Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE FUTURA
PEDAGOGIA 
ANGELINA RODRIGUES SILVA
PORTFÓLIO 
Caratinga
2023
ATIVIDADE Agora chegou a sua vez!! Para esta prática eleja um dos componentes curriculares do Ensino Fundamental nos anos iniciais para elaborar seu trabalho, a saber: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Encaminhe seu plano de aula/projeto juntamente com os resultados que obteve na aplicação de sua prática (é necessário realizar a atividade e encaminhar os resultados).
Tema:	Compreensão em leitura
Práticas de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento: Texto narrativo e texto injuntivo
Habilidades: (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. (EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Objetivos: Ler, compreender e produzir texto
Conteúdo: Compreensão e produção de texto
Recursos didáticos: Folhas de atividades; folhas de papel sulfite cortadas ao meio, no sentido do comprimento; lápis de cor e canetinhas coloridas; quadrados de 21 cm de papel dobradura ou de papel sulfite para fazer origami.
Metodologia	: Atividade 1: os alunos vão construir sua produção textual em forma escrita para posteriormente transformar seus textos em histórias em quadrinhos ilustradas. Os alunos recontararão contos populares (A bela e a fera, Pinóquio, Cinderela...) pela visão de outro personagem, destacando a imaginação do educando para compor as cenas. Os contos foram escritos e houve correções para, posteriormente, serem reescritos no bloco de atividades e serem lidos para a turma. Atividade 2: os alunos apresentaram uma roda de conversa coletiva diversificando todos os gêneros textuais trabalhados. Propagandas e notícias são elementos textuais que nos deparamos todos os dias. Atividade 3: foi fazer com que os alunos aprendessem a absorver as informações contidas nos veículos de comunicação mais comuns na atualidade, como: Outdoors, Internet, Revistas e TV. Os alunos fizeram suas propagandas, socializaram Após o término da apresentação dos gêneros, houve uma apresentação da dramatização teatral: a Lenda da Boiúna.
Avaliação: Participação e esforço dos alunos. Correção das atividades.
Resultados: Inicialmente pode-se dizer que os resultados foram satisfatórios, pois conseguimos prender a atenção das crianças, a cada dia conseguíamos apresentar o planejamento de forma diferente. No entanto foi a partir de um dia depois de trabalharmos a atividade 2 que conseguimos ver que podíamos ir além de simples leitura e atividades de sistematização.
AUTOESTUDO 
Você saberia definir o que são seus resultados, com relação a atividade prática? Aqui é o momento de apresentar os resultados que você atingiu após a aplicação da atividade. Reflita sobre sua atividade e tente responder as questões como: • De que forma os participantes reagiram à atividade? • Quais foram os pontos positivos? • Quais foram os pontos negativos? • Como eu poderia melhorar minha atividade para uma próxima aplicação? Elabore uma reflexão sobre a prática que acabou de aplicar, buscando responder as questões acima descritas.
A avaliação dos resultados do educando aconteceu continuamente durante toda a execução do projeto e foi feita principalmente observando o interesse e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Foram avaliadas as produções textuais, artes sonoras e gráficas, além do âmbito aluno-tema social evidenciando suas vivências e experiências de vida e escolar. No início do ano letivo, os alunos apresentavam deficiência principalmente nas habilidades de leitura e escrita, e na forma como desenvolviam suas produções textuais. 
Do mesmo modo, os educandos não apresentavam conhecimento crítico suficiente sobre os principais temas sociais desenvolvidos durante o projeto. Após o projeto, foi perceptível uma melhora nos trabalhos desenvolvidos, educandos mais atentos e ambiciosos durante as aulas e mais preparados para o mundo com uma visão diferente sobre os temas sociais trabalhados.
Desta forma, conclui-se que é por meio da leitura que o aluno tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico e interpretar o mundo a sua maneira, considerando seus conhecimentos já adquiridos e consequentemente tornando-se um cidadão participativo e conhecedor de seus direitos, a leitura é também um veículo pelo qual o leitor adquire novas aprendizagens e informações.

Mais conteúdos dessa disciplina