Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Bebidas fermentadas: Cerveja Lager
ATIVIDADES
1)Após a descoberta do controle e do aperfeiçoamento dos processos fermentativos — etapa que transforma o mosto (líquido primário da produção da bebida) em álcool, é possível considerar que todas as bebidas alcoólicas são resultantes da fermentação de suas matérias-primas e que alguns microrganismos são mais eficientes que outros nesse processo. Assim, variam a relação entre álcool e açúcar. 
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
l. A fermentação alcoólica é o conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia, convertendo os açúcares em álcool etílico e gás carbônico.
PORQUE
ll. A fermentação alcoólica ocorre graças à ação das leveduras que fermentam açúcares, como o organismo Saccharomyces cerevisiae, também conhecido como levedura de cerveja, utilizado tanto na produção das bebidas alcoólicas como nos produtos de panificação. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
R: E. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente. Exemplos de fermentação: o azedamento do leite, o crescimento da massa do pão e a transformação de açúcares em álcool. Concentrando-se na fermentação alcoólica, conclui-se que é o processo químico de transformação dos açúcares ou da sacarificação dos amidos em álcool etílico e gás carbônico em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia. Isso ocorre graças à ação de microrganismos que fermentam açúcares, como a levedura Saccharomyces cerevisiae.
2)Segundo Santos et al. (2013) a cerveja é uma bebida alcoólica feita de cevada (planta da família das gramíneas, que tem alto teor de amido), água, lúpulo (planta trepadeira) e levedura. Cultivados em climas temperados, os grãos de cevada, após a colheita, são colocadas para germinar. Quando começa a germinação, tão logo o grão inicia a criação de uma nova planta, o processo é interrompido. No interior do grão, forma-se uma enzima, a qual converte o amido (não fermentável) em açúcar (fermentável). O grão, nessas condições, chama-se malte. Outros grãos — como o milho, o trigo ou o arroz — são usados em associação ao malte como fonte secundária de açúcar. 
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta o processo empregado na malteação.
R: Sacarificação.
Sacarificação é o processo de hidrólise no qual o amido é convertido em açúcares fermentáveis. Essa hidrólise pode ser feita de várias formas, mas principalmente por maltagem. Se o cereal não passar por sacarificação, o fermento não encontrará o açúcar para fermentar e se transformar em álcool. Esses grãos modificados e doces são chamados de malte.
3)Apesar de todo o desenvolvimento da indústria de alimentos, a crescente importância da cerveja artesanal no mercado segue um fluxo contrário, no qual são valorizadas a tradição, os trabalhos manuais, a cultura e a identidade de um povo. Esse resgate comprova que a relação do homem com o alimento — ou com a bebida — vai muito além de um processo fisiológico, sendo fonte de inúmeras representações sociais, econômicas e culturais. Concentrando-se no lúpulo, um dos ingredientes que está relacionado ao caráter da bebida, avalie as asserções a seguir.
I. A planta só se desenvolve em climas mais quentes, necessitando de luminosidade específica para que a flor cresça. 
II. Somente a flor fêmea é utilizada na cerveja, pois tem uma resina dourada amarga e óleos, os quais conferem o aroma e o sabor amargo característico. 
III. O seu efeito altera o teor alcoólico e o corpo da cerveja, proporcionado o caráter da bebida, também tendo grande variedade de aromas e sabores, os quais podem ser herbáceos, florais, frutados e condimentados.
IV. Acredita-se que os primeiros campos de lúpulo surgiram na República Checa, onde começou-se a adicioná-lo à cerveja, o que deu à bebida um sabor peculiar.
V. Tem o efeito antibiótico na bebida devido a sua acidez, a qual favorece a atividade da levedura sobre microrganismos menos desejáveis.
É correto o que se afirma em:
R: C. II e V, apenas.
I, III e IV estão incorretas, conforme a justificativa a seguir:
I. O lúpulo só se desenvolve em climas mais frios, como do hemisfério norte. Inglaterra, Alemanha, República Checa e Estados Unidos são grandes produtores. No Brasil, não existem condições climáticas ou de luminosidades (dezesseis horas por dia para que a flor cresça) para a sua produção; ele é importado. 
III. O seu efeito não altera o teor alcoólico nem o corpo da cerveja, isso está relacionado com o malte e o fermento. O lúpulo confere o amargor e o efeito conservante, além das notas aromáticas.
IV. Os primeiros campos de lúpulo surgiram em Freising, perto de Munique (Alemanha) por volta de 1000 d.C.
4) A cerveja está radicada na cultura de vários países. Por ser uma das bebidas mais consumidas no mundo, desperta interesse de grandes empresas, além de movimentar múltiplos mercados econômicos. No Brasil, o tipo Lager é preferência nacional, agradando o paladar da maioria dos consumidores.
De acordo com o exposto, analise as asserções a seguir e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Na Alemanha, a cerveja proveniente desse tipo de fermentação ficava acondicionada em tanques chamados de Lager, que significa guardada ou armazenada.
( ) Caracteriza-se por ser um grupo fermentativo — e não um estilo único de cerveja. Dentro desse grupo inclui-se o estilo Pilsen, Bock, Dunkel, Schwarzbier, IPA, entre outros.
( ) Embora esse tipo de cerveja tenha grande predileção em todo o globo, ele nasceu depois das cervejas de alta fermentação (Ale).
( ) As Lagers, por não terem um perfil de fermentação tão agitadas quanto as Ales, não têm aromas de ésteres de levedura, o que prevalece são os descritivos aromáticos do lúpulo e do malte.
( ) As leveduras Lagers (Saccharomyces carlsbergensis/pastorianus) têm a característica de serem altamente floculante e flutuam no processo fermentativo, exigindo que o líquido seja fermentado em recipientes fechados. O resultado final é um visual mais límpido.
Com base na análise realizada, assinale a alternativa que indica a ordem correta.
R:A. V, F, V, V, F.
A sequência correta é V, F, V, V, F. 
Lager caracteriza-se por ser um grupo fermentativo — e não um estilo único de cerveja. Dentro desse grupo inclui-se o estilo Pilsen, Bock, Dunkel, Schwarzbier, entre outros. O estilo IPA faz parte do grupo Ale.​​​​​​​
As leveduras Lagers (Saccharomyces carlsbergensis/pastorianus) são altamente floculante e se juntam e decantam no fundo do fermentador, exigindo que o líquido seja fermentado em recipientes fechados, deixando o aspecto visual mais límpido.
5)Desde que as primeiras comunidades se iniciaram no cultivo de cereais com o advento da agricultura, é possível precisar a importância que as bebidas alcoólicas tiveram como deleite humano. Elas estão na essência dos festejos sociais desde os primórdios da civilização, principalmente a cerveja. Seus efeitos relaxantes ou estimulantes fizeram com que a bebida estivesse presente em rituais das mais distintas naturezas. No transcurso das gerações a bebida evoluiu; outrora as cervejas produzidas eram apenas do grupo fermentativo Ale (de alta fermentação) e Lambic ou Gueuze (de fermentação espontânea), só depois surgiram as Lagers (de baixa fermentação).
A vista do exposto e concentrando nas Lagers, avalie os itens a seguir e associe cada estilo com sua respectiva característica.
1. Pilsner
2. Bock
3. Schwarzbier
a) Tem coloração de marrom médio até bem escuro, frequentemente com reflexos de cor rubi; é límpida e com colarinho bege. O sabor é de malte torrado, o qual pode fornecer um paladar de chocolate amargo.b) Tem coloração âmbar variando de mais leve a intenso; seu sabor traz notas de caramelo e tostado e, no geral, são robustas e mais alcoólicas; a origem da palavra é incerta.
c) Tem coloração clara, tonalidade dourada brilhante, sabor delicado e teor alcoólico médio. Muitos produtores utilizam essa nomenclatura no rótulo da cerveja, mas segundo os critérios originais, não têm tal característica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: B. 1 - c; 2 - b; 3 – a.
A sequência correta é: 1 - c; 2 - b; 3 – a.
O estilo Pilsner é oriundo da cidade de Pilsen, região da Boemia. É o estilo mais conhecido e consumido no mundo. Tem coloração clara, tonalidade dourada brilhante, sabor delicado e teor alcoólico médio. German Pilsner (Pils), Bohemian Pilsener e Classic American Pilsner são seus subestilos, com pequenas variações entre eles.
O estilo Bock tem coloração âmbar, variando de mais leve a intenso, seu sabor traz notas de caramelo e tostado e, no geral, são robustas e mais alcoólicas. A origem da palavra é incerta, alguns acreditam ter derivado do nome da cidade Einbeck, no sul da Saxônia, já outros acreditam que com o auxílio da proteção dos deuses, alguns cervejeiros produziam a bebida apenas durante o período do signo de capricórnio; Bock em alemão é bode. Tem alguns subestilos, como Maibock/Helles Bock, Traditional Bock Bock, Doppelbock e Eisbock.
Schwarzbier é a famosa cerveja escura lager e tem cor de marrom médio até bem escuro, frequentemente com reflexos de cor rubi ao granada, mas nunca totalmente preta. O sabor é de malte leve a moderado, o qual pode ter um perfil limpo e neutro a uma intensidade rica, com nota de chocolate amargo. O retrogosto tende a ficar lentamente seco e permanece com amargor de lúpulo com um fundo de tostado.

Mais conteúdos dessa disciplina