cujos termos ou orações estejam 
classificados corretamente do ponto de vista da sintaxe 
da língua portuguesa. 
 
(A) Teria constatado isso ao jogar objetos pesados e 
leves, ao mesmo tempo, do alto da torre de Pisa. 
ADJUNTO ADNOMINAL. 
(B) Mas a descoberta de Galileu serve de exemplo 
para algo de fato decisivo[...] – COMPLEMENTO 
NOMINAL. 
(C) Foi a carne que se tornou logos, e não o contrário. 
OBJETO DIRETO. 
(D) Por reiterarem os discursos dominantes, as 
formulações feitas pela IA têm um limite evidente 
[...].- ADJUNTO ADVERBIAL. 
(E) [...] não podem se equiparar à criatividade humana. 
ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO. 
 
 
 
QUESTÃO 09 
 
 
Julgue os itens desse excerto: 
 
 
O que a inteligência artificial faz é simulá-la, enchendo-
a com informações que abarrotam bancos de dados. 
 
 
I. Os vocábulos formais –la e “a” (de enchendo-a) 
são pronomes pessoais e são ambos anafóricos. 
II. “enchendo” e “bancos” não possuem o mesmo 
número de letras, mas possuem o mesmo 
número de fonemas. 
III. Os ditongos existentes nas palavras 
“abarrotam” e “informações” são, exatamente, 
decrescentes nasais. 
IV. Em “que” e “artificial” há encontros vocálicos 
distintos: ditongo e hiato, respectivamente. 
 
Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns): 
 
(A) I e IV. 
(B) II e IV. 
(C) I, II e III. 
(D) I, II e IV. 
(E) II, III e IV. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 10 
 
 
Considerando os recursos expressivos da linguagem, 
no campo da semântica, está correto o que se afirma 
em: 
 
(A) "Ele não soltou bolas das alturas da torre de Pisa", 
Foi empregada uma metonímia. 
(B) "exagero e a propaganda sobre o quanto as 
conquistas são incríveis". Há uma comparação. 
(C) O ceticismo de Chomsky ecoa o método de Newton 
[...] Há eufemismo. 
(D) [...] os zilhões de informações dos 
supercomputadores. Temos hipérbole. 
(E) “Foi a carne que se tornou logos, e não o contrário". 
Há uma metáfora. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
4 
NOÇÕES DE INFORMÁTICA 
 
QUESTÃO 11 
 
 
São vantagens de limpar os cookies do navegador 
regularmente: 
 
I. Proteção das informações pessoais do usuário, 
dificultando que terceiros rastreiem suas 
atividades online. 
 
II. Liberação de espaço no disco rígido do 
computador, o que pode ajudar a melhorar o 
desempenho do navegador. 
 
III. Perda de preferências e configurações, como 
idioma, localização, preferências de conteúdo e 
login. 
 
IV. Pode ajudar a resolver problemas de 
navegação, como sites que não carregam 
corretamente ou erros de login. 
 
Pode-se afirmar que: 
 
(A) I e IV estão corretos. 
(B) II e III estão corretos. 
(C) I, II e IV estão corretos. 
(D) II, III e IV estão corretos. 
(E) Todos os itens estão corretos. 
 
QUESTÃO 12 
 
 
Qual das seguintes opções representa a menor unidade 
de informação que pode ser armazenada ou transmitida 
em um computador? 
 
(A) Bit 
(B) Kilobyte 
(C) Byte 
(D) Megabyte 
(E) Gigabyte 
 
QUESTÃO 13 
 
 
Um usuário, editando um texto na ferramenta Microsoft 
Word, irá executar a ação “Colocar Cada Palavra em 
Maiúscula”, conforme aponta a seta na imagem abaixo: 
 
 
 
O usuário irá aplicar a ação anterior no texto 
selecionado abaixo: 
 
 
 
O resultado da aplicação da ação anteriormente 
descrita será: 
 
(A) Texto para edição 
(B) tEXTO pARA eDIÇÃO 
(C) TEXTO PARA EDIÇÃO 
(D) texto para edição 
(E) Texto Para Edição 
 
QUESTÃO 14 
 
 
Um usuário, editando uma planilha na ferramenta 
Microsoft Excel, inseriu a fórmula =SOMA(A1:A4) na 
célula A7, conforme mostra a imagem abaixo: 
 
 
 
Em seguida, o usuário copiou a célula A7, utilizando a 
combinação de teclas CTRL + C, e colou o conteúdo na 
célula B7, utilizando a combinação de teclas CTRL + V. 
O resultado que será exibido na célula B7, após a 
execução das etapas mencionadas, será: 
 
(A) 0 
(B) 1 
(C) 5 
(D) 17 
(E) #NUM! 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
5 
QUESTÃO 15 
 
 
Dentre as ferramentas nativas do Windows, qual das 
ferramentas abaixo funciona como antivírus e 
antimalware, oferecendo proteção contra ameaças à 
segurança? 
 
(A) Windows Firewall 
(B) Windows Defender 
(C) Task Manager 
(D) Control Panel 
(E) PowerShellCONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 
 
QUESTÃO 16 
 
 
É através das relações com os outros homens, por meio 
da mediação de instrumentos, principalmente por meio 
da linguagem (instrumento simbólico básico de todos os 
grupos humanos) e dos objetos (instrumentos 
concretos), que o indivíduo chega a interiorizar os 
elementos culturalmente estruturados. (...) O 
desenvolvimento da criança é considerado como um 
processo dialético complexo caracterizado por 
inúmeras transformações qualitativas, metamorfoses, 
imbricamento de fatores internos e externos, e 
processos adaptativos que superam os impedimentos 
que a criança encontra. 
 
Qual teoria pedagógica sustenta a premissa 
supracitada? 
 
(A) Pedagogia Crítico-Social. 
(B) Pedagogia Histórico-Cultural. 
(C) Pedagogia Tecnicista. 
(D) Pedagogia Libertadora. 
(E) Pedagogia Tradicional. 
 
 
 
QUESTÃO 17 
 
 
Na perspectiva do desenvolvimento cognitivo proposto 
por Jean Piaget, em qual estágio a criança trabalha 
mais as atividades sensório-motoras e o conhecimento 
é construído através da manipulação direta com 
objetos? 
 
(A) Estágio Pré-Operacional. 
(B) Estágio Operacional Formal. 
(C) Estágio Sensório-Motor. 
(D) Estágio das Operações Concretas. 
(E) Estágio da Adolescência. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
6 
QUESTÃO 18 
 
 
“Do ponto de vista de Bourdieu, o capital cultural 
constitui (sobretudo, na sua forma incorporada) o 
elemento da bagagem familiar que teria o maior impacto 
na definição do destino escolar. A Sociologia da 
Educação de Bourdieu se notabiliza, justamente, pela 
diminuição que promove do peso do fator econômico, 
comparativamente ao cultural, na explicação das 
desigualdades escolares.” 
 
Nessa perspectiva, assinale a alternativa INCORRETA 
em relação ao capital cultural. 
 
(A) O capital cultural favorece o desempenho escolar 
na medida em que facilitaria a aprendizagem dos 
conteúdos e códigos escolares. 
(B) A transmissão do capital cultural depende de um 
trabalho ativo realizado tanto pelos pais quanto 
pelos próprios filhos e que pode ou não ser bem 
sucedido. 
(C) O capital cultural favorece o êxito escolar porque 
propiciaria um melhor desempenho nos processos 
formais e informais de avaliação. 
(D) Como elementos constitutivos dessa forma de 
capital merecem destaque a chamada "cultura 
geral", expressão sintomaticamente vaga; os 
gostos em matéria de arte, culinária, decoração, 
vestuário, esportes e etc; o domínio maior ou 
menor da língua culta; as informações sobre o 
mundo escolar. 
(E) A percepção de que o processo de reprodução das 
estruturas sociais por meio da escola é evitável se 
dá com o auxílio da transmissão do capital cultural 
através de intervenções pedagógicas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 19 
 
 
Na abordagem do ensino centrado no aluno, a dinâmica 
da sala de aula reconfigura-se, desafiando tradicionais 
papéis pedagógicos. Diante dessa complexidade, como 
se delineia a atuação do educador? 
 
(A) Exerce predominantemente o papel de transmissor 
de conhecimentos previamente estabelecidos, 
adotando uma postura mais tradicional e diretiva. 
(B) Desempenha a função de mediador e facilitador do 
processo de aprendizagem, promovendo a 
construção ativa do conhecimento pelos alunos, 
estimulando a autonomia e a reflexão. 
(C) Limita-se a executar técnicas de ensino 
padronizadas, seguindo estritamente um roteiro 
predefinido, sem considerar a diversidade de 
aprendizagem dos alunos. 
(D) Assume exclusivamente o papel de avaliador, 
utilizando apenas métodos tradicionais de 
avaliação, como provas padronizadas, para 
mensurar o desempenho dos estudantes. 
(E) Exerce controle rígido sobre o ambiente 
educacional, adotando uma postura autoritária e 
impositiva, desconsiderando a participação ativa 
dos alunos na construção do conhecimento. 
 
QUESTÃO 20 
 
 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram 
desenvolvidos pelo Ministério da Educação no Brasil 
com o objetivo de 
 
(A) Uniformizar os currículos escolares em nível 
nacional. 
(B) Padronizar a avaliação dos estudantes. 
(C) Estabelecer metas de desempenho para as 
escolas. 
(D) Oferecer diretrizes para a elaboração dos currículos 
escolares. 
(E) Fornecer recomendações para a gestão 
administrativa das escolas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
7 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E 
LOCAIS 
 
QUESTÃO 21 
 
 
Para ser um professor desencadeador do processo de 
aprendizagem sistemática do ler e do escrever, como 
destaca Emília Ferreiro, “é preciso romper com a 
imagem medíocre que se tem do aluno. Tem-se uma 
imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzi-
los a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que 
pega um instrumento...há atrás disso um sujeito 
cognoscente, alguém que pensa, que constrói 
interpretações. È impressionante como muitos 
professores ainda usam os métodos tradicionais, 
método silábico para alfabetizar crianças e adultos, 
colocando o aluno como sujeito da aprendizagem, 
propondo atividades mecânicas como cópias e junção 
de silabas”. 
 
Considerando o contexto atual e o enunciado acima, 
assinale a alternativa INCORRETA quanto ao processo 
de leitura e escrita. 
 
(A) É preciso criar situações em que o aluno tenha 
contato com o texto. 
(B) É importante que o aluno seja estimulado e 
descubra o significado do texto, pelo contexto, pela 
imagem e pelas palavras que consegue ler. 
(C) O aluno deve ser estimulado pelo desafio e 
descobrirá o significado e a relação estabelecida do 
texto com o mundo. 
(D) A descoberta e a motivação do aluno acontecem de 
forma individual, quando compreende que não 
precisa de estímulos externos. 
(E) O processo de alfabetização começa quando o 
sujeito se ver envolvido com a exigência do saber 
ler e escrever para resolver situações cotidianas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 22 
 
 
Em sua obra “Pensamento e Linguagem”, Vygotsky 
(1993), apresenta registros de pesquisas sobre como 
se processa a formação dos conceitos e as etapas que 
se antepõem a esta efetivação: o chamado pensamento 
por complexos. Esse tipo de pensamento caracteriza a 
diferença entre pensamento infantil e adultos e revela 
um nível em que não há apenas “impressões 
subjetivas” (p.53), mas associações baseadas em 
relações factuais entre os elementos que fazem parte 
de determinada tarefa. Essa etapa de “pensamento por 
complexos” é composta por cinco tipos, em que cada 
um deles, mesmo com manifestações diferentes do 
exercício de conexões, manifesta a elaboração interna 
no avanço para a construção dos conceitos 
propriamente ditos. São eles: 
 
(A) interativo / coleções / em cadeia / difuso e 
pseudoconceito 
(B) associativo / seleções / em cadeia / difuso e 
pseudoconceito 
(C) associativo / coleções / em cadeia / difuso e 
pseudoconceito 
(D) associativo / coleções / em processamento / difuso 
e pseudoconceito 
(E) associativo / interpretativo / em cadeia / difuso e 
pseudoconceito 
 
QUESTÃO 23 
 
 
Se, no início da década de 1980, os estudos acerca da 
psicogênese da língua escrita trouxeram aos 
educadores o entendimento de que a alfabetização, 
longe de ser a apropriação de um código, envolve um 
complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a 
representação linguística; os anos que se seguiram, 
com a emergência dos estudos sobre o letramento, 
foram igualmente férteis na compreensão da dimensão 
sociocultural da língua escrita e de seu aprendizado. 
Em estreita sintonia, podemos afirmar que ambos os 
movimentos, nas suas vertentes teórico-conceituais: 
 
(A) Romperam definitivamente com a segregação 
dicotômica entre o sujeito que aprende e o 
professor que ensina. 
(B) Criaram um método específicode alfabetização. 
(C) Facilitaram o trabalho do professor quanto ao 
processo de leitura e escrita. 
(D) Acentuaram o reducionismo que delimitava a sala 
de aula como o único espaço de aprendizagem. 
(E) Dificultaram a compreensão de como a leitura e a 
escrita acontecem no processo de aprendizagem 
escolar. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
8 
QUESTÃO 24 
 
 
O papel da Didática na formação de professores foi 
muito bem tratado por Cipriano Luckesi. Analise os itens 
teórico-conceituais que seguem sobre o tema: 
 
I. A didática, para assumir um papel significativo na 
formação do educador não poderá reduzir-se e 
dedicar-se somente ao ensino de meios e 
mecanismos pelos quais desenvolver um 
processo de ensino -aprendizagem. 
II. A Didática deverá ser um modo crítico de 
desenvolver uma prática educativa forjadora de 
um projeto histórico, que não será feito tão 
somente pelo educador, mas, por ele 
conjuntamente com o educando e outros 
membros dos diversos setores da sociedade. 
III. A didática deve servir como mecanismo de 
tradução prática, no exercício educativo, de 
decisões filosófico-políticas e epistemológicas de 
um projeto histórico de desenvolvimento do povo. 
IV. Ao exercer seu papel específico, apresenta-se 
como o mecanismo tradutor de posturas teóricas 
em práticas educativas. 
 
Estão corretos: 
 
(A) Somente os itens I, II e III 
(B) Os itens I, II, III e IV 
(C) Somente os itens I, II e IV 
(D) Somente os itens II e III 
(E) Somente os itens I, III e IV 
 
QUESTÃO 25 
 
 
Para que as aprendizagens infantis ocorram com 
sucesso, é preciso que o professor considere, na 
organização do trabalho educativo 
 
(A) a interação com crianças da mesma idade e de 
idades diferentes em situações diversas como fator 
de promoção da aprendizagem e do 
desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se. 
(B) os conhecimentos prévios de natureza específica, 
que as crianças já possuem sobre o assunto, já que 
elas aprendem por meio de uma construção interna 
ao relacionar suas ideias com as novas 
informações de que dispõem e com os mecanismos 
individuais, sem as interações que estabelece. 
(C) a negação da individualidade e da diversidade. 
(D) o grau de desafio que as atividades apresentam e 
o fato de que devam ser significativas e 
apresentadas de maneira integrada para as 
crianças e o mais distante possíveis das práticas 
sociais reais. 
(E) a exclusão da resolução de problemas como forma 
de aprendizagem. 
 
 
 
 
QUESTÃO 26 
 
 
Os ___________ explicitam intenções educativas e 
estabelecem capacidades que as crianças poderão 
desenvolver como consequência de ações intencionais 
do professor. 
 
Assinale a alternativa que completa a frase acima. 
 
(A) Conteúdos 
(B) Planejamentos 
(C) Planos de aula 
(D) Meios didáticos 
(E) Objetivos 
 
QUESTÃO 27 
 
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 
Federal n. 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 
1996, consolida e amplia o dever do poder público para 
com a educação em geral e em particular, para com o 
ensino fundamental. Assim, vê-se no art. 22 dessa lei 
que a educação básica, da qual o ensino fundamental é 
parte integrante, deve assegurar a todos: 
 
(A) “a formação diversificada indispensável para o 
exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para 
progredir no trabalho e em estudos posteriores”, 
fato que confere ao ensino fundamental, ao mesmo 
tempo, um caráter de terminalidade e de 
continuidade. 
(B) “a formação de escolas de tempo integral, 
indispensável para o exercício da cidadania e 
fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em 
estudos posteriores”, fato que confere ao ensino 
fundamental, ao mesmo tempo, um caráter de 
terminalidade e de continuidade. 
(C) “a formação comum indispensável para o exercício 
da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir 
no trabalho e em estudos posteriores”, fato que 
confere ao ensino fundamental, ao mesmo tempo, 
um caráter de terminalidade e de continuidade. 
(D) “a formação comum indispensável para o exercício 
da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir 
no trabalho e em estudos posteriores”, fato que 
confere ao ensino de jovens e adultos, ao mesmo 
tempo, um caráter de terminalidade e de 
continuidade. 
(E) “a formação comum indispensável para o exercício 
da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir 
no trabalho e em estudos segregados”, fato que 
confere ao ensino fundamental, ao mesmo tempo, 
um caráter de terminalidade e de continuidade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
9 
QUESTÃO 28 
 
 
A atividade de planejar, como um modo de dimensionar 
política, científica e tecnicamente a atividade escolar, 
deve ser resultado da contribuição de todos aqueles 
que compõem o corpo profissional da Escola. É preciso 
que todos decidam, conjuntamente, o que fazer e como 
fazer. Na medida em que é o conjunto de profissionais 
da Escola que constitui o seu corpo de trabalho, o 
planejamento das atividades também deve ser um ato 
seu; portanto, coletivo. 
 
Dessa forma, podemos afirmar que: 
 
(A) Tornam-se necessárias ações individuais e 
coletivas, realizadas, de preferência, em momentos 
distintos. 
(B) As atividades individuais e isoladas não são 
ineficazes, mas são insuficientes para produzir 
resultados significativos no resultado, que sempre 
recaem sobre um único profissional da escola. 
(C) As atividades individuais e isoladas são suficientes 
para produzir resultados significativos no coletivo. 
(D) Decisões individuais e isoladas não são suficientes 
para construir resultados de uma atividade que é 
coletiva. 
(E) Decisões individuais são suficientes para construir 
resultados de uma atividade que é coletiva. 
 
QUESTÃO 29 
 
 
Enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos o 
que construir, a avaliação é 
 
(A) o ato crítico que nos subsidia na verificação de 
como estamos construindo o nosso projeto. 
(B) o ato crítico que nos subsidia na verificação de 
como estamos construindo o resultado (nota) do 
aluno para aprovação. 
(C) o momento de verificar se o aluno aprendeu, caso 
consiga tirar a nota para aprovação para o ano 
seguinte. 
(D) o resultado do processo realizado ao longo do ano 
para verificação da promoção do aluno. 
(E) o modo de condução (estratégias de provas) 
utilizadas para a promoção do aluno no final do ano 
letivo. 
 
QUESTÃO 30 
 
 
“Se a escola pretende estar em consonância com as 
demandas atuais da sociedade, é necessário que trate 
de questões que interferem na vida dos alunos e com 
os quais se veem confrontados no seu dia a dia”. 
 
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as 
problemáticas sociais devem: 
 
(A) Ser integradas em temas específicos. 
(B) Ser desarticuladas de temas transversais, 
possibilitando a autonomia da escola. 
(C) Ser integradas com conteúdo de Língua 
Portuguesa e Matemática. 
(D) Ser integradas em Temas Transversais. 
(E) Produzir conhecimentos específicos de cada 
região. 
 
QUESTÃO 31 
 
 
 
 
A imagem acima possibilita uma reflexão acerca do 
modelo de ensino adotado por muitas 
escolas/professores. Assinale a alternativa que 
caracteriza, com mais evidência, o que deve ser 
realizado, para atrair a atenção e a motivação dos 
alunos em sala de aula: 
 
(A) Mais investimento em tecnologia. 
(B) Mais investimento em formação de professores que 
abordem a didática e metodologias diversificadas. 
(C) Maior investimento em construção de escolas 
públicas próximas às residências dos alunos. 
(D) Mais participação da família na escola. 
(E) Mais participação do poder público no ambiente 
escolar. 
 
QUESTÃO 32 
 
 
O uso do termo __________ como agrupamento dos 
anos de estudo já estava presente na educação 
brasileira desde a Reforma Francisco Campos (décadade 1930 e na Reforma Capanema (Leis Orgânicas do 
Ensino 1942/46). 
 
A alternativa que completa a frase acima é: 
 
(A) Série 
(B) Ano 
(C) Etapa 
(D) Heterogêneo 
(E) Ciclo 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
10 
QUESTÃO 33 
 
 
De acordo com a Lei n. 9.394 de 1996, a Lei de 
Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), o 
sistema educacional brasileiro deve se organizar nas 
três esferas administrativas: federal, estadual/distrital e 
municipal. 
Para a referida Lei, os sistemas municipais de ensino: 
 
(A) Estão facultados a criar universidades, com acesso 
universalizado quanto ao Ensino Médio, que é a sua 
responsabilidade primeira. 
(B) Devem criar um sistema estadual único de 
educação básica. 
(C) Devem assegurar o ensino médio e oferecendo-o 
como prioridade a todos os estudantes do 
município. 
(D) Devem fiscalizar, com exclusividade, as escolas de 
ensino fundamental públicas. 
(E) São responsáveis, principalmente, pelas 
instituições de ensino infantil e fundamental, porém, 
cuidam também de instituições de ensino médio 
mantidas pelo poder público municipal. 
 
QUESTÃO 34 
 
 
Aponte entre as alternativas a seguir, um dos temas 
adotados como fundamentais na formação sociocultural 
da criança, que tem como um de seus objetivos, 
eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social: 
 
(A) Diversidade 
(B) Pluralidade cultural 
(C) Adaptação 
(D) Acessibilidade 
(E) Expansão cognitiva 
 
QUESTÃO 35 
 
 
De acordo com Luckesi (1999), avaliação difere de 
exame porque ela: 
 
(A) Tem foco no resultado e é objetiva. 
(B) Sua ação é pontual e precisa. 
(C) É classificatória e seleciona os melhores alunos. 
(D) É acolhedora e inclusiva. 
(E) É amorosa e classificatória. 
 
QUESTÃO 36 
 
 
A busca pela melhoria da qualidade do ensino tem sido 
objeto de estudo para professores, pesquisadores e 
instituições educacionais, em nível nacional, estadual e 
municipal. O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem 
sido um instrumento norteador, que também se articula 
nesse processo e constitui elemento central para a 
gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, o 
PPP é entendido como um processo que: 
 
(A) É construído pelo diretor e coordenadores da 
escola e executado pelos professores. 
(B) Procura minimizar os problemas de insatisfação 
dos pais e alunos da escola. 
(C) Passa por permanente processo de reflexão e 
discussão coletiva sobre os problemas da escola. 
(D) Introduz na escola a organização do trabalho a 
partir do cumprimento de metas. 
(E) Constitui-se como documento que indica a direção 
que o gestor deve seguir. 
 
QUESTÃO 37 
 
 
“É um documento de caráter normativo que define o 
conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens 
essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao 
longo das etapas e modalidades da Educação Básica, 
de modo a que tenham assegurados seus direitos de 
aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade 
com o que preceitua o Plano Nacional de Educação 
(PNE)”. 
 
A definição acima refere-se: 
 
(A) À Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 
(LDB – 9394/1996). 
(B) À Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
(C) Às Diretrizes Curriculares Nacionais para a 
Educação Básica. 
(D) À Constituição de 1888. 
(E) Portaria do Conselho Nacional de Educação 
(Portaria CNE/CEB nº 1/2006) 
 
QUESTÃO 38 
 
 
A missa em ação de graças foi celebrada pelo Revmo. 
Padre João Manuel de Almendra. Após a Santa Missa, 
o Juiz Eugênio declarou que ia proceder a instalação da 
Vila de Nossa Senhora do Livramento, de acordo com 
as ordens recebidas do 2º Vice-presidente da Província 
do Piauí – José de Araújo Costa, lendo, em seguida, o 
texto legal que criava a vila. A declaração da instalação 
da vila pelo Juiz foi recebida com grande alegria por 
parte dos presentes e do grande número de habitantes 
do novo município, bem como dos municípios vizinhos. 
(CARVALHO, 1994, p. 7) 
 
Em que década do século XIX ocorre o fato descrito 
acima, que é o da fundação oficial da Vila de Nossa 
Senhora do Livramento, hoje município de José de 
Freitas – PI? 
 
(A) Década de 40. 
(B) Década de 50. 
(C) Década de 60. 
(D) Década de 70. 
(E) Década de 80. 
 
 
 
 
 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DE FREITAS - PI 
Concurso Público – 04/2023 
009 - Professor Classe B – Educação Infantil e 1º ao 5º Ano 
 
11 
QUESTÃO 39 
 
 
“Estudei na escola e tive a oportunidade de conhecer 
uma excelente diretora, tida até hoje como referência e 
que é conhecida como “Dona Maninha”, que naquela 
época fazia com que os alunos conhecessem realmente 
o sentido da pátria no Brasil, onde no cotidiano da 
escola, era cantado o Hino Nacional todos os dias.” 
(adaptado de AMARO, 2014) 
 
Até os dias de hoje, encontra-se no mesmo endereço, 
na atual rua Hugo Napoleão. Fundada em 19 de abril 
de 1928, esta Unidade Escolar representa a pioneira 
escola pública estabelecida no município de José de 
Freitas. Assinale a alternativa que indica corretamente 
o nome da instituição descrita. 
 
(A) Antônio Freitas. 
(B) Padre Sampaio. 
(C) Filomena Alves. 
(D) Francisco Camilo. 
(E) Levy Carvalho. 
 
QUESTÃO 40 
 
 
Se baseando nas informações de caráter oficial do 
último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de 
Geografia e Estatística – IBGE, julgue as afirmativas 
abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em 
seguida, assinale a alternativa que indica a sequência 
correta. 
 
( ) José de Freitas está entre os dez municípios 
mais populosos do Estado do Piauí. 
( ) José de Freitas é o segundo município mais 
populoso da sua Região Geográfica Imediata. 
( ) A população do município aumentou em um 
percentual maior que a média nacional, se comparado 
com o último censo realizado. 
( ) José de Freitas está entre os quinhentos 
municípios mais populosos do Brasil. 
 
(A) V, V, V, F 
(B) V, F, F, V 
(C) V, F, V, F 
(D) F, F, V, V 
(E) F, V, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina